Vous êtes sur la page 1sur 22

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR CURSO: LICENCIATURA EM FSICA PRTICA DE LABORATRIO DE FSICA MODERNA PROF: JOS ALVES NOME: VICENTE

DE PAULA OLIVEIRA NETO

PRTICA 5: EFEITO FOTOELTRICO

Fortale a! "# $e $e e%&ro $e #'"# 1. OBJETIVOS Observar o efeito fotoeltrico. Estudar a caracterstica Corrente-Voltagem, para uma frequncia de luz com diferentes intensidades. Estudar a caracterstica Corrente-Voltagem, para uma intensidade de luz com diferentes frequncias. eterminar e!perimentalmente a constante de "lanc# a partir do efeito fotoeltrico.

2. MATERIAL Cai!a com l$mpada de merc%rio& Cai!a com fotoclula& 'ase met(lica& )parel*o para o efeito fotoeltrico& +onte de alimenta,-o p. l$mpada de merc%rio e aparel*o para o efeito fotoeltrico& Con/unto com cinco filtros de interferncia e trs /anelas com diferentes aberturas& Cabo com terminais 01& Cabo '1C& Cabos 2345.

3. INTRODUO

6m importante passo no desenvolvimento das concep,7es sobre a natureza da luz foi dado no estudo de um fen8meno muito interessante, descoberto por 9. 9ertz . Este fen8meno recebeu o nome de efeito fotoeltrico. O efeito fotoeltrico consiste na emiss-o de eltrons pela matria sob a a,-o da luz. "ara se observar o efeito fotoeltrico, conveniente utilizar um eletrosc:pio de fol*as 1o eletrosc:pio monta-se uma l$mina de zinco. ;e a l$mina estiver carregada positivamente, a sua ilumina,-o, por e!emplo com a a/uda de um arco voltaico, n-o influi na velocidade de descarga do eletrosc:pio. 1o entanto, se a l$mina estiver carregada negativamente, o fei!e de luz do arco descarrega o eletrosc:pio com grande rapidez. Este fato s: pode ser e!plicado de uma maneira. ) luz provoca a emiss-o de eltrons pela superfcie da l$mina. <uando a l$mina est( carregada negativamente, repele os eltrons e o eletrosc:pio descarrega-se. <uanto est( carregada positivamente, os eltrons emitidos sob a a,-o da luz s-o atrados e voltam ao eletrosc:pio. = por esta raz-o que a carga do eletrosc:pio n-o varia.

F()*ra ": E+,er(%e-to. $e *% eletro./0,(o $e 1ol2a. Fo-te: 3334 pt.scribd.co !doc

1o entanto, quando o fei!e de luz interceptado por um vidro normal, a l$mina carregada dei!a de perder eltrons, independentemente da intensidade do fei!e de luz. Como con*ecido que o vidro absorve os raios ultravioletas, pode concluir-se que precisamente a parte ultravioleta do espectro que provoca o efeito fotoeltrico. Este fato, apesar de simples, n-o pode ser e!plicado com base na teoria ondulat:ria da luz. 1-o se compreende porque que as ondas de luz de pequena frequncia n-o provocam a emiss-o de eltrons mesmo nos casos em que a amplitude da onda, e, portanto, a for,a com que ela atua nos eltrons, grande. Leis do efeito fotoeltrico "ara se obter uma ideia mais completa sobre o efeito fotoeltrico necess(rio determinar de que que depende o n%mero de eltrons 2 foto eltrons 5 emitidos, sob a a,-o da luz, por uma superfcie e a velocidade ou energia cintica desses eltrons. Com este ob/etivo foram levadas a cabo investiga,7es e!perimentais, que passamos a descrever ao decorrer deste relat:rio. 1esta e!perincia, o fei!e luminoso, determinouse que o n%mero de eltrons emitidos pela superfcie do metal num segundo diretamente proporcional > energia da onda de luz, absorvida durante o mesmo intervalo de tempo. 1este fato n-o *( nada de inesperado, /( que quanto maior a energia do fei!e de luz, mais eficaz se torna a sua a,-o. O potencial de paragem 6p depende do valor m(!imo da energia cintica que os eltrons emitidos atingem sob a a,-o da luz. ) medi,-o do potencial de paragem e o teorema da energia cintica permitem calcular energia cintica m(!ima dos eltrons?

Verificou-se e!perimentalmente que o potencial de paragem n-o depende da intensidade da luz 2 energia transmitida ao eltrodo por unidade de tempo5. 1-o muda, portanto, tambm a energia cintica dos eltrons. o ponto de vista da teoria ondulat:ria, este fato incompreensvel /( que, quanto maior for a intensidade da luz, maiores s-o as for,as que se e!ercem sobre os eltrons por parte do campo electromagntico da onda luminosa e, portanto, mais energia deveria ser transmitida aos eltrons.

Verificou-se e!perimentalmente que a energia cintica dos eltrons emitidos sob a a,-o da luz s: depende da frequncia da luz. ) energia cintica m(!ima dos fotoeltrons proporcional > frequncia da luz e n-o depende da intensidade desta. O efeito fotoeltrico n-o se verifica quando a frequncia da luz menor do que um dado valor mnimo vmin , dependente do material do eltrodo.

1-o resultou nen*uma das tentativas, feitas no sentido de e!plicar o efeito fotoeltrico com base nas leis de @a!Aell 2 segundo as quais a luz uma onda electromagntica distribuda continuamente no espa,o5. Era impossvel compreender porque que a energia dos eltrons fotoeltricos determinada apenas pela frequncia da luz, nem perceber a causa pela qual s: quando o comprimento de onda pequeno a luz se torna capaz de arrancar eltrons. O esclarecimento do efeito fotoeltrico foi dado em BC3D por )lberto Einstein que desenvolveu a ideia de "lanc# sobre a emiss-o intermitente de luz. 1as leis e!perimentais do efeito fotoeltrico, Einstein viu uma prova evidente de que a luz tem uma estrutura intermitente e absorvida em por,7es independentes. ) energia E de cada uma das por,7es de emiss-o, de acordo com a *ip:tese de "lanc#, proporcional > frequncia. E = hf , onde * a constante de "lanc#. O fato de, como provou "lanc#, a luz ser emitida em por,7es, ainda n-o constitui uma confirma,-o definitiva do car(ter descontnuo da estrutura da pr:pria luz. Eepara-se que a c*uva tambm cai na terra sob a forma de gotas, o que n-o quer dizer que a (gua nos rios e lagos se/a constituda por gotas, isto , quantidades pequenas independentes. )penas o efeito fotoeltrico permite p8r em evidncia a estrutura descontnua da luz? a por,-o de energia luminosa E F *v contnua a manter a sua integridade, de tal modo, que essa dada por,-o de luz, quando absorvida, tem de absorver-se toda de uma vez.

