Vous êtes sur la page 1sur 17

FOLHA 30-12-2013 FBIO ZANINI O mergulho SO PAULO - A cena digna de Monty Python.

. Sem camisa, o governador Cid Gomes mergulha numa adutora para tentar consert-la em Itapipoca, cidade afetada pela seca no Cear. Fica longos segundos dentro d'gua, apenas o cocuruto calvo mostra. Volta com o cabelo escorrido na cara, d uma cusparada, pega ar e tenta de novo. Finalmente consegue fechar uma vlvula com defeito. Um puxa-saco pede palmas ao Jacques Cousteau cearense (a cena est em folha.com/no1390844). O ridculo da performance tornou-a saco de pancada nas impiedosas redes sociais, mas h que se admitir que o governador no est sozinho. Sair do gabinete, pr a mo na massa ou simplesmente aparecer de um jeito inusitado so hoje pr-requisitos do manual do governante em busca de popularidade. No apenas no Brasil. Talvez Cid tivesse em mente as histrionices do uruguaio Jos Mujica (esse sim um Deus para a turma do Facebook), que moldou a Presidncia sua imagem de velhinho excntrico. A ltima foi aparecer de sandlias e unha de fora na posse de um ministro. Exemplo ainda maior o do papa Francisco, cuja faanha em 2013 foi chacoalhar a igreja menos com reais mudanas de doutrina que com gestos como pagar sua conta numa pousada ou carregar a maleta na subida do avio. No Brasil ps-protestos, as antenas das autoridades esto ainda mais alertas. Certamente isso entrou no clculo da presidente Dilma para interromper sua folga de Natal e sobrevoar reas inundadas em Minas. Para Cid Gomes, talvez o maior problema seja ter adotado tardiamente o estilo "gente que faz". Um nico banho de adutora no deve ser suficiente para desfazer o estrago na imagem causado por farras como a contratao da cantora Ivete Sangalo a peso de ouro para inaugurar um hospital (inacabado) em Sobral, h um ano. Aguardemos, portanto, suas novas peripcias. RUY CASTRO Dono de sua histria RIO DE JANEIRO - Deu no jornal: Roberto Carlos est para lanar um livro sobre seus 50 anos de carreira. No ria. Ser um livro com palavras? Se for, algum ter de escrev-las. E quem ser? Ele mesmo, Roberto Carlos, ou um "ghost-writer" de sua confiana? Tanto faz. O texto precisar contar com a participao do prprio Roberto Carlos, j que, como no se cansou de repetir nos ltimos meses, s ele dono de sua histria.

Bem, se assim, espera-se que corrija desde j uma informao errada. E esta se refere aos famosos 50 anos de carreira. Na verdade, Roberto Carlos completou 56 anos de carreira --porque sua estreia como cantor profissional se deu em 1957, aos 16 anos, num programa da TV Tupi, "Teletur", que ia ao ar s segundas-feiras noite, comandado por Chianca de Garcia. Foi sua primeira apario pblica paga. Cantou "Tutti Frutti", sucesso de Elvis Presley, e nunca mais parou. Donde, se a aritmtica no falha, 2013 1957 = 56. Na mesma notcia, l-se tambm que Roberto Carlos pediu autorizao a Silvio Santos para incluir no livro uma foto em que os dois aparecem juntos. Autorizao prontamente concedida por Silvio Santos. E, com isso, Roberto Carlos nos ensina que assim que certo: se se vai usar uma foto num livro, deve-se pedir a autorizao de quem aparece nela. Mas ter feito isso com todo mundo nas fotos que cobrem os seus 56 --perdo, 50- anos de carreira? As notcias sobre Roberto Carlos na nossa imprensa so sempre simpticas, e esta informa que, at h pouco contrrio publicao de biografias no autorizadas, ele "mudou de posio" e est agora "a favor delas". timo. Para provar isso, s lhe resta cessar sua proibio do livro "Roberto Carlos em Detalhes", de Paulo Cesar de Arajo, de onde tirei a informao sobre seus 50 --digo, 56-- anos de carreira. ANTNIO GERALDO DA SILVA A derrota do Brasil para o crack O governo reconhece que ainda no entendeu o problema do crack. A poltica pblica no pode ser s internao compulsria Neste ms, o programa Crack, Possvel Vencer, do governo federal, completou dois anos. No entanto, infelizmente, a vitria no uma realidade. Nem mesmo est prxima. O ministro da Justia disse que o programa foi o segundo em verbas aplicadas pela pasta da qual titular. A afirmao assustadora, pois dos R$ 4 bilhes prometidos para o combate ao crack, apenas R$ 368 milhes foram de fato empregados. Recente pesquisa da Universidade Federal de So Paulo estima em 2,8 milhes de usurios de crack em todo o pas. Esse nmero dobra a cada dois anos. Afinal, como as autoridades esto enfrentando esta que j a mais grave epidemia da histria recente do Brasil? Trata-se de uma derrota em trs frentes: poltica, estratgica e de sade pblica. Poltica porque, segundo deputados da base aliada da presidente Dilma Rousseff, apesar de o assunto ser prioritrio, h resistncia interna dentro do prprio governo que ela lidera.

