Vous êtes sur la page 1sur 26

ABC da Sade

Informaes confiveis de sade na Internet. Portal direcionado ao pblico em geral que tem por objetivo a informao, divulgao e educao sobre temas de sade com mais de 750 artigos escritos exclusivamente por mais de 30 especialistas. Audincia: 35 milhes de visitas em 2011. Newsletter ABC da Sade Cadastre seu e-mail:

Incio Quem somos 10 Anos Especialidades Dieta Mediterrnea Mobile Twitter Facebook RSS

Pesquisa por ordem alfabtica:


A B C D E F G H I J K L M N O P Q

R S T U V W X Y Z

Acesso Rpido

Homem Mulher Criana Pele Sexo Comportamento Cirurgia Plstica Corao Cncer Dentes Reumatismo Infeces

Imprimir Share on email Share on twitter Share on google_plusone

VITAMINAS Consideraes Gerais O que so vitaminas? So elementos nutritivos essenciais para a vida (VITA), que na sua maioria possuem na sua estrutura compostos nitrogenados (AMINAS), os quais o organismo no capaz de sintetizar e que, se faltarem na nutrio, provocaro manifestaes de carncia ao organismo. O corpo humano deve receber as vitaminas atravs da alimentao, por administrao exgena (injeo ou via oral), ou por aproveitamento das vitaminas formadas pela flora intestinal (algumas vitaminas podem ser produzidas nos intestinos de cada indivduo pela ao da flora intestinal sobre restos alimentares). A falta de vitaminas pode ser total - avitaminose -, ou parcial - hipovitaminose. Em ambas as situaes, podem surgir manifestaes classificadas como doenas carenciais. A falta de vitaminas pode ser provocada por:

reduo de ingesto. pela diminuio da absoro. pelas alteraes da flora intestinal. pelas alteraes do metabolismo. pelo aumento de consumo. O excesso de vitaminas - hipervitaminose - pode ser a conseqncia da ingesto, ou da administrao exagerada de vitaminas.

Nota importante: quem deve diagnosticar uma falta ou excesso de vitaminas o mdico. A ingesto de vitaminas, indiscriminadamente, pode causar e, mesmo, agravar algumas doenas. - Lembrete: Nada, nenhum tipo de tablete, plula ou cpsula pode substituir uma dieta saudvel ou compensar uma m dieta. Para uma boa nutrio e boa sade a soluo simples: alimentao rica em nutrientes como frutas, vegetais e gros.

Classificao das Vitaminas Hidrossolveis

B1 B2 B6 B12 Biotina cido Pantotnico Niacina, ou Niacinamida, ou ento, fator PP (PP de Previne Pelagra) cido Flico C Bioflavonides.

Lipossolveis

A D E F K A Vitamina F no mais considerada como sendo uma vitamina. A primeira vitamina descrita foi a A. Depois, foi descoberta a vitamina B. Seguiu-se um desdobramento: a vitamina B era composta de diversos elementos; da surgiram a B1, B2, B3 e, sucessivamente, mais algumas. Da, a denominao "Complexo B".

VITAMINAS HIDROSSOLVEIS

VITAMINA C Histrico: o escorbuto a doena causada pela falta da vitamina C, sendo conhecida desde o tempo das cruzadas e diagnosticada principalmente nos habitantes do norte da Europa, onde a alimentao era pobre em verduras e frutas frescas durante o inverno. No sculo 17, com a introduo da batata na alimentao dos europeus do norte o escorbuto tornou-se raro. Com as grandes navegaes dos sculos 16 at 18, o escorbuto tornou-se a doena clssica dos marinheiros que passavam longos perodos em alto mar sem ingerirem frutas ou verduras frescas. Em 1535, os ndios do Canad ensinaram ao capito marinheiro Jacques Cartier que um ch feito com brotos de pinheiros do Canad curava o escorbuto. Somente em 1747, Lind, um mdico da marinha inglesa, fez um estudo dando a diferentes grupos de marinheiros alimentos diferentes, visando tratar o escorbuto. Dos grupos, um recebia mostarda, outro cidra, outro vinagre, outro laranjas e limes, outro gua do mar. No fim verificou que o grupo alimentado com limes e laranjas recuperava-se rapidamente da doena. Com isso a marinha inglesa introduziu na rao de seus marinheiros o suco de limo. Em 1870, s no Real Hospital Naval de Portsmouth, foram tratados 1.457 casos de escorbuto, em 1780, depois da introduo do suco de limo, s houve 2 casos da doena. Depois, descobriu-se que a maioria dos animais sintetiza a vitamina C. No entanto, o porco da ndia, os macacos no humanides, os morcegos das frutas da ndia e os humanos no so capazes de formarem o cido ascrbico. S em 1936, o cido ascrbico foi isolado e identificado. Hoje, produzido industrialmente. Um cirurgio ingls, de nome Crandon submeteu-se voluntariamente a uma dieta de 161 dias sem vitamina C. Aps 41 dias, a vitamina C j no era mais detectvel no seu

plasma e dos glbulos brancos desapareceu em 121 dias. Aps 120 dias, surgiu hiperceratose perifolicular e, em 161 dias de dieta, manifestaram-se os sangramentos subcutneos e percebeu-se que um ferimento parou de cicatrizar. Sinnimos: cido ascrbico. Doses dirias recomendadas: 60 mg Principais funes: participa na formao de catecolaminas; aumenta a absoro de ferro pelo intestino. Principais fontes: frutas e verduras frescas. Manifestaes de carncia: leses do colgeno. O escorbuto, um mal clssico dos marinheiros de longo curso, , hoje em dia, uma doena praticamente desconhecida. Uma manifestao observada nos cabelos que pode sugerir a carncia de vitamina C quando os pelos se tornam crespos nos locais onde antes eram lisos. Vide o histrico acima. Manifestaes de excesso: formao de clculos nos rins. Note-se que a dose diria recomendada de 60 mg/dia. Alguns produtos comerciais contm at 2000 mg por comprimido, o que significa a ingesto de 35 ou mais vezes o dose diria recomenda. O efeito preventivo ou curador de doenas virais, como gripe, a preveno de cncer, reduzir risco de doena cardaca e catarata, o aumento das defesas orgnicas, tudo isso no est comprovado como sendo um efeito teraputico til da vitamina C. As chances de obter um benefcio para a sade com o uso de altas doses de vitamina C so bem menores do que as de se conseguir uma doena a mais. Alimentos ricos em vitamina C:

mamo papaia: 1 unidade de tamanho mdio (188 mg vit. C) brcolis: 1 copo (116 mg vit. C) suco de laranja: 1 copo (97 mg vit. C) morangos: 1 copo (84 mg vit. C) laranja: 1 unidade de umbigo (75 mg) kiwi: 1 unidade (74 mg) melo: 1 copo (68 mg) manga: 1 unidade (57 mg)