) energia cintica do eltron fotoeltrico pode ser calculada aplicando a lei da conserva,-o de energia. ) energia de uma por,-o de luz , *f permite realizar o trabal*o de arranque G, isto , o trabal*o indispens(vel para arrancar um eltron do seio do metal e comunicar-l*e uma certa energia cintica. "or conseguinte,

Esta equa,-o permite esclarecer todos os fatos fundamentais relacionados com o efeito fotoeltrico. ) intensidade da luz, segundo Einstein, proporcional ao n%mero de quantos 2pacotes5 de energia contido no fei!e luminoso e, por conseguinte, determina o n%mero de eltrons arrancados da superfcie met(lica. ) velocidade dos eltrons, dada apenas pela frequncia da luz e pelo trabal*o de arranque, que depende da natureza do metal e da qualidade da sua superfcie. )tenda-se a que a velocidade dos eltrons n-o depende da intensidade da luz. "ara uma dada subst$ncia, o efeito fotoeltrico pode observar-se apenas no caso de a frequncia f da luz ser superior ao valor mnimo f min . Convm reparar que para se poder arrancar um eltron do metal, mesmo sem l*e comunicar energia cintica, *( que realizar o trabal*o de arranque G. "ortanto, a energia de um quanto 2 quantum5 deve ser superior a este trabal*o?
hf > W

) frequncia limite f min tem o nome de limite vermel*o do efeito fotoeltrico e calcula-se pela seguinte f:rmula:

O trabal*o de arranque G depende da natureza da subst$ncia. "ortanto, a frequncia limite f min do efeito fotoeltrico 2 dito limite vermel*o5 varia de subst$ncia para subst$ncia. "or e!emplo, ao limite vermel*o do zinco corresponde o comprimento de onda l
ma!

H,I . B3-I m 2 radia,-o ultravioleta5. = precisamente por isso se e!plica o fato de efeito

fotoeltrico cessar quando se interp7e uma l$mina de vidro, capaz de deter raios ultravioletas. O trabal*o de arranque no alumnio ou no ferro maior do que no zinco, raz-o por que na e!perincia de B se utilizou uma l$mina de zinco. 1os metais alcalinos, pelo contr(rio, o trabal*o de arranque menor, ao passo que o comprimento de onda l ma! correspondente ao limite vermel*o maior. )ssim, por e!emplo, relativamente ao s:dio verifica-se l ma! F J,K . B3-I m. )travs da equa,-o de Einstein possvel calcular a constante de "lanc# *. "ara tal *( que determinar e!perimentalmente a frequncia v da luz, o trabal*o de arranque G e avaliar a energia cintica dos eltrons fotoeltricos. )valia,7es e c(lculos apropriados mostram que * F J,JH ! B3-HL M.s. O mesmo valor numrico foi obtido por "lanc# durante o estudo te:rico de outro fen8meno diferente que a radia,-o trmica. O fato de terem coincidido os valores da constante de "lanc# obtidos por mtodos diferentes, confirma a certeza da *ip:tese acerca do car(ter descontnuo da emiss-o e absor,-o da luz pelas subst$ncias. ) luz, tanto durante a sua emiss-o como durante a absor,-o, comporta-se como um flu!o de partculas com energia E = hf, dependente da freqNncia. ) por,-o de luz resultou ser, inesperadamente, muito parecida com o que costuma c*amar-se partcula. )s propriedades da luz que se verificam durante a sua emiss-o e absor,-o dizem-se propriedades corpusculares, ao passo que a partcula de luz c*ama-se f:tons ou quanto luminoso. O f:ton tal como qualquer partcula, possui uma certa energia *f. ) energia do f:ton, ami%de, e!prime-se atravs da freqNncia angular w=2p f, em vez de freqNncia f. 1este caso, em vez da grandeza *, usa-se, como coeficiente de proporcionalidade, a grandeza *, cu/o valor numrico se calcula pela seguinte f:rmula?

Ent-o, a energia de um f:ton dada pela f:rmula

e acordo com a teoria da relatividade, a energia varia em fun,-o da massa segundo a f:rmula E = mc2 . 6ma vez que a energia de um f:ton igual a *f, a massa dele calculase atravs da seguinte f:rmula?

O f:ton n-o possui massa de repouso m3 , isto , n-o pode estar em repouso e, no instante em que nasce, l*e comunicada a velocidade c . Con*ecidas a massa e a velocidade do f:ton, podemos calcular o seu impulso :

