Vous êtes sur la page 1sur 15

POLTICAS DE EAD E SEU IMPACTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Stella Cecilia Duarte Segenreich Universidade Catlica de Petrpolis UCP stellas@olimpo.com.br

Resumo: Na medida em que a Educao a Distncia comea a se tornar uma modalidade cada vez mais presente nas polticas pblicas para o ensino superior brasileiro e nas instituies que constituem este sistema, sentiu-se necessidade de analisar como estes dois plos da realidade educacional se relacionam. Para que isto se tornasse possvel apresentado, inicialmente, o processo de institucionalizao da EAD por meio das sucessivas regulamentaes do Ministrio da Educao (MEC) em relao criao e avaliao de cursos e instituies. Em seguida, d se uma viso da situao atual da EAD no Brasil procurando mostrar o reflexo da ao do MEC no sistema de educao superior (instituies e atores envolvidos). A partir das constataes de que, por um lado, existe resistncia de grupos significativos de atores do sistema educacional aceitao desta modalidade no mesmo nvel da educao presencial e, por outro lado, o Poder Pblico tem agido de forma inadequada na conduo do processo de institucionalizao da EAD, principalmente na educao superior, so levantadas questes para reflexo e discusso. Dentre elas destacam-se: a marginalizao legal imposta pelo MEC ao criar

2 mecanismos diferenciadores de credenciamento e privilegia mecanismos de regulao e controle que de avaliao efetiva; e, a marginalizao institucional, vigente principalmente nas universidades consolidadas, ao isolar internamente suas atividades de EAD em ncleos/ atividades sem expresso na instituio ou delegando a consrcios o desenvolvimento de projetos de EAD. INTRODUO Na proposta de diversificao do sistema de ensino superior brasileiro da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB/96), a Educao a Distncia (EAD) foi includa, pela primeira vez em um texto legal, de abrangncia nacional. Entretanto, no decorrer da dcada de 90 vrias iniciativas governamentais j vinham demonstrando o avano dessa modalidade de ensino em nvel de sistema, mesmo antes da LDB/96: criado em 1994 o Sistema Nacional de Educao a Distncia e, logo no ano seguinte (dezembro de 1995), a Secretaria de Educao a Distncia (SEED) no Ministrio da educao (MEC). Paralelamente, vrias universidades comearam a desenvolver projetos em educao a distncia criando, em alguns casos, coordenaes e/ou laboratrios de EAD em sua estrutura. Neste momento, encontramo-nos em uma situao bastante peculiar. Por um lado, existem crticas s polticas pblicas voltadas para a educao a distncia por parte da comunidade acadmica, principalmente da rea de Educao. Por outro lado, o governo que se iniciou em janeiro de 2003 apresentou como uma de suas propostas para o ensino superior a de implantar de forma progressiva uma rede universitria nacional de ensino superior a distncia com exigente padro de qualidade (Assessoria de Imprensa do Candidato, 2002, p.6). Em entrevista dada Radiobrs, ao tomar posse como secretrio da SEED/MEC, Joo Carlos Teatini falou sobre as perspectivas para os prximos anos, afirmando que, em princpio, programas como o de formao de professores Proformao deveriam ser valorizados e ampliados da melhor maneira possvel, tendo em vista experincias institucionais de que tinha conhecimento. Com base nessas experincias ele props, na ocasio:
Temos que nos preocupar com a insero da educao e da populao brasileira quanto cidadania. Temos um projeto de expanso desses programas e da prpria rea de educao a distncia, principalmente com relao ao ensino superior (I- Coletiva, 2003, p3).

Ao propor a expanso da EAD no ensino superior com base em algumas experincias de que tinha conhecimento, o Secretrio estabelece uma relao que tem sido nosso fio condutor nas ltimas pesquisas. Enquanto ele parte de uma avaliao de experincias concretas, mesmo que de forma no sistemtica, para propor polticas pblicas, temos procurado seguir um enfoque de anlise que procura estabelecer, no sentido inverso, relaes entre as propostas formuladas em nvel de polticas pblicas e as realidades vivenciadas no cotidiano das instituies. Esta linha de anlise tem como eixo condutor duas idias bsicas, que se entrelaam em uma intrincada rede de relaes.

3 A primeira se refere concepo de poltica. Vista normalmente como uma inteno ( fala do secretrio, por exemplo) ou plano, o conceito de poltica pode se referir a processos, atos ou instituies que definem polemicamente uma ordem da convivncia que realize o bem pblico ( Agesta, 1987, p.922). Logo, trs elementos devem ser considerados em uma anlise de polticas: bem pblico, carter polmico e interveno de agncias de poder. No se desconhece, em momento algum, a influncia, como agncias de poder, de organismos internacionais como a UNESCO, o Banco Mundial e a Organizao Mundial do Comrcio mas o foco deste trabalho se centrar na atuao do Ministrio da Educao do Brasil como elemento de definio da poltica da EAD no Brasil, com todas as influncias e presses internas e externas que sofre. A segunda idia est baseada na convico de que as instituies educacionais so um importante espao de investigao, posio compartilhada com Nvoa quando este destaca a contribuio de um olhar centrado na escola-organizao para contextualizar todas as instncias e dimenses presentes no acto educativo(1992, p.20). Segundo ele, ainda :
A escola encarada como uma instituio dotada de uma autonomia relativa, como um territrio intermdio de deciso no domnio educativo, que no se limita a reproduzir as normas e os valores do macro-sistema, mas que tambm no pode ser exclusivamente investida como um microuniverso dependente do jogo dos actores sociais em presena (1992, p.20)

