Vous êtes sur la page 1sur 8

Traduo de Danielle Ardaillon

Benjamin Coriat

robtica, c de modo mais geral a microeletrnica aplicada atividade fabril tem sido apresentada at agora essencialmente como elemento obrigatrio de uma estratgia de concorrncia num universo cada vez mais fortemente competitivo. Neste caso, sua introduo tida como uma necessidade perante a qual s resta limitar os estragos e custos, que via de regra, se expressam pelo nmero de empregos suprimidos. Entretanto, gostaria de dirigir a ateno para outros aspectos do problema. Mais precisamente, sobre a relao entre
JULHO DE 1983

robtica e trabalho. A oficina automatizada hoje a arena onde se decide sobre questes referentes natureza dos conhecimentos necessrios ao exerccio das novas tarefas, s formas do seu reconhecimento nos sistemas de classificao de funes ou redefinio da hierarquia de funes operria e tcnica. Mais que isto, as decises recaem sobre aspectos importantes da composio da classe operria nos prximos anos. Por isso gostaria de deixar claro que as respostas a todas essas questes esto "em aberto": evolues contrastantes com efeitos diversos podem ocorrer.
31

AUTMATOS, ROBS E A CLASSE OPERRIA

Com base em pesquisas realizadas com diferentes tipos de indstria sero abordados dois pontos: a) a forma de organizao provocada pela entrada dos robs e dos autmatos nas linhas de usinagem ou de montagem. Em torno da noo de oficina fordiana automatizada, prope-se uma primeira caracterizao da modalidade de processo de trabalho da decorrente; b) o estado das mudanas nas relaes de trabalho e no interior das equipes de trabalho, na oficina fordiana automatizada. Por fim se tentar delinear em trs concluses o significado mais geral dos resultados.

Microeletrnica e automatizao: breve sinopse


J fenmeno antigo a introduo de dispositivos permitindo o deslocamento automtico de peas ou de produtos, ou ainda a ocorrncia automtica de certas operaes. Mas os progressos da microeletrnica e suas aplicaes atuais na oficina resultam sem dvida em uma renovao e extenso dos meios e das possibilidades de trabalho automatizados. Particularmente no que respeita s indstrias de produo em srie, a novidade consiste em que as geraes atuais de mquinas apresentam: a) uma capacidade de apanhar, memorizar e tratar a informao, e isto "em tempo real", ou seja, durante o desenrolar das operaes de produo; b) em alguns casos, a capacidade de converter as informaes tomadas e analisadas em instrues que, transmitidas para "efetores", realizam por meio de ferramentas operaes de produo sem interveno humana. Esses dois conjuntos de operaes possveis correspondem, grosso modo, s duas principais sries de mquinas novas (oriundas da microeletrnica): os robs de um lado, e os autmatos programveis do outro. Num certo sentido, os robs constituem o simples prolongamento das diversas mquinas com comando numrico capazes de aps ter sido programadas para tanto efetuar sries de operaes que consistem em trajetrias coordenadas no espao e no tempo, ou de transformar a matria (furar, soldar, juntar. . .).
32

Entretanto, em relao s mquinas das geraes anteriores inclusive as mquinas-ferramentas com comando numrico , o rob apresenta inegvel superioridade. Particularmente quando dotado de tcnicas de programao ditas "por aprendizagem". Neste caso, o rob capaz de reproduzir "ponto por ponto" uma trajetria (um conjunto de operaes) que ele registra e memoriza medida que um operrio qualificado, trabalhando nas suas condies "normais", efetua seus gestos normais de produo. neste sentido que afirmo que a microeletrnica permite a expropriao do saber operrio, diante do que as tcnicas taylorianas de anlise de tempos e movimentos se mostraram ineficazes. Os autmatos programveis, por sua vez, no so munidos de ferramentas e so por isso incapazes de efetuar operaes no sentido real. So utilizados prioritariamente como meio de clculo, para automatizao do transporte de materiais, geralmente para a regulagem, a alimentao e a distribuio das peas na oficina, at mesmo para o "comando" das mquinas-ferramentas s quais se acham conectados. O x do problema est na complementariedade funcional entre os diferentes tipos de mquinas. Os autmatos programveis regulam a velocidade de circulao das peas e dos produtos, o ritmo de engrenagem das mquinas, e os robs (ou as mquinas especiais) efetuam as operaes de produo propriamente ditas. Est assim instalada uma produo com fluxo contnuo de tipo fordiano, s que com um grau superior de "racionalizao". Como veremos a seguir.

