Vous êtes sur la page 1sur 4

O Cimbalino \\ 18 de dezembro de 2013

Personalidade Entrevista

Viajante-escritor

Gonalo Cadilhe
Uma entrevista feita a um dos pioneiros da literatura de viagens em Portugal.
Escritor, documentarista, guia e cronista, Gonalo Cadilhe colecciona j mais de duas dcadas de viagens. Com os milhares de quilmetros de trs voltas ao mundo e de muitas voltas pelo mundo, o autor do best-seller Planisfrio Pessoal tem publicados dez livros e armazenadas ideias para futuros projetos.

Maio 2005

Novembro 2005

Junho 2006

Maio 2007

Maio 2008

O Cimbalino \\ 18 de dezembro de 2013

viajante, escritor, surfista. Existe uma hierarquia?


Depende da qualidade das ondas. Se esto boas, surfista em primeiro lugar. Depende de onde eu estou. Se estou em casa, viajante vai para ltimo. No sei... Fica tudo em primeiro lugar.

mais. Claro que se fosse preciso, em termos financeiros, eu sabia fazer qualquer outra coisa, como qualquer ser humano. Mas neste momento, estou de tal maneira formatado para ser um viajante-escritor que, com alguma provocao, ironia e, ao mesmo tempo, preocupao, digo que a minha vida muito monocrdica.

Qual o papel da msica no meio de tudo isso?


Eu acho que as pessoas nascem com sensibilidades j pr-definidas. No meu caso, sou muito sensvel msica. Por acaso tenho a sorte, como diz a cano do Caetano, de saber tocar um instrumento. Mesmo que no soubesse, o meu pai, por exemplo, no sabe e tambm tem essa sensibilidade. Acho que herdei isso e, no meu caso, pensando nas outras artes como cinema, escultura ou pintura, definitivamente a msica foi aquela arte que mais me captou a sensibilidade e, felizmente, ao ponto de eu a poder executar.

Aos oito anos, o Gonalo j sabia que o que queria fazer era viajar. Mas acabou por enveredar pelo caminho da Gesto de Empresas. Como que isso aconteceu? Como que se perdeu o bichinho da viagem?
Acho que no se perdeu. Ao contrrio do que hoje acontece e existe no mercado profissional, as profisses literatura de viagens e jornalismo de viagens esto definidas. Se calhar, hoje, um mido de oito anos pode saber o que que tem de fazer se decidir com essa idade que quer ser jornalista ou escritor de viagens ou viajante.

O Gonalo usa a expresso monocrdica para definir a sua vida. Como que uma pessoa que viaja tanto consegue definir a sua vida assim?
claro que eu usei isso como uma provocao. Estava a brincar com a palavra e com as expectativas que o leitor tem do que eu penso ser a minha vida. Mas se pensarmos bem no que significam vinte anos de uma carreira, qualquer que ela seja, muito tempo. E ao longo de vinte anos, em termos profissionais, no fiz mais nada seno ser viajante. Estive sete meses como gestor de empresas quando terminei a faculdade para ter a certeza que no queria fazer aquilo no resto da vida. nesse sentido que eu uso a expresso monocrdica. Os ingleses tm uma expresso - one trick pony - que , portanto, um cavalo que s sabe fazer um truque. Eu, s vezes, sinto-me um bocado um one trick pony. Se retirassem a viagem da minha vida, acho que no saberia o que poderia ser. E medida que os anos vo passando isso vai acentuando-se cada vez

de modstia, que inventei um emprego que ainda no existia em Portugal. No fui o nico, h vrios colegas meus de profisso que, contemporaneamente, tambm o inventaram. Mas quando eu comecei, ainda no existia em Portugal nem o jornalismo de viagens nem a seco de viagens numa revista. Num quiosque, no existiam revistas de viagens. Agora com a crise esto outra vez a desaparecer. Mas isto para dizer que fui por ali fora pela adolescncia, sem ter alternativas. Na Figueira da Foz, ou ia para Cincias, para Letras ou para Economia, no ia para jornalismo de viagens. Isso no existia. Portanto, fui andando em qualquer coisa que me permitisse, um dia mais tarde, e, com mais autonomia, repensar a minha vida. Foi um bocado essa a minha estratgia, se que posso falar de estratgia. Porque acho que aos oito anos, aos dez ou aos quinze, no temos propriamente uma estratgia. Temos a sorte ou o azar de entrar pela porta errada. Tive a sorte de aos oito anos achar graa a uma coisa e aos vinte e trs poder p-la em prtica.

