Vous êtes sur la page 1sur 18

SISTEMA GERAL DE GRADUAO

SUMRIO

PGINA 3

INTRODUO

PGINA 4

SISTEMA GERAL DE GRADUAO

ANEXO

SUgestO de sIsteMa de gRaUs PaRa PRatICantes entRe 4 e 15 anOs

Com o intuito de mais uma vez uniformizar e facilitar o ensino e a prtica do Jiu-Jitsu, assim como padronizar os modelos de competio, a International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) apresenta este Sistema Geral de Graduao. Seguindo o esprito do recm renovado Livro de Regras do Jiu-Jitsu, lanado em janeiro de 2012, o Sistema Geral de Graduao busca tornar simples o entendimento do processo de evoluo de cada praticante dentro do esporte desde a faixa-branca at a faixa vermelha. Alm de organizar a antiga legislao, o atual Sistema Geral de Graduao traz diversos melhoramentos. O maior deles a incluso de um novo sistema de graduao para praticantes de 04 a 15 anos. Agora separado em grupos de cores (cinza, amarela, laranja e verde), o novo sistema para crianas e jovens torna a prtica do Jiu-Jitsu muito mais estimulante e atrativa, com graduaes mais frequentes, o que proporciona o avano constante dentro da atividade. Ainda sobre o sistema de graduao dos praticantes de 04 a 15 anos, a IBJJF apresenta outra novidade, esta na forma de uma sugesto para professores e instrutores (anexo). So trs formas distintas de conceder graus aos alunos para marcar o tempo de prtica do Jiu-Jitsu dentro de cada cor de faixa. A IBJJF sugere trs formas de graduao por graus: mensal, trimestral e quadrimestral. O presente Sistema Geral de Graduao no nasce pronto e poder sofrer alteraes ao decorrer do tempo, de acordo com as necessidades do Jiu-Jitsu. A IBJJF pretende seguir trabalhando para tornar a prtica do esporte mais fcil, atrativa e satisfatria para praticantes e professores.

International Brazilian Jiu-Jitsu Federation

1 1.1

ARtIgO 1 FaIXas Faixas de praticantes entre 04 e 15 anos


1. Branca 2. Cinza e branca

3. Cinza 4. 5. Cinza e preta Amarela e branca

6. Amarela 7. 8. Amarela e preta Laranja e branca

9. Laranja 10. Laranja e preta 11. Verde e branca 12. Verde 13. Verde e preta

1.2

Faixas de praticantes a partir dos 16 anos


1. Branca 2. Azul 3. Roxa 4. Marrom 5. Preta 6. 7. Vermelha e preta Vermelha e branca

8. Vermelha

1.3 1.3.1

Congurao das faixas


Faixas de praticantes de 04 a 15 anos As faixas tero de 2,5 cm a 3,5 cm de largura e uma barra de cor preta de aproximadamente 10 cm de comprimento posicionada entre 2 cm a 3 cm de uma das extremidades. As faixas podero ter apenas a cor do grupo (A) ou uma listra branca (B) ou preta (C) ao centro em todo o seu comprimento.
2 a 3 cm Aprox. 10 cm

1.3.2

Faixas branca marrom de praticantes a partir dos 16 anos As faixas tero de 3,5 cm a 4,5 cm de largura, e uma barra de cor preta de aproximadamente 10 cm de comprimento posicionada entre 2 cm a 3 cm de uma das extremidades.
2 a 3 cm Aprox. 10 cm

3,5 a 4,5 cm

2,5 a 3,5 cm

1.3.3

Faixa preta A faixa preta ter uma barra vermelha de aproximadamente 10 cm de comprimento posicionada entre 2 cm a 3 cm de uma das extremidades. Ser delineada por duas barras brancas e receber de uma a seis marcaes de graus.

2 a 3 cm

Aprox. 10 cm

1.3.4

Faixas vermelha e preta e vermelha e branca As faixas de Mestre sero vermelha e preta (7 grau) e vermelha e branca (8 grau) com gomos intercalados de 20 cm. Elas tero uma barra branca de aproximadamente 15 cm de comprimento posicionada entre 2 cm a 3 cm de uma das extremidades delineada por duas barras prateadas de 2 cm que receber as marcaes dos graus em vermelho.

3,5 a 4,5 cm 2 a 3 cm

Aprox. 15 cm

1.3.5

Faixa vermelha A faixa de Grande Mestre (9 e 10 graus) ser vermelha. Ela ter uma barra branca de aproximadamente 15 cm de comprimento posicionada entre 2 cm a 3 cm de uma das extremidades delineada por duas barras douradas de 2 cm que receber as marcaes dos graus em vermelho.
2 a 3 cm Aprox. 15 cm

3,5 a 4,5 cm

3,5 a 4,5 cm

2 2.1

ARtIgO 2 Idades MnIMas Idades mnimas para praticantes entre 04 e 15 anos


Branca qualquer idade Grupo Cinza (faixa cinza e branca, faixa cinza, faixa cinza e preta) 4 a 15 anos Grupo Amarelo (faixa amarela e branca, faixa amarela, faixa amarela e preta) 7 a 15 anos Grupo Laranja (faixa laranja e branca, faixa laranja, faixa laranja e preta) 10 a 15 anos Grupo Verde (faixa verde e branca, faixa verde, faixa verde e preta) 13 a 15 anos

