Vous êtes sur la page 1sur 22

Mergulhando nos Graus Capitulares

N 9. fevereiro/2013

Os Graus do Real Arco, suas Cores & suas Vestes

Supremo Grande Captulo de Maons do Real Arco do Brasil


Filiado a

The General Grand Chapter of Royal Arch Masons, International

Os Graus do Real Arco,

Comp. Joo Guilherme C. Ribeiro, GSS, MRA

Os trechos relativos s vestimentas no foram transcritos na ntegra, mas sim adaptados para nossas condies. Ao nosso ver, o importante criarmos, nos Captulos brasileiros, uma atmosfera que possa transmitir a magnificncia e a emoo das Cerimnias do Real Arco, procurando produzir um mximo de efeito dentro de um custo razovel.

Sup

remo

Importante para este trabalho foram os escritos de um ilustre Maom do Real Arco, o Companheiro Ray V. Denslow , num precioso livreto, A Handbook for Royal Arch Masons (Um Manual para Maons do Real Arco).

Gra

nde C

apt

ulo d

eM

Uma sugesto de vestimentas para , as Cerimnias do Real Arco brasileiro

aon

s do

suas Cores & suas Vestes

Real

Arco

do B rasil
2002
www.realarco.org.br

As Jias dos Cargos


Narra o Comp. Ray V. Denslow ter observado, em sua longa carreira Manica, que alguns Captulos tm jias para os Cargos, compradas com a inteno de que sejam usadas por seus Oficiais. E ento se descobre que ningum sabe que jia pertence a que Oficial!... O pior que essa falta de conhecimento no acontece apenas com Captulos isolados. Sei at de alguns Grandes Oficiais que dependem dos outro para saber das coisas. Por isso, achei conveniente juntar esses breves pargrafos para dar algumas poucas informaes sobre os Oficiais dos Captulos.

Vejamos o Grande Conselho


O Sumo Sacerdote no Grau de Maom do Real Arco corresponde ao Mui Venervel Mestre na Loja de Mestres de Marca. Representa o Sumo Sacerdote de Israel. Seu emblema a Mitra, lembrando-o da dignidade de seu cargo e de sua dependncia a Deus. Ela traz a divisa Santidade ao Senhor, ensinando que a sagrada perfeio no dada a homem algum na face da terra, mas sim um atributo do Senhor. Ele deve usar a Placa, imitao daquela em que estavam gravados os nomes das doze tribos de Israel.

Sup

remo

Gra

nde C

www.realarco.org.br

apt

ulo d

eM

Baseado na obra dele, aqui esto observaes, adaptadas para nosso consumo...

aon

s do

Real

Arco

do B rasil

algumas

Isto para relembr-lo de que, como Sumo Sacerdote, ele deve sempre observar as Leis e Ordenanas. Suas vestes tm bordas de cores variadas, cada uma delas com seu simbolismo particular. Mas bom lembrar que, na segunda parte do Grau de Mui Excelente Mestre, o Mui Venervel Mestre transformase no Rei Salomo. O Capelo quem assume a funo do Sumo Sacerdote na Dedicao do Templo, envergando a Placa e as vestes de bordas coloridas. O Rei, correspondendo ao 1 Vigilante nos Graus de Mestres de Marca, Past Master e Mui Excelente Mestre, representa o Rei da antiga Israel. Sua insgnia o Prumo Coroado, porque, se est acima de seus Companheiros na hierarquia, ainda assim se encontra no mesmo nvel que eles no que toca a seus deveres para com Deus e com seus prximos. O Rei, na Maonaria americana, est subordinado ao Sumo Sacerdote porque se considera que nossos deveres para com Deus esto acima de todos os outros. A sua cor o escarlate, um emblema da dignidade real e smbolo do zelo e fervor que se constituem na caracterstica do Maom do Real Arco. O terceiro Oficial do Captulo o Escriba, correspondente ao 2 Vigilante, cuja Jia um Nvel encimado por um Turbante . A sua cor prpura, emblema da unio, porque resultado da combinao do azul do Simbolismo com o vermelho do Real Arco. Serve para lembrar a harmonia que deve existir no Captulo. O Prumo um emblema de retido e vigilncia, qualidades que

Sup

remo

Gra

nde C

www.realarco.org.br

apt

ulo d

eM

aon

s do

Real

Arco

do B rasil

aquele que o ostenta deve possuir para que possa andar altivo e vigilante contra aqueles inimigos da felicidade humana, a intemperana e o excesso.