Na medida em que a EAD comea a se tornar uma modalidade cada vez mais presente nas polticas pblicas para o ensino superior e nas instituies que constituem este sistema, sentiu-se necessidade de analisar como estes dois plos da realidade educacional brasileira se comportam e se relacionam para, em seguida, derivar algumas questes para discusso. 1. INSTITUCIONALIZAO DA EAD NO ENSINO SUPERIOR Tomamos como base de referncia, neste momento, no as intenes veiculadas nos discursos mas as regulamentaes que derivaram de um processo intenso de negociao de conflitos em funo no s do interesse do bem pblico como de interesses pessoais e corporativos. So as intervenes explcitas da poltica como agncia de poder. O marco zero desse processo a introduo da Educao a Distncia como alternativa de formao regular na Lei de Diretrizes e Bases da Educao (Lei 9394/96), em especial nos seus artigos 80 e 87, ambos situados no final do texto legal. O artigo 80, integrante das Disposies Gerais, engloba trs aspectos importantes da poltica governamental: Incentivo no seu caput: O Poder Pblico incentivar o desenvolvimento e a veiculao de programas de ensino a distncia, em todos os nveis e modalidades de ensino, e de (...) Delimitao de espao, por associao, na finalizao de seu caput: (...) educao continuada. Regulamentao/ controle: A educao a distncia, organizada com abertura e regime especiais, ser oferecida por instituies especificamente credenciadas pela Unio(1o)

4 O artigo 87, integrante das Disposies Transitrias, situa a educao a distncia como uma das estratgias do Plano Nacional de Educao 1996 2006, a ser encaminhado ao Congresso Nacional no sentido de : Prover cursos presenciais e a distncia aos jovens e adultos insuficientemente escolarizados (3o II) Realizar programas de capacitao para todos os professores em exerccio, utilizando tambm, para isto, os recursos da educao a distncia (3o III) A esse marco inicial se segue uma srie de regulamentaes que ratificam ou explicitam aspectos pouco claros na legislao bsica da LDB: Exigncia de credenciamento especfico das instituies de Ensino Superior (IES) para oferecer quaisquer cursos de EAD, organizada esta com abertura e regime especiais; Exigncia de autorizao/reconhecimento de cursos de graduao; Exigncia de autorizao, reconhecimento e renovao de reconhecimento de cursos de ps-graduao stricto sensu dependentes da Cmara de Educao Superior do Conselho Nacional de Educao e da Avaliao da Coordenao de Avaliao e Aperfeioamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES/MEC) ; Dispensa de processo de autorizao/reconhecimento para cursos de psgraduao lato sensu somente para instituies credenciadas para EAD; Transferncia e aproveitamento de estudos entre as modalidades; Exigncia de exames presenciais nos cursos de graduao e psgraduao stricto e lato sensu. Esta srie inicial de requisitos traduz tendncia do MEC de manter a EAD como um sistema paralelo ao sistema presencial, com credenciamento institucional especfico, mesmo para universidades consolidadas. Essa exigncia tem sido contestada pelas universidades, com base em sua autonomia. A exigncia de autorizao para cursos regulares de graduao sofre a mesma crtica porque, na realidade, as universidades se sentem obrigadas somente a providenciar o reconhecimento desses cursos tendo em vista que j foram credenciadas pelo MEC e no consideram necessrio um credenciamento especial, especificamente para a EAD. Esta controvrsia ter impacto na institucionalizao da EAD no sistema de ensino superior, como ser visto no prximo item. A maior objeo recai, entretanto, nos cursos de ps-graduao lato sensu , tradicionalmente de livre oferta, que no podem ser oferecidos sem que a instituio passe por um segundo processo de credenciamento institucional. Chegou-se a interpretar a Resoluo 1/2001 da Cmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educao (CNE/CES 1/2001) como abertura para a oferta livre desses cursos mas todas as consultas feitas resultaram no reconhecimento do primado da lei bsica da educao a LDB/96 que estabelece essa obrigatoriedade para todos os casos, sem exceo. Como exemplo (praticamente nico) de uma iniciativa poltica de insero da EAD no sistema de ensino superior pode ser registrada a Portaria 2253/2001 do MEC que torna possvel, em cursos superiores presenciais reconhecidos, a oferta de disciplinas que, em seu todo ou em parte, utilizem mtodo no presencial, respeitando o limite de 20% do tempo previsto para a integralizao do respectivo currculo.

