Vous êtes sur la page 1sur 7

NEOCOLONIALISMO INTERNO BRASILEIRO E A QUESTO NORDESTINA Jacques Ribemboim

NEOCOLONIALISMO INTERNO BRASILEIRO E A QUESTO NORDESTINA Jacques Ribemboim, MSc Dr Professor de Economia da UFRPE

A nao moderna uma comunidade imaginria. (Benedict Anderson, Imagined Comunities, Londres: 1983).

Resumo: O modelo federativo brasileiro e a hegemonia econmica do Sudeste impem s regies perifricas uma relao tipicamente neocolonial. Em posio de desvantagem, o Nordeste exporta para o Sudeste matria-prima e mo-de-obra a preos deprimidos e dele importa o produto acabado a preos altos e protegidos, constituindo um fluxo pernicioso de escoamento lquido de recursos de uma regio mais pobre para outra mais rica. As origens do colonialismo-neocolonialismo interno brasileiro remontam segunda metade do Sculo XIX, com o incio da acumulao cafeeira no estados sudestinos e o redirecionamento deste capital para a indstria, ao tempo em que se institua o emprego de mo-de-obra assalariada, sobretudo, imigrantes europeus recmchegados. A partir daquele momento, foi-se tornando cada vez mais acentuada a predominncia dos interesses de uma regio central, o Sudeste, sobre os interesses das regies perifricas. Cada vez mais se pde acompanhar a derrocada da aristocracia rural frente a uma nova burguesia urbano-industrial que se firmava e passava a deter o controle decisrio do pas. O trabalho pretende mostrar as principais caractersticas do processo de desenvolvimento industrial brasileiro no enquadramento do modelo neocolonial interno e, por fim, ressaltar a alternativa separatista como propulsora do desenvolvimento do Nordeste.

Colonialismo e neocolonialismo Os historiadores econmicos associam o modelo colonial ao mercantilismo, escola de pensamento que prevaleceu no Ocidente durante os sculos XV, XVI, XVII e XVIII, mas que mantm resqucios at os dias atuais. Em sua caracterizao primitiva, o modelo colonial-mercantil propunha que a nao acumulasse o mximo possvel de metais (ouro e prata) dentro de seu territrio e a melhor forma para fazer isto seria conquistar terras, extrair-lhes o ouro, explorar suas matrias-primas e manter supervits na balana comercial. Ocorre que, por tautologia, a balana comercial do planeta h de estar sempre zerada e, deste modo, no difcil perceber que um mundo com tais objetivos torna-se inexoravelmente um palco de tenso e conflito. No para menos que aqueles sculos fossem recheados com guerras sem fim. A nfase na exportao de manufaturados e na proteo importao destes produtos no s foi uma das caractersticas mais marcantes do mercantilismo

colonial como tambm a que mais se mantm no iderio das populaes e na conformao de polticas de comrcio exterior.
Esta nfase sobre as exportaes, esta relutncia em importar, foi chamada pavor aos bens: os interesses do mercador tinham precedncia aos do consumidor. (Jacob Oser e William Blanchfield, Histria do Pensamento Econmico. So Paulo: Ed Atlas, 1983).

Com a vitria do laissez-faire, que hoje recebe o nome de neoliberalismo, as prticas mercantis, que requeriam forte intervencionismo estatal, cederam lugar a mercados mais flexveis e competitivos. Contudo, no se enganem os que pensam em um completo desaparecimento do modelo colonial. Ele, isto sim, encontra-se renovado em formas muito mais sutis, menos truculentas nos mtodos, porm muito mais lucrativas nos resultados. O modelo neocolonial mantm uma contnua dependncia econmica das regies perifricas em relao a uma potncia central que opera seus supervits muito mais nas esferas de servios financeiros e nos setores cultural e tecnolgico. Isto no necessariamente gera desconforto para as populaes exploradas, mas, sem dvidas resulta em injusta assimetria na distribuio dos ganhos das trocas. Uma populao explorada que tenha conscincia de estar nesta situao poder assegurar melhores resultados na barganha internacional entre perdas e ganhos. Neocolonialimo e neocolonialismo interno Os pases mais ricos compem, para usar terminologia tpica cepalina1, um centro hegemnico que aufere os principais ganhos obtidos por meio das trocas internacionais realizadas com os pases menos desenvolvidos, a periferia. E no poderia ser diferente, haja visto que, tendo mais poder econmico, tecnolgico e poltico, possuem um poder de persuaso bem maior. At a, nada a se espantar. regra natural que o mais forte faa prevalecer sua vontade. Mas nem tudo est perdido: em termos de comrcio internacional, ambos os lados podem receber mtuo benefcio e comumente assim ocorre. Entretanto, uma vez identificadas as intenes de lado a lado, torna-se mais difcil a explorao pura ou exagerada. O lado explorador ir encontrar a resistncia da populao do outro. por isto que, como identificou Gunnar Myrdal2, a empresa colonialneocolonial s poder lograr xito se contar (cooptar) uma elite local colaboracionista, particularmente privilegiada com a explorao ou com a troca desigual. Isto se torna ainda mais grave quando o modelo neocolonial praticado intramuros. Em nome de um projeto comum nacional (que na prtica, no existe), o cidado comum das regies perifricas dentro de um mesmo pas passam a crer que seu dever colaborar com a grandeza nacional, ou com a indstria domstica, ainda que esta indstria ou esta grandeza se concentre alhures ou em mos de uns poucos compatriotas.

