Vous êtes sur la page 1sur 8

EVANGELIZAO DE OUTUBRO DE 2013 TEMA: JESUS, O GRANDE EVANGELISTA

INFORMATIVO S IGREJAS
EVANGELIZAO DE CRIANAS, INTERMEDIRIOS E ADOLESCENTES - OUTUBRO/ 2013
Comunicamos aos pastores que teremos no ms de outubro/2013 um trabalho de evangelizao para as crianas, intermedirios e adolescentes. Quanto organizao do evento, seguem abaixo algumas orientaes: 1. Funcionamento: As crianas, intermedirios e adolescentes levaro seus convidados para o Encontro da Evangelizao que haver nos locais onde normalmente so realizados os Seminrios das classes. Antes da realizao do Encontro os pastores podero orientar uma reunio para a busca dos dons que revelem as necessidades dos participantes. Diconos e obreiros devem ser convocados para a assistncia aps a aula. Os encontros sero distribudos da seguinte maneira: um para as crianas, outro para os intermedirios e outro para os adolescentes.

2. Mensagem e Louvores: DIA ASSUNTO JESUS, O GRANDE EVANGELISTA 1 Aula: Apresentao de Jesus no Velho e no Novo Testamento 2 Aula: Jesus escolhe Evangelistas 3 Aula: Dai-lhes vs de comer TEXTOS FUNDAMENTAIS DAS AULAS Isaias 61:1 Isaias 40:3 Jo 1:1 Lucas 3:19-20 Joo 6:1-13 / Mt 14:16

13/10/2013 20/10/2013 27/10/2013

Observao Importante: A terceira aula, Dai-lhes vs de comer ser a aula do evento da Evangelizao. Poder ser aplicada em qualquer dia escolhido pela igreja. Lembramos que no dia 6 de outubro o estudo fica por conta da igreja local, por se tratar da primeira semana do ms, quando no h transmisso. Caso as irms queiram adiantar o estudo para deixar uma das semanas livres para o Seminrio, podero faz-lo. SERO CANTADOS ENTRE AS AULAS E NO PERODO DE LOUVOR PARA AS CRIANAS E INTERMEDIRIOS:
1. Clamor: Meu Deus, meu Pai (no 01) 2. Perodo de louvor:

Brilhando, brilhando (no 152) Maravilha, maravilha o amor de Deus (no.16)

EVANGELIZAO DE OUTUBRO DE 2013 TEMA: JESUS, O GRANDE EVANGELISTA


Neste dia especial (no.138) Maranata vem Senhor Jesus (n 125) Ns somos uma voz que clama no deserto (n 97) Jesus nos prometeu
3. Perodo da Aula:

Em tuas pisadas (no. 35) Jesus viu a multido (no. 36) Dons do Esprito Santo (no 07)

Fechamento: Quem ir? (no.14) SERO CANTADOS ENTRE AS AULAS E NO PERODO DE LOUVOR PARA OS ADOLESCENTES:
1- Clamor: Perdoa-me Senhor (no.108) 2- Perodo de louvor: Quero estar em tua presena Deus (no.107)

O Senhor o bom pastor (no.147) Quando ouvi Jesus me chamar (n 117) Deus ama voc (n 105)

3- Perodo da Aula: OS MESMOS HINOS DAS CRIANAS E INTERMEDIRIOS 4- Fechamento: Quem ir? (no.14)

3. Horrios: Evitar realizar os encontros aos sbados e aos domingos pela manh. Podero ser realizados em mais de um final de semana. Exemplo: Sbado tarde - crianas; domingo tarde - intermedirios; e no outro final de semana, adolescentes. 4. Abertura do Encontro: A abertura da Evangelizao ser feita por um Pastor, que dar a todos a palavra de BOAS VINDAS; Aps as Boas Vindas, o clamor pelo sangue de Jesus e imposio de mos, o Pastor passar a palavra para a professora que ser responsvel pelo louvor;
O louvor e a aula das classes devero ser ministrados por professoras a serem escolhidas na Coordenao, mediante consulta ao Senhor. O critrio adotado uma vida de testemunho e capacidade de transmisso da mensagem para um grupo maior de crianas e adolescentes; - Em igrejas grandes, o louvor orientado por duas professoras; em igrejas menores, apenas uma professora; - Se houver duas professoras orientando o louvor, quando a aula estiver sendo ministrada, apenas uma delas dever se levantar e fazer os gestos dos louvores cantados durante a aula.

Para o encontro de crianas e intermedirios, a cada 7 participantes deve ter um professor responsvel.