) dire,-o do impulso do f:ton coincide com a do raio luminoso. <uanto maior for a frequncia, maiores s-o a energia e o impulso do f:ton e mais evidentes se tornam as propriedades corpusculares da luz. ado o fato de a constante de "lanc# ser muito pequena, muito pequena tambm a energia dos f:tons da luz visvel. Os f:tons correspondentes > luz verde, por e!emplo, possuem a energia L!B3-BCM. Contudo, as e!perincias que o ol*o *umano capaz de reagir e distinguir diferen,as de intensidades luminosas da ordem de alguns quantos. +oi assim que os cientistas foram for,ados a considerar a luz como um flu!o de partculas. "oder-se-ia pensar que se trata de um retorno > teoria corpuscular de 1eAton. "orm, n-o devemos esquecer que os fen8menos de interferncia e difra,-o da luz provam a natureza ondulat:ria da luz. Verifica-se uma espcie de dualismo da propriedades da luz. urante a propaga,-o da luz p7em-se em evidncia as suas propriedades ondulat:rias, enquanto que a sua intera,-o com as subst$ncias 2radia,-o e absor,-o5 se manifestam as propriedades corpusculares. Oudo isto parece-nos estran*o e impr:prio, pois n-o podemos esquematizar tais fatos na nossa imagina,-o. @as uma realidade. 1-o sabemos esquematizar com evidncia todos os aspectos que caracterizam o desenvolvimento dos in%meros processos que se verificam no mundo microsc:pico, por serem muito diferentes dos fen8menos macrosc:picos que estamos acostumados a de

ver *( /( milnios, os quais obedecem a leis descobertas e formuladas at ao fim do sculo P0P. Com o decorrer do tempo, o dualismo das propriedades foi provado tanto nos eltrons como noutra partculas elementares. O eltron, nomeadamente, tambm possui, alm das propriedades corpusculares, propriedades ondulat:rias. 1ote-se que relativamente f(cil observar a difra,-o dos eltrons. Oodas estas caractersticas especficas dos ob/etos microsc:picos podem ser esclarecidas atravs da mec$nica qu$ntica, que constitui a teoria moderna do movimento de partculas microsc:picas.

Aplicaes do Efeito Fotoeltrico ) descoberta do efeito fotoeltrico teve grande import$ncia para a compreens-o mais profunda da natureza da luz. "orm, o valor da cincia consiste n-o s: em esclarecer-nos a estrutura comple!a do mundo que nos rodeia, como em fornecer-nos os meios que permitem aperfei,oar a produ,-o e mel*orar as condi,7es de trabal*o e de vida da sociedade. Qra,as ao efeito fotoeltrico tornou-se possvel o cinema falado , assim como a transmiss-o de imagens animadas 2televis-o5. O emprego de aparel*os fotoeltricos permitiu construir maquinaria capaz de produzir pe,as sem interven,-o alguma do *omem. Os aparel*os cu/o funcionamento assenta no aproveitamento do efeito fotoeltrico controlam o taman*o das pe,as mel*or do que o pode fazer qualquer oper(rio, permitem acender e desligar automaticamente a ilumina,-o de ruas, os far:is, etc. Oudo isto tornou-se possvel devido > inven,-o de aparel*os especiais, c*amados clulas fotoeltricas, em que a energia da luz controla a energia da corrente eltrica ou se transforma em corrente eltrica. 6ma clula fotoeltrica moderna consta de um bal-o de vidro cu/a superfcie interna est( revestida, em parte, de uma camada fina de metal com pequeno trabal*o de arranque. = o c(todo. )travs da parte transparente do bal-o, dita R/anelin*aR, a luz penetra no

interior dela. 1o centro da bola *( uma c*apa met(lica que o $nodo e serve para captar eltrons fotoeltricos. O $nodo liga-se ao p:lo positivo de uma pil*a. )s clulas fotoeltricas modernas reagem > luz visvel e at aos raios infravermel*os.

<uando a luz incide no c(todo da clula fotoeltrica, no circuito produz-se uma corrente eltrica que aciona um rel apropriado. ) combina,-o da clula fotoeltrica com um rel permite construir um sem-n%mero de dispositivos capazes de ver, distinguir ob/etos. Os aparel*os de controlo autom(tico de entrada no metro constituem um e!emplo de tais sistemas. Esses aparel*os acionam uma barreira que impede o avan,o do passageiro, caso este atravesse o fei!e luminoso sem ter previamente introduzido a moeda necess(ria.

". #RO$EDIMENTOS

F()*ra : Arra-5o e+,er(%e-tal ,ara o e.t*$o $o e1e(to 1otoel6tr(/o4

10

#RO$EDIMENTO 1% Mo&t'()

dos )*+ip' )&tos

a7 Fo( 1(+a$a a /a(+a /o% a l8%,a$a $e %er/9r(o .o&re a &a.e! $e tal %o$o :*e a .eta lateral 1(/a..e al(-2a$a /o% a ,o.(;<o ero %(l=%etro4 &7 Fo( /olo/a$a a /a(+a /o% a C6l*la Fotoel6tr(/a .o&re a &a.e $e %o$o :*e a .eta lateral 1(/a..e al(-2a$a /o% a ,o.(;<o >'' %%4 /7 T(?e%o. o /*($a$o $e -o. /ert(1(/ar $e :*e o. (-terr*,tore. $a Fo-te $e Te-.<o e.ta?a% -a ,o.(;<o @OFFA B$e.l()a$o7 a-te. $e /o-e/tar o /a&o $e 1or;a C re$e el6tr(/a $a &a-/a$a $7 Fo( /o-e/ta$o o /a&o $e 1or;a $a l8%,a$a $e %er/9r(o -o re/e,tD/*lo a,ro,r(a$o $a Fo-te $e Te-.<o4 e7 Fo( /o-e/ta$o o /a&o /o% ter%(-a(. DIN ao ter%(-al /orre.,o-$e-te -o la$o $e tra $o A,arel2o ,ara o E1e(to Fotoel6tr(/o e a o*tra e+tre%($a$e -o ter%(-al @POEER OUTPUT FOR APPARATUSA -a Fo-te $e Te-.<o4 17 Fo( /o-e/ta$o o /a&o /o% ter%(-a(. BNC -o. ter%(-a(. /orre.,o-$e-te. $a Fo-te $e Te-.<o e $o A,arel2o ,ara o E1e(to Fotoel6tr(/o4 Da %e.%a 1or%a! 1ora% /o-e/ta$o. o. /a&o. ?er%el2o e a *l ao. ter%(-a(. /orre.,o-$e-te. -o. $o(. a,arel2o.4 )7 Por 1(% 1o( /o-e/ta$o o /a&o $e 1or;a $a Fo-te $e Te-.<o C re$e el6tr(/a $a &a-/a$a B##' V74 #RO$EDIMENTO 2% #r)p'r',-o '&t)s d's )did's.

