Vous êtes sur la page 1sur 7

I. Princpios Constitucionais: 1. Devido Processo Legal: O Inciso LIV, do art.

5 da Constituio prev que ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal. Desse enunciado normativo extrai-se o princpio do devido princpio legal, que confere a todo sujeito de direito, no Brasil, o direito fundamental a um processo devido, justo equitativo. Assim, pode-se afirmar que o devido processo legal uma garantia contra o exerccio abusivo de qualquer poder. 2. Contraditrio: A Constituio Federal prev o contraditrio no Inciso LV do art. 5: aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e a ampla defesa. O princpio do contraditrio reflexo do princpio democrtico na estruturao do processo. Democracia a participao, e a participao no processo opera-se por meio da garantia do contraditrio. Este princpio composto por duas garantias: participao e possibilidade de influncia na deciso. A garantia da participao trata-se da garantia de ser ouvido, de participar do processo, de se comunicar, poder falar no processo. A segunda o poder de influncia. No adianta permitir que a parte simplesmente participe processo. necessrio que ela seja ouvida, mas em condies de influenciar o magistrado. Se no for conferido o poder de a parte influenciar a deciso do rgo jurisdicional, de interferir com ideais, argumentos, alegando fatos, a garantia do contraditrio est ferida.

II. DA AO: 1. Teoria Abstrata da Ao: Divide-se em: a. Teoria do Binmio ou (abstrata pura): Entende que o direito de ao genrico e incondicionado; no h diferena entre o direito de ao constitucionalmente previsto e seu exerccio no caso concreto; inexistiriam as condies da ao; sendo duas ordens de questes que o magistrado deve enfrentar: pressupostos processuais e mrito. b. Teoria do Trinmio (ou de Libeman): Entende que existem dois estgios do direito de ao: o direito de ao constitucionalmente previsto, concedido todos os cidados, geral e incondicionalmente, e o direito processual de ao, exercida em face da situao concreta. Esse direito processual sujeita-se s condies da ao, que so uma categoria de questes preliminares, anteriores ao mrito, situadas entre o mrito e os pressupostos processuais. c. Teoria Assertista: Entende que as condies da ao so as questes examinadas pelo juiz, tendo em vista s o afirmado pelo autor na Petio Inicial, em decorrncia de uma cognio sumria. Caso ocorra o aprofundamento da cognio, com existncia ou no das condies da ao no caso concreto, haver sentena de mrito.

2.Condies da Ao: O CPC adota a teoria de Liebman I. Interesse de Agir (art. 267, IV, + art. 295, III): Caracteriza-se pela Necessidade e Utilidade do provimento jurisdicional, demonstrado pela parte atravs de pedido idneo e lastreado em fatos e fundamentos jurdicos hbeis provocar a tutela jurisdicional. Segundo o art. 3 do CPC, para propor a ao necessrio ter interesse e legitimidade. Interesse de agir est atrelado Necessidade + Utilidade + Adequao. Assim, o autor deve demonstrar, na propositura da ao, que necessita do exerccio da funo jurisdicional como nica forma de solucionar o conflito de interesses, nico caminho juridicamente possvel para proteo do direito material firmado em juzo. Ainda, deve demonstrar a adequao entre a pretenso do autor e o instrumento escolhido para a obteno da resposta judicial. Assim, interesse de agir significa ingressar com a ao judicial adequada para solucionar o conflito de interesses, ou seja, incluir a postulao dentro do veculo indicado para a situao reclamada, que chegar ao destino pretendido. Assim, o Interesse de agir nasce da necessidade da tutela jurisdicional do Estado, invocada pelo meio adequado, que determinar o resultado til pretendido, do ponto de vista processual. Afere-se a utilidade do resultado a utilidade do resultado diante do tipo de providncia requerida. Assim, alm da necessidade de se recorrer ao Judicirio na busca de guarida especifica para a soluo de determinado conflito de interesse, deve ser tambm adequada ao fim til do processo, que a realizao do direito atravs do meio adequado.

II. Legitimidade de Partes (ou Legitimidade ad causam): Significa a apresentao da parte, em juzo, como titular do direito material me litgio, uma vez que ao art. 6 do CPC determina que ningum poder pleitear, em nome prprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei. Tal dispositivo determina que o direito de ao deve ser exercido por e contra pessoas que se encontram ligadas ao direito material, ao conflito de interesses, evitando que pessoas estranhas ao direito pleiteiem seu reconhecimento em nome e em favor de seus titulares.