O segundo escalo do Ministrio da Sade contra o programa Crack, Possvel Vencer, inclusive defendendo a liberao das drogas. No Ministrio da Justia, um secretrio teve que deixar suas funes depois de declaraes desastrosas acerca do assunto. Uma torre de Babel: h uma corrente ideolgica ligada ao governo que defende o contrrio do que a presidente fala. Se a articulao poltica uma questo grave, a estratgia de proteo de fronteiras ainda mais urgente. O Brasil no planta uma nica folha de coca. Como ento temos tanta droga circulando no pas? Depois que Evo Morales --pasme, presidente da confederao dos cocaleiros-- assumiu a Presidncia da Bolvia, a rea plantada chegou a 25 mil hectares. Sua poltica de liberar o plantio por l criou um pico do consumo do crack por aqui. Alm disso, o Uruguai acaba de legalizar a maconha, sem ningum ter certeza de como isso impactar na sade e na segurana do pas e, em ltima instncia, do continente. A maconha no uma droga simples. uma bomba de aditivos e componentes qumicos que causam comprovados transtornos mentais. Outros pases que fizeram movimentos semelhantes foram obrigados a recuar. A Sucia, por exemplo, o pas que mais reprime o uso de drogas e conseguiu eliminar a tempo a epidemia de crack que tomou conta do pas logo aps a malsucedida legalizao das drogas. O terceiro escorrego do governo ocorre no terreno da sade pblica. A educao capenga. A Universidade de Michigan fez um estudo com a durao de 35 anos sobre o consumo de maconha nos Estados Unidos. Nesse perodo, notaram que quanto maior a percepo do risco, menor o consumo. Ou seja, informao fator primordial. Quando h informao cruzada --de que a maconha no faz mal--, aumenta o consumo e os nmeros de dependentes. Cerca de 37% dos jovens que usam maconha ficam viciados. uma loteria cruel, especialmente com essa faixa etria, ainda no madura o suficiente para ter a dimenso das consequncias dos seus atos. E que no tem acesso s informaes das verdadeiras aes deletrias dessa droga maldita. H uma incompreenso de que a dependncia qumica de altssima complexidade. Enquanto o tratamento do vcio em crack no sistema privado digno e obtm boa resposta, o dependente pobre est entregue prpria sorte ao despreparo da maioria dos servios disponveis na rede pblica. O governo reconhece que ainda no entendeu o problema do crack. A poltica pblica no pode ser s internao compulsria, pois parece apenas a preocupao em "limpar as ruas". Qual a consequncia do tratamento? O que fazer com esses dependentes depois da internao? Como reinseri-los na sociedade de forma produtiva? Quais as diretrizes de tratamento? A Associao Brasileira de Psiquiatria (ABP) j se colocou e se coloca disposio do governo federal para esclarecer dvidas e colaborar nas diretrizes a serem seguidas. At agora, nada. Devem saber o que esto fazendo.

A nica constatao possvel que o Brasil enxuga gelo quando o assunto o combate ao crack e outras drogas. ANTONIO GERALDO DA SILVA, 50, presidente da Associao Brasileira de Psiquiatria (ABP) RICARDO MELO Brasil deve desculpas a Anderson Silva Embates de vale tudo so um dos eventos mais repulsivos oferecidos sob a chancela de 'esportivo' Para defender os espetculos de pancadaria como esporte legtimo, o pessoal das lutas de vale tudo provavelmente usar a clebre foto de Domcio Pinheiro. Era novembro de 1974, interior paulista. Naquele instantneo memorvel, Domcio flagra o momento quando, numa disputa de bola, o atacante Mirandinha, ento no So Paulo, quebra a perna esquerda ao se chocar com o zagueiro Baldini, do Amrica de Rio Preto. A imagem deve estar estampada nos jornais de hoje, pela incrvel semelhana plstica com os registros do momento em que, ao tentar atingir o adversrio, Anderson Silva espatifa a prpria canela em Las Vegas. Vai servir, com certeza, para alimentar a ladainha que todo esporte tem sua dose de violncia, ou que imprevistos acontecem em qualquer atividade. A comparao soa to verdadeira quanto usar fotos de dois corpos estatelados no cho para dizer que ambos so iguais ""no importa se um deles caiu por acidente do dcimo-andar e o outro foi arremessado por algum meliante durante um assalto. A polmica, de todo modo, no propriamente nova, mas ferve a cada drama como o de Anderson Silva. De minha parte, mantenho a convico de que os embates de vale tudo, mesmo repaginados como MMA, UFC ou o que o valha, so um dos eventos mais repulsivos oferecidos sob a chancela de "esportivo". A comear do objetivo maior, quando no nico e exclusivo: destruir fisicamente o adversrio na base da porradaria desenfreada, com chutes, pontaps, socos e outros golpes igualmente "refinados". Muitos diro que o boxe tambm assim. mesmo bastante parecido, talvez um pouco mais assptico. Por isso nunca tive especial interesse pelo que acontece nos ringues, exceto quando seus personagens ficam notrios pelas sequelas da troca de murros ou ganham destaque em sees diferentes dos jornais. Geralmente trata-se de gente humilde e socialmente injustiada --logo presa fcil de mafiosos sedentos de lucros bilionrios derivados da explorao dos "instintos mais primitivos". Que o digam nomes como Cassius Clay, hoje confinado a uma cadeira de rodas de tanto bater e apanhar, e Mike Tyson, cujo pronturio dispensa apresentaes. Mesmo com toda a corrupo, ganncia e tapetaos desacreditando atividades como o futebol, h, por enquanto, uma distino fundamental. Dentro das quatro linhas, o desempenho no se mede pela aniquilao fsica do oponente. Nos octgonos de vale tudo, a conversa outra. Quanto mais um lutador destroar o outro, mais prestgio, dinheiro e "reconhecimento" ele ter ""at o momento em que se tornar imprestvel

