Vous êtes sur la page 1sur 44

DESENHO TCNICO SEM PRANCHETA, ASSISTIDO POR COMPUTADOR rea temtica: Comunicao Responsvel pelo trabalho: Prof. Ms.

Patrcia Marasca Fucks Instituio: Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Nome dos Autores: Patrcia Marasca Fucks1; Fbio Jos Andres Schneider2. Resumo O projeto de Extenso Desenho tcnico sem prancheta, assistido por computador, surge como oportunidade, comunidade acadmica da Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS Campus Cerro Largo/RS, e comunidade externa, de valorizao profissional, de aperfeioamento da formao tcnica e de insero no Programa permanente de incluso social e tecnolgica da instituio. Assim, promove-se a democratizao do acesso s novas tecnologias com o uso do desenho tcnico sem prancheta. A disponibilizao de conhecimentos nessa rea objetiva instrumentalizar os participantes a atuarem no desenvolvimento, na elaborao e padronizao de projetos tcnicos, levando-os a compreender a linguagem grfica do desenho tcnico assistido por computador e a manipular uma srie de recursos (ferramentas, comandos) do software AutoCAD. O curso tem sua estrutura organizada em dois mdulos, subdivididos em etapas ou tpicos, voltados criao de desenhos e modelos nos espaos bi e tridimensional, respectivamente. desenvolvido com atividades prticas no laboratrio de informtica da UFFS, em encontros semanais que caracterizam as aulas presenciais, de carter expositivoparticipativo. A partir da criao desse projeto, foi selecionado um bolsista e articuladas, conjuntamente, estratgias de sua divulgao ao pblico-alvo, utilizando-se do boletim informativo institucional, do envio de e-mail e de anncio na rdio local. Assim, constituiu-se um grupo com 25 participantes que tm em comum o desejo de desenvolver suas habilidades, o raciocnio espacial e alcanar a agilidade pretendida ao desenvolvimento de suas ideias e execuo de projetos tcnicos, com rapidez e preciso, indispensveis ao aprimoramento da qualidade e otimizao dos recursos disponveis. Palavras-chave Desenho tcnico no computador, software AutoCAD, computao. Introduo Com os avanos tecnolgicos e a busca por aprimorar a qualidade nos processos e servios, h que melhorar a formao tcnica a fim de obter-se valorizao profissional e

Docente na rea de desenho tcnico da Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS, Campus Cerro Largo/ RS, coordenadora e executora do Projeto de Extenso. 2 Acadmico do Curso de Agronomia da UFFS, Bolsista do Projeto de Extenso.

maiores oportunidades de insero no mercado de trabalho. Assim, preciso saber manipular ferramentas maleveis, como o software grfico AutoCAD, capaz de otimizar os recursos disponveis para o desenvolvimento das ideias e a elaborao de projetos tcnicos viabilizando o desenho assistido por computador, conforme Baldam & Costa (2008). Nesse sentido, importante disponibilizar comunidade acadmica e externa uma capacitao presencial na rea de computao grfica com a atividade Desenho tcnico sem prancheta, assistido por computador Mdulo bsico (30h) e Mdulo Avanado (30h). Os benefcios do uso do sistema CAD - Computer Aided Designer ou Desenho Auxiliado por Computador, segundo Venditti (2010), traduzem-se na agilidade, preciso e praticidade na fase de elaborao de desenhos que integram os projetos tcnicos e os modelos criados, alm de possibilitar a reproduo ou a correo de partes do trabalho com certa facilidade e o armazenamento desses dados em meios digitais. A disseminao dessas novas tecnologias vem atender s demandas regionais e locais por cursos nesta rea que, alm de possurem um custo relativamente alto, so pouco frequentes no interior. Assim, a Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, ao atribuir educao superior e extenso universitria um papel decisivo ao desenvolvimento regional, qualificao profissional e incluso social, promove o acesso democratizado ao conhecimento e s inovaes tecnolgicas por meio das suas atividades. O curso de extenso Desenho tcnico sem prancheta, assistido por computador, foi criado tendo como objetivo geral desenvolver projetos grficos utilizando recursos do desenho tcnico auxiliado por computador, com base no uso das ferramentas do AutoCAD para criao e edio de desenhos no plano bi e tridimensional. Alm de compreender como funciona o ambiente de desenvolvimento de projetos empregando esse software, para o conhecimento do seu potencial, da sua interface com outros aplicativos e a internet, o participante estimulado a desenvolver o raciocnio espacial e a aplicar noes bsicas de geometria plana e trigonometria na utilizao das ferramentas. Esse aprendizado o habilita a reconhecer erros em um projeto, determinando as possveis solues; a utilizar comandos bsicos e avanados, aplicando-os na criao, edio, visualizao e mensurao de desenhos, na gerao de textos e cotas, alm de saber empregar nveis de trabalho, tcnicas de renderizao, importao de objetos, gerao de bibliotecas, impresso e plotagem. Material e Metodologia O curso desenvolvido de forma interativa, atravs de uma abordagem sistemtica, passo-a-passo, tendo sua estrutura organizada em dois mdulos, subdivididos em tpicos ou etapas: doze no mdulo bsico 2D (30h) e doze no mdulo avanado 3D (30h).

Ao longo do curso desenvolve-se uma srie de atividades prticas nos encontros semanais do grupo, constitudos por aulas presenciais, de carter expositivo participativo, utilizando-se os computadores, com conexo via Internet e software AutoCAD 2011, instalados no laboratrio de informtica UFFS, Campus Cerro Largo. Em termos didticos, o uso de referenciais como Baldam & Costa (2008), Bugay (2010), Lima (2009), Teixeira & Aymone (2001), Venditti (2010), e de recursos auxiliares ao aprendizado, como o data show, facilitam a compreenso do pblico no emprego do software. O aprofundamento e a fixao dos conhecimentos ocorrem por meio de anotaes, da realizao de exerccios prticos, em cada uma das etapas, e de atividades extraclasses guiadas por meio de tutoriais, alm da consulta referida bibliografia. Com a criao do projeto, procedeu-se seleo do bolsista e, em seguida, foram elencadas algumas estratgias de divulgao do Curso de Extenso ao pblico-alvo, utilizando-se para isso do boletim informativo institucional, do envio de e-mail e do anncio na rdio local. Foi criada uma ficha de inscrio para o mdulo bsico 2D, fazendo-se a identificao do participantes e avaliando se tinham conhecimentos em informtica bsica e noes sobre desenho tcnico. Como pr-requisito para cursar o mdulo avanado 3D, exige-se conhecimentos em AutoCAD 2D, comprovados com o certificado de concluso do mdulo bsico 2D (30h) ou aprovao na avaliao elaborada pelo coordenador da atividade. Resultados e Discusses Na medida em que os participantes adquiriram conhecimentos bsicos para acessar o software, puderam identificar e localizar na tela grfica as ferramentas; aprenderam a modificar as propriedades da tela de trabalho, a inserir dados e acionar comandos. Pouco a pouco, familiarizaram-se com o sistema de coordenadas do AutoCad (UCS WCS; coordenadas cartesianas retangulares e polares) e passaram a reconhecer as propriedades dos objetos, a usar diferentes formas para selecion-los e, gradativamente, empregar as ferramentas para criao, modificao, edio e visualizao dos objetos; alm das ferramentas de preciso e de averiguao. Aprenderam, inicialmente, objetos de desenho simples evoluindo para os mais complexos e uma srie de funes que servem para organizar o que est sendo trabalhado, agrupando os objetos em camadas, blocos, definindo e personalizando padres de hachuras, criando e acessando bibliotecas virtuais, configurando e alterando os atributos de texto e de dimensionamento; enfim, tudo que contribui para aumentar a eficincia e a clareza do desenho.

Paralelamente ao aprendizado dos comandos os participantes realizaram exerccios para uma melhor fixao do contedo; desenharam diversos objetos para que pudessem manipular e perceber as possibilidades de uso dos diversos tipos de ferramentas. O exerccio mais complexo envolveu o desenho da planta baixa de uma casa, configurandose os limites da rea de trabalho, o terreno, as camadas do desenho, o dimensionamento e as propriedades dos objetos implicados a fim de diferenciar paredes, muros, piso, esquadrias, mobilirio, equipamentos, entre outros. Neste tipo de atividade, foram revisados muitos dos comandos de desenho apreendidos at ento, definindo-se com exatido as coordenadas e percebendo a importncia do uso das ferramentas de preciso. De um modo geral, os participantes constituem um grupo relativamente homogneo em termos dos conhecimentos adquiridos e das dificuldades com relao manipulao de ferramentas e ao aprendizado de contedos. Contudo, o auxlio de um bolsista mostrou-se importante para programar e desenvolver as atividades, suprindo as necessidades daqueles que precisam de um acompanhamento mais efetivo. A criao de um e-mail compartilhado pela coordenadora e pelo bolsista do projeto, bem como as reunies semanais para discutir os contedos, avaliar cada aula e distribuir tarefas, agilizaram a organizao do curso. O fato de no ter sido exigido como pr-requisito, inscrio no mdulo bsico, os conhecimentos bsicos sobre AutoCAD e desenho tcnico, mostrou justamente que os participantes que no conheciam o software apresentavam maiores dificuldades e dvidas. Outro aspecto que pode ter dificultado a compreenso dos comandos o fato de o programa instalado apresentar-se na sua verso em lngua inglesa. Com relao s expectativas de mobilizao do pblico-alvo para participao nesse curso, a procura foi compatvel com o esperado; ficando o grupo constitudo por 25 integrantes: 07 da comunidade externa e 18 da comunidade acadmica, sendo dois servidores tcnico-administrativos e 16 graduandos da UFFS, dos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental e Desenvolvimento Rural- Gesto Agroindustrial. No que tange comunidade externa, o resultado tem sido satisfatrio, pois alm de atingir-se a parcela de pblico que era esperado, ele tem dado uma resposta positiva s atividades que lhe so propostas para fazer e mantm-se frequentes aos encontros semanais. Eles so oriundos da sede e do interior de Cerro Largo e tambm do municpio de So Pedro do Buti/ RS. Contudo, acredita-se que a disponibilidade do laboratrio apenas no turno da tarde, limitou a oferta do curso participao da comunidade externa. Em razo disso, tem sido feita uma lista identificando os interessados, para que seja feito o contato caso haja uma nova edio do curso.

Concluso A Universidade Federal da Fronteira Sul, recentemente implantada, iniciou suas atividades em 2010 e ainda passa por uma srie de mudanas e adaptaes, que envolvem desde melhorias no espao fsico, a compatibilizao das grades curriculares dos cursos de graduao, a contratao de professores, at a questo de ampliar a sua insero e aceitao na comunidade de Cerro Largo/RS, com cerca de 13.000 habitantes. Certamente, foi um desafio implementar esse projeto de extenso que, alm de beneficiar os universitrios em sua formao, pode auxiliar no desenvolvimento da regio e, qui, do municpio. A participao discente em Projetos de Extenso Universitria representa uma possibilidade de ampliar os conhecimentos, de aprimorar o processo de ensinoaprendizagem a partir do seu envolvimento nas atividades da UFFS e da crescente interao com os docentes, os servidores tcnico-administrativos e a comunidade externa. Os participantes apresentaram uma evoluo positiva, comparecendo s aulas regularmente, apesar do curso ser vespertino. De um modo geral, pde-se constatar que h um grau maior de dificuldade por parte daqueles que, tardiamente, tiveram acesso aos recursos de informtica, ou seja, so pessoas que sabem usar o computador, mas que necessitam de um tempo maior para o aprendizado de algo novo. Nesse aspecto, acreditase que o curso de extenso tenha atingido seus propsitos quanto ao seu compromisso de viabilizar a insero do pblico em programas de incluso social e tecnolgica da UFFS. Ao coordenador do curso coube desempenhar o papel de mediador no processo de ensino-aprendizagem, situando os participantes com relao s aplicaes dos contedos realidade profissional, destacando seus principais aspectos, suscitando questionamentos e sanando as dificuldades. H sempre a preocupao em criar um ambiente de aprendizagem que estimule o dilogo e promova a interao entre a comunidade acadmica e externa. Referncias BALDAM, R. & COSTA, L. Autocad 2009: utilizando totalmente. So Paulo: rica, 2008, 480p. BUGAY, E. L. Autocad 2011: da modelagem renderizao em 3D. Florianpolis: Visual Books, 2010, 445p. LIMA, C. C. N. A. de. Estudo dirigido de AutoCad 2010. So Paulo: rica, 2009, 336p. TEIXEIRA, F. G. & AYMONE, J. L. F. AutoCad 3D: Modelamento e Rendering. So Paulo: ArtLiber Editora, 2001, 195p. VENDITTI, M. V. dos R. Desenho Tcnico sem Prancheta com AutoCAD 2010. Florianpolis: Visual Books, 2010. 346p.

