Vous êtes sur la page 1sur 6

ISSN - 1519-0501

DOI: 10.4034/PBOCI.2012.121.15

Prevalncia de Perdas Dentrias Precoces em Crianas de Populao Ribeirinha da Regio Amaznica


Prevalence of Early Tooth Loss in Children from Riverside Populations of the Amazon Region
Erika Seabra Martins BEZERRA , Antnio Jos da Silva NOGUEIRA
1 2

Mestranda em Odontologia pela Universidade Federal do Par (UFPA), Belm/PA, Brasil. Docente da Universidade Federal do Par (UFPA), Belm/PA, Brasil.

RESUMO
Objetivo: Avaliar a prevalncia de perdas precoces dentrias em crianas de populaes ribeirinhas da Amaznia. Mtodo: Estudo transversal, sendo a amostra composta por 112 crianas de 3 a 9 anos de idade residentes nas comunidades ribeirinhas So Pedro e Aur localizadas no estado do Par. Os dados foram obtidos atravs do exame clnico e anotados em fichas padronizadas para o estudo e, posteriormente, submetidos anlise descritiva. Para o estudo da distribuio de freqncias da perda dentria precoce em relao comunidade, gnero e dentio, foi utilizado o Teste Quiquadrado, com nvel de significncia de 5% (p<0,05). Resultados: A prevalncia de perda dentria precoce foi de 18%, sendo que a perda ocorreu em 19,23% das crianas do Aur e em 14,71% das crianas de So Pedro. Foi observado que a perda foi maior no masculino (26%) do que no feminino (11,29%), sendo que esta diferena foi estatisticamente significativa (p= 0,04). Em relao aos dentes, houve 27 casos de perdas, sendo o 75 (segundo molar decduo inferior esquerdo) e o 85 (segundo molar decduo inferior direito), com maior prevalncia, ambos com 18,52%. Houve uma maior prevalncia de perda nas idades de 7 (27,27%) e 8 (29,41%) anos, sendo a crie dentria a causa predominante da perda. Como conseqncia, os resultados mostram que a mais observada foi a perda de espao (43,18%), enquanto que a menos observada foi a presena de mordida cruzada(4,55%). Concluso: Apesar da prevalncia da perda no ser sido to alta, esta poder ser diminuda atravs de polticas pblicas junto s comunidades ribeirinhas, principalmente de carter educativo e preventivo, evitando desta maneira os agravos e conseqncias indesejveis que a perda precoce pode trazer ao indivduo.

ABSTRACT
Objective: To evaluate the prevalence of early tooth loss in children of riverside communities living in the Amazon region of Brazil. Methods: This study was an epidemiological survey conducted on 112 children aged 3 to 9 years living in two communities, So Pedro and Aur, in the State of Par, Brazil. The data were collected by clinical examination and recorded on custom-made forms designed for this research and later submitted to descriptive analysis. In order to study the frequency of early teeth loss in relation to community, gender and dentition, the Chi- Square test was used at a 5% significance level (p<0.05). Results: The prevalence of early tooth loss was 18%, occurring in 19.23% of the children in Aur and 14.71% of the children in So Pedro. It was observed that the loss was greater among males (26%) than females (11.29%), and this difference was statistically significant (p=0.04). In relation to the teeth, there were 27 loss cases, with the highest prevalence of tooth loss for the teeth 75 (primary mandibular left second molar) and 85 (primary mandibular right molar) both with 18.52%. There was a higher prevalence of loss at the ages of 7 (27.27%) and 8 (29.41%), the dental caries being the prevailing cause of loss. As a result of the early tooth loss, the most frequently observed result was the loss of space (43.18%), whereas the least observed was the presence of crossbite (4.55%). Conclusion: Although the prevalence of tooth loss was excessively high, it may be reduced through public policies directed to riverside communities, mainly with educational and preventive actions to avoid problems and consequences that the early tooth loss may cause to the person.

DESCRITORES
Odontopediatria; Epidemiologia. Dentes decduos; Perda de dente.