5 Para atender s lacunas e distores que o processo de regulamentao da EAD na educao superior vem apontando assim como as reivindicaes de instituies atuando no campo, uma Comisso de Especialistas do MEC (SESU/MEC, 2002) elencou as seguintes propostas que foram includas na minuta de novo decreto de regulamentao, tornado pblico em agosto de 2002: Abandono do duplo credenciamento Toda e qualquer Instituio de Ensino Superior que j esteja credenciada para o ensino superior poderia credenciar-se, para a oferta de educao a distncia, bastando para tanto que tal propsito esteja escrito e integrado a seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), devidamente aprovado pelo Conselho Nacional de Educao (p.20) Credenciamento de parcerias Quanto s parcerias entre instituies para oferta de educao a distncia, sempre e quando uma delas, pelo menos, esteja legalmente credenciada para tal fim, especialmente quando estiverem includas instituies estrangeiras, dois princpios devem ser assegurados: a submisso dos termos dos convnios, acordos ou parcerias ao exame do Conselho Nacional de Educao quanto sua legalidade; e a publicizao do contedo e objetivos dos convnios, acordos ou parcerias formalizadas para a oferta de cursos, mediante a publicao de seus termos(...) (p.23) Manuteno dos momentos presenciais na avaliao dos alunos A exigncia de momentos presenciais em alguma parte do processo avaliativo da educao a distncia se revela indispensvel. No mais, a avaliao dever ser efetuada ao longo do curso, como desdobramento necessrio de seu carter avaliativo, e no s ao final das atividades. (p.23) Institucionalizao da avaliao institucional H que se considerar a importncia da avaliao institucional, que dever obedecer aos mesmos critrios e padres fixados para os cursos presenciais, observadas as suas peculiaridades. (p.23) No momento, outra proposta est em curso, mantendo o credenciamento especfico para EAD, previsto no artigo 80 da LDB/96, apesar dos protestos das instituies interessadas em desenvolver essa modalidade de ensino. Tambm esta proposta encontra-se em suspenso, at o momento, apesar da seguinte declarao do secretrio Joo Carlos Teatini, em ofcio dirigido s entidades ligadas EAD, em 3 de julho de 2003:
1. A Secretaria de Educao a Distncia elaborou a minuta de Decreto anexa, com a finalidade de aperfeioar os instrumentos normativos que regulam a educao a distncia de nvel bsico e superior, em razo das dificuldades constatadas na aplicao da legislao vigente. 2. Ao encaminhar o documento em foco para apreciao, solicito a especial colaborao de Vossa Senhoria no sentido de encaminhar eventuais sugestes at o dia 31 de julho prximo, tendo em vista a consolidao de todas as contribuies para uma possvel expedio do Decreto em agosto do ano corrente (Teatini, 2003, p.1)

Este decreto no foi expedido at o momento em que este trabalho estava sendo escrito, mantendo-se, pois, as dificuldades de aplicao da legislao vigente, como chama bem ateno o secretrio Teatini em seu ofcio. Alm das controvrsias e jogo de poder que envolveram a discusso da minuta do novo

6 decreto, uma das hipteses que vem sendo levantada no meio acadmico que seu processo de aprovao tenha sido atropelado pela nova proposta de Reforma Universitria, na pauta para ser discutida e aprovada no decorrer de 2004. Em documento apresentado no seminrio Universidade: porque e como reformar, em novembro de 2003, os principais responsveis pela SEED procuraram sistematizar como vem a contribuio da educao superior a distncia Reforma da Universidade. Depois de fazerem uma retrospectiva das iniciativas desenvolvidas na dcada de 90 estabelecem algumas diretrizes possveis de atuao da Secretaria no perodo 2003 2006, com impacto no sistema de educao superior: reviso da legislao da EAD, manuteno do programa de Apoio pesquisa em Educao a Distncia (PAPED), em parceria com a CAPES, incentivo EAD no ensino superior. Para isto eles se apiam na fala do ento ministro da Educao, Cristovam Buarque ao afirmar que, com a EAD
poderemos romper as limitaes derivadas da rede fsica e expandir, com rapidez e qualidade, a oferta de cursos de diferentes nveis, da Educao Profissional Educao Superior. (...) Poderemos formar e requalificar, na perspectiva da formao continuada, os professores das cerca de 200mil escolas pblicas espalhadas por este imenso territrio que o nosso pas(apud Teatini e Neves, 2003, p.10)

