Vous êtes sur la page 1sur 17

O seu Caderno do Plano de Ao Comunitria rene os principais elementos para o exerccio de uma conduta cidad orientada para o desenvolvimento

de uma ao comunitria. Esse plano ser realizado com base nas fichas encontradas neste caderno que tornaro viveis o planejamento, a execuo, o controle e a avaliao da ao realizada. Portanto, este um material que ser aprimorado por voc durante todo seu curso.

Caderno do Plano de Ao Comunitria


UNIDADES FORMATIVAS I a VI

Caderno do Plano de Ao Comunitria (PLA)


Caro(a) Estudante, Esta publicao apresenta o roteiro do PLA Plano de Ao Comunitria, que ser desenvolvido gradualmente ao longo de todo o seu perodo de estudo no Projovem Urbano, nas aulas de Participao Cidad. Este roteiro material de trabalho para voc registrar informaes e organiz-las melhor, reunir e guardar com voc o que for produzido em cada unidade formativa. O roteiro do PLA indica as etapas mais importantes do desenvolvimento do Plano de Ao Comunitria e tem por objetivo reunir os principais produtos que sero elaborados no processo de planejamento, preparao, execuo, avaliao e sistematizao da ao social que voc desenvolver com seus colegas de turma ao longo do ano. Ao final de cada unidade formativa, deve ser inserido nesta publicao o que foi produzido coletivamente e tambm os seus registros pessoais sobre essas etapas do trabalho (fotos, poesias, desenhos comentrios e o que mais considere significativo da sua atuao). Dessa forma, ao final do curso, voc poder visualizar toda a experincia realizada com seus colegas e ter um registro do caminho trilhado para constru-la que poder ser usado nas mais diversas situaes: como complemento ao seu currculo; como referncia para outras experincias; para socializar com outros jovens etc. Como esta publicao vai ser usada durante todo o perodo em que voc estiver cursando o Projovem Urbano, fundamental conserv-la com cuidado, para que, aps terminar o curso, voc possa t-la como uma importante ferramenta para seu itinerrio formativo. Uma ferramenta que traz a memria de suas aprendizagens, os frutos das reflexes e dos trabalhos que voc mesmo realizou e que so referncias importantes para definir novos caminhos para sua vida pessoal, social e profissional. Bom trabalho!

pla plano de ao Comunitria

1. Apresentao do grupo de autores da ao comunitria


NOMES CARACTERSTICAS DO GRUPO HABILIDADES DOS PARTICIPANTES

Transformar
O Projovem Urbano acredita que o jovem tem potencial para promover grandes transformaes na sociedade brasileira, e sua participao muito importante para o desenvolvimento do pas.

Participar
Participar assumir responsabilidades e compromissos que visem o bem comum, o interesse pblico, o respeito vida e a dignidade das pessoas.

2. O retrato da realidade local


Apresenta informaes e dados sobre a realidade social em que os jovens vo atuar, levantados por meios de pesquisas, entrevistas e visitas. Conhecer a realidade
Participar de uma ao comunitria conhecer com profundidade os problemas da realidade local e buscar coletivamente caminhos para super-los.

pla plano de ao Comunitria

3. Mapa dos Desafios


Apresenta os principais desafios a serem enfrentados na realidade local para a melhoria da qualidade de vida, de acordo com a viso dos jovens. O Mapa dos Desafios identifica as necessidades e problemas prioritrios e o contexto social em que esto inseridos. A partir dele, foi definido o tipo de ao que seria realizada na comunidade.
DESAFIOS/PROBLEMAS CAUSAS O QUE PRECISA E PODE SER FEITO?

Planejar
Planejar acreditar na nossa capacidade de transformar ideias e sonhos em realidade.

Construir
Planejamos para construir o futuro, traando o caminho entre o momento presente e o que queremos alcanar com a ao proposta.

4. O Plano de Ao Comunitria PLA


O processo de planejamento traa o caminho entre a ideia para a ao comunitria e o que preciso fazer para torn-la realidade. O Plano detalha cada passo, prev todas as atividades que do consistncia proposta de atuao que surgiu com base no Mapa dos Desafios. O PLA o guia de ao.

NOME/TTULO:

LOCAL DE EXECUO:

FOCO DA AO COMUnITRIA:

PBLICO-ALVO:

JUSTIfICATIVA (OS DESAfIOS QUE SERO EnfREnTADOS E OS MOTIVOS DE TEREM SIDO ESCOLHIDOS):

OBjETIVOS GERAIS (OS EfEITOS QUE SE pRETEnDE ALCAnAR COM A AO COMUnITRIA QUE SER REALIZADA):

pla Plano de Ao Comunitria

Plano de Ao Comunitria (cont.)


