Vous êtes sur la page 1sur 2

Resumo da Polcia Federal

Administrao Direta Administrao Pblica Centralizada ou Direta a exercida diretamente pela Unio, por Estados e Municpios que, para tal fim, utiliza-se de ministrios,secretarias, departamentos e outros rgos. O poder de polcia corresponde ao conjunto de poderes para editar regras, produzir decises e promover sua execuo concreta visando conformar, dentro de certos limites, liberdades e direitos individuais, para promoo da harmonia social funo administrativa prestacional- compreende os poderes para promover a satisfao concreta das necessidades coletivas por meio da prestao de servios pblicos. funo administrativa reguladora compreende o conjunto de providncias por meio das quais o Estado busca influenciar a sociedade civil assuno de encargos de interesse coletivo e adoo de condutas reputadas conforme certos valores. CLASSIFICAO DOS RGOS PBLICOS Quanto posio hierrquica Independentes: So os rgos originrios da Constituio e representativos dos poderes do Estado, sem qualquer subordinao hierrquica ou funcional, somente sujeitos ao controle constitucional de um Poder pelo outro. Exemplos: Congresso Nacional, Cmara Municipais, Presidncia da Repblica, Governadorias de Estados e Prefeituras. Autnomos So os rgos localizados imediatamente abaixo dos independentes e diretamente subordinados aos seus chefes, mas com autonomia administrativa, tcnica e financeira. So rgos diretores com competncias deplanejamento, superviso e controle. Exemplos: Ministrios, Secretarias de Estado e de Municpios. Superiores So os rgos que no possuem autonomia administrativa e financeira. Detm competncias decisrias e diretivas, mas que se encontram subordinados a uma chefia superior. Exemplos: Gabinetes, Secretarias Gerais, Coordenadorias, Procuradorias Administrativas.

Subalternos

So os rgos com competncias executrias, normalmente relativas s rotinas administrativas, com reduzido poder decisrio. Exemplos: Setores de protocolo, de recepo. Quanto estrutura Simples So os rgos constitudos por apenas um centro de competncia. Exemplo: Gabinete do Governador, Presidncia da Repblica. Compostos So os rgos que renem em sua estrutura outros rgos menores. Exemplo: Secretaria de Sade que tem postos de sade em sua estrutura. Quanto atuao funcional Singulares ou unipessoais So os rgos que atuam e decidem por meio de um nico agente. Exemplo: Presidncia da Repblica, Governadoria do Estado. Colegiados So os rgos que atuam e decidem pela manifestao majoritria de vrios agentes. Exemplo: Tribunais Administrativos, Cmaras.

Nombito municipal, a Administrao Direta composta pelo conjunto de rgos integrados n a estrutura administrativa do Governo Municipal e das Secretarias Municipais.

Vous aimerez peut-être aussi