A situao, em 2004, encontra-se alterada com a demisso do Ministro de Educao, um dos principais defensores da proposta acima enunciada. No momento as discusses sobre a Reforma da Universidade esto centradas na proposta do Governo Federal de utilizar vagas ociosas das instituies de ensino superior privadas para matricular alunos excedentes em troca de iseno de impostos. Um dos cursos diretamente beneficiados seria, justamente, o de formao e requalificao de professores das sries iniciais de ensino, um dos projetos relacionados EAD no ministrio anterior. A Educao a Distncia, no momento, se encontra fora do centro de ateno dos debates da Reforma Universitria. As instituies do sistema, no entanto, continuam a desenvolver seus projetos enquanto esperam a nova regulamentao prometida. 2. SITUAO ATUAL DA EAD NO BRASIL Com base em estudo realizado sobre o uso das NTIC na EAD (Vianney et al, 2003), procurou-se fazer uma primeira sntese das atividades de educao a distncia desenvolvidas, em 2002, pelas instituies pblicas e privadas, autorizadas pelo MEC para tal, de acordo com a legislao em vigor. Pde-se, ento, constatar: 1. A presena preponderante das licenciaturas e, dentre elas, as destinadas formao de professores para as primeiras sries iniciais1, com um nmero significativo de alunos no apenas em cada curso (14 219 somente no projeto da UDESC) como, tambm, na oferta geral de cursos em EAD levantados (79% de um total de 84 723 alunos computados).
O MEC estabeleceu um prazo para que todos os professores deste nvel obtenham formao de nvel superior, o que gerou grande demanda por estes cursos em todo o Brasil, e incentivou projetos utilizando a EAD como estratgia, como est previsto no artigo 87 da LDB/96.
1

7 Presena de, somente, dois cursos de bacharelado (Administrao e Engenharia Qumica) e de uma s instituio (PUCCAMP) oferecendo 2 cursos seqenciais com um nmero reduzido de 201 alunos. A quase ausncia de cursos regulares de graduao e ps-graduao um reflexo, por um lado, das dificuldades de interpretao e aplicao das normas de autorizao de cursos e credenciamento institucional, e, por outro lado, da resistncia das instituies em relao a esta modalidade de ensino, como ser visto mais adiante. 3. A indicao de um pequeno nmero de instituies (seis ao todo) oferecendo cursos de especializao lato sensu, verificando-se que somente uma nica instituio (Universidade Federal de Lavras) oferecia 31 cursos de especializao sem indicao do nome de cada curso. Levantou-se, a propsito, hiptese sobre a existncia de grande nmero de instituies que estariam oferecendo cursos de ps-graduao lato sensu, sem autorizao prvia do MEC. 4. No que se refere s estratgias metodolgicas utilizadas, verificou-se a diferena, por exemplo, entre as estratgias mais tradicionais (uso de material impresso e comunicao atravs de carta/telefone) adotadas freqentemente nos cursos de formao de professores e as novas tecnologias de informao e comunicao (NTIC) incorporadas, em maior escala, aos cursos de ps-graduao lato sensu. Esta constatao importante tendo em vista a necessidade de se levar em considerao os recursos tecnolgicos existentes na implementao de projetos como o de formao de professores das sries iniciais, em mbito nacional. preciso levar em considerao que, em 2002, apesar do Brasil dispor de uma das maiores redes mundiais de telefonia, o acesso a internet estava concentrado nas classe mdia e alta(87%) e que, dos 5560 municpios brasileiros, apenas 15% tm provedores locais o que significa que nos demais municpios, representando 38% da populao do pas, o acesso somente via interurbanos ou sistemas de satlite, de maior custo. Consultando os dados oficiais da Secretaria de Educao a Distncia, em setembro de 2003 (SEED/MEC, 2003), foi possvel atualizar os dados do relatrio acima mencionado e ter uma viso um pouco mais completa da situao, em relao aos cursos que vem sendo oferecidos. Os cursos O Quadro 1 visa sintetizar o quadro da oferta de cursos de EAD, por instituies credenciadas/ autorizadas a oferecer cursos especficos ou em fase final de credenciamento pelo MEC, a partir da combinao dos dados das duas fontes acima mencionadas. A categoria curso foi organizada de modo a permitir uma visualizao clara dos tipos de curso mais contemplados com essa modalidade de ensino (licenciaturas, bacharelados, seqenciais, ps-graduao). Na sigla das IES pode-se perceber sua vinculao administrativa (universidade federal UF e universidade estadual-UE). Finalmente, a especificao da matrcula de cada curso (Vianney et al, 2003) ou das vagas concedidas (SEED/MEC, 2003), quando disponvel, permite avaliar o nvel de penetrao da EAD nos programas regulares e o volume de investimento em programas pontuais como, por exemplo, a formao de professores para as sries iniciais. 2.

8 Esse novo conjunto de dados, aliado a outros documentos levantados simultaneamente, permitiu enriquecer a viso anterior da questo. A hiptese inicial de sub-estimativa de dados sobre os cursos seqenciais e de especializao, por exemplo, ganha impulso com os dados complementares levantados. So mais de 1 500 vagas previstas para um total de 5 cursos seqenciais oferecidos por 2 instituies particulares, sem contar com a UNISUL, que teve seu curso seqencial aprovado em 2003, com 600 vagas. A mesma tendncia se observa na ps-graduao lato sensu que, com exceo do CEFET e da UNIFESP, so todas privadas. Neste grupo de cursos no est disponvel para consulta, no site do MEC, o nmero de vagas oferecidas.
QUADRO 1: MAPEAMENTO DA OFERTA EM EAD, EM 2002: CURSOS IMPLEMENTADOS/ AUTORIZADOS
ORD.
01

CURSO

IES

Consrcios

Alunos
42 883

Vagas

UFAL/ UFMT UDESC/ UFMS/ UFES/ Lic. Pedagogia - Sries UFOP/ UEMA/ UECE/ iniciais UNITINS/ UFPR Lic. Cincias Biolgicas Lic. Matemtica Complementao pedaggica

VEREDAS (MG) PEC (SP) CEDERJ/RJ Univ.Eletron. do Brasil e UEPG (PR)

24 457

UFPA/ UFCE/ UNOPAR 02 Seqencial em diversas reas 03 PUCCAMP/ UNAMAM/ UNIFACS 201 630 67 340 201

(...)