KEY-WORDS
Pediatric dentistry; Epidemiology. Deciduous tooth; Tooth loss;

Pesq Bras Odontoped Clin Integr, Joo Pessoa, 12(1):93-98, jan./mar., 2012

93

Bezerra e Nogueira - Prevalncia de Perdas Dentrias Precoces em Crianas de Populao Ribeirinha da Regio Amaznica

INTRODUO
As perdas precoces de dentes decduos tm sido alvo de estudo devido a sua forte associao com as ms 1-4 ocluses dentrias . Assim, a integridade e preservao dos dentes decduos so de grande importncia, pois permitem a manuteno do comprimento do arco dentrio e a conservao do espao para os sucessores permanentes, contribuindo para o melhor posicionamento destes e, consequentemente, para um melhor desenvolvimento da ocluso nas fases de 5 denties decdua, mista e permanente . Alteraes comportamentais tambm so observadas em crianas aps a perda prematura de dentes decduos, sendo que a perda de um dente decduo antes da poca normal leva a danos psicolgicos considerveis que refletem a insatisfao do indivduo consigo mesmo e o sentimento de inferioridade e 6,7 desigualdade diante das demais crianas . A situao bucal das crianas brasileiras merece especial ateno, pois ainda so altos os ndices de perdas dentrias precoces. A preservao da integridade da dentio decdua de extrema importncia para o bom desenvolvimento da dentio permanente e para o 8 equilbrio geral do sistema estomatogntico . Em um levantamento epidemiolgico realizado em Belm (PA) com 1.830 crianas na faixa etria de trs a seis anos de idade, para verificar a prevalncia das perdas precoces de dentes decduos, constatou-se que 84,7% das crianas no apresentavam qualquer tipo de perda precoce, enquanto que 15,3% apresentavam perda 1 precoce de um ou mais de seus dentes decduos . Ao avaliar a prevalncia das perdas dentrias precoces nas denties decdua e mista, suas conseqncias e causas em 371 crianas de dois a dez anos de idade, constatou-se uma prevalncia de 45,01% de crianas com perdas dentrias precoces. A crie dentria foi a causa mais frequente (97,6%) e os molares 5 decduos, os elementos mais perdidos . Com o objetivo de determinar a prevalncia de perda precoce de molares decduos foram analisados os pronturios de 1056 crianas na faixa etria de 3 a 9 anos de idade atendidas na Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco. Os resultados mostraram uma prevalncia de perda precoce de 26%, sendo a crie 9 dentria a causa mais comum . Para avaliar a prevalncia de perdas precoces de molares decduos, foram analisadas 404 fichas de pacientes assistidos na disciplina de odontopediatria da Universidade Luterana do Brasil Torres/RS. A prevalncia de perda precoce destes dentes foi de 42,6%, sendo que a crie dentria representou 100% da etiologia da perda 3 precoce . Ao avaliar a prevalncia de perda precoce em 480 crianas cubanas na faixa etria de 5 a 10 anos de idade, observou-se 18,54% de perdas dentrias precoces, 10 sendo o primeiro molar decduo o dente mais afetado . Para avaliar a prevalncia da perda precoce de

