Vous êtes sur la page 1sur 13

1

Introduo do Direito Processual Penal 14/02/13 art. 121 CP: Matar algum:
Pena - recluso, de seis a vinte anos. O Direito Processual Penal pode ser definido como conjunto de princpios e normas que regulam a aplicao jurisdicional do direito penal. Bem como as atividades persecutrias (seguir) da polcia judiciria. E a estruturao dos rgos da funo jurisdicional e respectivos auxiliares. O objetivo principal do direito processual pena a regulao da aplicao jurisdicional do direito penal. O processo penal hiptese de jurisdio necessria, o que significa que o ordenamento jurdico NO CONFERE aos titulares dos interesses em conflito a possibilidade dada pelo direito privado de aplicar de forma espontnea o direito material na soluo dos conflitos. Exerccio arbitrrio da prpria razo = no tem nada haver com a excludente da ilicitude. (Vou agir com as prprias mos). Curiosidade (explicao): Para ser aberto o inqurito policial sempre vai ter indcios mnimos de autoria +Prova da materialidade (testemunhas, conjunto probatrios de percia, sangue) No precisa ter o corpo, basta o conjunto probatrio. O inqurito policial est a parte do processo. O direito processual penal vai buscar um julgamento justo, a equidade, o equilbrio entre o MP e o advogado do ru, deve-se levar em considerao os princpios da CF/88. Em que o contraditrio e ampla defesa deve existir de fato. O contraditrio tenho direito o de falar o contrrio do que est sendo imputado a mim. Quando acontece um crime tipificado: exerccio arbitrrio das prprias mos/ Cometer um crime com as prprias mos=No posso colocar em mim, no aceito. *Estado: Uma nao, uma soberania. / *Democrtico: adotamos a democracia/ * de Direito: Somos regidos por lei. Finalidade do Direito Processual Penal: Justa Causa = Indcios de autoria + provas da materialidade. (IA + PM) Tem um crime, no existe justa causa Entro com Habeas Corpus. Basicamente podemos definir duas finalidades:

1 Finalidade imediata ou direta: Trata-se da necessidade de que o processo penal na prtica faa valor o direito de punir o Estado. Este entendimento deve ser ampliado atravs da compreenso da funo estatal em garantir a tutela dos direitos fundamentais do cidado. 2 Funo mediata ou indireta: a prpria finalidade do direito penal, ou seja, a proteo da sociedade buscando a paz social e a convivncia harmnica entre as pessoas.

Caractersticas e Posio Enciclopdica do Direito Processual Penal HC -------- Liminar Ex Explicao: Inqurito regular: Assalto preso em flagrante, no pode atribuir a fiana, e no consegue a liberdade provisria, decretou a preventiva falando que um perigo para a ordem pblica impetra com um HC com liminar. A liminar a capacidade de analisar sozinho a pea de liminar.
Colocar de forma expressa com o expresso pedido de liminar. Em breves consideraes podem ser apontadas as seguintes caractersticas de direito processual penal: 1 Autonomia: No hierarquicamente inferior ao direito penal (material) possuindo regras e princpios prprios. Explicao: Que no depende de outra cincia Penal (material), o direito processual penal possui diretriz, princpios (regras) prprios. Princpios nem sempre so constitucionais. Pode haver uma sentena absolvitria quem d o processo. 2 Instrumentalidade: o meio de aplicao do direito material penal. Representar Delegados de polcia 3 Normatividade: Trata-se de uma disciplina normativa com codificao prpria (cdigo de processo penal).

Fontes (origem) do Direito Processual Penal: 21-02-13 1 Fontes de produo ou material (art. 22CF 1)

Compete Privativamente unio legislar sobre o direito processual penal (art. 22 1 CF)
Art. 22. Compete privativamente Unio legislar sobre: I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrrio, martimo, aeronutico, espacial e do trabalho; Pargrafo nico. Lei complementar poder autorizar os Estados a legislar sobre questes especficas das matrias relacionadas neste artigo.

