Vous êtes sur la page 1sur 16

ANARQUISTAS: CRIAO CULTURAL, INVENO PEDAGGICA

D A S*

RESUMO: O artigo resgata dimenses das prticas culturais e pedaggicas anarquistas que foram referncia para a experincia brasileira das Escolas Modernas, no incio do sculo (1912). Baseando-se em pesquisas bibliogrcas realizadas por inmeros estudiosos no Brasil e na Espanha, o presente ensaio procura mostrar a inseparabilidade cultura-educao nas concepes e nas prticas anarquistas. Tal especicidade do movimento crata congura sua viso educacional, na escola ou fora dela, como campo de apropriao da cultura e instrumento de libertao social. Palavras-chave: Cultura. Educao. Anarquistas. Memria. Libertao social.

A: ,
ABSTRACT: This paper explores dimensions of the anarchist cultural and pedagogical practices that served as a reference for the Brazilian experience of Modern Schools, in the beginning of the 20th century (1912). Based on bibliographical research accomplished by innumerable scholars in Brazil and Spain, it tries to point out the inseparability of culture and education in the anarchist conceptions and practices. Such a specicity congures the educational view-point of anarchists, inside and outside school, as a eld of appropriation of culture and as an instrument of social liberation. Key words: Culture. Education. Anarchists. Memory. Social liberation.

A: ,
RSUM: Cet article rcupre les dimensions des pratiques culturelles et pdagogiques anarchistes qui ont servi de rfrence lexprience brsilienne des coles modernes, au dbut du XXe sicle (1912). Sur la base de recherches bibliographiques ralises par de nombreux spcialistes au Brsil et en Espagne, le prsent essai cherche montrer linsparabilit cultureducation dans les conceptions et les pratiques anarchistes. Cee spcicit du mouvement acrate sous-tend sa vision ducationnelle, lcole ou hors delle, comme champ dappropriation de la culture et instrument de libration sociale. Mots-clefs: Culture. ducation. Anarchistes. Mmoire. Libration sociale.

Doutora em Cincias Sociais e professora do Departamento de Administrao Escolar e Economia da Educao, da Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo (). E-mail: daccioly@usp.br

Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 114, p. 87-102, jan.-mar. 2011


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

87

Anarquistas: criao cultural, inveno pedaggica

nalidade deste artigo examinar aspectos das prticas e teorias cratas no campo cultural e educacional anteriores e coetneas experincia das Escolas Modernas no Brasil, aprofundando assim a compreenso da atmosfera poltico-cultural e das razes histricas de tal experincia.1 O solo originrio da reexo aqui desenvolvida a tradio anarquista europia, principalmente a de pases como Espanha, Itlia e Portugal, de onde veio grande parte dos imigrantes responsveis, no Brasil, em outros pases da Amrica Latina e nos Estados Unidos, pela expanso do anarcosindicalismo e pela criao, no Novo Mundo, das expresses artstico-culturais e pedaggicas inerentes ao movimento anrquico desde suas origens. O anarquismo, mesmo considerando sua pluralidade de tendncias, produziu em sua histria experincias pedaggico-culturais inovadoras. At hoje elas constituem fonte de inspirao para educadores e movimentos sociais que buscam alternativas educao estatal ou privada e aos mtodos convencionais de ensino-aprendizagem. Um aspecto fundamental do movimento libertrio a recusa incondicional de qualquer tipo de organizao poltica e social baseada na coao, ao lado do desejo e da luta por uma sociedade em que a ordem, a liberdade e a igualdade coincidam. Para atingir tais objetivos, os anarquistas, pelo menos nas correntes majoritrias, baseadas no mutualismo, no cooperativismo e no anarco-comunismo, enfatizam sempre a juno entre os ns e os meios na poltica, sublinhando que no se pode chegar a ns libertrios por vias autoritrias. Para as nalidades deste artigo sero consideradas as seguintes noes de cultura: a de Raymond Williams (2007, p. 120), para quem a cultura todo um modo de vida e no mero reexo da produo material das sociedades; a de Cliord Geertz (1978), que a v como o fundo acumulado de smbolos signicantes, de dispositivos simblico-prticos partilhados de controle do comportamento,
(...) no apenas simples expresses, instrumentalidade ou correlatos de nossa existncia biolgica, psicolgica e social: eles so seus pr-requisitos. Sem os homens certamente no haveria cultura, mas, de forma semelhante e muito signicativa, sem cultura no haveria homens. (Geertz, 1978, p. 56-62)

Alm dessas noes, aceito a distino feita por Dulce Whitaker (2006) entre cultura e ideologia, excluindo da primeira os componentes justicadores da opresso e da explorao que caracterizam o mbito ideolgico. Sem tal distino, aceitam-se todos os horrores em nome das singularidades culturais: Em suma, cultura tudo o que nos humaniza. Fenmenos de opresso e dominao pertencem ao plano da ideologia. A autora, contudo, lembra a interseco entre ambas,

88

Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 114, p. 87-102, jan.-mar. 2011


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Doris Accioly e Silva

(...) na medida em que os processos de dominao colhem, da cultura, os traos que facilitam a opresso e os manipulam, encobrindo parte da cultura com sombras de perversidade e provocando o ilusionismo e a fantasmagoria que disfaram a dominao. (2006, p. 60-61)

Ainda com relao ideia de cultura, importante sublinhar sua dimenso poltica, nas sociedades divididas em classes, castas, estamentos. Nas palavras de Victor Hell (1989, p. 57):
(...) a liberdade no se parece com o fruto que teria sido amadurecido pelo pensamento: ela requer um combate incessante. O mesmo ocorre com a cultura que no simplesmente um patrimnio que se tem de salvaguardar e, se possvel, aumentar e enriquecer com a conscincia tranquila de um administrador. Ela exige tambm combate.