dentes decduos e sua etiologia, foram analisados 500 pronturios de pacientes atendidos na Clnica de Odontopediatria da Universidade Federal de Santa Catarina nos anos de 2000 a 2004. Conclui-se que houve uma alta prevalncia de perda precoce dos dentes decduos, sendo maior nas idades de 7 e 8 anos. Observou-se tambm que o principal fator etiolgico das perdas dentrias precoces foi a crie dentria e que a perda precoce dos molares foi estatisticamente 11 significante, se comparados aos outros dentes . Foi realizado estudo retrospectivo baseado na anlise de 515 pronturios de crianas entre 3 a 9 anos de idade, atendidas na clnica de odontopediatria da Universidade Estadual da Paraba para determinar a prevalncia da perda precoce de molares decduos. Os resultados mostraram prevalncia de perda precoce de 15,1%, sendo que os molares decduos superiores foram os mais acometidos (17,9%). A crie dentria foi o principal fator etiolgico e no houve associao da perda precoce de molares decduos com o gnero e nem 12 com a arcada dentria afetada . Atravs da anlise de 180 exames radiogrficos panormicos de crianas na faixa etria de 2 a 13 anos, observou-se uma alta prevalncia de dentes perdidos precocemente, com uma maior porcentagem (38,1%) 13 observada na faixa etria de 6 a 9 anos . Os problemas causados pela perda precoce de um dente decduo podem afetar tanto a dentio 14 decdua como a permanente . Os efeitos nocivos da perda precoce de um ou mais dentes decduos, variam em pacientes da mesma idade e no mesmo estgio de 15,16 dentio . A perda precoce considerada um dos principais fatores etiolgicos das ms ocluses. Quando isto ocorre, h uma migrao dos dentes vizinhos para o espao da perda, gerando reduo do permetro do arco, 17 contribuindo assim, para problemas na arcada dentria alm de prejudicar a erupo dos dentes sucessores 18,19 permanentes . A literatura mostra uma freqncia maior de crianas submetidas a tratamento ortodntico na dentio permanente, devido a perda precoce de dentes 20 decduos . Alm disso, a perda dentria precoce pode levar acelerao ou retardo na erupo do dente 21 sucessor permanente , e isto vai depender da quantidade da raiz formada e do osso que recobre este 15 elemento dentrio . Neste sentido, a crie ainda a causa mais frequente de perdas dentrias precoces na dentio decdua no Brasil, tanto pelo problema de dificuldade de acesso aos servios na sade pblica, como pelos pais, que ainda preservam uma mentalidade de que os dentes decduos, sendo temporrios, no merecem a mesma 1 importncia que os dentes permanentes . O que se nota que em populaes consideradas ribeirinhas, o acesso aos servios de sade por ser difcil, pode tornar esta populao mais suscetvel a doenas, como por exemplo a crie dentria, j que dependem da chegada de navios-hospitais das Foras

94

Pesq Bras Odontoped Clin Integr, Joo Pessoa, 12(1):93-98, jan./mar., 2012

Bezerra e Nogueira - Prevalncia de Perdas Dentrias Precoces em Crianas de Populao Ribeirinha da Regio Amaznica

Armadas ou mesmo de Organizaes No Governamentais, para atendimento mdico e odontolgico que, por no serem constantes, concentram os servios odontolgicos quase sempre em 22 exodontias . Desta forma, o objetivo deste trabalho foi verificar a prevalncia de perdas precoces dentrias em crianas de populaes ribeirinhas da cidade de Belm, Par, pois so escassos os estudos epidemiolgicos que mostrem as condies de sade bucal nestes indivduos, que enfrentam a carncia e dificuldade de acesso aos servios de sade, inclusive na rea da Sade Bucal e, com isto, obter dados que possam sugerir aes alternativas em todos os nveis de ateno, prevenindo agravos e promovendo a sade bucal dessas crianas.