Agora, os outros cargos.


O Capito do Exrcito corresponde ao Marechal na Loja de Mestres de Marca. A ele cabe organizar e dirigir todas as Cerimnias. Seu cargo militar por natureza. Assim, suas vestes devem ser as de um soldado de alto posto. Ele deve sempre carregar uma espada. O Peregrino Principal representa o lder de um pequeno grupo de judeus que veio da Babilnia para Jerusalm, para assistir a reconstruo do Templo do Senhor. Suas vestes no tm ostentao, como cabe a um peregrino. So cinzentas, com borda rosada. O Tesoureiro o responsvel pelas finanas do Captulo. Ainda que no tenha tarefas na ritualstica nem vestes especficas. Mas deve estar vestido a carter, como os demais Oficiais. Sua jia tem duas Chaves Cruzadas. O Secretrio, responsvel pelos registros do Captulo. Do mesmo modo que o Tesoureiro, tambm no tem tarefas ritualsticas nem vestes especficas, mas deve estar vestido a carter. Sua jia tem duas Penas Cruzadas. Estes dois cargos j tm atribuies e responsabilidades em demasia para que se lhes atribuam outras!

Sup

remo

Gra

nde C

www.realarco.org.br

apt

ulo d

eM

aon

s do

Real

Arco

do B rasil

O Capito do Real Arco, que corresponde ao 2 Dicono na Loja de Mestres de Marca, tambm um soldado, como demonstra sua jia, duas Espadas Cruzadas. Suas vestes podem ter o mesmo estilo daquela do Capito do Exrcito. Ele tambm carrega espada. Tambm os Mestres dos Vus tm caractersticas marciais no Grau de Maom do Real Arco. Se nos Graus de Mestre de Marca e de Mui Excelente Mestre eles, representam os Supervisores da construo, aqui representam o papel de guardies do Tabernculo. Embora na Bblia o vu do Tabernculo tinha as quatro cores, estas cores, no Real Arco, se desdobraram em quatro vus. Por isso, cada Mestre ostenta as cores daqueles Vus: azul para o Mestre do 1 Vu, prpura para o do 2 Vu e vermelho para o do 3 Vu. O ltimo vu, branco, era vigiado pelo Capito do Real Arco. Os demais cargos, Capelo, Sentinela e Diretor de Harmonia, tambm devem vestir tnicas para compor o Captulo.

Entendendo o clima
O Comp. Denslow ridiculariza os muitos excessos que j presenciou: no esquema de cores das vestes do Captulo, muitas vezes, o simbolismo vai para o brejo. Porque um Mestre dos Vus deve ter uma cor e outro uma diferente, esquecem de explicar. [...] O Rei e o Escriba s vezes aparecem com a mesma roupa e, ainda por cima usando coroas. Imaginem o Profeta Ageu usando coroa!

Sup

remo

Gra

nde C

www.realarco.org.br

apt

ulo d

eM

aon

s do

Real

Arco

do B rasil

a indignao do Comp. Denslow que a ostentao rouba a Cerimnia de seu real significado. As vestes devem refletir a natureza dos Graus, para que eles sejam entendidos em sua plenitude. Respeitando o bom senso, este o fundamento desta proposio que aqui fazemos. O Grau de Mestre de Marca acontece numa Loja operativa. A no deve haver suntuosidade. So pedreiros trabalhando numa pedreira, cheios de poeira.

