Vous êtes sur la page 1sur 5

Fonte Xbox 360 queimada tutorial Fonte Xbox 360 queimada tutorial

Fala pessoal que acompanha o blog ! Hoje vou fazer um tutorial pra quem esta com a fonte do XBOX 360 queimada por ligar em voltagem errada (110v ligada no 220v). O processo no to simples e requer o minimo de conhecimento em eletrnica e manuseio com ferro de solda. O blog no se responsabiliza pelo mau uso desse tutorial, faa por sua conta e risco ! Materiais necessrios: Chave philips Chave torx fmea (para fonte de xbox slim) Ferro de solda Sugador de solda Estanho solda Varistor Fusvel 250v (de 8 amperes para fat, 6.5 amperes para slim)

A fonte do Xbox 360 tem dispositivos internos que protegem a fonte ( transformador ) de sofrer sobrecarga, fazendo com que ela no queime, vou citar os dois principais, o fusvel ( de 8 amperes no Fat e de 6.5 amperes no Slim ) e o varistor. foto varistor

foto fusvel xbox slim

Fusvel xbox fat

Os fusveis das fontes do Xbox 360 no daquele modelo tradicional, mas podem ser substitudos pelos modelos tradicionais de vidro desde que sejam respeitados os seus valores de voltagem e amperagem. No xbox 360 fat o fusvel de cermica e fica envolto por uma proteo de borracha preta e no slim um de cobertura plstica preta. Normalmente quando a fonte queima por ligar em voltagem errada (no tome isso com regra), o que queima o varistor e o fusvel e basta substituir os mesmos por novos, como so difceis de achar os originais vamos substitui-los por modelo de vidro convencionais.

ATENO!
Nunca, jamais abra uma fonte de xbox 360 com ela ligada na tomada, risco eminente de choque e morte! Para abrir a fonte, remova as protees de borracha que cobrem os parafusos. Obs: as fontes de Xbox 360 fat vem com outra proteo alm dessa borrachinha,ento para chegar ao parafuso ter de remove-la

Depois da fonte aberta, voc encontra uma placa de metal soldada na placa da fonte (soldada nas duas extremidades da placa ), com o ferro de solda aquecido remova essa pea de metal ( talvez seja necessrio o uso do sugador de solda )

Agora com a fonte aberta voc encontra facilmente o varistor queimado e o fusvel, eles ficam prximos a entrada de fora da fonte, repare que os varistores tem uma proteo de borracha envolto nos mesmos e o que esta queimado fica bem deteriorado no tem como no reconhece-lo As fotos que vem a seguir j foi substitudo o varistor e o fusvel s postei para identificar o lugar onde ficam cada um.

Na foto acima mostra o lugar certo onde estava o varistor queimado, o que esta na foto o que eu substitui

Na foto acima mostra o local onde ficava o fusvel original, mais na foto j mostra o que eu substitui , mais pra identificar o local onde fica o fusvel. Vire a fonte ,ache o local onde cada um esta soldado ,encoste o ferro de solda ate a solda derreter e com o suga solda retire os resduos de solda ate soltar o fusvel e o varistor. substitua o varistor por um novo. Os terminais do varistor so muito grandes ento corte os mesmos antes de soldar, use o varistor queimado para medir o tamanho dos terminais para que caiba dentro da fonte quando fecha-la. J no caso do fusvel o processo de soldagem um pouco diferente pois ele no tem terminais para colocar no furo da placa, ento teremos que improvisar. Pegue o fusvel solde um pedao em cada ponta dos terminais do varistor que voc cortou. Ele ficar mais ou menos assim:

Agora coloque os terminais que voc soldou nos furos da placa onde ficava o fusvel original,solde-os e pronto. feito isso s fechar a fonte e testar. Qualquer duvida so deixar um comentrio que todas sero respondidas, abraos

Vous aimerez peut-être aussi