como um galo estropiado incapaz de abater rivais nos ringues clandestinos. Chamar isso de esporte ultrapassa o cinismo. empulhao pura e simples. Detalhe: no Brasil, os galos so bem mais protegidos. Por ilegais, rinhas podem dar cadeia a quem as promover. Nada que um bom advogado no resolva, mas o constrangimento pelo menos fica. No caso do MMA, a vida bem mais mansa. Os organizadores apenas correm o risco de enriquecer, virar celebridades e festejar ndices de audincia. Tudo embrulhado num discurso de "trabalho social" que salva jovens sem futuro e fadados ao crime. Anderson Silva no tem que pedir desculpas ao Brasil, como fez depois da derrota. O pas que tem que pedir desculpas a Anderson Silva. FOCO Populao de 'terra de santo' no consegue registrar bens ZANA FERREIRACOLABORAO PARA A FOLHA, DE MONTES CLAROS (MG) Terrenos urbanos registrados em nome de um santo no final do sculo 19 esto causando transtornos populao de um municpio da regio norte de Minas Gerais. Em Mirabela (a 483 km de Belo Horizonte), uma srie de bens est em nome do padroeiro local, So Sebastio. Com isso, moradores tm dificuldade para obter financiamentos e emprstimos e para registrar a posse do bem. As "terras de santo", doadas em 1899 por Joo Antnio Alves de Almeida, no so um caso isolado na regio. Segundo o professor de histria Jnio Dias, da Universidade Estadual de Montes Claros, elas so parte do modo de ocupao do norte de MG."As pessoas doavam terras aos santos como forma de atrair padres para receber a oferta e realizar missas, casamentos e batizados", conta. O procurador da Mitra Diocesana de Montes Claros, Hlcio Horta, diz que quem tem casa em terras do santo no incomodado pela Igreja. "Aquele que se interessa em comprar seu terreno nos procura e, se a pessoa realmente mora ali, vendemos sem transtorno", afirma. Mas, segundo a proprietria do cartrio de imveis da cidade, Enedina Sapucaia Soares, a venda do terreno pela Mitra no suficiente para que o novo dono obtenha a escritura."Como a regio central da cidade no possui loteamento, o cartrio no pode fazer o registro."

