Vous êtes sur la page 1sur 24

Unidade 10 Teoremas que relacionam trabalho e energia

Teorema da energia cintica Teorema da energia potencial Teorema da energia mecnica

Teorema da Energia Cintica


Quando uma fora atua de forma favorvel ou contrria ao movimento de um corpo, dizemos, respectivamente, que o trabalho realizado por ela motor ou resistente. Assim, podemos supor que, se o trabalho de uma fora pode ajudar ou trabalhar o movimento de um corpo, ento ele pode ser associado ao aumento ou diminuio da velocidade desse corpo.

Teorema da Energia Cintica Demonstrao


Atravs desse importante teorema da Fsica, possvel calcular o trabalho total de todas as foras presentes num sistema, tanto as foras conservativas ou dissipativas quanto as foras internas ou externas ao sistema

Teorema da Energia Cintica Demonstrao


O TEC foi enunciado da seguinte forma: O trabalho total de todas as foras atuantes em um sistema fsico dado pela variao da energia cintica do sistema. Faremos a demonstrao do teorema atravs do caso particular de uma partcula em trajetria retilnea sob a ao de uma fora resultante constante.

Teorema da Energia Cintica Demonstrao


O trabalho da fora ser dado por: Observe que = 0 e cos = 1

Considerando V0 como a velocidade escalar inicial e V como a velocidade escalar aps o deslocamento de mdulo igual a d. Considere m como a massa do ponto material e F como a intensidade da fora resultante.

= F .d (I)

Para o Princpio Fundamental da Dinmica, temos:

F = m.a (II)

Teorema da Energia Cintica Demonstrao


Para a expresso de Torricelli, temos:

= F .d

V = V + 2ad (III)
2 2 0
Tirando o valor de d em (III), vem:

( V = m.a.

V02 2a

V 2 V02 d= (IV) 2a
Substituindo (II) e (IV) em (I), temos:

m.V 2 A grandeza chamada de energia 2 cintica da partcula e, portanto :

mV = 2 2

mV 02

= Ecfinal Ecinicial

Teorema da Energia Cintica Demonstrao


O trabalho da resultante das foras aplicadas em um corpo igual variao de sua energia cintica.

= Ecfinal Ecinicial

Teorema da Energia Cintica Interpretao


a) Fr > 0, ou seja motor. Nesse caso, Ecf Eci > 0 ou Ecf > Eci. Isso significa que a resultante das foras fornecem energia cintica ao corpo, deixando-o mais veloz. Fr = 0, ou seja nulo. Nesse caso, Ecf Eci = 0 ou Ecf = Eci. Isso significa que o resultante das foras no forneceu nem retirou energia cintica do corpo. Dessa forma, ele mantm sua velocidade escalar constante. Fr < 0, ou seja resistente. Nesse caso, Ecf Eci < 0 ou Ecf < Eci. Isso significa que a resultante das foras retirou energia cintica do corpo, deixando-o mais lento.

b)

c)

Teorema da Energia Cintica Exemplo de Aplicao


Um corpo de massa m = 4 kg est sob a ao de quatro foras como mostra a figura, e move-se para a direita .
So dados:

. Sabendo que o corpo passa pelo ponto X com velocidade , calcule a velocidade do corpo ao passar pelo ponto y.

Teorema da Energia Cintica Exemplo de Aplicao


Vamos resolver esse exerccio usando o Teorema da Energia Cintica e, para isso, vamos primeiramente calcular o trabalho total realizado pelas foras que atuam sobre o corpo. Esse trabalho pode ser calculado de dois modos. Um deles consiste em calcular o trabalho de cada fora e depois efetuar a soma:

Teorema da Energia Cintica Exemplo de Aplicao


Apliquemos agora o Teorema da Energia Cintica:

Resoluo de Atividade
Pgina 19

Teorema da Energia Potencial


Com qualquer teorema, o da energia potencial possui demonstrao matemtica e requer para ser perfeitamente compreendido.

Fcons A B

= EPA E PB = EPi EPf = E P

O trabalho das foras conservativas aplicadas em um corpo igual variao de energia potencia.

Teorema da Energia Potencial Interpretao


Utilizando o Teorema da energia potencial, podemos analisar trs resultados possveis para o trabalho das foras conservativas que agem em um corpo: a) Fcons > 0, ou seja, motor. Nesse caso, Epi Epf > 0 ou Epf < Epi. Isso significa que o corpo perde energia potencial e realiza movimento espontnea.

