Vous êtes sur la page 1sur 8

ESTATUTO DA EMPRESA JUNIOR, Trpicos. CAPTULO I:. Da Denominao, sede, Finalidade e Durao: Art.

1 - A EMPRESA JUNIOR DE ADMINISTRAO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU UFPI/ CAMPUS DE PICOS, doravante denominada TRPICOS, uma associao civil sem fins lucrativos, com fins educativos e com prazo de durao indeterminado; com sede e foro no Campus Universitrio Senador Helvdio Nunes de Barros CSHNB s/n sala 836, 64 600-000 PICOS - PI, Estado do Piau, que se reger pelo presente Estatuto e pelas disposies legais aplicveis. Art. 2 - A TRPICOS tem a finalidade de: a) Proporcionar aos seus membros condies necessrias s aplicaes prticas de seus conhecimentos tericos relativos sua rea de formao profissional; b) Incentivar a capacidade empreendedora do aluno, dando a ele uma viso profissional j no mbito acadmico; c) Realizar estudos e elaborarem diagnsticos e relatrios sobre assuntos especficos inseridos em sua rea de atuao; d) Proporcionar o intercambio universidade/empresa/sociedade, facilitando a entrada de futuros profissionais no mercado de trabalho; e) Valorizar alunos e professores da Universidade Federal do Piau - UFPI no mercado de trabalho e no mbito acadmico, bem como a referida instituio de ensino. CAPTULO II: Do Quadro Social Art. 3 - Os membros da Trpicos podero ser de 03(trs) categorias: a) Membros Honorrios: todos que vierem a integrar o Conselho de Administrao da TROPICOS; b) Membros associados: Todos os estudantes de administrao da UFPI - CSHNB regularmente matriculados; c) Membros Fundadores: aqueles que estiverem presentes em reunio de constituio da entidade e assinaram o respectivo livro de presena. 1 Os membros associados devem ter freqncia mnima de participao de 75% nas Assemblias gerais. 2 Os membros associados que por qualquer motivo tenham participao inferior citada no pargrafo acima, sero considerados inativos, ainda que membros associados. Em conseqncia, perdero o direito a voto e de serem eleitos para a Diretoria Executiva at regularizarem sua situao. 3 Os membros honorrios e fundadores esto dispensados do pagamento de contribuio social. 4 Os membros da Trpicos no sero responsveis solidariamente pelas obrigaes sociais contradas pela referida empresa. CAPITULO III: Dos direitos e deveres: Art. 4 - So direitos dos membros da Trpicos: a) Comparecer e votar nas Assemblias Gerais, em se tratando de membros associados e fundadores; b) Solicitar, a qualquer tempo, informaes relativas s atividades da Trpicos; c) Utilizar todos os servios colocados sua disposio pela Trpicos; d) Ser eleito para a Diretoria Executiva, em se tratando de membros associados e fundadores; e) Requerer a convocao da Assemblia Geral, na forma prevista neste Estatuto.

Art. 5 - So deveres de todos os membros da Trpicos: a) Respeitar o estatuto e o regimento interno, bem como as deliberaes da Assemblia Geral, da Diretoria Executiva e do Conselho de Administrao; b) Exercer diligentemente os cargos para os quais tenham sido eleitos; c) Zelar pela integridade do patrimnio da Trpicos; d) Comparecer s Assemblias Gerais, em se tratando de membros com direito a voto; e) Pagar, pontualmente, a(s) contribuio(es) social(is) estabelecida(s) pela Diretoria Executiva e aprovada(s) pelo Conselho de Administrao, respeitadas as isenes promulgadas aos membros honorrios e fundadores. Art. 6 - Perde-se a condio de membro da Trpicos: a) Pela sua renuncia devidamente registrada em instrumento pblico, sendo que a mesma no pode ser negada; b) Pelo desligamento das atividades da Trpicos, durante desenvolvimento de tarefa sob sua responsabilidade; c) Pela concluso de curso de graduao em Administrao da Universidade Federal do Piau UFPI; d) Pela transferncia, abandono, trancamento, jubilamento ou intercambio do curso de graduao em Administrao da Universidade Federal do Piau UFPI, sendo automaticamente readmitido aps trmino do impedimento nos casos de trancamento, jubilamento ou intercmbio em questo. e) Pela morte f) Por deciso da maioria simples (metade mais um) dos membros da Diretoria Executiva, fundamentada na violao de quaisquer das disposies do presente Estatuto e/ou do Regimento Interno. CAPITULO IV: Do Patrimnio: Art. 7 - O Patrimnio da Trpicos ser composto: a) Pela contribuio Social dos membros associados fixada pela Diretoria Executiva e aprovada pelo Conselho de Administrao; b) Pelo produto de contribuies recebidas por servios prestados a terceiros; c) Pelas contribuies voluntrias, pelas doaes recebidas e por patrocnios; d) Por subvenes e legados oferecidos pelo Conselho de Administrao. 1 No caso de dificuldade de caixa da Trpicos, a Diretoria Executiva ou o Conselho de Administrao dever convocar uma Assemblia Geral para deliberar sobre o assunto. 2 Em caso de extino da Trpicos, a Assemblia Geral destinar o seu patrimnio totalmente a coordenao do Curso de Administrao da UFPI, em seu Campus Senador Helvdio Nunes de Barros, nessa cidade de Picos (PI). CAPTULO V: Da Estrutura Organizacional: Art. 8 - A estrutura organizacional da Trpicos se dispe da seguinte forma: a) Conselho de Administrao; b) Diretoria Executiva; c) Consultor Junior. SEO I: Do Conselho de Administrao: Art. 9 O Conselho de Administrao rgo de assessoria da Trpicos, cujos participantes so professores efetivos e/ou substitutos de Administrao da UFPI- CSHNB e ex-alunos do curso de administrao da UFPI, estes devidamente regularizados no Conselho Regional de Administrao do Piau CRA/PI. Sero compostos de 03(trs) membros, eleitos por assemblia Geral ordinria, para mandato de 01(um) ano.