Em Mirabela, assim como em outras cidades da regio, ningum sabe dizer qual a rea pertencente ao santo. O aougueiro Carlos Alberto Mendes da Silva, bisneto do fazendeiro que doou as terras a So Sebastio, diz que nem sua famlia tem o documento do prprio imvel. Assim, o administrador Fabiano Pereira Alves no consegue hipotecar sua casa. "Eu tinha apenas o recibo de quem me vendeu o imvel, mas era insuficiente. Para quem precisa de emprstimo, a falta do registro dificulta. Conheo poucos que possuam um em Mirabela." O Cdigo Civil, de 2002, no permite doaes em nome de santos. ANLISE Msseis da Rssia para o Ir preocupam governo de Israel MRIO CHIMANOVITCHESPECIAL PARA A FOLHA A programada entrega pela Rssia, em breve, dos sofisticados msseis S-300 ao Ir poder comprometer seriamente a supremacia area que Israel vem mantendo, praticamente desde a dcada de 50, no Oriente Mdio. Essa poderosa arma um sistema montado sobre plataformas mveis, o que lhe permite ter rpido deslocamento. Est programada para perseguir vrios avies inimigos simultaneamente, a longa distncia, podendo atingi-los num raio de at 150 km. O armamento, ressaltam especialistas, tem se constitudo em pea fundamental no sistema de defesa russo para fazer frente s baterias de msseis dos Estados Unidos estacionados em territrio da Polnia e da Repblica Tcheca. O cenrio que se configura para a regio sombrio para Israel: se o Ir obtiver a bomba nuclear e montar as baterias dos S-300, o Estado judeu, advertem alguns lderes e militares, no poder se eximir de um ataque direto ao inimigo iraniano. A compra dos msseis efetivou-se em 2007, ao custo de quase US$ 1 bilho. J em 2010, o servio secreto de Israel detectou que equipes da Guarda Revolucionria iraniana estavam sendo treinadas em bases russas de msseis para operarem essas baterias. Israel vem efetuando gestes junto ao governo de Vladimir Putin para que os msseis no sejam entregues aos iranianos. Em contrapartida, os israelenses, entre outros pontos, oferecem aos russos a venda de drones (avies no-tripulados) para vigilncia territorial interna, uma tecnologia desenvolvida por Israel e que considerada uma das melhores do mundo.

Em maio deste ano, encontraram-se o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu e Putin para discutir a questo. Na ocasio, o premi israelense advertiu que a alterao dramtica do balano estratgico em desfavor de Israel provocaria um inevitvel confronto com o Ir. Dois meses depois, um arsenal srio no estratgico porto russo de Latakia, contendo msseis russos da classe P-800 (superfcie-mar) foi atacado e destrudo --tudo indica, por Israel. Os P-800, tanto quanto os S-300, so considerados por Israel como fatores de desiquilbrio na balana armamentista. O suposto ataque israelense, inicialmente atribudo sua fora area, foi desfechado, na realidade, por submarinos. Esse ataque, no entender dos observadores e analistas, se constituiu numa mensagem de Jerusalm aos principais atores desse teatro: Rssia, Sria e Ir. O recado dirigido diretamente a Moscou e a Teer implica que a posse dos S-300 no impedir um ataque de Israel s instalaes nucleares do Ir. "Ns podemos desfechar esse ataque por meio de mltiplos meios", advertiu recentemente o chefe do estado-maior israelense. MRIO CHIMANOVITCH jornalista e ex-correspondente de jornais brasileiros no Oriente Mdio Faco paulista gerencia negcios do crime no Rio Em reunies com traficantes, PCC define envio de armas, dinheiro e drogas Influncia cresceu tanto que paulistas convenceram cariocas a vender crack, droga que evitavam nas favelas MARCO ANTNIO MARTINSDO RIOJOSMAR JOZINODO AGORA O PCC (Primeiro Comando da Capital) chegou ao Rio. A faco criminosa paulista, que j montou bases em 13 Estados e at no exterior, se aproximou das trs faces cariocas e passou a cuidar de negcios do crime no Estado. A colaborao entre quadrilhas dos dois Estados ocorre eventualmente h anos, mas agora os criminosos de So Paulo so presena constante em reunies do CV (Comando Vermelho), da ADA (Amigos dos Amigos) e do TC (Terceiro Comando) no Rio. Nelas, definem o envio de armas, dinheiro e drogas. A influncia cresceu tanto que os paulistas conseguiram convencer os cariocas a vender crack, droga que sempre evitaram nas favelas do Rio.