A concepo de uma cultura das classes trabalhadoras tambm carregada de controvrsias. As condies de explorao e dominao a que esto sujeitas em decorrncia de sua posio no processo de produo capitalista so um obstculo criao de uma cultura proletria. Alm disso, adverte Francisco Foot Hardman (2002, p. 305), a produo industrial capitalista tende a uniformizar os campos do lazer, da habitao, do vesturio e, inclusive, o da lngua, o que complica ainda mais a questo. Este ltimo autor, no entanto, aceitando a reexo de Raymond Williams, sugere que o que pode singularizar uma cultura proletria so as formas alternativas de se conceber a natureza das relaes sociais. Alm disso, a presena cultural das classes subalternas vericar-se-ia tambm, sempre segundo Williams, em sua contribuio difusa, porm real, constituio do prprio processo cultural mais abrangente de toda a sociedade. O que procurarei denir no presente artigo a criao, pelos anarquistas, de uma cultura de resistncia e de uma cultura de combate, historicamente concretizadas nas escolas libertrias, na imprensa operria, nos centros de cultura social, no teatro, na poesia e mesmo em obras cientcas, como o caso de Elise Reclus (1830-1905) e Kropotkin (1842-1921). Constituram, portanto, um raro momento em que as classes trabalhadoras puderam construir uma reexo e um conhecimento prprios e indissociveis das formas de organizao de suas lutas. No Brasil, a partir da dcada de 1970, a pesquisa universitria tem produzido teses fecundas sobre a educao e a cultura cratas e sobre outros aspectos do anarquismo, temas considerados malditos nas dcadas anteriores, devido hegemonia de uma intelectualidade conservadora de direita ou stalinista. Nas cincias sociais e na histria, so excees ao silncio trabalhos como o de Aziz Simo (um dos precursores da sociologia do trabalho no Brasil) sobre as origens anarquistas do sindicalismo brasileiro e os de Maurcio Tragtenberg sobre o makhnovismo e os marinheiros de Kronstadt, durante a Revoluo Russa, escritos entre 1953 e incio de 1960 (vide bibliograa). A produo literria crata foi acompanhada por vrios crticos, a partir do prprio momento em que surgiram na cena brasileira e nas dcadas seguintes, como o caso de Jos Verssimo, Nestor Victor, Eduardo Frieiro, Brito Broca, Antonio

Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 114, p. 87-102, jan.-mar. 2011


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

89

Anarquistas: criao cultural, inveno pedaggica

Candido, Fbio Lucas, entre outros. H sobre tal produo, abrangendo a imprensa, a poesia, o teatro e a educao, trabalhos atuais relevantes de pesquisa, como os de Antonio Arnoni Prado e Francisco Foot Hardman e o de Flvio V. Luizeo. Alm destes, referncia obrigatria a vasta obra de Edgar Rodrigues, portugus radicado h muito no Rio de Janeiro, pesquisador e militante do anarquismo. Estes autores divergem quanto ao valor literrio intrnseco de tais obras, o que decorrncia de diferentes vises de mundo, inseres polticas, distanciamento crtico, perspectiva intelectual. Assim, para Flvio Luizeo, o interesse do episdio literrio anarquista no Brasil prende-se sua importncia para o conhecimento do anarquismo em nosso pas para a historiograa das ideias sociais e polticas no Brasil,
(...) especialmente quando esta prosa de co examinada nas suas relaes com certas circunstncias de longa data presentes na evoluo da vida intelectual no pas. Entre elas, destaque-se, particularmente, o fato de a literatura sobressair-se como um fator pondervel no processo vigente de comunicao de ideias e de formao de comportamentos. Em outras palavras, havia na poca, e pela razo apontada, atmosfera propcia para a propaganda anarquista enveredar pelo caminho da prosa de co, situao esta no ignorada pelos protagonistas do episdio, esperanosos de poder tirar algum proveito ao celebrar a aliana entre a expresso literria e a propaganda revolucionria. (Luizeo, 1984, p. 4)

Arnoni Prado e Foot Hardman (1985), analisando uma seleo de contos anarquistas, ressaltam uma caracterstica fundamental dessa literatura:
(...) o mergulho nesse universo da co militante nos conrmou, em relao ao conto, como de resto acontece com a arte anarquista, que ele no propriamente um texto de autor. Ao contrrio deste, que privilegia a singularizao e retm o leitor na fruio esttica do instante, o conto anarquista elimina a ambiguidade e integra um sistema reiterativo de propagao ideolgica,2 muito embora no deva ser confundido com um mero instrumento de propaganda dirigida. Se, de um lado, ca difcil distinguir muitas vezes onde termina a doutrinao e comea a criatividade, preciso levar em conta, de outro, que enquanto gnero ele apenas conrma o princpio geral anarquista, segundo o qual todos os homens so artistas em potencial e, nesse sentido, fazem coletivamente a arte real, compreendida como produto de um grupo social e identicado em torno de seus ideais. (p. 13)

Os mesmos autores esclarecem que, na perspectiva proudhoniana da arte em situao, no h o cultivo da arte pela arte, nascendo o texto das circunstncias da luta travada cotidianamente. Abordando dialeticamente a relao entre vanguarda esttica e vanguarda poltica, lembram o aperfeioamento
(...) das tcnicas de composio da arte inspirada em temas libertrios e desenvolvida por artistas militantes na Frana e na Espanha. No Brasil, costuma-se tomar o estilo retrico dos romances de tese anarquista (em geral escritos por intelectuais incorporados ao movimento) como uma caracterstica extensiva a toda a literatura de cunho libertrio. O erro maior, talvez, considerar essa marca como um sinal de passadismo, a partir, sobretudo, do confronto com o projeto esttico dos modernistas da Semana de 1922, quando o mais correto seria contrap-la literatura parnasiana, contra cuja temtica os anarquistas se insurgiram. Acusa-se em geral a literatura anarquista de combinar a insubordinao

90

Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 114, p. 87-102, jan.-mar. 2011