VITAMINA B 1 Histrico: A vitamina B1 foi a primeira do complexo B a ser descoberta. A sua falta provoca o beribri, doena cuja incidncia aumentou significativamente no sculo 19, principalmente na sia quando se comeou a produzir o arroz polido. Em 1880 o almirante Takaki da marinha japonesa provou que a causa do beribri era alimentar, ao acrescentar dieta dos marinheiros da marinha nipnica peixes, carnes, cevada e vegetais. Em 1897 Eijkman, um mdico holands que atuava em Java observou que o p resultante do polimento do arroz, se diludo em gua e se administrado aos portadores de beribri, curava a doena. Em 1936 a vitamina B1 foi isolada e foi batizada com o nome de tiamina. Sinnimos: Tiamina Doses dirias recomendadas: 1,5 mg. Para mes que amamentam e para idosos 3,0 mg Principais funes: atua principalmente no metabolismo energtico dos acares. A sua funo como neurotransmissor discutida. Principais fontes: carnes, cereais, nozes, verduras e cerveja. Nota: alguns peixes e crustceos e chs pretos podem conter fatores anti-tiamina. Manifestaes de carncia: a doena carencial clssica o Beribri que se manifesta principalmente em alcolatras desnutridos e nas pessoas mal-alimentadas dos pases pobres. A manifestao neurolgica da carncia de vitamina B1 tambm denominada de Beribri seco, caracterizando-se por neurites perifricas, distrbios da sensibilidade com zonas de anestesia ou de hiperestesia, perda de foras at a paralisia de membros. No crebro, pode haver depresso, perda de energia, falta de memria at sndromes de demncia como a psicose de Korsakoff e a encefalopatia de Wernicke. As manifestaes cardacas decorrentes da falta de vitamina B1 so denominadas de Beribri mido, que se manifesta por falta de ar, aumento do corao, palpitaes, taquicardia, alteraes do eletrocardiograma, inclusive insuficincia cardaca do tipo dbito elevado. Nas crianas de peito a falta de vitamina B1 pode aparecer por ser o leite materno muito pobre em tiamina, principalmente se a me no receber suplemento de vitamina B1. Nos portadores de hipertireoidismo, havendo um aumento do metabolismo decorrente da atividade exagerada do hormnio da tireide, podem surgir manifestaes de carncia de vitamina B1 causada pelo consumo aumentado. Manifestaes de excesso: mesmo em doses elevadas, a tiamina no txica. Os eventuais excessos ingeridos so eliminados pelos rins, deixando a urina amarelada.

VITAMINA B 2 Histrico: at 1879, j havia sido observado que uma srie de compostos amarelados havia sido isolada de alimentos que foram denominados de flavinas. Verificaram que

uma parte era lbil ao calor, denominado de B1, e uma outra, que era estvel ao calor, foi denominado de B2, mais tarde vitamina B2. Sinnimos: Riboflavina Doses dirias recomendadas: 1,7 mg para homens e 1,6 mg/dia para mulheres. Principais funes: desempenha um papel importante no metabolismo energtico e como protetor das bainhas dos nervos. um fator importante no metabolismo de enzimas. Principais fontes: leite, carne e verduras. Nota: a radiao solar (UV) inativa a riboflavina. Manifestaes de carncia: muito raras. Podem aparecer em gestantes, nos esportistas de alta performance ou em doenas digestivas que alterem a sua absoro. As primeiras manifestaes de carncia so inflamaes da lngua, rachaduras nos cantos da boca, lbios avermelhados, dermatite seborrica da face, tronco e extremidades, anemia e neuropatias. Nos olhos, pode surgir a neoformao de vasos nas conjuntivas, alm de catarata. As carncias de vitamina B2 costumam acompanhar a falta de outras vitaminas. Manifestaes de excesso: no txica, mesmo em altas doses. Os excessos so eliminados pelos rins.

VITAMINA B 6 Histrico: em 1926, foi verificado que uma das conseqncias da falta de vitamina B2 era a dermatite. Em 1936 Gyrgy separou da vitamina B2 um fator solvel em gua cuja falta era a real causa das dermatites. Denominou-a de vitamina B6. Diversos produtos tm a mesma propriedade biolgica atribuda B6 (vide sinnimos). Sinnimos: Piridoxina, Piridoxol, Piridoxamina e Piridoxal. Doses dirias recomendadas: a necessidade diria de Piridoxina diretamente proporcional ingesto de protenas na dieta. Por exemplo, quem ingere 100 g/dia de protenas necessita receber 1,5 mg/dia de piridoxina. Mulheres grvidas, fumantes e alcolatras tm necessidade de doses maiores da vitamina B6. Principais funes: a vitamina B6 uma coenzima e interfere no metabolismo das protenas, gorduras e triptofano. Atua na produo de hormnios e estimulante das funes defensivas das clulas. Participa no crescimento dos jovens Principais fontes: cereais, carnes, frutas e verduras. O cozimento reduz os teores de B6 dos alimentos.

Manifestaes de carncia: so muito raras, so leses seborricas em torno dos olhos, nariz e boca, acompanhadas de glossite e estomatite. Quanto ao sistema nervoso, a carncia de vitamina B6 pode provocar convulses e edema de nervos perifricos, havendo suspeitas de que possa provocar a sndrome do tnel carpiano. Distrbios do crescimento e anemia so atribudos carncia de vitamina B6. Manifestaes de excesso: a Piridoxina tem baixa toxicidade aguda, mas doses de 200 mg/dia, tanto por via oral como parenteral, podem provocar intoxicaes neurolgicas, surgindo sintomas como formigamentos nas mos e diminuio da audio. Foram relatados casos de dependncia da piridoxina.