1 550

Bach. em diversas AIEC/ PUCRS (...)/ UECE reas Complem. bacharelado UFPA/Fac.Adm. Brasilia UFMS/ UFMS FIOCRUZ UNIFESP/ UFLA Especializao em diferentes reas PUC/RS/ CEFETPR/ UBC/ UCB/ UNIDERP/UFRJ/ UNIFESP/ UNISUL

(...) 630

04

16 552

() 16 552 () ()

TOTAL GERAL

84723

FONTES: VIANNEY et al. A Universidade Virtual no Brasil, fevereiro 2003, p. 17-20 SEED/MEC Instituies atualmente credenciadas/cursos ou programas autorizados; Instituies e cursos de graduao ou seqnciais, a distncia, autorizados em carter experimental. 2003

Entretanto, preciso ter conscincia de que esse um quadro que retrata instituies em situao legal na tica do MEC e, no necessariamente, a situao real, em termos de iniciativas institucionais. Litto (2001), por exemplo, j comentava, em agosto de 2001, declarao do responsvel pela rea de EAD no Ministrio da Educao sobre a existncia de

9 apenas seis cursos aprovados pelo MEC at aquele momento e de cerca de 4.000 pedidos de autorizao aguardando averiguao. No to evidentes mas no menos relevantes so os aspectos institucionais que envolvem a insero da EAD no sistema de ensino superior. Verifica-se no Quadro 1, por exemplo, a presena significativa de universidades consolidadas. Entretanto, em sua maioria, elas esto reunidas em consrcios ou redes, para o desenvolvimento de projeto especfico, no caso, formao de professores em nvel superior. Em relao presena significativa de universidades, inclusive pblicas, esse fato poderia indicar que instituies consolidadas j esto se voltando para essa modalidade de ensino. No entanto, verificando seus relatrios internos, percebe-se que a maioria restringe sua atuao, em EAD, a cursos de extenso. No site da UNESP, por exemplo, est registrada a criao, em agosto de 2001, do Programa de Ensino a Distncia VirtUnesp para desenvolver a cultura no presencial atravs de cursos de extenso, segundo declarao do Pr-Reitor de Extenso Universitria, responsvel pelo Programa (UNESP/ VirtUnesp, 2003). Por outro lado, essa mesma universidade participa, concomitantemente, de um consrcio de universidades paulistas (juntamente com a USP e PUC/SP) para formao de professores em nvel superior, por meio do PEC, programa desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educao do Estado de So Paulo. Para tanto, ela no precisa assumir oficialmente a EAD como modalidade de ensino de seus prprios cursos regulares. A presena marcante de redes e consrcios no mapeamento de cursos de EAD outro aspecto que merece registro. Consrcios e redes A presena de consrcios no Quadro 1 representada por quatro programas, todos voltados para a formao de professores, dos quais trs so bastante abrangentes, em termos de instituies envolvidas e parceria com as secretarias de educao dos respectivos estados: o Projeto Veredas em Minas Gerais; o CEDERJ, no Rio de Janeiro; e, o PEC, no Estado de So Paulo. Prosseguindo o levantamento de consrcios/redes verificou-se que esta somente a ponta de um iceberg, na medida em que esses consrcios integram uma pequena amostra das redes que esto se formando no pas. Na tentativa de delinear uma primeira configurao das parcerias e convnios institucionais atuando no sistema de ensino superior brasileiro, foi organizado o Quadro 2 que procura relacionar essas consrcios/redes e esboar uma viso de seu perfil institucional.
QUADRO 2: PRINCIPAIS CONSRCIOS/REDES DE COOPERAO OFERTANDOCURSOS DE EAD NO BRASIL
NOME DA CONSRCIO/REDE
1 2 3 4 Consrcio Centro de Educao Distncia (CEDERJ) Projeto Veredas Consrcio da Secretaria de Educao do Estado de So Paulo (PEC) Universidade Eletrnica do Brasil e UEPG

COMPOSIO
4 universidades pblicas federais e 2 estaduais do Rio de Janeiro 18 IES: universidades, centros universitrios e faculdades isoladas de Minas Gerais SED/SP com 2 universidades estaduais e 1 particular do Estado de So Paulo 1 organizao de prestao de servios

