Vous êtes sur la page 1sur 3

FILHO, Daniel Aaro Reis. Uma Revoluo Perdida, a histria do socialismo sovitico.

So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo, 1997. 277 p.

O primeiro texto, com o qual nos deparamos na obra, na pgina aps o sumrio, j informa-nos1 muito sobre a posio do autor com relao ao tema: Samuel, que voc tenha corao para sentir o impossvel como hiptese, e vontade para querer que o improvvel acontea Sem que precisemos caminha muito pelo texto, duas pginas depois, as convices ideolgicas do autor vm novamente a tona: Somos muito inclinados a considerar como impossvel o que no ocorreu. Esquecemos frequentemente que o improvvel acontece (MORIN apud FILHO, 1997, p.11)2 Sobre o autor, somos informados, em nota biogrfica, que trata-se de algum que (...) esteve entre os que amavam a revoluo, e foi por isso perseguido e preso pela ditadura militar(p.12). No obstante, foi salvo por alguns camaradas e conseguiu sair do pas. Descrente das conspiraes em Paris, foi para Moambique, onde lecionou histria e passou a especializar-se no estudo das revolues socialistas. De volta ao Brasil, tornou-se professor da UFF e, paralelo ao magistrio, seguiu sua produo literria sobre socialismo, socialismo e socialismo. No prefcio feito por Francisco Calazans Falcn, este mal consegue escrever as primeiras linhas sem dar vazo paixo pela causa em comum e, referindo-se ao fracasso da revoluo russa: (...) uma revoluo apenas, caro leitor, mesmo que a considere como a mais importante de todas; mas nunca, a revoluo enquanto possibilidade, pois esta sobrevive, como sempre, plantada no nosso horizonte de expectativas, pouco importando, agora, se como utopia ou no (p.13). A proposta da obra, segundo o prefaciador, analisar o curso histrico do fantstico sonho socialista de 1917, buscando compreender seu fracasso e como veio a desembocar nas incertezas e decepes atuais? Cabe a a velha pergunta: a culpa foi do prprio sonho ou daqueles que no souberam interpret-lo e assim o transformaram em pesadelo quase inenarrvel? (p.13).3
1

impressionante a cumplicidade da maioria, quase totalidade, dos intelectuais ocidentais com o socialismo. As obras que abordam essa temtica, quando nascidas da pena de liberais, so, no ceio acadmico brasileiro, fortemente depreciadas sob o pretexto de serem produo parcial. Porm, as produes textuais de autoria de marxistas muitos destes tanto na ideologia poltica quanto na metodologia histrica - so valorizadas exatamente pelo que determina o descrdito na produo da corrente contrria, um indisfarvel e alto teor de parcialidade, conforme se verifica, por exemplo, nesta obra. 2 Transparece-nos, e isso de forma muito clara, que o autor fala do que no aconteceu, porm esperanoso e desejoso de que venha acontecer. 3 A pergunta de Falcn falaciosa, uma leitura mais atenta mostra-nos que a resposta est sugestionada na prpria pergunta (...) aqueles que no souberam interpret -lo (o sonho).Tal pergunta s ser respondida por aquele que, desejando respond-la de fato, se aplicar a uma anlise crtica das idias e da vida de quem sonhou o socialismo sovitico. Levando-se em conta alguns elementos ideolgicos e pessoais do sistematizador do socialismo cientfico propositalmente ignorado pela maioria dos pesquisadores socialistas, quais sejam: sua proposio histrico-escatolgica, seu racismo, seu secularismo intolerante, o carter excludente de suas idias que resultaria inevitavelmente no

