Vous êtes sur la page 1sur 16

www.ps.

pt

N.O 1381

NOVEMBRO 2013

DIRETOR MARCOS S

ESTE ORAMENTO DE ESTADO IRREFORMVEL


Pgs. 6 e 7

SCAR GASPAR

ENTREVISTA

Oramento da direita empobrece o pas


Pgs. 4 a 9

ELEIES CONCELHIAS E SECES

6 E 7 DEZEMBRO

www.ps.pt

PARTICIPA. O TEU VOTO FUNDAMENTAL

SIGA-NOS NO TWITTER @PSOCIALISTA

A ESCALDAR

Programa cautelar

O dirigente socialista Eurico Brilhante Dias advertiu que o Governo PSD/CDS, caso tenha que negociar um programa cautelar com a Unio Europeia, no ter condies polticas para o fazer em nome de Portugal. O porta-voz do PS para as questes econmicas e financeiras alerta para o que considera ser uma impreciso do Governo quando pretende fazer crer aos portugueses que um programa cautelar ser outra coisa completamente diferente de um segundo programa de assistncia financeira. Para Brilhante Dias, caso Portugal tenha que se sujeitar a um programa cautelar, o Governo deve assumir as suas responsabilidades, salientando que qualquer outra soluo que no passe pelo regresso pleno aos mercados em junho de 2014 representar um falhano para o Governo de Passos Coelho e Paulo Portas.

QUENTE
O RETIFIcATIVO DO RETIFIcATIVO Nos ltimos dois anos, Portugal teve seis oramentos. Para o deputado socialista Pedro Silva Pereira, tal como os anteriores, o OE/2014 demonstra que a poltica do Governo no tem emenda. No h ano em que este Governo no tenha que fazer trs oramentos. Comea por apresentar o oramento inicial, em que normalmente ningum acredita, poucos meses depois reconhece que o Oramento no serve e apresenta um primeiro retificativo, no terminando o ano sem que apresente um novo retificativo. Por mais retificaes que faa, disse Silva Pereira, temos sempre mais do mesmo.

Antnio JoS SEgURo no ISEG

No podemos voltar ao passado nas nanas pblicas


Na I Conferncia sobre o Estado e a Economia, organizada pela Antena1/Jornal Econmico, Antnio Jos Seguro defendeu que Portugal no deve enveredar pela via da tragdia e do empobrecimento, mas investir na sustentabilidade da sua economia.
Portugal no tem alternativa que no seja seguir o caminho da sustentabilidade, evitando a catstrofe da sada do euro e o incumprimento no pagamento da dvida, defendeu o lder do PS no Instituto Superior de Economia e Gesto (ISEG), criticando a poltica de empobrecimento que est a ser levada a cabo pelo Governo, que no tem permitido atingir qualquer meta oramental. Antnio Jos Seguro alertou que o pas no pode regressar ao passado de h duas ou trs dcadas, salientando que todas as opes polticas devem passar pelo crivo da sustentabilidade em reas como a sade, educao, segurana social ou nos investimentos. O lder socialista deixou o compromisso de propor um limite para a despesa corrente primria, uma opo que considerou fundamental sobretudo no perodo de ajustamento, de forma a assegurar o rigor e a disciplina a que deve obedecer a gesto dos dinheiros pblicos. Para tal, Portugal precisa de um acordo entre geraes e entre polticas pblicas. Neste sentido, a prioridade deve ser a receita do Estado, caso contrrio nunca se conseguir reduzir o dfice para os nveis desejados. Antnio Jos Seguro defendeu que o pas precisa de um Governo com forte apoio popular e renovada legitimidade democrtica, algo que s as eleies podem dar, no podendo ser apenas os partidos a contribuir para este objetivo. Para o secretrio-geral, o prximo Governo no se pode limitar a ser unicamente um Governo de turno e sem qualquer projeto, devendo ter a capacidade de apresentar uma estratgia para o pas com realismo e sustentabilidade, capaz de mobilizar os portugueses. ^ R.S.A.

FRIO
PCP NO SEu MELHOR H muito que se sabe que o Partido Socialista o inimigo de estimao do PCP. Exaustivas provas tm sido dadas. No Parlamento, onde os comunistas no perdem uma oportunidade, venha ou no a propsito, de criticar os socialistas, e no pas fazendo coligaes contranatura com a direita, como caso do distrito de Setbal, onde o que importa ao PCP afastar o PS da gesto das autarquias. Isto mesmo acaba de acontecer em Loures. O novel presidente da Cmara, e ex-lder parlamentar comunista, Bernardino Soares, se pensou, melhor fez, e resolveu que a soluo mais adequada para enfrentar os problemas do municpio era coligar-se com o PSD e, pasme-se, com o Partido Popular Monrquico. O PS diz-se espantado. Ricardo Leo, presidente da Concelhia socialista, fala mesmo num acordo estranho e garante que o PS nunca se ps de parte para um eventual contributo na gesto da autarquia.

GELADO
POR qu NO TE cALLAS? Com amigos destes o Governo no precisa de inimigos. O ministro dos Negcios Estrangeiros, Rui Machete, sempre que abre a boca ou saem banalidades e lugares-comuns ou asneiras. Depois do caso Angola, onde qualquer primeiro-ministro minimamente decente j o tinha posto na rua, eis que surge agora com umas declaraes bizarras, proferidas l longe na Unio Indiana, a propsito do risco que Portugal correr, caso o dfice ultrapasse os 4,5%. oportuno perguntar ao primeiro-ministro porque no imita o Rei Juan Carlos de Espanha, quando este se dirigiu ao ento Presidente da Venezuela, Hugo Chvez: Por qu no te callas?. ^ R.S.A.

ACO SOCIALISTA H 30 ANOS


17 nOveMbRO 1983

V CONgRESSO NAcIONAL
Nova era nas relaes entre Portugal e Espanha, era a manchete da edio de 17 de novembro do Aco Socialista, que dava grande destaque cimeira que decorreu em Lisboa, e onde os chefes de Governo Mrio Soares e Felipe Gonzlez abriram novos caminhos na cooperao e solidariedade entre os dois pases. No jantar que ofereceu ao presidente do Governo espanhol, Mrio Soares sublinhou que o importante que saibamos reconhecer que os nossos caminhos, nem sempre coincidentes, so inseparveis, numa aluso ao desafio europeu que se colocava aos dois pases, com o pedido de adeso ento CEE. ^ JccB

3
Este Oramento, tal como os anteriores, continua a ter como alvo as vtimas do costume: os trabalhadores da funo pblica e privados, os reformados e pensionistas, e as famlias, que ainda sofrero com os cortes na Educao e no Servio Nacional de Sade

editORiAl DESCALABRO GOVERNATIVO DA DIREITA

CoMiSSo NACionAl

Este Governo no se d ao respeito O


Nem a Constituio nem a democracia esto suspensas por Portugal estar sob assistncia financeira, disse o secretrio-geral do PS na reunio da Comisso Nacional, que decorreu no passado dia 19 de outubro, em Vila Nova de Gaia.
Antnio Jos Seguro reagiu assim duramente ao contedo do relatrio da representao em Lisboa da Comisso Europeia que alertava para as consequncias de um eventual chumbo do Tribunal Constitucional s medidas do Oramento do Estado (OE) para 2014, estendendo as crticas s declaraes da diretora- geral do FMI, Christine Lagarde, e do presidente da Comisso Europeia, Duro Barroso, considerando-as uma afronta ao pas. De acordo com o lder do PS, estas afirmaes s podem ter acontecido porque o Governo portugus no se d ao respeito. Uma razo acrescida, como sublinhou, para no merecer a considerao dos portugueses. Para o secretrio-geral do PS, este, como qualquer outro Governo, deve regular a sua ao de acordo com a Constituio e nunca contra ela ou afrontando-a. Salientou ainda que responsabilidade e alternativa h muito que fazem parte do lxico poltico do Partido Socialista, mximas que vo orientar a construo do prximo programa de Governo. E garantiu que o partido vai continuar a ser uma referncia responsvel e uma alternativa slida e no de protesto, procurando novas formas de fazer poltica, combatendo a desiluso e o desencanto que os portugueses sentem em relao poltica. Mesmo que isso signifique perder votos sublinhou o secretrio-geral o caminho do PS ser sempre o da tica e o de prometer apenas o que possa cumprir. Sobre o Oramento de Estado para o prximo ano, lamentou a insistncia na mesma receita de empobrecimento acelerado dos portugueses e afirmou que se trata de mais uma tragdia poltica deste Governo, lembrando que h 28 meses que Passos Coelho insiste na aplicao das mesmas doses excessivas de austeridade, com os resultados que so conhecidos: o dfice das contas pblicas no baixa, a dvida a aumenta e o desemprego atinge nveis incomportveis. ^ R.S.A.

Marcos S
marcos.sa.1213 @marcossa5

Oramento do Estado (OE) para 2014 aprovado pela maioria de direita insiste na estratgia do empobrecimento do pas e continua a assentar na receita da austeridade e dos cortes cegos. Uma estratgia onde foram aplicados, nos ltimos dois anos e meio, 13 mil milhes de euros de austeridade e que responsvel pelo aumento descontrolado do desemprego e pelo crescimento galopante das desigualdades e da pobreza, pelo aumento da dvida pblica e por nunca se ter cumprido com as metas do dfice! Ou seja, nenhum dos objetivos traados no memorando de entendimento foi alcanado. E isto porque o Governo quis ir alm da troika e transformou o programa de ajustamento num programa de empobrecimento dos portugueses. Ou melhor dizendo, no seu programa eleitoral e doutrinrio! Mas este Oramento, tal como os anteriores, continua a ter como alvo as vtimas do costume: os trabalhadores da funo pblica e privados, os reformados e pensionistas, e as famlias, que ainda sofrero com os cortes na Educao e no Servio Nacional de Sade. E tudo isto conjugado com a manuteno do tal colossal aumento de impostos anunciado pelo antecessor da atual titular da pasta das Finanas, que continua a matar o que resta da classe mdia, com consequncias desastrosas para a nossa economia. No debate na generalidade do Oramento do Estado ficou uma vez mais claro, pela voz do nosso secretrio-geral, o falhano das polticas de ultra-austeridade e de que h outra alternativa protagonizada pelo PS, que passa pela consolidao inteligente das contas pblicas e pela promoo de polticas para estabilizar a economia, ajudar as empresas e relanar o crescimento e o emprego. Chegou a hora do Parlamento. E em sede de especialidade estou seguro que o Grupo Parlamentar do PS ir apresentar propostas de alterao e alternativas a este descalabro governativo da direita. H um outro caminho para devolver a esperana aos portugueses e fazer de Portugal um pas mais coeso e solidrio, mais justo, onde no fique ningum para trs. ^

Responsabilidade e alternativa so as marcas do PS Tudo faremos para combater o desencanto que os portugueses sentem em relao poltica
Antnio Jos Seguro

SECEs E CONCELHIAs ELEIES A 6 E 7 DE DEZEMBRO


A Comisso Nacional aprovou por larga maioria a recomendao do Secretariado Nacional s federaes para que as eleies para as seces e concelhias decorram no fim-de-semana de 6 e 7 de dezembro.