ESCRITRIO DE EVENTOS: PRTICAS EMPREENDEDORAS E SUSTENTVEIS NO SECRETARIADO Claudio Raimundo de Bastos Brasil Carina Petry Lima Brackmann RESUMO Toda e qualquer instituio de ensino superior deve estar diretamente ligada a comunidade aonde se encontra inserida, para que possa atingir oa representatividade em n!veis local e regional e acima de tudo consiga ser uma "onte de divulgao e promoo do desenvolvimento t#cnico, econ$mico e social% Com o &nstituto 'ederal 'arroupil(a ) Campus *+lio de Castil(os isso no # di"erente, pois um dos o ,etivos quando da criao desses educand-rios era o "ortalecimento e o desenvolvimento regional% .ito isto, no re"erido campus os pro"essores do Curso T#cnico em /ecretariado perce eram a necessidade de seus discentes em vivenciar na pratica o aprendi0ado em sala de aula e por isso decidiram criar um pro,eto de e1tenso denominado 2scrit3rio de 2ventos, onde so centrali0adas as demandas dos diversos eventos da cidade, tanto do campus como das institui4es parceiras convidadas% 5esse 2scrit3rio de 2ventos so reali0adas aulas praticas e te3ricas, palestras com pro"issionais da educao e da comunicao e # claro o plane,amento e e1ecuo desses diversos eventos, permitindo e criando na pratica um am iente de ensino aprendi0agem e oportuni0ando aos alunos uma mel(or preparao para o estagio "inal do curso e conseq6entemente para o mundo do tra al(o% 7pesar do pouco tempo de implantao do pro,eto, alguns resultados ,- esto sendo o servados, principalmente no desempen(o dos alunos que antes na sua maioria alem de serem ini idos, apresentavam di"iculdade e medo de "alar em pu lico, e muitos nem mesmo con(eciam o calend-rio de eventos do munic!pio, escol(ido como re"erencial para as praticas a serem adotadas% Palavras-chave8 escrit3rio, eventos, e1tenso%

9 Bac(arel em 7dministrao, 2specialista em :arketing de /ervios e em .oc;ncia /uperior, .ocente do &nstituto 'ederal 'arroupil(a ) Campus *+lio de Castil(os <&'' *C=> ? 2ngen(eira 7gr$noma, :estre em 21tenso Rural e :B7 em 7groneg3cios, .ocente do &nstituto 'ederal 'arroupil(a ) Campus *+lio de Castil(os <&'' *C=

&ntroduo @ &nstituto 'ederal 'arroupil(a A Campus *C tra0 o tra al(o como um princ!pio educativo e incorpora a dimenso intelectual ao tra al(o produtivo, por isso tem uscado inserir nos seus cursos de "ormao pro"issional e tecnol3gica a superao da dicotomia tra al(o manual B tra al(o intelectual, "ormando pro"issionais capa0es de atuar como empreendedores e principalmente como cidados% Para Capata <?DDE= uma outra dimenso importante do desenvolvimento # a dimenso s3cioAcultural% 2la tem papel important!ssimo, na medida em que usca potenciali0ar elementos na identidade dos moradores de uma localidade e atrav#s dela construir a coeso social, elemento "undamental para a construo de um pro,eto coletivo de sociedade, que usque a mel(oria da qualidade de vida das pessoas% &sso # uma constante na interao do campus com a sociedade local e sua preocupao com o .esenvolvimento Regional, (a,a vista que seus pro"issionais v;em na e1tenso uma maneira de articulao entre o saber fazer e a realidade s3cioAecon$mica, cultural e am iental da regio% Perce euAse ao "inal do ano de ?D9D, que os alunos inscritos no Curso T#cnico em /ecretariado necessitavam vivenciar momentos reais das diversas praticas tra al(adas em sala de aula, assim como (avia uma "orte necessidade que os mesmos aprendessem a conte1tuali0ar essas praticas durante o per!odo de aprendi0agem, o estagio supervisionado e conseq6entemente na sua atividade pro"issional "utura% @utro "ato que c(amou a ateno "oi a di"iculdade e o medo que parte desses alunos apresentavam no momento da apresentao de algum tra al(o oral ou mesmo de um evento, o que tam #m se repetia na de"esa do estagio supervisionado% Com isso propomos a criao de um 2scrit3rio de 2ventos para as praticas de /ecretariado, onde poder!amos centrali0ar a demanda dos eventos do campus e de outras institui4es parceiras como Pre"eitura :unicipal, 7ssociao Comercial e /indicato Rural% 5esse local os alunos tomam con(ecimento do Calend-rio 7nual de 2ventos da cidade e com isso podem gerenciar, preparar, e1ecutar e avaliar os mesmos% F um la orat3rio que proporciona tam #m um am iente de ensinoAaprendi0agem e permite aos discentes participar de cursos, palestras e o"icinas, se,a com os docentes do campus ou palestrantes convidados% 5o Campus de *+lio de Castil(os por meio do Programa de .esenvolvimento da Pesquisa os alunos de todos os n!veis de ensino <m#dio, t#cnico e superior= so estimulados tam #m a participarem dos pro,etos de pesquisa, inclusive por meio de um programa de iniciao cient!"ica% 2 o 2scrit3rio de 2ventos # um 3timo local para isso, pois

proporciona a todos con(ecer a (istoria e a realidade do munic!pio e das empresas locais, ,- que o mesmo possui uma 3tima estrutura para reuni4es do colegiado do curso e tam #m das entidades parceiras citadas% Objetiv !eral8 .isponi ili0ar um local onde os alunos do Curso T#cnico em /ecretariado possam unir as teorias da sala de aula com o cotidiano do mundo do tra al(o% Objetiv s Es"ec#$ic s: Capacitar os alunos do Curso T#cnico em /ecretariado para praticas empreendedoras e sustent-veis na promoo de eventos demandados pelo campus ou outros setores econ$micos locais> Con(ecer, preparar, divulgar, e1ecutar e avaliar a reali0ao dos diversos eventos do curso, do campus e das entidades parceiras do pro,eto de e1tenso> 7mpliar a capacidade empreendedora dos alunos no desenvolvimento de eventos e atividades sustent-veis, Material e Met % l &ia 7s atividades praticadas no pro,eto ocorrem no la orat3rio do Curso T#cnico em /ecretariado, onde se disp4e de computadores com acesso a &nternet, sala de reuni4es e at# mesmo uma mini co0in(a% 7 id#ia de um calend-rio de eventos do curso "oi aprovada por unanimidade pelos mem ros do colegiado, sendo que os crit#rios adotados para convidar as entidades parceiras "oram8 envolvimento e parceria com o campus, vinculo com o setor econmico local ou regional, empreendedor de sucesso e facilidade de estagio dos alunos % 'icaram ento de"inidos como parceiros a Pre"eitura :unicipal, a 7ssociao Comercial e o /indicato Rural% To logo "oram convidados todos aderiram o pro,eto, sendo que alguns ac(aram a id#ia ril(ante e c(egaram a sugerir que o pro,eto "osse considerado de car-ter de"initivo% 7s reuni4es passaram a ocorrer durante as disciplinas de T#cnicas e Praticas de /ecretariado, onde se utili0a o calend-rio de eventos do munic!pio e um calend-rio da disciplina que conte1tuali0a as datas importantes do m;s e desta gama as a4es so plane,adas para e1ecuo% /egundo Lage, apud :artin, ?DDE, eventos "a0em parte dos neg3cios modernos e so essencial a sociedade, estando estes vinculados a alta tecnologia e aos meios de

comunicao de massa, alem de apresentarem perspectivas pro"issionais "ant-sticas e gan(os econ$micos para os que nele se envolvem% 7 e1ecuo desse pro,eto de e1tenso tornouAse ainda mais poss!vel, desde que o mesmo "oi aprovado no 2dital PR@2G ?D99 do &nstituto 'ederal 'arroupil(a e com isso iniciouAse um pro"undo processo de reestruturao das atividades acad;micas atrav#s da reali0ao de o"icinas que a ordam temas relevantes como a promoo de eventos, dico e orat3ria, linguagem corporal, etiqueta, con"ec4es de lanc(es para eventos, praticas sustent-veis e responsa ilidade social% Todas essas o ,etivando a preparao e quali"icao dos alunos do curso, mas tam #m a ertas a comunidade local% 2ssa mel(ora na pr-tica e na qualidade do ensino # necess-ria e sempre em vinda, re"orando ainda mais Honti,o, apud Huimares ?DDE, onde o autor di0 que as praticas de /ecretariado se "irmam como elemento essencial ao pr3prio desenvolvimento das entidades e empresas como suporte -sico para o sucesso de in+meras atividades e a4es% Res'lta% s e Disc'ss(es Como resultados citamos o e1emplo das palestras so re a comunicao e os dist+r ios da "ala, que teve como o ,etivo mostrar "ormas de mel(orar o desempen(o pro"issional dos estudantes atrav#s da motivao para uma comunicao mais e"iciente, demonstrar a importIncia da e1pressividade no processo de comunicao e tam #m alertar para poss!veis dist+r ios da "ala% @ evento teve como palestrantes a 'onoaudi3loga Carla Jiegas que # especialista em Jo0 e mestre em .ist+r ios da Comunicao% Com cursos reali0ados em universidades dos 2K7, do Canad- e de Portugal% F diretora do Centro de Comunicao e Jo0 de /anta :aria e "alou so re a Comunicao, 21pressividade e o Relacionamento% *- a 'onoaudi3loga Lia :ario da Rosa tra al(a no munic!pio, # 'ormada pela Kniversidade 'ederal de /anta :aria, especialista em 'onoaudiologia Lospitalar% Com est-gios reali0ados em Lospitais :unicipais do Rio de *aneiro e no Lospital de Rea ilitao de 7nomalias Cranio"aciais em BauruB/P% 2la mostrou a todos o cuidado que temos que ter com a vo0 e principalmente a importIncia da comunicao na vida das pessoas% @ evento at# (o,e # citado por todos como um dos mel(ores ,- reali0ados na cidade e os alunos do curso sempre que podem utili0am e citam t#cnicas demonstradas pelas palestrantes do evento% @utro "ato positivo # o aceite da comunidade que tem sido imenso e pode ser e1presso pelos convites e as parcerias ,- "irmadas com o Ha inete da Primeira .ama, nas

"estividades alusivas aos 9?D anos da cidade agora em ,ul(o e na preparao e reali0ao da 21posio 'eira 7gropecu-ria a 21po,uc no m;s de outu ro% 2ventos onde os alunos do curso participaram e o campus se "ar- presente atrav#s dos docentes e corpo t#cnico% C )cl's* 7pesar do pro,eto ter sido aprovado para o ano ?D99B?D9? e ainda estar em andamento, perce euAse neste semestre o quanto a id#ia inicial respondia a demanda dos discentes, docentes e comunidade% @ tra al(o com o uso do calend-rio para as atividades de ensinoAaprendi0agem aseado no conte1to social e local est- sendo de muita importIncia para determinao de a4es, pois permite o alcance dos resultados esperados% 7ssim concluiAse que o modelo de pro,eto proposto, vem servindo de canal de ligao entre a comunidade e a instituio% .emonstrando o quanto o tra al(o em equipe docentes e discentes re"lete em aprendi0ado mutuo e em desenvolvimento local% Re$er+)cias Huimares, :-rcio 2ust-quio% @ L&JR@ 7CKL .7 /2CR2TMR&7 :@.2R57% 2d% FR&C7% /N@ P7KL@% ?DDE Lernandes, /$nia> :edeiros, Bosco *oo% :75K7L .7 /2CR2TMR&7% TFC5&C7/ .2 TR7B7LL@% 2d% 7tlas% /o Paulo% ?DDO :artin, Janessa% :75K7L PRMT&C@ .2 2J25T@/% 2d% 7tlas% /N@ P7KL@% ?DDE% Capata, TInia% .2/25J@LJ&:25T@ T2RR&T@R&7L 7 .&/TP5C&7% /ea.BK'/C% ?DDE%

