Vous êtes sur la page 1sur 10

O SILENCIO E COMPLICIDADE

AUTO DEFENSA PARA MULHERES

No, no assumo todos os mitos da tribo nos que nasci. Posso compreender porque quanto mais tingidas de sangue anglo, mais firmemente minhas Irms de cor e descoloradas glorificam os valores de sua cultura de corpara compensar a estrema devaluao da que ob!eto por parte da cultura branca. " uma reao legitima. #ais eu no glorificarei aqueles aspetos da minha cultura que tenham mi feito dano e que mi tenha danado bai$o o prete$to de mi proteger%.
Gloria Anzalda Em Movimentos de Rebeldia y as Culturas que tracionam

Por qu re-editar este material?


Edies ALTO AX Salvador de Bah a !aro "#$%
No marco do oito de maro, dia internacional das mulheres e da Terceira chamada de mulher que se realiza em Salvador de Bahia, reeditamos este material como uma ao que procura somar a difuso de ferramentas de preveno e ao frente violncia machista. Somos um grupo de mulheres e lesbianas capoeiristas do sul que encontramos na multiplicidade da capoeira, alm de uma prtica cultural e artstica, ferramentas de liberao, de empedramento e luta contra a opresso em geral y contra a violncia machista em particular. Isto no e um manifesto nem um manual acabado sendo reflexes, inquietudes e propostas que pretendem disparar, mobilizar, acordar ante a naturalizao, frente aos maltratos e abusos e contagiar uma atitude de proposta e ao, coletiva e individual, frente a eles.

ESTE MATERIAL SE PODE DIFUNDIR A VONTADE

"O oposto do patriarcado no matriarcado, sororidad o gnero. Somos todos responsveis para quebrar as relaes de poder, para encontrar um caminho para a cooperao. "

Homens pblico Mulheres privadas


A cultura que constroi ser um homem e ser mulher, transforma e aprofunda as diferenas fsicas em diferenas emocionais e psicolgicos pagando as semelhanas. De nix s, impomos papis e esteretipos de desigualdade para diferentes sexualidades, nos encasillando numas e nos Ocultando outrxs... Por exemplo, todos os jogos de meninas sempre forom relacionadas a ser mes, ser o mais prxima possvel de bonecas de plstico, o trabalho domstico, sendo educadas para se dedicar ao mundo privado, para casa, para a custdia, a famlia ...
3 2

Esta publicaao esta escrita e pensada por e para mulheres. A informaao que contiene baseia se nas vivenas que, como mulheres desta cultura, nos aconteem e caraterizam. A ideia desta publicaao nao e aprofundar as diferenas entre generos sinao nos replanteiar quais sao as form,as de reproduao do rol femenino asignado que nos limita, somete e inferioriza. E uma invitaao a toma de conciencia e ao autoreconhecimento para poder comenar a quebrar com todos estos anos de sumisao e trabalhar conjuntamente por nossa autonomia e liberdade. A continuaao, tratamos de reproducir as bases e ferramentas que construimos em grupo com outras mulheres, juntando experiencias pessoales e indagando em nossa propia historia. As pessoas que recompilamos esta informaao fuimos mulheres abusadas sexual e fisicamente durante nossa infaniia e ao longo de nossas vidas, descibir isto, nos fez remover muita merda e comenar a manchar as paredes das ruas com elas, indagar a historia, a cultura, a familia, nos indagar a nois mesmas. Reajir frente ao abuso e deijar de exercerlo foi e e um exercicio diario. Fazer circular estas ferramentas e uma necessidade que emerge do mais profundo de nossos coraoes. Para ser participantes e generadoras de mudanas que necesitamos,para que nem as crianas nem grandes nunca mais vivam o que vivemos, para nao ser mais cumplices do silencio. Para isto tentamos gerar estas ferramentas com a intenao de que voe se apropie delas, as repense, a critique, as modifique e redistribuia ao seu gosto.

O treinamento e os jogos sempre forom mais passivos que os dos mininos,por isso nao deve ser to estranho que eles tm desenvolvido mais fortemente ao longo da vida para ns. Seus jogos e histrias tem a ver com o mandato que a sociedadeimpe sobre o homem: a guerra, a razo da e a tcnica de mundo do pblico. assim que, sem perceber, comeam a reproduzir-se os valores de patriarcado, que tm a ver com a hierarquias e concorrncia entre os pares.