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK SEDENACIONALPARTIDOSOCIALISTA

PS prope pagamento de dvidas em atraso s empresas


O secretrio-geral do PS, Antnio Jos Seguro, props a utilizao de trs mil milhes de euros do fundo de capitalizao da banca para pagar dvidas do Estado em atraso s empresas, no encerramento do debate parlamentar do Oramento do Estado para 2014, onde voltou a criticar a estratgia do Governo de empobrecimento do pas. J. C. CASTELO BRANcO
Apesar dos caminhos do PS e do Governo no se cruzarem em matria oramental, Seguro adiantou que a sua bancada apresentar propostas de alterao que permitem aliviar os sacrifcios dos portugueses e estimular a economia e o emprego. Propostas que, frisou, esto oramentadas e no implicam aumento de despesa. Entre estas propostas inserem-se, para alm da reduo do IVA de restaurao para 13% e a reposio da clusula de salvaguarda que limite em 75 euros o aumento do IMI, o pagamento das dvidas em atraso do Estado s empresas, estimadas em cerca de trs mil milhes de euros, que considerou essencial para a tesouraria das empresas e evitar a destruio de milhares de empregos e evitar muitas falncias. Colocamos disposio do Governo duas solues: uma, a nossa proposta de confirming aprovada no passado ms de junho no Parlamento mas qual o Governo no deu execuo; ou o apoio do PS para que os trs mil milhes de euros que o Governo recebeu e tem depositados sejam utilizados num programa de pagamento de dvidas, disse. Na sua interveno, Seguro fez uma demarcao clara em relao ao caminho seguido pelo Governo da direita que transformou convictamente o programa de ajustamento num programa de empobrecimento dos portugueses. prevista, sublinhou o lder do PS, adiantando que o Governo j aplicou 13 mil milhes de euros de austeridade. Por isso, fez questo de deixar bem claro que este programa de empobrecimento no tem trs assinaturas. Tem apenas duas assinaturas: as do PSD e do CDS. Antnio Jos Seguro recordou, a propsito, que este programa de empobrecimento no constava do programa eleitoral do PSD ou do CDS, mas sempre esteve na cabea do agora primeiro-ministro, que enganou, sem pudor, os portugueses. Chegado ao poder, acusou Seguro, o primeiro-ministro rompeu o seu compromisso com os portugueses e deu execuo sua agenda radical de que faz parte o desmantelamento do Estado Social. Neste quadro, o lder socialista concluiu que o objetivo do Governo por demais evidente: um pas pobre, com um Estado mnimo, onde cada portugus fique entregue sua sorte. Este Oramento mais um instrumento dessa estratgia de empobrecimento do pas. ^

Dobro da austeridade
E foi esta opo pelo empobrecimento que levou o Governo a ir para alm da troika e a aplicar o dobro da austeridade

SEgURo AlERtA

Pas estar pior quando troika sair


Antnio Jos Seguro abriu o debate parlamentar sobre o Oramento do Estado (OE) para 2014, na generalidade, com um diagnstico muito negro sobre as consequncias das polticas de empobrecimento do Governo, alertando que Portugal ter problemas mais graves quando a troika sair, em junho de 2014, do que quando chegou em maio de 2011. Na sua interveno, o secretrio-geral do PS criticou o plano de cortes que consta da proposta de Oramento do Estado apresentado pelo Executivo da direita, designadamente na educao, na sade, nos salrios da funo pblica, nas reformas e nas penses. Esta no uma proposta de Oramento do Estado, mas um plano de cortes para empobrecer o nosso pas, disse Seguro, lamentando que o documento do Governo no tenha qualquer estratgia de finanas pblicas para aumentar a competitividade ou para melhorar a coeso social. Este no o primeiro nem o segundo Oramento do Estado, mas o terceiro da responsabilidade do seu Governo. O primeiro-ministro insiste que este o Oramento do Estado que fechar a porta do nosso programa de assistncia financeira. Quando o primeiro-ministro diz que a troika se vai embora em junho de 2014, o PS diz-lhe que a troika se vai embora, mas os problemas ficam c, referiu Seguro. Em junho de 2014 o pas ter mais problemas do que aqueles que tnhamos quando a troika chegou c, acrescentou. ^ J. C. C. B.

Um OE sem um mnimo de tica e justia social


O PS vota contra esta proposta de Oramento de Estado (OE) porque h um reforo da austeridade, mais dfice, mais dvida, mais desemprego, mais desigualdades e mais pobreza, afirmou o lder da bancada socialista, Alberto Martins, sublinhando ainda que este um OE sem um mnimo de tica e justia social e que empobrece o presente e hipoteca o futuro. Segundo Alberto Martins, o Oramento apresentado pelo Governo de direita para 2014 inimigo das pessoas, das famlias e da classe mdia, sendo incapaz de desenhar uma estratgia de desenvolvimento justo e sustentado. Na sua interveno no debate sobre o OE2014, o presidente do Grupo Parlamentar do Mas, acrescentou Alberto Martins, este OE no vai matar a esperana e a vontade de mudana e tambm no vai matar a determinao do PS de lutar por um Portugal mais justo, mais progressista e mais livre. Na sua interveno, o lder da bancada socialista disse ainda que h neste Oramento uma tentao pelo uso abusivo do poder, pelo confronto com as instituies e com os outros rgos de soberania, pela incapacidade de compreender que em democracia todo o poder limitado. Este um Oramento de um Governo incapaz de compreender que a legitimidade democrtica supe e exige a legitimao social e constitucional. ^ J. C. C. B.

Aprovar o OE-2014, aprovar a continuao desta estratgia oramental, depois dos falhanos dos dois anos anteriores, significaria estar ao lado de um Governo que empurrou o pas para o precipcio

PS considerou que este um pssimo Oramento de uma poltica e de um Governo que j demonstraram que austeridade exagerada se derrota a si mesma, j que, mais uma vez, vai causar mais recesso e atrofiar o potencial de crescimento econmico.

OE-2014: TERcEIRA, S ERRA quEM quER!


Pedro Marques
pedro.mj.marques

PS contra manta de retalhos


O Governo no conta com o PS para a aceitao do Oramento do Estado de 2014, nem para a chamada reforma do Estado, afirmou o deputado socialista Antnio Braga, considerando que o guio apresentado por Paulo Portas uma manta de retalhos. No segundo dia do debate na generalidade do OE para 2014, Antnio Braga lembrou que o Governo apareceu inicialmente com a ideia de cortar quatro mil milhes de euros. O PS, refletidamente, props um calendrio e uma metodologia para que pudesse haver uma reflexo. Mas o Governo partiu ao contrrio: primeiro realizou os cortes e no apresentou nenhuma proposta de reforma do Estado. O deputado considerou que o guio da reforma do Estado que o Governo apresentou uma manta de retalhos, no tem um estudo que sistematize nenhuma abordagem, acrescentando que os cortes, esses, j foram efetuados. Os cortes e a austeridade esto espelhados no Oramento e, por isso, aos dois dizemos no. ^

700 milhes de cortes escondidos


A bem da transparncia, o vice-presidente da bancada socialista Pedro Marques exigiu ministra das Finanas, no dia 31 de outubro, explicaes sobre um corte de despesa previsto no Oramento de Estado para 2014 na ordem dos 700 milhes de euros, cuja incidncia se desconhece. Tem de esclarecer neste debate que corte esse de 700 milhes de euros na despesa previsto no Oramento [pgina 43 do relatrio]. Tem de explicar isso aqui e no pode guardar esse segredo na gaveta, disse, dirigindo-se a Maria Lus Albuquerque. Pedro Marques referiu que esse corte de 700 milhes de euros quase equivalente ao corte retroativo nas penses dos funcionrios pblicos e que, por outro lado, a proposta do Governo tambm apresenta sem explicao um corte de 148 milhes de euros em despesas com pessoal. Vm a despedimentos de funcionrios pblicos? E quando o Governo prev 198 milhes de euros em cortes [em prestaes sociais] significa que vai cortar em subsdios de desemprego?, questionou. Pedro Marques salientou que, em contraste, os consumos intermdios apresentam uma derrapagem de mais de 400 milhes de euros, verba que estava escondida debaixo do tapete. ^

hegamos ao debate parlamentar do OE-2014 com dois anos de ao do Governo na frente econmica e oramental. Dois anos que deveriam servir para uma reflexo profunda sobre o caminho adotado, que privilegiou o dfice sobre todas as outras variveis de ajustamento. Dois anos de sucessivos e enormes aumentos de impostos e cortes de salrios e penses, que duplicaram a austeridade face ao memorando inicial. No fim destes dois anos, a dvida pblica cresceu 30 mil milhes de euros, o dfice praticamente no baixou (e no baixou mesmo nada em 2013, apesar do enorme aumento de impostos), e o desemprego disparou. Porqu? Porque as doses de austeridade alm da troika foram perdidas para a recesso. Apesar dos enormes aumentos de impostos, a receita fiscal e contributiva ser inferior no fim de 2013 registada em 2011, uma vez que o desemprego e as falncias compensaram negativamente, em menos IVA e IRS, e mais subsdios de desemprego, os aumentos de taxas aprovados pelo Governo. Dois anos depois de uma estratgia falhada, como pode o Governo pedir aos portugueses que acreditem que , afinal, em 2014 que os impostos de classe sobre pensionistas e funcionrios pblicos, disfarados de cortes retroativos de salrios e penses, vo resultar? O Governo tem hoje um problema srio de credibilidade. As falhas do Governo no residem apenas na ao. obviamente muito grave que, durante dois anos, tenha falhado toda a poltica oramental de um Governo mais troikista que a troika. Mas duplamente grave que os enormes aumentos de impostos e os cortes retroativos de penses ou salrios venham de um Governo apoiado em partidos que derrubaram um Governo com a justificao de que no podiam aceitar solues assentes no aumento de impostos; e de um primeiro-ministro que, enquanto candidato, dizia que cortar retroativamente penses seria como se o Estado se apropriasse de algo que no lhe pertencia, ou que a inteno de cortar o 13 ms era um disparate. Houve j quem chamasse campanha eleitoral do PSD em 2011 a maior burla poltica de que h memria em Portugal. Passados dois anos, burla na palavra juntou-se a incompetncia na ao, fazendo abater sobre o pas uma tempestade perfeita de desagregao econmica, social e institucional, com danos ainda incalculveis para a democracia portuguesa. Aprovar o OE-2014, aprovar a continuao desta estratgia oramental, depois dos falhanos dos dois anos anteriores, significaria estar ao lado de um Governo que empurrou o pas para o precipcio. ^