METODOLOGIA DE DIAG STICO DE POLTICAS SOCIOASSISTE CIAIS O LITORAL PARA AE SE rea temtica: Tecnologia e produo Responsvel pelo trabalho: Silvana Marta Tumelero1 Universidade Federal do Paran (UFPR) Autores: Edilane Bertelli2; Bruna R. de Almeida3; Carola H. Gonalves4; Caroline Michely da Silva5; Kathia Salomo de Souza6; Marcelo A. de F. Rodrigues7; Tatieli C. Motyl8. Resumo A comunicao versa sobre projeto de construo de uma Matriz metodolgica de diagnstico socioassistencial, de modo participativo, em fase de desenvolvimento (maio 2011/abril 2012) nos sete municpios do litoral paranaense, sob a coordenao de um grupo de extenso da UFPR, Setor Litoral. O projeto tem por finalidade a produo e disponibilizao de matriz diagnstica e de ferramenta de registro de dados, aos gestores municipais para que possam, mediante sua implementao, obter informaes que subsidiem a formulao dos planos municipais de polticas pblicas em diversas reas, bem como a elaborao de projetos sociais direcionados soluo de problemticas locais e/ou regionais. A metodologia participativa do projeto est sendo desenvolvida sob dois eixos: estratgias interventivas e investigativas. O eixo interventivo est sendo executado sob os fundamentos do planejamento estratgico participativo e tcnicas de dinmicas de grupo, em reunies sistemticas da equipe e com os agentes sociais que integram o projeto (profissionais de servio social e reas afins que atuam nas polticas sociais da referida regio). O processo investigativo lana mo da metodologia de pesquisa-ao, anlise documental, de contedo e sistematizao de dados quanti/qualitativos pertinentes construo da matriz metodolgica. Quanto aos resultados parciais obtidos at o momento destacamos os estudos produzidos pela equipe sobre diagnstico e planejamento participativo; a definio conceitual de diagnstico socioassistencial; a identificao de indicadores pertinentes a compor a matriz proposta e a escolha/exerccio de modelagem do software lime survey. Avaliaes so positivas principalmente no que concerne ao processo coletivo de construo de saberes pela equipe executora. Palavras-chave: Diagnstico socioassistencial; Gesto pblica; Tecnologia social. Esta comunicao objetiva apresentar um projeto de extenso universitria em execuo no Setor Litoral da Universidade Federal do Paran (UFPR), desde maio de 2011, o qual consiste na construo participativa de uma Matriz metodolgica de diagnstico socioassistencial, e respectivo sistema de informao. Dentre as finalidades desta proposta est a disponibilizao do instrumento de diagnstico e da ferramenta de registro dos dados aos municpios do litoral paranaense para que os gestores municipais possam, mediante sua implementao, construir dados que subsidiem a formulao dos
1 2 3

Professora Assistente UFPR - Coordenadora do projeto de extenso Matriz metodolgica de diagnstico socioassistencial. Professora Adjunta UFPR Vice-coordenadora. Estudante de Servio Social UFPR bolsista do projeto de extenso. 4 Estudante de Gesto Desportiva e do Lazer UFPR bolsista do projeto de extenso. 5 Estudante de Servio Social UFPR bolsista do projeto de extenso. 6 Estudante de Servio Social UFPR bolsista do projeto de extenso. 7 Estudante de Servio Social UFPR bolsista do projeto de extenso. 8 Estudante de Servio Social UFPR bolsista do projeto de extenso.

planos municipais de polticas pblicas em diversas reas, bem como a elaborao de projetos sociais direcionados soluo de problemticas locais e/ou regionais. A proposta de elaborao dessa Matriz diagnstica teve origem em demanda formulada por profissionais atuantes em polticas socioassistenciais do litoral paranaense, atravs da manifestao de assistentes sociais em encontros realizados no ano de 2010 com professores e estudantes de Servio Social da UFPR Setor Litoral. Tais demandas decorrem tanto de dificuldades encontradas pelos profissionais no acesso a informaes socioeconmicas e culturais da populao atendida, quanto pela constatao de que as bases de dados existentes se apresentam dispersas e com informaes nem sempre suficientes elaborao de projetos e servios nessa rea. A no existncia de diagnsticos integrados impacta o trabalho dos assistentes sociais no que concerne elaborao de projetos e proposio de servios sociais pertinentes realidade local e a pblicos especficos; limitao de financiamento em rgos federais e polticas setoriais; nfima produo de estudos de impacto e efetividade dos servios pblicos na rea social, bem como de anlises comparadas entre municpios na mesma regio. Na atual conjuntura das polticas sociais, especialmente no campo da proteo social a crianas, adolescentes, pessoas com deficincia, idosos, populaes tradicionais, grupos minoritrios (tnicos e de gnero) h orientao de atuao intersetorial e em redes nas polticas pblicas. Tanto o trabalho intersetorial como o estabelecimento de redes de proteo demandam diretamente o reconhecimento da realidade local, o que pode ser viabilizado, de modo consistente, por diagnsticos integrados. Esta proposio vislumbra oportunidades de integrao da extenso ao ensino atravs de processos de estgio, elaborao dos respectivos projetos de interveno, bem como fornece contedos da realidade regional que podem ser trabalhados nos mdulos terico-prticos de reconhecimento do litoral; gesto social; polticas pblicas e sociais, integrantes da matriz curricular do curso de Servio Social. A ao envolve a atuao conjunta de servidores da UFPR (professores/as e tcnicos/as), estudantes, atores sociais e servidores de rgos pblicos municipais, estaduais e federais, atendendo aos princpios da indissociabilidade do conhecimento e compromisso social da universidade com a qualidade dos servios pblicos destinados populao, para o desenvolvimento social dessa regio. Por fim, o projeto se coloca tambm como uma oportunidade mpar de exerccio de construo coletiva de saberes. O projeto tem como objetivo principal o desafio de produzir, com os agentes de polticas sociais dos municpios do litoral paranaense, uma matriz metodolgica comum de

diagnstico socioassistencial a ser implementada para viabilizao de projetos e subsidiar planos municipais de polticas pblicas em diversas reas. Contempla os objetivos especficos: de levantar informaes e dados demandados pelos municpios para construo da matriz metodolgica de diagnstico socioassistencial, de acordo realidades locais; reconhecer em rgos financiadores de projetos sociais, indicadores solicitados e relevantes para a proposio de aes; identificar produes terico-metodolgicas sobre diagnsticos sociais; produzir ou adaptar sistema de informao para armazenamento e sistematizao de dados coletados no piloto da matriz metodolgica proposta; e, por fim subsidiar os municpios e respectivos Conselhos setoriais na proposio dos Planos de ao e no monitoramento e avaliao de impacto e efetividade das polticas pblicas. Os objetivos e a metodologia de atuao propostos no Projeto corroboram a concepo da extenso universitria da UFPR como processo educativo, cultural e cientfico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissocivel e viabiliza a relao transformadora entre a Universidade e os demais setores da sociedade (UFPR, 2008, p.1), medida que se desafia produo coletiva de saberes e tecnologias e sua incorporao pelos agentes das polticas pblicas no cotidiano do seu fazer profissional. Por onde e como andamos e andaremos O projeto est sendo executado no litoral paranaense pela UFPR e conta com um grupo de oito docentes com formao interdisciplinar (direito, educao fsica, servio social e sistemas de informao), dois servidores tcnicos, quatro bolsistas de extenso universitria, dois estudantes com bolsa permanncia e um monitor da rea de informtica. A construo participativa da matriz diagnstica se assenta na relao j estabelecida e existente entre a equipe proponente e um grupo de aproximadamente 20 profissionais dos sete municpios do litoral, o que facilita a identificao/tipificao das necessidades por eles apresentadas, bem como viabiliza o acesso a gestores e demais profissionais que atuam nas polticas setoriais s quais esse processo pretende contribuir. As aes esto sendo desenvolvidas tendo por princpio a adoo de metodologias participativas fundamentadas em dois eixos: estratgias metodolgicas interventivas e investigativas, reforando o carter indissocivel da pesquisa e extenso. As estratgias interventivas compreendem a apropriao e uso do planejamento participativo e tcnicas/dinmicas de grupos na realizao das reunies sistemticas de trabalho da equipe executora e nas demais atividades que envolvem a participao de profissionais tcnicos/as e agentes gestores/as pblicos/as, nas tomadas de deciso e produo de consensos. As

referncias sobre planejamento, diagnsticos, indicadores e projetos sociais utilizadas at o momento se relacionam s produes de Armani (2008), Baptista (2000), Costa (2009) e Januzzi (2009). Como estratgia metodolgica investigativa, utilizamos a pesquisa ao a qual [...] faz parte de um projeto de ao social ou da resoluo de problemas coletivos (Thiollent, 1987, p.84), possibilitando estabelecer redes de dilogos/comunicao para captao de informaes e sua difuso. Associado a tais estratgias, lanaremos mo de tcnicas de construo e anlise de dados de natureza quali/quantitativa, a exemplo da pesquisa documental; anlise de contedo e estudos comparativos de metodologias de diagnsticos sociais, quando das atividades propostas. A execuo do projeto at o momento compreendeu reunies sistemticas (quinzenais) de trabalho da equipe proponente para planejamento das aes coletivas e discusso das concepes constitutivas da proposta, no intuito de precisar categorias como diagnstico socioassistencial, indicadores sociais, planejamento estratgico participativo, para qualificar a formao e aprimorar a atuao dos agentes envolvidos. A equipe executora tambm se ocupa nesse momento do reconhecimento de indicadores solicitados por rgos financiadores de projetos sociais, atravs de pesquisa documental e acesso a ambiente web pelos estudantes bolsistas do projeto. O sistema de informao para a matriz metodolgica previsto como um dos objetivos especficos deste projeto est sendo desenvolvido concomitantemente s demais atividades mencionadas, atravs de exerccios de modelagem simulada em sistema livre denominado lime survey, por um dos bolsistas de extenso e pelo monitor da rea de informtica. Uma das prximas etapas ser a capacitao dos demais bolsistas no uso desse recurso de armazenamento de dados e gerao de relatrios. O levantamento de informaes e dados demandados pelos municpios para construo da matriz metodolgica do diagnstico, ainda no iniciado, est previsto para os meses de agosto, setembro e outubro de 2011, a partir de reunies de trabalho com os integrantes do Frum de Assistentes Sociais do Litoral. Tal levantamento ser realizado atravs de dinmicas de grupo que possibilitem a interao e dilogo entre os agentes, consolidando processos participativos na construo das informaes e na deliberao dos indicadores que comporo a matriz metodolgica. Esse processo ser mediado pelos integrantes da equipe executora de forma rotativa. Ainda, para a consecuo do referido levantamento, os contatos com gestores e profissionais atuantes em programas, projetos e servios socioassistenciais dos municpios sero mediados pelos sujeitos participantes do Frum de profissionais de Servio Social e pela equipe executora.

A socializao dessa Matriz metodolgica e busca/definio de municpio (voluntrio) para aplicao piloto se dar em Encontro Regional com gestores, profissionais e equipe executora pr-agendado para maro de 2012. Concluses Por se tratar de projeto em fase inicial de execuo destacamos resultados pertinentes aos processos adotados (avaliao da eficcia e eficincia do projeto), pois os produtos finais (matriz metodolgica e sistema de informao) ainda se encontram em construo e esses, aps implementados, permitiro avaliao da efetividade do trabalho. Sobre o processo, os aspectos positivos se referem formao e consolidao de grupo de trabalho, com atividades peridicas mediadas pelos docentes ou autocoordenadas pelos estudantes, o que demonstra autonomia e protagonismo do grupo envolvido. Reunies de estudo sobre planejamento geraram novas prticas na organizao interna do grupo: planejamentos coletivos peridicos que evidenciam as aes a serem desenvolvidas, tendo clareza da totalidade do processo, retomando os objetivos, propondo aes e redimensionando-as, avaliando o realizado, estabelecendo metas, bem como distribuindo horizontalmente as atividades e responsabilidades. Outro aspecto relevante do processo a iniciativa de estudantes na busca de informao e exerccio de modelagem de um sistema de dados para assegurar a implementao da matriz diagnstica, considerando que seja acessvel aos municpios e auto-gerencivel, possibilitando autonomia dos profissionais e sem despender recursos financeiros ou permanecer na dependncia de suporte tcnico ao seu uso. Compreendemos que tais avanos afirmam a possibilidade de construo de conhecimentos de modo coletivo a partir das prticas sociais e demandas da realidade local, bem como seu retorno sociedade com o desenvolvimento de tecnologias que, atravs da qualificao da gesto pblica, permitam a melhoria dos servios sociais destinados populao. Referncias
ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos? Porto Alegre: Tomo Editorial, 2008. BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento social: intencionalidade e instrumentao. 2. ed. So Paulo: Veras Editora; Lisboa: CPIHTS, 2000. COSTA, Selma Frossard. Planejamento estratgico. Londrina: EdUnifil, 2009. JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicaes. 4. ed. Campinas, SP: Editora Alnea, 2009. THIOLLENT, Michel. Notas para o debate sobre pesquisa-ao. In: BRANDO, Carlos Rodrigues. Repensando a pesquisa participante. 3. ed. So Paulo: Brasiliense, 1987. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN, Resoluo n. 70/08 CEPE. Curitiba, 2008.