Uma nova economia dos fluxos produtivos na fbrica


Muito mais que a substituio de operaes anteriormente efetuadas por operrios, a nova microeletrnica de fbrica suporte de uma nova organizao e de uma nova gesto dos fluxos produtivos dentro da oficina. Ao aumentar o nmero de operaes de transporte de materiais automatizados e o nmero de operaes efetuadas por mquinas, so reduzidos certos "pontos de estrangulamento" nos postos e pontos do processo de trabalho em que as operaes de alimentao ou de transformao dependiam do ritmo do trabalho. O trabalho vivo, anteriormente constitudo de conNOVOS ESTUDOS N. 2

LOCAO GERAL DA INSTALAO Usinagem e controle Porta Missil X 42 Fbrica Renault Le Mans

5 postos de " ajuda-operacional" 1 Posto de colocao das peas na linha 2 Mquina transferncia de usinagem 3 Descarregamento automatizado 4 Lavadoras 5 Mquinas de "limpeza" por ondas trmicas 6 Instalao de desoxidao-passivao 7 Posto de controle "sade" 8 Posto de sada das peas 9 Armrios para preparao das ferramentas 10 Local de controle dimensional N.B. Cada signo corresponde a um posto ocupado por um operrio

tatos diretos com a matria, v-se parcialmente marginalizado. Doravante consistir muito mais em tarefas de comando-vigilncia-controle dos dispositivos automticos. Ao lado se reproduz o esquema de uma oficina automatizada para ilustrar este ponto. Esse tipo de oficina fordiana por natureza, porm automatizada merece um exame pormenorizado.

A fbrica fordiana automatizada


A caracterizao das particularidades e novidades introduzidas pela microeletrnica na oficina de produo em srie deve ser tentada a partir da sua relao com os princpios fordianos de organizao do trabalho e da produo. Num estudo anterior, propus a dis1 tino ntida entre processo de trabalho de tipo fordiano e processo de trabalho de tipo "process". De um ponto de vista prtico, o processo de trabalho de tipo fordiano corresponde s indstrias de linha cujo arqutipo a indstria automobilstica. Prevalecem a maciamente as tcnicas de organizao do trabalho baseadas na anlise de tempos e movimentos, oriundas da Organizao Cientfica do Trabalho (OST). O processo de trabalho do tipo process corresponde por sua vez s ind str ias b asead as na o p er ao em nvel industrial de cadeias de reaes fsico-qumicas. Neste caso, o arqutipo a indstria petroqumica ou nuclear. Em 1981 tentei a caracterizao precisa das diferenas entre estes dois grandes processos de trabalho, tanto do ponto de vista econmico (as condies de formao dos valores de troca que prevalecem), quanto do ponto de vista das normas de organizao do trabalho e de segmentao da fora de trabalho que neles se desenvolvem. Naquele estudo sugeri que o critrio central de diferenciao fosse o tipo de economia do tempo que prevalece em cada um dos dois tipos de processo de trabalho. Precisamente, defini como processo de trabalho de tipo fordiano aquele no qual o ritmo de trabalho dos operrios determina o ritmo da produo, ou ainda a quantidade de produtos obtidos num tempo dado. Nesta forma, o ritmo de trabalho dos operrios o parmetro central do rendimento global obtido. E para mant-lo no mais alto nvel que so concebidos os diferentes dispositivos produtivos. Da a existncia dos sistemas articulados e coorde-