10
com 1 universidade estadual 5 6 7 8 9 10. Universidade Virtual Pblica do Brasil (UNIREDE) Rede Brasileira de Educao Distncia Universidade Virtual Brasileira (IUVB.BR) Comunidade Virtual de Aprendizagem Rede de Instituies Catlicas (CVA-RICESU) Rede Universidade Virtual do Centro-Oeste (UniVir CO) Associao Internacional de Educao Continuada (AIEC) Rede Interamericana de Formao em Educao a Distncia e Telemtica (RIF-ET) 70 instituies pblicas federais, estaduais e municipais de todo o Brasil 10 instituies particulares de 8 estados de todo o Brasil 10 instituies catlicas de vrios estados do Brasil 7 universidades estaduais e federais da Regio Centro-Oeste UPIS -Faculdades Integradas, Federao de AABBs, Banco do Brasil 8 universidades interamericanas (duas brasileiras - UFPE e UNISUL)

Fontes: Vianney et al. , 2003, p. 35-3 e Maia, C. , 2002, p.46-54

Novos quadros preenchem lacunas de conhecimento mas suscitam, por sua vez, novas questes. Nesse quadro, especificamente, a percepo da existncia de uma multiplicidade de redes entrelaadas, assim como a presena nelas de instituies estrangeiras e de instituies no universitrias, merece ser comentada. Consultando a relao nominal das universidades envolvidas nas redes indicadas no Quadro 2, possvel verificar que a maioria das IES, principalmente as universidades, j pertence a alguma rede e, em alguns casos, a mais de uma. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por exemplo, participa da UNIREDE e da RIF-ET, enquanto a Universidade Federal Fluminense (UFF) participa da UNIREDE e do CEDERJ. De qualquer forma, a expanso destas novas formas de organizao pode ter reflexos no perfil do atual sistema de ensino superior. Por outro lado, a presena de oito universidades estrangeiras (interamericanas) na RIF-ET e do Banco do Brasil na AIEC, como universidade corporativa, vem demonstrar que a educao a distncia ultrapassa os limites do sistema formal de ensino, tambm no Brasil. A atuao das universidades estrangeiras bem visvel e tem sido objeto de crticas quando transferem simplesmente seus cursos, sob forma de uma parceria, contraditoriamente, unilateral. O MEC tem estado atento a esse problema, principalmente por meio da atuao da CAPES, em relao aos cursos de ps-graduao stricto sensu2 mas carece de uma regulamentao mais consistente, que se encontra ainda em discusso. No caso das universidades corporativas essa constatao ainda mais significativa, pela pouca visibilidade que tais instituies apresentam no sistema educacional. Criadas para suprir lacunas do sistema formal de ensino, essas instituies (dentro de outras) adotam a sistemtica universitria, oferecendo cursos em bases modulares, validando crditos, inclusive denominando de corpo docente o grupo de professores e instrutores. Algumas universidades corporativas esto vinculadas a empresas familiares para ns, como, por exemplo: Visa, Embraer, Caixa Econmica Federal, Eletrobrs, Natura. Segundo Alperstedt (2003), alm de desenvolver a formao estratgica de competncias essenciais ao negcio da empresa, as verdadeiras universidades corporativas detm, paralelamente, duas caractersticas fundamentais:

Algumas universidades estrangeiras que ministram cursos de doutorado a distncia no tiveram seus cursos reconhecidos no Brasil, pela CAPES.

11
a no restrio dos servios educacionais aos empregados e o estabelecimento de parcerias com instituies de ensino superior, com destaque para a validao dos crditos cursados e a possibilidade de outorga de diplomas, ou ainda, a outorga de diplomas de forma independente(p.2).

Algumas parcerias entre as universidades corporativas e as tradicionais j podem ser encontradas no Brasil mas muitas vezes no de conhecimento de suas comunidades internas ( das universidades tradicionais, principalmente) . A Datasul, por exemplo, estabeleceu parceria com trs universidades, para finalidades diferentes: com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA) a fim de desenvolver uma ferramenta especfica para viabilizar treinamentos a distncia; com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) para oferta de curso seqencial de consultor de softwares integrados de gesto; e, com a UERJ, visando oferta de um curso de MBA voltado para gesto de softwares integrados. No sentido inverso, a Faculdade Carioca criou uma nova instituio, denominada Univir, que vem estabelecendo parcerias estratgicas com empresas como a Varig e Rede Globo (Vianney et al, 2003). A parceria/concorrncia entre universidades corporativas e tradicionais j est sendo objeto de estudo em cursos de ps-graduao stricto sensu de Psicologia do Trabalho e Administrao mas ignorada pelos setores mais ligados prpria Educao. Como se pode concluir desta rpida viso da situao da EAD no ensino superior brasileiro, so mltiplas e diversificadas as iniciativas dentro e fora do sistema. Por um lado, instituies vem desenvolvendo novos projetos a despeito das incertezas de regulamentao do MEC; so muitos projetos de qualidade que merecem ser incentivados em contraposio a outros que esto demandando um processo rigoroso de avaliao pedaggico/institucional para no comprometer a proposta de institucionalizao da EAD como um todo. Por outro lado, tais propostas tem sido feitas sem que se leve em considerao (e se trabalhe) a resistncia das comunidades acadmicas das IES EAD e, conseqentemente, a incorporao dessa modalidade de educao, no mesmo nvel da presencial. CONSIDERAES FINAIS: QUESTES PARA REFLEXO E DISCUSSO Dois problemas, inter-relacionados, surgiram da anlise destes dois plos da realidade educacional brasileira: a atuao inadequada do Poder Pblico na conduo do processo de institucionalizao da EAD, principalmente na educao superior; e, a resistncia dos diferentes atores do sistema educacional aceitao desta modalidade no mesmo nvel da educao presencial, pelos mais variados motivos. Iniciando a anlise pela atuao do poder Pblico, verifica-se nas propostas enunciadas pelo MEC, no decorrer da dcada de 90, uma tendncia de caracterizar a EAD como uma modalidade de educao diferenciada no sistema educacional, marginalizando-a e, com isto, causando um impacto negativo nas iniciativas das instituies de ensino. Como exemplos de tendncia marginalizao da EAD na educao superior, como decorrncia