dentes permanentes segundo Logan e Kronfeld , 25 modificado por Massler e Shour . Foram considerados tambm como perda precoce, os dentes que tiveram extrao indicada e dentro do perodo preconizado (um ano antes da erupo dos sucessores permanentes). A coleta de dados foi realizada, por uma examinadora, durante viagens feitas at o local da pesquisa. Essas viagens fazem parte do programa Luz na Amaznia, criado em 1962 e desenvolvido pela Sociedade Bblica do Brasil (SBB), que tem como objetivo levar mais qualidade de vida s populaes ribeirinhas da Amaznia, regio marcada pela extrema carncia da populao, inclusive em relao aos servios de sade. O trabalho desenvolvido por meio de um barco-hospital, que tem estrutura capaz de realizar atendimentos mdicos, odontolgicos, de enfermagem, de nutrio, de farmcia e de anlises clnicas. Este programa tem uma parceria com a UFPA desde o ano de 2003, onde professores e alunos das reas acima citadas realizam pesquisas e atendimentos necessrios populao ribeirinha. Primeiramente foi explicado ao responsvel da criana o motivo da pesquisa e solicitada sua assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Depois, foi feito o exame clnico da cavidade oral da criana para verificar a presena ou no de perda precoce dentria. As crianas foram examinadas sentadas em cadeira comum e sob luz natural, nas dependncias do barco-hospital Luz da Amaznia III. Para a realizao do exame, foram utilizados espelhos clnicos 0 planos n 5, esptulas de madeira descartveis e materiais de proteo individual, necessrios biosegurana (gorro, luva, mscara). Este exame foi realizado por um nico pesquisador previamente treinado e os dados foram anotados em fichas padronizadas. Os dados foram digitados e analisados no programa Excel 2007 e submetidos anlise descritiva. Para o estudo da distribuio de freqncias da perda dentria precoce em relao comunidade, gnero e dentio, foi utilizado o Teste Qui-quadrado, com nvel de significncia de 5% (p<0,05).

24

METODOLOGIA
Esta pesquisa foi aprovada pelo Comit de tica em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal do Par, sob o n 052/09. A pesquisa foi baseada em um levantamento epidemiolgico do tipo transversal, sendo os participantes do estudo crianas de 3 a 9 anos de idade, residentes nas comunidades ribeirinhas So Pedro e Aur, localizadas s margens dos rios Acar e Guam, no estado do Par. A comunidade So Pedro possui aproximadamente 53 famlias e 35 crianas dentro da faixa etria do estudo. A comunidade Aur constituda aproximadamente por 78 famlias com 81 crianas na faixa etria pesquisada. A amostra do estudo constitui-se do universo de crianas das duas comunidades, sendo do tipo no probabilstica. O riberirinho todo aquele indivduo que reside s margens do rio e deste depende suas necessidades bsicas de alimentao, transporte, trabalho e subsistncia. A comunidade ribeirinha So Pedro est localizada no municpio do Acar-PA, sendo o extrativismo do aa e a pesca, as principais atividades produtivas. A comunidade ribeirinha do Aur est localizada no municpio de Belm-PA, sendo o extrativismo do aa e a pesca, tambm, as principais atividades produtivas. Nestas duas comunidades inexiste qualquer tipo de servios de sade, inclusive de sade bucal. Foram adotados os seguintes critrios para incluso no estudo: - Autorizao do responsvel da criana atravs da assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. - Aceitao da criana em ser examinada. Como parmetro para considerar perda precoce, o dente decduo deve ter sido extrado em espao de tempo de pelo menos um ano, antes da 23 erupo do sucessor permanente . Assim sendo, foi utilizado como parmetro, a cronologia de erupo dos

RESULTADOS
A quantidade total de crianas entre 3 e 9 anos de idade residentes nas duas comunidades participantes do estudo, foi de 116. No entanto, 4 crianas, todas com 3 anos, no permitiram ser examinadas, sendo excludas do estudo. Ento, o nmero de crianas participantes da pesquisa foi de 112. A proporo de crianas em relao ao gnero foi diferente nas comunidades estudadas. No Aur, no houve diferena estatisticamente significativa entre os gneros, porm em So Pedro houve diferena estatisticamente significativa, com uma prevalncia maior do gnero feminino (p=0,03, Tabela 1).