Em dificuldades financeiras desde os ataques de 2006, quando passou a ser estrangulado pela polcia, o PCC diversificou sua atuao. No Rio, a ao mais efetiva vem sendo feita junto ao CV. A faco carioca teve dvidas de R$ 7 milhes perdoadas e alguns j batizam essa unio de CV-Primeiro Comando. Levantamento do Ministrio Pblico paulista no sistema carcerrio do Rio mostra que 38 internos cariocas j foram "batizados" pelo PCC --ou seja, passaram a integrar a faco. H ainda 15 presos de So Paulo, ligados quadrilha, cumprindo pena no Rio. A preocupao de policiais e promotores dos dois Estados que a parceria cresa. A Secretaria de Segurana do Rio disse que "no comenta ou divulga informaes sobre investigaes". A de So Paulo no se pronunciou. At os criminosos do Rio esto preocupados com a presena do PCC. Os investigadores flagraram um recado do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-mar, pedindo aos chefes do PCC que no "convertessem" os traficantes cariocas. A partir do cruzamento de dados obtidos por promotores e policiais foi possvel descobrir planos do PCC no Rio. Do presdio de Presidente Venceslau (611 km de SP), chefes da faco decidiram, em conferncias por celular, os caminhos da ao no Rio. Em 2010, o PCC tinha dvida de R$ 4,5 milhes devido a apreenses de armas e drogas pela polcia. A faco decidiu ento que era preciso criar uma base no Rio. Assim, chefes ficariam escondidos no Estado e poderiam, das ruas, decidir os rumos da quadrilha, retirando o foco dos comparsas presos. Falam at em investir R$ 1 milho na compra de uma casa. Os planos para o Rio foram definidos em conversas de at duas horas que mostram Marcos Herbas Camacho, o Marcola, e Roberto Soriano, o Tiria, dois dos chefes que esto presos, iniciando os contatos com ADA e CV. Tiria chega sugerir a paz entre as faces do Rio. Os traficantes do TC resistem unio das faces, mas sugerem uma "trgua" nas invases de territrios. Em um dos contatos, em outubro de 2010, Tiria conversa do presdio com o traficante Antonio Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, na poca em liberdade --hoje est na priso federal de Campo Grande (MS). Eles acertam a ida ao Rio de emissrios do PCC. Aps a visita, em novembro, um traficante conversa por telefone com Tiria e outros trs do PCC sobre a ida ao Rio. "O negcio fora do comum. O bagulho chique, chapa quente. um pas. No consegui nem contar [os fuzis] do tanto que tem." No demorou para que, mensalmente, oito criminosos do PCC passassem a ir ao Rio para treinamentos de tiro com a ADA.

Mesmo sem Anderson Silva, UFC monta calendrio cheio no Brasil MMA Recuperao de fratura deve levar at 6 meses; pas ter no mnimo 7 eventos em 2014 EDUARDO OHATAENVIADO ESPECIAL A LAS VEGAS O futuro de Anderson Silva, 38, considerado o melhor lutador de MMA (artes marciais mistas) da histria, incerto depois que fraturou a perna esquerda na tentativa de recuperar o cinturo dos mdios do UFC, na madrugada de ontem, em Las Vegas. Anderson Silva foi operado logo depois de perder a luta para o atual campeo, o americano Chris Weidman, e, segundo o UFC e membros de sua equipe, passa bem. A recuperao est estimada entre trs e seis meses, mas h um caso similar em que o atleta s voltou depois de 14 meses (veja abaixo). Na revanche de ontem, disputada sob uma torcida predominantemente pr-brasileiro -uma multido de compatriotas compareceu arena do hotel-cassino MGM Grand Garden--, Anderson dispensou as provocaes que marcaram a primeira luta, em julho, quando ele abaixava a guarda e provocava o adversrio, o que culminou em sua derrota por nocaute. Porm, a mudana de postura no evitou o domnio de Weidman no primeiro assalto, quando ele esteve perto de nocautear o brasileiro na luta de solo, sua especialidade. No segundo assalto, o brasileiro comeou a investir nos "low kicks", chutes baixos dirigidos perna do adversrio. Porm, em uma das tentativas, Weidman usou seu joelho para se defender da investida de Anderson. Foi quando ocorreu a fratura de tbia e fbula. Em uma das cenas mais chocantes dos esportes de luta, a perna esquerda do brasileiro chegou a "dobrar". O rbitro Herb Dean parou a luta e decretou a vitria de Weidman. Anderson foi levado ao hospital e operado por Steven Sanders, cirurgio ortopdico do UFC, para a colocao de uma haste (veja acima). DE OLHO NO BRASIL Mesmo sem a presena de Anderson Silva, que atrai a ateno at de quem no segue o MMA, o UFC montou um calendrio ambicioso para o Brasil em 2014. O pas receber, no mnimo, sete eventos no ano que vem, a exemplo do que aconteceu este ano, segundo a Folha apurou. Mas h espao no calendrio para se encaixar mais programaes. E o Brasil foi escolhido como palco para teste de uma novidade: lutas aos domingos. As primeiras esto previstas para 23 de maro, provavelmente em Uberlndia (MG). Este ano, o UFC lanou os eventos s quartas, em um claro indicativo da expanso da empresa de lutas e do apetite do mercado. O primeiro deles aconteceu nos EUA.

