Vous êtes sur la page 1sur 12

Apostilha de Catecismo

Sumrio

Histrico da Capela Nossa Senhora do Bom Parto Orao Nossa Senhora do Bom Parto Hino Nossa Senhora do Bom Parto O Catecismo

Igreja Nossa Senhora do Parto Distrito Juazeiro de Baixo Morada Nova-Ce.

Apostilha de Catecismo

Histrico da Capela

A capela de Nossa Senhora do Bom Parto do distrito de Juazeiro de Baixo, conhecido como Juazeiro da Quintina, teve incio de sua construo em 1936 com os mestres de obras Joo Terto, Manoel Gomes Freitas, Pedro Rosa da Silva, Raimundo Cndido de Sousa, Francisco de Assis Rabelo, Raimundo Lopes da Silva e Jos Rabelo Nobre. Sua 1 missa foi celebrada no ano de 1937, pelo vigrio de Morada Nova, Padre Alosio Ferreira Lima. O trmino da construo foi em 1938 e sua inaugurao oficial foi em 1939.

Igreja Nossa Senhora do Parto Distrito Juazeiro de Baixo Morada Nova-Ce.

Apostilha de Catecismo

ORAO NOSSA SENHORA DO BOM PARTO Festa 18 de Dezembro Comemora-se todo dia 18 Invocada nos Partos e na Gravidez

Orao: Maria Santssima, vs, por um privilgio especial de Deus, fostes isenta da mancha do pecado original, e, devido a este privilgio, no sofrestes os incmodos da maternidade, nem do tempo da gravidez e nem no parto, mas compreendeis perfeitamente as angstias e aflies das pobres mes que esperam um filho, especialmente nas incertezas do sucesso ou do insucesso do parto, sofro angstias e incertezas. Dai-me a graa de ter um parto feliz. Fazei que meu beb nasa com sade, forte e perfeito. Eu vos prometo orientar meu filho sempre pelo caminho certo, o caminho que o vosso filho Jesus traou para todos os homens, o caminho do bem. Virgem Me do menino Jesus, agora me sinto mais tranqilo porque j sinto a vossa maternal proteo. Nossa Senhora do Bom Parto, rogai por mim! (Rezai Pai Nosso, Ave Maria e fazer o sinal da Ceuz).

Igreja Nossa Senhora do Parto Distrito Juazeiro de Baixo Morada Nova-Ce.

Apostilha de Catecismo

CANTO DE DESPEDIDA

Canto Final Hino Nossa Senhora do Bom Parto De: Regina Diniz

Em 37 te elegemos do distrito a protetora, Deste povo que te ama, a perptua defensora. Nossa me querida, nossa padroeira junto a Jesus, Guarda sempre esta capela, nossos jovens, nossos lares, Te pedimos, me do parto, nesta data jubilar. (refro) H 74 anos segue liderando a nossa frente, Nos caminhos do teu filho. Vais guiando nossa gente. (refro)

Igreja Nossa Senhora do Parto Distrito Juazeiro de Baixo Morada Nova-Ce.

Apostilha de Catecismo

O CATECISMO

1. O que o Catecismo? um presente de Deus e da Igreja aos cristos.

2. O que Liturgia? o conjunto das aes pelas quais Cristo continua na igreja e a obra da nossa rendeno.

3. O que so Sacramentos? So sinais eficazes da graa, institudos por Cristo e confiados a igreja para dar a vida divina e a salvao. So em sete: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Batismo Confirmao Eucaristia Penitncia ou confisso Uno dos enfermos Ordem Matrimnio

4. Qual o Sinal do Cristo? O sinal da cruz e o Primeiro Mandamento: Amars a Deus sobre todas as coisas e ao prximo como a ti mesmo.

5. Quem o autor da Bblia Sagrada? prprio Jesus; ela composta de setenta e trs livros; sendo quarenta e seis pertencentes ao Antigo Testamento e vinte e sete ao Novo Testamento.

Igreja Nossa Senhora do Parto Distrito Juazeiro de Baixo Morada Nova-Ce.

Apostilha de Catecismo
6. Quem Deus? nosso Pai, princpio e fim de todas as coisas. 7. Quantas pessoas h em Deus? H trs pessoas distintas: Pai, Filho e Esprito Santo.