a7 Fo( /o&erta a .a=$a $e l* $a l8%,a$a $e %er/9r(o /o% a ta%,a %a(or4 Fo( /o&erta! ta%&6%! a e-tra$a $e l* $a C6l*la Fotoel6tr(/a /o% a ta%,a %e-or4 &7 Fo( l()a$a -a Fo-te $e Te-.<o o. (-terr*,tore. @POEERA e @MERCURF LAMPA4 /7 Fo( l()a$o o A,arel2o ,ara o E1e(to Fotoel6tr(/o ,re..(o-a-$o o &ot<o @POEERA ,ara a ,o.(;<o @ONA4 $7 De(+a%o. a Fo-te $e L* e o A,arel2o ,ara o E1e(to Fotoel6tr(/o e.:*e-tare% ,or #' %(-*to. $e?($o C $(lata;<o! ,ara e?(tar erro. $e %e$($a4 e7 A,0. o. #' %(-*to. 1o( .ele/(o-a$o -o &ot<o @VOLTAGEA o (-ter?alo H# HH ' V e 1(+a$o o .eletor @CURRENT RANGESA e% "'. 17 Para a5*.tar o a%,l(1(/a$or $e /orre-te e% ero! 1o( $e./o-e/ta$o o. /a&o. l()a$o. e% @AA! @IA e o /a&o BNC $o ,a(-el tra.e(ro $o A,arel2o ,ara o E1e(to Fotoel6tr(/o4 )7 Fo( ,re..(o-a$o o &ot<o @PJOTOTUBE SIGNALA ,ara @CALIBRATIONA B/al(&ra;<o74 27 Fo( re)*la$o o &ot<o $e a5*.te @CURRENT CALIBRATIONA at6 1a er a /orre-te BA7 ()*al a ero4 (7 Fo( ,re..(o-a$o o &ot<o @PJOTOTUBE SIGNALA ,ara @MEASUREA B%e$($a74 57 Fora% /o-e/ta$o. o. /a&o. e% @AA! @IA e BNC ao ,a(-el tra.e(ro $o A,arel2o ,ara o E1e(to Fotoel6tr(/o4 #RO$EDIMENTO 3% M)did's a7 Fo( $e./o&erta a e-tra$a $e l* $a Foto/6l*la e /olo/a$a a ,e;a /o% a a&ert*ra $e > %% $e $(8%etro e o 1(ltro $e KL5 -% -a e-tra$a $a Foto/6l*la4

11

&7 Fo( $e./o&erta a .a=$a $a l8%,a$a $e %er/9r(o4 T(?e%o. o /*($a$o $e %a-ter a .a=$a $a l8%,a$a .e%,re /o&erta $*ra-te a tro/a $e 1(ltro ,ara e?(tar :*e a l* $a l8%,a$a $e %er/9r(o (-/($(..e $(reta%e-te -a a&ert*ra $a Foto/6l*la4 /7 Fo( re)*la$o o &ot<o @VOLTAGE ADJUSTA BH# M ' V7 at6 o&ter *%a /orre-te ero -o a%,er=%etro A4 $7 Fo( a-ota$o o ?alor $o ,ote-/(al /orre.,o-$e-te -a Ta&ela >4"4 e7 S*&.t(t*=%o. o 1(ltro $e KL5 -% ,or o*tro (-$(/a$o -a Ta&ela >4" e re,et(%o. o ,ro/e$(%e-to a-ter(or4 17 Re,et(%o. o. ,ro/e$(%e-to. a-ter(ore. ,ara o. o*tro. 1(ltro. (-$(/a$o. -a Ta&ela >4" e o. ?alore. e-/o-tra$o. 1ora% a-ota$o. -a %e.%a4
T'b).' ".1. Re.*lta$o. e+,er(%e-ta(. ,ara o ,ote-/(al $e /orte Ba&ert*ra $e > %%74

/& 0 34561 "1"67 "3568 5"461 57761

/1112 230 N#"!O" P>"!#N LNN!KN 5>O!K> 5"O!OK

V /Vo.t0 H"!P#K H"!KN> H"!"OO H'!LL> H'!5L>

)7 Fo(! e-t<o! tro/a$a a a&ert*ra $e > %% ,or *%a $e # %% e re,et($o to$o o ,ro/e$(%e-to 1e(to a-ter(or%e-te ,ara to$o. o. /o%,r(%e-to. $e o-$a $(.,o-=?e(.4 27 O. ?alore. e-/o-tra$o. e.t<o a-ota$o. -a Ta&ela >4#4 O&.4: O. ?alore. $a te-.<o .<o -e)at(?o. ,or:*e o ?alor %e$($o $a te-.<o e.tD e% .e-t($o /o-trDr(o C $(re;<o $o. 10to-. :*e (-/($e% -o /ato$o $a 1oto/6l*la4
T'b).' ".2. Re.*lta$o. e+,er(%e-ta(. ,ara o ,ote-/(al $e /orte Ba&ert*ra $e # %%74

/& 0 34561 "1"67 "3568 5"461 57761

/1112 230 N#"!O" P>"!#N LNN!KN 5>O!K> 5"O!OK

V /Vo.t0 H"!P'' H"!KOO H"!#'" H'!L5> H'!5N5

(7 A)ora a a&ert*ra $e # %% 1o( tro/a$a ,or *%a $e N %% e re,et($o o ,ro/e$(%e-to a-ter(or ,ara to$o. o. /o%,r(%e-to. $e o-$a $(.,o-=?e(. e! ,or 1(%! a-ota$o. -a Ta&ela >4K4
T'b).' ".3. Re.*lta$o. e+,er(%e-ta(. ,ara o ,ote-/(al $e /orte Ba&ert*ra $e N %%74