aos oito anos achar graa a uma coisa e aos vinte e trs poder p-la em prtica.
Eu, na altura, no sabia. bvio que tambm digo em tom de brincadeira que aos oito anos descobri. Descobri, mas a vida permitiume que isso depois se viesse a verificar. Se no se tivesse vindo a verificar, se eu tivesse sido mdico ou contabilista, se calhar nunca mais me lembrava desse episdio. Como acabei por me tornar viajante, esse episdio regressou depois com outra importncia. A verdade que eu digo, com uma certa falta

Tive a sorte de

Nunca se arrependeu de ter deixado o seu emprego estvel, na rea da gesto de Empresas, por uma vida nas viagens. O que veio a representar deixar uma vida como a de Johnny Mitchel?
uma coisa muito gradual. No fcil dizer que nunca me arrependi. Quando estive nesses setes meses em Gesto de Empresas, tinha um salrio seguro no final do ms e tinha uma perspetiva de carreira. Tinha toda essa almofada minha volta que me permitia sentir em segurana. Quando comecei a viajar, estive vrios anos at poder perceber que realmente conseguia viver, fazer uma carreira e no ter dvidas com o jornalismo e a literatura de viagens. Mas est na minha biografia que tive vrios empregos: andar nas vindimas, tocar msica... Eu ia publicando reportagens e artigos de viagens na imprensa portuguesa mas, de trs em trs meses, conseguia publicar um. Ou de quatro em quatro meses, ou dois por ms. Era tudo muito

irregular e esses rendimentos no eram suficientes para me aguentar e para me manter em viagem. E tudo isso um processo lento. uma bola de neve que vai rolando muito lentamente. Eu saio de Portugal em 1992 para comear esta tentativa de viagem. E s em 2002, dez anos depois, que quando inicio a viagem da volta ao mundo sem avies, que percebo que isto slido. Lembro-me que h um perodo entre 1998 e 1999, em que estou a escrever regularmente para o Expresso, para a revista Elle, para a Surf Portugal, para a Epicur, em que, de repente, compreendo que estou a ter rendimentos suficientes para estar tranquilo. Pela primeira vez em cinco anos, comeo a sentir uma certa segurana financeira e deixo de pensar Ser que fiz bem em abandonar aquele emprego de Gesto de Empresas?. Mas depois, em 2001, h uma crise qualquer em Portugal, no to grave como a de agora, em que praticamente as portas se voltam a fechar. Ou seja, no que as revistas me digam No conseguimos colocar os seus artigos, dizem-me que vo comear a comprar menos ao longo do ano. Portanto, de repente, depois de trs ou quatro anos com uma certa segurana financeira, voltei a ficar com dvidas. Entretanto, lembro-me desse projeto que construi de dar a volta ao mundo e de publicar semanalmente no Expresso, medida que a viagem ia decorrendo. S a que realmente senti que fiz o salto e que consegui comear a caminhar em terreno firme, a nvel financeiro e profissional. Hoje, definitivamente no tenho qualquer remorso se devia, ou no, ter sado da Gesto de Empresas.

Atualmente j no tem essas dvidas?


Ningum pode ter a certeza do futuro, ningum pode ter a certeza de nada. Mas o que acho que, neste momento, e com aquilo que constru, tenho uma relatividade mental que s se consegue viajando e comparando. Essa relatividade uma ferramenta e um patrimnio para quem viajou muito, quem