Pesq Bras Odontoped Clin Integr, Joo Pessoa, 12(1):93-98, jan./mar., 2012

95

Bezerra e Nogueira - Prevalncia de Perdas Dentrias Precoces em Crianas de Populao Ribeirinha da Regio Amaznica

Tabela 1. Distribuio tribuio das crianas segundo o gnero e em porcentagem, por comunidade ribeirinha, 2009. Gnero Feminino Masculino Total Aur 48,72 51,28 100,00 So Pedro 70,59 29,41 100,00 Total 55,36 44,64 100,00

A prevalncia total da perda dentria precoce nas crianas foi de 18% (20 crianas) sendo que a perda ocorreu em 19,23% das crianas do Aur e em 14,71% das crianas de So Pedro, no existindo diferena estatisticamente sticamente significante (p=0,56, Tabela 2).
Tabela 2. Prevalncia da perda precoce, segundo as comunidades ribeirinhas, 2009, em nmeros absolutos e porcentagem. Absoluto Porcentagem Local Sem Com Total Sem Com Total Aur So Pedro 63 29 15 5 78 34 80,77 85,29 19,23 14,71 100,00 100,00

Tabela 3. Distribuio dos dentes perdidos em nmeros absolutos e porcentagem, por comunidade ribeirinha, 2009. Total Dentes Aur So Pedro % geral 51 2 0 2 7,41 54 4 0 4 14,81 1 3,70 55 1 0 1 3,70 61 1 0 64 3 1 4 14,81 1 3,70 65 1 0 1 3,70 74 1 0 5 18,52 75 4 1 3 11,11 84 0 3 5 18,52 85 3 2 Total 20 7 27 100,00 Tabela 4. Distribuio da perda precoce segundo a dentio e os gneros em porcentagem, nas comunidades ribeirinhas, 2009. Dentio Com Sem Total Decdua Mista 8,33 25,00 91,67 75,00 100,00 100,00

Ao analisar a diferena da prevalncia de perda precoce em relao ao gnero, foi observado que a perda foi maior no masculino (26%) do que no feminino (11,29%) (Figura 1), sendo que esta diferena foi estatisticamente significativa (p= 0,04).

Em relao idade, a distribuio dos casos de perda precoce de dentes decduos foi mais prevalente nas idades de 7 (27,27%) e 8 (29,41%) anos. No foi observada nenhuma perda na idade de 3 anos (Tabela 5).
Tabela 5. Distribuio dos dentes perdidos (%) segundo a idade, das crianas rianas examinadas, nas comunidades ribeirinhas Aur e So Pedro, 2009. Idade Com perda Sem perda 3 0,00 100,00 4 5,88 94,12 5 16,67 83,33 6 18,18 81,82 7 27,27 72,73 8 29,41 70,59 9 21,43 78,57 Total geral 17,86 82,14

Figura 1. Prevalncia (%) da perda dentria precoce, segundo o gnero, nas comunidades ribeirinhas Aur e So Pedro, 2009.

Em relao aos dentes, houve 27 casos de perdas, sendo o dente com maior prevalncia de perda o 75 (segundo molar decduo inferior r esquerdo) e o 85 (segundo molar decduo inferior direito) ambos com 18,52%. Em contrapartida, os dentes com menor prevalncia de perda foram o 61 (incisivo central decduo superior esquerdo), 55 (segundo molar decduo superior direito), 65 (segundo molar decduo superior esquerdo) e 74 (primeiro molar decduo inferior esquerdo), todos com 3,70% (Tabela 3). De acordo com a dentio, os resultados mostram que a perda dentria precoce foi mais prevalente na dentio mista em ambos os gneros. Esta diferena foi estatisticamente significativa tendo em vista o valor de p=0,02, quando comparado com a dentio decdua.

Em relao a arcada dentria (maxila e mandbula), a prevalncia de perda precoce foi de 50% para a mandbula e 50% para a maxila. Ao analisar a etiologia da perda dentria precoce, foi observada uma maior e predominante prevalncia de perda por crie dentria (85%), seguido pelo trauma (15%) Em relao s conseqncias das perdas dentrias precoces, os resultados mostram que a conseqncia mais observada foi a perda de espao (43,18%), enquanto que a menos observada foi a presena de mordida cruzada (4,55%).