/& 0

/1112 230

V /Vo.t0

12

34561 "1"67 "3568 5"461 57761

N#"!O" P>"!#N LNN!KN 5>O!K> 5"O!OK

H"!PO> H"!>L" H"!#KO H'!LPL H'!55N

57 Ao ter%(-ar /o&r(%o. a .a=$a $a l8%,a$a $e %er/9r(o4 O&.4: U% 1ato o&.er?a$o -a. Ta&ela. >4"! >4# e >4K 6 :*e! ,elo 1ato $a 1re:*Q-/(a B 7 .er /al/*la$a ,or 9 : ;! o. ?alore. $a. 1re:*Q-/(a. e-/o-tra$a. 5D .<o /o-2e/($o. a ,art(r $o

1ato $e :*e o. ?alore. a,ro+(%a$o. $o. /o%,r(%e-to. $e o-$a $e /a$a 1(ltro e.t<o e+,o.to. -a ta&ela e -<o $e,e-$e% $a te-.<o a,l(/a$a4 #RO$EDIMENTO "% Est+do d' c'r'ct)r<stic' Corrente-Voltagem &o >oto).?trico p'r' + ' )s ' =r)*+@&ci' d) .+36 's di=)r)&t)s i&t)&sid'd)s. E=)ito

a7 A,e-a. ,or )ara-t(a -o. /ert(1(/a%o. $e :*e a .a=$a $a l8%,a$a $e %er/9r(o e.ta?a /o&erta4 &7 Fo( .ele/(o-a$o -o A,arel2o ,ara o E1e(to Fotoel6tr(/o! -o &ot<o @VOLTAGEA o (-ter?alo H # HH RK' V e Fo( 1(+a$o o .eletor @CURRENT RANGESA e% "' . /7 Para a5*.tar o a%,l(1(/a$or $e /orre-te e% ero! 1ora% $e./o-e/ta$o. o. /a&o. l()a$o. e% @AA! @IA e o /a&o BNC $o ,a(-el tra.e(ro $o A,arel2o ,ara o E1e(to Fotoel6tr(/o4 $7 Fo( ,re..(o-a$o o &ot<o @PJOTOTUBE SIGNALA ,ara @CALIBRATIONA B/al(&ra;<o74 e7 Fo( re)*la$o o &ot<o $e a5*.te @CURRENT CALIBRATIONA at6 1a er a /orre-te ()*al a ero4 17 Fo( ,re..(o-a$o o &ot<o @PJOTOTUBE SIGNALA ,ara @MEASUREA B%e$($a74 )7 Co-e/ta%o. o. /a&o. e% @AA! @IA e BNC ao ,a(-el tra.e(ro $o A,arel2o ,ara o E1e(to Fotoel6tr(/o4 27 A e-tra$a $e l* $a Foto/6l*la 1o( $e./o&erta4 Fo( /olo/a$a a ,e;a /o% a a&ert*ra $e N %% $e $(8%etro e o 1(ltro $e KL5!' -% -a e-tra$a $a Foto/6l*la4 O&.4: No rote(ro $e ,rDt(/a.! -o t=t*lo $a Ta&ela >4>4 o 1(ltro (-$(/a$o 6 o $e >K5!N -% %a.! ,or (-$(/a;<o $o ,ro1e..or! 1o( *t(l( a$o o 1(ltro $e KL5!' -% /o%o 5D /(ta$o -o (te% a/(%a B274 (7 A .a=$a $a l8%,a$a $e %er/9r(o 1o( $e./o&erta4 57 Fo( re)*la$o o &ot<o H # HH RK' V @VOLTAGE ADJUSTA at6 o&ter *%a /orre-te ero -o a%,er=%etro A e a-ota$a a ?olta)e% /orre.,o-$e-te -a Ta&ela >4>4 S7 Fo( re)*la$a a ?olta)e% $e a/or$o /o% o. ?alore. (-$(/a$o. -a Ta&ela >4> e a-ota$a a /orre-te /orre.,o-$e-te e% /a$a /a.o4 l7 Co% /*($a$o $e %a-ter a .a=$a $a l8%,a$a .e%,re /o&erta $*ra-te a tro/a $e 1(ltro ,ara e?(tar :*e a l* $a l8%,a$a $e %er/9r(o (-/($(..e $(reta%e-te -a a&ert*ra $a Foto/6l*la 1ora% re,et($o. o. ,ro/e$(%e-to. )! 2! ( e 5 ,ara a a&ert*ra > %%4

13

%7 A,0. re,et(r o. ,ro/e$(%e-to. ,ara a 5a-ela $e > %% 1ora% re,e$($o. o. ,ro/e$(%e-H to. )! 2! ( e 5 ,ara a a&ert*ra # %%4 -7 Para 1(-al( ar /o&r(%o. a .a=$a $a l8%,a$a $e %er/9r(o4
T'b).' ".". Corre-te vs ?olta)e% ,ara T KL5!' -%! %a. $(1ere-te. (-te-.($a$e. $e l* 4

Ab)rt+r' 8 V /Vo.t0 I /11A11 A0 H"!P 161 161 "> 161 #L 261 KO 361 5# "61 L" 561 P" 461 NK 761 OK 861 "'K B61 ""' 1161 ""N

Ab)rt+r' " V /Vo.t0 I /11A11 A0 H#!L 161 161 > 161 P 261 "' 361 "K "61 "L 561 "P 461 "O 761 #" 861 #K B61 #5 1161 #P

Ab)rt+r' 2 V /Vo.t0 I /11A11 A0 H#!L 161 161 " 161 # 261 K 361 > "61 > 561 5 461 5 761 L 861 L B61 P 1161 P E=)ito

#RO$EDIMENTO 5% Est+do d' c'r'ct)r<stic' Corrente-Voltagem &o >oto).?trico p'r' + ' )s ' i&t)&sid'd) d) .+36 's di=)r)&t)s =r)*+@&ci's.