Por lei complementar poder haver autorizao para os Estados legislarem sobre questes especficas desta matria (art. 22 nico, CF). Explicao: Por lei complementar autorizar algo sobre a matria legal. Existe a competncia de legislar sobre o Direito Penitencirio e procedimentos de maneira concorrente entre unio, Estados e o Distrito Federal (art. 24 INC I e XI CF).
Art. 24. Compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: I - direito tributrio, financeiro, penitencirio, econmico e urbanstico; XI - procedimentos em matria processual;

No cabe o municpio legislar sobre os assuntos acima citados. Compete aos Estados conforme as constituies estaduais legislar sobre organizao judiciria no mbito estadual bem como sobre as custas de servios forenses. Ex: Cada Estado cobra os servios de custas processuais. Cabe o Presidente da Repblica de acordo com o art. 84 INC XII CF legislar por decreto sobre o indulto.
Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: XII - conceder indulto e comutar penas, com audincia, se necessrio, dos rgos institudos em lei;

vedada (proibido) a edio de medida provisria sobre Direito de Processual Penal e Direito Penal de acordo com o art. 62 pargrafo 1 INC I alnea B da CF.
Art. 62. Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) 1 vedada a edio de medidas provisrias sobre matria: (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) I - relativa a: (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) b) direito penal, processual penal e processual civil; (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001)

Explicao: O indulto dado por Decreto no perodo do natal pelo Presidente da Repblica. unilateral (ato privativo) do Presidente da Repblica.

Fonte formal ou cognio Esta fonte se subdivide em outras duas: a) Fontes primrias, imediatas ou diretas: (prpria lei) So aquelas aplicadas imediatamente. Consideram-se fontes primrias no processo penal: a lei na sua forma ampla, os tratados, convenes e regras de direito internacional de acordo com art. 1 INC 1 do CPP e art. 5 3 CF. a prpria lei que vai dizer.
Art. 1o O processo penal reger-se-, em todo o territrio brasileiro, por este Cdigo, ressalvados: I - os tratados, as convenes e regras de direito internacional; Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: 3 Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) (Atos aprovados na forma deste pargrafo)

2 casas -> cmara Federal e senado Federal. Obs: Os tratados de direitos humanos que forem aprovados em cada caso no Congresso Nacional em dois turnos por 3/5 dos votos os respectivos membros sero equivalentes s emendas constitucionais de acordo com o art. 5 3 CF
Se os diplomas normativos citados neste pargrafo no preencherem os requisitos exigidos pelo art. 5 3 CF (Ex: pacto de So Jos da Costa Rica). Tero carter SUPRA LEGAL, ou seja, superior lei ordinrio e inferior Constituio Federal. Quando no se trata de direitos humanos. b) Fontes secundrias, mediatas, indiretas ou supletivas: So aquelas aplicadas na ausncia das fontes primrias (Ex: costumes, princpios gerais do Direito, analogia). A lei de Introduo ao cdigo civil denominada atualmente de lei de introduo s normas do direito brasileiro.

Obs: Os costumes no tem o condo (intuito) de revogar os dispositivos legais. Explicao: Nem todos os Tratados tem status constitucionais. Para serem constitucionais devem tratar de pessoas humanas e devero ser aprovados no Congresso Nacional. Se for um tratado internacional que trata dos direitos humanos se d o tratado supra legal est acima da lei ordinria e abaixo da CF. Infra legal abaixo da lei. Curiosidade: A confisso (mesmo registrado em cartrio) por si s em matria de direito processual penal no capaz de gerar uma condenao, pois precisa de um conjunto probatrio de provas para ter eficcia.

Definio de princpio: Princpios so premissas ticas extradas da legislao e do ordenamento jurdico em geral. Curiosidade: Na data de ontem, 20/02/2013 o supremo tribunal Federal no habeas corpus 111.728 por unanimidade concedeu a ordem para anual a condenao de dois homens presos que no compareceram audincia em que foram ouvidas as testemunhas de acusao.

Princpios: 28/02/13
O princpio possui basicamente duas funes: 1 Normativa, ou seja, o princpio tambm uma norma jurdica motivo pelo qual tem fora coercitiva. Algo imposto tem que ser feito. 2 Interpretativa no caso de dvida interpretao de determinada normal tal questionamento pode ser esclarecido por meio de um princpio.

