Vous êtes sur la page 1sur 13

29/12/13

MANUAL DE ELABORAO DE DOCUMENTOS

MANUAL DE ELABORAO DE DOCUMENTOS DECORRENTES DE AVALIAES PSICOLGICAS

Consideraes Iniciais

A avaliao psicolgica entendida como o processo cientfico de coleta de dados, estudos e interpretao de informaes a respeito dos fenmenos psicolgicos, que so resultantes da relao do indivduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratgias psicolgicas mtodos, tcnicas e instrumentos. Os resultados das avaliaes devem identificar os condicionantes sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de serem instrumentos para atuar no somente sobre o indivduo, mas na modificao desses condicionantes sociais.

O presente Manual tem como objetivos orientar o profissional psiclogo na confeco de documentos decorrentes das avaliaes psicolgicas e fornecer os subsdios ticos e tcnicos necessrios para a elaborao qualificada da comunicao escrita.

NACIONAL

As modalidades de documentos aqui apresentadas foram sugeridas durante o I FRUM DE AVALIAO PSICOLGICA, ocorrido em dezembro de 2000.

Este Manual compreende os seguintes itens:

I. II. III IV V

Princpios Norteadores da elaborao documental; Modalidades de documentos; Conceito e Finalidade / Estrutura; Validade dos Documentos; Guarda dos Documentos.

www.actran.com.br/manual_de_elaboracao_psic.htm

1/13

29/12/13

MANUAL DE ELABORAO DE DOCUMENTOS

I - PRINCPIOS NORTEADORES NA ELABORAO DE DOCUMENTOS

O psiclogo, na elaborao de seus documentos, dever adotar como princpios norteadores as tcnicas da linguagem escrita e os princpios ticos, tcnicos e cientficos da profisso.

PRINCPIO S TCNICO S DA LINGUAGEM ESCRITA

O documento deve, na expresso escrita, apresentar uma redao bem estruturada e definida, ou seja, expressar o pensamento, o que se quer comunicar. Deve ter uma ordenao que possibilite a compreenso por quem o l, o que fornecido pela estrutura, composio de pargrafos ou frases, alm da correo gramatical.

O emprego de expresses ou termos deve ser compatvel com as expresses prprias da linguagem profissional, garantindo a preciso da comunicao e evitando a diversidade de significaes da linguagem popular.

A comunicao deve ainda apresentar como qualidades a clareza, a conciso e a harmonia. A clareza se traduz, na estrutura frasal, pela seqncia ou ordenamento adequado dos contedos, pela explicitao da natureza e funo de cada parte na construo do todo. A conciso se verifica no emprego da linguagem adequada, da palavra exata e necessria. Essa economia verbal requer do psiclogo a ateno para o equilbrio que evite uma redao lacnica ou o exagero de uma redao prolixa. Finalmente, a harmonia se traduz na correlao adequada das frases, no aspecto sonoro e na ausncia de cacofonias.

2 PRINCPIO S TICO S E TCNICO S

2.1.Princpios ticos

Na elaborao de DOCUMENTO, o psiclogo basear suas informaes na observncia dos princpios e dispositivos do Cdigo de tica Profissional do Psiclogo. Enfatizamos aqui os cuidados em relao: aos deveres do psiclogo nas suas relaes com a pessoa atendida, ao sigilo profissional, s relaes com a justia e ao alcance das informaes - identificando riscos e compromissos em relao utilizao das informaes presentes nos documentos em sua dimenso de relaes de poder.

2.2. Princpios Tcnicos


www.actran.com.br/manual_de_elaboracao_psic.htm 2/13

29/12/13

MANUAL DE ELABORAO DE DOCUMENTOS

O processo de avaliao psicolgica deve considerar que os objetos deste procedimento (as questes de ordem psicolgica) tm determinaes histricas, sociais, econmicas e polticas, sendo as mesmas elementos constitutivos no processo de subjetivao. O DOCUMENTO, portanto, deve considerar a natureza dinmica, no definitiva e no cristalizada do seu objeto de estudo.