OBSERVASINOS TECNOLOGIA A SERVIO DA DEMOCRATIZAO DA IN-FORMAO. rea temtica: comunicao Responsvel pelo trabalho: Marilene Maia Instituio: Instituto Humanitas Unisinos (IHU), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) Nome dos Autores: Aoestelino de Jesus Portela, tila Alexius, Daiane Marlia Wingert e Marilene Maia Resumo: O ObservaSinos - Observatrio da Realidade e Polticas Pblicas do Vale do Rio dos Sinos, um projeto do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, idealizado a partir da necessidade, expressa por agentes que atuam nas polticas pblicas, gestores governamentais e da sociedade civil, de conhecer os indicadores socioeconmicos em vista de qualificar a interveno na realidade poltica, social e econmica dos Municpios que compem o Conselho Regional de Desenvolvimento COREDE Vale do Rio dos Sinos. Desta forma o Observatrio foi criado com o propsito de reunir, analisar, sistematizar e publicizar indicadores socioeconmicos da regio do Vale do Sinos. Objetiva tambm promover o debate sobre a realidade, contribuir para a qualificao das polticas pblicas e do exerccio do controle social em vista da afirmao do desenvolvimento local e regional includente e sustentvel. Para tanto, o ObservaSinos materializa-se especialmente atravs de uma pgina no stio do IHU (www.ihu.unisinos.br) disponibilizando indicadores socioeconmicos dos 14 municpios e da regio, anlises semanais publicadas nas Notcias do IHU, estudos e eventos realizados pelo Observatrio e parceiros. Trata-se de uma tecnologia instrumentalizadora e potencializadora da democratizao da in-formao em vista da aproximao analtica, crtica e propositiva sobre a realidade, as polticas pblicas e o desenvolvimento. Destina-se comunidade acadmica, aos gestores governamentais e da sociedade civil, assim como a toda populao do Vale do Rio dos Sinos. Palavras-chave: Indicadores socioeconmicos, tecnologia da informao, democracia. 1. Introduo A Unisinos tem desenvolvido ao longo de mais de quatro dcadas aes de impacto

junto sociedade e regio. Sua misso explicita este comprometimento em promover a formao integral da pessoa humana e sua capacitao para o exerccio profissional, incentivando o aprendizado contnuo e a atuao solidria, para o desenvolvimento da

sociedade. O ser e o fazer da Unisinos fundado na pedagogia inaciana, que reconhece os desafios e as possibilidades da construo do conhecimento no contexto da sociedade contempornea e tem como perspectiva a formao para a contribuio efetiva no desenvolvimento regional. Estes fundamentos e perspectivas tm balizado as prticas desenvolvidas pelos programas de ensino, pesquisa e extenso junto realidade nas diferentes esferas e junto aos agentes sociais, polticos, econmicos e culturais, tanto da sociedade civil quanto governamental. O Instituto Humanitas Unisinos, foi instalado na Universidade no ano de 2001 com o objetivo de apontar novas questes e buscar respostas para os grandes desafios de nossa poca, participando ativamente do debate cultural em que se configura a sociedade do futuro. Est vinculado diretamente Reitoria da Universidade e articula-se com todas as instncias de ao social (extenso), graduao e ps-graduao. O Instituto apresenta cinco eixos orientadores, que so retrorrelacionados, capazes de facilitar a elaborao de atividades transdisciplinares, quais sejam: tica, trabalho, sociedade sustentvel, mulheres e teologia pblica. Os objetivos e os eixos viabilizam-se atravs de eventos e publicaes, alm de um stio (http://www.ihu.unisinos.br/), no qual esto publicizadas todas as produes realizadas, juntamente com a apresentao de notcias dirias veiculadas virtualmente para milhares de pessoas cadastradas nos cinco continentes. O eixo trabalho foi desenvolvido nos anos de 2007, 2008 e 2009 atravs da realizao de dois eventos intitulados Conversas sobre o mundo do trabalho e a vida dos trabalhadores do Vale do Sinos e Frum sobre indicadores socioeconmicos e polticas pblicas: realidades e possibilidades para o Vale dos Sinos. Essas atividades foram projetadas com o objetivo de promover o debate sobre a realidade do mundo do trabalho, a partir do acesso e anlise dos indicadores de diferentes bases de dados. Paulo Januzzi aponta esta potencialidade dos indicadores:
Um indicador social uma medida em geral quantitativa dotada de significado social substantivo, usado para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato, de interesse terico (para pesquisa acadmica) ou programtico (para formulao de polticas). um recurso metodolgico, empiricamente referido, que informa algo sobre um aspecto da realidade social ou sobre mudanas que esto se processando na mesma.

Estas atividades oportunizaram a reunio de diferentes agentes governamentais e da sociedade civil dos municpios da regio do Vale dos Sinos, os pesquisadores da

Universidade e os gestores dos projetos sociais da Unisinos anunciavam a necessidade de dispor de indicadores socioeconmicos para melhor qualificar seus processos de planejamento, monitoramento e avaliao dos trabalhos implementados. Este conjunto de demandas e necessidades justificou a criao do ObservaSinos Observatrio da Realidade e das Polticas Pblicas do Vale do Rio dos Sinos, no ano de 2010, com o propsito de reunir, analisar, sistematizar e publicizar indicadores socioeconmicos da regio do Vale dos Sinos e dos seus 14 municpios, assim como promover o debate sobre esta realidade com os cidados, organizaes, pesquisadores e acadmicos, em vista da implementao, qualificao e controle social das polticas pblicas e da afirmao da sociedade includente e sustentvel. 2. Material e Metodologia As aes projetadas e em viabilizao do Observatrio so: reunio e

sistematizao de indicadores socioeconmicos sobre a realidade da regio do Vale do Rio dos Sinos e de cada um dos seus 14 municpios; elaborao de anlises semanais sobre a realidade do Vale do Sinos, acompanhadas pelo debate ; realizao de espaos de formao e debate sobre os indicadores, bases de dados, metodologias, resultados em vista da apropriao do contedo e mtodo de trabalho implementado pelo ObservaSinos pela comunidade acadmica, gestores governamentais e da sociedade civil, assim como pela populao. O instrumento privilegiado que rene e possibilita o debate, anlise e novas sistematizaes do Observatrio a pgina do Observatrio no stio do IHU Unisinos, que segue o propsito de publicizar radicalmente a informao. O projeto em referncia inicializado em 2010, conta com uma equipe de professora e acadmicos em estgio obrigatrio e no obrigatrio. Alm disso, rene colaboradores voluntrios, pesquisadores da universidade e profissionais que atuam na regio, para a implementao dos processos de planejamento e avaliao do projeto como um todo e de cada ao. Os atores, cenrios e as demandas que apontaram a criao e desenvolvimento do ObservaSinos, assim como seus objetivos, ensejaram sua viabilizao como um projeto de investigao e ao permanente. Para fundamentar esta definio foram buscados os aportes de Thiollent (2000, p.14) acerca de pesquisa-ao:
[...] um tipo de pesquisa social com base emprica que concebida e realizada em estreita associao com uma ao ou com a resoluo de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes

representativos da situao ou do problema esto envolvidos de modo cooperativo ou participativo.

Essa referncia aproxima o conhecimento, o mtodo e a realidade, assim como os agentes pesquisadores e os agentes pesquisados. A pesquisa-ao, pelo seu carter poltico, educativo e, ao mesmo tempo, tcnico, oportuniza a construo de experincias vigorosas de democratizao da informao, do conhecimento e da prtica. 3. Resultados e discusses No ano de 2010 o ObservaSinos empenhou-se especialmente na experincia de

reunio de dados e elaborao de anlises semanais, que somaram 36 publicaes nas Notcias do Dia do Instituto Humanitas Unisinos, que so intituladas De olho no Vale. O nmero de acessos na semana de 08 a 14 de abril de 2011 foram de 13.504, cerca de 35.668 pginas acessadas, que aponta a potncia de disseminao desta informao. Nos primeiros meses de 2011, o ObservaSinos passa a disponibilizar suas produes na pgina do stio do IHU. Nela esto publicizadas todas as anlises produzidas ao longo de 2010 e 2011 De Olho no Vale, assim como um conjunto de indicadores da realidade da regio e dos seus municpios, sobre a populao, trabalho, sade, violncia. O propsito ampliar o nmero de informaes socioeconmicas, dando conta das diferentes expresses das realidades sobre os municpios e a regio. Eis a publicizao como mediao para a democratizao, concebida por RAICHELIS.
O conceito de publicizao, como estamos adotando, funda-se numa viso ampliada de democracia, tanto do Estado quanto da sociedade civil, e pela incorporao de novos mecanismos e formas de atuao, dentro e fora do Estado, que dinamizem a participao social de modo que ela seja cada vez mais representativa dos segmentos organizados da sociedade, especialmente das classes dominadas. A publicizao como movimento de sujeitos sociais requer um locus para consolidar-se. Este locus a esfera pblica, entendida como parte integrante do processo de democratizao, por meio do fortalecimento do Estado e da sociedade civil, expressa pela inscrio dos interesses das maiorias nos processos de deciso poltica.

Juntamente com a publicizao dos indicadores, segue o trabalho do ObservaSinos para a formao dos gestores e cidados para o acesso, anlise, debate sobre a realidade, atravs de Oficinas e Seminrios. J foram realizadas 2 oficinas (Indicadores

socioeconmicos e tratamento estatstico e Indicadores da sade), assim como um seminrio tematizao os indicadores socioeconmicos e o desenvolvimento regional do Vale do Sinos. Esto projetadas para este ano mais duas Oficinas (indicadores e o Censo 2010 e Indicadores e o trabalho formal). Tambm ser realizado um Seminrio para a tematizao dos Observatrios, sua metodologia e impacto em relao s Polticas Pblicas. O ObservaSinos constitui-se em um espao de formao e trabalho interdisciplinar.

4.

Concluso O ObservaSinos est alcanando seus importantes avanos de reconhecimento

institucional, assim como de valorizao pelas organizaes governamentais e da sociedade civil da regio. Foi idealizado a partir das demandas e necessidades, assim como passa a apresentar novas propostas para a sua viabilizao. Cada desvelamento de um indicador, aponta para um conjunto de desafios e possibilidades para a realidade e para as polticas pblicas. Percebe-se a materializao daquilo que FREIRE (1990) afirmou sobre a realidade concreta algo mais que fatos ou dados tomados mais ou menos em si mesmos. Ela todos esses fatos e todos esses dados e mais a percepo que deles esteja tendo a populao neles envolvida. 5. Referncias FREIRE, Paulo. Criando mtodos de pesquisa alternativa: aprendendo a faz-la melhor atravs da ao. In: BRANDO, Carlos Rodrigues (org). Pesquisa participante. 8ed. So Paulo: Brasiliense, 1990. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ao. So Paulo: Cortez, 2000. WOLFE, Alan. Trs caminhos para o desenvolvimento: mercado, estado e sociedade civil. Disponvel em: <http://www.academiasocial.org.br>. Acesso em mar de 2010. JANUZZI, Paulo de Martino. Indicadores sociais na formulao e avaliao de polticas pblicas. Disponvel em: <http://www.cedeps.com.br/wpcontent/uploads/2011/02/ INDICADORES-SOCIAIS-JANUZZI.pdf>. Acesso em junho de 2011. RAICHELIS, Raquel. Democratizar a gesto das polticas sociais um desafio a ser enfrentado pela sociedade civil. Disponvel em: <http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto1-4.pdf.> Acesso em junho de 2011.