nados de comboios, tratores etc. . . cuja velocidade regulada de maneira que sejam estritamente delimitados os tempos de operao concedidos de fato impostos aos operrios de fabricao. Ainda estilizando o critrio de economia de tempo, defini o processo de trabalho de tipo process como aquele no qual o ritmo de trabalho no determina o ritmo de produo. Neste caso, a produo repousa numa linha integrada de autmatos industriais, e o trabalho vivo 'relegado' a conduta/vigilncia/orientao dos dispositivos automatizados, dependendo portanto principalmente do rendimento global obtido das instalaes. Por conseguinte, as polticas de organizao do trabalho no visam em primeiro lugar a intensificao do trabalho no sentido clssico (aumento da quantidade de gestos produtivos por unidade de tempo dada), mas sim a obteno de uma capacidade adequada de interveno por parte dos operrios sobre os dispositivos automatizados, para prevenir os problemas e enfrentar as disfunes de toda ordem que normalmente se manifestam nessas instalaes. Feitas essas ressalvas, o que dizer em relao fbrica fordiana automatizada? E de que maneira caracteriz-la, sobretudo em relao aos dois grandes tipos de processo de trabalho que delineamos acima? Numa primeira aproximao diremos que ela ocupa uma posio e um estatuto "intermedirio" combinando elementos de cada uma das duas lgicas referidas anteriormente. De um lado, ela d um salto frente em relao lgica de economia de tempo caracterstica do fordismo. A automatizao do transporte de materiais e operaes, sobretudo a gesto em "tempo real" de um conjunto de transferncias e operaes possibilitada pela microeleirnica, representa sem sombra de dvida um avano na economia dos fluxos produtivos na fbrica. Obtm-se assim maior compactao temporal dos fluxos produtivos, pela reduo dos tempos mortos e eliminao dos pontos de estrangulamento, como por exemplo certos postos que, na organizao fordiana clssica, continuam dependendo do ritmo humano de trabalho e operao. Neste sentido, as economias de tempo permitidas por esses dispositivos de estocagem-tratamento da informao constituem realmente um "progresso" da racionalizao propriamente fordiana do processo de trabalho.
33

JULHO DE 1983

AUTMATOS, ROBS E A CLASSE OPERRIA

No limite extremo, porm, quando nos defrontamos com um conjunto integrado de autmatos e robs em certos segmentos especiais de uma fbrica os primeiros assegurando a automao das transferncias, os segundos a das operaes pode-se dizer que prevalece a uma economia de tempo muito prxima daquela que regula os processos de trabalho do tipo process. Nesta situao limite, no mais o ritmo individual de operao dos operrios que determina a quantidade de produtos obtidos. Da mesma forma, numa fbrica petroqumica, por exemplo, a capacidade dos operrios de intervir rapidamente e de maneira adequada sobre os autmatos melhorando seu nvel de desempenho que determina o rendimento global de todas as instalaes. Mas persiste uma diferena, essencial a nosso ver, entre a fbrica fordiana automatizada e a fbrica de "process". Com efeito, na primeira as sees automatizadas por enquanto (e sem dvida por um certo tempo ainda) no passam de "ilhotas", realizando apenas sries limitadas e especficas de operaes. A seo automatizada se insere ao longo das linhas de produo que continuam subordinando batalhes de operrios. A economia de conjunto da linha de produo dominada pelas limitaes de engrenagem, de circulao, de tempos de operao. . . constitutivas das tcnicas mais clssicas de equilibragem. Oriunda das tcnicas tayloristas e fordianas, a equilibragem se situa essencialmente no cruzamento de duas sries de problemas: a) os que dizem respeito gesto dos postos de trabalho visando assegurar o melhor rendimento do conjunto dos trabalhadores, levando em conta a desigualdade de durao dos diferentes ciclos operatrios em cada posto; b) os ligados gesto dos estoques e dos fluxos (matrias-primas, peas e componentes elementares) dos armazns at as linhas de usinagem e montagem. A resoluo destes conjuntos de problemas s se d na prtica a custo de "perdas de eficcia" que podem ser considerveis. justamente na medida em que a nova eletrnica de fbrica permitir compensar algumas destas perdas que ela ter algum futuro. De uma certa maneira, as sees automatizadas da oficina encontramse ento totalmente sujeitas s limitaes da economia de tempo prprias do taylorismo. Assim, mesmo que
34