No processo penal h dois tipos de princpios:


Os princpios Constitucionais e/ou os princpios do processo penal propriamente dito. Os princpios Constitucionais subdividem-se em princpios explcitos (aqueles previstos de forma expressa na CF) e os princpios constitucionais implcitos (aqueles extrados a partir da Constituio) atravs das ideias e valores previstos na mesma (CF). Princpios explcitos forma expressa. Princpios implcitos Extrados (valores e ideias previstos na CF)

1- Princpios Constitucionais do Processo Penal Princpios explcitos.


(Expresso de forma gritante) De acordo com o art. 5 INC 57 CF est previsto o princpio de presuno de inocncia ou estado de inocncia ou da situao jurdica de inocncia ou da no culpabilidade.
Art. 5 LVII - ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria;

De acordo com este princpio ningum ser considerado culpado at o trnsito julgado da sentena penal condenatria. Deste princpio podemos tirar as concluses: 1 O nus da prova em regra cabe acusao, uma vez que a defesa deve provar as causas excludentes de ilicitude ou de culpabilidade bem como as causas de extino da punibilidade. Explicao: O nus da prova cabe a acusao (MP), o Estado tem que provar o crime. O Estado de inocncia fica at o trnsito em julgado da ao condenatria (sentena penal condenatria). Curiosidade o MP no necessita de inqurito policial para entrar com uma ao penal, basta o conjunto probatrio de provas. 2 Excepcionalidade das prises cautelares (art. 312 CPP). 07/03/13
Art. 312. A priso preventiva poder ser decretada como garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria. (Redao dada pela Lei n 12.403, de 2011). Pargrafo nico. A priso preventiva tambm poder ser decretada em caso de descumprimento de qualquer das obrigaes impostas por fora de outras medidas cautelares (art. 282, 4o). (Includo pela Lei n 12.403, de 2011).

Explicao: A priso preventiva (art. 312 CPP) uma priso cautelar, poder ser decretada pela garantia da ordem pblica quando se abala de fato pela repetio de crimes. Ex: Estupros(voc est comprometendo a ordem do Direito, da paz, cometendo crimes, abalando toda uma sociedade); pela garantia de ordem econmica quando o funcionrio pblico pratica crime de peculato; pela convenincia da instruo criminal quando uma pessoa est intimidando testemunhas; para assegurar a aplicao da lei penal, acusado querendo fugir. Quando houver prova da existncia do crime e indicio suficiente de autoria. A priso preventiva uma exceo, no uma regra.

Por um cidado ser resumidamente inocente o mesmo s pode ser levado ao crcere se existirem motivos cautelares para decretao da priso preventiva. Toda priso preventiva tem justificao (4) no art. 312 CPP. 3 Toda medida construtiva de direitos individuais s podem ser decretados excepcionalmente (art. 319 CPP).
Art. 319. So medidas cautelares diversas da priso: (Redao dada pela Lei n 12.403, de 2011). I - comparecimento peridico em juzo, no prazo e nas condies fixadas pelo juiz, para informar e justificar atividades; (Redao dada pela Lei n 12.403, de 2011). II - proibio de acesso ou frequncia a determinados lugares quando, por circunstncias relacionadas ao fato, deva o indiciado ou acusado permanecer distante desses locais para evitar o risco de novas infraes; (Redao dada pela Lei n 12.403, de 2011). III - proibio de manter contato com pessoa determinada quando, por circunstncias relacionadas ao fato, deva o indiciado ou acusado dela permanecer distante; (Redao dada pela Lei n 12.403, de 2011). IV - proibio de ausentar-se da Comarca quando a permanncia seja conveniente ou necessria para a investigao ou instruo; (Includo pela Lei n 12.403, de 2011). V - recolhimento domiciliar no perodo noturno e nos dias de folga quando o investigado ou acusado tenha residncia e trabalho fixos; (Includo pela Lei n 12.403, de 2011). VI - suspenso do exerccio de funo pblica ou de atividade de natureza econmica ou financeira quando houver justo receio de sua utilizao para a prtica de infraes penais; (Includo pela Lei n 12.403, de 2011). VII - internao provisria do acusado nas hipteses de crimes praticados com violncia ou grave ameaa, quando os peritos conclurem ser inimputvel ou semi-imputvel (art. 26 do Cdigo Penal) e houver risco de reiterao; (Includo pela Lei n 12.403, de 2011). VIII - fiana, nas infraes que a admitem, para assegurar o comparecimento a atos do processo, evitar a obstruo do seu andamento ou em caso de resistncia injustificada ordem judicial; (Includo pela Lei n 12.403, de 2011). IX - monitorao eletrnica. (Includo pela Lei n 12.403, de 2011).