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Doris Accioly e Silva

poltica com o jargo parnasiano, esquecendo-se de que nessa contradio que est a questo cultural a ser pensada: o processo de contaminao do universo parnasiano pelos motivos libertrios, responsveis pela recusa da atitude acadmica comprometida com as elites intelectuais. (Arnoni Prado & Foot Hardman, 1985, p. 15-16)

Os autores sublinham o teor crtico da literatura libertria, num pas cuja literatura culta em geral descaracterizava os oprimidos e os reduzia a tipos de crnica policial. Os autores explicam a pouca importncia dada pelos anarquistas autoria das obras, vistas mais como fruto da experincia coletiva do que do renamento esttico, valendo mais o mpeto criador do que a obra em si. Do mesmo modo, valorizavam mais as obras de autoria desconhecida, cujo autor o esprito coletivo:
(...) s era possvel a existncia de indivduos artistas porque antes deles j existia um povo artista. Da a funo pedaggica dessa arte-sntese que se interpe entre o presente e o passado da humanidade, articulando luta e liberdade rumo perfeita harmonia para a qual os anarquistas acreditavam estarem todos destinados. (p. 17)

Um dos aspectos mais fecundos da educao crata o desenvolvimento intenso de criaes teatrais, imprensa, literatura, centros de cultura, todos eles veculos pedaggicos por excelncia, voltados formao dos trabalhadores e disseminao do iderio anarquista. Lily Litvak,3 autora de vasta pesquisa sobre a vida cultural do anarquismo espanhol do nal do sculo e do incio do sculo , conta-nos do entusiasmo apaixonado com que se educavam os militantes, vistos sempre lendo algo e discutindo em grupos. Ela arma a importncia dada pelos libertrios educao e cultura, armando que nunca, nenhum movimento outorgou cultura tanto valor como os anarquistas (2001, p. 275). O carter emancipatrio das prticas culturais e pedaggicas dos anarquistas baseava-se na concepo da I Internacional,4 segundo a qual a redeno dos trabalhadores deveria ser obra dos prprios trabalhadores. Desta concepo decorria a nfase que davam ao livre arbtrio e sua f no poder da inteligncia e sensibilidade humanas, bem como dimenso educativa e cultural que seria em grande parte responsvel pela transformao social. importante ressaltar que, para os libertrios, educao, cultura e revoluo so indissociveis. A mesma autora conta que eram lidas as obras mais notveis do movimento operrio, sendo posteriormente comentadas e criticadas. A leitura sociolgica, losca, literria e recreativa era um hbito permanente dos militantes. Cada trabalhador socializava seus conhecimentos especcos e gerais em palestras para seus companheiros. Dessa forma, um tintureiro falava sobre qumica, um pintor dava noes gerais de desenho e cor, um jovem impressor ministrava curso de gramtica e assim por diante. Obras em vrios idiomas eram traduzidas oralmente nas reunies, propiciando o acesso e a fruio de textos importantes, mesmo por aqueles que no dominavam outras lnguas.

Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 114, p. 87-102, jan.-mar. 2011


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

91

Anarquistas: criao cultural, inveno pedaggica

Os anarquistas acreditavam rmemente na educao. O trabalhador consciente punha-se imediatamente a instruir-se. Sua crena era que a ausncia de educao era o nico motivo de impedimento para que outros operrios compartilhassem suas crenas. Era comum a criao de uma escola em seus centros de cultura. (2001, p. 277)

Nas anlises da literatura e da arte cratas na Espanha, feitas por Litvak, so preciosas as reexes sobre a funo social da forma. A Revista Blanca publicava em suas pginas uma srie de dilogos doutrinais que aclaravam, de forma anedtica, os postulados essenciais do iderio crata. Assim, tambm o leitor iria adquirindo as bases da cultura libertria: (...) esta tcnica, intimamente ligada associao de ideias, permite que uma ideia promova outra em conexo com a original. Em outras palavras, xa-se uma asseverao na mente e continua-se a desenvolv-la at chegar a um postulado doutrinrio determinado (2001, p. 279). Litvak lembra que, para os anarquistas, a educao no se limitava infncia. Eram muito importantes na vida crata conferncias e cursos variados para trabalhadores, sendo enorme a sua sede de conhecimento, abrangendo todas as reas da cincia e da cultura. Eles no apenas liam grandes autores, mas tambm produziam suas prprias obras. O esforo cultural anarquista se v reetido numa prodigiosa atividade editorial. Eram incontveis os folhetos publicados pelos libertrios, cujos contedos contemplavam desde trechos de obras clssicas do anarquismo, monograas, conferncias at folhetins e novelas. Tinham geralmente uma tiragem expressiva, alcanando a marca de 10 mil exemplares e at 130 edies de uma mesma obra. A obra de Kropotkin, A conquista do po, vendeu 50 mil exemplares a preos reduzidssimos, no comeo do sculo. Autores de obras cientcas, como Darwin, Reclus, Haeckel e Buchner, despertavam tambm grande interesse, assim como tratados de astronomia e obras histricas:
(...) o esforo cultural libertrio no se baseava unicamente no ideolgico. A lista de suas publicaes indicava sua exibilidade e ampla esfera de interesses, na qual era abundante o material literrio. A reverncia cultura em geral explica a heterogeneidade do material bibliogrco anarquista. (Litvak, 2001, p. 282)

Litvak registra o relato de um leitor pago pelos prprios operrios de uma fbrica de charutos cubanos que, durante o expediente, lia para eles obras escolhidas por um comit de trabalhadores, por quatro horas dirias. Entre os autores citados nesse depoimento estavam Galds, DAnnunzio, Kipling, Schopenhauer, Kropotkin, Marx, Sudermann. Um trecho do depoimento:
(...) era em Havana, em pleno trpico e o pblico se compunha de negros, de mulatos, de nativos, de espanhis; muitos nem sequer sabiam ler. Que obra podia emocionar to

92

Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 114, p. 87-102, jan.-mar. 2011


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Doris Accioly e Silva

intensamente aqueles homens? Hedda Gabler, o maravilhoso drama de Ibsen... Nunca desfrutou Ibsen em Cristiania de um pblico mais devoto e contrito. (Apud Litvak, 2001, p. 283)