Dezembro 2008

Novembro 2009

Dezembro 2010

Julho 2011

Julho 2012

O Cimbalino \\ 18 de dezembro de 2013

Personalidade
conheceu vrias religies, vrias culturas, vrios pratos... Por exemplo, hoje quando ouo dizer A cozinha portuguesa a melhor do mundo, claro que suspiro. Que ignorncia e que ignorante a pessoa que est a dizer isso. A cozinha portuguesa a melhor do mundo para os portugueses. Ponto final. escusado pensar que para um indiano ou para um chins, a nossa cozinha poder ter algum valor. Isto apenas um exemplo do que eu chamo relatividade mental e abertura de esprito. E por sua vez, tambm apenas um exemplo das coisas que eu construi ao longo de vinte anos. No posso dizer Nunca terei de voltar atrs e que estou completamente seguro de que a minha vida vai ser baseada em viagens. No sei... Pelo menos tenho um patrimnio de vinte anos de experincia que acho que deitar fora seria como a anedota do maluco que foge do manicmio e tem cem muros para saltar. Quando chega ao noventa e cinco, est cansado e volta para trs. Seria um bocado a minha atitude se agora deitasse fora vinte anos de experincia para querer ser secretrio geral de qualquer coisa. tambm essa necessidade de uma pessoa vencer constantemente os seus limites, que so dados pelo tamanho das ondas. Essas trs influncias criaram em mim um esprito de liberdade, uma grande necessidade de horizontes abertos, uma grande autoestima e autoconfiana, no sentido de arriscar, que, naturalmente, me conduziram a uma viagem que, depois de vinte anos, pode dizer-se quase existencial. A maior parte da minha vida foi passada a viajar. Sabemos que Jack London um autor de referncia para o Gonalo. Este dizia sentir a impresso de que outros seres tinham vivido ou viviam nele, noutros tempos ou noutros lugares. Quem teria sido o Gonalo numa vida passada? No costumo fazer muito esse exerccio. Costumo pensar mais quem teria sido eu numa vida presente, mas paralela. Se teria sido to feliz, to realizado. Por exemplo, esse talento, que tenho e que nunca desenvolvi plenamente, da msica. Consegui convencer os meus pais a investirem algum dinheiro em aulas particulares. Andei alguns anos mas nunca cheguei a aproveitar plenamente, nem investi tempo suficiente para me tornar um msico de jazz. Pergunto-me muitas vezes como que teria sido a minha vida se tivesse ido por a. Teria sido to plena, to gratificante? Se formos para o passado, poderia ter sido, por exemplo, um msico de jazz nos anos 50 em Nova Iorque. Mas no costumo pensar muito se tivesse sido um viajante no passado porque acho que o que necessrio para isso hoje muito menos do que aquilo que era necessrio para se ser um viajante h cem ou quinhentos anos atrs. Acho que nunca teria tido a coragem, o estofo, para ter feito o que Ferno Mendes Pinto fez. Acho que provavelmente nunca teria tido a coragem para embarcar numa nau e tentar chegar ndia. No mximo, tinha tentado ser um funcionrio de corte. Uma coisa certa: nos anos em que vivemos muito fcil viajar e tambm muito fcil fazer da viagem uma profisso.

to fcil viajar que todos os turistas so viajantes e todos os viajantes so turistas.

Hoje em dia,

no dia-a-dia poder vir a ter no futuro, a comear pelos prprios traumas da primeira infncia que nem sequer recordamos, como o escuro, o papo, etc. Quem sabe a influncia que isso no ter vinte ou trinta anos depois numa reao que temos e nem sabemos explicar. Do que que eu me arrependo e no me arrependo? partida no devo ter o direito ou sequer a percepo de me poder arrepender das coisas porque elas podem, num primeiro momento, ter at uma leitura negativa, mas depois, passados vinte anos, a consequncia positiva disso vem ao de cima. Uma vez, um amigo disse-me uma frase conhecida: No tenho o direito de me arrepender do que fiz, s tenho o direito de me arrepender do que deixei por fazer. Talvez, se pudesse voltar atrs e encontrar algumas pessoas, pedia desculpa por coisas que possam ter sido mal interpretadas mas, partida, acho que tenho feito as coisas tal como as podia fazer. Se ficaram bem ou mal feitas, tiveram as suas consequncias e no devo falar em arrependimento.

Questes Flash
Quando e onde nasceu? 24 de Maio de 1968, na Figueira da Foz. Para onde viajou mais vezes? Itlia (mas como estar em casa), talvez frica do Sul. Quantas voltas ao Mundo? Trs. Quantas guitarras? Seis. Quantas pranchas de surf? Mais de quinze. Quantos livros publicados? Doze (mas em circulao apenas dez). Quanto documentrios? Quatro da sua autoria e participao noutro.

Dedica a sua vida a viajar e, no entanto, diz s ter saudades de Portugal quando c est. O que prende o Gonalo? A que cria laos?
Estou sempre a criar laos e a ser obrigado a quebr-los. A mentalidade portuguesa est predisposta saudade, a essa mgoa, essa melancolia e ternura das coisas que se vo criando e os portugueses pensam muito nessa coisa dos laos que se criam. Por exemplo, h uma estatstica que diz que os norte-americanos mudam de casa treze vezes ao longo da vida, ou seja, uma cultura em que os laos so menos importantes do que na nossa.

Em Encontros marcados o Gonalo diz que acredita no destino mas s depois de ter acontecido. O que que isso quer dizer exactamente?
uma provocao, uma brincadeira. como aquela frase que se ouve s vezes nos jogos desportivos: prognsticos s no fim do jogo. Ou seja, depois das coisas acontecerem muito fcil prev-las e nesse sentido que digo que acredito no destino. S acredito nele depois das coisas terem acontecido e olho para trs procura de uma razo e a razo aquela que me interessa. Isto significa que sou eu que manipulo o destino, de uma forma literria, para com isso construir uma histria. Dizer mais que isso, que acredito no destino do que est para vir, abusivo.