DISCUSSO
Diversos estudos tm sido realizados tanto no 1,3,5 7,26 Brasil como em outros pases em relao perda precoce de dentes decduos, situao que est intimamente relacionada com a realidade da sade bucal

96

Pesq Bras Odontoped Clin Integr, Joo Pessoa, 12(1):93-98, 12(1): jan./mar., 2012

Bezerra e Nogueira - Prevalncia de Perdas Dentrias Precoces em Crianas de Populao Ribeirinha da Regio Amaznica

de crianas que tem pouco ou nenhum acesso aos servios de sade bem como ao conhecimento de aspectos relacionados a educao em sade, como as crianas ribeirinhas. Pode-se observar que a prevalncia da perda precoce de dentes decduos no foi alta (18%), 9,10,12,27 concordando com alguns estudos recentes e que avaliaram crianas dentro da mesma faixa etria deste 5,11,13,28 estudo. Em contrapartida, outras pesquisas mostraram uma alta prevalncia de perda precoce de dentes decduos, provavelmente por caractersticas diferentes das amostras. importante ressaltar que mais da metade (60,71%, n=68) das crianas examinadas, apresentavam alguma leso de crie (ceo=1), o que pode sugerir que, apesar da baixa prevalncia da perda precoce, estas crianas tem a possibilidade de ter algum dente perdido precocemente, j que elas no tem acesso a qualquer tipo de servio odontolgico e apresentam leses de crie. Quanto ao gnero, foi encontrada uma maior perda dentria precoce para o masculino quando comparado ao feminino (Figura 3), sendo esta diferena estatisticamente significativa. Estes resultados 3,27,29 corroboram com os resultados de outras pesquisas que tambm encontraram uma maior prevalncia de perda precoce para o gnero masculino, porm discorda 9 de outro estudo , que encontrou uma prevalncia maior de perda precoce para o gnero feminino, provavelmente ocasionada por uma prevalncia maior de crie no gnero feminino. Em relao idade, os resultados mostram que a maioria dos casos de perda precoce ocorreram nas idades de 7 (27,27%) e 8 anos (29,41%). Estes resultados confirmam os resultados observados em outros 5,11 estudos . No presente estudo, no houve nenhum caso de perda precoce na idade de 3 anos (Tabela 2). Quanto a dentio (decdua e mista), foi observada uma maior prevalncia de perda precoce na dentio mista, sendo que esta diferena foi estatisticamente significativa (p=0,02), concordando com 5 um estudo realizado na cidade de Belm com 371 crianas na faixa etria de 2 a 10 anos. importante ressaltar que as idades mais afetadas foram 7 e 8 anos (fase de dentio mista), o que pode ser justificado pelo fato de que a maioria das crianas (n=64) desta pesquisa estarem nesta fase da dentio. Ao analisar a prevalncia de perda precoce por tipo de elemento dentrio, pode-se observar que os dentes mais atingidos foram o 75 e o 85, ambos segundos molares decduos inferiores, discordando dos 1,10,26 resultados de outros estudos que encontraram uma maior prevalncia de perda precoce dos primeiros molares decduos. Esta maior prevalncia de perda encontrada nos molares pode ser justificada pela prpria anatomia destes dentes, que apresentam sulcos e fissuram que facilitam o acmulo de resduos alimentares e tambm pela localizao destes dentes na cavidade bucal, o que dificulta um pouco mais o processo de escovao e higiene adequada, alm da mastigao

que realizada nestes dentes. Analisando as causas da perda dentria precoce, os resultados mostram que quase 100% das perdas precoces ocorreram em decorrncia da crie dentria, 3,5,8,11,12 corroborando com a maioria das pesquisas . No 30 entanto, estes resultados diferem de outro onde o traumatismo dental foi a maior causa de perda. Quando ocorre a perda precoce de um dente decduo, vrias conseqncias podem surgir e dependendo da idade em que isto acontece e se no for realizada alguma medida preventiva, alteraes significantes podem ocorrer tanto na dentio decdua, na mista ou permanente.