1 As reunies do Conselho de Administrao somente sero instauradas com a presena de, no mnimo, 2/3 de seus integrantes. 2 O conselho de Administrao se reunir pelo menos uma vez a cada perodo letivo ou ainda a qualquer tempo mediante solicitao da Diretoria Executiva. Art. 10 - Compete ao Conselho de Administrao: a) Estabelecer as diretrizes gerais de atuao da Trpicos; b) Examinar e aprovar demonstraes financeiras, relatrios de atividades e oramentos e projetos para a prestao de servios apresentados pela Diretoria Executiva; c) Manifestar se sobre propostas e matrias que lhe sejam submetidas pela Diretoria Executiva; d) Acompanhar o processo eleitoral da Trpicos; e) Aprovar a(s) contribuio(es) social(is) regular(es) fixada(s) pela Diretoria Executiva. SEO II: Da Diretoria Executiva: Art. 11 - A Diretoria Executiva o rgo de representao e de administrao da Trpicos, investida dos poderes suficientes para assegurar a consecuo de seus objetivos, observando e fazendo observar o presente Estatuto, o Regimento Interno e as deliberaes do Conselho de Administrao. Art. 12 - A Diretoria Executiva composta por 10 membros, sendo 05(cinco) Diretores e 5(cinco) Vice Diretores. 1 A Diretoria Executiva da Trpicos divide-se em 05( cinco) Diretorias: Diretoria de Produo, Diretoria de Marketing, Diretoria de Pessoas, Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento ( P&D) e Diretoria Financeira, ambas compostas por 1(um) Diretor e 1(um) Vice Diretor. 2 A Diretoria Executiva da Trpicos composta, ainda, do cargo cumulativo de Diretor Geral, que no caso de desligamento e/ou afastamento deste antes do trmino da gesto, ser ocupado pelo Diretor de Finanas. Art. 13 - Compete Diretoria Executiva: a) A captao de negcios para consecuo dos objetivos estabelecidos para a Trpicos; b) Elaborar as propostas de prestao de servios a terceiros sempre levando em conta a capacidade da Trpicos; c) Examinar e emitir parecer sobre demonstraes financeiras, relatrios de atividades e oramentos e projetos para prestao de servios a serem encaminhados para apreciao e aprovao do Conselho de Administrao; d) Destituir, em caso de infrao de qualquer dispositivo do presente Estatuto e/ou do Regimento Interno, qualquer membro da Trpicos; e) Aceitar doaes e subvenes atravs de reunies e de aprovao do Conselho de Administrao; f) Firmar convnios e parcerias em nome da instituio; g) Aprovar suplentes substitutos, indicados pelo Conselho de Administrao, por meio de votao para os cargos vagos da Diretoria Executiva; h) Acompanhar a execuo dos cronogramas estabelecidos para cada servio; i) Estabelecer as normas operacionais da Trpicos, aps aprovao da Assemblia Geral. 1-A Diretoria Executiva s tomar decises atravs de votao, ressaltando-se que todos os seus integrantes tm direito a voz e voto.