EVANGELIZAO DE OUTUBRO DE 2013 TEMA: JESUS, O GRANDE EVANGELISTA


5. Onde Sentam os Professores: Os professores se assentaro no meio das fileiras, como nas igrejas. 6. Cuidados Especiais: Lembramos a necessidade das crianas/ adolescentes se alimentarem em suas casas antes de virem para o encontro. No h jejum para eles. No devero participar do evento crianas/ adolescentes enfermos (com febre, vmito, diarria, nem com doenas contagiosas como conjuntivite, sarampo, catapora, caxumba). 7. Identificao: Todas as crianas devero usar crach contendo as seguintes informaes: nome completo, igreja a que pertence, nome do pastor, telefone de contato. 8. Apoio: Lembrar que haver equipes de apoio para conduzir aos banheiros, antes do incio e depois dos cultos. No iro levar crianas, muito menos adolescentes durante o culto. J ensino da Obra que as crianas no saiam durante os cultos. 9. Observao Importante: Uma criana pode chegar a ter uma necessidade importante imprevista. A professora se certificar da situao, chamar uma jovem da equipe de apoio, que levar a menina. Se for menino, um jovem o levar. 10. Encerramento: No encerramento dos encontros um pastor, indicado pela Coordenao, dar uma palavra de encorajamento e esclarecimento, orientando as crianas, intermedirios e adolescentes, que mais uma vez ou pela primeira vez fizeram sua deciso pelo Senhor. Uma professora levantar a mo e obreiros daro ateno criana, orando por ela, como feito nas igrejas e evangelizaes. 11. Relatrio: Aps a realizao das Evangelizaes, as reas/ Regies devero encaminhar um relatrio ao Presbitrio informando o nmero de participantes, membros e convidados, e tambm o relato de experincias ocorridas nos eventos. importantssimo que os irmos enviem os seus relatrios at a ltima semana de novembro. 12. Modelo de um relatrio simples (que dever ser feito no Excel) dos resultados do encontro: Membros CIA Visitantes (CIAS e ADULTOS) Participantes (Igreja em Geral) TOTAL Contato Responsvel pela Sec. (E-MAIL)

Obs. As experincias devero ser digitadas no Word. Solicitamos que no sejam enviados arquivos em PDF, pois causam dificuldades na montagem do Relatrio Geral do PES.

A Paz do Senhor Depto. de Ensino de Crianas e Adolescentes

EVANGELIZAO DE OUTUBRO DE 2013 TEMA: JESUS, O GRANDE EVANGELISTA


PRIMEIRA AULA Apresentao de Jesus no Velho e no Novo Testamento Texto: Isaias 61:1 Introduo O que quer dizer evangelizar? pregar o Evangelho. E o que significa Evangelho? Significa Boas Novas, Salvao. Jesus foi um grande evangelista. Apresentao de Jesus no Velho Testamento Is 61:1- O Esprito do Senhor Deus est sobre mim; ... No Velho Testamento ns encontramos uma apresentao de Jesus, dada pelo profeta Isaias, 700 anos antes dele nascer neste mundo. A Palavra diz que Ele j existia antes da criao do mundo: E agora glorifica-me tu, Pai, junto de ti mesmo, com aquela glria que tinha contigo antes que o mundo existisse. Jo 17:5. No primeiro verso do evangelho de Joo lemos: No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Jo 1:1 (Na primeira classe substituir a palavra Verbo pelo nome de Jesus). Hino: No princpio era o Verbo, no. 100 No ensino de Isaias 61:1, ele falou pelo Esprito Santo sobre Jesus e seu trabalho na Terra. Vamos ler a Palavra em Isaias 61:1 (as classes dos intermedirios e adolescentes abrindo a Bblia e lendo juntos): O esprito do Senhor Deus est sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de corao, a proclamar liberdade aos cativos (prisioneiros), e a abertura de priso aos presos; Ento no Velho Testamento vemos o registro que Jesus nasceu neste mundo, pregou esta Boa Nova e muitos aceitaram esta Boa Nova. Vocs se lembram de Zaqueu, que aceitou essa bno? (Limitar-se apenas ao momento que Zaqueu aceitou o convite; no necessrio contar toda a histria). Hino: Eu vou contar a histria - no.89 E Nicodemos, que no sabia o que era nascer de novo? Jesus disse: aceitar a gua da vida, que Ele mesmo. Nicodemos aceitou e o Esprito Santo o transformou, e tantos e tantos outros. No Novo Testamento se cumpre o que foi profetizado no Velho Testamento No Velho Testamento foi dada a profecia que um servo iria anunciar que Jesus o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