12 da poltica de atuao do MEC, alguns j apontados no decorrer deste texto, pode-se citar: A manuteno da exigncia de um credenciamento especfico das universidades consolidadas para EAD, sem especificar com clareza as regras do jogo, tem aumentado a resistncia, j existente no interior das universidades, no sentido incorporar esta modalidade de ensino sua estrutura de cursos regulares. A multiplicidade de cursos de especializao, que vem sendo oferecidos sem nenhuma avaliao mais consistente, nem por parte do MEC nem por parte da prpria instituio que oferece o curso, esto, muitas vezes, alocados em coordenaes prprias ou na rea de extenso, completamente ignorados pelas coordenaes de ps-graduao das instituies de ensino superior, que somente se interessam pela qualidade dos cursos presenciais. O desconhecimento oficial do trabalho que vem sendo desenvolvido pelas chamadas universidades corporativas e as parcerias com as instituies universitrias do pas, restringindo sua ateno e atuao regulamentaes burocrticas. O fato de que cursos de graduao, em reas prioritrias como a da formao de professores para o ensino bsico, tem sido oferecidos por universidades consolidadas atravs de consrcios especificamente credenciados para este fim sem que se tenha clareza sobre a aceitao desta modalidade de curso pela comunidade acadmica da instituio de origem. A exigncia da presena da EAD nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) das principais universidades pode vir a tornar-se mais uma exigncia burocrtica para credenciamento do que um comprometimento da instituio com esta modalidade de educao. Atualmente esta presena expressa, em vrios documentos institucionais analisados, ou em termos amplos do tipo - desenvolver cursos no regulares de educao totalmente distncia ou semipresenciais mantendo a marca de excelncia de ensino; oferecimento de cursos de extenso, de atualizao, temticos de curta durao e de difuso cultural ou em termos de projetos especiais externos instituio como: implementao da Educao a Distncia, atravs do projeto Universidade Virtual Pblica Brasileira; criao de projetos especiais para formao de docentes.No caso do PDI, especificamente, importante acrescentar que, muitas vezes as metas indicadas podem no representar o pensamento da instituio mas somente de alguns de seus dirigentes. Quanto resistncia dos diferentes atores do sistema educacional, preciso considerar que ela apresenta diferentes facetas, das quais destacamos trs, como exemplo: Em alguns casos, alis os mais apontados pelos governantes, esta resistncia se d pelo medo da inovao e atinge, em geral aqueles que vem sua funo mudar radicalmente de configurao. A possibilidade de implantao da EAD em 20% dos cursos regulares das universidades, por exemplo, no se tornar um fato sem um trabalho no interior dessas instituies.