SIGA-NOS NO TWITTER @PSOCIALISTA

J ningum acredita, dentro ou fora do pas, que possa ser atingido um dce de 4%

ScAR GASpAR DiRigEntE nACionAl Do PS

Um Oramento irrealista e insuportvel


O programa que este Governo est a aplicar no de ajustamento mas de empobrecimento. O que o PS defende uma renegociao do servio da dvida, com juros mais baixos e a pagar num perodo mais longo e um prazo maior, afirma scar Gaspar, dirigente nacional do partido, numa entrevista ao Aco Socialista na qual acusa claramente o Executivo Passos/Portas de estar a prejudicar o pas e a tentar iludir os portugueses. RUI SOLANO E MARY RODRIGUES
Com este programa de ajustamento, no estar Portugal a empobrecer o presente e a hipotecar o futuro? Claro que sim. O programa que o Governo est a aplicar no de ajustamento mas de empobrecimento. O que est em causa o nvel intolervel de sacrifcios que est a ser exigido aos portugueses, com quebra de rendimentos, aumento de impostos e uma acentuada degradao dos servios sociais. Medidas que no penalizam s o presente mas comprometem o futuro. O resultado destas polticas a fuga para o estrangeiro de 200 mil portugueses altamente qualificados, quase um milho de desempregados, uma baixa taxa de natalidade como nunca tivemos e menos gente nas universidades e nas escolas. Estamos a hipotecar o potencial crescimento do pas. Sem prazos alargados de renegociao da dvida e uma moratria dos juros, possvel romper este crculo de empobrecimento do pas? Claro que no. O compromisso do PS honrar escrupulosamente os acordos assumidos com as entidades internacionais. Mas temos que ter condies para pagar a dvida. Isto requer que Portugal comece a crescer e a criar riqueza. S assim poderemos pagar o que devemos. O que o PS h muito defende uma renegociao dos termos da amortizao do nosso servio da dvida. Isto quer dizer que temos que ter juros mais baixos, pagar esses juros mais tarde e ter um prazo maior para pagar a dvida. Subscreve a tese do Governo de que sem uma poltica de rigor oramental Portugal no conseguir financiar-se nos mercados? Temos que distinguir o que uma poltica de rigor, que o PS defende, e uma poltica de austeridade sobre austeridade, que o caminho seguido por este Governo que est claramente a prejudicar o pas. No s a nvel interno mas tambm na sua imagem externa. Tem falhado todas as metas e previses, o que retira credibilidade ao pas face s entidades internacionais. Manuela Silva defende que esta dvida tambm serve interesses financeiros, j que uma boa fonte de aplicao para quem tem capital disponvel, com juros de 6 a 7%. Concorda? Concordo plenamente. O Partido Socialista tem repetidamente afirmado que inadmissvel que os bancos, os nacionais e os de toda a UE, recorram ao BCE para se financiarem a taxas de 1% e depois apliquem na dvida pblica a 5,6 e 7%. H quem esteja a aproveitar-se e a lucrar com toda esta situao. A construo da Unio Econmica e Monetria tem muitas falhas. A este propsito recordo a recente advertncia do Governo norte-americano, alertando para os desequilbrios que se verificam na economia europeia que esto a prejudicar os pases do sul e a beneficiar os do norte, com relevo para a Alemanha, que usufrui de taxas de cmbio que lhe permite exportar e ter um superavit comercial confortvel, em detrimento dos pases do sul da Unio Europeia, como Portugal, cujas economias estiveram

7
nos ltimos anos sob presso de austeridade e as repetitivas dvidas pblicas sob um forte ataque especulativo. Se estamos numa unio econmica e monetria com uma srie de instrumentos comuns, tem que se saber por que razo um nico pas apresenta sistematicamente um superavit comercial, no chegando a alegao de que este resulta do valor intrnseco dos seus produtos. O PS tem-se batido pela dupla crescimento/consolidao oramental. Que medidas alternativas a este OE seriam capazes de assegurar um ajustamento menos brutal para as famlias? Este Oramento de Estado irreformvel, nenhumas medidas particulares podem alterar a opo ideolgica com que o Governo o carregou. Ainda assim, deveO PS entende que isto ina- sector, mas tambm as financeitvel numa altura em que as pblicas. uma medida de se pedem tantos e to pesa- lucidez. dos sacrifcios aos trabalhadores e pensionistas, defendendo O PS tem afirmado a discusque, se h condies para bai- so da meta do dfice tinha xar a tributao sobre sido este ano fortemente conos lucros, ento taminada pelo prprio Goque se reduza verno. Quer explicar? REDUO DO tambm a O Oramento RetiIVA carga fisficativo de 2011 e DA RESTAURAO cal soos oramentos de PARA OS bre as 2012 e 2013 pouco ou nada conA REDUO DO IVA NO SETOR DA RESTAURAO DE 23% PARA triburam para 13% AJUDAR RESTAURANTES A PERMANECEREM ABERTOS, EVITAR DESPEDIMENTOS E AJUDAR A ECONOMIA tornar as contas NACIONAL, CONTRIBUINDO PARA O AUMENTO DA RECEITA DO ESTADO, ATRAVS DAS RESPETIVAS QUOTIZAES pblicas mais sauPARA A SEGURANA SOCIAL. era suposto que o mesmo acontecesse com Portugal. A grande diferena a perceber se Portugal vai voltar em pleno aos mercados, de forma autnoma e soberana, ou se vai ter de obedecer a condicionalismos. Neste ltimo caso, seja qual for a designao empregue, o que existir de facto um segundo programa de apoio, sendo que este programa pode ter diversas variantes e matizes, desde aquilo que alguns chamam uma linha de seguro, uma linha de financiamento ou um resgate puro e duro. Todavia, este jogo de palavras revela que o Governo tenta iludir os portugueses quando diz IMI REPOSIO DA CLUSULA que um programa cauDESALVAGUARDA QUE LIMITE telar uma espcie de O AUMENTO EM seguro, e no ! Trata-se, pois, de uma proA PROPOSTA DO GOVERNO UMA VERDADEIRA "BOMBA va evidente de que as RELGIO" PARA 3,7 MILHES DE FAMLIAS AO ELIMINAR coisas no correram NA PROPOSTA DE ORAMENTO DO ESTADO PARA 2014 A CLUSULA DE SALVAGUARDA PARA RENDIMENTOS bem e de que Portugal SUPERIORES A SETE MIL EUROS ANUAIS. O PS VAI precisar de mais apoio PROPOR QUE EM 2014 SE MANTENHA A CLUSULA DE SALVAGUARDA NO SENTIDO DE externo nos prximos LIMITAR O AUMENTO DO IMI A 75 EUROS. tempos.