Uma caracterstica das obras publicadas e discutidas preferencialmente pelos libertrios era o seu contedo de crtica social e rebeldia. Tal particularidade, que, entretanto, abarcava uma gama imensa de autores, seria transplantada (ainda que de modo no mecnico) para a Amrica Latina pelos imigrantes europeus j formados na vivncia cultural crata em seus pases de origem, lembrando que, depois da Europa, a Argentina reuniu o mais importante movimento anarquista mundial. Entre os autores diletos esto Tolstoi, Ibsen, Octave Mirabeau, Zola, Balzac, Sue, alm de Michelet, Ruskin, Flaubert, Diderot, Rousseau, Blasco Ibaez, Heine, Hugo, Tchekhov, Merime, Nordeau, Kropotkin, Mella e toda a galeria de clssicos do anarquismo e do socialismo. Para tais leitores, no importava muito a ideologia dos autores, desde que houvessem escrito a favor dos oprimidos em algum momento. Litvak destaca a grande importncia das bibliotecas libertrias, formadas por militantes ou em escolas e centros de cultura, entre eles a das Escolas Modernas, La Tramontana, El Productor, a Biblioteca de Ensenanza Popular, a Biblioteca Contempornea, a Libros Rojos e as de certas casas editoriais, como a Sempere de Valencia, que, embora no estritamente anarquista, vendia ao proletariado libertrio, a preos mnimos, suas edies dos clssicos de amplo espectro, dos greco-latinos a Shakespeare, Santo Agostinho, Strindberg, e tantos outros. As publicaes de livros e folhetos eram intensamente anunciadas na imprensa libertria, prtica comum na Europa e nos demais pases em que a cultura anarquista se implantou. Litvak (2001) sublinha o papel de destaque na difuso cultural desempenhado por revistas como Acracia, a Revista Blanca, Ciencia Social e Natura. Nesta ltima, uma das mais importantes na vida intelectual anarquista, colaboraram Ricardo Mella, Clementina Jacquinet, primeira diretora da Escola Moderna, Anselmo Lorenzo, Donato Lubn. Em seu primeiro nmero, de outubro de 1903, h uma espcie de Declarao de Princpios, que fala do desejo de dar a mos cheias e repartir com a multido desconhecida a abundante fora mental, considerando que no deve haver uma ptria espiritual nem material, pois o horizonte do conhecimento humano innito, e a Cincia e a Arte habitam o cume de suas mais elevadas aspiraes (2001, p. 288). Para os anarquistas, deve haver uma unidade entre esttica e vida: a mais profunda das cincias, a mais bela das artes, ser aquela que acerte ao determinar a maravilhosa mecnica da vida social, igualitria e livre. Ainda no mesmo nmero de Natura, na mesma Declarao, terminam pondo suas pginas a servio de trs modos da emancipao humana: a econmico-social, a moral e a intelectual, abrindo

Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 114, p. 87-102, jan.-mar. 2011


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

93

Anarquistas: criao cultural, inveno pedaggica

seu esprito a todas as inuncias generosas do bem-estar geral, a todas as conquistas da inteligncia, a todas as belezas da arte humana (2001, p. 288). Cabe lembrar que essas concepes so partilhadas internacionalmente pelo movimento anarquista, portanto absorvidas no Brasil tambm, defrontando-se aqui e em cada pas com as especicidades locais, caso da marca escravista e oligrquica da sociedade brasileira, com alto ndice de analfabetismo e, na poca, com uma Igreja onipresente e traos autoritrios muito fortes que ainda perduram. Todas as revistas mencionadas cumpriram papel pedaggico intencional. A Revista Blanca, explica Litvak, mantinha seu pblico a par das atividades artsticas e literrias europeias. Fundada por Francisco Urales, tinha por nalidade difundir os ideais libertrios sem nomear-se anarquista e foi, segundo a mesma autora, a mais importante de todas as revistas do anarquismo espanhol. Instruindo e educando o povo, organizando debates, jornadas culturais e conferncias, contou com a colaborao de intelectuais do porte de um Miguel de Unamuno, ao lado de nomes emblemticos da cultura libertria espanhola como Federica Montseny, Teresa Claramunt, Anselmo Lorenzo, Ricardo Mella, Jaume Brossa, Dorado Montero, entre tantos. A revista defendeu Zola, perseguido por sua posio no caso Dreyfus, atacou o militarismo, pregou contra o alcoolismo e o tabagismo, difundiu as ideias de Tolstoi, Ibsen e outros. A maioria de seus leitores era formada pelo proletariado culto, muitas vezes autodidata. Para os anarquistas, a educao, a cultura e, portanto, a apropriao do conhecimento pelas classes trabalhadoras sempre foram questes essenciais. Concebem a transformao social pela criao de formas igualitrias, anti-hierrquicas e desburocratizadas de organizao, em sintonia com a mudana de sensibilidades, atitudes, valores e no como tomada do poder do Estado pelos partidos polticos e a constituio de uma nova classe dirigente. Em Proudhon (1809-1865), por exemplo, temos a defesa da politecnia na educao e de uma arte-situada, destinada difuso do iderio e formao moral e poltica dos trabalhadores. Ele mantinha laos de amizade com artistas que integraram as correntes fundadoras da arte moderna na Europa, como Baudelaire, Flaubert e o pintor Gustave Courbet, congurando uma das raras conuncias de vertentes avanadas da arte e da poltica. Mais tarde, uma repetio dessa conuncia foi a aproximao de Trotsky e de setores do anarquismo ao surrealismo, todos crticos da instrumentalizao da arte pelo stalinismo, o chamado realismo socialista. Bakunin (1814-1876) via na desigualdade de acesso ao saber e na sua apropriao uma das mais terrveis e ecientes causas da reproduo de todos os dilaceramentos sociais. Propunha a educao integral: (...) o ensino total, to completo como o que leva consigo o poder intelectual do sculo, a m de que por cima das classes operrias no se encontre no futuro nenhuma classe que saiba mais e que, exatamente por isto, possa domin-las e explor-las (Bakunin, 1989, p. 34).