Titulo: PDI PLANO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL: UM MODELO HOLISTICO DE GESTO EM EXTENSO rea Temtica: COMUNICAO/TRABALHO Responsvel pelo Trabalho: 1-Fernando Arthur de Freitas Neves (Docente); 2-Silvana Nascimento da Silva (Tcnica) Instituio: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR (UFPA) Autores:1-Fernando Arthur de Freitas Neves (Docente); 2-Silvana Nascimento da Silva (Tcnica). Resumo Este trabalho tem como objetivo, apresentar o modelo de gesto de extenso, que a Universidade Federal do Par vem executando. Aps a edio da lei 10861/2004, que estabelece o Sistema de Avaliao da educao Superior (SINAES), a universidade brasileira buscou revigorar o processo de reviso de sua cultura acadmica, isso fortaleceu o PROEXT maior Programa de financiamento pblico da extenso. Diante disso as universidades tiveram de adaptar-se ao novo modelo de gesto, elaborando o PDI (Plano Desenvolvimento Institucional), que objetiva fazer uma prospeco das aes institucionais para os prximos 5(cinco) anos. A PROEX/UFPA optou por criar Plataformas, elegendo as seguintes polticas: Extenso Universitria, Assistncia Estudantil e Esporte e Cultura. O resultado foi elaborao de um Plano que ter vigncia de 2011 2015. Palavras Chave: Avaliao, Universidade, Poltica. Introduo Aps a edio da lei 10.861 de 14 de abril de 2004 que estabeleceu o Sistema de Avaliao da Educao Superior (SINAES) a universidade brasileira buscou revigorar o processo de reviso de sua cultura acadmica. Apesar do acumulo sobre extenso universitria existir de forma bastante assimtrica e sem o reconhecimento devido na prpria universidade, a conformao do Plano Nacional de Extenso, findo recentemente, conquistou uma condio de referncia para o governo federal ao dialogar sobre a relevncia da extenso na formao cidad, a despeito de no ter lhe emprestado nenhum estatuto de estado na forma de lei, resoluo, portaria ou nota tcnica. Esta situao no foi obstculo para o fortalecimento do PROEXT, maior programa de financiamento pblico da extenso universitria ncorado com recursos de varias pastas ministeriais, liderados pelo MEC; bem como a cadeia de programas e projetos discutidos e financiados pelo governo

como caso do ESCOLA ATIVA, PROJOVEM URBANO, EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS, DIREITOS HUMANOS, PROCAMPO e outros mais. Coube ainda a universidade qualificar os processos de gesto e monitoramento da extenso universitria at ento carentes de avaliao e indicadores a configurar parmetros para incorporao da face extenso no projeto poltico acadmico da IES. O esforo do Frum de Pr-reitores ultrapassou a fase da identificao da cultura universitria, desdobrou-se por constituir o Plano Nacional de Extenso a vigorar de 2020, a avaliao da extenso transcendendo ao SINAES e a institucionalizao do financiamento como parte integrante da matriz ANDIFES. Se na esfera nacional esses so os desafios, no cenrio local a necessidade de capilarizar a cultura da extenso universitria em paralelo com a dimenso ensino e pesquisa, tornando a refletir sobre o trinmio e suas perspectivas no ensino superior. A resoluo desses problemas fez aflorar um instigante, porm difcil debate que ganha novo animo com a necessidade de rever as determinantes conceituais da extenso, pois a noo desta como o conhecimento que transforma e por demais genrica para suportar as cobranas vigentes no presente. Quando somos abalroados pelo significado de inovao ficamos em certo desconforto, tanto que a criao das Agencias de Inovao nos organogramas das universidades parece ser uma soluo para ausncia de resposta da extenso. Parece esdrxulo constatar a fragilidade da estrutura acadmica em traduzir as tecnologias desenvolvidas em processos e produtos sociedade devido a preconceitos como o famigerado mercado ou a mercantilizao do conhecimento e cultura gerados no tecido da universidade, sobretudo quando somos testados sobre a capacidade de induzir habitus entre as populaes das classes subalternas. Embora haja os riscos de burocratizao, devemos fazer fluir a cultura da extenso por todo organismo institucional, ultrapassando o costume convertido em paradigma da vocao da extenso apenas em determinados nichos. Com efeito, os princpios e misso dos documentos das universidades devem transpirar a prxis extensionista no seu fazer-se quotidiano. Isto no vai alterar a hierarquia dos saberes, nem deve ser nosso objetivo sob pena de confundir a formao do saber na formao da gerao com o inslito propsito de igualar ensino-pesquisa-extenso. Nossa opo na UFPA firmar o campo de extenso como um espectro de interveno sobre o ambiente, o saber e o ser, redundando de forma consciente sobre a instituio universitria. O PDI Plano Desenvolvimento Institucional a plataforma hodierna onde se insere todo o programa de trabalho a ser realizado em um determinado tempo, mediado pelo grau de adeso dos agentes na suas relaes com a comunidade/sociedade. Tem como

objetivo prospectar Polticas e aes institucionais futuras, no mbito das varias unidades que compem as universidades, e que sero desenvolvidas ao longo de cinco anos. Formalmente, para elaborar-se o PDI, deve-se considerar primeiramente o PPI- Plano Pedaggico Institucional, pois no h prospeco sem o planejamento das aes. Para isso elegem-se Plataformas, cuja composio demonstra as linhas norteadoras das unidades, no que tange o ensino a pesquisa e a extenso, tanto quanto as condies e meios existentes. Traduzir o dossi em interveno no quotidiano o desafio presente, sob pena de tornar letra morta o arranjo descrito nos documentos institucionais. Obedecendo as diretrizes de estado, a partir de 2001 com a edio da Lei 101/2001 (Lei da Reforma Fiscal), que trata da Transparncia no servio Publico, as instituies pblicas tiveram que adequar-se as exigncias legais. No mbito da Universidade Federal do Par (UFPA), uma das maiores IES da regio Amaznica, que atualmente tem 38.000 alunos matriculados, o 1 PDI, foi elaborado por uma equipe de consultores para os anunios de 2001 2005, na Gesto do Prof. Alex Bolonha Fiza de Mello e prorrogado por mais 5 anos, com alguns ajustes. A consolidao da Extenso Universitria tambm foi objeto de Planejamento, pois esse novo modelo apontado pelo MEC prev avaliao das aes no contexto institucional, fortalecendo direta ou indiretamente o trip ensino, pesquisa e extenso, aprofundando assim a relao entre e conhecimento produzido na unidade e seu transito na comunidade local e regional. Desde 2009 quando assumimos a PROEX, na gesto do prof. Dr. Carlos Maneschy, estabelecemos uma gesto que prioriza a capilarizao da extenso no tecido da comunidade universitria, com o fito de permitir o transito desta com a sociedade. Esta postura est sendo constituda com a exposio pblica do conhecimento nas diferentes modalidades nos Programa da PROEX tais como: CORREDOR CULTURAL, NAVEGA SABERES, EIXO TEMTICO TRANSVERSAL E NA JORNADA DE EXTENSO. Metodologia O Plano foi desenvolvido, levando-se em considerao os eixos estruturantes indicados pelo MEC, e atravs da leitura de alguns PDIs, como: UFMG,UEPA, UFPR, sobretudo o PDI da UFPA; tambm do Programa de Trabalho da atual gesto, na qual optamos por eleger Plataformas. Tomando-se como pressuposto que as aes de extenso, esporte e cultura e assistncia estudantil da Pr-Reitoria de Extenso (PROEX), devem estar pautadas em uma base estruturante que comporte sua misso,viso, objetivos, metas e estratgias de forma clara; partindo-se do princpio de que a Extenso Universitria um conjunto de

atividades acadmicas, de carter mltiplo e flexvel, que se constitui num processo educativo, cultural e cientfico, articulado ao ensino e pesquisa, de forma indissocivel (Resoluo n 3.298, Art. 1, de 7 de maro de 2005), projeta-se, como ponta de lana na construo desta PLATAFORMA DE EXTENSO, a dimenso e o alcance social da Extenso Universitria, da sua relao intrnseca e indispensvel com a sociedade, elaborou-se este documento, intitulado Plataforma de Extenso, onde elegemos 3 (trs) Polticas: Extenso Universitria, Assistncia Estudantil e Esporte e Cultura, com aes programadas para serem realizadas ao longo de 5 (cinco) anos, tendo-o, tambm, como uma proposta de planejamento e consolidao destas aes e extenso aos diversos campi. Poltica de Extenso Extenso e Planejamento: consolidar a interveno no tecido social; Construir um sistema que atenda as necessidades de cadastrar e gerenciar os programas e projetos financiados com recursos internos e externos; Realizar reunies com as camadas populares, empresariais e representantes de categorias; Realizar o I Frum de extenso na UFPA; Realizar aes em parceria com o Ensino e a Pesquisa; Elaborar Cursos de Capacitao e/ou oficinas sobre elaborao de Projetos; Incentivar a realizao de Projetos no seguimento das 08 (oito) reas de extenso; Realizar mapeamento dos Projetos que tem em sua composio Ensino, Pesquisa e Extenso; Estruturar o Frum de Extenso; Realizar continuamente s Jornada de Extenso; Reconfigurao e Edio da Revista Universo & Extenso no formato on line e bilnge; Criao da Escola de Extenso. Poltica de Assistncia Estudantil Assegurar a permanncia com qualidade dos discentes no transcurso da graduao ofertando ferramentas de apoio de modo institucional atravs do Programa de Nivelamento nas disciplinas causadoras do maior grau de reteno dos mesmos alm do perodo timo de realizao do curso tais como: Clculos, Fsica, Qumica e Estatstica; Proporcionar maiores oportunidades de cursos de capacitao, exemplo: Cursos de Lngua Estrangeira; na rea de Sade: fortalecer em nico Programa o atendimento mdico, odontolgico e psicosocial ao discente; revitalizar os Espaos de Convivncia em todos os campi: Criao e ampliao de Infocentros, Laboratrios para realizar pesquisas e laboratrios para salas de aulas. Consolidar o Programa de Auxlio Permanncia na UFPA por um conjunto de bolsas para alunos em vulnerabilidade social, cotistas, indgena, quilombola, em paralelo com oferta de tecnologias educacionais a toda graduao. Estruturar Restaurantes Universitrios nos Campi; Estruturao e Reforma das Moradias Estudantis.

Poltica de Esporte Fomentar pratica de esporte e lazer na Universidade Multicampi como parte constitutiva da reflexo sobre o corpo e suas relaes com a sociedade e o ambiente na perspectiva instaurar uma gesto saudvel da vida. Para tanto a realizao de Jogos Universitrios Multicampi, precedidos da edio dos jogos nos Campi, alem da participao em Campeonatos Regionais e Nacionais devem fortalecer o sentido de pertena na comunidade universitria aliada a promoo da cultura de colaborao e solidariedade na instituio; Incentivar a comunidade do entorno dos campi Pratica de Esportes e Jogos Comunitrios como mais uma forma de celebrao da vida e da importncia do cultivo da cooperao na sociedade; o desenvolvimento destas aes precisar estruturar minimamente a gesto e o financiamento deste plano mobilizando no incio a Instituio da Bolsa Apoio Atividade Desportiva Universitria; Poltica de Cultura Desenvolver a Agenda Cultural um projeto de grande significao para instituio. No h mais possibilidade de representar a cultura como um adereo nos instantes de efemrides da universidade. As muitas linguagens artsticas protagonizam uma mirade de experincias que alteram e sensibilizao o modo de percepo do ser no mundo; se em nvel strictu sensu as reas de arte tem conformado um leque de perfomance, as posturas criativas de coletivos culturais e individuais inundam o quotidiano da universidade, necessitando disciplinar o adequado circuito para exposio destas obras, ensaios e outras manifestaes de modo a sustentar em flego longo as propostas culturais. Sob a forma de editais temos oportunizado a toda comunidade universitria o entrelaamento da cultura popular, da cultura de elite e da cultura de massas. Este vigor pode ser atestado nas Universidade Multicampi nos Encontros de Arte e Cultura em Extenso; Edital dos Prmios PROEX de Arte e Cultura; Edital do Prmio PROEX de Literatura: conto, crnica e poesia; Revista Tucunduba; Entrelivros; Incubadora de Empreendimentos Culturais da UFPA; Empresa Jnior; Quartas Culturais; Corredores Culturais; CineGuam; Concluso Entre a cultura e a institucionalizao a extenso na UFPA move-se para conquistar espaos enquanto absorvida na rede acadmica. No foi o PDI que desnudou o fazer-se da extenso universitria, ele, contudo, propiciou sua incorporao na trade junto com o ensino e a pesquisa. Em novembro de 2010 com uma oficina de Balanced Scorecard, Silvana e Nascimento e eu compusemos as diretrizes aps as equipes reunidas apontarem as possibilidades e dificuldades para elaborar as polticas de sua competncia, finalizado

em maio de 2011, o documento final ser encaminhado ao Conselho Superior (CONSUN) para aprovao e posteriormente encaminhado ao MEC, para homologao, tendo vigncia de 2011 a 2015, podendo ser prorrogado por igual perodo. Mas antes de cumpridas essas formalidade, muitas das aes citadas j esto em plena realizao, outras se encontram em fase de articulao previstas para os prximos anos. Projetar e executar no dispensa avaliar e concluir. Esperamos e continuamos atraindo a comunidade universitria para tornar-se sujeito desta promoo que est no cerne da universidade, interrogar como parte do processo de formao. Referencias Bibliogrficas: RESOLUO n 3.298, Art. 1, DPP/PROEX: http://proex.ufpa.br/ PDI. Plano Desenvolvimento da Universidade Federal do Par: 2001 2010. Disponvel na pagina do Departamento de Informao e Planejamento da Pr-Reitoria de Planejamento:
http://www.proplan.ufpa.br/site/index.php

de 7 de maro de 2005. Disponvel na pagina do

PDI. Plano Desenvolvimento da Universidade Estadual do Par: 2005 2014. Disponvel na pagina da:
Pr-Reitoria de Gesto e Planejamento PROGES: http://www.uepa.br/portal/institucional/reitoria_pro_reitoria.php