13%

O PS garante que tudo far para evitar um segundo resgate. At onde pode ir nesta promessa? Temos tido uma posio clara e de grande responsabilidade quanto a esta PARA ESTABILIZAR A ECONOMIA problemtica. Se houver AJUDAR AS EMPRESAS necessidade de um sePROMOVER O CRESCIMENTO E O EMPREGO gundo programa, estaremos desde logo perante um enorme falhano deste Governo de direita. O memorando de entendimento assinado com a troika em maio de 2011 previa que no final do primeiro semestre de 2014 Portugal sasse do proESTAS SO AS grama de ajustamento com as PROPOSTAS suas contas equilibradas, estadveis, antes pelo INICIAIS E TODAS ELAS TM AS CONTRAPARTIDAS bilidade no sistema financeiro contrrio, criaram QUANTIFICADAS E SERO ENTREGUES AQUANDO DA APRESENTAO PARA DISCUSSO NA ESPECIALIDADE. e com aumento da competitimais necessidades ESTAS 4 PROPOSTAS vidade nacional. Nada mais de financiamenFORAM ESCOLHIDAS PARA A DISCUSSO NA GENERALIDADE, estava previsto. Se vier a to face quebra de NO INVALIDANDO A APRESENTAO DE OUTRAS NA ESPECIALIDADE. ser necessrio um sereceitas. TAXA DE IRC REDUO PARA gundo programa porTrata-se da falada esque estes objetivos piral recessiva: quanto % DA TAXA APLICADA PELO MENOS AOS PRIMEIROS no foram cumpridos mais austeridade se aplica, mais 12.500 DE LUCRO e portanto fica claro austeridade necessria porA DIMINUIO DA TAXA DO IRC PARA 12,5% PARA OS PRIMEIROS PAGAMENTO 12 500 EUROS DE LUCROS APOIAR AS PEQUENAS E MDIAS que Portugal, por culpa que a primeira acabou por proDAS DVIDAS EMPRESAS, EVITANDO MAIS DESPEDIMENTOS E FALNCIAS. exclusiva deste Govervocar mais danos do que benefEM ATRASO DO ESTADO S EMPRESAS no, no tem condies cios nas contas pblicas. O TOTAL DE PAGAMENTOS EM ATRASO DE CERCA DE 3 MIL MILHES para voltar aos mercados. Em suma, insistir em cortes e DE EUROS, QUE SO DEVIDOS S EMPRESAS E FAZEM FALTA ECONOMIA. O SEU PAGAMENTO ESSENCIAL PARA A TESOURARIA DAS mais cortes levar sempre neEMPRESAS, EVITAR A DESTRUIO DE MILHARES DE EMPREGOS, Em duas palavras como clascessidade de cortar mais para EVITAR MUITAS FALNCIAS, RECUPERAR A IMAGEM DO ESTADO COMO PESSOA DE BEM E NORMALIZAR A RELAO ENTRE AS sifica a proposta do Oramen- mos trabalhar para minocompensar o efeito recessivo do ENTIDADES PBLICAS E AS EMPRESAS. O GOVERNO DEVE CRIAR UM PROGRAMA DE PAGAMENTO DE to de Estado para 2014? rar os sacrifcios dos porprimeiro corte e, evidentemenDVIDAS COM 3 DOS 5 MIL MILHES DE EUROS RECEBIDOS PARA CAPITALIZAO DOS BANCOS E NO Desde logo, um Oramento ir- tugueses. O secretrio-geral te, no esse o nosso caminho. UTILIZADOS. O IMPORTANTE QUE EM 2/1/2014 AS DVIDAS SEJAM PAGAS. realista e insuportvel! do PS apresentou j as quatro O PS defende que a soluo Irrealista porque, pelo quarto principais propostas alternatiest no crescimento econmico, ano consecutivo, Portugal no vas que so claras e da mxima mantendo algumas polticas de vai atingir os objetivos. J nin- relevncia. pequenas e mdias empresas. rigor, mas sem penalizar a ecogum acredita, dentro ou fora do Primeira: o Estado deve pagar a Terceira: neste momento, o au- nomia nacional. pas, que possa ser atingido um tempo e horas. Isto no aumen- mento do IMI, fruto de recendfice de 4%. Esta foi mais uma ta o dfice ou a dvida. Alm dis- tes avaliaes, torna-se in- Programa cautelar ou seteimosia que o Governo quis le- to, o Governo tem depositado comportvel para mais de trs gundo resgate. H alguma var avante em paralelo com a no Banco de Portugal as verbas milhes de famlias portugue- diferena no que diz respeitroika. que foram recebidas para capi- sas. Assim, o PS defende que to aos sacrifcios pedidos s E insuportvel porque um Or- talizao dos bancos e que no tem de haver um travo que famlias? amento mais do mesmo: mais foram precisas, mas que podem impea um agravamento deste Em qualquer dos casos, ser sacrifcios sobre os trabalha- e devem ser utilizadas para pa- imposto superior a 75 euros no sempre um grande falhano do dores, em especial os da fun- gar s empresas. prximo ano. Governo, porque nunca esteve o pblica, os pensionistas de Segunda: o Governo avanou Quarta: tal como o PS tem de- previsto e no era suposto que reforma e sobrevivncia e mais com uma reforma do IRC que vai fendido h mais de um ano, um existisse nem um segundo resausteridade sobre austerida- levar a uma reduo desta taxa estudo encomendado pelo pr- gate, nem um programa cautede. H muitos portugueses no de 25 para 23%, servindo, essen- prio Governo recomenda que lar. Veja-se, alis, que a Irlanda limiar do desespero e o Gover- cialmente, as grandes empresas o IVA na restaurao seja re- j anunciou que vai sair do prono fala em estarmos no rumo cotadas na Bolsa, que pouparo posto a 13%, uma medida que grama sem condicionalismos, certo! 100 milhes de euros por ano. no s ajudar as empresas do de forma limpa, como dizem e

75

12,5

Aps uma esmagadora carga fiscal, o Executivo acena agora com uma possvel reduo nos impostos em 2015. srio este cenrio? No, no srio. Este Governo tem, de facto, um grave problema de seriedade, de competncia e tambm de confiana em relao aos portugueses, quando diz uma coisa num dia e o seu oposto no dia seguinte. Apresenta ainda o problema adicional de ter os problemas e as solues muito mal estudadas. Falar em reduo de IRC e de IRS no para se levar a srio. Eventualmente, o PSD est a contar com eleies legislativas em 2015 e tenta desde j jogar com o efeito fiscal, que, estou convencido, no engana mais os portugueses. Entrar em 2014 sem OE aprovado seria mais prejudicial ao pas do que executar um Oramento ferido de inconstitucionalidades? O PS defendeu em devido tempo que era importante termos uma outra poltica. Isto que essencial para o pas. Se o Oramento de Estado entrar num ms ou noutro uma falsa questo. Verdadeiramente importante e urgente que Portugal conte com um documento estratgico feito com outros pressupostos e com outros objetivos. Credvel e ao servio dos portugueses. ^

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK SEDENACIONALPARTIDOSOCIALISTA

O governo decidiu alargar o universo de funcionrios pblicos que sofrero, em 2014, um corte no salrio. Com esta medida, o governo prev cortar 643 milhes de euros despesa. A ministra das Finanas adiantou que este corte no vigorar necessariamente apenas em 2014.
DESDE 2011

CORTE SALARIAL NA FUNO PBLICA

DIMINUIO DAS TRANSFERNCIAS PARA OS MUNICPIOS


TRABALHADORES EMPRESAS PBLICAS
REDUO MNIMA

3,5 10%
PARA VENCIMENTOS BRUTOS ACIMA DOS

CORTES DE

600

VENCIMENTOS BRUTOS DE

2000

1.500

2,5 12%

CORTE PROGRESSIVO DE

CONTRIBU EXTRAORDI

3%

SOBRE O SE ENERGTI E CONTRIBU SOBRE O SISTEM BANCRI

SOBRETAXA EXTRAORDINRIA

CORTE NAS PENSES DA CGA


PENSES DO ESTADO A PARTIR DE

Mantm-se para funcionrios pblicos, em sede de IRS

ACIMA DO SMN

3,5%

600 ILQUIDO

CORTE MDIO DE

A convergncia do regime de proteo social da funo pblica com o regime geral da segurana social entra em vigor em 2014

10%

PSD/CDSCORTE NAS PENSES DE SOBREVIVNCIA PAGAS PELA CGA


PARA PENSES A PARTIR DE

MAIS ETAP DO CAMINH PARA O EMPOBRECIM

419

IDADE DA REFORMA

66

AUMENTO PARA

IVA NA RESTAURAO
CONTRIBUIO EXTRAORDINRIA DE SOLIDARIEDADE SOBRE AS PENSES
Mantm-se, independentemente da natureza da entidade pagadora
MANTM-SE EM

23%

3.750

FIXO A PARTIR DE

10%

3,5 10%
1.350 3.750
PARA PENSES DE

CONTRIBUIES DE

ISENO DE CORTES AOS FUNCIONRIOS PBLICOS QUE ACEITEM REDUZIR HORRIO DE TRABALHO
Os funcionrios pblicos que aceitarem reduzir o perodo normal de trabalho em duas horas por dia ou oito por semana, com respetiva reduo salarial, cam isentos da reduo remuneratria que o Governo pretende aplicar a partir de 600 euros

REN SER TOTALMENTE PRIVATIZADA E TRANSPORTES DE LISBOA E PORTO CONCESSIONADOS


O Governo pretende concluir a ltima fase de privatizao da REN no prximo ano, bem como concessionar os transportes de Lisboa e Porto

UIO INRIA

ETOR ICO UIO E MA IO

AUMENTO DA TAXA DO AUDIOVISUAL


A contribuio para o audiovisual, paga todos os meses na conta da luz para nanciar a RTP, ir sofrer um aumento que poder atingir os 15%: taxa atual de 2,25+IVA, o que d um total 2,38, devero somar-se mais 22 a 27 cntimos. O objetivo compensar parte dos 52 milhes perdidos pela estao de televiso pblica com o m da indemnizao compensatria, que o Estado vai deixar de pagar

Aumento de impostos para todos os tipos de tabaco

IMPOSTO TABACO

-PP

AUMENTO DO IUC
Aumento do Imposto nico de Circulao para automveis ligeiros de passageiros e motociclos a gasleo
TAXA ADICIONAL VARIVEL

PAS NHO O MENTO

1,39 A 68,85 AUMENTOS DE IMI DEIXAM DE ESTAR PROTEGIDOS POR CLUSULA DE SALVAGUARDA
A clusula de salvaguarda do IMI foi criada no nal de 2011 no mbito do Oramento Reticativo para esse ano de forma a evitar que a reavaliao extraordinria de imveis, tambm prevista nesse documento, levasse a aumentos de IMI insuportveis para os proprietrios