NINHUMA AGRESAO SIM RESPOSTA! NAO MAIS VITIMAS NEM CUMPLICES! Placer e abuso sao vivencias opostas. Placer e medo sao vivencias opostas. Sentirse querid e si sentir usada, sao vivencias opostas. Sentirse dona de si mesma e sentirse propiedade de outrx, sao vivencias opostas.
Na edio original usava se a palavra fraternidade. Decidimos mudar La j que, historicamente a fraternidade e um pacto entre os vares que se fecham violentando a uma mulher. A sustituimos por sororidad ya que esta palabra da cuenta de un vnculo solidario entre mujeres.
11

Para determinar quem mais forte e melhor, impondo algunxs acima dos otrxs a fora, em vez de valorizar o que cada pessoa pode dar ou sentir e cooperar para que todos ns podamos nos desenvolver.
2

Mudamos a letra a e a o por a x para escrever de um modo inclusivo, no masculiniza nem normatizao do gnero como tambm para questionar o binarismo de genrico.

Oh! isto explica a diferena de nossos salrios! Quere dizer.

Por que trenar nosso corpo?


O desenvolvimento da fora e capacidade sempre foram atividades fsicas, praticadas principalmente por razes culturais por homens. Portanto, no surpreendente que eles tm mais energia e fora que ns. Talvez se nos dedicaramos a contruao civil e os homens a educaao das crianas as coisas seriam muito diferentes. Conhecer as possibilidades do nosso corpo e comenar a desenvolver os msculos (Na verdade, temos as mesmas quantidades dos homens) nos d a possibilidade para se sentir com mais segurana, auto-confiana e autonomia. Alm disso, a atividade fsica em si gera sade, renova,faz circular a energia e nos d maior equilbrio fsico e mental. Quebrando o mito de que afirma que por uma questo de biolgica ou inata homens so mais fortes do que as mulheres, to simples como aprender a ser sem eles. Por exemplo, pra movimentar um mobeil em lugar de chamar pra um homen pra ele fazerlo souzinho, chamar a uma amiga e fazerlo emtre as duas,e um grande paso. Fora e atividades culturais especficas para gnero (masculino / feminino) so um mito abolible facilmente. to simples para uma mulher aprender a mudar a valvula de uma torneira, como para um homem fazer a cama ou lavar roupa. Aprendizagens teis como elctricos, canalizaes, etc, e destreza fsica contribuem para a autonomia e independncia de todas as pessoas. Uma coisa concreta saber que se necesita a mesma fora pra levantar 4 kg de verdura, que pra quebrar a cara com um golpe dado no lugar correto. Muitas veces nao e a fora o que vale na hora de si defender,si nao a comfiana em uma mesma e a tecnica corretamente utilizada.

Confiana e comunicao
Seu primeiro inimigo voc mesma. O fato que as relaoes doentes e uma demonstrao de como voc se encontra internamente. Quase todas as mulheres violentadas nos sentimos inseguras, vulnerveis, dependentes, sentimos queno pode por si s e que precisamos de um "outro". Quando nos supera este sentimento de auto-destruio e insegurana e comeamos a nos sentir seguras, respeitando a ns mesmos, construiremos relacionamentos afetivos NO auto-destrutivos. Muitas vezes no percebemos o quo forte estamos como pra suportar muito dano, pensando nos fracos, sem parar para pensar que toda energia depositada em um relacionamento doentio, podemos us-la em algo que nos faza bem. A partir disso, no vai deixar que ningum que nos arodeie nos tratem mal , nos controlar ou fera. Seja um casal, Novix, amante, marido, famlia, amigx, desconocidx,etc. Falar para nos solidaridar entre ns faz-nos compreender que os abusos foram e so cometidos contra milhes de mulheres entre geraes em todo o mundo. Quebrar o silncio e o isolamento comear a romper com uma longa histria de abuso. Individualismo, hipocrisia e isolamento apenas ajudar a manter e alimentar a cadeia de violncia. Silncio nos transforma em cmplices. E cumplicidade com estes fatos faz com que continue acontecendo. Ento, quando voc ver ou ouvir algum agredidx,na rua ou entre vecinos, ou em qualquer campo, procura estabelecer uma relaao de confiana com a pessoa que est sendo atacada. Se voc no conhoce e se encontra na rua, voc pode disfarar e se aproximar para pedir o nome de uma rua,falar com a pessoa agredida, si trata se de um vizinho, voc pode tocar a campainha epedir uma xcara de acar. O importante que a pessoa saiba que voc Se encontra atenta. Nao delegar s no juiz de turno ou no tribunal, no espere para polcia reagir. Porque para fazer mais dificil o labirinto, se uma mulher sofre um ataque e pede ajuda para a justia, corre o risco de si enfrentar com um representante da justia machista ou um policial que envia a causa a um gigantesco arquivo e termina aconselhando a vtima a retornar e tentar restaurar a situao. Por isso, muito importante saber para onde ir e construo de vnculos de confiana e solidariedade entre as mulheres.