2 Na votao a que se refere o pargrafo anterior, cada Diretoria ter direito a 01(um) voto, ou seja, o Diretor e Vice Diretor de cada diretoria devem estar de acordo quanto deciso apresentada em reunio da Diretoria Executiva. 3 Em quaisquer atos que envolvam obrigaes sociais e jurdicas, inclusive assinatura de contratos e na constituio de procuradores, a Trpicos, ser representada por seu Diretor Geral. Art. 14 Compete ao Diretor Geral: a) Coordenar a atuao das reas internas; b) Representar a Trpicos Judicial e Extra-judicialmente, ativa e passivamente quando necessrio; c) A representao e relacionamento externo; d) Coordenar o processo de planejamento institucional e garantir a consecuo das metas e prioridades; e) Conduzir as reunies e Assemblias Gerais; f) Juntamente com o Diretor Financeiro, ou em caso de impedimento, com o Vice Diretor Financeiro, abrir e movimentar contas, emitir cheque e ordens de pagamento da Trpicos. Art. 15 Compete ao Diretor de Produo: a) Elaborar e enviar os projetos de prestao de servios para a apreciao da Diretoria Executiva; b) Acompanhar a execuo e desenvolvimento do(s) servio(s) primando pela qualidade; c) Criar ndices de controle; d) Planejar e coordenar toda e qualquer atividade na rea de Produo. Art. 16 Compete ao Diretor de Marketing: a) A divulgao da imagem institucional da Trpicos; b) A divulgao das atividades desenvolvidas pela Trpicos; c) Detectar novos Nichos de Mercado; d) Organizao e promoo de eventos; e) Planejar e coordenar toda e qualquer atividade na rea de Marketing; f) Monitorar a satisfao dos clientes. Art. 17 Compete ao Diretor de Pessoas: a) Recrutamento, seleo dos Consultores Juniores da Trpicos. b) Verificar e executar treinamento para os membros da Trpicos. c) Emitir relatrios sobre o desempenho dos membros da Diretoria Executiva em suas atividades, bem como dos Consultores Juniores. d) Criar, monitorar e atualizar banco de dados de membros associados aprovados em processo seletivo. e) Criar, monitorar e atualizar banco de dados de possveis parceiros em potencial. f) Planejar e coordenar toda e qualquer atividade na rea de Gesto de Pessoas. Art. 18 - Compete ao Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D): a) Pesquisar e desenvolver novos servios para a Trpicos; b) Estudar novas tendncias de mercado; c) Desenvolver novos procedimentos para otimizar as atividades da Trpicos; d) Projetar e fomentar atividades relativas pesquisa e extenso; e) Planejar e coordenar toda e qualquer atividade na rea de Pesquisa e Desenvolvimento.

Art. 19 Compete ao Diretor de Finanas: a) Encaminhar as propostas de prestao de servios para apreciao e aprovao do Conselho de Administrao; b) Apresentar o relatrio final dos servios concludos; c) Elaborao e demonstrao de relatrios financeiros mensais para apreciao da Diretoria Executiva; d) Controlar fluxo financeiro da Trpicos; e) Responsvel por toda a documentao inclusive pelos papeis bancrios, da Trpicos; f) Planejar e coordenar toda e qualquer atividade na rea de finanas; g) Abrir e movimentar contas, emitir cheques e ordens de pagamento da Trpicos juntamente com o Diretor Geral. SEO III: Do Consultor Junior: Art. 20 - Consultor Junior aquele que, dentre os membros associados e quando da disponibilidade de vaga, ser selecionado para atuar na execuo de um dado servio da Trpicos. Pargrafo nico O consultor Junior devera estar total disposio da Trpicos, quando solicitado, conforme contrato firmado para a execuo de servio. CAPTULO VI: Da Assemblia Geral: Art. 21 A Assemblia geral o rgo de deliberao soberana da Trpicos. Poder ser convocada para votao ou esclarecimento de fatos e poder ser ordinria ou extraordinria. Art. 22 A Assemblia Geral ser presidida pelo Diretor Geral da Trpicos e a funo de secretariado ser desempenhada por qualquer membro associado presente, nomeado pela assemblia Geral por maioria simples( metade mais um) dos votos. Art. 23 Somente os membros da Trpicos tero direito a voto, correspondendo 01( um) cada membro, vedando assim a representao nas Assemblias Gerais por procurao. 1 Os membros honorrios no tero direito a voto em Assemblias Gerais. 2 - Os votos na opo branco so considerados votos vlidos, significando contrariedade (s) mudana(s) proposta(s) ou ao(s) candidato(s). 3 Os votos nulos no so considerados votos vlidos. 4 Caso persista o empate, a deciso caber ao Diretor Geral da Trpicos, a no ser que disposto de forma distinta no presente Estatuto. Art. 24 As Assemblias Gerais Ordinais sero convocadas pela Diretoria Executiva ou pelo Conselho de Administrao, por maioria simples ( metade mais um) de seus integrantes, com no mnimo 05( cinco) dias teis de antecedncia sua realizao, mediante divulgao dirigida aos membros da Trpicos. Pargrafo nico: As Assemblias Gerais Extraordinrias sero, ainda, convocadas pela Diretoria Executiva quando a maioria simples (metade mais um) dos membros com direito a voto da Trpicos concordarem por meio de assinaturas e, logo, a convocao no pode ser negada. CAPITULO VII: Do Processo Eleitoral: Art. 25 As chapas candidatas ao preenchimento de vaga referente gesto da Diretoria Executiva da Trpicos, seguiro os critrios abaixo: 1 As chapas sero formadas por alunos do Curso de Administrao da UFPI CSHNB, que sejam membros associados ou fundadores da Trpicos.