2.2

Idades mnimas para praticantes a partir de 16 anos


Branca qualquer idade Azul 16 anos ou mais Roxa 16 anos ou mais Marrom 18 anos ou mais Preta 19 anos ou mais Vermelha e preta 50 anos ou mais Vermelha e branca 57 anos ou mais Vermelha 67 anos ou mais

2.3 2.3.1

2.3 - Observaes
A idade mnima do atleta a ser considerada para a mudana de faixa ser a idade que ele completou ou completar no ano corrente, seguindo a frmula: ANO CORRENTE O ANO DE NASCIMENTO = IDADE DO ATLETA. No ano em que o atleta completa 16 anos ele dever ser inserido no sistema de faixa do Artigo 1.2. Ele ser promovido para a nova graduao de acordo com a faixa que possui: Branca Mantm-se na branca Cinza, amarela, laranja torna-se azul Verde torna-se azul ou roxa de acordo com a deciso do professor

2.3.2

4 BRANCA GRUPO CINZA


Cinza / Branca Cinza Cinza / Preta Amarela / Branca Amarela Amarela / Preta Laranja / Branca Laranja Laranja / Preta Verde / Branca Verde / Preta Verde

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21...

GRUPO AMARELA

GRUPO LARANJA

GRUPO VERDE AZUL ROXA MARROM PRETA

3 3.1 3.1.1 3.1.2

ARtIgO 3 PeRIOdOs MnIMOs


A graduao dos praticantes tambm obedece aos seguintes perodos mnimos de permanncia em cada cor de faixa: Praticantes entre 04 e 15 anos no h perodo mnimo de permanncia em cada faixa. Praticantes de 16 e 17 anos Branca no h tempo mnimo Azul no h tempo mnimo Roxa 2 (dois) anos

3.1.3

Praticantes a partir dos 18 anos da faixa branca faixa marrom Branca no h tempo mnimo Azul 2 (dois) anos Roxa 1 (um) ano e meio Marrom 1 (um) ano

3.1.4

Praticantes a partir da faixa preta* Preta 31 anos Vermelha e preta 7 anos Vermelha e branca 10 anos Vermelha indenido

*Os perodos citados nesse tpico so xos e no mnimos e determinam o tempo que cada praticante dever permanecer em cada faixa.

3.2 3.2.1 3.2.2

Observaes
Os tempos citados no Artigo 3 devem ser contados a partir do dia do cadastro do atleta na IBJJF em cada faixa. O tempo que o atleta vai levar para ser graduado da faixa branca faixa preta ca a critrio de cada professor, devendo ser obrigatoriamente respeitado o perodo mnimo de permanncia em cada cor de faixa. A partir da faixa-preta, a adio de graus e as mudanas para as faixas vermelha e preta, vermelha e branca, e vermelha marcam a contagem do tempo de permanncia de cada praticante desde a graduao para a faixa-preta.

3.2.3

4 4.1 4.1.1

ARtIgO 4 SIsteMa de gRaUs Diviso por graus


Praticantes entre 04 e 15 anos A IBJJF sugere algumas formas de diviso de cada faixa por graus. Veja as sugestes no anexo ao nal deste regulamento. Praticantes a partir dos 16 anos Branca, Azul, Roxa, Marrom So divididas em faixa lisa e mais 4 (quatro) graus. Preta dividida em faixa lisa e mais 6 (seis) graus. Vermelha e Preta Representa o stimo grau da faixa-preta Vermelha e Branca Representa o oitavo grau da faixa-preta Vermelha Representa o nono e o dcimo graus da faixa-preta Obs.: At a faixa-marrom, a adoo do sistema de graus ca a critrio de cada professor. Da faixa-preta em diante obrigatria a adoo do sistema de graus denido pela IBJJF.

4.1.2

4.1.3

Praticantes a partir da faixa preta Toda obteno de novo grau na faixa preta s ser vlida a partir de emisso de diploma pela IBJJF, aps o requerente cumprir os requisitos bsicos presentes no Artigo 5. O 1 grau s pode ser requerido aps um mnimo de 3 (trs) anos da graduao faixa-preta. O 2 e o 3 graus s podem ser requeridos aps um perodo mnimo de 3 (trs) anos a partir da graduao anterior. Os 4, 5 e 6 graus s podem ser requeridos aps um perodo mnimo de 5 (cinco) anos a partir da graduao anterior. Os 7 e 8 graus (faixa vermelha e preta e faixa vermelha e branca) s podem ser requeridos aps um perodo de 7 (sete) anos a partir da graduao anterior. O 9 grau (faixa vermelha) s pode ser requerido aps um perodo mnimo de 10 (dez) anos a partir da graduao anterior. O 10 grau (faixa vermelha) foi conferido apenas aos pioneiros do Jiu-Jitsu, os irmos Gracie: Carlos, Oswaldo, George, Gasto e Helio. O ano que o atleta no renovar seu registro junto a IBJJF ou a agremiao da sua academia no contar como tempo para obteno de grau.