III. Possibilidade Jurdica do Pedido (art. 267, VI + art. 295, nico, III): a proibio de litigar sobre objeto proibido por lei. Em matria de direitos na esfera do direito privado, suficiente a inexistncia de vedao expressa quanto pretenso trazida juzo pelo autor. Se no houver proibio, se estar diante de um pedido juridicamente possvel. Ao contrrio, tem-se como princpio do direito pblico que s se tem por permitido aquilo que a lei expressamente autorizar, sendo vedado aquilo que a lei no faz referncia. Assim, a avaliao da possibilidade jurdica do pedido deve ser feita luz dos princpios que informam os ramos pblico e privado do direito. Alm disso, no se admite a formulao de pretenses que contrariem o ordenamento jurdico. Aquele que vai juzo postular algo por lei ter sua pretenso obstada, pois h sentido em movimentar a mquina judiciria se

sabe de antemo que a demanda ser mal sucedida porque contraria o ordenamento jurdico. III. PROCESSO: 1. Diversos Conceitos: - Instrumento de acesso Justia (jurisdio) - Mtodo de trabalho para que se chegue um resultado; - Relao jurdica dinmica entre as partes. O processo no esttico, mudamse as partes, juiz, testemunhas - Sentido Tcnico: Conjunto de atos coordenados que visam um resultado; * Para Hlio Fatsalari, o processo o enaltecimento do contraditrio; * Para Dinamarco, processo a relao jurdica em contraditrio- Adotada. * Procedimento e Processo: Procedimento o todo. rgido, pois estipulado pela lei, e no pode ser alterado pelas parte, podendo o processo ser extinto se o procedimento no for seguido. Processo a materializao dos atos processuais, devendo haver o contraditrio. Caso contrrio, este se tornar um procedimento. 2. Peas de Procedimento do Processo de Conhecimento: a. Procedimento Comum: Ordinrio (art. 278): Processo usado para causas de menor complexidade; Sumrio: Processo usado para causas de maior complexidade. b. Procedimentos Especiais: Est no livro 4 do CPC + leis extravagantes. 3. Requisitos Processuais: Elementos cuja presena indispensvel para a Validade e Existncia do processo. I. Teorias que classificam os Requisitos processuais: Teoria Objetiva: Divide-os em Petio Inicial apta, Do Juiz e Das Partes Teoria Subjetiva: Adotada por Arruda Alvim, divide-os pressupostos em: a. Pressupostos processuais de Existncia: 1. Petio Inicial: Pode ser escrita ou verbal, porm deve ser documentada. Pode at ser totalmente irregular (inepta), mas deve existir. * Obedece ao princpio da Inrcia e da provocao da jurisdio. 2. Jurisdio (Juiz) 3. Citao: Basta que ela exista, no necessitando que ela seja vlida.

b. Pressupostos processuais de Validade: 1. Capacidade Postulatria: Aptido tcnica para o exerccio de uma atividade profissional (advogado, membro do MP) 2. Capacidade Processual: - Qualquer pessoa, natural ou jurdica, tem capacidade de direito para ser parte no processo. Porm, pessoas normais no tm capacidade de fato para estar em juzo, ou seja, capacidade processual. Assim, todos podem ser partes num

processo, mas precisam de um profissional (advogado, membro do MP) para estar em juzo, pois este tem capacidade processual para tanto. Obs.: Diferena de tratamento entre capacidade Processual e capacidade Postulatria (art. 13, CPC): - A falta de capacidade postulatria do autor gera a extino do processo sem resoluo do mrito. Na falta de capacidade postulatria do ru, ele tido como revel, sofrendo as consequncias da revelia. Obs.2: Integrao da Capacidade (art. 10): Fenmeno em que um dos cnjuges no pode litigar um sem o outro. Quando um cnjuge no d a outorga para o outro para que ele litigue, o cnjuge pode ir a juzo e pedir alvar para suprir tal incapacidade, que ser concedida ou no pelo juiz. 3. Capacidade e Imparcialidade do Juzo (Juiz): - Essa competncia Absoluta, pois, se fosse relativa, e no fosse arguida a incompetncia, esta se convalidaria, ocorrendo o fenmeno da prorrogao da competncia. - Imparcialidade a presuno de que o juiz no Impedido, parcial. Tal presuno aceita prova em contrrio, cabendo parte provar o impedimento do juiz, presumindo-se, em regra, que este parcial, e no impedido.

4. Petio Inicial Vlida: Para ser vlida dever preencher os requisitos dos arts. 282 e 283, CPC. Ao contrrio dos pressupostos de existncia, no basta que ela exista, deve ser vlida. 5. Citao Vlida: Para ser vlida deve cumprir os requisitos da Lei de Citao. No basta que ela apenas exista, como nos pressupostos de existncia.

