Vous êtes sur la page 1sur 2

ndices de Liquidez

A anlise de liquidez ou da capacidade de solvncia de uma empresa realizada atravs do clculo e interpretao dos ndices de liquidez. Adicionalmente, deve-se complementar o estudo com o clculo dos ciclos financeiro e operacional da companhia.

Os ndices de liquidez normalmente empregados so: Liquidez Geral, Liquidez Corrente, Liquidez Seca e Liquidez Imediata. Todos eles relacionam bens e direitos com obrigaes da firma, por intermdio de uma simples operao de diviso. Embora no seja a melhor definio, costuma-se dizer que os ndices de liquidez medem o quanto a empresa tem para cada unidade monetria que ela deve. Passaremos s particularidades de cada um dos quatro ndices citados.

O ndice de Liquidez Geral (ILG) calculado a partir da diviso da soma dos ativos circulante (AC) e realizvel a longo prazo (RLP) pela soma dos passivos circulante (PC) e exigvel a longo prazo (ELP). Sua funo indicar a liquidez da empresa no curto e longo prazo, por isso o nome Liquidez Geral. Uma observao importante que alguns valores registrados no RLP podem ser dificilmente realizveis na prtica, como, por exemplo, determinados depsitos judiciais, os quais devero ser excludos do clculo do ILG. Ativo Circulante + Ativo real. L.P. Liquidez Geral (LG) Passivo Circ. + Passivo exig. L.P. A simples diviso entre ativo circulante (AC) e passivo circulante (PC) produz o

ndice de Liquidez Corrente (ILC), que reflete a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo. O crescimento exagerado das contas a receber, principalmente quando ocasionado por aumento de inadimplncia, ou ainda a

avolumao dos estoques, devido a falhas em linhas de produo ou obsolescncia, devem ser expurgados do clculo desse ndice. Ativo circulante Liquidez corrente (LC) Passivo circulante O ndice de Liquidez Seca (ILS) tem como objetivo apresentar a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo sem levar em conta os estoques, que so considerados como elementos menos lquidos do ativo circulante. Aps retirarmos os estoques do clculo, a liquidez da empresa passa a no depender de elementos no-monetrios, suprimindo a necessidade do esforo de venda para quitao das obrigaes de curto prazo. Ativo circ. Estoques Liquidez seca (LS) passivo circulante Continuando o raciocnio do ndice de Liquidez Seca, o ndice de Liquidez Imediata (ILM) elimina tambm a necessidade do esforo de cobrana para honrar as obrigaes. Com o desenvolvimento do mercado de crdito, esse ndice passou a ter pouca relevncia na maior parte das empresas. Nos dias atuais, no aconselhvel manter disponibilidades muito elevadas, deixando de investir na prpria atividade. Disponvel Liquidez imediata (LI) Passivo Circulante Os ndices de liquidez so, a grosso modo, interpretados da forma quanto maior, melhor. O ponto chave para todos eles ocorre quando o resultado da diviso igual a 1 (um), indicando que a empresa possui uma unidade monetria para cada outra devida. Esse ponto no pode ser considerado como o ponto de equilbrio. Para defini-lo, devemos primeiramente observar outros fatores como os ciclos financeiro e operacional da empresa.

Vous aimerez peut-être aussi