94

Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 114, p. 87-102, jan.-mar. 2011


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Doris Accioly e Silva

A educao integral foi incorporada pela histria subsequente do anarquismo. Mas, sem dvida, o advento do comunismo-libertrio ou anarco-comunismo, no qual a atuao de Kropotkin foi marcante, conferiu uma signicao fulcral s prticas culturais e pedaggicas. A predominncia desta tendncia no ambiente libertrio mundial e brasileiro, de modo particular nas atividades do campo pedaggico-cultural, pede uma ateno maior histria dessa vertente. No perodo rduo que se seguiu derrota da Comuna de Paris, o ano de 1876 concentra acontecimentos importantes para a histria do anarquismo. No ms de julho, foi dissolvido o Conselho Geral da e morreu Bakunin. Pouco depois, Kropotkin voltou Europa ocidental como exilado poltico e estabeleceu ligaes com o grupo anarquista suo das montanhas do Jura, a Federao Jurassiana, que havia sido fundada pelos coletivistas, em 1871, em Sonvillier, aps a ruptura entre marxistas e anarquistas durante a Conferncia da , em Londres. Tal rompimento foi denitivamente consumado em 1872, no V Congresso da , em Haia, do qual os marxistas expulsaram James Guillaume (1844-1916) e Bakunin, inaugurando uma separao no interior do movimento revolucionrio que at hoje no se reverteu e que conheceu episdios trgicos no sculo . Desde sua fundao, a liga Jurassiana desempenhou papel importante nas atividades intelectuais e organizacionais do anarquismo europeu, irradiando-se para outros continentes. Inicialmente coletivista, por inuncia de Bakunin, a Federao do Jura adotou a denominao de comunista-libertria e/ou anarco-comunista, aps um processo de discusses intensas, nas quais foi decisivo o papel de Elise Reclus, Malatesta (18531932), Carlo Caero (1846-1892), Covelli (1846-1915) e o prprio Kropotkin. O abandono do termo coletivismo deve-se, sobretudo, a uma compreenso distinta que coletivistas e anarco-comunistas tinham acerca da distribuio da riqueza gerada pelo trabalho numa sociedade crata. Para o coletivismo esta riqueza seria distribuda conforme o trabalho realizado. Discordando, Kropotkin dizia: isso contraria o ideal da distribuio realizada conforme as necessidades (Gurin, apud Luizeo, 1984, p. 27). Mas, para alm dessa questo inicial, a fundao do anarco-comunismo constituiu um divisor de guas na histria do anarquismo, conforme frisam historiadores do movimento, como Max Nelau, Daniel Gurin e G. D. H. Cole (apud Luizeo, 1984). O teor de tal diferenciao interessa diretamente ao objetivo deste estudo. As vicissitudes sofridas com a derrota da Comuna e as perseguies constantes, o reuxo das lutas sociais, o desalento com as oscilaes das multides, nas palavras de Elise Reclus (apud Luizeo, 1984, p. 37), levaram os anarquistas a uma mudana de mtodos e mesmo de concepes. A importncia da divulgao das ideias, da transformao das conscincias, foi aos poucos tomando vulto, em detrimento das tticas extremas da propaganda pela ao, da via terrorista, ainda que estas continuassem a ser aceitas por outras tendncias do anarquismo. No comunismo libertrio, obras seminais so publicadas, amparando teoricamente as mudanas referidas. Entre as mais densas esto Evoluo, Revoluo e Ideal Anarquista, de Elise Reclus, e A Ajuda

Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 114, p. 87-102, jan.-mar. 2011


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

95

Anarquistas: criao cultural, inveno pedaggica

Mtua, de Kropotkin. A primeira interliga os processos evolutivos e revolucionrios, vistos como parte integrante da vida social e csmica, armando que no pode haver revoluo sem evoluo prvia. E, para que tais processos se expandam, fundamental a socializao do saber. A segunda, nuclear no iderio anarco-comunista, fruto de pesquisas do autor, que era gegrafo, nas estepes russas. Nela, Kropotkin faz uma profunda crtica s teses de Huxley, segundo as quais a competio a base da vida humana e natural. Recusando tais assertivas, Kropotkin defende a ideia da cooperao, tida por ele como base essencial da vida, to ou mais relevante do que a luta e a violncia. interessante lembrar a anidade desta tese com as teorias desenvolvidas um sculo depois pelo prmio Nobel chileno Humberto Maturana, para quem o amor o cerne da evoluo e da vida biolgica e social. O cienticismo, integrante do esprito da poca, encontrou nos anarquistas no a busca de garantir a ordem vigente, mas de construir uma alternativa a ela e de refutar os dogmas religiosos. Creio ser este um dos pontos vitais para a compreenso das prticas culturais e educacionais libertrias. As mudanas operadas no anarquismo por inuncia do anarcocomunismo foram responsveis por uma grande disseminao de suas concepes, mesmo fora do crculo militante ou do meio proletrio: Kropotkin percebeu isso e, certa vez, chegou a revelar a sua satisfao pelo fato de o anarquismo literrio estar encontrando boa receptividade nos meios intelectuais da Europa (Luizeo, 1984, p. 53). A persuaso, a nfase na solidariedade, na educao, nas prticas culturais como prticas pedaggicas passaram a ser cada vez mais recorrentes no mundo crata. Estas dimenses eram vistas como a preparao da futura sociedade, a garantia de que, aps os atos de expropriao e de destruio do Estado, a reconstruo da vida social dar-se-ia mediante associaes livremente pactuadas, sem autoridades, chefes e governos (idem, ibid., p. 62). O combate s duas fontes principais de qualquer tipo de autoridade, a Igreja e o Estado, percorre toda a histria crata. Contra a Igreja porque ela aperfeioou os instrumentos de submisso das conscincias; contra o Estado, porque usurpou o poder poltico oriundo do corpo social, exercendo-o em nome de uma classe ou de uma casta sobre o conjunto da sociedade, por meio de aparatos repressivos como o exrcito e a polcia e de recursos da violncia simblica como os tribunais e a escola (aos quais hoje se acrescentaram os meios de comunicao de massa, a indstria cultural). Se o Estado, a religio e o capital fabricam incessantemente os meios de sua conservao ao produzir indivduos submissos ou tirnicos, o anarquismo assumiu a tarefa de formar homens que possam relacionar-se com os outros como iguais na diferena, para a criao de uma sociedade na qual as diferenas no sejam transformadas em desigualdade. Reside aqui a enorme importncia da luta pedaggico-cultural para o anarco-comunismo. Entretanto, a autogesto educacional apenas um dos elementos de combate por uma sociedade libertria. A primeira experincia nessa direo foi