Olhar, vo , corpo e atitude


Existem muitas condies culturais com as que nos encontramos no dia a dia as que nos fazem reprimir a nossa voz e expresso e encorajar-nos a ficar em silncio. Trabalhar internamente para que essa voz possa expressar a voz de nossa raiva,ansiedade e tdio. A voz aumenta a nossa fora emocional e fsica, e elementar para a autodefesa. Quanto mais as mulheres falam, gritam, rejeitar insulto e abuso, menos vulnerveis estaremos diante do agressor. Nosso corpo fala por si, a atitude corporal que adotamos demonstra os nossos pensamentos, sentimentos e emoes. Por isso e necessario si animar a adoptar uma atitude corporal firme que reflita o que nos acontece internamente. Se sentirmos que sim, SIM!, se sentir que no e NAO , e o outro tem que verlo si expressar em todo nosso corpo. Com apenas um olhar pode dizer muito e a atitude do outro pode mudar.

!iol"ncia
Violncia contra a mulher no acontece apenas nos parques durante a noites frias. Todos os dias somos alvos fceis de olhares, comentrios, apitos, piadas, batendo, etc. Na rua, nos bares, nas delegacias de polcia, no trabalho, em casa, na televiso e em qualquer lugar que voc esteja. Este o dirio do resultado e alimento de uma propaganda cultural que educa um imaginrio no qual a sexualidade e a violncia coincidem. A violncia um problema social e cultural. A causa est principalmente na educao autoritria em si (na nossa cultura patriarcal) a partir do qual todos e cada unx somos cmplices se nao nos repensarmos as nossas "costumes".

COMTRA A VIOLNCIA E A OFENSA ORGANIZEMOS NOSSA AUTODEFENSA


Bases &si'ol(i'as &ara autode)esa
O medo e a raiva produze adrenalina no corpo, o que aumenta a fora fsica e se aprender a us-la pode nos ajudar a nos defender. O Pnico desenvolvese pela falta de oxignio no crebro. Para super-lo deve tentar se acalmar e respirar o ar lentamente tomando por nariz e boca . Confiana em seus sentimentos mesmo que no h sinais explcitos de violncia. Esteja ciente da sua atitude corporal , se voc nao si sentir com segurana pode ser que o agressor o perceber e tire proveito disso. Estabelece os limites de seu espao pessoal e nunca deix-los ser invadidos. Os papis de vtima e agressor so complementares. Se voc colocar-se no papel vtima esto confirmando o papel do agressor.

importante registrar que estamos enviando nossos desejos bem como tambm capaz de identificar quando so respeitados, mesmo habindolos manifestado. Adotar uma atitude sempre segura, caminhando firmemente, ombros para trs, costas retas, os olhos frente, olhando em seus olhos, deixe sua voz ser ouvida, no duvide em pedir desculpas ou o tempo todo. Se algum est incomodando por favor, no pergunte. Exigi respeito!

!iol"ncia se#ual sutile as


Quando circunstancialmente se da dormir com um homem, e sem voc dar o pe, colocam uma mao numa parte do seu corpo ou invadem o teu espao, estando despertos ou si fazendo os dormidos. O fato de que eles no usem um preservativo, sim importar tanto a gravidez indesejada e todas as doenias de transmiao sexual que existem e uma atitude que demostra seu egoismo e tu cumplicidade. O mais provavel e que , enquanto eles desfrutar do teu corpo, voc est si preocupando e pensando (alm de disfrutar) que no si escape um respingo de Smen dentro, se voc est em seus dias frteis, se voc tomou a plula, se ele esta por terminar, etc. No ser capaz de desfrutar plenamente sua sexualidade e se expor a auto-destrutivas conseqncias.

$ importante voc" saber que%


S voc e ningey mais que voc dona de sua vida e seu corpo. Ningum tem de decises por voc. tomar

Voc pode mudar sua opiniao sempre que quiser e outros devem compreender e respeitar. Por exemplo, se voc quer ser ntimo de algum em um determinado momento e no prximo momento muda de opiniao, a outra pessoa tem que aceit-lo goste ou no. Os golpes nunca pode ser uma demonstrao de amor. Quem bate a quiem ama, precisam de ajuda psicologica e isso no algo que s voc pode lidar ou resolver.