2- Princpio da Igualdade Processual ou da Paridade das armas (art. 5


CF caput) ARMAS (MP/JUIZ) X HIPOSSUFICIENTE (RU)
Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade.

Tal princpio decorre do mandamento que todos so iguais perante a lei. Assim as partes devem ter em juzo, as mesmas oportunidades de fazer valer suas razes e ser tratadas de forma igual na medida de sua igualdade e desigualmente na proporo das suas desigualdades. acusado e est sem advogado. nomeado um defensor pblico.

Paridade das armas: Nunca pode haver disparidades entre MP e ru. Todos tem direito a resposta Cada ser humano deve ser tratado igual e desigual em determinadas condies

3- Princpio da ampla defesa (art. 5 INCISO 55):


LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

O princpio da ampla defesa est previsto no art. 5 INCISO 55 da CF. Tal princpio garante a possibilidade de um amplo arsenal de instrumentos de defesa. Este princpio se subdivide em alto defesa (disponvel) a possibilidade de dispensar a alto defesa e defesa tcnica (indisponvel). Explicao a capacidade ampla de se defender usando todos os meios legais para provar a sua inocncia. Alto defesa: a possibilidade de o ru se defender. Defesa tcnica: Ser representado por defensor ou advogado. a capacidade de defender usando a lei Art. 5 INCISO 63:
LXIII - o preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado

A auto defesa promovida pessoalmente pelo prprio ru garantindo o direito de permanecer em silncio ou at mesmo mentir (art. 187 1CPP). 1 parte: possibilidade que tem de no mentir.
Art. 187 CPP. O interrogatrio ser constitudo de duas partes: sobre a pessoa do acusado e sobre os fatos. (Redao dada pela Lei n 10.792, de 1.12.2003) 1o Na primeira parte o interrogando ser perguntado sobre a residncia, meios de vida ou profisso, oportunidades sociais, lugar onde exerce a sua atividade, vida pregressa, notadamente se foi preso ou processado alguma vez e, em caso afirmativo, qual o juzo do processo, se houve suspenso condicional ou condenao, qual a pena imposta, se a cumpriu e outros dados familiares e sociais. (Includo pela Lei n 10.792, de 1.12.2003)

2 parte: Possibilidade de ficar calado ou mentir ser perguntado sobre:


2o Na segunda parte ser perguntado sobre: (Includo pela Lei n 10.792, de 1.12.2003) I - ser verdadeira a acusao que lhe feita; (Includo pela Lei n 10.792, de 1.12.2003)

9
II - no sendo verdadeira a acusao, se tem algum motivo particular a que atribu-la, se conhece a pessoa ou pessoas a quem deva ser imputada a prtica do crime, e quais sejam, e se com elas esteve antes da prtica da infrao ou depois dela; (Includo pela Lei n 10.792, de 1.12.2003) III - onde estava ao tempo em que foi cometida a infrao e se teve notcia desta; (Includo pela Lei n 10.792, de 1.12.2003) IV - as provas j apuradas; (Includo pela Lei n 10.792, de 1.12.2003) V - se conhece as vtimas e testemunhas j inquiridas ou por inquirir, e desde quando, e se tem o que alegar contra elas; (Includo pela Lei n 10.792, de 1.12.2003) VI - se conhece o instrumento com que foi praticada a infrao, ou qualquer objeto que com esta se relacione e tenha sido apreendido; (Includo pela Lei n 10.792, de 1.12.2003) VII - todos os demais fatos e pormenores que conduzam elucidao dos antecedentes e circunstncias da infrao; (Includo pela Lei n 10.792, de 1.12.2003) VIII - se tem algo mais a alegar em sua defesa. (Includo pela Lei n 10.792, de 1.12.2003)