a7 A,e-a. ,or )ara-t(a -o. /ert(1(/a%o. $e :*e a .a=$a $a l8%,a$a $e %er/9r(o e.ta?a /o&erta4 O&.4: A tra-./r(;<o ,ara a Ta&ela >45 $o. re.*lta$o. o&t($o. -a Ta&ela >4> ,ara T >K5!N -% e a&ert*ra > %% -<o ,o$e .er real( a$a ,or ter .($o e.te 1(ltro tro/a$o ,elo $e KL'!' -% ,or $eter%(-a;<o $o ,ro1e..or4 &7 A e-tra$a $e l* $a Foto/6l*la e /olo/a$a a a&ert*ra $e > %% e o 1(ltro $e 5>L!" -% -a e-tra$a $e l* 4 /7 E-t<o 1o( $e./o&erta a .a=$a $a l8%,a$a $e %er/9r(o4 $7 Fo( re)*la$o o &ot<o H # HH RK' V @VOLTAGE ADJUSTA at6 o&ter *%a /orre-te ero -o a%,er=%etro A e a-ota$a a ?olta)e% /orre.,o-$e-te -a Ta&ela >454 e7 Fo( re)*la$a a ?olta)e% $e a/or$o /o% o. ?alore. (-$(/a$o. -a Ta&ela >45 e a-ota$a a /orre-te /orre.,o-$e-te e% /a$a /a.o4 17 A .a=$a $a l8%,a$a $e %er/9r(o 1o( /o&erta! -o?a%e-te4 )7 Fo( $e./o&erta a e-tra$a $e l* $a Foto/6l*la e /olo/a$o o 1(ltro $e 5PP!' -% -a e-tra$a $e l* 4 27 Fora% re,et($o. o. ,ro/e$(%e-to. &! / e $ %a-te-$o a a&ert*ra > %%4 (7 A .a=$a $a l8%,a$a $e %er/9r(o 1o( /o&erta! -o?a%e-te! ,ara a tro/a $e 1(ltro! .e-$o a)ora /olo/a$o o 1(ltro $e >K5!N -% -a e-tra$a $e l* 4 57 Fora% re,et($o. o. ,ro/e$(%e-to. &! / e $ %a-te-$o a a&ert*ra > %%4

14

S7 Por 1(%! 1o( /o&erta a .a=$a $a l8%,a$a $e %er/9r(o4 l7 Fo( $e.l()a$o o A,arel2o ,ara o E1e(to Fotoel6tr(/o e! -a Fo-te $e Te-.<o! a l8%,a$a $e %er/9r(o e o (-terr*,tor $a Fo-te $e Te-.<o ta%&6% 1ora% $el()a$o.4 %7 O. 1(ltro. $e (-ter1erQ-/(a e a. 5a-ela. 1ora% )*ar$a$o. -a /a(+a4
T'b).' ".5. Corre-te vs ?olta)e% ,ara *%a %e.%a (-te-.($a$e $e l* Ba&ert*ra > %%7! %a. $(1ere-te. 1re:*Q-/(a. B/o%,r(%e-to. $e o-$a74

: "3568 & V /Vo.t0 I /11A11 A0 H#!L 161 161 5 161 "# 261 "N 361 #K "61 #5 561 #P 461 K' 761 KK 861 KL B61 KO 1161 >#

: 5"461 & V /Vo.t0 I/11A11 A0 H#!L 161 161 # 161 5 261 L 361 P "61 N 561 O 461 "' 761 "" 861 "# B61 "K 1161 ">

: 57761 & V /Vo.t0 I/11A11 A0 H#!L 161 161 " 161 # 261 # 361 K "61 K 561 > 461 > 761 > 861 5 B61 5 1161 5

O&.4: U% 1ato e.tra-2o o&.er?a$o! ta-to -a Ta&ela >4> /o%o -a Ta&ela >45 6 :*e o ,ote-/(al $e /orte $e* o %e.%o ?alor B M#!L V7 ,ara to$o. o. /a.o.! e+/eto ,ara a 5a-ela $e N %% $a Ta&ela >4>4 E.te %e.%o re.*lta$o 1o( o&t($o e% ?Dr(a. te-tat(?a. $e %o$(1(/aHlo! %a. :*a-$o e-1(% /o-.e)*=a%o. %o$(1(/aHlo a /orre-te 5D -<o e.ta?a %a(. e% '!' A%,ere.4

5. CUESTIONDRIO 1A >',' o (rE=ico d) V/Vo.t0 F)rs+s /11GH 230. R I Co%o a (-te-.($a$e $e l* :*e /2e)a a 1oto/6l*la -<o (-1l*e-/(a -a te-.<o! (..o 1o( o&.er?a$o -a. Ta&ela. >4"! >4# e >4K o-$e e* e-/o-tro ?alore. a,ro+(%a$o. $e te-.<o -<o (%,orta-$o a 5a-ela *t(l( a$a e! ta%&6%! a :*e.t<o -<o e+()e *%a ta&ela e.,e/=1(/a! %*(to %e-o. a. trQ.! e./ol2( a Ta&ela >4" ,ara to%ar /o%o re1erQ-/(a e %ar/ar o. ,o-to. e-/o-tra$o. atra?6. $a. %e$(;Ue.4
GrD1(/o $e VBVolt7 versus B"'"# J 7 BV*e.t<o "74

15

2A D)t)r i&) ' co&st'&t) d) #.'&cJ p).o (rE=ico d' *+)st-o '&t)rior ) co p'r) co F'.or d' .it)r't+r'.