VITAMINA B 12 Histrico: a vitamina B12, na sua histria como nas suas funes, est intimamente ligada ao cido flico e tem no seu currculo dois prmios Nobel. A histria comeou em 1824 quando Combe e Addison descreveram casos de anemia megaloblstica. Combe associou essa anemia a fatores digestivos, mas, somente em 1860, Austin Flint descreveu uma severa atrofia gstrica e falou da possibilidade duma eventual relao com a anemia anteriormente citada. Em 1872, Biermer deu-lhe o nome de anemia perniciosa. Em 1925, Whipple observou que o fgado contm um potente fator que corrigia as anemias ferroprivas de ces. Minot e Murphy seguindo e continuando nessa linha de observaes descreveram a eficcia da alimentao com fgado para reverter a anemia perniciosa e receberam o prmio mximo da medicina. Pouco tempo depois, Castle observou a existncia de um fator secretado pelas clulas parietais do estmago, denominado de fator intrnseco, que era necessrio para corrigir a anemia perniciosa e que agia em conjunto com um fator extrnseco, semelhante a uma vitamina, obtido do fgado. Somente 20 anos depois Rickes, Smith e Parker isolaram e cristalizaram a vitamina B12. Depois Dorothy Hodgkin determinou a estrutura cristalina da Vitamina B12 e por isso tambm recebeu um Prmio Nobel. Nas tentativas de purificar o fator extrnseco Wills descreveu uma forma de anemia perniciosa na ndia, que respondia ao fator extrado do fgado, mas que no respondia s fraes purificadas que se sabia serem eficazes no tratamento da anemia perniciosa. Era conhecido com o fator de Wills, depois denominado de Vitamina M e hoje conhecido como cido flico, que foi isolado, em 1941, por Mitchell. Trabalhos recentes mostraram que nem a Vitamina B12, nem o cido flico purificados e obtidos de alimentos so a enzima ativa para os humanos. Durante a sua obteno formas lbeis e ativas so convertidas em congneres estveis da vitamina B12 e cido flico, a cianocobalamina e o cido pteroilglutmico respectivamente. Esses congneres devem ser convertidos in vivo para serem eficazes para o metabolismo. Sinnimos: cobalaminas, hidroxicobalamina, cianocobalamina Doses dirias recomendadas: 6 ug/dia. Os nveis de vitamina B12 no sangue podem ser medidos e assim fazer um diagnstico de carncia ou no.

Principais funes: essencial para o crescimento de replicao celular. Importante na formao das hemcias (os glbulos vermelhos do sangue). Principais fontes: carne e fgado. tambm produzida pela flora do intestino grosso, mas l no absorvida. A absoro se d no intestino delgado depois dela ter sido ativada no estmago aonde chega com a ingesto de alimentos. A vitamina B12 necessita do chamado "fator intrnseco", existente nos estmagos normais, para ser absorvida. A vitamina B 12 formada nos intestinos, por no ter sido ativada pelo fator intrnseco quase no absorvida. Cerca de 12% das pessoas com mais de 65 anos apresenta nveis plasmticos de cobalamina menor do que 258 pmol/L decorrentes de uma menor absoro da vitamina B12. Nveis baixos dessa vitamina estariam associados com um maior risco de cncer e de doenas vasculares. Os vegetais, per se, no contm vitamina B12, isso poderia levar os vegetarianos a apresentarem a sua falta. Contudo isso nem sempre acontece porque bactrias contaminantes dos vegetais ou mesmo as do trato intestinal, agindo sobre os restos desses vegetais, formam a vitamina B12 e, assim, suprem parcialmente o organismo daqueles que no ingerem carne, fgado, ovos ou leite e seus derivados. Manifestaes de carncia: anemia macroctica ou perniciosa a principal manifestao. Existem evidncias de que nveis baixos de vitamina B12 estariam associados a uma maior incidncia de doenas vasculares e cancerosas. Clulas de regenerao e replicao rpida (mucosas e epitlio cervical uterino) tambm se ressentem da falta de vitamina B12. A carncia de vitamina B12 comum em pessoas operadas do estmago quando foi retirada a parte que produz o fator intrnseco responsvel pela absoro da vitamina B12. So propensos a apresentarem manifestaes de falta de vitamina B12 os vegetarianos restritos (que no ingerem carnes, ovos, leite e seus derivados), os portadores de parasitoses intestinais, as pessoas operadas do pncreas, os portadores de doenas inflamatrias crnicas dos intestinos e os idosos. As deficincias de vitamina B12 podem provocar leses irreversveis do sistema nervoso causadas pela morte de neurnios. Os sintomas neurolgicos so os mais variados e decorrem da morte ou perda de funo das clulas atingidas nos mais diferentes setores do crebro e medula. As alteraes neurolgicas podem acontecer mesmo no havendo ainda anemia. Manifestaes de excesso: no so citadas na literatura mdica. ALERTAS

A vitamina B12 indicada por alguns para tratar dores musculares ou articulares. A sua eficcia como analgsico nestas situaes no est confirmada. So relatados casos de reaes alrgicas ao uso da vitamina B12, principalmente se

usada via injetvel. Doses maiores do que 100 microgramas por dia no so aproveitadas pelo organismo humano por superarem a capacidade de aproveitamento e por isso serem eliminadas na urina. Em algumas doenas intestinais, pode acontecer a falta de absoro de vitamina B12. Nesses casos, ela deve ser administrada via parenteral, geralmente uma dose a cada 30 dias. Se no existir doena dos intestinos, a vitamina B12 pode ser prescrita via oral. Diagnosticada a anemia macroctica ou perniciosa, pode-se administrar vitamina B12, mas no se pode deixar de investigar as causas da sua deficincia. Em pacientes com carncia de vitamina B12 e cido flico, com a administrao de polivitamnicos que contenham tambm cido flico em doses pequenas, ou que no o contenham, pode acontecer uma melhora da anemia e ser provocado um agravamento das manifestaes neurolgicas decorrentes do desvio do cido flico para corrigir a anemia perniciosa. S faa reposio de vitamina B12 sob a superviso e orientao de um mdico. CIDO PANTOTNICO Histrico: O cido pantotnico foi descoberto por Williams em 1933 como sendo uma substncia essencial para o crescimento de leveduras. O seu nome vem do grego, em que Panthos significa de todos os lugares. Isso porque o cido pantotnico encontrado em toda a parte. O seu primeiro papel foi verificado que uma doena denominada pelagra dos pintos, curada com extratos de fgado, mas no com o cido nicotnico. Foi demonstrado por Wooley e Jokes que o fator que curava a dermatite das aves era o cido pantotnico. Em 1947, Lipmann mostrou que a acetilao da sulfanilamida necessitava de um cofator que continha cido pantotnico. Sinnimos: Coenzima A. Doses dirias recomendadas: estimada em at 10 ug. difcil determinar a dose mnima diria necessria por serem os estados carenciais praticamente desconhecidos. Principais funes: atua no metabolismo da maioria das clulas, na produo de hidratos de carbono, protenas e lipdios. Interfere na produo de energia dentro das clulas e na produo de hormnios. Principais fontes: carnes, ovos, frutas, cereais e verduras, sendo encontrada, praticamente, em todos os alimentos. Manifestaes de carncia: so muito raras. As carncias podem ser produzidas experimentalmente com alimentos artificiais, pelo uso de alguns antibiticos, nesses casos surgem cansao, distrbios do equilbrio e do sono, cibras e distrbios digestivos, como flatulncia e clicas abdominais. Pessoas com dietas normais no tm carncia de cido pantotnico.