2 O processo eleitoral ser realizado por Comisso Eleitoral nomeada 45 dias antes do trmino da Gesto da Diretoria Executiva, atravs de Assemblia Geral. A comisso ser composta de 5( cinco) pessoas escolhidas entre os membros com direito a voto da Trpicos, por meio de votao. 3 As chapas devero constar de 10 candidatos, distribudos da seguinte forma: 1( um) Diretor e 1(um) Vice- Diretor de Produo, 1( um) Diretor e 1(um) Vice- Diretor de Marketing, 1( um) Diretor e 1(um) Vice- Diretor de Pessoas, 1( um) Diretor e 1(um) ViceDiretor de P & D e 1( um) Diretor e 1(um) Vice- Diretor Financeiro, sendo que todos os membros devem ser nomeados aos respectivos cargos no ato da inscrio. 4 No ato da inscrio da chapa tambm dever constar o nome do Diretor que acumular o cargo de Diretor Geral da Trpicos; 5 Os Vice Diretores no podero ocupar o cargo cumulativo de Diretor Geral; 6 As chapas candidatas devero ter sido aprovadas pela comisso eleitoral; 7 Ser considerada vencedora a chapa que obtiver a maioria simples dos votos apurados (metade mais um). No caso de empate ser realizado segundo turno no prazo mximo de 15 dias. Havendo novo empate a deciso caber ao Conselho de Administrao, atravs de voto justificado; 8 Os integrantes da Diretoria Executiva da Trpicos tero direito a 1(uma) reeleio; 9 Caso a chapa esteja concorrendo sozinha, dever obter ao menos a maioria simples (metade mais um) dos votos vlidos para a sua eleio. Se esta no atingir o nmero mnimo de votos estipulado caber ao Conselho Administrativo a resoluo. Art. 26 Compete a Comisso Eleitoral: I. Elaborar o Edital de Convocao de Eleies; II. Garantir a lisura do processo eleitoral, cuidando do bom andamento da votao e apurao, assim como fiscalizar e executar os dispositivos fixados neste Estatuto e no Edital de Eleies; III. Estabelecer prazo para a campanha eleitoral e fiscalizar o cumprimento idneo desta; IV. Receber reclames interpostos votao e dar-lhes resoluo imediata; V. Providenciar apurao dos votos e encaminhar o resultado final, acompanhado da respectiva ata e documentao, Diretoria Executiva. Art. 27 O Edital de convocao de Eleies dever ser fixado em lugar devido, nos murais da Trpicos e onde mais se fizer visto e necessrio, no mnimo 3( trs) semanas antes da data marcada para as eleies. Art. 28 Dever constar neste Edital: I. Data da eleio; II. Perodo, horrio e local em que estaro abertas as inscries para os candidatos. III. Local de votao. Art. 29 O processo eleitoral constar de: I. Registro da chapa com antecipao mnima de 07(sete) dias; II. Acompanhamento pela Comisso Eleitoral; III. Identificao do votante atravs de lista de membros com direito a voto; IV. Garantia do voto secreto e da inviolabilidade da urna; V. Apurao imediata, logo aps o trmino da votao, na sede da Trpicos.