IMPOSTO SOBRE BEBIDAS ALCOLICAS


Aumento dos impostos sobre a cerveja e bebidas espirituososas

AUMENTO DO PAGAMENTO ESPECIAL POR CONTA

1 000 para 1 750

de

CORTE NAS PENSES DE SOBREVIVNCIA PAGAS PELA SEG. SOCIAL


PARA PENSES A PARTIR DE

2000

10
NOVOS DEPUTADOS NA BANCADA SOCIALISTA
Na sequncia das eleies autrquicas de 29 de setembro, sete deputados do Partido Socialista assumiram funes no poder local, sendo substitudos, em conformidade legal, pelos eleitos nas listas de suplentes. Assim, Ricardo Rodrigues, do crculo eleitoral dos Aores, ser substitudo por Jorge Fernando Pereira. Helena Andr deixar o hemiciclo e, no seu lugar, o crculo de Aveiro ser representado por Antnio Cardoso. J Baslio Horta deixar o Parlamento para presidir Camara de Sintra e, em seu lugar, Jorge Gonalves assumir o mandato pelo crculo de Leiria. Em Setbal, o camarada Duarte Cordeiro cessa funes no hemiciclo de So Bento e Catarina Marcelino inicia o exerccio parlamentar pelo crculo de Setbal. No crculo de Viana do Castelo, Sandra Pontedeira substitui Fernando Medina na Assembleia da Repblica. Por ltimo, Rui Santos deixa de ser deputado por Vila Real e Agostinho Santa assume o mandato pelo referido crculo. Entretanto, destaque-se que o deputado Manuel Pizarro ser substitudo, no crculo eleitoral do Porto, por Jos Magalhes, mas esta substituio s ser efetiva em dezembro prximo. O Aco Socialista d a conhecer aos seus leitores e militantes os rostos dos sete novos deputados. AgOSTINHO SANTA 56 anos Licenciado em Direito Inspetor da Inspeo-Geral da Educao e Cincia Crculo de Vila Real Integra a Comisso Parlamentar para a tica, a Cidadania e a Comunicao e, como suplente, a Comisso de Educao, Cincia e Cultura SANDRA PONTEDEIRA 35 anos Educadora de Infncia Crculo de Viana do Castelo Integra a Comisso Parlamentar para a tica, a Cidadania e a Comunicao e, como suplente, a Comisso de Educao, Cincia e Cultura CATARINA MARcELINO 41 anos Licenciada em Antropologia Antroploga Crculo de Setbal Integra a Comisso Parlamentar de Defesa Nacional e, como suplente, as comisses de Oramento, Finanas e Administrao; Sade e a Comisso de Segurana Social e Trabalho ANTNIO CARDOSO 60 anos Licenciado e Mestre em Engenharia Mecnica Engenheiro Mecnico Crculo de Aveiro Integra a Comisso dos Assuntos Europeus e, como suplente, a Comisso de Segurana Social e Trabalho, sendo ainda membro do Grupo de Trabalho Segunda alterao Lei 102-209, que aprova o regime jurdico da promoo da segurana e sade no trabalho JORgE GONALVES 58 anos Frequncia Licenciatura em Cincias Sociais Bancrio aposentado Crculo de Leiria Integra a Comisso Parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Territrio e Poder Local e, como suplente, a Comisso de Economia e Obras Pblicas JOS MAgALHES 61 anos Mestre em Cincias Jurdico-Polticas Professor universitrio Crculo do Porto Assumir o mandato parlamentar em dezembro deste ano JORgE PEREIRA 28 anos Licenciado em Engenharia Zootcnica Engenheiro zootcnico e agricultor Crculo dos Aores Integra a Comisso Parlamentar dos Negcios Estrangeiros e, como suplente, a Comisso de Agricultura e do Mar. ^ MARy RODRIguES

SIGA-NOS NO TWITTER @PSOCIALISTA

AlBERto MARtinS

Nova liderana do GP/PS de renovao e consenso


Eleito recentemente presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia da Repblica para o mandato de 2013 a 2015, Alberto Martins garante que ir promover a participao de todos os deputados do PS no combate s polticas da maioria PSD/CDS, com vista construo de uma alternativa de governo e de polticas promotoras de um desenvolvimento justo e sustentvel. MARY RODRIGUES
Em conversa com o Aco Socialista, o novo lder da bancada do PS no Parlamento considera que as polticas da direita tm conduzido ao crescimento das desigualdades, ao empobrecimento, descredibilizao da democracia, tendo afetado ainda, muito negativamente, a imagem de Portugal a nvel internacional. Assim, para o camarada Alberto Martins, que j liderou a bancada socialista entre 2005 e 2009 e que sucede a Carlos Zorrinho no cargo, o principal desafio com que se depara a bancada do PS na atual conjuntura passa por combater esta poltica da direita de desagregao social e de fragilizao da democracia. As exigncias do PS so muito grandes no sentido de reforar e aprofundar a unidade no Grupo e de reforar o programa e o projeto socialista em nome do interesse nacional, afirma o lder parlamentar, sublinhando de seguida que a filosofia subjacente proposta socialista em termos programticos completamente distinta da direita, uma vez que um programa de solidariedade, de combate s desigualdades, de alterao das condies do pagamento dos juros e da dvida e de afirmao de Portugal no quadro europeu. O programa do PS , no fundo, um programa polticas de crescimento e de emprego radicais para alterar a situao, refere. Neste sentido, Alberto Martins afiana que o Grupo Parlamentar uma parte essencial deste combate e precisa, por isso mesmo, de ser cada vez mais forte e empenhado.

Todos somos necessrios


Frisando que no h deputados dispensveis, o lder da bancada salienta que a lista da

nova direo do Grupo , por tudo isto, uma lista de renovao, mas que procura tambm consenso. Neste momento todos somos necessrios para construir uma alternativa, sublinha, para de seguida se pronunciar sobre a forma de dar a conhecer opinio pblica, de modo eficiente e visvel, as iniciativas e propostas levadas discusso na Assembleia da Repblica pela nossa bancada. Segundo Alberto Martins, este , sem dvida, um outro grande desafio que se perfila no horizonte da atuao do Grupo e que ser conseguido com propostas e bandeiras bem firmadas e defendidas no hemiciclo, por um lado, e saindo do Parlamento para o espao pblico, por outro. A propsito do legado do seu antecessor no cargo, Alberto Martins diz que Carlos Zorrinho fez um trabalho de grande qualidade num perodo particularmente difcil, tendo criado condies para que o PS tivesse uma grande recuperao em diversas reas aos olhos da opinio pblica. A direo parlamentar anterior foi uma direo de grande qualidade e respostas posi-

tivas. Por isso, o repto que me colocado vai no sentido do aprofundamento do combate e de alargamento desse combate, salienta. Questionado sobre a hiptese do PS vir a entrar em acordo com o Governo sobre o falado programa cautelar sem a realizao prvia de eleies, o presidente da bancada socialista conclui a nossa conversa, garantindo no conceber esse cenrio. ^ NOVA DIREO DA BANcADA

Vice-presidentes
Ana Catarina Mendes; Antnio Braga; Antnio Gameiro; Fernando Jesus; Hortense Martins; Jos Junqueiro; Marcos Perestrello; Mota Andrade; Odete Joo; Pedro Marques; Pedro Nuno Santos; Snia Fertuzinhos.

Conselho Fiscal

Rui Paulo Figueiredo (presidente); Lusa Salgueiro; Lus Pita Ameixa. Miguel Freitas (presidente).

Conselho de Administrao do GP/PS

11

Antnio Costa eleito presidente da AML


Antnio Costa foi eleito, por unanimidade, presidente da rea Metropolitana de Lisboa (AML), depois do abandono dos trabalhos por parte dos nove autarcas da CDU.
Os nove municpios que elegeram o presidente da cmara alfacinha representam 67% dos eleitos da AML e as cmaras da CDU os outros 33% de votantes. Sobre os motivos do abandono da CDU, Antnio Costa considerou que houve uma dificuldade de ajustamento ao novo quadro legal e aquilo que o resultado democraticamente expresso pelos eleitores nas urnas. natural que haja alguma dificuldade de ajustamento inicial, mas estou certo que, com o decorrer dos trabalhos, o Conselho Metropolitano retomar a boa tradio desta rea metropolitana e que todas as foras polticas sejam capazes de trabalhar em conjunto, disse. Entretanto, o presidente da FAUL, Marcos Perestrello, congratulou-se com a eleio de Antnio Costa e pediu ao PCP que aceite estes resultados. A eleio de Antnio Costa um passo decisivo para a afirmao poltica da AML e para que esta se constitua como responsvel pela promoo econmica da regio, disse. Marcos Perestrello apelou ao PCP que aceite os resultados eleitorais das eleies autrquicas, sublinhando que a participao do PCP nos rgos da AML importante para a regio, mas tambm para cada um dos municpios e, sobretudo, para a populao. As autarquias do PS representam na AML mais de metade dos eleitores inscritos nos municpios da regio e Antnio Costa recolheu o apoio de nove dos 18 presidentes da Cmara que dela fazem parte. ^ J. C. C. B.

CoMiSSo EURoPEiA

PS apoia candidatura de Schulz presidncia


O Partido Socialista congratula-se com a designao de Martin Schulz como candidato do Partido Socialista Europeu (PSE) presidncia da Comisso Europeia.
Com Martin Schulz voltaremos a acreditar no projeto europeu. Em maio, os europeus vo poder decidir por uma mudana de rumo na Europa. Vo poder escolher uma Europa mais solidria, que combata o desemprego e que promova o crescimento econmico, afirmou, em comunicado, o secretrio-geral do PS, Antnio Jos Seguro, para quem a designao de Schulz uma boa notcia para Portugal e para a Europa.

Empobrecimento no paga dvida


A grande diferena entre o PS e o Governo de direita o caminho para atingirmos os objetivos e honrarmos os compromissos internacionais, afirmou o secretrio-geral do PS perante a delegao de cerca de 30 jornalistas alemes que se deslocou a Portugal, a convite da Comisso Europeia, para conhecer os efeitos do programa de ajustamento no pas. Sublinhando que o PS se ope ao atual programa de empobrecimento que est a ser levado a cabo pelo Executivo, com o dobro da austeridade inicialmente prevista no memorando assinado com a troika, Antnio Jos Seguro salientou tambm que esta poltica no est a consolidar as finanas pblicas, aumenta o desemprego, destri a capacidade produtiva do pas e tem feito com que Portugal volte a ser um pas de emigrao, algo que no acontecia h 50 anos. O caminho alternativo passa, apontou o lder do PS, pelo crescimento econmico, porque nenhum pas paga as suas dvidas ficando mais pobre. J a propsito dos efeitos, em Portugal, de uma grande coligao na Alemanha, Seguro vincou ser muito importante, desde que esse acordo responda ao problema das dvidas

O PS tudo far para garantir a sua eleio como presidente da Comisso Euro peia, assegurou o lder dos socialistas portugueses. Martin Schulz o primeiro candidato designado por uma famlia poltica europeia presidncia da Comisso Europeia. O PS um dos 18 partidos socialistas europeus que formalizzaram o apoio a

esta candidatura. De destacar, ainda, que o atual presidente do Parlamento Europeu tem sido um dos principais crticos das polticas de austeridade que neste momento dominam a Europa, defendendo, pelo contrrio, uma agenda para a sada da crise que passe pelo crescimento e pelo emprego, sobretudo para os mais jovens. ^ M.R.

soberanas com a criao de um fundo de redeno, conforme proposta dos chamados cinco sbios alemes. O lder socialista considerou fundamental que o Governo alemo d prioridade, na Europa, ao crescimento e ao emprego. A importncia do investimento estrangeiro nomeadamente alemo no nosso pas, as posies do partido em termos de poltica europeia, o Oramento do Estado para 2014 e as propostas socialistas foram outros temas abordados neste encontro. ^ M.R.