96

Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 114, p. 87-102, jan.-mar. 2011


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Doris Accioly e Silva

a de Paul Robin (1837-1912), inspiradora de todas as demais, a partir de La Ruche, de Sbastien Faure, at a Escola Moderna de Ferrer, ecoando pelas dcadas seguintes. Os princpios fulcrais da educao libertria presentes em Cempuis continuam sendo a coeducao sexual, a coeducao das classes sociais, a ausncia de recompensas e castigos, a livre discusso entre professores e alunos, a formao do esprito crtico, a prtica da observao e do ensino racional, a convivncia junto natureza, a educao esttica. Nascido na Frana, em famlia burguesa, Robin teve uma educao renada. Desde cedo, interessou-se pelo ensino, chegando a ingressar na Escola Normal Superior. Entretanto, abandonou o magistrio por no suportar a atmosfera sufocante do ensino sob o II Imprio. Na Blgica, participou da fundao de uma associao positivista e de cursos noturnos para lhos de operrios. Filiou-se seo da de Bruxelas e assumiu a redao do jornal de tendncia proudhoniana La Libert. Foi expulso da Blgica por razes polticas, depois de se casar com a lha do socialista Delasalle. Passou por vrias prises europias at refugiar-se em Londres, onde foi indicado por Marx para o Conselho Geral da Internacional. Robin ops-se s teses autoritrias, sendo excludo do Conselho Geral. Adotou as teses de Bakunin e passou a frequentar os crculos jurassianos, ao lado de Kropotkin e dos irmos Reclus. As primeiras experincias educacionais de Robin foram como diretor de uma escola prossional em Chambry e da Escola Normal. Em 1879 tornou-se inspetor primrio em Blois. Nessa ocasio que ele escreveu: Toda a educao que no tenda a fazer um pensador, um trabalhador, um ser inteligente e um ser ativo, uma educao incompleta e estril (Robin, apud Moriyn, 1989, p. 101). O inspetor Robin, para escndalo de muitos e para aprovao de alguns, reestruturou os programas nessas escolas e colocou lado a lado meninos e meninas. A partir de 1880, quando foi nomeado diretor do orfanato Gabriel Prvost, em Cempuis, buscou realizar seus princpios pedaggicos fundados na liberdade, na conana e na coeducao sexual. Um ex-aluno seu registrou o seguinte depoimento: O ensino no era politesta nem monotesta, nem desta, nem pantesta, nem ateu; era pura e simplesmente humano(idem, ibid., p. 102). As pesquisas divulgadas pelos estudos clssicos do anarquismo sobre a experincia pioneira de Cempuis contam da felicidade das crianas ali e tambm em Mers-les-Bains, onde Robin adquiriu um terreno e construiu uma casa para acolher os jovens rfos de Cempuis durante o vero. O xito da pedagogia de Robin despertou a ira conservadora da Igreja e dos poderes constitudos e culminou com a sua demisso, em 1894. A partir de ento, o educador consagrou-se ao movimento neomalthusiano, defendendo a necessidade de limitar os nascimentos. Publicou um prospecto intitulado

Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 114, p. 87-102, jan.-mar. 2011


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

97

Anarquistas: criao cultural, inveno pedaggica

A questo sexual e tentou, em vo, mobilizar o ambiente anarquista para a sua ideia do bom nascimento. Todos os grandes estudiosos da pedagogia libertria, como Dommanget (1972), Palcios (1981), Tomasi (1988) e Raynaud e Ambauves (1978), so unnimes em armar que a prtica-terica de Robin no Orfanato de Cempuis foi o nascedouro da pedagogia libertria. Admirador de Rousseau e do cienticismo, Robin adotou do anarco-comunismo pontos fundamentais como o pacismo, o internacionalismo, o apoio emancipao feminina, o ensino integral. Aos vinte anos registrou a seguinte reexo:
Que z eu para ser melhor tratado do que um proletrio? Para conhecer as artes e as cincias? No merecem todos os trabalhadores como eu desfrutar das alegrias intelectuais? (...) O dever sagrado, o primeiro de todos trabalhar sem descanso para acabar com as misrias que lhes aplastram. (apud Tomasi, 1988, p. 174)

No boletim do Orfanato, de 1890, ele escreveu:


A educao integral, sem ter a pretenso de fazer de todos cientistas, (...) tem a inteno de propiciar o nascimento e desenvolvimento de todas as faculdades da criana, para incutir-lhe somente ideias exatas. Porm, depois de ter oferecido a todos esta base indispensvel e objetiva, deixa a cada um a tarefa de completar seu desenvolvimento segundo as circunstncias, as necessidades, as iniciativas pessoais, e de aproximar-se do saber e do ofcio s naquelas reas das quais depende a satisfao de suas necessidades fsicas e morais. (Idem, ibid., p. 175)