EVANGELIZAO DE OUTUBRO DE 2013 TEMA: JESUS, O GRANDE EVANGELISTA


Joo Batista foi apresentado pelo Profeta Isaias (Is 40:3): Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. (ermo = lugar desabitado, afastado; vereda = caminho). Quem essa voz que clama no deserto? JOO BATISTA. No maravilhoso que no Velho Testamento o profeta Isaias e outros, como Malaquias, 400 anos antes de Joo Batista nascer, falassem do nascimento dele? Eis que envio o profeta Elias (significando que o mesmo Esprito que esteve em Elias viria sobre Joo), antes que venha o grande e terrvel dia do Senhor. Ml 3:1. Este ensino para entendermos a grande obra do Senhor Jesus: Levantar evangelistas para continuarem esta obra de salvao a toda criatura, no mundo todo. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Mc 16:15. - Crianas pequenas podem evangelizar? - Sim. Um testemunho muito bonito de uma criana rea de Niteri: Uma menina de 4 anos foi para a escola e era o primeiro dia de aula e a professora disse que as crianas escolheriam o que gostariam de fazer. Umas queriam comer a merenda, outras pintar, desenhar e a nossa pequena no mostrou o que queria fazer, at que a professora lhe perguntou. Ela respondeu Eu quero orar!. Que coisa estranha, pensou a professora, mas logo perguntou servazinha do Senhor como fazer isso. Ela disse: Todos vamos ajoelhar, fechar os olhos e eu vou clamar pelo sangue de Jesus para Ele tirar tudo o que no bom do nosso corao e das crianas tambm. Assim foi feito. Ao final da aula a professora procurou a me e disse: Sou professora h 20 anos e nunca havia visto uma coisa dessas acontecer! E mostrou desejo de ir conhecer a igreja daquela aluna. Aquela menina evangelizou os amiguinhos e a professora tambm, porque o clamor pelo sangue de Jesus lhe foi ensinado na sua classe na igreja e no lar. Texto para edificao das professoras: x 12:25-27: E acontecer que, quando entrardes na terra que o Senhor vos dar, como tem dito, guardareis este culto. E acontecer que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto este? Ento direis: Este o sacrifcio da Pscoa ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egpcios, e livrou as nossas casas. Ento o povo inclinou-se, e adorou. Assim, nestas aulas, vamos ver belas histrias de Jesus evangelizando e ensinando aos seus servos como se deve evangelizar. ... Abre bem a tua boca e ta encherei. Sl 81:10b Hino: Ns somos uma voz que clama no deserto no. 97

EVANGELIZAO DE OUTUBRO DE 2013 TEMA: JESUS, O GRANDE EVANGELISTA


SEGUNDA AULA Jesus escolhe Evangelistas Texto: Lucas 3:19-20 Introduo Vamos lembrar que Joo Batista foi o ltimo profeta do Velho Testamento. A grande mensagem dele foi entregue: ... Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Jo 1:29 (Levar os alunos a decorarem esta mensagem de Joo Batista). Hino: Aquilo que melhor existe, no 94 Lucas 3:19-20 - Sendo, porm, o tetrarca (governador) Herodes repreendido por ele por causa de Herodias, mulher de seu irmo Filipe, e por todas as maldades que Herodes tinha feito, acrescentou a todas as outras ainda esta, a de encerrar Joo num crcere. Joo Batista morreu a mando de Herodes, porque ele era contra o pecado. Antes de Joo morrer ele estava preso, mas chamou seus discpulos e mandou-os perguntar se Jesus era mesmo o Filho de Deus. Que pergunta! Ento Joo no sabia disso? Sabia sim, mas ele iria morrer e queria que seus discpulos tivessem certeza de que Jesus o Cordeiro de Deus (e eles foram e maravilharam-se do poder de Jesus) e que eles iriam segui-lo com firmeza. Jesus escolhe Evangelistas O Senhor Jesus tambm sabia que ele um dia iria morrer na cruz pregado, derramar o seu sangue para que ns tivssemos certeza de salvao. Ele disse: Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor d a sua vida pelas ovelhas. Jo 10:11. Hino: Jesus, o bom pastor, 102, ou O Senhor o bom pastor, 147. Ento ele estava sabendo que tinha que passar seu ensino para os discpulos que iam continuar a obra de salvao pregando as Boas Novas, o Evangelho. Esta pregao pelo testemunho. No convm para um servo de Deus falar palavras sujas. A Bblia nos fala: No saia da vossa boca nenhuma palavra torpe ... (quer dizer: suja) - Ef 4:29; No furtars (roubar) - x 20:15 - Tirar coisas dos outros, dinheiro, objetos dos colegas; Bnos h sobre a cabea do justo, mas a violncia cobre a boca dos perversos. Pv 10:6 Bullying uma atitude de violncia para intimidar, humilhar as pessoas: narigudo, gordo, bolo; magrelo, aleijado, pessoas que nascem com sndromes, to tristes, ento muitos zombam, nem se aproximam. muito triste colocar apelidos que humilham. Geralmente quem faz isto pobre de esprito e para se fortalecer no mal humilha os outros (esta observao no precisa ser dada 1. Classe). Rm 12:9-10 O amor seja no fingido. Aborrecei o mal e fazei o bem (apegaivos ao bem). Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal (como amamos os irmos), preferindo-vos em honra uns aos outros.