Os psiclogos, ao produzirem documentos escritos, devem se basear exclusivamente nos instrumentais tcnicos (entrevistas, testes, observaes, dinmicas de grupo, escuta, intervenes verbais etc.) que se configuram como mtodos e tcnicas psicolgicas para a coleta de dados, estudos e interpretaes de informaes a respeito da pessoa ou grupo atendidos, bem como sobre outros materiais e documentos produzidos anteriormente e pertinentes matria em questo.

A linguagem nos documentos deve ser rigorosa, precisa, clara e inteligvel.

II - MODALIDADES DE DOCUMENTOS

1. Declarao 2. Atestado Psicolgico 3. Relatrio Psicolgico 4. Laudo Psicolgico 5. Parecer Psicolgico

III - CONCEITO / FINALIDADE / ESTRUTURA

1 DECLARAO

1.1. Conceito e finalidade da Declarao

um documento que visa a informar a ocorrncia de fatos ou situaes objetivas relacionados ao atendimento psicolgico, com a finalidade de:
www.actran.com.br/manual_de_elaboracao_psic.htm 3/13

29/12/13

MANUAL DE ELABORAO DE DOCUMENTOS

a) Declarar comparecimentos do atendido; b) Declarar o acompanhamento psicolgico do atendido; c) Informaes diversas sobre o enquadre do atendimento (tempo de acompanhamento, dias ou horrios);

No deve ser feito o registro de sintomas, situaes ou estados psicolgicos.

1.2. Estrutura da Declarao

a) Ser emitido em papel timbrado ou apresentar na subscrio do documento o carim-bo, em que conste nome e sobrenome do psiclogo acrescido de sua inscrio profissional (Nome do Psiclogo / N. da inscrio).

b) A Declarao deve expor: - Registro do nome e sobrenome do solicitante; - Finalidade do documento (por exemplo, para fins de comprovao); - Registro de informaes solicitadas em relao ao atendimento (por exemplo: se faz acompanhamento psicolgico, em quais dias, qual horrio); - Registro do local e data da expedio da Declarao; - Registro do nome completo do psiclogo, sua inscrio no CRP, e/ou carimbo com as mesmas informaes.

Assinatura do psiclogo acima da identificao do psiclogo ou do carimbo.

2 ATESTADO PSICO L GICO

www.actran.com.br/manual_de_elaboracao_psic.htm

4/13

29/12/13

MANUAL DE ELABORAO DE DOCUMENTOS

2.1. Conceito e Finalidade do Atestado

um documento expedido pelo psiclogo que certifica uma determinada situao ou estado psicolgico, tendo como finalidade:

a) Afirmar como testemunha, por escrito, a informao ou estado psicolgico de quem, por requerimento, o solicita, aos fins expressos por este;

b) Justificar faltas e/ou impedimentos do solicitante, atestando-os como decorrentes do estado psicolgico informado;

c) Solicitar afastamento e/ou dispensa do solicitante, subsidiado na afirmao atestada do fato, em acordo com o disposto na Resoluo CFP n 015/96.

2.2. Estrutura do Atestado

A formulao do Atestado deve restringir-se informao solicitada pelo requerente, contendo expressamente o fato constatado. Embora seja um documento simples, deve cumprir algumas formalidades:

a) Ser emitido em papel timbrado ou apresentar na subscrio do documento o carimbo, em que conste seu nome e sobrenome acrescido de sua inscrio profissional (Nome do Psiclogo / N. da inscrio).

b) O Atestado deve expor: - Registro do nome e sobrenome do cliente; - Finalidade do documento; - Registro da informao pelo sintoma, situao ou estado psicolgico que jus-tifica o atendimento, afastamento ou falta podendo registrar sob o indicativo do cdigo da Classificao Internacional de Doenas (CID); - Registro do local e data da expedio do Atestado;
www.actran.com.br/manual_de_elaboracao_psic.htm 5/13

29/12/13

MANUAL DE ELABORAO DE DOCUMENTOS

- Registro do nome completo do psiclogo, sua inscrio no CRP, e/ou carimbo com as mesmas informaes; - Assinatura do psiclogo acima da identificao do psiclogo ou do carimbo.