8. O que Pecado? a palavra, ao ou desejo contrrios lei eterna do amor.

9. Quem Jesus Cristo? Jesus Cristo o Senhor, o filho nico e eterno do Pai que, sem deixar de ser Deus, assumiu de Maria a naturezas humana e passou a ser Deus e o homem ao mesmo tempo. 9.1 O que significa Jesus? Deus salva 9.2 O que significa Cristo? Ungido pelo Esprito Santo e Messias, isto mandado por Deus para salvar os seres humanos.

10. Quem o Esprito Santo? a terceira pessoa da Santssima Trindade.

11. Como nos so perdoados os pecados? Pelos sacramentos do Batismo e da Penitncia.

12. O que Batismo? o sacramento que nos incorpora a Cristo.

Igreja Nossa Senhora do Parto Distrito Juazeiro de Baixo Morada Nova-Ce.

Apostilha de Catecismo
13. O que so Mandamentos da Lei de Deus? Leis entregue a Moiss no Monte Sinai, transcritas por Deus em uma pedra por meio de raios, tambm conhecidas como declogo. Os mandamentos so: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. Amar a Deus sobre todas as coisas No tomar seu santo nome em vo Guardar os domingos e festas Honrar Pai e Me No matar No pecar contra a castidade No furtar No levantar falso testemunho No desejar a mulher do prximo No cobiar as coisas alheias

14. O que significa Igreja? o novo povo de Deus que vive da palavra e do corpo de Cristo, fundada por Jesus Cristo.

15. Quem so os membros da igreja? So os ministros sagrados, os fiis leigos e os religiosos.

16. Quantos so os mandamentos da igreja e quais so? So cinco: Participar das missas aos domingos e festas de guarda Confessar ao menos uma vez cada ano Comungar ao menos pela Pscoa da Ressurreio Jejuar e abster-se de carne quando manda a santa me igreja e fazer penitncia em todas as sextas-feiras 5. Pagar o dzimo segundo o costume 1. 2. 3. 4.

17. O que so bem aventuranas? So o louvor e as felicitaes dirigidas a quem segue agradando Cristo e Deus. As bem aventuranas so em nove: 1. Bem aventurados os pobres em esprito, porque deles o reino dos Cus 2. Bem aventurados os mansos, porque herdaro a Terra 3. Bem aventurados os aflitos, porque sero consolados 4. Bem aventurados os que tm fome e sede de justia, porque sero saciados
7

Igreja Nossa Senhora do Parto Distrito Juazeiro de Baixo Morada Nova-Ce.

Apostilha de Catecismo
Bem aventurados os misericordiosos, porque alcanaro misericrdia Bem aventurados os puros de corao, porque vero a Deus Bem aventurados os que promovem a Paz, porque sero chamados filhos de Deus Bem aventurados os que so perseguidos por causa as justia, porque deles o reino dos cus 9. Bem aventurados sois quando vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vs por causa de mim. Alegrai-vos, por que ser grande a vossa recompensa nos cus, pois foi assim que perseguiram os profetas. 5. 6. 7. 8.

18. O que so virtudes? So disposies habituais e firmes de fazer o bem. So virtudes teologais: f, esperana e caridade. So virtudes cardeais: predncia, justia, fortaleza, temperana

19. Quantos e quais so os dons do Esprito Santo? So sete: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Sabedoria Inteligncia Conselho Fortaleza Cincia Piedade Temor a Deus

20. Quantos e quais so os frutos do Esprito Santo? So doze: gozo, paz, pacincia, longanimidade, mansido, fidelidade, modstia, continncia e castidade.

21. Quantos e quais so os pecados capitais: So sete: soberba, avareza, inveja, ira, luxria, gula e preguia.

22. O que Eucaristia? o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo sob as espcies do po e do vinho, um dom demasiado grande para suportar ambigidade e redues.

Igreja Nossa Senhora do Parto Distrito Juazeiro de Baixo Morada Nova-Ce.

Apostilha de Catecismo
23. O que orar? falar com Deus, na confiana de que somos amados e escutados por ele, que o nosso pai.