O Grau de Mui Excelente Mestre o mais suntuoso de todos. Supostamente, esta uma cena em que todos os residentes da Palestina tm participao, o arteso, o sacerdote, o monarca e o comerciante. Somos informados que nada jamais se igualou ao esplendor da consagrao do Templo.

Sup

remo

Por isso pensamos na tnica como uma soluo econmica e prtica.

Gra

nde C

Os personagens devem envergar costumes tpicos dos judeus da poca.

www.realarco.org.br

apt

O Grau de Past Master acontece em uma Loja Simblica, embora represente o cumprimento da promessa de Salomo de fazer Mestres os Obreiros que participaram da construo do Templo. Aqui no h vestes especficas. Diz o Comp. Denslow a respeito: Todas as vestes neste Grau devem ser simples e prticas. No h desculpa para ornamentos e menos ainda para coroas.

ulo d

eM

aon

s do

Real

Luxo aqui seria ridculo.

Arco

do B rasil

Este o clima que gostaramos de revestir um Grau que exclusivo do Real Arco, no constando em qualquer Grau de nenhum outro Rito. Como sabemos, so duas Cerimnias.

No pode aqui haver a suntuosidade da segunda parte do Grau anterior. Pelo contrrio, porque todo o Grau tem um simbolismo fortssimo, que deve ser demonstrado pelas vestes: ainda que nada seja eterno, nem o que de

Sup

Eles encontraram, em seu retorno, apenas alguns judeus das classes mais pobres. E os prprios peregrinos no estavam l em melhores condies financeiras. [...] Gente empobrecida no sai por ai com roupas espetaculosas ou elaboradas. No d para imaginar Josu, Zorobabel e Ageu todos coloridos...

remo

Gra

nde C

www.realarco.org.br

apt

No Grau de Maom do Real Arco, retornamos a um local de trabalho. Depois do cativeiro da Babilnia, muitos judeus foram libertados para que voltassem a Jerusalm e ajudassem na reconstruo da cidade e do Templo.

ulo d

eM

aon

Mas a segunda, a Dedicao, tem um carter festivo, de culminncia, que deve ser preservado. E aqui, h uma troca de papis, quando o Capelo assume as funes ritualsticas do Sumo Sacerdote e o Mui Venervel Mestre transforma-se no Rei Salomo. As vestes desempenham um papel importantssimo para criar o clima do dia em que, depois de sete anos e mais, o Templo ficou pronto.

s do

Real

Arco

do B rasil

A primeira, a Terminao ainda operativa, com as roupas de Mestre de Marca.

mais perfeito fizer o homem, tudo merece ser reconstrudo. E ser, se o homem for persistente. E haver uma grande recompensa nessa persistncia, nesse zelo de realizar, quando o que foi perdido finalmente for reencontrado.

A Tnica

Pelo prottipo elaborado pelo habilidoso Companheiro Jos Carlos Morosini foi possvel constatar a operacionalidade e o efeito visual das tnicas.

Sup

Foi assim que chegamos a uma espcie de poncho retangular, uma pea de pano com uma abertura para passar a cabea, caindo pela frente e pelas costas e amarrada na cintura pelo avental. Deve ser colocada sobre uma camisa ou, de preferncia, sobre uma camiseta. Alm de permitir liberdade aos Oficiais, possibilitaria fazer um tamanho nico e no daria muito trabalho. S teramos que costurar a abertura e as fitas coloridas para fazer as bordas.

remo

Gra

nde C

www.realarco.org.br

apt

ulo d

eM

Buscamos encontrar um tipo de vestimenta que no tivesse que ser refeita ou substituda quando um Oficial baixinho fosse sucedido no cargo por um alto... E que permitisse liberdade de movimentos queles que abrilhantam a Cerimnia com seu trabalho.

aon

s do

Real

O objetivo era encontrar um modo de vestir os Oficiais de modo econmico e representativo. E tambm que no sobrecarregasse as finanas dos Captulos.