Ao agir como se fssemos bonecos de plstico e objetos de penetrao, forando posies de stress, mesmo dolorosas, manipulando nosso corpo para seu prprio prazer sem se preocupar com a nossa. Quando nos induzir uma abrupta e autoritria para lhes dar prazer, como e quando querem. Quando no tem em conta sua higiene e depilao corporal e sim a nossa. Quanto os comprimidos como qualquer forma de preveno so de sua responsabilidade e envolvem efeitos colaterais sobre a sua sade e no apenas a dele porque ele corta a viajem ou no gosta de usar camisinha. perigo.

Se alguma coisa est acontecendo com voc tente conversar com algum que voc confia e se acerca a um centro atencin. Embora voc ame seu parceiro profundamente, essencial que voc se torna consciente de sua vida (e suas filhas ou filhos, se voc tem) est seriamente em

O que vemos como importante e significativo o respeito que voc mesma senta por teu corpo,ja que o tratamento que os outros tm com voc vai depender da auto-estima que voc manifesta.

Escolha relaes de igualdade e respeito que nos fazem sentir ouvidas e onde nossas necessidadese desejos so tomadasem conta comoos de outra pessoa.

&busos abusos abu'('O'(' abu'('O'('


Diferentes situaes de abuso contra as mulheres. Embora no seja o mesmo um olhar de desejo na rua que um tapa na bunda ou algo to extremo como a penetrao forada, ambas coisas significam um tipo de abuso. A pessoa que se sente livre para lhe dizer o que opina sobre voc (se se encontra agradvel ou no, se a sua bunda le gosta, como se suas tetas so grandes ou pequenas, etc.) exerce uma relao de poder,supondo que voc pode dizerou fazer com voc o que voc quer. No necessariamente em todos casos de violncia envolvem fora fsica. Tudo o que algum tem em contra a sua vontade, sem Considerar as suas necessidades, desejos e gostos e tambm a violncia. Abuso gestual: olhares lasivos, mostrar o pnis, masturbao,etc. Abuso verbal: elogios, assobios, piadas pesadas (em que somente ri o agressor), comentrios depreciativos,insultos, gritos, etc. Abuso de confiana: ser induzido a fazer o que o abusador quer, usando a comfiana existente na relao. Abuso psicolgico: o cime, a subestimao (Diga que no e capaz de fazer o que quiser, te colocando para baixo),humilhao, ridicularizao,controle, ameaas ("Se eu voc me deixou / Eu vou matar voc "," Eu estou levando XS chicxs ", etc.), a culpa, chantagem emocionalmente, etc Abuso fsico: agitao, puxar cabelo, empurrar, bater, etc. Abuso sexual: ser tocado quando voc no quer, que a outra pessoas assuma que o fato de ser o seu parceiro lhe / habilitado para ter sexo a qualquer hora,estupro, etc. Em muitos casos, o abuso tambm e dado por engano,mentiras e chantagens. Como quando tocam em voe e nao se fazem cargo ou quando o fazem, rindo , diverso quando o unico que se diverte o abusador / a ..

)uebrar o estere*tipo MO+(,-.O/ $(,.P-&0O O estuprador no pobre porque dirije seu carro importado. O estuprador no fala mal, porque ela trabalha em uma escola. O esturpador No cheira mau,porque se perfuma todos os dias para trabalhar em seu escritrio. O estuprador no viste mal porque como os ladres de luvas brancas tambm usa palit. O estuprador desconhecido nem sempre porque pode ser parte de sua famlia. O estuprador no o sacicero do barrio porque utiliza bata.

O estuprador tem que parar de ser classificado como um homem retardado, bruto ou sacicero. comprovado que a maioria dos casos de estupro acontece dentro da famlia. Em geral, o estuprador um marido, um pai, um tio, um av, namorado, irmo ou meio-irmo, qualquer um pode estabelecer um vnculo de confiana ou poder. Esta ligao funciona como gerador de vergonha e culpa, especialmente quando estamos ainda suficientemente indefesas e vulnerveis como para compreender e reagir a o que est acontecendo.

Contra qualquer situao de violncia a coisa mais importante que voc precisa saber que a auto-defesa comea no relacionamento que temos com ns mesmos. Violncia, ao ser parte da cultura em que crescemos, naturalizado e aceito internamente.