Manifestaes de excesso: o excesso de ingesto (mais de 10 a 20 mg/dia) pode provocar diarria. Como acontece com as demais vitaminas hidrossolveis, os excessos so eliminados pelos rins, na urina. NIACINA E NIACINAMIDA (FATOR PP) Histrico: Pelle agra o termo em italiano para pele spera, doena conhecida h sculos na Itlia, onde comia-se principalmente milho. Em 1914, Funk postulou que a pelagra era uma doena carencial. Pouco tempo depois Goldberg demonstrou que se podia curar a pelagra com carne fresca, ovos e leite. Goldberg tambm observou que se dava a dieta carente dos humanos aos ces, causando a doena da lngua preta. Depois verificaram ser tambm um componente hidrossolvel, termo estvel que acompanhava o complexo B. Em 1935, Warburg e outros isolaram o cido nicotnico do sangue de cavalos. Sinnimos: cido nicotnico e niacinamida e fator PP. Tambm denominados de vitaminas da inteligncia. Doses dirias recomendadas: 15 mg. Principais funes: influencia a formao de colgeno e a pigmentao da pele provocada pela radiao ultravioleta. No crebro, a niacina age na formao de substncias mensageiras, como a adrenalina, influenciando a atividade nervosa. Principais fontes: carnes e cereais. Origina-se do metabolismo do triptofano: 60 mg de triptofano produzem 1 mg de Niacina. As pessoas que se alimentam principalmente base de milho so propensas a manifestaes de carncia de Niacina por ser o milho muito pobre em triptofano. Manifestaes de carncia: a doena dos 3 "D", composta por Diarria, Demncia e Dermatite. A lngua pode apresentar cor avermelhada, ulceraes e edema. Pode haver salivao excessiva e aumento das glndulas salivares. Podem aparecer dermatites parecidas com queimaduras de pele, diarria, esteatorria, nuseas e vmitos. No sistema nervoso, aparecem manifestaes como cefalia, tonturas, insnia, depresso, perda de memria e, nos casos mais severos, alucinaes, demncia e alteraes motoras e alteraes neurolgicas com perodos de ausncia e sensaes nervosas alteradas. Manifestaes de excesso: a Niacina no costuma ser txica, mesmo em altas doses, mas pode provocar coceira, ondas de calor, hepatotoxicidade, distrbios digestivos e ativao de lceras ppticas. Observao: a denominao PP significa Previne Pelagra, manifestao encontrada principalmente em alcolatras de destilados quando mal-alimentados. ACIDO FLICO Histrico: vide o histrico da vitamina B12.

Sinnimos: folacina, folatos e cido pteroilglutmico so sinnimos. Vitamina M e vitamina B9 so denominaes fora de uso. tambm denominada de "vitamina da futura mame". Doses dirias recomendadas: 0,2 mg para crianas e 0,4 mg para adultos. imprescindvel para mulheres antes da concepo e no primeiro ms da gravidez a fim de evitar doenas congnitas da criana, como anencefalia e espinha bfida. A dieta habitual contm em torno de 0,2 mg de cido flico. O cozimento prolongado dos alimentos pode destruir at 90% do seu contedo em cido flico. Principais funes: atua em conjunto com a vitamina B12 na transformao e sntese de protenas. necessria na formao dos glbulos vermelhos, no crescimento dos tecidos e na formao do cido desoxiribonucleico, que interfere na hereditariedade. O cido flico tem um papel na preveno de doenas cardiovasculares, principalmente nos portadores de distrbios metablicos em que h um aumento da hemocistena no sangue, onde atua como redutor dessa substncia txica. O cido flico sinttico seria mais bem absorvido pelo organismo humano, um dado apregoado principalmente pela indstria farmacutica. A literatura mdica chinesa apregoa que o cido flico teria um efeito de preveno do cncer de estmago. Existem autores que sugerem ser o cido flico preventivo para o cncer de intestino grosso e colo de tero. Quanto ao cncer, sua etiologia e preveno, no existe unanimidade entre os autores. H defensores de idias que podem representar vaidades individuais ou interesses comerciais. Existem pases, entre os quais a Inglaterra e o Chile, em que o cido flico acrescentado farinha de trigo de uso domstico. Nesses pases, a suplementao por outras vias desnecessria. Principais fontes: carnes, verduras escuras, cereais, feijes e batatas. Um copo de cerveja, de 200 ml, contm 0,06 mg de cido flico. Manifestaes de carncia: a manifestao principal da carncia de cido flico a alta incidncia de crianas com malformaes congnitas do sistema nervoso nascidas de mes que foram carentes em cido flico no incio da gravidez. Tambm est aumentada a incidncia de lbio leporino e fissura palatina nesta situao. Estima-se que a administrao preventiva de cido flico neste perodo e durante toda a gestao, reduziria a incidncia de malformaes congnitas em 70%. A falta de cido flico aumenta a incidncia de partos prematuros. Um fator de risco est no fato de muitas mulheres ignorarem que esto grvidas. no incio da gestao que a suplementao de cido flico importante. A carncia de cido flico comum em alcolatras mal-alimentados, em desnutridos crnicos, em pessoas que no consomem vegetais verdes, como espinafre, acelga,

brcolis e nas pessoas que se alimentam, principalmente, de comidas industrializadas. A carncia de cido flico, junto com a carncia de vitamina B12, pode levar as pessoas a sentirem vertigens, cansao, perda de memria, alucinaes e fraqueza muscular. Manifestaes de excesso: existem fortes evidncias de que altas doses de cido flico reduzem o risco de doenas das coronrias e de cncer do intestino grosso. Mas essas evidncias no so definitivas e no se sabe quais seriam as doses recomendadas. Existem estudos que sugerem que a administrao exagerada de cido flico durante a gravidez aumentaria a incidncia de abortos. Outros estudos negaram esta citao, pois o nmero de gravidezes, entre as mulheres que receberam altas doses de cido flico e que terminaram em aborto foi igual ao nmero de mulheres que receberam doses normais de cido flico - em torno de 9,1%. CARNITINA Histrico: em 1905, a carnitina foi identificada com um constituinte nitrogenado dos msculos, depois reconhecido com sendo um fator de crescimento das larvas da farinha. Em 1950, os pesquisadores Fritz e Bremer observaram o papel da carnitina na oxidao de cidos graxos nos mamferos. O nome carnitina viria de carne (msculo) Sinnimos: L-carnitina, vitamina B11. Doses dirias recomendadas: a dose de 15 mg/dia, via oral, da levo-carnitina bem tolerada pelo homem e no mostra nenhum efeito colateral aprecivel. Principais fontes: carnes, peixes e laticnios. Principais funes: a L-carnitina importante para a oxidao de cidos graxos, para o metabolismo dos acares e promove a eliminao de certos cidos orgnicos. Atua no endotlio dos vasos, reduzindo os nveis de triglicerdeos e colesterol. Age levando as gorduras para dentro das clulas, produzindo energia, aumentando o consumo de gorduras e, dessa forma, tendo uma funo protetora do fgado. Todas essas funes e qualidades da carnitina so discutveis e postas em dvida, principalmente pelos vegetarianos. Manifestaes de carncia: so raras e encontradas principalmente em desarranjos metablicos hereditrios. Cansao, fraqueza muscular, confuso e manifestaes cardacas so os sintomas mais freqentes. Podem surgir leses tubulares renais com insuficincia renal. Manifestaes de carncia de carnitina so descritas em pacientes alimentados por via parenteral (na veia), mas so facilmente corrigidas pela suplementao. Nas doenas isqumicas do corao e nas miocardiopatias, a carnitina tem um papel importante, pois a energia do msculo cardaco vem em boa parte da oxidao de cidos graxos. Manifestaes de excesso: no so descritas.