Arco

do B rasil

Sup remo Gra apt ulo d eM aon s do Real Arco nde C

r r

www.realarco.org.br

do B r

asil

Sup remo Gra nde Cap tulo de M aon s do Real Arco do B

www.realarco.org.br

rasil

Sup remo Gra nde C apt ulo d eM aon s do Real Arco

do B r

asil

Sup remo Gra nde Cap tulo de M aon s do Real Arco

www.realarco.org.br

do B rasil

Sup remo Gra nde C apt ulo d eM aon s do Real Arco

www.realarco.org.br

do B rasil

Sup remo Gra nde C apt ulo d eM aon s do Real Arco

www.realarco.org.br

do B r a si l

Sup remo Gra nde Cap tulo de M aon s do Real Arco do B

www.realarco.org.br

rasil

Sup remo Gra nde C apt u lo de Ma ons do R eal A rco d

www.realarco.org.br

o Br asil

Sup remo Gra nde C apt ulo d eM aon s do Real Arco

www.realarco.org.br

do B rasil

Sempre teremos um efeito mais completo se o Captulo tiver tnicas para os Obreiros. Ser uma maneira de incluir a todos na realizao das Cerimnias, aumentando a integrao e o esprito de equipe, principalmente nas duas procisses do Grau de Mui Excelente Mestre, onde eles representaro os levitas e o povo.

Sup

remo

O Grau de Past Master, trabalhado numa Loja Simblica, no utiliza as tnicas, at para ressaltar sua importncia para todos os Ritos da Maonaria, uma vez que desse Grau tiveram origem todas as Cerimnias de Instalao.

Gra

nde C

www.realarco.org.br

apt

ulo d

Em resumo, para representar todos os Oficiais nas Cerimnias de trs dos quatro Graus do Real Arco so necessrias apenas 16 tnicas.

eM

aon

Concluso

s do

Real

Arco

do B rasil

Curiosidade Vale registrar em tempo, que nos Estados Unidos da Amrica so comuns apresentaes como esta do Grau de Mui Excelente Mestre (abaixo) em sua segunda parte, a Dedicao, ser apresentada em um grande local (como fazemos hoje nos ltimos Graus do Crptico nas Trienais), unindo Companheiros de Captulos co-irmos. Esse procedimento de unio entre os nossos Captulos objetivando que Companheiros com aptides artsticas participem, j um exemplo usado pelo Supremo Grande Captulo de Maons do Real Arco do Brasil, em suas anuais e trienais. O mesmo exemplo ocorreu no Rio Grande do Sul, em setembro de 2012, quando tivemos a oportunidade de fazer um evento para o recebimento de 36 novos Companheiros MRA em conjunto com os Captulos: - Thomas Smith Webb N 2, Monte Moriah N 10 e Cidade de Porto Alegre N 36. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a esses Captulos Fraternos e aos novos Companheiros.
Simes - Fev. 2013.

Sup

remo

Gra

nde C

www.realarco.org.br

apt

ulo d

eM

aon

s do

Real

Arco

do B rasil

Apresentao nos Estados Unidos da Amrica

Local: Teatro

Sup

remo

Gra

nde C

www.realarco.org.br

apt

ulo d

eM

aon

s do

Real

Arco

do B rasil

Rito de York - Mergulhando nos Graus Capitulares - Jorge R. L. Simes, PGSS, KT

Fontes:

Traduzido livremente do livreto A Handbook for Royal Arch Masons , do Comp. Ray V. Denslow. Traduo e Adaptao do Comp. Joo Guilherme da Cruz Ribeiro,
PGSS (BR), DEP.GGHP - Latino Amrica

Desenhos do Comp. Joo Guilherme da Cruz Ribeiro.

www.artedaleitura.com

www.realarco.org.br
Infinity
Editorial e Promocional

Rua So Vicente, 127 - Tijuca 20260-140 - Rio de Janeiro - RJ

www.realarco.org.br

Vous aimerez peut-être aussi