&l1umas estat2sticas sobre a viol"ncia dom3stica


As estatsticas, mesmo que sejam uma viso parcial da realidade, aqui ns acercam pelo menos uma abordagem de pequena gravidade do tema. De acordo com um relatri h algum tempo atrs pelo Instituto Mulheres Sociais e Polticas "em Violncia domstica da Argentina uma epidemia "e" pelo menos 25% das mulheres argentinas sofreram algum tipo de abuso".

+o mundo%
A cada ano, dois milhes de meninas sofrem mutilao genital. Pelo menos 1 em cada 4 mulheres no mundo sofrem violncia domstica. A cada 12 segundos uma mulher abusada por seu marido, namorado ou amante. O abuso de crianas ocorre em todas as culturas, idades, raas, nacionalidades e nveis socioeconmicos. O abuso ocorre tambm em relaes do mesmo sexo. 93% das vtimas de violncia domstica so mulheres. 64% de todas as mulheres so agredidas em algum momento de suas vidas. 60% das mulheres agredidas so espancados durante a gravidez. 81% dos homens que abusam de seus parceiros tinham pais que abusada suas mes. 40% das mulheres vtimas de tentar si matar conhece a seus atacantes. 80% das meninas foram agredidas sexualmente, molestadas ou assaltadas por homens to perto quanto seu pai e to longe quanto seu vizinho. Espancamentos so a principal causa de leso para as mulheres, so mais freqentes do que acidentes de carro, assaltos e estupros todos juntos. Esta a principal razo pela qual as mulheres so tratadas nas salas de emergncia. Apenas 1% das mulheres agredidas no lar relata abusos sofridos.

Deve ser acrescentado que h relatos de que esse percentual subiu para 40%. Alm disso, violncia contra a esposa, tem uma influncia direta sobre os filhos e como tal suficiente dizer "os filhos de vitimas de violncia fsica grave abandonam a escola quatro anos antes que a mdia geral "e que" em famlias com violncia fsica grave sobre as mulheres, os filhos so 100 vezes mais propensxs a ser hospitalizadxs ".

40% das mulheres espancadas por seus maridos, mant-la em pelo menos 20 anos sofrendo esse tipo de abuso, com marcas fsicas, emocionais e meios psquicos. No trabalho 1 em cada 5 dias de trabalho perdidos pelas mulheres esto relacionadas violncia domstica. Dormir com "o inimigo" uma situao que as mulheres sofrem a maior parte do tempo em silncio. O silncio tambm fala da proximidade do agressor: as estatsticas de delito revelam que a maior parte das mulheres que so estupradas conhecem a seus atacantes. A casa, ento, que deveria ser o espao aconchegante, torna-se o lugar de perigo. Onde me abrigo? Onde ir se os funcionrios ainda agem sobre a idia de que por trs do ataque, h sempre uma mulher que provoca?

+ao ceder espaos, nao depender de acompanhantes, nao rele1ar de nossa liberdade
Aqui tem algumas idias para quando voe ande pela rua durante a nite sousinha ou em qualquer situao e se senta com insegurana: Voc pode ter, como objeto de defesa: spray de pimenta. um gs que roceado sobre os olhos causa cegueira momentnea. Vendido em casas militares e tem um valor accesivle, apresentase em um frasco pequeno que voc pode carregar em seu bolso e tem uma trava de segurana que permite que voc execut-lo de um lugar para o gs passa ou no. A sua utilizao bastante eficaz, mas pode ser perigosa se no tomar precaues para a eficcia desejada. Como utilizar: - No usar sempre dentro de casa ou no vento para voc, ja que o gs se expande a 3 metros de raio e pode te machucar. - Estende como voc pode pulveriz-lo em seu brao para o olhos do agressor e fica longe do local. Se voc tem que mante no espao, use um tecido que cobre o nariz ea boca pra nao inalar ele. - No mostr-lo, tir-lo logo no momento em que voc tenha certeza que vai usalo, j que o atacante pode usalo comtra voc. - Se voc recomendar a outra pessoa nao esquesa passar esta informao. Usando um pedao de pau ou uma garrafa vazia na mo, os motoristas e pedestres traquinas temem por sua segurana e a do seu carro, ja que podem supor que voe se encontra bebada. Andar de bicicleta. A bicicleta uma ferramenta que fornece autonomia e sade para todos, pois no envenenam o ar e voc cai na porta de sua casa. Alm disso, h uma enorme diferena entre cruar pelo um lugar pela noite andando que em bicicleta, a velocidade com que voe pode andar por lugares indesejados pedaland nao e a mesma que andando.