Se a finalidade do Atestado for solicitar afastamento ou dispensa, o registro da informao/pedido dever estar justificado pelo sintoma, situao ou estado psicolgico.

Os registros devero estar transcritos de forma corrida, ou seja, separados apenas pela pontuao, sem pargrafos, evitando, com isso, riscos de adulteraes. No caso em que seja necessria a utilizao de pargrafos, o psiclogo dever preencher esses espaos com traos.

3 RELAT RIO PSICO L GICO

3.1. Conceito e finalidade do Relatrio Psicolgico

O Relatrio Psicolgico uma apresentao descritiva e/ou interpretativa acerca de situaes ou estados psicolgicos e suas determinaes histricas, sociais, polticas e culturais, pesquisadas no processo de Avaliao Psicolgica. Como todo DOCUMENTO, deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados luz de um instrumental tcnico (entrevistas, dinmicas, testes psicolgicos, observao, escuta, interveno verbal etc.), consubstanciado em referencial tcnico-filosfico e cientfico, adotado pelo psiclogo.

A finalidade do Relatrio Psicolgico ser sempre a de apresentar resultados e concluses da avaliao psicolgica. Entretanto, em funo da petio ou da solicitao do interessado, o Relatrio Psicolgico poder destinar-se a finalidades diversas, como: encaminhamento, interveno, diagnstico, prognstico, parecer, orientao, solicitao de acompanhamento psicolgico, prorrogao de prazo para acompanhamento psicolgico etc. Enfim, a solicitao do requerente que ir apontar o objetivo ltimo do Relatrio Psicolgico.

3.2. Estrutura

Independentemente das finalidades a que se destina, o Relatrio Psicolgico uma pea de


www.actran.com.br/manual_de_elaboracao_psic.htm 6/13

29/12/13

MANUAL DE ELABORAO DE DOCUMENTOS

natureza e valor cientficos, devendo conter narrativa detalhada e didtica, com clareza, preciso e harmonia, tornando-se acessvel e compreensvel ao destinatrio.

Os termos tcnicos devem, portanto, estar acompanhados das explicaes e/ou conceituao retiradas dos fundamentos terico-filosficos que os sustentam.

Independentemente tambm, da finalidade a que se destina, o Relatrio Psicolgico deve conter, no mnimo, 3 (trs) etapas: introduo, descrio e concluso, alm do cabealho.

1. Cabealho 2. Introduo ou Histrico 3. Descrio ou Desenvolvimento 4. Concluso

3.2.1. Cabealho

a parte superior da primeira parte do Relatrio Psicolgico com a finalidade de identificar: O autor/relator quem elabora o Relatrio Psicolgico; O interessado quem solicita o Relatrio Psicolgico; O assunto/finalidade qual a razo/finalidade do Relatrio Psicolgico.

No identificador AUTOR/RELATOR, dever ser colocado o(s) nome(s) do(s) psiclogo(s) que realizar(o) a avaliao, com a(s) respectiva(s) inscrio(es) no Conselho Regional. No identificador INTERESSADO, o psiclogo indicar o nome do autor do pedido (se a solicitao foi da Justia, se foi de empresas, entidades ou do cliente). No identificador ASSUNTO, o psiclogo indicar a razo, o motivo do pedido (se para acompanhamento psicolgico, prorrogao de prazo para acompanhamento ou outras razes pertinentes a uma avaliao psicolgica).

3.2.2. Introduo ou Histrico


www.actran.com.br/manual_de_elaboracao_psic.htm 7/13

29/12/13

MANUAL DE ELABORAO DE DOCUMENTOS

Alguns psiclogos, em seus Relatrios, intitulam essa primeira parte como HISTRICO. Ela destinada narrao histrica e sucinta dos fatos que produziram o pedido do Relatrio Psicolgico. Iniciase com as razes do pedido, seguida da descrio do processo ou procedimentos utilizados para coletar as informaes, contextualizando fatos e pessoas neles envolvidos e a metodologia empregada, possibilitando assim, para quem l, a compreenso do ocorrido, o que se est analisando, solicitando e/ou questionando. Portanto, a introduo tratar da narrao: a) dos fatos motivadores do pedido; b) dos procedimentos e instrumentos utilizados na coleta de dados (nmero de encontros, pessoas ouvidas, instrumentos utilizados), luz do referencial terico-filosfico que os embasa.