O presidente do UFC, Dana White, no cr que o caso de Anderson tenha repercusso negativa no Brasil ou diminua a popularidade do esporte. "Esse tipo de coisa acontece. uma droga, mas acontece. No ano passado, vi algo idntico acontecer no basquete", comparou White. A primeira programao do UFC no pas em 2014 j foi anunciada oficialmente para 15 de fevereiro, em Jaragu do Sul (SC), protagonizada pelo brasileiro Lyoto Machida e o armnio Gegard Mousasi. A seguir ser a vez da estreia do evento dominical. Os demais eventos esto previstos para 31 de maio (com a final do reality show "The Ultimate Fighter Brasil"), 13 de setembro (local definido), 25 de outubro (no Rio ou em So Paulo, nico evento brasileiro distribudo nos EUA em pay-per-view), 8 de novembro e 20 de dezembro (tambm em locais a definir). H, porm, mais oportunidades para programaes em territrio brasileiro, j que dez das datas do calendrio mundial continuam abertas. Alm do Brasil, EUA, Canad, Inglaterra e China tambm voltaro a ser palcos das programaes do UFC. No total, h 46 programadas para 2014 --todas as datas e locais esto passveis de alterao. O ltimo evento acontece em 3 de janeiro de 2015, coincidentemente em Las Vegas, no mesmo hotel que marcou a carreira de Anderson Silva. ANLISE A sociedade atual aceita e gosta do MMA. Isso no vai mudar SERVLIO DE OLIVEIRAESPECIAL PARA A FOLHA No h como negar que o MMA um esporte violento. Mas ns temos de admitir que a sociedade muda sua maneira de ver as coisas e de proceder com o passar do tempo. Posso dar como exemplo o boxe, o esporte que pratiquei. No sculo VIII a.C, na Grcia, era uma das modalidades das Olimpadas. Quando recomearam, na verso moderna, em 1896, no fazia parte. Talvez por causa da violncia. Em 1900, tambm no estava presente. S foi aparecer em 1904, quando o Marqus de Queensbury determinou algumas regras. O MMA aceito pelas pessoas, seno no receberia ateno e no haveria tanta gente interessada. certa ingenuidade achar que no um esporte que veio para ficar. Isso prova que a sociedade muda. Hoje, tem muita gente aplaudindo o MMA. H quem no goste, mas se as pessoas contra fossem maioria, o esporte no atingiria tamanha popularidade.

Leio sobre projetos de restringir lutas ou no deixar passar na TV. Bobagem. Se o assunto a ser discutido for valores morais na televiso, h programas exibidos em horrio nobre que transmitem mensagens mais negativas do que o MMA. Coisas que mexem com a famlia. No vejo ningum querendo proibir a exibio de novelas, por exemplo. A fratura do Anderson Silva foi um acidente. Acontece em qualquer modalidade. O boxe j foi alvo de acusaes de ser violento demais. Agora isso passou para o MMA. Mesmo que de forma involuntria, acompanho mais de perto o esporte. Tenho um filho que treina o (lutador brasileiro) Demian Maia. E h outra questo. um esporte que pratica quem quer. um esporte que assiste quem quer. No foi a fratura do Anderson que o deixou mais ou menos violento. O ex-boxeador brasileiro SERVLIO DE OLIVEIRA, 65, foi medalhista de bronze na Olimpada de 1968, no Mxico. 'No esporte', diz deputado que quer proibir MMA na televiso O deputado federal Jos Mentor (PT-SP) considera que a imagem da fratura de Anderson Silva na madrugada de ontem foi "forte demais" para ser mostrada na televiso. Ele autor de projeto de lei que probe a exibio de lutas de MMA, em TV aberta ou fechada. O projeto est na Comisso de Cincia e Tecnologia do Congresso Nacional. "Voc tem de ser solidrio a uma pessoa que se machucou. Mas no acidente. O objetivo do MMA ser agressivo. Aquele pontap faz parte da regra. normal." A ideia de proibio causou reao de lutadores e fs da modalidade. Apesar de reconhecer a presso, Mentor ataca a modalidade. "MMA no esporte. Esporte a superao do limite da pessoa humana, respeitada a integridade fsica. E no arte macial coisa nenhuma. Arte marcial tem filosofia. MMA agresso", completa. Americano voltou a lutar em 14 meses aps sofrer leso similar ENVIADO ESPECIAL A LAS VEGAS possvel voltar a lutar aps uma fratura como a que sofreu Anderson Silva. Em 2009, o americano Corey Hill chutou o compatriota Dale Hartt e quebrou a prpria perna aos 20 segundos do segundo assalto. Como aconteceu com o brasileiro, sua perna "dobrou" para o lado. Cerca de 14 meses depois, Hill retornou ao MMA, em 23 de janeiro de 2010, quando ganhou por pontos de Jason Trzewieczynski.