PDI. Plano Desenvolvimento da Universidade Federal de Minas Gerais: Pr-Reitoria de Planejamento: http://www.ufmg.br/conheca/ac_index.shtml PDI. Plano Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paran: 2012 2016: Disponvel na pagina da : Pr-Reitoria de Planejamento, Oramento e Finanas: http://www.proplan.ufpr.br/home/index.php Programa de Trabalho do Prof. Carlos Edilson de Almeida Maneschy

PROJETO CARTO DE VISITA: VISITAO AO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS Comunicao Viviane Wruck Trovato Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Viviane Wruck Trovato1; Lucas Lopes da Silveira Peres1; Ana Isabel Sobreiro1; Max Seiji Tsunada1; Luan Carlos Dutra1; Rennan Oliveira Meira1; Albneir dos Santos Souza1; Paola dos Santos da Rocha1; Las Gonalves Ortolani1; Tnia Cristina Pontes1; Adriane Federici Bido1; Joo Paulo Sardin Nasrio1; Natiele Zanardo Carvalho1; Rosilda Mara Mussury2 Bolsista do Programa de Educao Tutorial de Cincias Biolgicas (PETBio), Acadmicos do Curso de Cincias Biolgicas - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Tutora do Grupo PETBio, Biloga Docente da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Resumo A Pr-Reitoria de Extenso e Cultura de Assuntos Estudantis da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) tem notado a grande desistncia dos estudantes, principalmente os concluintes do ensino mdio, de continuar seus estudos por no conhecer as oportunidades de inserir-se em um ensino superior, em especial na UFGD. O objetivo deste projeto foi proporcionar aos estudantes de ensino bsico uma visita UFGD, apresentando aos alunos todas as faculdades e o conhecimento de todos os cursos oferecidos pela Instituio. O projeto foi realizado com alunos do ensino fundamental e mdio de escolas pblicas e privadas do municpio de Dourados e regio, Estado do Mato Grosso do Sul. A divulgao ocorreu por meio da imprensa, cartazes, folders e outros meios de mdia, contato direto com as escolas e distribuio de informao sobre como proceder para agendar a visita UFGD. Foram mais de dez escolas que visitaram a Instituio de fevereiro a junho. Para apresentao da Instituio, a Faculdade de Cincias Biolgicas e Ambientais elaborou um filme com seus cursos, dependncias e projetos realizados. Os alunos e professores responsveis pela atividade demonstraram satisfao ao realizar a visita. Verificou-se a importncia de divulgar a universidade pblica para a comunidade, pois as informaes transmitidas configuram subsdio para a escolha

consciente da carreira profissional, refletindo em um menor ndice de desistncia e melhor eficcia da instituio em sua meta de formao profissional de qualidade. Palavras-chave: Universidade, estudantes de ensino mdio e fundamental, formao profissional. Introduo A Pr-Reitoria de Extenso e Cultura de Assuntos Estudantis da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) tem notado a grande desistncia dos estudantes, principalmente os concluintes do ensino mdio, de continuar seus estudos por no conhecer as oportunidades de inserir-se em um ensino superior, em especial na UFGD. A apresentao da Universidade Federal da Grande Dourados e seus cursos de graduao aos estudantes de escolas pblicas ou particulares da regio uma atividade de grande importncia pelo fato que estes alunos esto encerrando o ensino mdio e muitas ainda no decidiram ou esto inseguros quanto carreira profissional que pretender seguir. Desta forma a explanao sobre as reas de atuao de cada profisso pode configurar um colaborador na escolha dos mesmos. Como a relao entre universidade e sociedade no se limita s aparncias, no podemos considerar a universidade como entidade independente que devesse encontrar mecanismos ou instrumentos para se relacionar com a sociedade. Pelo contrrio, a universidade uma instituio social e, como tal, expressa de determinada maneira a estrutura e o modo de funcionamento da sociedade como um todo (BERNHEIM & CHAU, 2008). Considerando a grande importncia do ensino superior este trabalho teve por objetivo propiciar aos estudantes do mdio uma visita UFGD, apresentando aos alunos todas as faculdades e o conhecimento de todos os cursos oferecidos pela instituio. Material e Metodologia O projeto foi realizado com alunos do ensino fundamental e mdio de escolas pblicas e privadas do municpio de Dourados e regio, Estado do Mato Grosso do Sul. O carto de visita prov subsdios sobre todos os cursos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) que futuramente possa auxiliar os estudantes na eleio da profisso. A divulgao aconteceu por meio da imprensa, cartazes, folders e outros meios de mdia, contato direto com as escolas, distribuio de informao sobre como proceder para agendar a visita UFGD. Os bolsistas de extenso da UFGD visitaram as escolas para

divulgao do projeto e o agendamento prvio das escolas para realizarem a visita feito na Pr-Reitoria de Extenso, Cultura e Assuntos Estudantis. O presente trabalho abordou a recepo realizada na Faculdade de Cincias Biolgicas e Ambientais (FCBA). Pois o projeto realizado em conjunto com toda a Universidade, assim, cada Faculdade tem a funo de apresentar seus respectivos cursos. A visita comea com uma recepo preparada pelos acadmicos do Programa de Educao Tutorial do curso de Cincias Biolgicas (PETBio), no anfiteatro II do bloco da Faculdade de Cincias Biolgicas e Ambientais (FCBA). Para a recepo o grupo PETBio elaborou um filme com todos os Cursos, dependncias e projetos realizados pelos trs cursos da FCBA, sendo estes Cincias Biolgicas, Gesto Ambiental e Biotecnologia. Resultados e Discusses Foram mais de dez escolas que visitaram a Instituio de fevereiro a junho de 2011. Durante a apresentao da FCBA foi mostrado aos alunos informaes, como: mercado de trabalho, linhas de pesquisa de cada curso, remunerao, estruturas fsicas da universidade, dentre outros, o que convergiu na maior conscientizao sobre a atuao de diferentes profissionais na atual sociedade, e propiciou uma base mais slida para a determinao da carreira profissional dos estudantes que cursam ensino mdio. Posteriormente os alunos foram levados para conhecer a estrutura da Faculdade e Universidade, como laboratrios, salas de aula, restaurante universitrio e biblioteca central.

As visitas realizadas Universidade Federal da Grande Dourados obtiveram xito visto a satisfao de alunos e professores. O projeto continua a ser realizado e espera-se que outras escolas participem, no podendo limitar-se aos resultados presentes. A atividade do projeto Carto de Visita colabora com o aumento quantitativo do nmero de inscritos no vestibular da UFGD sendo este aumento notado entre os anos de 2010 e 2011. Nota-se ainda, aumento na concorrncia do curso de Cincias Biolgicas, fortalecimento e reconhecimento do nome da Universidade. Este projeto de fundamental importncia pelo fato de que estes alunos esto finalizando o ensino mdio e muitos ainda no decidiram carreira que pretendem seguir, assim as orientaes sobre as reas de atuaes de cada profisso podem auxiliar na escolha dos mesmos. Para os acadmicos, este projeto contribuiu de forma significativa e satisfatria, na medida em que aprimoram sua capacidade de comunicao e o respeito ao prximo. Concluso A atividade do Carto de Visita proporciona um maior conhecimento dos cursos que a UFGD dispe o que implica em uma escolha consciente do curso de graduao dos futuros vestibulandos. A escolha da carreira profissional pautando-se em bases slidas de informaes pode relacionar-se posteriormente a um menor ndice de desistncia, auxiliando a instituio em sua eficcia na meta de formao profissional com qualidade.

Referncias BERNHEIM, C. T; CHAU M. S. Desafios da universidade na sociedade do conhecimento: cinco anos depois da conferncia mundial sobre educao superior. Braslia: UNESCO, 2008.

PROJETO VISITAS TCNICAS DE EXTENSO rea temtica Comunicao Responsvel pelo Trabalho Antonio Fernando Lyra da Silva Instituio Universidade Federal Fluminense (UFF) / Coordenadoria de Difuso e Extenso (CDFE / ex) Autores A. F. L. da SILVA ; M. B. SOARES2; A. M.do R. da S. T. SIQUEIRA3 Coautores M. L. M. T. de SOUZA 4; V. de S. A. do NASCIMENTO5 ; L. F. COUTO6; C. S. G. CAMELLO7
1

Fomento

Resumo: O Projeto Visitas Tcnicas de Extenso Universitria foi proposto para incentivar a troca de experincias e a integrao entre aes e instituies, oportunizando a relao transformadora entre universidade e sociedade, frente s demandas sociais, mantendo dilogo, que estimula prticas acadmicas de extenso, pois a PROEX apia institucionalmente a extenso desenvolvida pelos departamentos de ensino/setores. Como objetivo: conhecer in loco o cenrio real das aes extensionistas, vivenciar a prtica e incentivar reflexo crtica entre os sujeitos, a partir dos confrontos entre diferentes saberes e teoria/prtica e estimular a atuao discente na extenso. Metodologia e Avaliao: planejamento anual, agendamento das visitas; ida ao local de execuo; dilogo com a equipe (tcnicos, docentes e discentes) e comunidade na busca de entendimentos do contexto (demandas, modo de atuao, reflexo sobre prticas, questionamentos); reflexo com equipe/PROEX (aprimoramento de articulaes entre aes/universidade e comunidade) e elaborar relatrio.
Prof. Antonio Fernando Lyra da Silva Coordenador do Projeto Visitas Tcnicas de Extenso Universitria 2 Prof. Maria Beatriz Soares Chefe da Diviso de Fomento 3 Alzira Maria do Rosrio da Silva Tavares Siqueira Pedagoga / Tcnico-administrativo 4 Maria Lcia Melo Teixeira de Souza - Coordenadora de Difuso e Fomento Extenso 5 Vernica de Souza Aquino do Nascimento - Bolsista de Extenso do Projeto Visitas Tcnicas 6 Laryssa Fazolo Couto - Bolsista de Extenso do Projeto Visitas Tcnicas 7 Cleyciara dos Santos Garcia Camello - Discente
1

A Avaliao do projeto se d por questionrios, que so respondidos pelos diferentes sujeitos que a integram: equipe PROEX, equipe executora, bolsistas extenso e comunidade. As equipes so constitudas por docentes, tcnicos e discentes UFF. Por meio deste questionrio, elaborado com base nas experincias adquiridas anteriormente, esperase ter a percepo dos sujeitos com relao a: conceito de extenso, relao extenso, pesquisa e prtica formativa, indissociabilidade e extenso como prtica transformadora. Em 2009 e 2010 realizaram-se dezenove visitas e no 1 semestre/2011 seis, respectivamente. Conclui-se que: pelo dilogo a extenso reelabora prticas firmadas com compromisso social, inseridas na formao e focadas na indissociabilidade com ensino e pesquisa. Palavras-chave: articulao, interdisciplinaridade, extenso. Introduo A Pr-Reitoria de Extenso (PROEX), tendo em vista a implementao da poltica do FORPROEX (Frum de Pr-Reitores de Extenso das Universidades Pblicas Brasileiras), em consonncia com o Plano Nacional de Extenso Universitria (FORPROEX, 2001), busca efetivar uma articulao direta com as aes extensionistas, por meio de dilogo com os diferentes sujeitos envolvidos nas atividades. O Projeto Visitas Tcnicas de Extenso Universitria tem demonstrado ter um grande potencial para o estmulo da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso. Por meio da relao dialgica, o Projeto procura discutir com a UFF o processo formativo a partir das peculiaridades da extenso; deste modo, representa um espao de convivncia com possibilidades de interaes entre diferentes saberes, no qual se enfoca a extenso como comunicao, como preconiza Paulo Freire (2002). a partir dessa relao comunicativa que a extenso propicia transformaes nas prticas sociais. A Poltica de Extenso Universitria da UFF, cada vez mais, busca implementar a dimenso acadmica da extenso, procurando realar as contribuies para a formao do aluno, evitando que as atividades extensionistas sejam caracterizadas como

assistencialistas (NOGUEIRA, 2000). Nesse sentido, a prtica extensionista busca no s a formao tcnica do aluno, mas a poltica, a tica e a cidad; isto , a formao acadmica pela via extensionista , tambm, de carter humanista. As visitas tcnicas permitem que a PROEX reconhea a relao de dilogo entre os sujeitos envolvidos nas aes de extenso, bem como possibilita reconhecer diferentes saberes, inclusive fora do mbito acadmico. O dilogo e a reflexo crtica nesse contexto produzem novos conhecimentos.