ARtIgO 5 ReQUIsItOs BsICOs da IBJJF PaRa OBtenO dO dIPlOMa e de gRaUs na faIXa-PReta So requisitos bsicos:
Estar registrado junto a IBJJF no ano corrente. Apresentar curso de primeiros socorros. Apresentar cericado de aprovao no curso de arbitragem da IBJJF realizado at 12 meses antes da data em que est requerendo o novo grau. Atender a pelo menos um dos dois requisitos a seguir: 1 Ser professor responsvel ou professor auxiliar de uma academia que tiver renovado a agremiao junto a IBJJF em todos os anos anteriores referentes ao perodo mnimo exigido para a nova graduao. 2 Ser praticante do Jiu-Jitsu em uma academia que tiver renovado a agremiao junto a IBJJF em todos os anos anteriores referentes ao perodo mnimo exigido para a nova graduao e que tenha como professor responsvel um faixa-preta diplomado no mnimo 2 grau. Ser esse o professor que dever assinar o formulrio de requerimento de diploma do praticante.

5.1

5.2

Observaes
A diplomao para cada novo grau na faixa preta um processo individual que depende de uma anlise minuciosa por parte da IBJJF incluindo o exame de documentos e por isso no h tempo determinado para a sua concluso. Em pases onde haja federao ou organizao local ligada IBJJF que seja responsvel pela diplomao, ela poder exigir documentos suplementares aos requisitos bsicos da IBJJF.

6 6.1

ARtIgO 6 PROfessORes e InstRUtORes


A cha de registro de um atleta graduado nas faixas branca, cinza, amarela, laranja, verde, azul, roxa e marrom deve ser assinada por um faixa-preta registrado na IBJJF. A graduao de uma atleta faixa preta s poder ser assinada por um professor faixa-preta no mnimo segundo grau diplomado pela IBJJF. Em pases ou regies onde no houver faixas-pretas sucientes para o desenvolvimento do esporte, a IBJJF, a seu exclusivo critrio, aceitar ou no que atletas faixa-roxa e faixa-marrom assinem como instrutores. Uma vez alcanado esse numero mnimo, o uso do status de instrutor ser suspenso. Instrutores faixa-marrom s podero graduar praticantes at a faixa-roxa e instrutores faixa-roxa s podero graduar atletas at a faixa-azul.

6.2

6.3

6.3.1

10

SISTEMA GERAL DE GRADUAO

Sugesto de sistema de graus para praticantes entre 4 e 15 anos

ANEXO I

ANEXO A IBJJF sugere trs modalidades de diviso de cada faixa em graus para os praticantes entre 04 e 15 anos. A adoo ou no de uma das modalidades a seguir ca a critrio de cada professor.

1.1

Sistema trimestral
Para as escolas que adotam a graduao com graus a cada 3 meses, a IBJJF sugere 3 graus brancos para cada faixa, sendo a 4a graduao prxima faixa correspondente de acordo com a imagem abaixo.

1, 2 e 3 MS

4, 5 e 6 MS

7, 8 e 9 MS

10, 11 e 12 MS

TOTAL: 1 ANO

ii

1.2

Sistema quadrimestral
Para escolas que adotam a graduao a cada 4 meses, a IBJJF sugere 2 graus para cada faixa, sendo o 3o grau graduao prxima faixa correspondente, conforme imagem abaixo.

1, 2, 3 e 4 MS

5, 6, 7 e 8 MS

9, 10, 11 e 12 MS

TOTAL: 1 ANO

iii

1.3

Sistema mensal
Para as escolas que adotam a graduao mensal, a IBJJF sugere 11 graus sobrepostos para cada faixa, sendo o 12o grau a prxima faixa correspondente. Os primeiros quatro graus sero brancos, o prximos quatro sero vermelhos e os trs ltimos sero da cor da faixa seguinte, conforme imagem abaixo. 1 MS 7 MS

2 MS

8 MS

3 MS

9 MS

4 MS

10 MS

5 MS

11 MS

6 MS

12 MS

TOTAL: 1 ANO

iv

1.4

Sistema de graus nas faixas branca e cinza e branca


A IBJJF sugere 1 grau por ms nas faixas Branca e Cinza e Branca para que se complete o perodo de 1 ano nas duas graduaes. FAIXA BRANCA 1 MS FAIXA CINZA/BRANCA 1 MS

2 MS

2 MS

3 MS

3 MS

4 MS

4 MS

5 MS

5 MS

6 MS

6 MS

TOTAL: 6 MESES

BRANCA + CINZA/BRANCA = TOTAL: 1 ANO

vi

INTERNATIONAL BRAZILIAN JIU-JITSU FEDERATION (IBJJF) RIO DE JANEIRO, BRASIL SETEMBRO DE 2012
VERSO 1.0

Vous aimerez peut-être aussi