Na auto defesa est presente o direito de audincia (ser ouvido no processo e o direito de presena / direito de estar presente dos atos processuais). Obs: O STJ e o STF entendem que a ausncia do ru na audincia de oitiva (escuta) de testemunha NO gera nulidade do feito se o seu defensor estava presente e no restou demonstrado qualquer prejuzo para o ru. Nulidade: desprovido de validade, contrrio lei. Direito de presena: a possibilidade do direito de escutar os relatos das testemunhas arroladas no processo. / Direito de audincia: O ru vai ser escuatdo. A defesa tcnica aquela promovida por um defensor tcnico sendo a mesma indisponvel. Art. 263 CPP:
Art. 263. Se o acusado no o tiver, ser-lhe- nomeado defensor pelo juiz, ressalvado o seu direito de, a todo tempo, nomear outro de sua confiana, ou a si mesmo defender-se, caso tenha habilitao. Pargrafo nico. O acusado, que no for pobre, ser obrigado a pagar os honorrios do defensor dativo, arbitrados pelo juiz.

Obs: So consequncias diretas do princpio da ampla defesa no processo criminal (penal).

10

1) Apenas o ru tem o direito de reviso criminal. 2) O juiz deve sempre fiscalizar a defesa do ru.

4- Princpio da plenitude da defesa (art. 5, Inc 38 CF):


Art. 5, Inciso XXXVIII - reconhecida a instituio do jri, com a organizao que lhe der a lei, assegurados: a) a plenitude de defesa; b) o sigilo das votaes; c) a soberania dos veredictos; d) a competncia para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida;

Explicao: No Direito Penal: A competncia do jri para julgar os crimes dolosos contra a vida. Os crimes culposos so julgados pelo Juiz singular tribunais. Os crimes dolosos e suas conexes sero julgados pelo tribunal do jri. O referido princpio aplicado de forma especfica para o tribunal do jri. So consequncias direta deste principio: 1) O juiz deve ter uma ateno em relao efetividade da defesa do ru (art. 497 INC 5 CPP).
V - nomear defensor ao acusado, quando consider-lo indefeso, podendo, neste caso, dissolver o Conselho e designar novo dia para o julgamento, com a nomeao ou a constituio de novo defensor; (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008).

Explicao: Se o advogado ou defensor pblico recm formado e est com insuficincia(inseguro) tcnica de defender o ru, o juiz poder dissolver o conselho de sentena e remarcar novo julgamento. A qualidade baixa do advogado est causando uma falta de defesa ao ru. 2) Existe a possibilidade da defesa apresentar uma nova tese na trplica. Explicao: No Tribunal do jri inicia-se com a acusao (MP) e depois fala o advogado defensor. Se o promotor abrir mo da rplica, descarta-se a trplica.

5- Princpio da prevalncia do princpio do ru (art.5, Inciso 57 da CF e


art. 386 CPP) Este princpio decorre da presuno de inocncia: Ningum poder ser punido at o trnsito em julgado. Neste princpio o Estado tem o direito de punir e o direito de liberdade.
Art. 5 , inciso LVII - ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria; Art. 386 - O juiz absolver o ru, mencionando a causa na parte dispositiva, desde que reconhea: I - estar provada a inexistncia do fato;

11
II - no haver prova da existncia do fato; III - no constituir o fato infrao penal; IV - estar provado que o ru no concorreu para a infrao penal; V - no existir prova de ter o ru concorrido para a infrao penal; VI - existirem circunstncias que excluam o crime ou isentem o ru de pena (arts. 20, 21, 22, 23, 26 e 1 do art. 28, todos do Cdigo Penal), ou mesmo se houver fundada dvida sobre sua existncia; VII - no existir prova suficiente para a condenao. (Includo pela Lei n 11.690, de 2008) Pargrafo nico. Na sentena absolutria, o juiz: I - mandar, se for o caso, pr o ru em liberdade; II - ordenar a cessao das medidas cautelares e provisoriamente aplicadas; (Redao dada pela Lei n 11.690, de 2008) III - aplicar medida de segurana, se cabvel.