Mas esta mesma liberdade (fim da 2 Guerra), ele, o povo (soviticos), que a conquistou, no pode goz-la, porque foi chamado por mitos salvacionistas para uma outra aventura de glria estatal e misria humana: a construo de ma superpotncia(p.19).4 Informa-nos o autor que, poca da revoluo, 85% da populao vivia no mundo rural, Mesmo Moscou, segunda cidade e capital espiritual do Imprio, mantinha um tpico ar rural com suas construes de madeira e mssica presena camponesa(p.24). Sobre o regime tzarista, o autor infirma-nos: No havia espao (...) para a oposio (...). Nesta sociedade, a crtica dissidncia, desrazo, crime e loucura(p.24).5 Outra similaridade conservada pelo novo regime foi a expanso territorial; Daniel Aaro registra que: Em mdia, ao longo de 300 anos, o Imprio tzarista registrou um avano dirio de 140 km(FERON, 1995 apud FILHO, 1997, p.25). Ao longo do sculo XIX, o impressionante n de revoltas populares prenunciou o fim do Imprio: 85 sublevaes entre 1826 e 1829. Nos anos 30, 138. Na dcada de 1840, um surto: 345 revoltas. Nos anos 50, novo ascenso: mais de 600 revoltas(p.28)6.

A INTELLIGENTSIA O termo alude aos intelectuais crticos que, a partir dos anos 40, opuseram-se ao tsarismo e suas insuficientes reformas sociais: Os intelligenti, que por sua condio de radical marginalidade perante a ordem dominante no se confundem cm os intelectuais ocidentais, tinham, em geral, como alternativa, a cadeia ou o exlio (p.29). No se restringiam a lutar no campo intelectual, pegavam tambm em armas. Foi nesse contexto de confrontao entre povo e Estado que forjaram-se os primeiro projetos socialistas russos. Tinham como objetivo comum:

(...) fazer triunfar um socialismo rural na Rssia, baseado na nacionalizao e distribuio equitativa da terra, segundo as
totalitarismo percebe-se, facilmente, que no h qualquer discrepncia entre o socialismo sonhado e o socialismo praticado ao longo de sete dcadas, a partir de 1917. 4 Haveria outra forma de implantar o socialismo postulado por Marx, que implica, entre outras coisas, na violao da liberdade? Existiria algum outro caminho para se adequar a realidade a uma utopia que no pelo totalitarismo. Hannah Arendt, em Origens do Totalitarismo, comprova com farta documentao a insatisfao popular ao comunismo. Essa insatisfao comprovada pelos maiores genocdios de toda histria humana, creditados ao comunismo, que matou mais do qualquer outro regime cuja marca distintiva seja a intolerncia. 5 Nesse aspecto, a Rssia mudou sob o regime bolchevista? 6 A conjuntura de crescente insatisfao popular evidenciou a demanda urgente de uma mudana de regime, o que nos leva a compreender a implantao do bolchevismo mais por fora do oportunismo do que por se apresentar, supostamente, como a alternativa mais adequada. Talvez o que venha endossar nossa proposio seja a necessidade do totalitarismo para sua permanncia no poder.

possibilidades de cada rea, do tipo de cultivo e do nmero de pessoas (bocas a alimentar, braos a trabalhar) em cada famlia. A tarefa caberia s comunas rurais, federadas e emancipadas da tutela dos senhores de terra, que seriam liquidados, e de um Estado revolucionado. Assim, a Rssia queimaria etapas, saltando diretamente para o socialismo, escapando da sanha do capitalismo ocidental e de sua caracterstica trajetria de horrores7 (p. 29).

qqq

Curiosamente, ao idealizarem uma espcie de socialismo rural, jamais cogitado por Marx que via no contexto urbano a condio ideal para a dialtica das classes, os intelligenti , de certa forma e sem que se dessem conta, estavam condenando as idias de Marx ao status do que elas essencialmente so: utopia, algo quimrico, irrealizvel. Ironicamente, teorizando uma alternativa para o que chamavam de terror capitalista, os intelligenti com seu socialismo rural proporcionaram a humanidade um quadro terror sem precedentes.

Vous aimerez peut-être aussi