Como que os escuteiros e encontros como o de Joaquim fazem do Gonalo aquilo que actualmente?
Eu junto no mesmo saco A resposta que vou dar no apenas diretamente questo dos escuteiros mas tambm minha cidade, onde eu nasci e cresci: a Figueira da Foz. Escuteiros, cidade e o surf so trs influncias ao longo da minha infncia e da primeira adolescncia que me marcaram e fizeram de mim o que sou hoje. Se tivesse nascido na Guarda ou no centro do Porto e tivesse sido esse o meu input, eu no seria o que sou. O que que isso contribuiu? A Figueira da Foz por ser uma cidade de pequena dimenso, onde havia uma serra, campos do Mondego, uma praia que era quase como um deserto, no sentido de explorao do imaginrio infantil. E, depois, o surf, que

Para o Gonalo, existe uma grande diferena entre viajante e turista?


No acho que exista uma diferena entre turista e viajante. No livro Um lugar dentro de ns, o ltimo captulo todo volta dessa questo, que penso ser uma falsa questo. Todos os viajantes, dentro da nossa categoria, so turistas. Acho que o viajante deixa de ser turista quando camionista, embaixador ou comandante de um cargueiro. Hoje em dia, to fcil viajar que todos os turistas so viajantes e todos os viajantes so turistas. Recuso entrar nesse gnero de separaes, pois acho que snobismo dos turistas que tm a possibilidade de estar mais tempo e poder comer baratas em relao aos outros.

Do que se arrepende ou o que no foi como teria gostado que fosse? Questo que colocou ao seu dolo, o surfista Mark Richards.
Eu acho que as coisas esto to interligadas e isso faz com que as pessoas no tenham percepo suficiente. como a histria da pessoa que est to focada na rvore que no consegue ver a floresta. Provavelmente, ns estamos to focados na nossa vida do dia-a-dia que no conseguimos percepcionar a floresta, que o arco da nossa existncia. E, assim, acho que no conseguimos perceber as consequncias que cada um dos pequenos gestos que fazemos Uma coisa eu sei: todos os laos que tenho quebrado devem-se ao facto de a minha vida estar em movimento quer a nvel fsico, porque sou um viajante, quer a nvel de expetativas e desafios inteletuais, e, por isso, no tenho tido predisposio para sentir a falta de ou achar que certos laos no deveriam ter sido quebrados. O que acho importante, em termos de relaes pessoais, as pessoas serem honestas com aquilo que pretendem da vida e, se pretendem ir embora

O Cimbalino \\ 18 de dezembro de 2013

passada uma semana, no devem enganar e dizer que esto a pensar ficar um ano. Por isso, a minha vida coerente, transparente e sinto-me em movimento e recompensado por ter tomado essa opo. No sinto falta de nada e isso no faz de mim uma pessoa fria ou sem sentimentos, mas apenas uma pessoa que est em constante movimento inteletual e cultural. Se uma pessoa est aqui, para ter saudades do que est na sala ao lado... uma coisa que eu aprendi desde muito novo enquanto viajante, por isso que digo saudades de Portugal s quando estou c, porque se para estar na Patagnia ou na

onde pertencemos aquele onde deveramos terminar as nossas viagens e os nossos dias, porque, no fundo, a vida nada mais que uma viagem.

Acho que o lugar

Nambia a ter saudades de Portugal uma perda de dinheiro, tempo e energia que se consumiu para chegar l. Tudo isto muito pragmtico. Se eu agora estou na Patagnia, quero desfrutar ao mximo, portanto no vou ter saudades de Portugal. Se calhar a tambm entra a rodagem do viajante. Na Patagnia, come-se uma posta de carne de meio quilo, o prato tpico. Em Portugal, evito comer carne mas se, na Patagnia, isto que as pessoas comem, no vou estar a dizer: ai que saudades de uma sopa de nabos. Portanto, aquilo que eu como. Isto apenas um exemplo. De facto, sensato. Uma pessoa, quando vai, deve ir a 100%, no deixar nada atrs.

que nem sei por onde comear. Certamente inclua l ondas que fiz, inclua l amizades, conversas ao fim da tarde, inclua l pessoas que acompanhei viola. Certamente esses momentos mgicos.