3.2.3. Descrio ou Desenvolvimento

a parte do Relatrio na qual o psiclogo faz uma exposio descritiva de forma metdica, objetiva e fiel dos dados colhidos e das situaes vividas. Nessa exposio, deve respeitar a fundamentao terica que sustenta o instrumental tcnico utilizado, bem como princpios ticos, como as questes relativas ao sigilo das informaes. Somente deve ser relatado o que for necessrio para o esclarecimento do encaminhamento, como disposto no pargrafo 2o . do Artigo 23 do Cdigo de tica Profissional.

O psiclogo, ainda nessa parte, poder se valer de citaes ou transcries, visando a reforar as concluses de sua anlise. No deve fazer afirmaes sem sustentao em fatos e/ou teorias, devendo ter linguagem precisa, especialmente quando se referir a dados de natureza subjetiva, expressando-se de maneira clara e exata.

3.2.4. Concluso

a parte final, conclusiva, do Relatrio Psicolgico. Nela, o psiclogo vai espelhar e dar nfase s evidncias encontradas na anlise dos dados a partir das referncias adotadas, que subsidiaram o resultado a que o psiclogo chegou, sustentando assim a finalidade a que se props. Escrita logo aps a descrio, o psiclogo deve expor o resultado e/ou consideraes. Aps a narrao conclusiva, o Relatrio Psicolgico encerrado, com indicao do local, data de emisso e assinatura do psiclogo.

www.actran.com.br/manual_de_elaboracao_psic.htm

8/13

29/12/13

MANUAL DE ELABORAO DE DOCUMENTOS

4 LAUDO PSICO L GICO

OU

PERICIAL

4.1. Conceito e finalidade do Laudo Psicolgico ou Pericial

A palavra laudo originria do idioma latino, do genitivo laud-is e significa originalmente mrito, valor, glria. um documento conciso, minucioso e abrangente, que busca relatar, analisar e integrar os dados colhidos no processo de avaliao psicolgica tendo como objetivo apresentar diagnstico e/ou prognstico, para subsidiar aes, decises ou encaminhamentos. Portanto, diferencia-se do Relatrio Psicolgico por ter como objetivo subsidiar uma tomada de deciso, por realizar uma extensa pesquisa cujas observaes e dados colhidos devero ser relacionados s questes e situaes levantadas pela deciso a ser tomada.

4.2. Estrutura

Na sua estrutura bsica, o laudo psicolgico contm os seguintes itens:

1. Identificao 2. Descrio da demanda 3. Mtodos e tcnicas utilizadas 4. Concluso

4.2.1. Identificao

Refere-se descrio dos dados bsicos do avaliado, como nome, data de nascimento, idade, escolaridade, filiao, profisso etc.

4.2.2. Descrio da demanda

www.actran.com.br/manual_de_elaboracao_psic.htm

9/13

29/12/13

MANUAL DE ELABORAO DE DOCUMENTOS

Nesse item, o psiclogo apresenta as informaes referentes a motivos, queixas ou problemticas apresentadas, esclarecendo quais aes, decises ou encaminhamentos o Laudo dever subsidiar.

4.2.3. Mtodos e tcnicas utilizadas

Refere-se descrio dos recursos utilizados e dos resultados obtidos.

4.2.4. Concluso

Destina-se a apresentar uma sntese do diagnstico e/ou prognstico da avaliao realizada e/ou encaminhamentos, necessariamente relacionados demanda.

5 PARECER

5.1. Conceito e finalidade do Parecer

O Parecer uma manifestao tcnica fundamentada e resumida sobre uma questo focal do campo psicolgico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.

O Parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicolgico, atravs de uma avaliao tcnica especializada, de uma questo-problema, visando a dirimir dvidas que esto interferindo na deciso, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competncia no assunto.