Segundo o mdico traumatologista Wagner Castropil, judoca na Olimpada de Barcelona-1992, Anderson pode voltar a lutar em seis meses. "Varia, claro, mas aps trs ou quatro meses para consolidao da fratura, um perodo para recuperar fora e equilbrio e tambm para recuperar sua confiana, ele possivelmente estar apto para voltar a lutar", disse. Reis do riso Cinco produtores arrastam 25 milhes de brasileiros aos cinemas Em 4 anos, Mariza Leo, Iafa Britz, Augusto Cas e os irmos Caio e Fabiano Gullane arrecadam R$ 266 mi FABIO BRISOLLADO RIO Com oito comdias lanadas nos ltimos quatro anos, os produtores Mariza Leo, Iafa Britz, Augusto Cas e os irmos Caio e Fabiano Gullane atraram mais de 25 milhes de espectadores aos cinemas. Somadas, as bilheterias superam R$ 266 milhes. So nmeros equivalentes ao resultado da produo cinematogrfica nacional ao longo de todo o ano de 2013. A comparao d a dimenso da importncia dos cinco produtores na atual safra de comdias brasileiras. Mariza levou mais de 7 milhes aos cinemas neste ano com "De Pernas Pro Ar 2" e "Meu Passado Me Condena". Iafa chegou marca de 4,5 milhes de espectadores com "Minha Me Uma Pea", outro recordista do ano. Na sexta-feira passada (27), entrou em cartaz "At Que a Sorte Nos Separe 2", uma produo da dupla Caio e Fabiano Gullane, que espera superar os 3,4 milhes de espectadores do primeiro filme. Outra sequncia, "Muita Calma Nessa Hora 2", chega ao circuito em 17 de janeiro com a chancela de Augusto Cas, que acumula mais de 7 milhes de ingressos vendidos por seus trs ltimos filmes. Todos comdias. "Nossa meta sempre foi fazer um filme de grande sucesso comercial", disse Fabiano Gullane Folha, ao falar sobre a concepo de "At Que a Sorte Nos Separe". Seguindo esta premissa, os scios da Gullane Filmes encomendaram um roteiro baseado em "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos", best-seller sobre finanas familiares. "E acrescentamos uma histria de amor. Afinal, so dois temas que interessam s pessoas, dinheiro e amor", disse Fabiano Gullane. Na sequncia da histria, estrelada por Leandro Hassum sob a direo de Roberto Santucci, os produtores decidiram filmar 80% das cenas em Las Vegas, nos EUA. "Queramos dar um valor de produo maior para este filme", disse o produtor, que contratou o comediante americano Jerry Lewis para uma participao especial.

"At Que a Sorte Nos Separe 2" estreou em 763 salas de cinema, circuito recorde para o lanamento de um filme nacional. Com frequncia, para formatar um sucesso comercial, os produtores participam tambm do processo de criao, como a elaborao do roteiro, entre outras tarefas. "Considero o produtor um coautor. No aquela figura de charuto atrs da mesa", definiu Mariza Leo, que marca presena nos sets de filmagem de suas produes. "Acompanho de perto o roteiro, o corte final (edio do filme), escolha da trilha, mixagem, campanha publicitria, criao dos cartazes, do trailer, estudo a data de lanamento com os distribuidores", disse Mariza. GREGORIO DUVIVIER Esse ano passou rpido O gigante acorda trincado: os professores querem salrios melhores. Tomam porrada. Alunos tomam mais porrada Feliz Ano-Novo! Comeo a ensaiar um musical. Tragdia: um incndio mata 200 pessoas na boate Kiss. O papa nazista renuncia. Eduardo Paes fecha todos os teatros da cidade por causa do incndio. Suspendem os ensaios da pea. O novo papa fofo --e no parece nazista. A gente volta a ensaiar a pea --o teatro no mudou nada. Gravo o vdeo "Dez Mandamentos" sob o sol de Cabo Frio e Deus me pune com uma queimadura de segundo grau. Usque ou gua de coco, pra mim tanto faz. Morre Choro. A pea vai ser uma tragdia. Estreia e d tudo certo. Obrigado, Senhor, obrigado por me ajudar mesmo eu sendo ateu. O novo presidente da Comisso de Direitos Humanos um pastor racista e homofbico. Errou feio, errou feio, errou rude. Clarice lana o melhor disco do sculo 21. O preo da passagem vai aumentar 20 centavos. Vem pra rua. O gigante acordou. Pronto: a passagem no vai mais aumentar 20 centavos. Mas no s pelos 20 centavos. Bora pra Rio Branco. Tomo porrada. Caio de cara no asfalto. Merda, roubaram meu celular. O gigante d uma morgada. Dilma fala na tev. Parece que ela t lendo um texto. Diz que vai chamar mdicos cubanos e lutar contra o vandalismo. No adianta muito. O gigante acorda mais bolado e quebra tudo, at a Toulon. Eitcha Lel. Me apresentam o Candy Crush. Perco o ms inteiro de julho nisso. Matam o Daleste na frente de todo o mundo. Comeo a escrever pra Folha. Que dias bons. Prepara que agora hora da Jornada Mundial da Juventude. O gigante aperta a funo soneca. Essa carne Friboi? O gigante comea a gostar desse ios7. feriado no pas laico em homenagem ao papa fofo --que contra o aborto e o casamento gay. Pastor diz que vai processar o Porta. Discuto na tev com Didi Moc, ele diz que no pode rir de religio, eu acho que pode. Clarice e eu vamos morar juntos. Pai, to cem porcenta. O gigante acorda trincado: os professores querem salrios melhores. Feliciano desiste de processar a gente (preguia? noo? mais o que fazer?). Clarice e eu j estamos morando juntos. Professores tomam porrada. Miley Cyrus rebola no colo de Beetlejuice. Morre Champignon. Os alunos defendem os professores. Tomam mais porrada. O gigante entra em coma induzido. Champanhe agrega status ao rei do camarote. Lano um livro de poesia (alienao? debilidade? amor?). Morre Mandela.