R M Co%o 1ora% 1e(ta. trQ. %e$($a. $e te-.<o ,ara /a$a /o%,r(%e-to $e o-$a! 1( o /Dl/*lo $a te-.<o %6$(a ,ro$* ($a ,or /a$a 1(ltro4
W T KL5!'-% X "!PO>VY W T >'>!P-% X "!>"5VY W T >K5!N-% X "!#"KVY W T 5>L!"-% X '!LL5VY W T 5PP!'-% X '!5LOV4

Se-$o @ZA a te-.<o e @+A a 1re:*Q-/(a e-/o-tra%o. o .e)*(-te .(.te%a: Y a..(% te%o. :*e a T '!''>P4"'[\ e & T H#!'LO' E-t<o e-/o-tre( a 1*-;<o $a reta :*e %el2or .e a5*.ta e-tre to$o. o. ,o-to.: Z T M #!'LO' R '!''>P4"'[\+4 Fa e-$o *% /o%,arat(?o $a e:*a;<o $a reta Z T & R a4+ /o% a rela;<o
W3 + h W + + te%o. :*e a T 2 ] e o* 2 T a4e e & T 3 4 A ,art(r $e..a. rela;Ue. e e e e-/o-tre( o ?alor $a /o-.ta-te $e Pla-/S: U =

2 T B'!''>P4"'[\74B"!L4"' 7 T '!''P5#4"' T P!5#4"' J4. Cal/*la-$o o erro ,er/e-t*al /o% o ?alor e.ta&ele/($o $e 2 BL!LK4"' J4.7! e-/o-tre( E^ T "K!>#^ ,ara %a(.4 3A Dos r)s+.t'dos obtidos &'s T'b).'s ".16 ".2 ) ".36 *+'. o )=)ito d' i&t)&sid'd) d) .+3 sobr) o pot)&ci'. d) cort)K

16

R M O pot)&ci'. d) cort) &-o d)p)&d) d' i&t)&sid'd) d' .+3 i&cid)&t)6 co o LE )&cio&'do '&t)rior )&t)6 p)rc)b)As) isso 'tr'F?s do co p'r'tiFo d's tr@s T'b).'s s+pr'cit'd's. "A N' prMNi ' =o.O'6 =',' o (rE=ico d' $orr)&t) vs Vo.t'() p'r' : "3568 & 6 &'s di=)r)&t)s i&t)&sid'd)s d) .+36 d) 'cordo co os r)s+.t'dos d' T'b).' ".". R M Co%o 5D 1o( 1ala$o a-ter(or%e-te! o. re.*lta$o. $a Ta&ela >4> 1ora% a$:*(r($o. /o% o /o%,r(%e-to $e o-$a ()*al KL5!'-% ,or $eter%(-a;<o $o ,ro1e..or4 A..(% o )rD1(/o e-/o-traH.e -o ANE_O! -a ,r0+(%a 1ol2a4 5A C+'is 's di=)r)&,'s ) si i.'rid'd)s obs)rF'd's &'s c+rF's d) $orr)&t) vs Vo.t'() 6 p'r' + ' d)t)r i&'d' =r)*+@&ci'6 &'s di=)r)&t)s i&t)&sid'd)sK /PrE=ico d) *+)st-o '&t)rior0. R M Po$eH.e $( er :*e a /orre-te 6 $(reta%e-te ,ro,or/(o-al a (-te-.($a$e $a l* :*e (-/($e -a /6l*la 1otoel6tr(/a e% :*a-to a ?olta)e% -<o4 O&.er?aH.e ta%&6% :*e a te-$Q-/(a $a /*r?a 6 :*e e% *% $eter%(-a$o %o%e-to a /orre-te ,er%a-e;a /o-.ta-te4 4A >',' o (rE=ico d' $orr)&t) Fs Vo.t'() /&' prMNi ' =o.O'0 p'r' + ' )s ' i&t)&sid'd) d) .+3 /'b)rt+r' " 06 &'s di=)r)&t)s =r)*+@&ci's d) 'cordo co os r)s+.t'dos d' T'b).' ".5. R M O )rD1(/o e-/o-traH.e -o ANE_O! -a ,r0+(%a 1ol2a4 7A C+'. o co port' )&to do pot)&ci'. d) cort) obs)rF'do &'s c+rF's d) $orr)&t) Fs Vo.t'() 6 p'r' + ' )s ' i&t)&sid'd) d) .+36 &'s di=)r)&t)s =r)*+@&ci'sK /PrE=ico d) *+)st-o '&t)rior0. R M N<o .e( .e ,or erro! %a. o :*e ,o$e .er o&.er?a$o 6 :*e :*a-$o a /orre-te 6 ()*al a ero o ,ote-/(al $e /orte 1(/o* /o% o ?alor 1(+o $e M #!LV4 Per/e&eH.e :*e /o% o a*%e-to $o ,ote-/(al a /orre-te te-$e a 1(/ar /o-.ta-te e :*e :*a-to %e-or o /o%,r(%e-to $e o-$a a-al(.a$o %a(or 6 o /re./(%e-to $a /orre-te4 8A A p).) O+ '&' ? r).'tiF' )&t) i&s)&s<F). Q .+3 Fis<F).6 's ' .+3 +.tr'Fio.)t' pod) s)r b'st'&t) pr)L+dici'.. J+sti=i*+) ) t)r os d' )&)r(i' do =Mto&. R M Po$e%o. $(?($(r a ra$(a;<o UV e% trQ.! UVA! UVB e UVC4 Se-$o a UVA OO^ a&.or?($a ,ela at%o.1era e a UVC 6 a&.or?($a total%e-te ,elo o+()Q-(o e ,elo o `-(o $a at%o.1era4 JD a UVB 6 ,ar/(al%e-te a&.or?($a ,elo o `-(o e o :*e -<o 6 a&.or?($o /a*.a $a-o. a -o..a ,ele4 O /o%,r(%e-to $e o-$a $a ra$(a;<o UVB ?ar(a $e K#'-% C #N'-%! a,ro+(%a$a%e-te4 Te%o. :*e:
I..o -o. %o.tra :*e :*a-to %e-or o /o%,r(%e-to $e o-$a %a(or a e-er)(a! /o%o o /o%,r(%e-to $e o-$a $a l* UV 6 %*(to ,e:*e-o a e-er)(a ,ro$* ($a -a ,ele 2*%a-a 6
E= hc

17

%*(to )ra-$e ,o$e-$o /a*.ar .6r(a. le.Ue. /o%o! :*e(%a$*ra. e! /o% o ,a..ar $o te%,o! at6 %e.%o *% /8-/er $e ,ele4 BA A .+3 ' 'r).' do SMdio t) co pri )&to d) o&d' d) 58B & . D)t)r i&)% '0 ' )&)r(i' do =Mto&R b0 ' =r)*+@&ci' do )s o ) c0 o s)+ o )&to. R M a7 E = &7 f = /7 p =
hc