BIOTINA Histrico: em 1916, Bateman observou que ratos alimentados com clara de ovo como nica fonte de protenas desenvolviam desordens neuromusculares, dermatite e perda de cabelos. Esta sndrome poderia ser prevenida caso se cozinhasse a clara ou se fosse acrescentado fgado ou levedura dieta. Em 1936, Kgl e Tnis isolaram da gema do ovo uma substncia que era essencial para o crescimento da levedura e a denominaram de biotina. Depois, verificou-se que esse fator e aquele que prevenia a intoxicao da clara de ovo cozida eram o mesmo. Sinnimos: vitamina B8. Da biotina existem 3 variantes que so a biocitina, a lisina e o dextro e levo sulfoxido de biocitina. So teis para o crescimento de certos microorganismos e sua utilidade para o homem no conhecida. Doses dirias recomendadas: 100 a 200 microgramas. Principais fontes: carnes, gema de ovos, leite, peixes e nozes. A biotina estvel ao cozimento. Principais funes: funo importante no metabolismo de acares e gorduras. Manifestaes de carncia: muito raras e praticamente s aparecem se houver destruio das bactrias intestinais, administrao de antimetablicos da biotina e alimentao com clara de ovo crua para que acontea a carncia de biotina. Nestes casos surgem glossite atrfica, dores musculares, falta de apetite, flacidez, dermatite e alteraes do eletrocardiograma. Pessoas que se alimentam por longo tempo somente de ovos crus tm apresentado estas manifestaes. Pessoas alimentadas por via parenteral tambm podem apresentar sinais e sintomas de carncia de biotina. As leses da pele caraterizam-se por dermatite esfoliativa severa e queda de cabelos que so reversveis com a administrao de biotina. Crianas com seborria infantil e pessoas com defeitos genticos so tratados com doses de 5 a 10 mg/dia de biotina. Manifestaes de excessos: grandes doses de biotina podem provocar diarria. COLINA Histrico: a colina no uma vitamina, mas foi tida como sendo um dos componentes do complexo B. Em 1932, Best observou que ces pancreatectomisados e mantidos com insulina desenvolviam um fgado gorduroso. Isso podia ser evitado acrescentando-se sua dieta gema de ovos crus, lecitina ou pncreas. Foi demonstrado que a substncia responsvel por esse efeito era a colina. Esse estudo iniciou os subseqentes sobre as substncias lipotrpicas. Sinnimos: Trimetiletanolamina. semelhante acetilcolina, tendo uma ao farmacolgica semelhante, mas muito discreta.

Doses dirias recomendadas : 400 a 900 mg. Principais fontes: gema de ovos, fgado e amendoim. Funes: mobiliza as gorduras do fgado (ao lipotrpica) e importante na formao do neurotransmissor acetilcolina alm de agir com ativador de plaquetas (PAF). ainda importante como componente de fosfolipdeos. A colina fornecedora de radicais metila, essenciais para trocas metablicas. Atua em combinao com a vitamina B12. Manifestaes de carncia: provoca acmulo de gorduras no fgado, cirrose, aumento na incidncia de cncer de fgado, leses hemorrgicas dos rins e falta de coordenao motora. NOTA - o tratamento de cirrose e da esteatose hepticas decorrente da ingesto de lcool no responde ao uso de colina. Do mesmo modo, ela no se mostrou eficaz no tratamento de doenas neurolgicas com Alzheimer, ataxia de Friederich, discinesias, doenas de Huntington e Tourette. Manifestaes de excesso: no so descritas BIOFLAVONIDES Nos vegetais, existem substncias denominadas flavonides, anteriormente conhecidas com vitaminas P. Os flavonides no so mais includos entre as vitaminas. Existem mais de 5000 substncias identificadas e derivadas de plantas que so reconhecidas como flavonides. Flavus, em latim, significa amarelo e, por terem uma cor amarelada quando isoladas, essas substncias tm essa denominao. Nos vegetais seriam os responsveis pela sua cor e teriam a funo de proteger a planta da ao do oxignio da atmosfera. Por analogia, espera-se uma ao semelhante no organismo humano, ao proteger as clulas do corpo humano, principalmente as dos vasos, das agresses e degeneraes decorrentes da ao dos radicais cidos sobre os tecidos. Sinnimos: vitamina P, Rutina Doses dirias recomendadas: no existem dados sobre isso. Principais funes: proteger o endotlio vascular das agresses dos radicais cidos e tambm diminuir a adesividade das plaquetas, diminuindo o risco da formao de trombos e conseqente obstruo de artrias que poderiam resultar em infartos. Principais fontes: os vegetais e, nestes, so encontrados, principalmente, nas cascas. Muito comentados so os bioflavonides do chocolate, dos vinhos, dos sucos de uvas e de outros produtos derivados de plantas, mesmo os industrializados. As indstrias jogam pesado na difuso desses conceitos que salientam o valor dessas substncias. Entretanto, do ponto de vista nutricional, as frutas contm muito mais flavonides do que os produtos industrializados. J a produo do vinho, por ser uma fermentao anaerbia conserva melhor os flavonides. Manifestaes de carncia: no so descritas, mas admitido que a sua carncia favoreceria o envelhecimento precoce, onde sua falta no ofereceria o fator protetor s