Na busca da ampliao da articulao institucional no campo da extenso, a PROEX vislumbra, no ano de 2011, a possibilidade de uma integrao com outras Universidades Pblicas fora do Estado do Rio de Janeiro, a fim de conhecer novas realidades e incentivar as trocas de experincias entre as instituies, no mbito da Extenso Universitria. A Universidade, enquanto instituio formadora, desafiada constantemente a responder s demandas provenientes da sociedade (SANTOS, 2010). Um dos caminhos que utiliza para este fim a articulao entre o saber acadmico e uma dada realidade (contexto social), que pode ser desenvolvida por meio das prticas de extenso universitria, pela sua natureza comunicativa (FREIRE, 2002) e transformadora, embora sejam pouco exploradas. O Plano Nacional de Extenso Universitria (FORPROEX, 2001) estabeleceu o conceito atual de Extenso - atividade acadmica capaz de imprimir um novo rumo universidade brasileira e de contribuir significativamente para a mudana da sociedade. Estabeleceu, tambm, suas diretrizes: Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso; Interaes dialgicas; Interdisciplinaridade e Impactos/transformaes sociais; O Projeto Visitas Tcnicas de Extenso busca identificar como ocorre a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extenso nas atividades visitadas, perceber as diferentes falas (a acadmica e a no acadmica), que se articulam na prtica extensionista, perceber como ocorre a Interdisciplinaridade, ou seja, como se articulam as diferentes reas acadmicas dentro da ao extensionista. Alm disso, quer perceber como as aes podem interferir numa dada realidade, a partir da articulao entre os saberes acadmicos e no acadmicos, resultando na produo de um novo conhecimento capaz de gerar transformaes. Objetivo geral: conhecer in loco a realidade das Aes Extensionistas, Objetivos especficos: Promover a interao entre os extensionistas e a PROEX; Fomentar e discutir a integrao das aes extensionistas, que possam se complementar; Consolidar a importncia da atuao discente na extenso como fator de formao; Fomentar a articulao institucional na rea de extenso por meio das Visitas Tcnicas a outras Universidades, inclusive com a perspectiva de participao de Universidades de outros Estados da Regio Sudeste; Ouvir e discutir com a comunidade sobre sua participao nas atividades extensionistas; Buscar parmetros para um processo avaliativo permanente da extenso; Estimular a divulgao das aes extensionistas, tanto interna quanto externa; Estimular as aes extensionistas a participarem do processo de

flexibilizao curricular e buscar trocar experincias com os extensionistas de outras Universidades pblicas.

Material e Metodologia O material e a metodologia utilizados no projeto so: I) Redao do projeto; II) Planejamento das aes (definio de critrios para a seleo dos projetos a serem visitados); III) Agendamento das visitas; IV) Leitura para conhecimento dos projetos; V) Ida ao local de execuo da Ao de Extenso: (a) Conhecer o ambiente e a equipe de trabalho, (b) Observar e participar das atividades, (c) Discutir o impacto social das aes implementadas, (d) Ouvir a equipe (tcnicos, docentes, discentes) e a comunidade, falar sobre xitos, demandas, dificuldades, relao comunitria e forma de atuao, (e) Responder aos questionamentos e (f) Discutir alternativas para os impasses apresentados, com base no suporte que a PROEX pode disponibilizar; VI) Elaborao de pesquisa junto aos extensionistas para se perceber o entendimento que os sujeitos tm da extenso universitria, enquanto dimenso acadmica da formao universitria; VII) Elaborao do relato da visita com base nas informaes fornecidas por membros da PROEX; VIII) Relatrio final. Este trabalho se desenvolve integrando equipe de Avaliao Institucional da Extenso. O projeto Visitas Tcnicas possui ainda uma parceria com o jornal Extenso em Foco, que colabora divulgando as aes visitadas.

Resultados e Discusses O Projeto Visitas Tcnicas de Extenso com base em seus objetivos apresenta como resultado a expanso e incrementao das Visitas em articulao com outras Universidades Pblicas dos Estados do Sudeste, para trocas de experincias e conhecimento de como a extenso vivenciada em outras instituies pblicas. A articulao entre as aes torna-se essencial para o estmulo ao trabalho interdisciplinar e elaborao de programas que faam interface com diferentes reas do conhecimento, bem como representem um espao indissocivel do ensino e da pesquisa. Assim, teremos o desenvolvimento de prticas extensionistas inerentes ao processo de formao acadmica. Percebe-se que a incrementao de programas um fator que potencializa a presena da universidade na sociedade, traduzindo-se naturalmente no fortalecimento do seu compromisso social.

A comunicao, a informao e a integrao entre a PROEX e os Extensionistas esto sendo facilitadas pelo projeto Visitas Tcnicas de Extenso. No ano de 2009 foram realizadas nove visitas tcnicas, no ano de 2010 dez visitas tcnicas, neste primeiro semestre de 2011 realizaram-se seis visitas tcnicas (duas interinstitucionais) e outras esto sendo agendadas para o segundo semestre.

Concluso As Visitas Tcnicas de Extenso tm representado um espao de dilogo entre os extensionistas e a comunidade, bem como de articulao entre as diferentes reas de conhecimento. Desse modo um estmulo a criao de parcerias e de novos campos de prticas para o processo formativo. O projeto Visitas Tcnicas incentiva a incluso social, com nfase na cidadania e na insero produtiva, bem como prticas de gesto socialmente responsvel. Finalmente pode-se afirmar que o projeto passou a ser, tambm, um instrumento de gesto da extenso no mbito da UFF, por intermdio da PROEX.

Referncias FRUM DE PR-REITORES DE EXTENSO DAS UNIVERSIDADES PBLICAS BRASILEIRAS (FORPROEX). Plano Nacional de Extenso Universitria. Ilhus: Editus, 2001. FREIRE, P. Extenso ou Comunicao?. 12edio. Rio de Janeiro: Pais e Terra, 2002. NOGUEIRA, M.D.P. (org). Extenso Universitria: diretrizes e polticas. Belo Horizonte: PROEX/UFMG, 2000. SANTOS, B.S.A. Universidade no Sculo XXI: para uma reforma democrtica e emancipatria da Universidade. So Paulo: Corts, 2010. 3 ed. Coleo - Questes da Nossa poca.

TROTE CIDADO: O ENCONTRO CULTURAL UNIVERSITRIO rea Temtica: Comunicao Responsvel: Elisa Lbeck Terra1 Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Resumo O presente artigo tem como objetivo relatar as principais atividades desenvolvidas para a realizao do projeto de extenso do Encontro Cultural Universitrio, do Curso de Relaes Pblicas nfase em Produo Cultural, da Universidade Federal do Pampa, Campus So Borja-RS. O objetivo do evento foi integrar os alunos, calouros e professores do Curso e tambm a comunidade do municpio. As atividades do Encontro Cultural foram organizadas em uma gincana com atividades de enfoque ambiental e cultural, alm de disponibilizar oficinas de teatro, dana e expresso corporal aos discentes do Curso de Relaes Pblicas. Para participar do evento os alunos foram divididos em duas equipes (laranja e azul) e realizaram provas de cunho cultural e ambiental. A equipe vencedora foi aquela que atingiu maior pontuao na coleta de material reciclvel e tambm no desenvolvimento de atividade cultural para as crianas da Pastoral da Criana. A atividade cultural contou com jurados da Unipampa e da Pastoral da Criana. A partir do exposto, observa-se que o Encontro Cultural Universitrio foi uma excelente oportunidade de integrao dos discentes da Universidade com a comunidade do Bairro do Passo, atingindo plenamente os objetivos propostos no projeto. A atividade tambm obteve uma boa repercusso na comunidade que colaborou com a coleta de material reciclvel pelas equipes, que doaram o material para a Recicladora Ballotin. Alm disso, as oficinas oportunizaram uma integrao cultural entre os alunos e os calouros, colaborando para uma boa recepo dos mesmos. Palavras-chave Comunicao, Cultura e Cidadania Introduo A partir de uma reflexo sobre a problemtica que circunda o trote nas universidades, o Curso de Relaes Pblicas nfase em Produo Cultural da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) buscou oferecer um conjunto de atividades de cunho cultural, ambiental e social que integrassem os calouros, alunos, professores e comunidade do municpio de So Borja. O conjunto de atividades foi denominado Encontro Cultural Universitrio, tendo em vista a nfase do Curso de Relaes Pblicas
1

Professora Assistente do Curso de Relaes Pblicas nfase em Produo Cultural da Universidade Federal do Pampa, Campus So Borja-RS. E-mail: elisaterra@unipampa.edu.br

ser em Produo Cultural. O nome, o planejamento e a logomarca do evento, foram desenvolvidos por alunos dos cursos de relaes pblicas, jornalismo e publicidade e propaganda, dentro da disciplina de Planejamento e Organizao de Eventos. Sabe-se que a recepo politizada aos calouros fundamental para o convvio universitrio e deve ser desenvolvida e trabalhada dentro das instituies, fazendo com que os calouros compreendam a universidade e desenvolvam, desde o incio da vida acadmica, a capacidade de transformar a educao profissional e formal em aes que ultrapassem os muros da Universidade, agregando valor para a comunidade com a realizao de atividades que aliem o ensino, a pesquisa e a extenso. O trote considerado um rito de iniciao dos calouros, porm, deve fazer parte de um planejamento educativo global, articulado com a busca de uma educao de qualidade, formando indivduos capazes de estabelecer os seus limites de interveno na sociedade. Dessa forma, o Curso de Relaes Pblicas-nfase em Produo Cultural buscou desenvolver o projeto de extenso Encontro Cultural Universitrio com o objetivo de integrar os alunos do curso, professores e tambm a comunidade da cidade, atravs da realizao de atividades culturais, ambientais e sociais. Material e Metodologia Para a organizao das aes foi desenvolvido um projeto de extenso e um planejamento, contendo a descrio das principais etapas para a realizao do mesmo. A partir da aprovao do projeto, foram organizadas as oficinas de dana e expresso corporal e de teatro. A oficina de dana foi efetivada atravs da parceria com a escola de Ballet Salete Maurer de So Borja-RS e a oficina de teatro foi realizada pelo grupo de teatro universitrio de Santa Maria-RS. Aps a definio de data, hora e locais das oficinas foi organizado um regulamento de atividades, j que as turmas foram divididas em duas equipes (laranja e azul). As equipes foram identificadas atravs de uma fita atada no pulso de cada discente (laranjas e azuis) com os dizeres Eu fao RP-Produo Cultural na Unipampa. Cada equipe contou com um professor monitor que acompanhou o desenvolvimento de todas as aes. Resultados e Discusso Durante uma semana as equipes contaram com oficinas, apresentaes do Curso, da assistente social do Campus, orientaes da bibliotecria, coordenao acadmica, entre outras. Alm disso, cada equipe teve que realizar a coleta de material reciclvel que foi doado para a Recicladora Ballotin e tambm organizar uma atividade cultural direcionada para as crianas da Pastoral da Criana do Bairro do Passo. Cada equipe preparou sua apresentao e ficou responsvel por todas as etapas de produo cultural. Como encerramento foi organizado um evento na Associao de Moradores do Bairro do Passo, em So Borja-RS, onde participaram as crianas da Pastoral da Criana, docentes e discentes do Curso de Relaes Pblicas-nfase em Produo Cultural da Unipampa.