III. Pressupostos processuais Negativos: a. Litispendncia: o ajuizamento de duas aes que possuam as mesmas partes, mesma causa de pedir e o mesmo pedido (art. 301, 1 e 2) b. Coisa Julgada: Sentena da qual no cabe mais recurso. c. Perempo (art. 267, nico): Quando o autor der causa por trs vezes ao abandono do processo por mais de 30 dias. d. Conveno de Arbitragem: Hiptese em que a lei permite que se afaste a jurisdio por meio de clusula de conveno de arbitragem, elegendo -se um rbitro para a soluo de possveis conflitos, que substituir o juiz. * A conveno de arbitragem no pode ser reconhecida de ofcio pelo juiz, deve ser alegada pelo ru. Caso ele no o faa, se presumir que o ru abriu mo da clusula de conveno de arbitragem, e a lide ser julgada pelo juzo competente

Questes que cairo na Prova:

1. Como se alega a ausncia de um dos pressupostos processuais? - Se for em 1 ou em 2 grau, depois de estabelecido o contraditrio, como o juiz deve reconhecer de ofcio a ausncia dos pressupostos processuais, alega-se a ausncia por Simples Petio. - Aps Transito em julgado: Se for pressuposto de Existncia, alega-se a ausncia pela Ao declaratria de Inexistncia de relao jurdica processual ou Quirela nulitatis. Se for pressuposto de Validade, alega-se a ausncia pela Ao Rescisria.

2. Quais as consequncias da falta dos pressupostos processuais? - Para processo em andamento: Extino do processo sem resoluo do mrito * Se for falta de capacidade postulatria do ru, ocorrer a revelia do ru. - Para processos findos: Falta de Pressuposto de Existncia: Sentena declaratria de inexistncia de relao jurdica processual Falta de Pressuposto de Validade: Ao rescisria

IV. DO ATO PROCESSUAL: 1. Conceito: toda manifestao de vontade que tem por fim criar, modificar ou extinguir uma relao jurdica processual. 2. Caractersticas: Interligao: Os atos processuais formam uma continuao, no so isolados, estando interligados um ao outro. Vinculao por finalidade: Todo ato processual tem uma finalidade prevista na lei (e no pela vontade das partes) Interdependentes: Os atos processuais so interdependente (dependem uns dos outros), decorrente da sua interligao. 3. Classificao dos Atos Processuais: I. Atos das Partes (arts. 158- 161): a. Atos de obteno de direitos: Atos nos quais as partes procuram obter algum direito. b. Atos Dispositivos: Atos nos quais as partes dispem dos seus direitos. Submissivos: Quanto uma parte submete-se vontade da outra. O ru se submete vontade do autor, e vice-versa. Atos de Desistncia: Quando uma das partes desiste do direito pleiteado em juzo.

II. Atos do Juiz (arts. 162- 165): - Pronunciamento Judiciais: Atos que o juiz pratica pronunciando sua vontade legal. Sentenas (art. 162, 1): Ato que se enquadra no art. 167; Deciso Interlocutria: Ato do juiz que, no curso do processo, resolve questes processuais sem acabar com o direito material, sem findar o processo. Despachos de mero expediente: Atos do juiz que faz com que o processo ande. - Inspeo de pessoas ou coisas: - Interrogar as partes: - Presidir audincias:

V. DO TEMPO DO PROCESSO: - As partes tm direito tempo razovel do processo (direito previsto em todas as legislaes modernas) - O modelo do processo brasileiro rgido, no podendo-se voltar quando j passou determinada fase para a execuo de um ato processual. - Institutos utilizados pelo legislador para controlar o prazo processual: Prazo e Precluso. 1. Princpios: regido por 6 princpios Paridade de Tratamento: As partes no podem ser tratadas de forma diferente quanto aos prazos no processo. Brevidade: Os prazos devem ter o menor tempo possvel; Utilidade: Continuidade: Peremptoriedade: Precluso: 2. Classificao dos prazos: a. Dilatrios e Peremptrios: Dilatrios so os prazos fixados pela lei, e que no podem ser mudados. Peremptrios so os prazos que, embora fixados por lei, admitem ampliao ou reduo.

b. Legais e Judiciais: Legais so fixados pela lei e Judiciais fixados pelo juiz. c. Prprios e Imprprios: Prprios so os prazos para a prtica de atos processuais pelas partes. Sua inobservncia leva perda do direito de praticar o ato. Imprprios so os prazos para o juiz. Sua inobservncia no leva perda de um direito. 3. Contagem do Prazo (art. 177-192): Exclui-se o dia do comeo (primeiro dia) e inclui-se o dia do vencimento (ltimo dia);

4. Precluso: a perda do direito de praticar um ato processual, a perda de um direito processual pelo decurso do tempo. * Existe apenas no D. Processual Civil. a. Espcies (Classificao de Chiovenda): Temporal: A que est no CPC. Decorre da perda de um direito no processo pelo decurso do tempo, pelo seu no exerccio no prazo determinado. Consumativa: Praticado o ato, no pode este mais ser refeito ou desfeito, mesmo que dentro do prazo. Lgica: Quando a parte pratica processual logicamente incompatvel com outros atos processuais. *Existe Precluso aplicvel para o juiz? O juiz no sofre a precluso Temporal, mas poder sofrer a precluso consumativa, como, p. ex., no caso da sentena, uma vez dada a sentena, o juiz no poder dar outra sentena ou reforma-la.

Vous aimerez peut-être aussi