Vous êtes sur la page 1sur 19

Graduao em Tecnologia Modalidade: Projetos

( Estampagem )

Prof. Gilberto Machado da Silva

Processos de Estampagem
INTRODUO
Estampagem um processo de conformao mecnica, realizado geralmente a frio, que compreende um conjunto de operaes, por intermdio das quais uma chapa plana submetida a transformaes de modo a adquirir uma nova forma geomtrica: plana ou oca.

puno material matriz

Operao de corte

Operao de dobramento

Estampagem profunda

A deformao plstica levada a efeito com emprego de prensas de estampagem e de dispositivos chamados estampos ou matrizes.

Corte de chapas
O processo corresponde obteno de forma geomtricas determinadas, a partir de chapas, submetidas ao de uma ferramenta ou puno de corte, aplicadas por intermdio de uma prensa que exerce presso sobre a chapa apoiada numa matriz

Operao de corte de chapas

No instante que o puno penetra na matriz, o esforo de compresso converte-se em esforo de cisalhamento e ocorre o desprendimento brusco de um pedao de chapa

Chamando de s a espessura da chapa e d o dimetro do puno, verificou-se experimentalmente que, para chapas de ao temperado, a relao s/d apresenta o valor mximo de 1,2, o que significa em principio, a espessura da chapa a ser cortada deve ser igual ao menor dimetro do puno.

Disposio recomendadas de elementos a ser cortados numa chapa

As figuras obtidas no corte da chapa podem eventualmente ser utilizadas para uma operao posterior de estampagem profunda

Matriz para corte


Matriz de corte relativamente simples

Representao esquemtica de uma matriz para corte de chapas

O puno deve ter seo conforme contorno desejado da pea a extrair da chapa, do mesmo modo que a cavidade da matriz. Importante o valor da folga entre o puno e a matriz, depende: Espessura da chapa Material da chapa

Ao duro

Ao doce e lato

c t

Alumnio

Esforos necessrios para o corte de chapas:

Q = p.e.c
Q esforo de corte ou de cisalhamento [kgf] p permetro da figura [mm] e espessura da chapa [mm] e

c =

3 4 a t 4 5

Tenso de resistncia do material

Dobramento e Encurvamento de chapas Nas fase de operao de dobramento procura-se manter a espessura da chapa ou evitar qualquer outra alterao dimensional: Em operaes simples de dobramento, para a obteno de elementos relativamente curtos, usam-se matrizes, montadas em prensas de estampagem.

Fase de uma operao de dobramento

Matriz de dobramento simples

Fatores que influenciam o processo de dobramento:

No processo de dobramento dois fatores so importantes:

Raio de curvatura

Deve-se evitar cantos vivos e a curvatura deve corresponder a 1 a 2 vezes a espessura da chapa para materiais moles e de 3 a 4 vezes para materiais duros.

Elasticidade do material a ser dobrado

No caso de materiais mais duros, devido s caractersticas de elasticidade dos metais, comum, que depois de realizado o esforo de dobramento, a chapa tenda a voltar sua forma primitiva, de modo que se recomenda construir matrizes com ngulos de dobramento mais acentuados, alm de realizar-se a operao em vrias etapas, com uma nica ou vrias matrizes.

Determinao da linha neutra Toda vez que se deve obter um elemento dobrado, segundo um perfil determinado, necessrio conhecer em primeiro lugar o seu desenvolvimento linear ou as dimenses exatas da chapa, a partir da qual vai ser produzido o elemento dobrado. Procede-se inicialmente determinao da linha neutra do elemento dobrado, ou seja, a linha da seo transversal cuja fibra correspondente no foi submetida a nenhum esforo, quer de trao ou de compresso e que em conseqncia no sofreu deformao. Esse processo pode ser realizado vrias vezes at se atingir a bitola desejada. A determinao da linha neutra feita mediante um clculo extremamente simples:

c = a + b + (r + y ) 2 c ab y = 2. r
Por resultados prticos normalmente a linha neutra est situada na metade da seo transversal para chapas de at 1mm de espessura Em espessuras superiores a 1/3

Esforo necessrio para dobramento de chapas: Admitindo que a chapa se comporte como um slido apoiado nas extremidades e carregado no centro, a determinao do esforo de dobramento dado por:

Mf =

P.L 4

f =

Mf .z I

P.l I = f 4 z 2. f .b.e 2 P= 3.L f = 2. t

Encurvamento
A operao de encurvamento segue em linhas gerais, os mesmos princpios e conceitos apresentados na operao de dobramento:

Estampagem Profunda
o processo de estampagem em que as chapas so conformadas na forma e copo, ou seja, um objeto slido oco, a partir de chapas planas. As aplicaes mais comuns produz : para lamas automotivos, estojos, tubos etc. : Admite-se que a espessura permanece constante da chapa

O disco do fundo B tambm no sofreu qualquer alterao A parede cilndrica ficou deformada, era constituda da forma circular ho limitada pelos dimetros D e d. Essa deformao est representada pela rea hachurada So e , correspondente ao elemento So da coroa de largura ho antes da deformao e ao elemento na parede do cilindro B, que resulta da estampagem So. Ao mesmo tempo que passa da forma trapezoidal para a forma retangular , o elemento So dobra-se de 90, resultando no cilindro de altura h maior que ho.

Matriz para estampagem profunda


O disco a embutir, na posio inicial foi introduzido sobre a pea de reteno ou fixao G. O puno A fixado no porta puno B. O conjunto fixado na parte mvel ou cabeote superior da prensa. Durante a ao de deformao o puno A ao penetrar na matriz C, molda o objeto. Durante a penetrao, o mancal D comprimido, acompanhando a deformao da chapa e comprime ao mesmo tempo a mola E. O mancal D impede a deformao irregular da chapa e o disco de reteno G garante o embutimento sem rugosidade. Ao terminar a operao, o puno A retrocede e o mancal D livre sob a ao da mola E, sobe e expulsa o objeto conformado.

Desenvolvimento de um elemento para estampagem profunda


Como no caso do dobramento de chapas, necessrio a partir de um determinado desenho de pea a ser estampada, conhecer o disco de chapa original. preciso determinar as dimenses da chapa que ser o ponto de partida para o objeto estampado, utilizando a menor quantidade de material possvel. Um mtodo para o clculo de objetos de forma retangular oco ser exemplificado:

.D2 .d2 2 = + .d1.h 4 4

D = d2 2 + d1.h

Operaes de reestampagem
A reduo mxima que se obtm numa nica operao de estampagem cerca de 50%, e mesmo nas condies mais favorveis no ultrapassa 60%. Assim praticamente impossvel obter numa nica operao de estampagem profunda um objeto oco com altura maior que o dimetro. Recorre-se ento a operaes de reestampagem com mostrado:

Prensas de estampagem As prensas de estampagem podem ser:

Mecnicas em que o volante fonte de energia, a qual aplicada por manivelas, engrenagens, excnctricos, durante a aplicao do esforo de deformao.

Hidrulica em que a presso hidrosttica aplicada contra um ou mais pistes fornece a energia para o esforo de deformao

Exemplo de prensas para estampagem

Exemplo de peas obtidas por estampagem

Vous aimerez peut-être aussi