Teorema da Energia Potencial Interpretao


b) Fcons = 0, ou seja, nulo. Nesse caso, Epi Epf = 0 ou Epf = Epi. Isso significa que, entre as posies inicial e final ocupadas pelo corpo, a energia potencial dele no sofre variao. Isso ocorre, normalmente, em dois casos: I) Quando o corpo permanece parado; II) Quando o corpo se locomove perpendicularmente resultante das foras conservativas (nessa ltima situao, a trajetria seguida pelo corpo fica contida numa superfcie chamada equipotencial)

Teorema da Energia Potencial Interpretao


c) Fcons < 0, ou seja, resistente.

Nesse caso, Epi Epf < 0 ou Epf > Epi. Isso significa que o corpo ganha energia potencial e realiza movimento forado.

Teorema da Energia Potencial Exemplo de aplicao p. 21


3) Um corpo de massa 5 kg percorre 10 metros numa superfcie horizontal sob ao de uma fora de intensidade 8N de mesma direo e sentido do deslocamento realizado. Sob a luz do Teorema da Energia Potencial, quanto vale o trabalho do peso desse corpo nessa situao? Resposta: Segundo o Teorema da Energia Potencial, para que haja o trabalho de uma fora conservativa, necessrio que haja variao da energia potencial. No caso de um corpo que se desloca sobre uma superfcie horizontal, a energia potencial gravitacional no se altera e, consequentemente, o trabalho de seu peso nulo.

Teorema da Energia Potencial Exemplo de aplicao p. 21


4) Um conjunto massa-mola possui uma energia potencial elstica de 30J. Aps sofrer certo deslocamento, esse conjunto passa a ter uma energia potencial de 50J. Nessa situao, quanto vale o trabalho da fora elstica que atuou sobre o corpo durante o deslocamento? O movimento foi espontneo ou forado?

Fcons A B Fcons A B Fcons A B

= EPA EPB = 30 50 = 20 J

Sempre que o trabalho das foras conservativas resistente (negativo). O movimento forado.

Resoluo de atividades
Pgina 20 e 21

Teorema da Energia Mecnica Foras Conservativas


As energias cintica e potencial dependem de fatores diferentes. Enquanto a primeira funo da velocidade de um corpo; Enquanto a segunda funo da posio que ela ocupa; Assim, um corpo pode apresentar, simultaneamente, essas duas modalidades de energia. A soma algbrica das energias cintica e potencial de um corpo denominada energia mecnica. Matematicamente, poderamos escrever:

EM = EC + E P

Teorema da Energia Mecnica Foras No Conservativas


Relembrar: As foras que atuam em um corpo pode ser de dois tipos: Conservativas: peso, elstica e eltrica No conservativas: atrito, resistncia do ar, normal, trao, etc. Para trabalho de foras no conservativas podemos definir matematicamente que: O trabalho das foras no conservativas que atuam sobre um corpo igual variao de sua energia mecnica:

Fcons

= EMf EMi

Teorema da Energia Mecnica Foras No Conservativas - Interpretao


a) F cons > 0 , ou seja, motor. Nesse caso, EMf EMi > 0 ou EMf > EMi. Isso significa que as foras no conservativas forneceram energia cintica, potencial ou ambas ao corpo em que atuam. F cons = 0 , ou seja, nulo. Nesse caso, EMf EMi = 0 ou EMf = EMi. Isso significa que no atuou qualquer fora no conservativa sobre o corpo, ou que ele no se deslocou (e, por isso, elas no realizaram trabalho) ou que mais de uma fora no conservativa atuou sobre o corpo e realizou trabalho, sendo toda energia fornecida por algumas delas retirada por outras. F cons < 0 , ou seja, resistente. Nesse caso, EMf EMi < 0 ou EMf < EMi. Isso significa que as foras no conservativas retiraram energia cintica, potencial ou ambas do corpo em que atuam.

b)

c)

Exemplo de aplicao p. 22 e 23
Fcons = EMf EMi Fcons = ( ECf + EPf ) ( ECi + EPi ) Fcons
Fcons Fcons

m.v 2 m.vi2 f = + mgh + mgh 2 2


2.(10)2 = + 0 (0 + 2.10.20 ) 2 = 100 400

Fcons

= 300 J

Resoluo de Atividades
Pgina 22 - 23

Vous aimerez peut-être aussi