ocorram microeconomias de tempo diferentes (localizadas e limitadas aos subconjuntos automatizados) no deixam aparecer as limitaes de equilibragem da linha de produo na qual esto implantadas as sees automatizadas. Isto ir produzir efeitos precisos sobre os modos de organizao do trabalho da prpria oficina automatizada, como se ver posteriormente. Cabe precisar que nada parecido ocorre nas oficinas de process (na petroqumica, por exemplo), onde, em princpio, toda a srie das operaes de produo se encontra dirigida por uma lgica nica. Esta diferena entre a fbrica fordiana automatizada e a fbrica de process se traduz tambm, na prtica, pelo fato que na fbrica fordiana automatizada algumas tarefas de alimentao ou de operaes permanecem "manuais" (ou so suscetveis a cada instante de voltar a ser "manuais"), quando na fbrica de process, a prpria natureza das operaes (cadeias de reaes fsico-qumicas) exige sua conduo " distncia". Por todas essas razes, a fbrica fordiana automatizada no parece ser assimilvel oficina de process. Por isto mesmo deve ser analisada a partir dos conceitos e dos mtodos prprios s tradies tayloristas de economia do tempo e dos movimentos. Deste ponto de vista, como se disse antes, a nova gesto dos fluxos produtivos que permite o uso de autmatos, e a substituio de operaes executadas por operrios por robs funcionando "por aprendizagem", so as duas novidades essenciais trazidas pela microeleirnica. Sua introduo faz da fbrica fordiana automatizada uma alavanca da "racionalizao" do processo de trabalho cujo ponto central constitudo pela gesto "otimizada" da circulao dos fluxos na oficina por ele possibilitada.

Novos conhecimentos, novas relaes de fora no interior da fbrica


Uma questo essencial diz respeito profunda mudana do sistema dos postos e funes que acompanha a entrada dos autmatos e dos robs na fbrica. Por enquanto o fenmeno est mal estudado, apesar da importncia das modificaes introduzidas no trabalho concreto das diferentes categorias de agentes na Frana.
NOVOS ESTUDOS N 2

O trabalho na fbrica fordiana automatizada continua, no essencial, a ser apresentado e descrito na base do sistema e classificaes de funes, negociado pelos sindicatos e inaugurado no setor metalrgico em 1975. Esta situao entretanto s pode ser provisria. A renegociao de conjunto do quadro e classificaes ser sem dvida a ocasio de uma redefinio mais duradoura das qualificaes, da classificao de funo e dos nveis dos operrios ocupados nas fbricas automatizadas. Da o interesse do lado operrio de se ter princpios claros de orientao nestas questes.

A redistribuio dos conhecimentos e das aptides requeridas


Mesmo que a evoluo desse processo esteja ainda em curso, muito longe de haver atingido forma definitiva, possvel discernir algumas linhas de fora no que respeita evoluo dos conhecimentos requeridos pelas novas fbricas automatizadas. Partindo do sistema de postos e funes que consta do quadro de funes do setor metalrgico de 1975, so visveis algumas transformaes.