RESULTADOS ESpERADOS ATIVIDADES RECURSOS nECESSRIOS RESpOnSVEIS CROnOGRAMA (SEMAnAS)

5. Termo de compromisso com o Plano de Ao Comunitria


Descreve o conjunto de tarefas e responsabilidades que cada jovem assumiu para a execuo da Ao Comunitria e apresenta como avalia seus limites e potencialidades para realiz-las.

pla Plano de Ao Comunitria

6. O processo de implementao da Ao Comunitria


Sntese das atividades realizadas no perodo de execuo do Plano de Ao Comunitria. A Linha do Tempo organiza numa sequencia temporal as principais atividades e seus resultados, com base nos registros das reflexes e crticas que foram feitas no processo de monitoramento do PLA.
ATIVIDaDE Escreva o nome da atividade DaTa Escreva a data limite em que ocorreu a atividade aVaLIaO/ RESULTaDOS Escreva algum resultado ou avaliao

Sistematizar
Sistematizar reconstituir, passo a passo, tudo o que foi feito para depois analisar e sintetizar suas principais lies e aprendizagens. Significa ordenar os acontecimentos, avaliar e refletir sobre a organizao, o mtodo, as tcnicas, os contedos das prticas desenvolvidas.

pla plano de ao Comunitria

7. Avaliao participativa da Ao Comunitria


Registros dos momentos de reflexo e anlise crtica, de troca de informaes e pontos de vista sobre o desenvolvimento e os resultados alcanados na Ao Comunitria, tendo como base o planejamento feito anteriormente. A avaliao participativa envolve todos aqueles que direta ou indiretamente participaram da execuo da Ao Comunitria.
AVALIAO DO GRUPO DE JOVENS AUTORES DO PLA
EFEITOS E IMPACTOS QUE A EXECUO DA AO COMUNITRIA CAUSOU

Avaliar
A avaliao o processo de aprender, um com o outro, com o que foi realizado e extrair lies para aprimorar aes futuras.

RESULTADOS ALCANADOS COM AS ATIVIDADES REALIZADAS

INDICADORES

10

AVALIAO Articulao do grupo de autores responsveis (organizao, distribuio de tarefas, entrosamento, compromisso, entre outros aspectos). Recursos usados (espaos, materiais, meios de comunicao, tecnologias sociais, conhecimento, entre outros).

ASpECTOS POSITIVOS DO PLA

ASpECTOS NEGATIVOS DO PLA

Relao com os parceiros e apoiadores.

OUTRAS QUESTES IMpORTAnTES

11

pla Plano de Ao Comunitria

AVALIAO DOS PARTICIpAnTES DA AO COMUnITRIA (sntese das avaliaes realizadas com outros segmentos que participaram direta e indiretamente da ao comunitria)
PBLICO-ALVO:

OUTROS (pARCEIROS, ApOIADORES E DEMAIS EnVOLVIDOS):

12

8. Lies extradas da experincia da Ao Comunitria


Apresenta a sntese das reflexes, opinies e vises do grupo de autores, baseada nas aprendizagens construdas durante a experincia prtica da Ao Comunitria.
SOBRE O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E ELABORAO DO PLANO COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA AO COMUNITRIA

Experienciar
Em que medida a experincia da Ao Comunitria questionou, reafirmou ou ampliou nossas ideias e opinies sobre Participao Cidad?

SOBRE A FORMA DE ENXERGAR E COMPREENDER A COMUNIDADE EM QUE VIVE

SOBRE OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA PARTICIPAO DOS JOVENS NA REALIZAO DE AES COLETIVAS

13

pla Plano de Ao Comunitria

8. Lies extradas da experincia da Ao Comunitria (cont.)


SOBRE O SEnTIDO DA pARTICIpAO CIDAD

SOBRE OS DIREITOS DE CIDADAnIA DOS jOVEnS

SOBRE QUAIS SO AS nECESSIDADES pRIORITRIAS DE pOLTICAS pBLICAS, pROGRAMAS OU pROjETOS pARA A jUVEnTUDE nA REALIDADE EM QUE VIVE

14

OUTRAS QUESTES E REGISTROS

Analisar
Relacionar o que foi vivenciado na prtica com as ideias e conceitos que fundamentam a proposta da Ao Comunitria, ampliando o horizonte de anlise.

9. Parceiros e apoiadores do PLA


Apresenta as instituies, grupos e pessoas que apoiaram de forma expressiva o desenvolvimento do Plano de Ao Comunitria.

15

pla Plano de Ao Comunitria

10. Proposta para o desenvolvimento de Participao Cidad


Apresenta ideias e sugestes para dar continuidade atuao social e participao do jovem em aes coletivas de interesse pblico.

16

Vous aimerez peut-être aussi