12

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK SEDENACIONALPARTIDOSOCIALISTA

Sedes apela ao m da incerteza


Duas semanas depois da apresentao do Oramento do Estado para 2014, a Sedes Associao para o Desenvolvimento Econmico e Social no poupa crticas ao Governo de coligao PSD/CDS-PP, que acusa de fazer ameaas, criar rudo e de gerar uma incerteza absolutamente desnecessria no pas. Num documento intitulado Acabar com a incerteza, a associao, presidida por Lus Campos e Cunha e que rene personalidades dos mais variados quadrantes polticos, faz um duro retrato do Portugal da atualidade.
O ponto de partida desta anlise d conta de que a confiana dos portugueses est a ser minada por haver uma grande incerteza na sociedade, com consequncias muito graves para a economia e para o bem-estar dos cidados. A associao aponta ainda o dedo ideia de que o Estado est falido e, como tal, tudo aceitvel, considerando-a um erro grave. Acrescenta ainda que, por erros de comunicao, polticas errticas e decises fora de tempo, criou-se uma incerteza absolutamente desnecessria e um ambiente de desconfiana em relao ao Estado de Direito incompatvel com a recuperao da economia, do investimento e do emprego. Segundo a Sedes, todas as semanas escutamos anncios de medidas que abrem novas frentes e criam medo e incerteza, como aconteceu recentemente com a questo das penses de sobrevivncia Mas, ressalva, seja a incerteza sobre as penses atuais e futuras, sejam as alteraes bruscas de impostos, sejam as dvidas sobre a simples data de pagamento de subsdio de frias, so inaceitveis por no promoverem a estabilidade. O conselho coordenador da Sedes no nega a necessidade da reforma com vista sustentabilidade do sistema de Segurana Social, mas critica justamente a no existncia de uma reforma, porque, diz, o Governo retirou certeza jurdica ao sistema de penses sem proceder a qualquer reforma visvel. Por outro lado, salienta a associao presidida por Campos e Cunha, fomentar a luta entre geraes uma injustia, perigoso e politicamente irresponsvel. Assim, a Sedes centra boa parte da sua tomada de posio na anlise das opes do Governo sobre o sistema de penses, deixando ainda outras crticas ao facto de a reduo da despesa no ter sido pensada desde o incio da atual legislatura, porque leva tempo a ser executada. Quanto austeridade, a associao reconhece a necessidade de aplicar medidas de conteno. Porm, avisa que h vrias austeridades possveis e vrias formas de fazer uma poltica de austeridade. Desde logo, frisa, a carga fiscal, em larga medida a primeira opo adotada por este Governo, pela sua dimenso e natureza, asfixia a economia e as pessoas, gerando stress e infelicidade. Para a retoma econmica, diz a Sedes, o primeiro passo a aposta nas exportaes, e o aumento do investimento, que fomentar, num terceiro momento, o crescimento e o consumo privado. Numa frase, conclui: urgente reformar o Estado, reformar o sistema poltico, reformar a forma de fazer poltica, de gizar, conceber, apresentar e executar as polticas pblicas. ^ M.R.

GUio DE PoRtAS

Um retalho de ideias vagas


O guio para a reforma do Estado que o Governo, atravs do vice-primeiro-ministro, finalmente apresentou, depois de dez adiamentos, pode sintetizar-se globalmente em duas premissas: chega com mais de dois anos de atraso em relao ao programa eleitoral e apresenta ao pas uma smula de ideias avulsas, um retalho de intenes vagas, contendo em mais de cem pginas, o que o PS classifica de uma agenda escondida de privatizao da Administrao Pblica. Reagindo apresentao deste documento, Antnio Jos Seguro garantiu que o PS no participar numa eventual reviso da lei fundamental, reflexo que foi levantada na apresentao do guio da reforma do Estado pelo vice-primeiro-ministro, realando que os socialistas no esto disponveis para alterar a Constituio sobretudo quando o objetivo desmantelar o Estado Social. Um guio que representa uma encenao, como viria a considerar o secretrio nacional para a organizao, Miguel Laranjeiro, e que apenas serve para distrair as atenes dos portugueses em vsperas de debate oramental, onde esto previstos mais cortes nos salrios, penses e reformas, realando que os portugueses esto fartos de conversa e mais conversa. Laranjeiro lamentou ainda que o PSD tenha chumbado a proposta de metodologia da reforma do Estado que o PS entregou, em dezembro de 2012, na Assembleia da Repblica. Esta proposta de guio de reforma do Estado da direita pouco sria, disse ainda o dirigente do PS, o que vem demonstrar a incapacidade e a incompetncia repetida do Governo em avanar com uma nica reforma que seja. Tambm o vice-presidente da bancada socialista, Antnio Gameiro, criticou a proposta apresentada por Paulo Portas, considerando estarmos perante um conjunto de ideias e intenes vazias sobre uma reforma do Estado. ^ R.S.A.

13
LIPP

Um ano de Grupos de Trabalho

Polticas cegas do Governo esto a destruir o interior


O atual Governo est a acelerar a desertificao do interior do pas, que, segundo um estudo demogrfico que envolveu as Universidades de Aveiro, Coimbra e Beira Interior e os Institutos Politcnicos de Castelo Branco e Leiria, ter menos um tero da populao em 2040. J. C. CASTELO BRANcO
A vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS, Hortense Martins, eleita pelo crculo de Castelo Branco, acusa o atual Executivo de Passos e Portas de ter polticas cegas e destruidoras do interior, lamentando que as poucas medidas de discriminao positiva que existiam foram extintas por este Governo, que no tem qualquer sensibilidade e ateno para as especificidades deste territrio. E acrescenta que a austeridade excessiva, que a imagem de marca do atual Governo, ainda mais nociva no interior. J o presidente da Federao de Castelo Branco, Joaquim Moro, antigo presidente das cmaras albicastrense e de Idanha-a-Nova, tambm no poupa o atual Executivo da direita pelo agravar da tragdia nacional que assola o interior. Este Governo tem vindo a agravar a situao no interior, principalmente nas zonas de baixa densidade. Todas as medidas negativas que toma agravam a situao nestas zonas, afirma. E aponta os 23% do IVA na restaurao, que prejudica o turismo, e a introduo de portagens, que afeta a competitividade das empresas instaladas, como dois exemplos, entre muitos, desta poltica nociva. Perante este cenrio de desertificao acelerada do interior, Hortense Martins e Joaquim Moro apontam caminhos para travar este processo e fixar pessoas e empresas. reabilitao urbana. H muitas zonas antigas que poderiam ser reabilitadas com fundos comunitrios, afirma. Hortense Martins condena ainda a forma cega como o Governo atua sobre as instituies pblicas localizadas no interior, que no tem em conta as especificidades, mesmo ao nvel dos servios pblicos prestados, defendendo que um pas no pode prescindir de uma parte to significativa do seu territrio e deix-lo ao abandono. Joaquim Moro alerta que a maior parte das zonas de baixa densidade do interior esto a perder entre 10% a 15% de dez em dez anos. Uma situao que, na sua opinio, tem de ser invertida atravs da colocao dos problemas do interior como uma prioridade. ^

Bastante positivo o balano feito por Nuno Cunha Rolo, secretrio-executivo do Laboratrio de Ideias e Propostas para Portugal (LIPP), acerca da ao desenvolvida pelos Grupos de Trabalho (GT) que completam este ms um ano de atividade.
O LIPP, lanado pelo secretrio-geral, Antnio Jos Seguro, uma iniciativa que tem como exemplos mais prximos os gabinetes de estudos. E, nesse sentido, podemos afirmar que o LIPP teve um nmero superior de grupos de trabalho e houve bastantes propostas nas mais diversas reas, afirma ao Aco Socialista Nuno Cunha Rolo. O coordenador do LIPP sublinha que neste primeiro ano de trabalho realizaram-se 149 reunies dos GT, com uma mdia de cerca de 10 pessoas por reunio, e houve 498 propostas formalmente estruturadas. Quanto s conferncias dos GT, organizadas entre maro e julho deste ano, afirma que tiveram uma mdia de 100 presenas no total de nove conferncias realizadas. ^ J. C. C. B.

Discriminao positiva
A vice-presidente da bancada socialista considera que este territrio tem atividades, que claramente podem ser desenvolvidas e potenciadas, como so o caso da agricultura e turismo, e defende ainda um conjunto de medidas que podem e devem ser tomadas, como, por exemplo, taxas mais favorveis em sede de IRC, incentivos criao e manuteno de emprego, discriminao positiva na utilizao das SCUT, incentivos ao investimento, no mbito dos fundos comunitrios, e ainda um maior acesso a reas to fundamentais, como a sade, a educao e cultura. J o antigo autarca socialista frisa que os municpios vo fazendo o que podem, e muito, mas refere que s o Governo tem os meios necessrios para lanar polticas de investimento pblico e de estmulo iniciativa privada que criem emprego e fixem as pessoas no interior do pas. Entre as medidas que deveriam ser lanadas para estancar a hemorragia deste territrio aponta como exemplo a

ALIMENTAR pROgRAMA DE gOVERNO


Neste segundo ano de atividade dos Grupos de Trabalho do LIPP, sob a coordenao de Carlos Zorrinho, os GT vo participar ativamente na Conveno Novo Rumo e na elaborao do programa de governo. O LIPP ser um dos principais agentes da dinamizao da Conveno Novo Rumo e os seus Grupos de Trabalho iro alimentar o programa de governo do PS nas eleies legislativas, afirmou ao Aco Socialista Carlos Zorrinho.

preciso agir. Mudar a atual situao exige determinao poltica e um projeto. Dar prioridade ao interior valorizar todo o pas
Antnio Jos Seguro