alteraes degenerativas vasculares. Na verdade, o retardo do envelhecimento, um fato muito desejado, teoricamente apregoado, ainda foi no confirmado por trabalhos cientficos srios de longo prazo. Vegetarianos e alguns fetichistas alimentares abraam essas idias de benefcios com veemncia. Manifestaes de excesso: a administrao exagerada de flavonides est associada a uma maior incidncia de leucemia nos recm nascidos de mes que receberam doses grandes de flavonides durante certos perodos da gestao. Existem no comrcio produtos que contm altas doses de flavonides, e as mulheres em idade frtil devem ser avisadas dos limites que devem obedecer na ingesto desses produtos. Em algumas pessoas, a ingesto de flavonides desencadeia dor de cabea, a conhecida enxaqueca de alguns consumidores de vinho. A dor de cabea aps ingesto exagerada, ou mesmo moderada, de vinho, geralmente atribuda por alguns ao lcool, por outros aos vinhos de m-qualidade. Contudo, existem autores que afirmam serem os flavonides os responsveis por essa manifestao desagradvel. A ingesto de chocolate em grande quantidade no deixa de ter os seus inconvenientes, sendo um deles a obesidade. A ingesto de vinho em doses exageradas tambm no recomendada. Resumindo, pequenas pores de chocolate e um ou dois clices (de 100 ml) de vinho, por dia, considerado recomendvel. Se a inteno for a de suprir o organismo de flavonides, o melhor consumir frutas e verduras frescas.

VITAMINAS LIPOSSOLVEIS

VITAMINA A Dados histricos: a cegueira noturna, a principal manifestao da carncia de vitamina A, j era conhecida dos egpcios h mais de 3 mil anos. Eles desconheciam a razo dessa manifestao, mas a tratavam empiricamente com compressas de fgado frito ou cozido sobre os olhos. Hipcrates h dois mil anos j recomendava comer fgado para tratar a cegueira noturna. Em 1865, no Brasil, foi descrita a Oftalmia brasiliana, uma doena que atingia escravos mal-alimentados. S em 1913, num estudo experimental, foi descrito que animais atingidos pela xeroftalmia (secura dos olhos) tinham essa manifestao curada pela ingesto de gema de ovos, leite, manteiga e leo de fgado de bacalhau. Durante a guerra mundial de 1914 a 1918, foi observado que a xeroftalmia em humanos era decorrente da carncia de manteiga na dieta. Sinnimos: os retinides so substncias como o Retinol e seus derivados, que tm as propriedades biolgicas da vitamina A. Os retinides ocorrem na natureza ou so produzidos sinteticamente. Dose diria recomendada: 1 mg ou 5.000 UI

Principais funes: importante para as funes da retina, principalmente para a viso noturna. Exerce ainda funo na cornificao da pele e das mucosas, no reforo do sistema imunolgico, na formao dos ossos, da pele, cabelos e unhas. importante no desenvolvimento embrionrio. Tem influncia nas reaes imunolgicas e teria efeitos na preveno de certos tumores. A vitamina A tem funo antioxidante, ela fixa-se aos chamados radicais-livres que se originam da oxidao de diversos elementos. Esses radicais-livres teriam um efeito nocivo para as clulas e so tidos como causadores de arterioesclerose, catarata, tumores, doenas da pele e doenas reumticas. Principais fontes de vitamina A, contedo em cada 100 gramas de alimento:

Fgado - 25 mg Fgado de galinha - 11 mg Fgado de gado - 8 mg Pat de fgado - 2 mg Cenouras -1 mg. Nota - em 1 grama de fgado do urso polar encontram-se 12 mg (40.000 UI) de retinol. Manifestaes de carncia:

Olhos a ceratomalcia (amolecimento da crnea), olhos secos, com ulceraes e xerose da conjuntiva e crnea so as manifestaes mais precoces. A cegueira noturna, a mais conhecida, uma das primeiras manifestaes de carncia da Vitamina A. A dificuldade extrema de viso, inclusive a cegueira total so as manifestaes mais graves da sua carncia. Sistema respiratrio o epitlio das vias areas sofre alteraes, a queratinizao, o que propicia um aumento de infees. Pode haver uma diminuio da elasticidade pulmonar dificultando a respirao. Pele a queratinizao e a secura da pele levam erupo de ppulas que envolvem os folculos sebceos principalmente nas extremidades dos membros. Sistema gnito-urinrio

a deficincia de vitamina A leva a formao de clculos renais. O epitlio das vias urinrias torna-se rugoso o que facilita o depsito de cristais e a formao dos clculos. Ocorrem ainda alteraes na formao de espermatozides, degenerao de testculos, abortos, anomalias e mortes fetais. Sistema digestivo ocorrem alteraes no epitlio intestinal, metaplasias no epitlio dos dutos pancreticos, que seriam responsveis pelas diarrias atribudas falta de vitamina A. Glndulas sudorparas podem atrofiar e sofrer queratinizao. As alteraes do suor podem alterar os cheiros do corpo, para pior. Ossos nos animais, experimentalmente, a falta de vitamina A provoca alteraes como o aumento da porosidade e espessamento dos ossos. Sistema nervoso alteraes do olfato, do paladar e da audio podem ocorrer. Leses de nervos e aumento na produo de lquor com hidrocefalia tm sido relatados. Sangue pode haver diminuio na formao de glbulos vermelhos. Manifestaes de excesso: O excesso de vitamina A, uma situao freqente em pessoas que ingerem vitaminas deliberadamente, pode causar manifestaes clinicas desagradveis e at perigosas. A intoxicao por vitamina A poder ser aguda ou crnica. A ingesto prolongada de 30 mg/dia de retinol, durante 6 meses ou mais, provoca intoxicaes. Algumas pessoas mesmo com 10 mg/dia j apresentam sintomas. Em crianas, 7,5 a 15 mg/dia durante um ms j produz manifestaes de toxicidade. Para acontecer uma intoxicao aguda so necessrios, para um adulto, 500 mg; para um jovem, 100 mg; e para uma criana, 30 mg. Pela ingesto exagerada podem surgir manifestaes como pele seca, spera e descamativa, fissuras nos lbios, ceratose folicular, dores sseas e articulares, dores de cabea, tonturas e nuseas, queda de cabelos, cibras, leses hepticas e paradas do crescimento alm de dores sseas. Podem surgir tambm falta de apetite, edema, cansao, irritabilidade e sangramentos. Aumentos do bao e fgado, alteraes de provas de funo heptica, reduo dos nveis de colesterol e HDL colesterol tambm podem ocorrer. J foram observados casos de envenenamento fatais pela ingesto de fgado de

urso polar. Grande cuidado deve ser dado a produtos que contenham o cido retinico usado no tratamento do acne. Doses recomendadas - 1 mg por dia para pessoas normais. Para mulheres grvidas, pessoas com distrbios de digesto das gorduras, diabete, idosos e alcolatras so recomendas doses 25 a 50% maiores. ALERTAS:

Existem estudos realizados com voluntrios em que se observou que a ingesto exagerada e prolongada de vitamina A aumentou incidncia de cncer, principalmente o de mama e intestino grosso. Isso ainda no est plenamente confirmado. A ingesto em excesso de pode levar a um aumento na incidncia de fraturas de colo de fmur. A ingesto do dobro das necessidades dirias em mulheres grvidas est associada a uma maior incidncia de defeitos congnitos especficos das crianas. Essa tambm uma assertiva que necessita ser confirmada. Sugesto final - se voc uma pessoa normal, com alimentao normal, evite a suplementao de vitamina A. Se apresentar alguma manifestao sugestiva de carncia dessa vitamina, consulte o seu mdico e pea orientao.