Empregos de fabricao
suprimida uma parte dos postos de manuteno, de alimentao das mquinas, envolvendo operaes manuais e repetitivas que em geral demandam operrios no qualificados. A supresso dos postos varia evidentemente com o nvel atingido pela mecanizao dos meios de alimentao das mquinas, de transporte e assim por diante. . . Subindo na hierarquia, constata-se que uma parte das profisses "clssicas" da mecnica exercidas por operrios qualificados (torneiros, fresadores etc.) tambm suprimida, cada vez que estas tarefas mais ou menos parceladas e repetitivas so asseguradas por meios automticos de trabalho (mquinas de comando numrico, mquinas especiais, robs etc), anteriormente regulados. Em contrapartida, aumentam as tarefas de programao de um lado, e de comando / orientao / controle dos autmatos do outro. As tarefas de programao tornam-se mais pesadas e complicadas medida que
JULHO DE 1983

se passa da simples regulagem das ferramentas mecnicas para a introduo, nas memrias dos autmatos ou dos robs, de programas de operaes que devero efetuar a seguir. Tambm aumentam as tarefas de comando /orientao/ controle. A forte interdependncia das diferentes operaes, bem como o custo bastante elevado das instalaes exigem para que a produo se desenrole com fluxo contnuo muita ateno e vigilncia associadas a uma grande rapidez de interveno no caso de panes, de defeitos, de ajuste ou, mais geralmente, na ocorrncia de qualquer disfuno do fluxo produtivo. Na prtica, isto significa duas coisas para os operrios encarregados da conduo dos autmatos (regulagem/vigilncia/controle). De um lado, devem dispor de uma relativa liberdade de movimentos e de ao para antecipar ou agir rapidamente contra as disfunes. De outro lado, a interdependncia das diferentes mquinas requer uma certa polivalncia. Neste nvel, essas tarefas se assemelham, por seu contedo concreto, quelas que so confiadas aos operrios de vigilncia/ controle/orientao dos autmatos nas indstrias de process (Coriat, 1980). Essa evoluo do papel dos operrios de conduo dos sistemas automatizados, traz uma redefinio essencial da funo de regulador, O regulador (da mesma forma que o operrio mecnico clssico) parece ser uma das vtimas centrais do novo sistema. Uma parte das regulagens e reparos que lhe cabiam no antigo sistema agora atribuda aos operrios de conduo. De outra parte, as tarefas de manuteno mais qualificadas excedem em situao normal suas atuais competncias. Trata-se de um daqueles cargos cujo contedo foi profundamente alterado.

Funes de manuteno
Neste nvel ocorre tambm um profundo rearranjo dos conhecimentos e das aptides requeridas. Por comodidade, passou-se a distinguir trs nveis de manuteno nas sees automatizadas da produo. O primeiro deles o da regulagem dos autmatos e dos robs, pequenos reparos em caso de disfuno repetida. Em segundo lugar vm os consertos que implicam alguma pesquisa, diagnstico e co35

AUTMATOS, ROBS E A CLASSE OPERRIA

nhecimento das principais conexes. Finalmente, h os reparos complexos, que supem slidos conhecimentos das mquinas, instalaes e regulagens prvias. De fato, na prtica, essas trs sries de tarefas foram divididas em dois conjuntos. De uma parte, os reparos mais simples, introduzidos na fabricao e executados pelos operrios de conduo dos autmatos. De outra parte, as tarefas de manuteno e reparos mais complexos confiados a um servio especializado de manuteno constitudo por operrios e tcnicos qualificados ou altamente qualificados . Indo ao pormenor, possvel perceber trs tendncias na evoluo dos trabalhos de manuteno. Da mesma maneira que na fabricao e mais nitidamente ainda neste caso verifica-se uma mudana de rumo na natureza dos conhecimentos requeridos j que, doravante, ganham importncia os conhecimentos de eletricidade, eletrnica e regulagem em detrimento da formao profissional em mecnica que constitua tradicionalmente o grosso dos efetivos qualificados da metalurgia. Esse deslocamento de uma famlia de ofcios para outra responsvel no momento por uma sensvel elevao dos conhecimentos requeridos. Assim, e se o nmero de fbricas automatizadas crescer a um ritmo significativo, ocorrer com o tempo uma certa modificao na composio da classe operria chamada a ocupar as novas linhas de produo automatizada. De fato, a fbrica automatizada dever se abrir prioritariamente aos tcnicos em eletromecnica e eletrnica, que passaram por um processo de instruo formal. Em certa medida, os jovens diplomados podero encontrar a um lugar privilegiado. Nesse rearranjo de conjunto, a subcontratao desempenha um papel privilegiado e merece ser analisada. Introduzida ou consolidada no decorrer da reorganizao das atividades das empresas, ela atinge, em certas fbricas, at 25% das tarefas globais de manuteno. Sees inteiras da fbrica (ou de categorias de mquinas) podem assim dispensar o concurso dos operrios qualificados "internos". Situao esta que no parece justificada ou justificvel por razes tcnicas ou at mesmo "econmicas" (comparado o custo por hora do operrio subcontratado com aquele do operrio interno); trata-se muito mais de uma estratgia de controle social. Atravs da com36