CONCLUSO
A prevalncia de perdas dentrias precoces de dentes decduos no foi alta nas crianas pesquisadas. Segundo o gnero, uma maior prevalncia foi observada n as crianas no gnero masculino, sendo que a diferena em relao ao feminino foi estatisticamente significativa, sendo os dentes mais perdidos precocemente os segundos molares inferiores. AGRADECIMENTOS A todos da Sociedade Bblica do Brasil e do Programa Luz na Amaznia pela importante e imprescindvel colaborao para a realizao deste trabalho.

REFERNCIAS
1. Nogueira AJS, Gillet AVM, Parreira EB, Pedreira, EM, Athayde Neto MD. Perdas precoces de dentes decduos e suas conseqncias para dentio futura elaborao de propostas preventivas. Rev. ABO Nac. 1998; 6(4):228-33. 2. Dolci GS, Ferreira EJB. Tratamento ortodntico preventivo e interceptativo da perda precoce de dentes decduos: manuteno de espao. Revista Odonto Cincia 2003; 18(41):290-98. 3. Cardoso L, Zembruski C, Fernandes DSC, Boff I, Pessin V. Avaliao da prevalncia de perdas precoces de molares decduos. Pesq. Brs. Odontoped. Clin. Integr. 2005; 5(1):17-22. 4. Silva FWGP, Stuani AS, Queiroz AM. Importncia da manuteno de espao em odontopediatria. Odontologia Cln. Cientf. 2007; 6(4):289-92. 5. Melo, C.B. Prevalncia de perdas dentrias precoces em crianas na faixa etria de 2 a 10 anos de idade no Municpio de Belm [Dissertao - Mestrado]. So Paulo (SP): Universidade de So Paulo Faculdade de odontologia; 2003. 6. Damasceno LM, Marassi CS, Ramos MEB, Souza, IPR. Alteraes no comportamento infantil decorrente da perda precoce de dentes anteriores: relato de caso. RBO 2002; 59(3):123-26. 7. Garcia IF, Lpez BMM, Nuno MF. Importancia de los dientes temporales. Su cronologa de erupcion. Rev Pediatr Aten Primaria 2003; 5(19):77-84. 8. Alencar CRB, Cavalcanti AL, Bezerra PKM. Perda precoce de dentes decduos: etiologia, epidemiologia e conseqncias ortodnticas. Publ. UEPG Ci. Biol. Sade 2007;13(1/2):29-37. 9. Kelner N, Rodrigues MJ, Miranda KS. Prevalncia de perda

Pesq Bras Odontoped Clin Integr, Joo Pessoa, 12(1):93-98, jan./mar., 2012

97

Bezerra e Nogueira - Prevalncia de Perdas Dentrias Precoces em Crianas de Populao Ribeirinha da Regio Amaznica