VITAMINA E Histrico : em 1922, Evans e Bischop observaram que ratas grvidas no conseguiam manter a prenhez na falta de um fator desconhecido. Engravidavam, mas abortavam posteriormente. Tambm foram observadas alteraes nos testculos dos ratos carentes dessa substncia, considerada como sendo antiesterilidade, da vitamina E. Evans isolou a vitamina e em 1936, verificou que se tratava de tocoferis, num total de oito, sendo o alfatocoferol o mais importante. Sinnimos: tocoferol. Em verdade so oito substncias semelhantes reunidas sob o nome de tocoferis. Dose diria recomendada: 10 a 30 UI. Principais funes: inicialmente, era tida como a vitamina da fertilidade sendo indicada para tratar a impotncia sexual. Para desiluso de alguns, isso nunca foi comprovado. Em animais (ratos) a falta de vitamina E provoca alteraes neurolgicas degenerativas da medula. Em humanos a falta de vitamina E provoca alteraes neurolgicas como diminuio dos reflexos, diminuio da sensibilidade vibratria, da propriocepo e oftalmoplegia. As dificuldades visuais podem ser agravadas pela retinopatia pigmentar tambm provocada pela falta de vitamina E.

No existem provas que demonstrem ser a vitamina E de utilidade no tratamento de distrbios menstruais, vaginites, alteraes de menopausa, toxemia gravdica e dificuldades reprodutivas. A vitamina E ajuda no tratamento de miopatias necrosantes, mas no til no tratamento da distrofia muscular. Os tocoferis agem como antioxidantes, protegendo as clulas dos efeitos nocivos das substncias txicas, principalmente dos radicais cidos. Atualmente, admite-se que protegem do cncer, da arteriosclerose, das inflamaes articulares e das complicaes do diabete, por bloquearem as modificaes oxidativas das lipoprotenas de baixa densidade. discutvel se doses altas de Vitamina E exeram algum benefcio na preveno de doenas cardiovasculares. Existem observaes em que foram administrados 400 UI/dia de Vitamina E em pacientes portadores de doena isqumica do corao. Nesse grupo, a incidncia de um infarto do miocrdio foi reduzida para a metade, mas a vida mdia essas pessoas no foi prolongada. Um outro estudo mostrou que, em pacientes submetidos dilise renal, por serem portadores de insuficincia renal crnica, a incidncia de mortes por doena do corao caiu para a metade do esperado quando lhes foi administrada a Vitamina E. J num estudo realizado na Itlia, na mesma situao clnica, no se verificou uma mudana significativa da incidncia de doenas cardiovasculares ao lhe administrarem altas doses de Vitamina E. No entanto, o nmero de mortes por causas cardacas foi significativamente menor. Devemos salientar ainda que o efeito dos anti-radicais-livres obtido principalmente na presena dos flavonides. CONCLUSES

A curto prazo, em cardiopatas, no existem evidncias de benefcios bvios com a suplementao de Vitamina E. Um benefcio, a longo prazo, ainda no est definido. Quanto aos benefcios na preveno do cncer os resultados so controversos. Para evitar o cncer de seio no existem evidncias que o confirmem. Quanto ao cncer de intestino grosso os resultados so conflitantes. Um grupo que avaliou a associao de Alfa-tocoferol mais Beta caroteno notou uma significativa reduo do cncer de prstata e nenhum benefcio na preveno de outras doenas cancerosas. Esse mesmo grupo de investigadores observou que dentre os fumantes houve um aumento significativo de acidentes vasculares cerebrais quando recebiam altas doses de Vitamina A e E. Existem evidncias discretas de que altas doses de Vitamina E associadas ao Ginko biloba tornariam a progresso da doena de Alzheimer mais lenta. Principais fontes: azeites vegetais, cereais e verduras frescas. O leite de mulher contm vitamina E suficiente para o filho em aleitamento ao peito, ao contrrio do leite de vaca. Manifestaes de carncia: vide as principais funes descritas acima.

Manifestaes de excesso: a vitamina E mesmo em altas doses no tida como txica, mas, se ingerida em excesso, pode, eventualmente, competir na absoro e reduzir a disponibilidade das outras vitaminas lipossolveis, alm do ferro dos alimentos, e, assim, colaborar para o desencadeamento de anemias. Observou-se ainda que altas doses de Vitamina E aceleram a progresso de retinite pigmentosa.

VITAMINA K Histrico: em 1929, Dam observou que pintos alimentados com certas raes apresentavam sangramentos decorrentes da diminuio dos nveis de protrombina no sangue. Seis anos depois verificou que uma substncia desconhecida, solvel em gorduras, combatia as perdas de sangue. Deu-lhe o nome de vitamina K (Koagulations Vitamine). Na mesma poca, outros investigadores, observando pacientes ictricos e pesquisando as causas da diminuio da coagulabilidade sangnea, verificaram ser a diminuio de protrombina o fator responsvel. Em 1936 observaram que animais com fstulas biliares, em que a bile no chegava ao intestino, apresentavam o mesmo problema e verificaram que podiam corrigi-lo alimentando os animais com sais biliares. Sinnimos: a vitamina K composta de 3 tipos, a K1 (Fitonadione), a K2 (menaquinonas) e a K3 (menadione). Doses dirias recomendadas: no esto ainda determinadas as doses mnimas dirias necessrias para manter a normalidade da coagulao. Admite-se como sendo 0,5 a 1 micrograma por kg de peso o mnimo necessrio. Pessoas deficientes em vitamina K so tratadas com 0,03 microgramas por kg de peso. Nas pessoas adultas a vitamina K2 formada no prprio intestino do indivduo por ao de bactrias sobre o contedo intestinal. A vitamina K1 vem dos vegetais. Em recm-nascidos isso no aconteceu ainda, motivo pelo qual alguns pediatras a administram para as crianas logo aps o nascimento a fim de evitar as conseqncias de uma carncia (sangramentos). Principais funes: as vitaminas K1 e a K2 praticamente no tm atividade farmacodinmica em pessoas normais. A vitamina K atua na produo de protrombina, fator importante na coagulao do sangue. Age, ainda, na preveno de osteoporose em idosos e mulheres depois da menopausa. Principais fontes: verduras e fgado. Manifestaes de carncia: em adultos, extremamente rara e pode ser a conseqncia de doenas em que exista m-funo do fgado, m-absoro intestinal, alteraes da flora intestinal (uso prolongado ou intensivo de antibiticos) ou desnutrio. A carncia manifesta-se por tendncia ao sangramento. Manifestaes de excesso : as vitaminas K1 e K2 no so txicas, mesmo em altas doses. J a vitamina K3 em altas doses pode provocar anemia e leses no fgado. A injeo de Fitonadione na veia pode provocar dores no peito, choque e raramente a morte, o que por alguns atribudo aos solventes usados nas solues injetveis. O Menadione irritante para a pele e para os pulmes, pode provocar anemia hemoltica,