petio entre operrios subcontratados e operrios registrados na empresa, pressiona-se sobre o ritmo de trabalho de uns e outros, aumentando a carga de trabalho de todos. Muitas vezes, os subcontratados, cuja capacidade de resistncia menor, servem de cobaias para a experimentao de novos modos de organizao do trabalho ou para a determinao dos tempos standards alocados a cada tipo de operao, antes de prop-los aos operrios qualificados da empresa. Alm disso, na abertura de certas instalaes automatizadas (foi o caso em certas sees da nova fbrica de Douai da Rgie Renault) recorreu-se amplamente s prestadoras de servios subcontratadas. Este novo papel quase estrutural da subcontratao de manuteno pode levar at mesmo ao comprometimento da capacidade de domnio tcnico do processo de trabalho e das instalaes por parte dos operrios internos. Esse ataque capacidade de domnio tcnico dos operrios visa reduzir o seu poder de negociao e o seu poder de presso em caso de conflitos. Isto feito mesmo correndo o risco de ver desaparecer da fabrica uma parte da memria das tcnicas e da capacitao "internas" disponveis, possibilitadas pelo conhecimento das instalaes, situao que deu origem a graves tenses dentro das fbricas fordianas automatizadas. Como se v, a fbrica automatizada o teatro de profundos rearranjos, to mais importantes quando se pensa que podem ter conseqncias que ainda permanecem obscuras. H, no decorrer do rearranjo dos conhecimentos requeridos, um jogo complexo de relaes de fora entre categorias, que constitui sem dvida uma das conseqncias da introduo da microeletrnica na fbrica. O exame das formas sociais assumidas pela diviso do trabalho nas novas sees automatizadas permite precisar este ponto.

Diviso do trabalho, linhas hierrquicas e nveis de promoo


A importncia do fenmeno fica bem clara pelo quadro abaixo, onde se mostra o funcionamento de princpios de hierarquizao e de definio de funes nitidamente diferentes em quatro sees automatizadas de uma empresa (a Rgie Renault).
NOVOS ESTUDOS N. 2

Le Mans
Usinagem porta-msseis X 42

Le Mans
Modelagem automtica

Clon
Usinagem de cmbios

U.P.L. (Flins)
Juno geral caixa R 18 (acabamento soldagem)

Trs concluses
Podemos agora resumir algumas concluses de alcance geral em trs ordens de proposies: 1. A fbrica fordiana automatizada. A adio e a combinao dos novos meios de trabalho trazidos pela aplicao da microeleirnica na indstria de linha de montagem originam um novo tipo de processo de trabalho. Pelo fato de possibilitar um salto na gesto dos fluxos produtivos, assemelha-se em certos aspectos ao processo de trabalho do tipo "process". Entretanto, na medida em que produo em srie, a fbrica fordiana automatizada permanece regida pelos princpios e limites da Equilibragem e da Organizao Cientfica do Trabalho, decorrentes dos princpios que regem os mtodos tayloristas. 2. Conhecimentos requeridos e qualificaes reconhecidas. Ao tentar precisar as modificaes introduzidas pela automatizao sobre a natureza dos conhecimentos profissionais requeridos, preciso registrar um duplo efeito contraditrio. Certos postos e empregos, particularmente os ligados mecnica, tornam-se em certa medida caducos, e podem at mesmo ser suprimidos. Esses conhecimentos so muitas vezes aqueles aos quais estavam associadas qualificaes socialmente reconhecidas nas descries de postos e funes que acompanham os quadros convencionais de classificao das empresas. De outro lado, novos conhecimentos so requeridos para os postos de conduo / vigilncia / orientao das instalaes ou para funes de manuteno. No caso dos primeiros, as novas aptides so menos centradas no domnio de operaes associadas a profisses tradicionais do que numa capacidade de leitura e de interpretao de dados formalizados (sinais, curvas, bacos. . .) fornecidos pelos dispositivos eletrnicos. No caso das funes de manuteno, o contedo das formaes requeridas tende nitidamente para a eletricidade, a eletromecnca ou a regulao. Em todos esses casos, a mutao em curso, de grande amplitude, coloca para os trabalhadores organizados um duplo desafio. E um risco. O primeiro diz respeito maneira como os novos conjuntos de conhecimen37