(J,JH.B3 ).(H,3.B3 ) = 4,BBeV


HL K

D,KC.B3 I

= =

H,3.B3 K = D,3C.B3BL Hz D,KC.B3 I J,JH.B3 HL = B,BH.B3 4I J .s . m D,KC.B3 I

4. ANESO
GrD1(/o $a Corre-te ?. Volta)e% BV*e.t<o >7 ,ara T KL5!' -%! -a. $(1ere-te. (-te-.($a$e. $e l* BA&ert*ra. $e >%% e #%%7! $e a/or$o /o% o. re.*lta$o. $a Ta&ela >4>4

18

GrD1(/o $a Corre-te ?. Volta)e% BV*e.t<o >7 ,ara T KL5!' -%! -a (-te-.($a$e $e l* re1ere-te a a&ert*ra $e N%%! $e a/or$o /o% o. re.*lta$o. $a Ta&ela >4>4

GrD1(/o $a Corre-te ?. Volta)e% BV*e.t<o L7 ,ara *%a %e.%a (-te-.($a$e $e l* Ba&ert*ra > %%7! %a. $(1ere-te. 1re:*Q-/(a. $e a/or$o /o% o. re.*lta$o. $a Ta&ela >454

19

7. $ON$LUSO

20

Ne.ta ,rDt(/a ,o$e%o. o&.er?ar o e1e(to 1otoel6tr(/o /o% to$a. a. .*a. /ara/ter=.t(/a.4 I-(/(al%e-te a,re-$e%o. a %o-tar o e:*(,a%e-to! o :*e -<o 1o( t<o $(1=/(l! ,o(. to$a. a. e-tra$a. era% $(1ere-te.! /o% /ore. e 1or%ato. ,r0,r(o.4 De,o(. a5*.ta%o. o a,arel2o ,ara 1a er a. %e$($a.! /al(&ra-$o o a,arel2o $e 1or%a a e-/o-trar o. ?alore. ,e$($o. -a. ta&ela.! to%a-$o o. $e?($o. /*($a$o. -e/e..Dr(o. ,ara -<o $a-(1(/ar o a,arel2o! %a-te-$o .e%,re /o&erta a .a=$a $a l8%,a$a $e J) :*a-$o a e-tra$a ,ara a /6l*la 1otoel6tr(/a e.t(?e..e $e.,rote)($a4 Vale $( er :*e e% *% o* $o(. %o%e-to. t(?e%o. :*e re1a er a /al(&ra;<o $o a,arel2o! ,o(. o. $a$o. e.ta?a% a,re.e-ta-$o erro. .()-(1(/at(?o.4 E-1(% 1ora% (-(/(a$a. a. %e$($a. $o. $(1ere-te. 1(ltro.! /o% /o%,r(%e-to. $e o-$a $(1ere-te. e o&.er?a$a. a. %e$($a. t(re( a /o-/l*.<o $e :*e :*a-to %e-or o ?alor $o /o%,r(%e-to $e o-$a %a(or a te-.<o -o .(.te%a e o. ?alore. $a. te-.Ue. e-/o-tra$o. ,ara /a$a 1(ltro! (-$e,e-$e-te $a 5a-ela :*e era *.a$a! era% &e% ,r0+(%o. o :*e %e le?o* a /o-/l*.<o $e :*e o ?alor $a te-.<o (-$e,e-$e $a (-te-.($a$e $a l* (-/($e-te4 U%a o&.er?a;<o a re.,e(to $a :*e.t<o $o(. $o :*e.t(o-Dr(o 6 :*e .e t(?6..e%o. *t(l( a$o o*tro. ?alore. %6$(o. $e te-.<o tal?e 1o..e e-/o-tra$o *% erro %e-or -o /Dl/*lo $a /o-.ta-te $e Pla-/S4 No ,ro/e$(%e-to >! /o%o 5D 1o( 1ala$o! 2o*?e *%a altera;<o -o 1(ltro ,or /a*.a $e *% erro $e $()(ta;<o e 1o( /olo/a$o o 1(ltro $e KL5!'-%4 A ,r(-/=,(o -<o 2o*?e ,ro&le%a ,ara o ,ree-/2(%e-to -a ta&ela! %a. /o%o 1o( ,er/e&($o atra?6. $o. ?alore. e-/o-tra$o.! a /orre-te $e,e-$e $(reta%e-te $a (-te-.($a$e $a l* (-/($e-te e o. ?alore.! ,ara a 5a-ela $e N%%! .e-$o a or$e% $e )ra-$e a $e "' H""! .<o %*(to alto. o :*e %e 1e ter a ($e(a $e 1a er *% )rD1(/o e+/l*.(?o ,ara e..e /a.o4 Por 1(% $e(+a-$o a 5a-ela (-ter%e$(Dr(a B>%%7 o&.er?a%o. :*e ao a*%e-tar o ?alor $o ,ote-/(al $e /orte a /orre-te a*%e-ta /o% %a(or (-te-.($a$e! ,elo %e-o. (-(/(al%e-te! :*a-$o *t(l( a%o. 1(ltro. /o% %e-or /o%,r(%e-to $e o-$a e a /*r?a /ara/ter=.t(/a o&.er?a$a -o )rD1(/o te-$e! $e,o(. $e *% $eter%(-a$o a*%e-to $a te-.<o! a 1(/ar /o-.ta-te! (..o %e le?a a /rer :*e $e,o(. $e *% a*%e-to .()-(1(/at(?o a /orre-te ,a..arD a ter .e%,re o %e.%o ?alor4 I.to 1o( o&.er?a$o -o. trQ. )rD1(/o. $o ANE_O4

21

8. BIBLIOPRA>IA% Pro14 Dr4 DIAS! N(l$o Lo(ola! FSICA MODERNA BROTEIROS DE PRTICAS7 Para a L(/e-/(at*ra e% F=.(/a M #'"#4

22

Vous aimerez peut-être aussi