Durante os 14 anos em que dirigiu Cempuis, Robin institucionalizou a liberdade da criana, possibilitando a expanso de suas mltiplas potencialidades. Integrando trabalho manual e intelectual em aulas ao ar livre, junto natureza, com a inovao das colnias de frias no litoral, visava o desenvolvimento moral, praticava a coeducao sexual, a formao cientca e as atividades artsticas. Uma das dimenses mais belas da pedagogia de Robin foi a nfase na educao musical. Continuando sua obra, Sebastien Faure (1858-1942), em La Ruche, instituiu a imprensa na escola e editou um opsculo de canes, coros e comdias para crianas. Robin tinha repugnncia pelos exames, notas e concursos. A relao com os alunos era desenvolvida sem hierarquias e a virtude mais valorizada era a solidariedade, por sua contribuio responsvel vida coletiva. Sua obra em Cempuis foi irradiadora de uma formao de educadores que muito contribuiriam para a melhoria das prticas e concepes da pedagogia contempornea, a comear por Sebastien Faure (18581942) e Francisco Ferrer (1849-1909), chegando a Clestin Freinet (1896-1966). Perseguido pela Igreja e pelos poderes locais, Robin foi compelido a abandonar Cempuis. Todas as crianas que por l passaram guardaram uma recordao permanente e obtiveram resultados escolares excepcionais em relao ao perodo anterior chegada de Robin, alm de melhoras comprovadas na sade. Para Dommanget, Robin foi:

98

Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 114, p. 87-102, jan.-mar. 2011


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Doris Accioly e Silva

(...) dotado da mais extraordinria vocao pedaggica, de uma inteligncia superior e de uma alma de apstolo (...) o educador no sentido mais profundo da palavra, uma das maiores guras, seno a maior, da pedagogia socialista, e uma gura esquecida. (Dommanget, 1972, p. 349)

Talvez a maior sntese das prticas e concepes da educao libertria tenha sido realizada por Francisco Ferrer, criador das Escolas Racionalistas ou Modernas, na Espanha, a partir de 1901 at seu assassinato poltico em 1909: (...) Ferrer recebe inuncias de toda a tradio libertria, de Godwin (1756-1836) a Kropotkin, passando pelos socialistas utpicos, Stirner (1806-1856), Bakunin, etc., tendo se relacionado com alguns deles em Paris, sublinha Palcios (1981, p. 159). As bases da pedagogia de Ferrer so a coeducao de sexos e de classes, a ausncia de recompensas e castigos, a educao integral, o ensino fundado na cincia e no em misticismos ou noes religiosas, a formao permanente do carter, o cultivo da vontade, a harmonia corpo-intelecto-moralidade, sempre com base nos exemplos e na grande lei natural da solidariedade; a educao infantil deveria buscar mtodos adaptados psicologia da criana. Ferrer foi amigo prximo de Kropotkin e de Robin, entre outras personalidades do mundo libertrio. Sua obra, de importncia inestimvel para a emancipao humana, inclua uma casa editorial, que publicava mensalmente os Boletins das Escolas, entre 1901 e 1906. A inuncia de Ferrer disseminou-se por vrios continentes, chegando at a Europa do leste, onde Nestor Makhno chegou a fundar uma escola racionalista (Raynaud & Ambauves, 1978). Tambm no Brasil foram criadas inmeras escolas inspiradas nas Escolas Modernas. Segundo Edgar Rodrigues (1992), entre 1895 e 1925 foram criadas no Brasil, e no s nas regies mais industrializadas, 40 escolas libertrias. No campo educacional, os anarquistas projetavam criar outro sistema de ensino, oposto em tudo ao privado e ao estatal. Tal projeto foi inviabilizado por vrios fatores, entre os quais a represso do Estado, as polticas da III Internacional e as alteraes profundas no quadro poltico-econmico internacional, com a II Guerra Mundial. A experincia das Escolas Racionalistas foi profundamente articulada s prticas culturais anarquistas da poca, referidas neste artigo. Tal organicidade , alis, uma caracterstica geral do movimento crata. A crtica anarquista aos Estados e aos governos no faz exceo sequer aos governos representativos, ao mostrar que as leis chamadas democrticas obrigam as minorias a se submeterem s maiorias, os partidos impem uma disciplina coercitiva e criam laos articiais entre seus membros e o sufrgio universal , nas palavras de Bakunin, o meio mais adequado para fazer com que a massa colabore na construo de sua prpria priso (1978, p. 52). O mesmo autor lembra que a chamada liberdade de imprensa e de associao apenas respeitada quando no incomoda muito aos que governam. Outra dimenso fundamental do iderio anarquista o

Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 114, p. 87-102, jan.-mar. 2011


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

99

Anarquistas: criao cultural, inveno pedaggica

internacionalismo que, entretanto, no exclui o amor espontneo dos homens por seu pas, mas impede que ele degenere em xenofobia e guerras nacionalistas. Para os libertrios, a ideia de ptria separada da de Estado. Grande parte da tradio anarquista herdeira da concepo rousseauista de uma bondade essencial da natureza humana que teria sido deformada pelas instituies sociais calcadas na explorao e na opresso. Surge da a convico de que possvel desenvolver uma tica fundada na liberdade, na dignidade e no valor do indivduo como consequncia de leis ditadas pela conscincia e desenvolvidas em instituies libertrias e no por fontes coercitivas externas e autoritrias. Assim, lemos em Kropotkin (1987, p. 103) a seguinte reexo, to atual:
De ano a ano, milhares de crianas crescem na sujeira moral e material de nossas cidades entre uma populao desmoralizada pela vida diria, caracterizada pelo desemprego e pela misria junto ao luxo e ao vcio que inundam nossas grandes povoaes. No sabem o que a casa paterna, sua casa hoje rstica, amanh a prpria rua. Entram na vida sem ter feito um emprego razovel de suas jovens foras. (...) Quando vemos crescer deste modo a populao infantil das grandes cidades s nos admira uma coisa: que to poucos daqueles meninos se tornem assassinos e ladres. O que surpreende a profundidade dos sentimentos sociais da humanidade de nosso sculo, a tendncia ao bem que reina no beco mais asqueroso. Sem isso o nmero dos que declaram guerra s instituies sociais seria muito maior. Sem essa honradez bsica, sem essa averso violncia, no caria pedra sobre pedra dos suntuosos palcios de nossas cidades.