Havendo dvida entre o direito de punir do Estado e o reconhecimento do direito de liberdade deve-se privilegiar a situao de liberdade do acusado. Tal princpio decorre do princpio de presuno de inocncia. O art. 386 do CPP demonstra de forma explcita (expressa) o referido princpio.

6- Princpio do contraditrio ou bilateralidade da audincia (art. 5 Inciso


55 da CF).
Art. 5, CF inciso LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

Ambas as partes no processo tem o direito de se manifestar sobre qualquer fato alegado ou prova conduzida, visando o equilbrio entre o direito de liberdade do ru. Explicao: Princpio do contraditrio: Cabe a defesa o direito de contradizer aquilo que est sendo dito (escrito ou oral) pelo MP como acusador e fiscalizador da lei em bem da sociedade. Obs: Em regra o referido princpio diz respeito apenas a fatos e provas, entretanto pode ser aplicado em matria de direito. Fulano atirou em ciclano fato quem atirou foi o outro. Art.107 Inciso 3 CP
Art. 107 - Extingue-se a punibilidade: (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) III - pela retroatividade de lei que no mais considera o fato como criminoso;

12

No processo penal para se garantir de forma efetiva o contraditrio, deve haver: Direito de ser intimado sobre os fatos e provas; direito de se manifestar sobre os fatos e provas; direito de intervir no procedimento do juiz. No caso em audincia voc pode fazer (como advogado)perguntas diretas s testemunhas. Se o Juiz intervir sobre a repetio, voc pod contradizer recorrendo por deciso interlocutria, tem o direito de exercer essa resposta.

7- Princpio do juiz natural (art. 5 Inc. 53 CF)


Art. 5 LIII - ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente;

No processo penal o julgador que ir atuar em um determinado feito deve ser aquele previamente escolhido por lei ou pela Constituio Federal assim veda-se o tribunal ou juiz de exceo, ou seja, aquele escolhido aps a ocorrncia de um crime e determinado para um caso concreto (HC O STF decidiu um HC 91.253 que a redistribuio do processo decorrente da criao de vara com idntica competncia no fere o referido princpio. Juiz de exceo= criou um crime, 1 juiz para fazer tudo naquela comarca.

8- Princpio da publicidade (art. 5 inciso 60 da CF e art. 5 Inciso 33 da CF)


Art. 5, Inciso LX da CF - a lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem; Inciso XXXIII - todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado; (Regulamento)

O referido princpio garante que os atos processuais devam ser praticados publicamente. Entretanto existem determinadas excees: a) Quando servir para garantir a defesa da intimidade ou o interesse social (art. 217 CPP) b) A possibilidade de o ru no permanecer na sala de audincia de acordo com o art.217 CPP
Art. 217. Se o juiz verificar que a presena do ru poder causar humilhao, temor, ou srio constrangimento testemunha ou ao ofendido, de modo que prejudique a verdade do depoimento, far a inquirio por videoconferncia e, somente na impossibilidade dessa forma, determinar a retirada do ru, prosseguindo na inquirio, com a presena do seu defensor. (Redao dada pela Lei n 11.690, de 2008)

13
Pargrafo nico. A adoo de qualquer das medidas previstas no caput deste artigo dever constar do termo, assim como os motivos que a determinaram. (Includo pela Lei n 11.690, de 2008)

o direito (obrigao) do Estado de tornar pblico determinado fato. Salvo se for decretado segredo de justia(criana e adolescente), direito intimidade, crime brbaro. A audincia um ato pblico aberto a todo mundo. A garantia de o ru fazer parte de todos os fatos para garantir o princpio da ampla defesa e alto defesa. Ter a possibilidade de estudar se so mentira ou verdade os relatos. Se determinado ru causar temor poder ser retirado e ser representado pelo seu defensor ou advogado.

Vous aimerez peut-être aussi