CS ATP 240/260 (P2)CCUA

CS CM CE (P2) CCUA

CS CM FG P1 (F)

CS CM CE RG

AP
ESTRUTURAS HIERRQUICAS ATUAIS EM QUATRO SEES AUTOMATIZADAS

CCUA: Condutor Confirmado de Unidade Automatizada CS: Chefe da Seo ATP: Agente Tcnico Profissional E: Chefe de Equipe RG: Regulador AP: Agente de Produo (antigo Oper. no Qualif..) P1: Profissional 1. nvel P2: Profissional 2. nvel

Num dos extremos do leque encontrase a soldagem das caixas em Flins, no outro a usinagem dos porta-msseis em Le Mans. No primeiro caso, Flins, reencontramos reproduzida toda a linha hierrquica da antiga seo e do antigo sistema de classificao apesar da automatizao: chefe de seo-contramestre-chefe de equipe-regulador-agente de produo. Em le Mans, pelo contrrio, a linha hierrquica reagrupada em trs nveis: chefe de oficna-agente, tcnico-profssional, condutor confirmado de unidade automatizada (CCUA), e alm disso se introduziu uma qualificao e um nvel inteiramente novos, o dos condutores confirmados de unidade automatizada (CCUA). preciso notar tambm que nos servios de manuteno esse mesmo nvel novo possui seus prprios escales que so homlogos aos existentes na fabricao. Neste caso, parece notvel a similitude de fato entre o tipo de soluo escolhida (um nvel especfico dos operrios de conduo/orientao dos autmatos tanto na manuteno como na fabricao) com a situao que prevalece em algumas indstrias de process. Numa pesquisa feita numa fbrica de cimento (cf. Coriat, 1980) conseguimos mostrar como a automatizao tinha permitido o aparecimento de um novo nvel exatamente do mesmo tipo do que foi introduzido na oficina de Le Mans. Na realidade, por trs desta diferena entre dois sistemas gerais de diviso do trabalho simbolizados por Flins e Le Mans, todas as questes permanecem em aberto. Basta enunci-las para realar a importncia de todas as negociaes sindicais futuras.
JULHO DE 1983