24. Qual a orao fundamental do cristo? Quem nos ensinou? o Pai Nosso, e quem nos ensinou foi o mestre, Jesus Cristo: Pai nosso que estais no cu, santificado seja o vosso nome, venha ns o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na Terra como no Cu. O po nosso de cada dia nos da hoje. E perdoai-nos as nossas ofensas, assim como ns perdoamos a quem nos tm ofendido. E no nos deixeis cair em tentao, mas livrai-nos do mal, amm.

25. Qual a orao da Virgem Maria? Ave Maria, cheia de graa, o Senhor convosco, bendita sois vs entre as mulheres e bendito o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, me de Deus, rogai por ns, pecadores, agora e na hora da nossa morte, amm. 26. Que o Credo? O credo, como conhecido entre os fiis, conhecido pela igreja com dois nomes: Smbolo apostlico e smbolo niceno-constantinopolitano.

27. O que significa amm? Significa Assim seja.

CREDO Creio em Deus Pai todo poderoso, criador do cu e da terra; e em Jesus Cristo, seu nico Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Esprito Santo; nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu manso dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos cus, est sentado direita de Deus Pai todo poderoso, donde h de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Esprito Santo, na Santa igreja catlica, na comunho dos santos, na remisso dos pecados, na ressurreio da carne, na Cida eterna. Amm. SALVE RAINHA Salve Rainha, Me de misericrdia, vida, doura e esperana nossa, salve! A vs bradamos, os degredados filhos de Eva. A vs suspiramos, gemendo e chorando nesse vale de lgrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a ns volvei,e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, clemente, piedosa, doce sempre Virgem Maria.

Igreja Nossa Senhora do Parto Distrito Juazeiro de Baixo Morada Nova-Ce.

Apostilha de Catecismo
V. Rogai por ns, Santa Me de Deus. R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Orientaes que devem ser observadas na igreja Motivados pela celebrao do Ano da Eucaristia em 2006, achamos por bem oferecer orientaes aos paroquianos e demais pessoas que freqentam nossa Parquia, no sentido de orient-las quanto ao modo de proceder de forma crist dentro da Igreja e, sobretudo, durante a Celebrao da Eucaristia. As orientaes tm o carter catequtico, litrgico, educativo e no uma postura moralista ou de excluso. Na Igreja Cuida da casa de Deus como se fosse a sua casa, contribuindo com a limpeza e a manuteno. Eduquemos nossas crianas com este respeito pela casa do Senhor; evitando que elas entrem na Igreja com pipocas, bombons, etc. Na Igreja no h banco de propriedade privada de nenhuma famlia ou pessoa; propriedade da comunidade. Quando sentar no banco, no ocupe o lugar com bolsas ou objetos, deixando assim o irmo de p. Oferea gentilmente o lugar a quem est de p. Isto caridade e gentileza. Ao entrar na Igreja, a primeira atitude cumprimentar o Senhor, fazendo reverncia ao altar e visitando a capela do Santssimo. O santo de sua devoo importante, mas est em segundo plano. Lembre-se que a Celebrao se inicia ao sair de sua casa. Entre, portanto, na Igreja com esprito orante, guardando o silncio. Evite trazer o barulho externo para dentro da casa de Deus, que casa de orao e silncio. Lembre-se, tambm, que o altar o prprio Cristo. Por isso, toda vez que passar diante dele, faa reverncia. Se vai participar da celebrao, no chegue atrasado(a) e no esquea de desligar seu celular e de ligar-se somente no Senhor que te convidou Celebrao. A igreja lugar sagrado de orao e no espao para fazer comentrios sobre a roupa ou a vida dos outros. Cuidado com o pecado da lngua, diz So Tiago. O jornalzinho que voc tem na mo contm a Palavra de Deus. Em respeito a esta Palavra, evite riscar, amassar e jog-lo ao cho. Durante a Liturgia da Palavra, ou seja, durante as leituras, o salmo e o Evangelho, voc dever estar olhando para quem est proclamando (o qual est emprestando a voz a Deus, que nos fala neste momento) e no acompanhando a leitura no jornalzinho. O jornal, neste momento, apenas para consultar e aprofundar, antes e depois as leituras proclamadas.

10

Igreja Nossa Senhora do Parto Distrito Juazeiro de Baixo Morada Nova-Ce.