A possibilidade de uma convivncia social em comunidades livres e igualitrias, unidas em federaes nacionais e internacionais, autogeridas, onde qualquer grupo inclusive a famlia baseia-se no espontneo e revogvel consentimento de cada um dos membros, constitui o ncleo das concepes societrias anarquistas. No que diz respeito questo da violncia como instrumento poltico, Tina Tomasi (1988, p. 9) lembra que
(...) os anarquistas, divididos no plano doutrinal e histrico em individualistas e societrios, diferem entre si no que se refere aos tempos e aos meios mais adequados para mudar a vida associativa; h os que indicam a via lenta e pacca da persuaso e os que preferem a via rpida da ao revolucionria. De todas as formas, em contraposio opinio corrente, o ideal anarquista que se congura nos melhores tericos, embora se expresse em linguagem agressiva, recusa a violncia pelo que ela carrega de coero ou apenas a admite quando constitui a nica via para acabar com instituies injustas e cruis. Na realidade o movimento anarquista teve formaes militares organizadas apenas durante a Guerra Civil Espanhola e os atentados polticos, mesmo quando obra de anarquistas, longe de ser um fenmeno de vastas propores, diminuram notavelmente com o crescimento do anarcosindicalismo.

A harmoniosa articulao de educao e cultura marca a tradio libertria, que dene o campo da educao como aquele que possibilita o acesso cultura aos

100

Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 114, p. 87-102, jan.-mar. 2011


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Doris Accioly e Silva

sujeitos sociais, tornando-os capazes no s de fru-la, mas de produzi-la, recriando-se a si mesmos e ao mundo. A paixo pedaggica dos anarquistas, sua aplicada dedicao ao ensino e s outras atividades culturais, a criao de uma prtica terica simultaneamente social e poltica, educacional e cultural, inseparvel da forma de suas lutas, so ngulos ainda pouco explorados pelos estudiosos da educao e constituem pontos importantes para a compreenso crtica de nossas prprias diculdades como educadores.

Notas
1. A experincia das Escolas Modernas em So Paulo que neste trabalho no ser analisada objeto de pesquisa coletiva do Centro de Memria da Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo, onde se encontra o acervo do educador anarquista Joo Penteado, fundador daquelas Escolas nas primeiras dcadas do sculo . Esta pesquisa tem o nanciamento do q. Este termo aqui assume o signicado comum de corpo de ideias, iderio. Traduo dos textos de Lily Litvak e Tina Tomasi: Doris Accioly e Silva. Fundada em 1864, na Inglaterra, foi a primeira organizao internacional dos trabalhadores e visava o fortalecimento mundial e autogestionrio de suas lutas, com base nas prticas de solidariedade e de autonomia, a partir da crtica do Estado, dos partidos polticos e da representao parlamentar. Sua sigla (Associao Internacional dos Trabalhadores) e ela se extinguiu em 1875/1876. No V Congresso, em 1872, houve a ruptura entre marxistas e anarquistas, culminando com a expulso desses ltimos por aqueles. A questo central que motivou tal separao foi a profunda divergncia dos dois grupos acerca dos meios de transformao social. Os anarquistas defendiam a abolio imediata do Estado no processo revolucionrio, enquanto os marxistas achavam necessrio manter o Estado nos primeiros tempos da revoluo para s posteriormente elimin-lo. Tal discordncia persiste at hoje.

2. 3. 4.

Referncias
ARNONI PRADO, A.; FOOT HARDMAN, F. Contos Anarquistas. So Paulo: Brasiliense, 1985. BAKUNIN, M. Dios y el Estado. Barcelona: Jucar, 1978. BAKUNIN, M. A educao integral. In: M, F.G. (Org.) Educao libertria. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1989. DOMMANGET, M. Los grandes socialistas y la educacin: de Platn a Lenin. Madrid: Fragua, 1972. FERRER Y GUARDIA, F. La escuela moderna. Madrid: Zero, 1978. FOOT HARDMAN, F. Nem ptria, nem patro! So Paulo: , 2002.

Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 114, p. 87-102, jan.-mar. 2011


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

101

Anarquistas: criao cultural, inveno pedaggica

GEERTZ, C. A interpretao das culturas. Rio de janeiro: Zahar, 1978. HELL, V. A ideia de cultura. So Paulo: Martins Fontes, 1989. HISTRIA do anarquismo. Trad. de Plnio Augusto Coelho. So Paulo: Imaginrio, 2008. KROPOTKIN, P. Textos Escolhidos. Porto Alegre: , 1987. (Organizao e introduo de Maurcio Tragtenberg). LITVAK, L. Musa libertaria: arte, literatura y vida cultural del anarquismo espaol. Madrid: Fundacin Anselmo Lorenzo, 2001. LUIZETTO, F.V. Presena do anarquismo no Brasil: um estudo dos episdios literrio e educacional 1900/1920. 1984. Tese (Doutorado) Faculdade de Filosoa Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo. PALACIOS, J. La cuestin escolar. Barcelona: Laia, 1981. RAYNAUD, J.M.; AMBAUVES, G. Leducation libertaire. Paris: Spartacus, 1978. RODRIGUES, E. O anarquismo na escola, no teatro e na poesia. Rio de Janeiro: Archiam, 1992. TOMASI, T. Breviario del pensamiento educativo libertario. Cali: Carvajal, 1988. WHITAKER, D.C.A.; BEZZON, L.C. A cultura e o ecossistema: reexes a partir de um dilogo. Campinas: Alnea, 2006. WILLIAMS, R. Palavras-chave: um vocabulrio de cultura e sociedade. So Paulo: Boitempo, 2007.

Recebido em abril de 2008. Aprovado em dezembro de 2008.

102

Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 114, p. 87-102, jan.-mar. 2011


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Vous aimerez peut-être aussi