Concluso O projeto de extenso Encontro Cultural Universitrio foi uma alternativa para o trote tradicional aplicado aos alunos recm chegados no Curso de Relaes Pblicas nfase em Produo Cultural da UNIPAMPA. O projeto foi criado com o objetivo de receber os novos alunos sem violncia e proporcionar a integrao entre calouros e veteranos atravs da realizao de atividades culturais, ambientais, educacionais e voluntrias, estimulando, com isso, a prtica da cidadania, do respeito vida e ao meio ambiente. Dessa forma, o projeto incentivou a participao dos alunos na promoo de aes voluntrias ligadas s comunidades prximas ao Campus da Unipampa, em especial no Bairro do Passo. Com a realizao do projeto observou-se que receber os alunos com atividades interativas, inovadoras e solidrias so elementos importantes para a integrao dos mesmos e tambm propiciam uma viso da realidade na qual o Campus da Universidade est inserido. Em 2012 o projeto deve ser ampliado para todos os cursos do Campus So Borja e tambm para os demais Campi da Unipampa. Referncias FAGUNDES, J. Universidade e compromisso social: extenso, limites e perspectivas. Campinas: Ed UNICAMP, 1986 Interface - Comunicao, Sade, Educao. Vol. 3. N 5. So Paulo, 1999. NEVES, Marcos Fava; Paiva, Helio Afonso. Planejamento Estratgico de Eventos. So Paulo: Atlas, 2008. VASCONCELOS, P. D. A violncia no escrnio do trote tradicional - um estudo filosfico em antropologia cultural. Santa Maria-RS: Universidade Federal de Santa Maria, 1993. p.14-5. ZANELLA, Luiz Carlos. Manual de organizao de eventos: planejamento e operacionalizao. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2006

VDEO EDUCACIONAL DO PROJETO DE CONSCIENTIZAO SOBRE A POSSE RESPONSVEL DE ANIMAIS MELHOR AMIGO rea te !t"#a Comunicao Re$%&'$!(e) %e)& tra*a)+& Luan Kochann Zubaran I'$t"t,"-.& Universidade Federal do Pampa (Unipampa) A,t&re$ Luan Kochann Zubaran; Professora Mes re !lisa L"bec# $erra; $ia%o Ma eus Pereira Re$, & & 'Pro(e o Melhor )mi%o* sobre a posse respons+vel de animais, pro(e o ao -ual es e se encon ra vinculado, em como ob(e ivo esclarecer a populao da cidade de Uru%uaiana, em especial, crianas e adolescen es, na fai.a en re / e 01 anos, ma riculados na rede municipal de ensino da cidade, sobre a impor 2ncia da adoo de animais erran es, da sua manu eno nos limi es da moradia, al3m de promover no4es b+sicas de sa5de p5blica e 6oonoses7 U ili6ando, para al, pales ras de cur a8durao, recursos mul im9dia e visi ao :s escolas cadas radas7 ;en ro desse con e. o, criou8se o Pro(e o para a Produo do <9deo !ducacional do Pro(e o Melhor )mi%o, -ue ob(e iva produ6ir um v9deo educacional sobre a posse respons+vel de animais para dar supor e :s a ividades desenvolvidas no pro(e o do Curso de Medicina <e erin+ria da Unipampa, possibili ando um melhor en endimen o do ema por par e do p5blico8alvo do pro(e o e, amb3m, a possibilidade de uma ampla dis ribuio do ma erial nas escolas da cidade7 & desenvolvimen o do rabalho ocorre em r=s e apas> levan amen o de informa4es e criao do ro eiro; produo do v9deo, a rav3s da cap ao das ima%ens e edio do ma erial e, finalmen e, ap?s processo de aprovao, a ransmisso do v9deo finali6ado nas escolas7 &s resul ados foram dois v9deos com duas peas ea rais de fan oches abordando o ema ')bandono de animais*, %ravado em ;<;, com apro.imadamen e @A minu os, -ue es +

sendo dis ribu9do em escolas p5blicas, no apenas em Uru%uaiana, mas amb3m na cidade de Bo Cor(a7 Pa)a(ra$/#+a(e <9deo educacional; posse respons+vel; comunicao7 I'tr&0,-.& &s recursos audiovisuais permi em ob er um resul ado mais eficien e (un o aos p5blicos por permi irem o uso da ima%em e do som ao mesmo empo, fa6endo com -ue os sen idos do espec ador fi-uem mais a%uados para o -ue lhe es + sendo di o e mos rado7 )l3m disso, o v9deo serve para re%is rar acon ecimen os, fa os e even os -ue se(am do in eresse ins i ucional com uma lin%ua%em de f+cil in erpre ao em funo da combinao dos elemen os mencionados an eriormen e7 )pesar de ser %eralmen e associada ao la6er e en re enimen o a produo de v9deos pode ser u ili6ada como a ividade de ensino e aprendi6a%em com vas o po encial educacional ainda a ser e.plorado7 ) li era ura especiali6ada apon a v+rios benef9cios educacionais, den re eles> 07 ;esenvolvimen o do pensamen o cr9 ico1 Be%undo BheDbrid%e E Cer%e (@AAF) as a ividades de produo de v9deos podem servir para formar, al3m de produ ores, consumidores mais 'informados*7 $ais a ividades endem a desenvolver a base anal9 ica necess+ria para -ue os alunos se ornem consumidores mais observadores e cr9 icos em relao aos produ os desse ipo de m9dia7 @7 Promoo da e.presso e da comunicao> Be%undo Moran (0GG/) a produo de v9deos pode ser u ili6ada como um meio de e.presso e de comunicao7 H7 Favorecimen o de uma viso in erdisciplinar1 Po encialmen e, o processo de produo de v9deos promove uma a ividade em -ue os alunos aprendem de forma in erdisciplinar, fle.9vel e pr+ ica, e no apenas e?rica7 Be%undo Mar iani (0GGI), a produo de v9deos, pode in e%rar8se a diferen es disciplinas, envolvendo a ividades de comunicao em orno de diversos assun os ou emas e.plorados, se(a no 2mbi o do ensino fundamen al, m3dio ou superior7 F7 Jn e%rao de diferen es capacidades e in eli%=ncias> Mar iani (0GGI) afirma -ue a produo de v9deos 3 uma e.peri=ncia -ue mobili6a diversas habilidades, ap id4es ou in eli%=ncias das pessoas envolvidas no processo, como> in eli%=ncia lin%u9s ica, l?%ico8 ma em+ ica, musical, espacial, corporal8sines 3sica, in erpessoal e in rapessoal7

Bup4e8se amb3m -ue esses %anhos educacionais podem ser enri-uecidos se a produo de v9deos no se res rin%ir :s filma%ens e en%lobar K al como ocorre em con e. os profissionais K a-uelas a ividades -ue di6em respei o : pr38produo e : p?s8 produo7 Pensando nisso apresen amos as a ividades -ue carac eri6am odo o processo de produo de v9deos e -ue orien aram o desenvolvimen o do v9deo educacional sobre o Pro(e o de Posse Lespons+vel de )nimais 'Melhor )mi%o*7 &s v9deos para o Pro(e o 'Melhor )mi%o* foram produ6idos com o ob(e ivo de dar supor e :s a ividades desenvolvidas no Pro(e o sobre Posse Lespons+vel de )nimais do Curso de Medicina <e erin+ria da Unipampa, possibili ando um melhor en endimen o do ema por par e do p5blico8alvo do pro(e o7 )l3m disso, buscamos amb3m a ender demandas eminen es de audiovisual da Unipampa, ob(e ivando sempre a in erdisciplinaridade; apresen ar ou ra +rea de a uao da Comunicao Bocial, em especial a uando em pro(e os de cunho educacional e de sa5de p5blica; disponibili6ar um espao de pr+ ica profissional aos acad=micos a par ir do a endimen o das necessidades de produo audiovisual do Pro(e o 'Melhor )mi%o*, desenvolvido por docen es, adminis ra ivos e discen es do Curso de Medicina <e erin+ria7 Mater"a) e Met&0&)&2"a Primeiramen e, foi elaborado um ro eiro para os v9deos a par ir de reuni4es com os docen es e demais envolvidos no Pro(e o, definindo a es ru ura %eral dos mesmos, endo como base, principalmen e, sua finalidade7 & -ue permi iu uma in erao dos alunos de Medicina <e erin+ria e Comunicao Bocial7 ;essa forma, os acad=micos de Medicina <e erin+ria puderam e.por as ideias e realidades vivenciadas, cons ru9das duran e a visi ao :s escolas da rede p5blica do munic9pio de Uru%uaiana, con ribuindo para uma melhor ade-uao do ma erial produ6ido7 !n-uan o, em con rapar ida, os acad=micos de Comunicao Bocial, puderam ra6er eorias e pr+ icas, apreendidas duran e seu percurso acad=mico, sobre, principalmen e a cons ruo e formao 3cnica de uma produo audiovisual7 )p?s, foi reali6ada a e apa da produo, com a cole a de ima%ens e do +udio7 )l3m disso, os acad=micos das duas +reas rabalharam em con(un o na edio do +udio e das ima%ens, assim como na criao dos efei os audiovisuais7 Por fim, foi reali6ada a finali6ao dos v9deos e apresen ao : e-uipe e.ecu ora do Pro(e o 'Melhor )mi%o* para avaliao7 ;epois da e apa de avaliao e a(us es finais o v9deo es + sendo disponibili6ado para as crianas das escolas par icipan es do Pro(e o nas 3cnico8

cidades de Uru%uaiana e Bo Cor(a inclusive, pois se cons a ou -ue o ma erial oferecia es a opor unidade de aumen ar seu alcance7

Re$,)ta0&$ e D"$#,$$3e$ Mesmo -ue ainda parcialmen e, os resul ados ob idos a par ir das discuss4es reali6adas previamen e com a e-uipe ideali6adora superaram as e.pec a ivas, foram apro.imadamen e -ua ro horas de rabalho en re mon a%em, ensaio e filma%ens, mais do6e horas de edio e finali6ao dos v9deos, resul ando em dois v9deos com ea ros de fan oches, abordando o ema ')bandono de animais*, -ue somados con am apro.imadamen e @A minu os, %ravados em ;<;7 Par e8se a%ora para a pr?.ima e mais impor an e e apa do rabalho, a disponibili6ao e veiculao desse ma erial para as escolas a endidas pelo Pro(e o no apenas na cidade de Uru%uaiana, como di o an eriormen e, mas amb3m na cidade de Bo Cor(a7 Messe sen ido, a reali6ao desse rabalho facili a a disseminao da mensa%em -ue o Pro(e o busca ransmi ir, pois facili a ao p5blico escolar o en endimen o e a compreenso de seu papel como ser humano7 !n re an o, vale des acar -ue para al3m dos v9deos, o Pro(e o Melhor )mi%o, con a amb3m com o supor e de ma eriais %r+ficos, produ6idos pelo curso de Publicidade e Propa%anda da Unipampa, como car a6es, panfle os, banners, folders e papertoys7 & -ue em au.iliado o rabalho reali6ado pelos in e%ran es do Pro(e o, no apenas em suas visi as :s escolas, mas amb3m em even os como feiras e e.posi4es, a%ili6ando e ornando mais efica6 a conscien i6ao sobre a posse respons+vel7 C&'#),$.& & -ue se pode concluir a 3 o momen o, 3 o -uan o a comunicao or%ani6ada e direcionada em au.iliado na visibilidade do Pro(e o 'Melhor )mi%o*, bem como do seu prop?si o7 Pois a par ir do ma erial audiovisual criado, o di+lo%o com o p5blico8alvo do pro(e o pode ser cons ru9do de modo -ue ele repli-ue essa mensa%em den ro de sua resid=ncia e para sua comunidade7 N+ -ue o ma erial audiovisual produ6ido e disponibili6ado :s escolas em ;<;, por possuir a carac er9s ica da a emporalidade, pode ser ransmi ido aos alunos em odos os momen os -ue a ins i uio dese(ar, ampliando o alcance da mensa%em e a in%indo assim o principal ob(e ivo des e pro(e o7

)l3m disso, a produo des e ma erial possibili ou uma e.peri=ncia in erdisciplinar en re acad=micos dos cursos de Medicina <e erin+ria e de Comunicao Bocial, con ribuindo assim no apenas para sua formao acad=mica, mas amb3m para sua formao human9s ica7 & c2mbio de conhecimen os e viv=ncias ransmi idos duran e os processos de produo enri-ueceu ainda mais o rabalho como um odo, refle indo no seu resul ado7 Re4er5'#"a$ M)L$J)MJ, L7 )7 & v9deo e a peda%o%ia da comunicao no ensino universi +rio7 Jn> P!M$!);&, O7 L7 Pe0a2&2"a 0a #& ,'"#a-.&1 te&r"a$ e %r!t"#a$7 !d7 Cor e6, 0GGI7 p7 0/0 K 0G/ M&L)M, N7 M7 & <9deo na Bala de )ula7 C& ,'"#a-.& 6 E0,#a-.&7 Bo Paulo, !C) 8 !d7 Moderna, P@Q> @R a H/, (an7Sabr7 de 0GG/7 BO!TCLJ;U!, T7; C!LU!, Z7 L7 $he role of heorV and echnolo%V in learnin% video produc ion> he challen%e of chan%e7 I'ter'at"&'a) J&,r'a) &' E/Lear'"'2, H70, p7 H08HG, (anSmar7 @AAF7 <)LU)B, )riel; L&CO), !loisa <; FL!JL!, Fernanda M7 P7 Pr& 70"a1 %r&0,-.& 0e (70e&$ 0"2"ta"$ '& #&'te8t& e0,#a#"&'a)9 $rabalho apresen ado no 0A7 Ciclo de Pales ras sobre as Movas $ecnolo%ias na !ducao da Universidade Federal do Lio Urande do Bul, Por o )le%re, @AAR7

Vous aimerez peut-être aussi