kernicterus nos recm nascidos, principalmente em crianas prematuras. Em pessoas doentes do fgado, tanto a menadione com o fitonadione podem deprimir ainda mais a funo heptica.

VITAMINA D Histrico: a vitamina D, em verdade, a denominao atribuda a duas substncias, o colecalciferol e o ergocalciferol. Ambas tm a propriedade de evitar ou curar o raquitismo, que era atribudo falta de ar fresco e de sol para as crianas criadas em zonas urbanas. Outros autores creditavam a doena a erros alimentares. Em 1919, dois autores, Mellanby e Huldschinsky verificaram que todos tinham razo, pois adicionar leo de fgado de bacalhau dieta ou expor as crianas ao sol, prevenia ou curava a doena. Em 1924, os autores Heis, Steenbock e Black verificaram que irradiando as raes animais com radiao ultravioleta tambm curava ou prevenia o raquitismo. Sinnimos: Calciferol Doses dirias recomendadas: 400 UI Principais funes: a vitamina D age com um hormnio na regulao do clcio dos ossos e sangue. Principais fontes: o organismo humano capaz de sintetizar a vitamina D a partir do colesterol, por isso, poderia deixar de ser considerada uma vitamina segundo a definio das mesmas. Nas regies em que h pouca radiao solar o corpo humano tem a necessidade de complementar as carncias alimentares e/ou ambientais. As principais fontes so fgado, leos de peixes e gema de ovos. Existem no mercado produtos lcteos "enriquecidos" de vitaminas D, o que num pas ensolarado como o Brasil dispensvel (vide manifestaes de excesso abaixo). Manifestaes de carncia: a carncia de vitamina D provoca, nas crianas, o raquitismo e nos adultos a osteomalcia (amolecimento dos ossos). Nos idosos leva osteoporose. Manifestaes de excesso: doses exageradas de vitamina D provocam a hipercalcemia (excesso de clcio no sangue) o que favorece o depsito de clcio nos vasos (arteriosclerose) e ainda a eliminao aumentada de clcio na urina o que por sua vez favorece a formao de clculos urinrios. Altos teores de clcio no sangue alteram as funes do corao e dos nervos. Tanto o excesso como a carncia de vitamina D altera a formao dos ossos.

VITAMINA F Sinnimos: o nome vitamina F uma denominao antiquada que agrupa os cidos graxos no saturados essenciais (no formados no organismo humano), como o cido

linoleico, o cido oleico e o cido linlico. No so aminas e, por isso, deixaram de ser considerados como sendo vitaminas. Principais funes: protetores cutneos e interferem no crescimento do corpo humano. Os cidos graxos essenciais so usados principalmente nos cosmticos de uso tpico e servem para deixar a pele macia por terem um efeito antiqueratinizante. So muito usados para tratar as peles secas, peles rachadas e envelhecidas. Principais fontes: o nome de vitamina F vem por serem os cidos graxos essenciais encontrados em gorduras. Gordura em alemo Fett, ou em ingls Fat. encontrada principalmente no leo de milho, de girassol, de soja, de caroo de uva, de germe de trigo, nos leos de oliva e de peixes, e destes, principalmente, nos de gua fria. Manifestaes de carncia: alteraes da pele e do crescimento corporal. Manifestaes de excesso: no so descritas.

LEIA TAMBM

Medicina Interna

Autor
Dr. Guenther von Eye Ttulo: VITAMINAS Link : http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?508 Data de Publicao :04/11/2002 - Reviso : 30/10/2008 (Equipe ABC da Sade) Acesso : 17/09/2012 Palavras-Chave : VITAMINAS - Medicina Interna - O que so vitaminas? ,

Hidrossolveis , Lipossolveis , carncia excesso , pantotnico niacina niacinamida flico carnitina biotina colina bioflavonides .

Aviso Legal Proibida a reproduo integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicao na internet, sem autorizao mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorizao prvia, desde que no sejam republicados na internet. Os anncios publicitrios so de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, no constituindo qualquer forma de indicao ou de interferncia no contedo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilizao das informaes acessadas atravs do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informao, divulgao e educao acerca de temas mdicos, e cujos artigos expressam to somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informaes no devero, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnstico mdico ou tratamento de qualquer doena sem antes consultar um mdico. Poltica Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre.php Copyright 2001,2002,2003,2004,2005,2006,2007,2008,2009,2010,2011,2012 - ABC da Sade Informaes Mdicas Ltda. - Proibida a reproduo sem autorizao - Todos os direitos reservados.

Contedo Relacionado

Destaques

APLUB EDUCAO

Para toda a Famlia. 15 dias grtis. Experimente!

PREVISUL - A especialista em pessoas


Seguradora com mais de cem anos de solidez e tradio.

O PUM COISA SRIA


O Que So os Nossos Gases - Livro do Dr. Guenther von Eye. Apenas R$ 24,90

NEFRITE
Saiba mais sobre este assunto de sade.

SADE BUCAL
Dentes tortos, correo com e sem extraes

ALIMENTAO SAUDVEL
Quando adequada e variada, protege contra doenas infecciosas.

Sade Especialidades

Medicina Interna VITAMINAS

Quem somos Autores Aviso Legal Poltica de Privacidade Publicidade Contato HONcode Ns aderimos aos princpios da carta HONcode. Verifique aqui.

Esta pgina foi atualizada em 30/10/2008 (Equipe ABC da Sade) ABC da SADE Informaes Mdicas Ltda. - Copyright 2001,2002,2003,2004,2005,2006,2007,2008,2009,2010,2011,2012

Vous aimerez peut-être aussi