5.2. Estrutura

O psiclogo nomeado perito deve fazer a anlise do problema apresentado, destacar os aspectos relevantes e opinar a respeito, considerando os quesitos apontados e com fundamento em referencial terico cientfico.
www.actran.com.br/manual_de_elaboracao_psic.htm 10/13

29/12/13

MANUAL DE ELABORAO DE DOCUMENTOS

Deve-se rubricar todas as folhas dos documentos. Havendo quesitos, o psiclogo deve respond-los de forma sinttica e convincente, no deixando nenhum quesito sem resposta. Quando no houver dados para a resposta ou quando o psiclogo no puder ser categrico, deve-se utilizar a expresso sem elementos de convico. Se o quesito estiver mal formulado, pode-se afirmar prejudicado, sem elementos ou aguarda evoluo.

O Parecer composto de 4 (quatro) partes: 1. Cabealho 2. Exposio de motivos 3. Discusso 4. Concluso

5.2.1. Cabealho

a parte que consiste em identificar o nome do perito e sua titulao, o nome do autor da solicitao e sua titulao.

5.2.2. Exposio de Motivos

Essa parte destina-se transcrio do objetivo da consulta e os quesitos ou apresentao das dvidas levantadas pelo solicitante. Deve-se apresentar a questo-problema, no sendo necessria, portanto, a descrio detalhada dos procedimentos, como os dados colhidos ou o nome dos envolvidos.

5.2.3. Discusso

A discusso do PARECER constitui-se na anlise minuciosa da questo-problema, explanada e argumentada com base nos fundamentos necessrios existentes, seja na tica, na tcnica ou no corpo conceitual da cincia psicolgica.

5.2.4. Concluso
www.actran.com.br/manual_de_elaboracao_psic.htm 11/13

29/12/13

MANUAL DE ELABORAO DE DOCUMENTOS

a parte final do Parecer, em que o psiclogo ir apresentar seu posicionamento, respondendo questo levantada. Ao final do posicionamento ou do Parecer propriamente dito, informa o local e data em que foi elaborado e assina o documento.

V - VALIDADE DOS DOCUMENTOS

O prazo de validade dos documentos escritos decorrentes das avaliaes psicolgicas dever considerar a legislao vigente nos casos j definidos.

No havendo definio legal, o psiclogo, onde for possvel, indicar o prazo de validade em funo das caractersticas avaliadas, das informaes obtidas e dos objetivos da avaliao. Quando no for possvel a indicao do prazo, informar o carter situacional e temporal dos dados de uma avaliao psicolgica.

Ao definir o prazo, o psiclogo deve dispor dos fundamentos para a indicao, devendo apresent-los sempre que solicitado.

VI - GUARDA DOS DOCUMENTOS E CONDIES DE GUARDA


Os documentos escritos decorrentes de avaliao psicolgica, bem como todo o material que os fundamentou, devero ser guardados pelo prazo mnimo de 5 anos, observando-se a responsabilidade por eles tanto do psiclogo quanto da instituio em que ocorreu a avaliao psicolgica.

Esse prazo poder ser ampliado nos casos previstos em lei, por solicitao judicial, ou ainda em casos especficos em que seja necessria a manuteno da guarda por maior tempo.
www.actran.com.br/manual_de_elaboracao_psic.htm 12/13

29/12/13

MANUAL DE ELABORAO DE DOCUMENTOS

Em caso de extino de servio psicolgico, o material privativo e os documentos escritos devem permanecer em posse do psiclogo responsvel, que os manter sob sua guarda pelo prazo previsto neste manual.

Atingido esse prazo, o psiclogo ou instituio responsvel pela guarda dever destruir o material de forma a no permitir a quebra do sigilo das informaes nele contidas.

O psiclogo responsvel pelo documento escrito decorrente da avaliao psicolgica dever estar atento ao artigo 24 do Cdigo de tica Profissional do Psiclogo, garantido, assim, o sigilo profissional. Voltar

www.actran.com.br/manual_de_elaboracao_psic.htm

13/13

Vous aimerez peut-être aussi