Aluso CEPAL Comisso Econmica das Naes Unidas para a Amrica Latina e o Caribe, sediada em Santiago do Chile. 2 Escola Escandinava de pensamento econmico. Junto com Ragnar Nurkse (1907-1959), desenvolveu o princpio da causao circular cumulativa e a noo de crculo vicioso da pobreza.

No Brasil, o engajamento em torno da necessidade de proteger a indstria nacional difcil de ser entendido, posto que esta indstria est localizada, s vezes, a milhares de quilmetros do lugar onde vivem os infelizes desempregados que abraam esta bandeira. Patriotismo desmesurado ou maquinado pode resultar em detrimento da qualidade de vida das populaes, desperdiando energia, para no sacrificando vidas.
Como e por que pode o conceito de patriotismo nacional, to distante da experincia real da maioria dos seres humanos, tornar-se to rpido uma fora poltica poderosa? (Eric Hobsbawm, Naes e Nacionalismo desde 1780, Rio de Janeiro: Ed Paz e Terra, 1990).

O neocolonialismo intramuros, diferentemente do neocolonialismo internacional, conta com a conivncia e o apoio das prprias populaes exploradas.
O modelo de neocolonialismo interno rene, portanto, condies excepcionalmente favorveis para as regies-centro, as quais detm o controle poltico e econmico do pas e contam com mercados cativos para sua produo. Isto melhor que no modelo colonial clssico, j que, agora, no existe oposio nativista nem xenfoba. No atual modelo, em nome do protecionismo nacional, a regio-centro conquista a simpatia e a cumplicidade da periferia.(Ribemboim, Nordeste Independente, Recife: Edies Bagao, 2002).

Centro e periferia regional no Brasil A regio Sudeste compe o centro e as demais compem a periferia. Pelo menos, at o advento do Mercosul, que desloca a dinmica econmica para os estados da Regio Sul, ou antes da expanso da fronteira agrcola para o CentroOeste e, ainda, antes de se consolidar o condomnio Braslia, capital do pas exclusiva para uns poucos. A hegemonia sudestina remonta segunda metade do Sculo XIX, com a expanso do caf, o uso de mo-de-obra imigrante assalariada, e a decorrente acumulao de capital que da se seqncia e redirecionada para a indstria, a partir da exausto das possibilidades do caf.
A partir daquele momento, foi-se tornando cada vez mais acentuada a predominncia dos interesses de uma regio central, o Sudeste, sobre os interesses das regies perifricas, dentre elas, o Nordeste. Rapidamente, os enormes capitais que foram gerados por meio do plantio e da exportao do caf migraram para a atividade industrial nascente e fizeram com que o Estado de So Paulo assumisse a hegemonia econmica e poltica do pas. A vinda de milhes de imigrantes, que se fixaram nos estados das regies Sul e Sudeste, preponderantemente, contribuiu de modo significativo para o surgimento e o fortalecimento de um mercado consumidor interno portentoso, em dimenses suficientes para permitir o escoamento da produo manufatureira paulistana. No cenrio poltico, a abolio da escravatura e a queda da monarquia refletiam, claramente, a derrocada da aristocracia rural em todo o pas, e no

Nordeste, em especial, vis--vis a ascenso da burguesia urbana, sobretudo nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e So Paulo. Esta burguesia urbana que se fortalecia, estava indelevelmente atrelada gnese de uma nova elite industrial que era, em sua maior parte, inclusive, constituda de imigrantes italianos, portugueses e alemes (Ribemboim, Nordeste Independente, Recife: Edies Bagao, 2002, p.48).

