Vous êtes sur la page 1sur 3

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS: I.

Diferenciao entre Regras e Princpios: - Regras: Descrevem fatos hipotticos e possuem a ntida funo de regular, direta ou indiretamente, as relaes jurdicas que se enquadrem nas molduras tpicas por elas descritas. Generalidade: Possuem baixo grau de generalidade; Coliso: Impem, permitem ou probem, sendo que excluem-se diante de um conflito, no havendo outra soluo. insustentvel a convivncia de regras contraditrias. Aplicabilidade: Em geral, aplicvel diretamente aos casos concretos. - Princpios: Mandamento nuclear de um sistema, alicerce dele, disposio fundamental que se irradia sobre diferentes normas compondo-lhes o espirito e servindo de critrio para sua exata compreenso e inteligncia, exatamente por definir a lgica e a racionalidade do sistema normativo, no que lhe confere a tnica e lhe d sentido harmnico. Generalidade: Normas dotadas de alto grau de generalidade; Coliso: Os princpios coexistem entre si, em caso de conflito podem ser objeto de harmonizao; Aplicabilidade: Necessitam de concretizao para serem aplicados, isto , sair do enunciado da norma e chegar numa norma concreta aplicvel ao caso jurdico

II. Princpios Constitucionais: A Constituio um sistema jurdico aberto, um sistema de normas, estruturadas sob a forma de regras princpios, disponveis e capazes de captar as mudanas sociais necessrias. Princpios so categorias lgicas, e quanto possvel universais, embora no se possa esquecer que, antes de tudo, quando incorporados um sistema jurdico-constitucional-positivo, refletem a estrutura ideolgica do Estado, como tal, representativa dos valores consagrados por uma determinada sociedade.

1. Princpios Constitucionais do Estado Brasileiro: Os Princpios Constitucionais visam definir e caracterizar a coletividade poltica e os Estados, informando a ordem jurdica. Guardam os valores escolhidos pelo legislador constituinte. O Ttulo I da Constituio de 1988, composto por quatro artigos, dedicado aos Princpios fundamentais do Estado brasileiro, que so as regras informadoras de todo o sistema de normas, suas diretrizes bsicas. Nosso constituinte utilizou essa expresso genrica para traduzir a ideia de que nesses primeiros quatro artigos j se estabelecem a forma do nosso Estado e de seu governo, proclama-se o regime poltico democrtico fundado na soberania popular e institui-se a garantia da separao entre os poderes. Tambm neles esto os valores e os fins gerais orientadores do nosso ordenamento constitucional, funcionando como diretrizes para todos os rgos mediante os quais atuam os poderes constitudos.

a. art. 1 da Constituio Federal de 1988: A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito. nico: Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio. O art. 1 da Constituio, em seu caput, resume numa nica sentena, as caractersticas essenciais do Estado brasileiro: Forma de Estado: A Forma de Estado adotada no Brasil de uma Federao, o que significa a coexistncia, no mesmo territrio, de unidades dotadas de autonomia poltica, que possuem competncias prprias discriminadas na Constituio. A Federao brasileira composta pela Unio, estados-membros, e municpios (art. 1 3 18). Todos eles so pessoas jurdicas de direito pblico autnomas e esto sujeitas ao princpio da Indissolubilidade do vnculo federativo (no existe no Brasil direito de secesso dos estados-membros). Essas pessoas polticas descentralizadas possuem poder de autoorganizao, competncias legislativas e administrativas e autonomia financeira (competncias tributrias prprias). Alm disso, os estados-membros tm representao no Congresso Nacional (art. 46) e podem propor Emendas Constituio. Por fim, a forma federativa de Estado clusula ptrea, no podendo nem mesmo ser deliberao de qualquer proposta de Emenda constitucional tendente aboli-la (art. 60, 4) Forma de Governo: A forma de governo adotada pelo Brasil desde a Constituio de 1891 a Repblica. A Forma de governo refere-se maneira como se d a instituio do poder na sociedade e como se d a relao entre governantes e governados. Responde questo de quem deve exercer o poder e como esse deve ser exercido. A caracterstica formal mais notria das repblicas a necessidade de alternncia no poder. Porm, essa formalidade no suficiente para que se tenha uma repblica em sentido de coisa pblica. O conceito de repblica est imbricado com o princpio democrtico e com o princpio da Igualdade (ausncia de privilgios). Regime Poltico: Quanto ao regime poltico, o art. 1, caput, afirma que o Brasil constitui-se num Estado Democrtico de Direito. Em sua origem, o conceito de Estado de Direito estava ligado apenas ideia de limitao do poder e sujeio do governo leis gerais e abstratas.

Vous aimerez peut-être aussi