14
SCRAtES lAnA liVRo

A conana no mundo
PLENRIOS DO PS EM TODO O pAS
O PS est a realizar um ciclo de plenrios em todo o pas para debater a situao poltica, nomeadamente a que resulta de mais um Oramento do Estado do Governo da direita PSD/CDS que impe mais austeridade e sacrifcios aos portugueses, e discutir as propostas socialistas para o pas. Estas aces decorrem at 22 de novembro, com a presena de dirigentes nacionais, incluindo o secretrio-geral, Antnio Jos Seguro. Participam nestes plenrios os militantes e os candidatos autrquicos independentes nas listas do PS. O ex-primeiro-ministro Jos Scrates apresentou no dia 23 de Outubro, no Museu da Eletricidade, em Lisboa, o seu ensaio poltico A confiana no mundo. A obra aborda a tortura em democracia e foi apresentada pelos ex-Presidentes Mrio Soares e Lula da Silva, autor do prefcio. Jos Scrates fez um discurso no final da sesso, perante as centenas de pessoas presentes no lanamento do livro, centrado no tema da sua tese de mestrado, agora publicada, onde defendeu que a condenao da tortura muito mais do que uma simples norma legal; ela sempre foi um smbolo identitrio para as democracias. Contra a admisso da tortura mesmo em momentos-limite, Scrates impe como linha vermelha a dignidade humana. Declarou-se ainda em desacordo com teses propaladas exausto pela direita, ao afirmar: H por a quem diga que o Estado est contra o indivduo. falso. Foi o Estado que libertou o indivduo. O ex-Presidente brasileiro Lula da Silva fez uma longa interveno, onde frisou que a tortura um assunto esquecido, sobretudo nas democracias, e elogiou Scrates por ter excludo qualquer hiptese de encarar a tortura como algo para alm de abominvel. ram devido investida da direita. No temos de nos furtar ao debate. Se a gente no tomar cuidado, quando a direita no conseguir chegar ao poder, ela induz a sociedade a no gostar de poltica, alertou, defendendo que no podemos estar sujeitos bandalheira financeira e a bancos que veem intocadas as suas margens de lucro. E acrescentou: No vejo ningum dizer vamos diminuir a margem de lucro dos banqueiros. Depois do antigo Presidente brasileiro, Mrio Soares disse que Scrates escreveu um livro excecional e verdadeiramente poltico, com o qual ficou impressionado. ^ J. C. C. B.

Bandalheira financeira
O autor do prefcio aconselhou a leitura do livro a muita gente da poltica, sobretudo conservadora, tendo centrado parte da sua interveno na defesa das conquistas sociais e laborais alcanadas e agora ameaadas, confessando a sua preocupao com o rumo da Europa e de Portugal, ambos em risco de perderem o que conquista-

Quando a direita no conseguir chegar ao poder, vai induzir a sociedade a no gostar da poltica
Lula da Silva Antigo Presidente do Brasil

HAJA cORAgEM pARA SEpARAR guAS


lvaro Beleza
abeleza

Eles comem tudo... Vampiros

Oramento do Estado (OE) portugus lembra o conto trgico de Hemingway, O velho e o mar. Os portugueses sacrificam-se pelo Oramento, mas s ficam com a espinha enquanto o peixe rodo por tubares. Na sade, o servio nacional de sade (SNS) pblico vai sendo reduzido espinha para que os interesses privados se alimentem. O Governo incapaz de reformar e de nos defender daqueles que vivem das colocaes garantidas da produo (garantidas pelo Estado, claro). Esta citao de um grupo privado na sade bem poderia ser o lema de muitos. Em contraste com o desgoverno que temos, o PS declarou repetidamente que tem de haver separao das guas entre o pblico e o privado. Isto passa pela exclusividade de todos os grupos profissionais na sade, obviamente de forma gradual e progressiva. Passa tambm pelo fim do financiamento pblico a lucros privados, que resulta na dupla tributao do contribuinte. Felizmente este no o caso de todo o setor privado, j que grande parte dele

contribui positivamente para o sistema de sade e para a economia portuguesa. Fui acusado pelos interesses que vivem do OE de ter preconceito contra os privados. Nada mais errado. Tenho preconceito contra inverdades, injustia e desperdcio. Difundiu-se em larga escala a desinformao que os hospitais privados no vivem do OE, a ADSE (que os financia) um sistema mais barato por beneficirio, que os hospitais privados so mais custo-eficientes, que os pases evoludos apostam nos privados, que os privados contriEste governo buem para melhorar o acesso e s por precondos interesses ceito ideolgico algum erra duplamente: questiona isto. faz cortes cegos no Surge agora um relatrio do Tribunal de Conpblico e concede tas sobre o Hospital ddivas cegas da Cruz Vermelha, que aos privados. questiona toda esta desinformao. Sem Estes erros so preconceitos e com obdestrutivos do SNS jetividade. mais um e dos impostos dos exemplo de que o PS est certo. portugueses Segundo o Tribunal de Contas, o Estado desperdiou 30 milhes de euros em trs anos (e gastou 300 milhes at 2011). F-lo pagando a um privado, a preos 50% mais caros, servios que poderiam ter sido feitos em hospitais pblicos com capacidade disponvel para tal. Auditores internacionais tambm concluram que houve impactos negativos para o servio pblico. O relatrio refere ainda conflitos de interesse de profissionais que trabalham no hospital pblico (que deveria ter prestado os servios) e no hospital privado para onde os doentes foram referenciados

escusadamente. Mais uma vez o PS tem razo. Como diz o Presidente Sampaio no se pode ser pblico de manh e tarde privado. Os portugueses pagam impostos altos que deveriam ser suficientes para terem acesso fcil aos hospitais pblicos. No deveriam ter de sustentar ainda hospitais privados a viver direta ou indiretamente do OE. Esta dupla tributao no devido livre concorrncia. Acontece porque os hospitais pblicos so transformados em trios de angariao dos doentes lucrativos para os privados. Tudo o que d lucro fcil desviado para os privados. Tudo o que no seja rentvel fica no pblico, como doentes com cancro, sida, doenas genticas graves, bebs prematuros, etc. No admira que os hospitais privados, ou a ADSE, e subsistemas pblicos que os financiam, paream ser mais eficientes por utente. Os pases que apostam sobretudo no privado no o fazem por serem mais evoludos. Fazem-no porque escolhem um sistema de seguros (bismarkiano), como a Alemanha, onde abdicam da presena forte do Estado. Pelo contrrio, outros pases optam por um sistema com forte presena do Estado (beveridgiano), como o Reino Unido, onde os privados so complementares. Em Portugal queremos ter os dois sistemas e fazer com que o contribuinte os pague aos dois. Isto nico no mundo. Questionar a situao no se trata de preconceito ideolgico, mas boa gesto. Defendemos um SNS forte, com acesso fcil, e que trate bem os doentes. Para isso a livre escolha do que financiado pelo pblico tem de ser na esfera do pblico. Este governo dos interesses erra duplamente: faz cortes cegos no pblico e concede ddivas cegas aos privados. Estes erros so destrutivos do SNS e dos impostos dos portugueses. O PS nunca se calar na denncia das injustias e continuar sempre a apresentar propostas com sentido de responsabilidade, mas sempre coerente com os valores que esto no nosso cdigo gentico. ^

15
DESTINOS FORNOS DE ALGODRES

Uma janela para a Serra da Estrela


Um convite descoberta dos segredos da arqueologia que nasce na pr-histria, segue os passos das legies de Roma e repousa nas necrpoles medievais. Tudo assente em granito, numa paisagem sempre verde situada numa encosta virada ao vasto horizonte por onde passa o idlico vale do Mondego e que avana at s alturas da Serra da Estrela Fornos de Algodres! Que tem para oferecer aos visitantes os encantos do ar puro, das suas lagoas, encostas e vales frteis, em qualquer altura do ano. O novo presidente da Cmara, Manuel Fonseca, no hesita em afirmar que Fornos a varanda para a Serra da Estrela. Mas tambm sublinha o edil uma janela para o passado, com um patrimnio histrico, arqueolgico e arquitetnico que possibilita uma fantstica viagem no tempo. Os Dlmenes; o Castro de Santiago; a Fraga da Pena; os troos de calada e pontes romanas; as necrpoles; as igrejas e capelas; os pelourinhos, as casas brasonadas, palcios e solares, espelham a grandiosidade dos vestgios que so testemunho histrico e cultural das civilizaes que

DESTINOS VilA REAl

Tradio e Futuro
MANuEL FONSEcA RuI SANTOS

habitaram ou transitaram por Fornos. Segundo Manuel Fonseca, conhecer a identidade de Fornos passa tambm por uma generosa oferta cultural patente na sua biblioteca, Espao Internet, museu, percursos pedestres temticos, aventuras BTT e TT e no prazer de degustar o melhor da sua gastronomia nos restaurantes Quinta das Courelas, Os Unidos, Encosta do Castro e Solar dos Cceres. Em todos estes locais teremos o prazer de saborear um excelente queijo Serra da Estrela, desfrutar dos tradicionais enchidos ou do famoso cabrito moda de Fornos, deliciar-se com o saboroso arroz-doce ou leite-creme, tudo isto regado com um bom vinho Do, conta-nos o camarada que recentemente conquistou pelo PS, pela primeira vez, a autarquia local. A no perder so ainda eventos sazonais como a Feira do Queijo "Serra da Estrela" (fevereiro/maro), as Jornadas de Etnobotnica (abril/maio), a Festa Nossa Sra. da Graa (agosto), as Jornadas do Patrimnio (setembro), a Festa de So Miguel (padroeiro da vila - setembro) o Encontro Micolgico (novembro) e o Mercadinho de Natal. ^ MARY RODRIGUES

Visitar Vila Real descobrir, nas palavras do grande escritor transmontano e duriense Miguel Torga, um Reino Maravilhoso. Rui Santos, que inicia o mandato como primeiro presidente socialista da Cmara, considera que visitar Vila Real tambm encontrar uma cidade cosmopolita, mas envolvida por uma moldura natural fantstica. Um local onde o tradicional e o moderno se encontram e se fundem de forma equilibrada. Uma cidade que quer assumir a sua capitalidade e funcionar como motor econmico de toda uma regio e onde a arquitetura vanguardista de muitos equipamentos pblicos vive em harmonia com o estilo barroco do Palcio de Mateus. Vila Real tambm uma cidade onde a gastronomia rica, deleitando os paladares mais exigentes com as Cris-

tas de Galo, os Covilhetes ou as Tripas aos Molhos. Onde o conhecimento cientfico e a investigao que emanam da Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro se conjugam com os cantares tradicionais e a cultura popular transmontana. Onde a vida passa um pouco mais devagar, mas as Corridas Automveis esto gravadas no corao de cada Vila-realense. Mas visitar Vila Real , acima de tudo, conhecer pessoas fantsticas. encontrar nas suas feies a fora do granito, mas nos seus coraes a beleza do Alvo e do Maro. Amigos verdadeiros, que mais depressa quebram do que torcem e cuja hospitalidade genuna e verdadeira. Visitar Vila Real ficar um pouco mais rico e ser um pouco mais portugus. ^ J. C. C. B.