Apostilha de Catecismo
Veste Vista-se com decncia e dignidade em todas as celebraes da Igreja. No respeitvel, sobretudo durante a celebrao, entrar na igreja de bermuda, shorts ou calo. bom lembrar que no seria esse o traje usado para ir ao gabinete de uma autoridade. Jesus autoridade inmeras vezes superior e mais importante do que um chefe de Estado. O encontro com Ele merece um traje de acordo com a sua importncia, no ? A mulher catlica. Por convico, procure ir Igreja decentemente vestida, evitando roupas muito curtas ou coladas ao corpo. Agindo assim, a mulher se torna instrumento de desejo, quando deveria por inteno a orao. O louvor e a adorao a Deus.

Ao receber o corpo do Senhor A Igreja orienta que recebamos o corpo e o sangue do Senhor com o corao puro e a conscincia plena daquilo que vamos receber o corpo e o sangue do Senhor, demonstra uma atitude de maturidade crist e de respeito Eucaristia. Ao receber a eucaristia, evite conversas, cumprimentos, risadas, evite atender o celular. Entre na fila em silncio ou cantando, consciente de que vai receber o Corpo de Jesus, o Nosso Senhor e o Salvador. Ao receb-lo, curta a intimidade com ele no silncio eucarstico e na adorao. Neste momento, Ele faz sua carne a sua carne, sangue no seu sangue. Cabe a cada fiel a liberdade de escolher o modo que mais lhe convm, na sua trajetria espiritual e na sua percepo religiosa, de como receber o Senhor na hora da comunho. Se vai receber a comunho na mo, esta deve estar limpa, evitando resduos de anotaes na mo, segurar o tero, cruz e chave entre os dedos.

A maneira correta de comungar na mo a seguinte: a) Aps o ministro dizer a frmula Corpo de Cristo, o comugante responde Amm, com a convico de quem concorda com o que ouviu; b) falta de respeito Eucaristia entrar na fila da comunho mastigando chicletes ou qualquer outro tipo de balas ou bombons; c) Evite sair da Celebrao antes de receber a Bno Final. Quem tem a beno tem a felicidade, paz e sade, prosperidade e alegria. No tem sentido sair da Igreja sem antes receber de Deus a sua Beno.

Concluso

Todas as manhs o intelectual cristo Alceu Amoroso Lima saa cedo de sua casa e ia participar da missa. Algum, um dia, disse-lhe: Alceu, vi-o passar bem cedo com o rosto

11

Igreja Nossa Senhora do Parto Distrito Juazeiro de Baixo Morada Nova-Ce.

Apostilha de Catecismo
carregado de preocupaes. Ele respondeu: - Talvez, quando me dirigia Igreja. Mas certamente no depois que saa dela, reconfortado com a presena do Senhor. Podemos entrar numa celebrao eucarstica pesados de ansiedades e problemas. Mas, ao termin-la, certamente sairemos transfigurados. Essa a maravilha de que nos dado participar, cada vez que nos reunimos com f consciente, em torno da Palavra e do po e vinho para celebrar o memorial da vida, paixo e morte do senhor Jesus Cristo.

Preparao para confisso Eu, pecador, me confesso a Deus todo poderoso, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omisses, por minha culpa, minha to grande culpa, por isso peo e rogo aos anjos e santos que por mim Nosso Senhor. Amm.

Hora da confisso No confessionrio o padre me diz: O Senhor esteja em teu corao e em teus lbios, para que confesse bem todos os seus pecados. A pessoa se ajoelha, faz o sinal da cruz (amm) e diz sua beno.... E comea... padre, sei que sou pecador.... Depois, ouve com ateno os conselhos do padre e reza o que ele mandar.

Hora da comunho

Pega a fila e ao chegar prximo diz e faz em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. O padre entrega a hstia e fala, e voc responde Amm.

Posio das mos Mo esquerda em cima da direita, pega com a direita da esquerda e pe na boca, ou ento eleva as duas. A seguir se recolhe um cantinho isolado e fala com Deus em silncio.

12

Igreja Nossa Senhora do Parto Distrito Juazeiro de Baixo Morada Nova-Ce.

Vous aimerez peut-être aussi