Timidez e sumio regional O que est acontecendo com o Nordeste algo que deveria ser muito mais estudado. De um lado, a Regio apresenta alguns indicadores positivos de desenvolvimento e se constitui em inegvel mercado consumidor. De outro, paulatinamente est desaparecendo em termos de insero e representatividade nacional, resultando em perda de identidade e excessiva concentrao regional da renda e do emprego. Os sintomas so evidentes, em se considerando que o Nordeste tem uma populao em torno de 44 milhes de habitantes, cerca de 24% da populao brasileira: Poucas lojas nos shoppings centers so autctones, a maioria franqueada por empresas sudestinas e, at mesmo fraquias internacionais so concedidas por intermedirios situados geralmente em So Paulo, aumentando desnecessariamente os custos de produo local e elevando os preos ao consumidor regional; os bancos regionais faliram todos e cederam mercados para os sediados no Rio e em So Paulo: praticamente todos os servios financeiros acessveis populao prestado por entidades de fora. no h empresas de transporte areo com matriz em estado nordestino, e muito poucas de transporte terrestre, seguro e frete interestaduais; no h editoras e emissoras de cadeia nacional com base na regio; os livros nordestinos no aparecem mais nas vitrines e estantes das livrarias e, em seu, lugar, uma enxurrada de livros sudestinos de qualidade duvidosa; nas listas de best-sellers das revistas e jornais, os nordestinos simplesmente no existem; os times de futebol nordestinos j no competem em torneios nacionais, ficando restritos a segunda ou terceira diviso. Nem aos domingos podese ter futebol, porque isto atrapalha as transmisses dos jogos do sul; na televiso, quase j no h rostos nordestinos, e quando os h, porque esto vivendo no Rio ou em So Paulo; os cargos de comando das empresas filiais so quase exclusivamente preenchidos por sudestinos ou sulistas, como se no houvesse mo-deobra qualificada na regio (nos concursos pblicos, os nordestinos tem bastante sucesso); as reportagens e noticirios de televiso e revistas se referem muito pouco realidade e ao quotidiano nordestino; o tempo de televiso para programas locais desprezvel; as propagandas e campanhas publicitrias sobre-utilizam artistas e modelos de fora, desprezando a gente local, fazendo com que o nordestino se considere feio;

etc etc etc

Independncia como soluo? Alternativa pouco discutida no pas a da independncia do Nordeste ou de parte desta regio. Uma vez liberto da dependncia econmica e decisria dos estados do sul-sudeste, o Nordeste poderia adquirir produtos de quem bem lhe aprouvesse, sem compromissos em resguardar ou proteger indstrias de fora de seu territrio. Na atual conjuntura, o Sudeste importa mo-de-obra e matrias-primas a preos comprimidos (baratos) e exporta para o Nordeste manufaturas a preos altos e protegidos. Deste modo, um nordestino obrigado a pagar mais por um automvel ou um item qualquer de consumo, em comparao a uma escolha livre no mercado mundial. Em outras palavras, entrega horas adicionais de seu trabalho ao paulista, para que este possa proteger a indstria de So Paulo. A independncia poderia se constituir, ainda, em momento propcio para uma mudana estrutural mais intensa de que necessita a regio. Citando Teotnio dos Santos:
A questo do desenvolvimento passou a ser, assim, um modelo ideal de aes econmicas, sociais e polticas interligadas que ocorreriam em determinados pases sempre que se dessem as condies ideais sua decolagem. (A Teoria da Dependncia: balano e perspectiva. Teotnio dos: Santos, 2000).

A isto poderia ser acrescentada a idia de que este modelo ideal a que se refere resulta do surgimento de um instante propcio, um estado de esprito social, um momento psicologicamente receptivo para a grande mudana, precisamente como ocorreu com a Inglaterra no sculo XVIII, na Alemanha de Bismarck, com os Estados Unidos do Ps-guerra, com a Restaurao Meiji no Japo, com a Espanha, Portugal e Irlanda dos anos 90, com o Leste Europeu, atualmente.

Concluses A formao econmica brasileira e a organizao do modelo federativo no Brasil resultam em um modelo de neocolonialismo interno, onde uma regio-centro, So Paulo, particularmente privilegiada em detrimento ou atraso no desenvolvimento das regies perifricas. Para romper com este ciclo de dependncia e esmaecimento de identidade regional, o Nordeste deveria seguir a alternativa separatista. Com a independncia, suas relaes de troca melhorariam significativamente e sua identidade cultural estaria melhor preservada.

Referncias Bibliogrficas FURTADO, Celso. Formao econmica do Brasil. 22a Edio. So Paulo: Editora Nacional, 1987. MYRDAL, Gunnar. Perspectivas de uma economia internacional. Traduo de J. Rgis.Rio de Janeiro: Editora Saga, 1967. MOTA LIMA, Fernando. Brasileiros de So Paulo e de Pernambuco. In Cadernos de estudos sociais. v.16, n.2, p.265-276, jul-dez. Recife: Fundao Joaquim Nabuco, 2000. NAISBITT, John. Paradoxo Global: quanto maior a economia mundial, mais poderosos so os seus protagonistas menores: naes, empresas e indivduos. Rio de Janeiro: Campus, 1994. ______. Nordeste: Independncia ou Submisso. In Dirio de Pernambuco, Caderno Opinio. Edio de 22 de Novembro. Recife: 1992. ______. Um Pas Chamado Nordeste. Jornal do Commercio, Edio de 30 de Outubro. Recife: 1992. ______. A Carta dos Senadores. Dirio de Pernambuco, Edio de 26 de maro. Recife: 1996. ______. A Questo do Separatismo. Jornal do Commercio. Edio de 11 de Maio. Recife: 1993. SANTOS, Teotnio dos. A Teoria da Dependncia: balano e perspectivas. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000. SOUZA, Aldemir do Vale. Emprego no Nordeste: o papel da interao regional. Recife: Editora Massangana, 1997. OSER, Jacob e BLANCHFIELD, William C. Histria do Pensamento Econmico. So Paulo: Atlas, 1983.

Vous aimerez peut-être aussi