EVANGELIZAO DE OUTUBRO DE 2013 TEMA: JESUS, O GRANDE EVANGELISTA


Hino: Flua em mim, Senhor, 70 O Senhor Jesus quer evangelistas para falar dele, que tanto nos amou. Bem, assim ele chamou Andr, Simo Pedro (Jo 1:40-42). Andr deu uma mensagem curtinha: ... Achamos o Messias (que, traduzido, o Cristo). E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu s Simo, filho de Jonas; tu sers chamado Cefas (que quer dizer Pedro). Da Jesus achou Filipe: No dia seguinte quis Jesus ir Galilia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me. E Filipe achou a Natanael. Assim um falando ao outro sobre a boa nova de salvao, ela chegou at ns. Vamos estudar estes ensinos e servirmos ao nosso Deus e ao Senhor Jesus, que tambm nos chamou para evangelizar. Hino: Vou contar-vos de Jesus, 99

TERCEIRA AULA Dai-lhes vs de comer Texto: Mt 14:16 (Tambm ser a aula do Evento de Evangelizao) Introduo Est aqui um rapaz que tem cinco pes de cevada e dois peixinhos; mas que isto para tantos? Joo 6:9 Nosso tema Jesus, o Grande Evangelista. Sua ordem foi: ... Dai-lhes vs de comer. (Mt 14:16). O Senhor Jesus andava evangelizando por onde ia e o povo via o seu poder em curar, outros queriam ouvir suas palavras. Conforme a necessidade de cada um, o Senhor operava e todos queriam receber bnos, mas Jesus conhecia os coraes sinceros. Hino: Eu tuas pisadas Jesus fala a Filipe Jo 6:5-7 Ao ver a multido que estava ouvindo Jesus, Filipe foi ao encontro dele para lhe avisar que aquele povo todo estava com fome. bom despedir a multido. Jesus ento perguntou a Filipe: Onde compraremos po para eles comerem? Mas Jesus j sabia o que ia fazer. Filipe deve ter dito: Isso mesmo que eu vim dizer ao Senhor, que duzentos dinheiros no do para cada um comer um pedacinho. Enquanto Filipe e Jesus conversavam, chegou o irmo Andr, que j estava tambm preocupado e disse assim para Jesus: Encontrei um menino que trouxe a merenda dele: So cinco pes de cevada e dois peixinhos. Andr tambm estava preocupado e logo disse: Cinco pes de cevada e dois peixinhos no do. Isso no nada diante desta multido.

EVANGELIZAO DE OUTUBRO DE 2013 TEMA: JESUS, O GRANDE EVANGELISTA

O menino entrega seus pes e peixes a Jesus Que maravilha! Ele tinha o lanche s para ele, mas Jesus viu seu corao disposto a dar e aceitou. Todos foram alimentados Eram quase cinco mil pessoas. Como tanta gente iria comer de to pouco? No era problema para Jesus. Ele tomou os pes de cevada e os peixinhos e os abenoou e aquele pouquinho virou muito, muito mesmo. Eu queria ver a admirao de Andr, Filipe e Pedro. Eles estavam agora prontos para servir, porque Jesus tinha multiplicado a bno e agora era fcil. Comeram, comeram, que beleza! E ainda sobrou muito. Jesus disse aos discpulos: Recolhei os pedaos que sobraram, para que nada se perca. Ensinou a eles que a bno no deve ser desperdiada. Senhor, aqui esto doze cestos do que sobejou. Viram vocs que o pouco com Deus muito? Hino: Jesus viu a multido E o rapazinho deu do pouco que tinha e Deus abenoou. Na casa do Pai h fartura: salvao, batismo com o Esprito Santo, dons espirituais. So muitas bnos, muito alimento. A Palavra de Deus nos apresenta este presente de Deus, que so os dons do Esprito Santo. Hino: Dons do Esprito Santo E se o menino no desse a sua merenda? E se fechasse o corao? S ele iria comer aquele po e ver ao seu redor toda a gente triste e com fome. Evangelizar dar alimento, po para o que est faminto semeando a Palavra Deus. Se dissermos: Sou pequeno, sou pequena, sou adolescente, no sei falar direito! A voc vai perder a bno de ver a maravilha da salvao. Quem ir? Quem ir? Eu irei! Eu irei! Isto o que o Senhor Jesus quer de ns. O menino deu tudo o que tinha para Jesus. Quando no somos egostas, o Senhor opera o milagre. Fechamento: Quem ir?

Vous aimerez peut-être aussi