AUTMATOS, ROBS E A CLASSE OPERRIA

tos requeridos sero socialmente validados nos futuros quadros e sistemas de qualificao. O segundo inteiramente ligado ao primeiro diz respeito ao fato de que, ao produzir um efeito diferenciado segundo as categorias e as profisses, a automatizao pode se tornar o suporte da existncia de um mercado dual de trabalho. De um lado, teramos uma srie de postos que permitiriam uma carreira ascendente. De outro, ao contrrio, ficariam postos desqualificados e repetitivos, "sem futuro". Desta forma, entre as camadas de trabalhadores, podem vir a ser introduzidas cunhas visando enfraquecer de modo mais ou menos duradouro sua capacidade de resistncia e de negociao. 3. Um rearranjo na composio da classe operria. No h dvida de que a nova automatizao conquanto se desenvolva no sentido de absorver um volume significativo dos postos de trabalho pode acarretar tambm um certo rearranjo na composio da classe operria. Abre certamente s direes das empresas uma possibilidade de "jogar" com diversos segmentos da fora de trabalho. Trs categorias de mo-de-obra so prioritariamente visadas: os antigos operrios noqualificados (hoje chamados agentes de produo), os antigos qualificados (particularmente mecnicos e reguladores) e os jovens profissionais diplomados. O mercado de trabalho da fbrica automatizada pode apresentar caractersticas diferentes, dependendo da natureza dos nveis da carreira a serem estabelecidos, dos recursos a reconverses e readaptaes internas de trabalhadores a novas funes ou, inversamente, ao recrutamento externo de jovens formados (notadamente para os empregos de manuteno). E nada assegura como se tem dito muitas vezes apressadamente que a fbrica automatizada implique em "elevao do nvel das qualificaes" e em tarefas de contedo mais rico. . . Mais uma vez, tudo indica que no h um determinismo estrito da tecnologia. Uma mutao tcnica s faz abrir diferentes alternativas possveis. As formas de organizao do trabalho, dos sistemas de qualificao, das classificaes ou dos nveis de promoo so inteiramente dependentes das relaes de fora e dos compromissos que podem ser estabelecidos. Outubro 1981
38

NOTAS E REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Este artigo constitui o prolongamento do estudo "Robots et Automates dans les industries de srie. Esquisse d'une conomie de la Robotique d'atelier", cuja verso abreviada foi publicada em Colloque Adefi les changements technologiques, Economica, 1981. Utiliza tambm alguns resultados obtidos pelo estudo da automatizao nas indstrias de process (petroqumica, fbricas de cimento) encontrveis em: "Ouvriers et automates" in: Usines et ouvriers. Figures du nouvel ordre productif. Paris, Maspro, 1980. Para maiores detalhes sobre novidades introduzidas pela microeletrnica, ver Caire (1 9 8 1 ), Le Qu emen t (1 9 8 1 ) e Pa stre (1981), e no que diz respeito s indstrias de srie, ver Coriat (1981). Adefi: Les mutations technologiques, Ed. Economica, 1981. Blanc, M. L'automatisation dans les industries de srie Le cas de l'industrie automobile, Mmoire DEA, Paris VII, 1980. Boucht U., Dufour D., Jacot H., Ruflier ].: Automatisation. Formes anciennes et formes nouvelles, PUL, 1980. Caire G. Automation: technologie, travail, relations sociales, in Adefi, 1981. Coriat B. L'Atelier et le Chronomtre, d. Bourgois, 1979. Ouvriers et Automates, in Usines et Ouvriers, Figures du Nouvel Ordre productif, d. Maspro, 1980. Robots et Automates dans lindustrie de srie, in Adefi, 1981. Doringer P.B., Piore M. Internal Labor Market & Manpower Analysis, Lexington Books, 1971. Ginsbourger F. Introduction un dbat sur lautomatisation industrielle, Strans, mai, 1980. Gordon D., Edward K., Reich. A theory of Labour market segmentation, in American Economic Review, may 1973, vol. 63, n. 2. Kundig B. Procs de travail et Economie du temps. Communication au Colloque Franco-Allemand de Sociologie d'Economie du Travail, Aix-en-Provence, 1-3 juin 1978, polycopi. Le Quement J. Les Robots. Enjeux conomiques et sociaux, Documentation Franaise, 1981. Pastre O., Heyer D., Turel J.-L., Zarader. Informatisation et Emploi. Menace ou mutation, Documentation Franaise, 1981. Suhn-Rethet. Lavoro intellettuale e Lavoro Manuale, Feltrinelli, 1977.
Benjamin Coriat vinculado ao Centre de Recherches en Sciences Sociales du Travail, na Frana.

Novos Estudos Cebrap, So Paulo, v. 2, 2, p. 31-38, jul. 83 NOVOS ESTUDOS N. 2

Vous aimerez peut-être aussi