13 Outros profissionais, principalmente docentes das universidades, tm uma viso da EAD como uma educao de segunda categoria, com uma percepo negativa, construda a partir do conhecimento de cursos de pouca qualidade. Esta posio foi expressa com toda clareza no processo de aprovao do consrcio do CEDERJ no Conselho de Ensino de Graduao da Universidade Federal do Rio de Janeiro onde se ouviram argumentos do tipo: A UFRJ dedica tanto tempo pensando o perfil dos alunos presenciais. Me preocupa que este perfil se mantenha nos cursos a distncia; O professor (...) questionou se no seria o caso de uma instituio jurdica independente, para a diplomao dos formandos. Um terceiro grupo, principalmente de pesquisadores da rea de cincias humanas e sociais, se encontra preocupado com a possibilidade da EAD estar sendo utilizada como uma forma privilegiada da perspectiva da educao como bem de consumo, preconizada pela OMC em reunies recentes. Na ltima reunio da Associao Nacional de Ps-Graduao em Educao (ANPEd), este problema foi levantado no grupo de trabalho sobre Poltica de Educao Superior, em trabalho que alerta para os principais desafios colocados pela possibilidade de efetivao da ALCA para educao superior na periferia do capitalismo (Souza, 2003, 188-189). Para outro grupo de pesquisadores presentes na mesma reunio, o grande desafio impedir a invaso de pacotes nacionais e, principalmente, internacionais, totalmente desvinculados da realidade educacional brasileira (Segenreich, 2003). Esta invaso ser facilitada pela atual resistncia do sistema a incorporar projetos nacionais de qualidade, como o Projeto Veredas3, por exemplo, e criar projetos prprios. Finalmente importante chamar ateno para o fato de que a marginalizao da EAD, como um sistema paralelo de ensino no Brasil, est criando um mundo paralelo, subterrneo, cada vez mais difcil de ser avaliado em termos de suas intencionalidades e impacto na educao. REFERNCIAS AGESTA, L.S. Poltica (Cincia Poltica). In: Dicionrio de Cincias Sociais. Rio de Janeiro. Fundao Getlio Vargas, 1987, p.922 ALPERSTEDT, C. Universidades corporativas: definio proposta. Artigo publicado em 27/03/2003 e acessado em 09/09/2003. Disponibilizado em : http://www.universiabrasil.com.br/materia_imp.jsp?id=1320 ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CANDIDATO. As propostas de Luiz Incio Lula da Silva para o Ensino Superior. Clipping educacional. Caderno Especial. 04 de outubro de 2002, p.5-6 BRASIL. Lei N. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Dirio Oficial da Unio. Braslia. 23 de dezembro de 1996

Para maiores informaes acessar Projeto Veredas: caractersticas gerais. Disponvel em: www.veredas.mg.gov.br/projeto_caracteristicas.htm .

14 BRASIL.MEC. Portaria 2253/2001. Autoriza as instituies de ensino superior a introduzir, nas disciplinas dos seus cursos superiores reconhecidos, at 20% de disciplinas que utilizem mtodo no presencial. Braslia: MEC, 2001 BRASIL.MEC. Resoluo CNE/CES n.1 de 03 de abril de 2001. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de ps-graduao. Dirio Oficial da Unio . Braslia, 9 de abril de 2001, seo 1, p.12. I-COLETIVA. Secretaria quer ampliar programa de educao distncia. Revista I Coletiva, n.7, 31 de janeiro de 2003 www.icoletiva.com.br LITTO, F.M. Educao a distncia no Brasil: inflexvel e tutelada. Frum Livre. In: PCLA, v. 3, no 1: out./ nov./ dez. de 2001. Disponvel em: http://www.metodista.br/unesco/PCLA/revista9/forum%209-5.htm . Acessado em: 09/08/03. MAIA, C. Guia Brasileiro de Educao Distncia. So Paulo: Editora Esfera, 2002 NVOA, A . Para uma anlise das instituies escolares. In: Antonio Nvoa (org.). As organizaes escolares em anlise. Lisboa, Portugal: Publicaes Dom Quixote, 1992, p. 13 - 43 SEED/MEC. Instituies atualmente credenciadas/cursos ou programas autorizados. Instituies e cursos de graduao ou seqncias, a distncia, autorizados em carter experimental. Disponvel em: www.mec.gov.br . Acessado em: 22/09/03. SEGENREICH, S.C.D. Educao superior a distncia: polticas pblicas e realidades institucionais. Trabalho apresentado na 26a reunio Anual da ANPEd, realizada em Poos de Caldas, de 5 a 8 de outubro de 2003. Texto publicado no CD ROM, ISBN 858639209X, 2003a,17 p. SESU/MEC. Comisso Assessora para Educao Superior a Distncia (Portaria 335/2002) : Relatrio. Brasilia: SESU/MEC, agosto de 2002, www.icoletiva.com.br/relatorio_ead.rtf SOUZA, K.R. Organismos internacionais e poltica de Educao Superior na Periferia do Capitalismo. In: Novo Governo. Novas Polticas? . Resumo de trabalho apresentado na 26a Reunio Anual da ANPEd, realizado de 5 a 8 de outubro de 2003, em Poos de Caldas. Rio de Janeiro: ANPED, 2003, p. 188/189 TEATINI,J.C. Ofcio Circular no 0292003/SEED/MEC. Assunto: Minuta de Decreto. Braslia: MEC-SEED, 3 de julho de 2003 TEATINI, J.C., NEVES, C.M.deC. A contribuio da Educao Superior a Distncia reforma da Universidade. Texto apresentado no Seminrio Universidade: porque e como reformar? realizado em Brasilia/DF, em novembro de 2003, sob o patrocnio do MEC. Acessado em 14/01/04

15

UNESP/VirtUnesp. Conexo com o conhecimento. Disponvel em: www.unesp.br/virtunesp/ead/conex_conhec.htm. Acessado em : 20/01/03. VIANNEY, J., TORRES, P., SILVA, E. A Universidade Virtual no Brasil: os nmeros do ensino superior distncia no pas em 2002. Santa Catarina: UNISUL/IESALC, fevereiro de 2003, www.virtual.unisul.br

Vous aimerez peut-être aussi