Chaves. Se voc tem que bater, sostene as chaves com o punho fechado e coloca uma delas entre o dedo maior e anular para que fique uma em ponta para que apontasse um fora. Gritar. No tenha vergonha expor publicamente ridicularizar o agressor e deixando claro que est incomodando. Gritar fogo! Se pedimos auxilio o senso comum das pessoas bastante cruel para as mulheres e geralmente no vem para nos ajudar, o fogo geralmente desperta mais curiosidade nas pessoas e medo de que eles queimam suas prprias pertences, tornando-os ir mais rpido.

(e voc" est4 fa endo dedo na trilha ou voc" se encontra em um caso de abuso em um carro andando%
Mantem a janela um pouco aberta. Em qualquer situao de violncia, voc pode abrir o porta-luvas (compartimento que normalmente se encontra no banco dianteiro do acompanhante com a documentao que armazena, registros de conduo, etc), retire o papel que se encontra l pela janela e amenae com botar para fora da janela. Essa documentao tambm pode servir para salvar os dados do agressor e fazer uma reclamao.Outro lugar onde esses papis so guardados l comumente atras do espelho que se encontra frente ao assento do passageiro, abaixo do banco do condutor/a, e na porta do guardapapeles do motoristx. Se voc faz carona nunca saia sem uma faca ou uma faca imbaixo da sua mao, que para a polcia pode ser tranqilamente parte do seu kit de acampamento. Creia uma doena contagiosa. Quando comenem a ti molestar e falar sobre sexo, voc pode dizer que, desde que voc est doente infelizmente voc no pode ter relaes sexuais, e, certamente, o preconceito,a ignorncia e a excluso social aos enfermxs no permitiram deixar voc seguir falando sobre isso, e vai ter medo de tocar em voc.

Para diferentes formas de a1ress5o diferentes formas de rea5o


(e voc" conhece o a1ressor%
Basta dizer no. No fique parada, imvel ou em silncio, mentras o abuso ocorre. Si nao pode fazer nada por medo de um golpe ou porque algo internamente paralisa voe, pelo menos, estar ciente do que esta acontecendo em voe. No fique em silencio. Tente expressar ao agressor/a, ainda que atravs de lgrimas, que o que ele est fazendo, ruim pra voe. Tente encontrar algum da sua confiana para conversar. Voc no culpado e voc no tem responsabilidade. O que acontece com voc no causado por voc, o agressor que deve sentir culpa e vergonha. Ningum merece ser abusadx. No h justificativa para o agressor. Silncio ou tentar esquecer o abuso no so remdios. Por outro lado, no tirar a dor, raiva, culpa ou vergonha, s trazem doenas. No acho que desta vez vai ser a ltima, no dar mais oportunidades de agresso. A violncia uma linguagem que uma vez que comeou nao termina se, renuncia para sempre si comunicar dessa forma.

(i nao conhoce o a1ressor e se encontra na via publica%


Grita fogo (muitas vezes pedir ajuda ou auxilio nao da resultados, em cambio o fogo desperta maior temor e curiosidade nas pessoas cercanas fazendo que venham rapidamente). Voe pode tocar as campanas das casas que estem ao seu alcance, entrar em algum negocio ou fazer de conta de que conhoce a qualquer pessoa que esteja perto voltando-se para ela com uma saudao ou estabelecendo um dilogo. Se voc no tem escolha que bater o atacante tenta que seja em lugares onde doe muito, imobiliza ou desmaie.

Esses lugares so: - Os testculos (pontap, joelho,soco,aperto, etc.). - Olhos (piquete, pregando algo, etc.). - O pescoo carotide ou nogueira (cotovelada, soco, afundar dedos, etc) - As orelhas (bater com ambos punhos fechado no mesmo tempo, morder, etc.) - O soco na nariz (baixo para cima,mordendo, unha ou entrar com um objeto, etc).

Se voc se sentir abusado qualquer reao vlida. Desde correr, gritar, bater ou at mesmo veneno a quem est atacando voc. Escolha o jeito de como e mais til e como voc se sinta confortvel. Leve em conta que muitas vezes a violncia atinge a tais extremos, onde a sua vida ou a da outra pessoa a que est em jogo.

Vous aimerez peut-être aussi