LIVROS
SugeSteS de MARIA DE BELM ROSEIRA
O PREO DA DESIguALDADE
Joseph E. Stiglitz

O pOeMA dA vidA de...

LVARO BELEZA

A DOuTRINA DO CHOquE
Naomi Klein

Nunlvares Pereira
Que aurola te cerca? a espada que, volteando. Faz que o ar alto perca Seu azul negro e brando. Mas que espada que, erguida, Faz esse halo no cu? Excalibur, a ungida, Que o Rei Artur te deu. Esperana consumada, S. Portugal em ser, Ergue a luz da tua espada Para a estrada se ver! FERNANDO PESSOA In A Mensagem

Num comentrio desapaixonado, o prmio Nobel da Economia de 2001 Joseph Stiglitz mostra-nos que a desigualdade crescente no algo inevitvel e que so os interesses financeiros que, no processo de criao da riqueza, sufocam o verdadeiro e dinmico capitalismo. Com a sua viso nica, Stiglitz analisa rigorosamente o cenrio mundial, lanando hipteses sobre as implicaes que o crescimento da desigualdade ter na democracia, na poltica monetria e oramental, e na globalizao, arrasando a ideologia neoliberal que tornou a sociedade intoleravelmente injusta. Assim, nesta sua mais recente obra aborda uma questo normalmente descurada nas polticas econmicas: a desigualdade uma das principais causas da crise e que as polticas de austeridade agravaram.

Em A Doutrina do Choque pe-se fim ao mito segundo o qual o mercado livre global triunfou democraticamente. Expondo o modo de pensar, o rasto do dinheiro e os fios de marioneta por detrs das crises e guerras mundiais das ltimas quatro dcadas, a ensasta canadiana Naomi Klein traa a histria absorvente de como as polticas de "mercado livre" dos Estados Unidos da Amrica tm vindo a dominar o mundo atravs da explorao de povos e pases em choque devido a inmeros desastres. Trata-se pois do capitalismo de desastre e pavor, do aproveitamento da desorientao pblica no seguimento de enormes choques coletivos - guerras, ataques terroristas ou desastres naturais - para ganhar controlo impondo uma terapia de choque econmica que favorece multinacionais.

16
Este um Oramento inaceitvel. o Oramento da discriminao social. Uma vez mais o Governo apresenta uma proposta de Oramento que contm um brutal aumento selectivo dos impostos, com a agravante de incidir sobre um sector e uma classe de cidados e de trabalhadores

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK SEDENACIONALPARTIDOSOCIALISTA

TRS PERGUNTAS A MIGUEL LARANJEIRO


Que comentrio lhe merece o relatrio da OIT, onde se defende, nomeadamente, a subida do salrio mnimo nacional, medidas ativas de crescimento e emprego e abrandamento do ritmo de combate ao dfice? O relatrio da OIT vem ao encontro das propostas que o PS tem vindo a defender, nomeadamente o aumento do salrio mnimo. Todos os parceiros sociais esto de acordo com a sua valorizao e s o Governo, e em especial o primeiro-ministro, que no acompanha esta posio. Pelo contrrio, chegou mesmo a defender que o mais sensato seria diminuir o seu valor. Estamos a falar de 485. a prova da maior insensibilidade possvel. Este relatrio, a par de outros documentos de instituies nacionais e internacionais, contrrios orientao do Governo, no so exemplos gritantes que h outro caminho como o PS vem defendendo h mais de dois anos?

REFORO DA AuSTERIDADE E EMpOBREcIMENTO DOS pORTuguESES


Alberto Martins
Oramento de Estado para 2014 refora a austeridade e o empobrecimento dos portugueses. Mais dfice, mais dvida, mais desemprego, mais desigualdades, mais pobreza, menos investimento, menos rendimento disponvel e, no plano econmico, atrofia do potencial crescimento da economia e das exportaes. Este Governo transformou o programa de ajustamento num programa de empobrecimento dos portugueses. Os cortes agora previstos nas penses constituem tambm uma afectao sensvel do direito penso e, porventura, a afronta mais gravosa ao princpio da proteco da confiana legtima prpria do Estado de Direito. Este um Oramento inaceitvel. o Oramento da discriminao social. Uma vez mais o Governo apresenta uma proposta de Oramento que contm um brutal aumento selectivo dos impostos, com a agravante de incidir sobre um sector e uma classe de cidados e de trabalhadores. Esta uma proposta de Oramento claramente contra o Estado Social, contra as funes sociais do Estado (educao, sade, proteco social) e contra os funcionrios pblicos. Por ltimo, mas no menos importante, este o Oramento de um Governo incapaz de compreender que a legitimidade democrtica supe, e exige, a legitimao social e constitucional. O Governo conseguiu a proeza de apresentar um Oramento de que no h memria na democracia portuguesa. Este um Oramento sem estratgia de crescimento e desenvolvimento sustentvel ao nvel social, ambiental, territorial, sem polticas de emprego, um oramento sem sequer um mnimo tico de justia social. Como j foi dito por Manuela Silva, de forma lapidar, um Oramento que empobrece o presente e hipoteca o futuro. Este um Oramento que procura a evoluo do pas margem da necessidade da discusso da sustentabilidade das dvidas pblicas soberanas no quadro da reforma da Unio Europeia. E, simultaneamente, margem de uma afirmao de responsabilidades pelos nossos compromissos e de responsabilizao da Europa por todo o sistema, como um todo. ^
O autor escreve de acordo com a antiga ortografia.

por demais evidente que h um outro caminho. Hoje consensual que as polticas do Governo nos tm levado a um empobrecimento com consequncias dramticas para milhes de portugueses. O Governo e a maioria definiram o caminho do empobrecimento para o nosso pas. O Partido Socialista nunca poderia aceitar e temos proposto alternativas. Destacava a necessidade de parar com as polticas de cortes, com consequncias na economia e na vida dos portugueses, a mobilizao dos fundos comunitrios para o crescimento e o combate ao desemprego e a defesa de uma soluo europeia para o pagamento de parte da dvida soberana.

Nos primeiros seis meses deste ano, o nmero de contratados a recibos verdes subiu 68% na administrao central. Como v o facto de ser o prprio Estado a violar a lei e promover os falsos recibos verdes, ao mesmo tempo que estimula a sada em massa de funcionrios pblicos? H uma prtica do Governo que visa a desvalorizao da Administrao Pblica. A precariedade laboral tem sido uma regra da maioria de direita. um conceito e uma estratgia. Um conceito ideolgico de precariedade que serve quem tem mais poder, e uma estratgia de desvalorizao do fator trabalho que ns, enquanto socialistas, rejeitamos completamente. ^ J. C. C. B.

FOTOgRAfiAS CoM hiSTRIA WILLy BRANDT cOM O PS


DR

1975

Presidente da Internacional Socialista e antigo chanceler alemo, Willy Brandt visitou vrias vezes Portugal durante os anos quentes da revoluo, para manifestar o seu inequvoco e total apoio ao PS na sua luta pela democratizao do pas. Esta foto retrata uma das suas vindas a Lisboa, em 1975, onde foi recebido calorosamente por Mrio Soares, Antnio Macedo, Manuel Tito de Morais e outros dirigentes e militantes socialistas. Estadista de projeco internacional e figura incontorn-

vel do socialismo democrtico, Willy Brandt era um europesta convicto e defensor acrri-

mo da entrada de Portugal na ento CEE. Era, sobretudo, um amigo de Portugal. ^ J. C. C. B.

RGO OFICIAL DO PARTIDO SOCIALIsTA Propriedade do Partido Socialista

DIRETOR Marcos S // CONSELHO EDITORIAL Joel Hasse Ferreira, Carlos Petronilho Oliveira, Paula Esteves, Paulo Nogus // REDAO J.C. Castelo Branco, Mary Rodrigues, Rui Solano de Almeida // COLUNISTAS PERMANENTES Maria de Belm PRESIDEnTE DO PS, Vasco Cordeiro PRESIDEnTE DO PS AORES, Victor Freitas PRESIDEnTE DO PS MADEIRA, Carlos Zorrinho PRESIDEnTE DO GRUPO PARLAMEnTAR DO PS, Rui Solheiro PRESIDEnTE DA AnA PS, Ferro Rodrigues DEPUTADO, Isabel Coutinho PRESIDEnTE DAS MULHERES SOCIALISTAS, Joo Proena TEnDnCIA SInDICAL SOCIALISTA, Jamila Madeira SECRETARIADO nACIOnAL, Eurico Dias SECRETARIADO nACIOnAL, lvaro Beleza SECRETARIADO nACIOnAL, Joo Torres SECRETRIO-GERAL DA JUVEnTUDE SOCIALISTA // SECRETARIADO Ana Maria Santos // LAYOUT, PAGINAO E EDIO INTERNET Gabinete de Comunicao do Partido Socialista - Francisco Sandoval // REDAO, ADMINISTRAO E EXPEDIO Partido Socialista, Largo do Rato 2, 1269-143 Lisboa; Telefone 21 382 20 00, Fax 21 382 20 33 // accaosocialista@ps.pt // DEPSITO LEGAL 21339/88 // ISSN 0871-102X // IMPRESSO Grafedisport - Impresso e Artes Grcas, SA

Os artigos de opinio so da inteira responsabilidade dos autores. O Aco Socialista j adotou as normas do novo Acordo Ortogrco.

Este jornal impresso em papel cuja produo respeita a norma ambiental ISO 14001 e 100% reciclvel. Depois de o ler colabore com o Ambiente, reciclando-o.

Vous aimerez peut-être aussi