Vous êtes sur la page 1sur 5

Sugestes de Alguns Jogos de Trabalho com corpo e explorando os sentidos:

1 Caador de tartarugas:

Os jogadores dispersam-se pelo ptio: so as tartarugas. Ao sinal, o caador sai correndo para pegar as tartarugas. Estas evitaro ser apanhadas deitando-se de costas, pernas e braos encolhidos, imitando tartaruga deitada de costas. Enquanto estiverem nesta posio, no podero ser caadas. O jogador que for apanhado ser eliminado.

2 Jogo das Cores:

Sentados em crculos, os alunos devem aguardar a indicao do professor. Ao indicar uma cor, exemplo: verde Todos devem sair correndo e tocar em algo da cor indicada.

3 Me d um abrao:

Os alunos devem estar distantes um do outro. Ao sinal especificado: Trs palminhas dadas pelo professor, por exemplo, todos devem correr e encontrar um amigo para abraar.

4 - Lobos e Carneirinhos:

Formao: Traar no cho duas linhas afastadas cerca de 20 metros uma da outra. As crianas so divididas em dois grupos: lobos e Carneirinhos. Cada grupo se coloca atrs de uma linha. O grupo dos lobos fica de costas para o grupo dos Carneirinhos.

Desenvolvimento: Ao sinal do professor, os Carneirinhos saem a caminhar, o mais silenciosamente possvel, em direo aos lobos. Quando estiverem bem prximo deles o professor diz: Cuidado com os lobos!Estes, ento, voltam-se rapidamente em partem em perseguio aos Carneirinhos. Os

Carneirinhos apanhados antes de alcanar a linha original ( de onde vieram) passam a ser lobos. Na repetio da brincadeira invertem-se os papis.

Sugesto: Antes de proporcionar essa brincadeira, interessante que se explore o que se sabe e se discuta sobre esses animais: Como so? Quem j viu um carneirinho? Quem j viu um lobo? Onde? Quando? Se viu, o que achou do animal? Vamos imitar um lobo? Vamos imitar um carneirinho? O professor deve explorar o tema de acordo com o interesse das crianas.

5 - Ona Dorminhoca:

Formao: Formar com os alunos uma roda grande. Cada criana fica dentro de um pequeno crculo desenhado sob os ps, exceto uma que ficar no centro da roda, deitada de olhos fechados. Ela a Ona dorminhoca.

Desenvolvimento: Todos os jogadores andam a vontade, saindo de seus lugares, exceto a ona dorminhoca que continua dormindo. Eles devero desafiar a ona gritando-lhe: Ona dorminhoca! Inesperadamente, a ona acorda e corre para pegar um dos lugares assinalados no cho. Todas as outras crianas procuram fazer o mesmo. Quem ficar sem lugar ser a nova Ona dorminhoca.

Sugesto: O professor poder proporcionar um estudo sobre a ona, de acordo com o interesse das crianas: Quem j viu uma ona? Aonde? Quando? Como ela ? Como vive? O que come? Quem quer imit-la? Confeccionar uma mscara de cartolina ou papelo para aquele que far o papel da ona. Partindo deste estudo, a criana, quando for desenvolver a atividade, criar um personagem seu relativo brincadeira.

6 - Corrida do Elefante:

Formao: As crianas andam vontade pelo ptio. Uma delas separada utiliza um brao segurando com a mo a ponta do nariz e o outro brao passando pelo espao vazio formado pelo brao. ( Imitando uma tromba de elefante).

Desenvolvimento: Ao sinal, o pegador sai a pegar os demais usando somente o brao que est livre ( O outro continua segurando o nariz). Quem for tocado transforma-se tambm em elefante, logo, em pegador, adotando a mesma posio. Ser vencedor o ltimo a ser preso.

Sugesto: As crianas, durante a brincadeira podem caminhar como um elefante.

Sempre bom...

Trabalhar com parlendas, adivinhas, trava-lnguas; Desenhar livremente ou de maneira orientada Exemplo: Desenhe seus olhos. Trabalhar pesquisas. Deixar que as crianas recortem e colem diferentes figuras de corpo humano; Usar as cantigas e brincadeiras de roda; Modelar bonecos, procurando colocar todas as partes do corpo;

Para finalizar o projeto sugerimos a criao de um boneco do tamanho das crianas feito de sucata Nome-lo, listar suas caractersticas de personalidade e carter, cada parte do corpo que for sendo criada o professor aproveita para revisar tudo que j trabalharam.

Autoria: Patrcia Fonte

Quebra cabeas das partes do corpo: ( Veja o modelo - clique aqui:http://www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net/index_arquivos/esquemacorporal.doc )

Xerocar ou mimeografar os modelos acima Colar atras de uma cartolina ou de um papel carto Plastificar Recortar no pontilhado Esto prontos os quebra-cabeas para as crianas brincarem de formar os corpos da menina e do menino

Modelos de Bonecos Articulados: ( veja o modelo clique a qui:http://www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net/index_arquivos/esquemacorporal.doc)

Xerocar 2 vezes para cada aluno; Propor que as crianas pintem os modelos; Colar em papel carto; Prender as partes do corpo com bailarina para maior resistncia. E estar pronto para brincar!

Exemplo de Atividade Artstica Sistematizada: ( Veja o modelo clique aqui:http://www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net/index_arquivos/esquemacorporal.doc ) Cole l da cor de seus cabelos na cabea da figura e complete o rosto recortando e colando os rgos do sentido nos lugares cor retos:

A importncia do brincar com o corpo na Educao Infantil:

Durante muito tempo as creches, Pr-Escolas ou Jardim de Infncias foram consideradas locais para deixar a criana com algum de segurana para os pais poderem exercer seus trabalhos, ou, no mximo, um local para brincar. Hoje sabemos a importncia e o papel pedaggico, educativo, social desta fase da criana. Pesquisas demonstram que quando a escola um ambiente altamente estimulante, onde possam ter como se explorar, imitar, olhar, escutar, expressar-se atravs de sua fala e em contato com crianas da mesma faixa etria, tendo a professora como facilitadora e orientadora, as crianas com menos de 6 anos desenvolvem sua inteligncia de forma surpreendente. A ns educadores cabe propiciar atividades diversificadas e criar ambientes educativos cada vez mais ricos e desafiadores.

"Brincar com crianas no perder tempo, ganh-lo; se triste ver meninos sem escola, mais triste ainda v-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exerccios estreis, sem valor para a formao do homem." ( Carlos Drumond de Andrade )

A brincadeira o caminho do desenvolvimento cognitivo na infncia. E a partir da explorao do seu prprio corpo e dos amigos que iniciam as construes dos conhecimentos e habilidades principais. Em vez de imped-las de brincar, o ideal apresentar materiais que incentivem brincadeiras diversas e enriqueam cada vez mais o processo ensinoaprendizagem.

Vous aimerez peut-être aussi