Art. 30 O pedido da chapa requerente dever conter: I. Nome completo, comprovante de matricula e cpia do RG de todos os integrantes da chapa; II. Declarao e determinao dos cargos aos quais os integrantes da chapa desejam concorrer. Art. 31 - Logo aps o trmino das eleies, iniciada a terminada a apurao, a comisso eleitoral proclamar oficialmente o resultado das eleies indicando a chapa vencedora. Art. 32 Os casos omissos nesse Estatuto sobre o processo eleitoral sero decididos pelo Conselho de Administrao, cabendo recurso Assemblia Geral. Art. 33 - Qualquer recurso poder ser interposto no mximo 72(setenta e duas) horas aps a proclamao do resultado. Pargrafo nico - Os recursos devero ser apresentados por escrito contendo: a) Descrio do fato ou da questo levantada; b) Motivo fundamentado e dispositivo(s) infringido(s); c) Identificao do(s) requerente(s). Art. 34 - O primeiro mandato da Diretoria Executiva ter prazo de gesto 6(seis) meses, ressalvado o direito reeleio de acordo com o que versa o presente estatuto. A data da inscrio, eleies e posse destinadas escolha dos membros que iro compor a 1 Diretoria Executiva sero definidas no dia da assemblia de fundao da entidade e aprovao do estatuto. Art. 35 A partir do segundo mandato, o prazo de vigncia da gesto da diretoria Executiva ser de 01 (um) ano. Sua data de incio e de trmino ser definida conforme determinar o processo eleitoral cabvel, visto o prazo de 6(seis) meses do primeiro mandato conforme o Art. 34. Art. 36 - A partir da assinatura da ata de posse da chapa que assumir nova gesto, a gesto anterior estar eximida automaticamente de qualquer responsabilidade sob servios prestados ou atos praticados a terceiros em nome da Trpicos. Art. 37 A Trpicos ser extinta a qualquer tempo quando, por deciso de maioria simples (metade mais um) dos integrantes de seu Conselho de Administrao e da Diretoria Executiva: I. Deixar de desempenhar efetivamente as atividades a que se destina. II. Aplicar as importncias representadas por auxlio, subvenes ou demais contribuies, em fins diversos dos previstos neste Estatuto e no Regimento Interno. Art. 38 A Trpicos tambm ser extinta caso no haja, em perodo de eleio, chapa concorrente a vaga para gesto da Diretoria Executiva. Pargrafo nico A Trpicos s poder ser extinta se no houver contratos pendentes de concluso. CAPTULO IX: Das Disposies Finais e Transitrias: Art. 39 Em quaisquer atos que envolvam obrigaes sociais, inclusive assinatura de contratos, emisses de cheques, ordens de pagamento, na constituio de procuradores, e nas movimentaes bancrias a Trpicos ser representada pelo Diretor Geral e pelo Diretor de Finanas. Art. 40 O exerccio social no coincidir com o exerccio civil. Art. 41 Todo e qualquer servio prestado pela Trpicos dever, obrigatoriamente, ser orientado pelo Conselho de Administrao, onde os mesmos sero coresponsveis pelos resultados apresentados aos clientes.

Art. 42 vedada a remunerao aos integrantes do Conselho de Administrao e da Diretoria Executiva da Trpicos, bem como a distribuio de qualquer bonificao ou vantagem aos seus membros. Art. 43 Os membros que renunciarem ou forem afastados do exerccio de seus mandatos podero ser substitudos das seguintes formas: a) Sendo da Diretoria Executiva, caber ao Conselho de Administrao indicar um suplente substituto que ser escolhido entre os integrantes do corpo discente de Administrao da UFPI - CSHNB e encaminhar seu nome a votao para aprovao em reunio da Diretoria Executiva. b) Sendo do Conselho de Administrao, caber a Diretoria Executiva a sua indicao dentre o corpo docente de Administrao da UFPI - CSHNB para aprovao do Conselho. Art. 44 O presente Estatuto poder ser alterado a qualquer tempo, aps proposta discutida e aprovada em Assemblia Geral atravs do voto afirmativo da maioria simples (metade mais um) dos membros com direito a voto presentes na respectiva Assemblia. Pargrafo nico As alteraes neste Estatuto devero ser registradas em instrumento pblico, casos contrrios no sero vlidos. Art. 45 Considera-se como parte complementar a este Estatuto o Regimento Interno da Trpicos. Art. 46 Os casos omissos que no sejam resolvidos nem pelo Estatuto, nem pelo Regimento Interno sero submetidos deliberao da Assemblia Geral, pelo voto da maioria absoluta de seus membros com direito a voto.

Vous aimerez peut-être aussi