filmes do faroeste havia muito essa referncia. Por acaso, ainda ontem estive a escrever a crnica da prxima semana da Viso que vai ser sobre Varanasi, que uma das cidades mais antigas do mundo, no rio Gnges. Para os indianos, considerada a cidade santa, ou seja, eles acreditam no ciclo das reencarnaes e que medida que vo reencarnando vo-se aproximando eventualmente do nirvana, ou seja, do anulamento completo. Mas acreditam que, quem morrer em Varanasi, automaticamente fica livre do ciclo das reencarnaes, ento uma cidade para onde as pessoas vo morrer para ser cremadas. Estava a relembrar-me, ontem, ao escrever a crnica, dos meus passeios ao fim da tarde pelas margens do rio Gnges e via aqueles corpos todos a ser cremados. Disse dois metros abaixo de terra mas, se calhar, o meu destino final um forno. Voltando pergunta. Eu escrevi isso uma vez no 1km de Cada Vez, a partir de um livro de Cesare Pavese, que se chama A Lua e as Fogueiras, em que o tema do livro, apesar de ser um romance, a questo das razes. E eu fao essa observao: cheguei concluso que, depois de ter viajado por alguns dos stios mais benvolos, mais bondosos para a existncia humana no planeta terra as cidades de mdia dimenso do norte de Itlia, a costa leste da Nova Zelndia esses stios onde eu realmente acho que o ser humano conseguiu atingir o habitat ideal. Depois de ter viajado por eles e pensado regularmente o quanto seria fcil para mim no viajar mais ou pensar um dia este ser o meu destino final, a concluso a que cheguei que ns somos prisioneiros das nossas razes e no temos muita opo. Acho que o lugar onde pertencemos aquele onde deveramos terminar as nossas viagens e os nossos dias, porque, no fundo, a vida nada mais que uma viagem. Portanto, a resposta Figueira da Foz, onde eu espero vir a terminar cada viagem e essa grande viagem que a vida.

Talvez quando esse meu espao estiver pronto, com a vista que tem sobre o Cabo Mondego e sobre as rochas de Buarcos, se calhar a prxima viagem ser literria.

escolha do viajante-escritor

Um livro: As Cidades Invisveis, de Italo Calvino

Um filme: Nada tenho de meu, de Miguel Gonalves Mendes.

Um lbum de msica: Hejira, Joni Mitchell.

Um prato: Batata cozida com azeite e flor de sal.

Personalidade: Mandela.

Qual a sua viagem favorita? A prxima?


Bem, a minha prxima viagem agora, em Janeiro, s ilhas das especiarias. Vou levar um grupo de clientes da Agncia Pinto Lopes a uma viagem idealizada por mim. Em termos de outros projetos, como isto est muito parado com a crise, no acredito v ter resposta to cedo a trs ou quatro ideias que deixei pelas televises. Se for para a frente, esse projeto, essa ou essas ideias, ser, provavelmente, a quarta volta ao mundo. Neste momento, j a nvel pessoal, estou ansioso que a minha casa na Figueira termine obras, que ainda esto por comear. Tambm, se calhar, j uma preparao uma idade mais madura, mais avanada, em que, provavelmente, no viajarei tanto mas que terei muito c dentro para escrever livros, no s de viagens.

Esquecendo a impossibilidade fsica, se pudesse ter reunidos num dia todos os seus micro-momentos de eleio, como seria esse dia?
Bem, era certamente um dia com muito caf para eu no dormir, ou seja, um dia em que estivesse as 24 horas acordado para aproveitar ao mximo. De facto, uma pessoa quando pensa que aquelas oito horas das vinte e quatro passa a dormir... um tero da vida aparantemente inutilizvel. Acho que precisava de escrever um livro para responder a essa pergunta. demasiado difcil. Pode ser uma sugesto para um livro.

Se calhar no perdia tempo com transportes. Mas se calhar inclua a navegao em cargueiro do Oceano Pacfico, aqueles momentos em que eu esperava o fim da tarde, que nos trpicos muito breve, e ia sentar-me na proa do cargueiro e via aquelas nuvens que s em mar alto e s nas latitudes baixas podem acontecer... Sei l.

Daqui a muito anos, qual seria o seu destino final?


A resposta mais bvia, to bvia, seis ps abaixo de terra. Nos livros do Lucky Luke e nos

influncias [Escuteiros, Figueira da Foz e surf] criaram em mim um esprito de liberdade, uma necessidade de horizontes abertos, uma grande autoconfiana que, naturalmente, me conduziram a uma viagem que, depois de vinte anos, pode dizer-se quase existencial.

Essas trs

Vous aimerez peut-être aussi