precoce de molares decduos em crianas atendidas na faculdade de odontologia da universidade de Pernambuco (FOP-UPE) em 2002 e 2003. Odontologia Cln-cientf. 2005; 4(3): 213-18. 10. Martnez NS, Segura MG, Rodrguez MOO, Norell JED. Prdida prematura de dientes temporales y maloclusin en escolares. Policlnica Pedro Daz Coello, 2003. Disponvel em: http://www.cocmed.sld.cu/no93/n93ori4.htm. Acesso em: 31/03/2009. 11. Batista AMR. Prevalncia e etiologia da perda precoce de dentes decduos nos pacientes atendidos na clnica de odontopediatria da universidade Federal de Santa Catarina. [Dissertao Mestrado]. Florianpolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina - Faculdade de odontologia; 2006. 12. Cavalcanti AL, Menezes AS, Granville-Garcia AF, Fontes LBC. Prevalncia de perda precoce de molares decduos: estudo retrospectivo. Acta Sci. Health Sci. 2008; 30(2):139-43. 13. Armond MC; Saliba JHM; Silva VKS; Jaqueira LMF; Generoso R; Ribeiro A et al. Prevalncia de Alteraes Dentrias em Crianas de 2 a 13 Anos de Idade em Trs Coraes, Minas Gerais, Brasil: Estudo Radiogrfico Pesq Bras Odontoped Clin Integr.2008; 8(1):69-73. 14. Damasceno LM, Piassi E, Louvain MC, Miasato JM. Reimplante de dente decduo Relato de casos clnicos. J. Brs. Odontopediatr. Odontol. Beb 2001; 4(19):211-5. 15. Mcdonald RE, Hennon DK, Avery DR. Resolvendo problemas de espao. In: McDonald RE, Avery DR. Odontopediatria. 5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1991. p.484-508. 16. Korytnick I, Lanstein D, Naspitz N, Faltin Jr. K. Consequncias e tratamento das perdas precoces de dentes decduos. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. 1994; 48(3): 1323-8. 17. Menezes FC, Arajo TM. Manuteno de espao. Revista da Fac. de Odontol./UFBA. 1993; 12:119-26. 18. Almeida RR, Almeida-Pedrin RR, Almeida MR. Mantenedores de espao e sua aplicao clnica. J. Bras. Ortodon. Ortop Facial 2003; 8(44):157-66. 19. Northway WM. A no to inofensiva extrao do primeiro molar decduo. JADA 2001; 4:100-8. 20. Myamoto W, Chung CS, Yee PK. Effect of premature loss of deciduous on the permanent dentition. J. Den. Res. 1976; 55(4):584-90. 21. Guedes-Pinto AC. Implicaes clnicas no desenvolvimento das denties. In: Guedes-Pinto AC. Odontopediatria. 7ed. So Paulo(SP): Santos; 2003. p.107-22. 22. Xavier J, Dutra A. Ribeirinhos do Tapajs ainda esperam pelo SUS. Radis Comunicao em Sade 2005; 36:9-15. 23. Arajo MGM. Ortodontia para clnicos programa prortodntico. 4ed. So Paulo(SP): Santos; 1988. 24. Logan WMC, Kronfeld R. Development of the human jaws and surroceding structures from birth to age of fifteen years. J. Amer. Dent Assoc. 1933; 20(3): 374-427. 25. Massler M, Schour I. Studies in tooth development: theories of eruption. Amer. J. Orthodont. 1941; 27(10):552-76. 26. Alamoudi N. The prevalence of crowding, attrition, midline discrepancies and premature loss in the primary dentition of children in Jeddah, Saudi Arabia. J. Clin. Pediatr. Dent. 1999; 24(1):53-58. 27. Normando TS. Estudo epidemiolgico de ocorrncias da m ocluso na dentio decdua de crianas da Rede Pblica e Privada do Municpio de Belm-Par. Dissertao [Mestrado]. Belm (PA): Universidade Federal do Par Faculdade de Odontologia; 2008. 28. Cavalcanti AL, Alencar CRB, Medeiros Bezerra PK, GranvilleGarcia AF. Prevalence of early loss of primary molars in school children in Campina Grande, Brazil. Pakistan Oral & Dental Journal 2008; 28(1):113-16. 29. Souza RA, Magnani MBBA, Nouer, DF, Romano FL, Passos

MR. Prevalence of malocclusion in a brazilian schoolchildren population and its relationship with early tooth loss. Braz J Oral Sci. 2008; 7(25):1566-70. 30. Thomaz EBAF, Ely MR, Lira CC, Moraes ES, Valena AMG. Prevalncia de protruso dos incisivos superiores, sobremordida profunda, perda prematura de elementos dentrios e apinhamento na dentio decdua. J Bras Odontopediatr Odontol Beb 2002; 5(26):276-82.

Recebido/Received: 07/02/2011 Revisado/Reviewed: 19/08/2011 Aprovado/Approved: 08/10/2011

Correspondncia:

Erika Seabra Martins Bezerra Rua Boaventura da Silva, n1578/Ap.1900 - Umarizal. Belm Par Brasil Tel: (91)3246-3115/8146-7319

98

Pesq Bras Odontoped Clin Integr, Joo Pessoa, 12(1):93-98, jan./mar., 2012

Vous aimerez peut-être aussi