Collor e Sarney vo visitar. Tadinho. Porta dos Fundos reconta a vida de Jesus. Ento Natal. E o que voc fez? Esse ano passou rpido. Feliz Ano-Novo. Filme de Paulo Caldas confronta cangaceiros e nazistas Com incio de gravaes marcado para 2014, nova obra do diretor paraibano quer ir alm do realismo ao tratar de choque cultural FERNANDO MASINIDE SO PAULO A imagem de marinheiros alemes desembarcando na costa de Pernambuco no sai da cabea do diretor Paulo Caldas. Ele costumava ouvir do pai a histria de nazistas que chegaram em Porto de Galinhas e foram presos num quartel. Pensou: como seria um encontro deles com cangaceiros na praia? A ideia tomou forma e virou o roteiro de seu novo filme, "O Serto Vai Virar Mar e o Mar Vai Virar Serto", referncia ao cineasta baiano Glauber Rocha (1939-1981). O projeto, em pr-produo, inicia as filmagens em 2014. A histria gira em torno de um casal de cangaceiros que vaga pelo serto, no comeo dos anos 1940, aps o declnio do cangao. beira-mar, eles encontram um marinheiro alemo, interpretado por Peter Ketnath, que sobreviveu a um naufrgio. Peter um rosto conhecido do pblico brasileiro. Foi o vendedor de remdios de "Cinema, Aspirinas e Urubus" (2005), filme de estreia de Marcelo Gomes, e trabalhou em "Deserto Feliz" (2007), de Caldas. Falta definir quem sero os cangaceiros. Caldas quer fugir dos clichs tanto do sertanejo heroico quanto do alemo atroz. "Tem um momento na praia que eles deixam de ser o cangao e o nazismo, so seres humanos. Estabelece-se ali uma interao que prev todo tipo de sentimento: amor, paixo, compreenso", diz o autor que codirigiu, ao lado de Lrio Ferreira, "Baile Perfumado" (1997), um marco do cinema pernambucano. Para colaborar no roteiro, Caldas chamou o amigo Hilton Lacerda, diretor do premiado "Tatuagem", em cartaz nos cinemas. Hilton vislumbra um tom fantstico nesse choque cultural: "O encontro delirante, so culturas muito distantes, no ser uma representao clssica de dois povos". SUBMARINO ALEMO A produo, cujo oramento deve ficar em torno de R$ 5 milhes, envolve trs pases: Brasil, Alemanha e Portugal. Um cenrio j certo: o interior de uma rplica de um submarino alemo usado na Segunda Guerra Mundial. Em viagem a Munique neste ano, Caldas ficou encantado com o navio: "O motor funciona, esto l os torpedos. As pessoas faziam uma decorao na parte interna como se fosse a prpria casa". Toda a trajetria do personagem de Peter antes de chegar praia ser filmada ali dentro. O mais curioso que o navio foi usado num filme alemo muito popular na Europa, "O

Barco" (1981), de Wolfgang Petersen, e fica instalado nos estdios da Bavaria Film, em Munique. Ao falar de sua nova obra, Caldas no esconde referncias como Ruy Guerra e Mrio Peixoto. No quer se limitar a um retrato naturalista. "O mar continua sendo um smbolo de liberdade, de encontro com a fantasia, de descoberta da natureza", diz. LUIZ FELIPE POND O ciclo sagrado da vida Naquela noite especial, se colocariam em crculo ao redor do fogo para ouvir os sons do pai de todos Um monte de corpos que se mexiam e danavam. Outros, mortos. O cheiro j adocicado da carne subia aos cus. Crianas brincavam se cobrindo de sangue enquanto velhas tentavam control-las. Mulheres, atarefadas, cuidavam de uma delas que, de pernas abertas, tentava pr para fora um beb. Entre as pernas, lquidos escorriam e o cheiro de mulher tomava conta do bando. Alguns homens sentiam um prazer especial com isso, e queriam se aproximar dela para lamber suas pernas. O sangue de mulher tinha um gosto poderoso. Em meio aos gritos da infeliz, outros homens se aproximavam carregando mais corpos. Estes eram vistos pelas mulheres como homens mais desejveis, e no aqueles que tentavam a todo custo devorar a infeliz no meio das outras. Alguns olhavam para a infeliz e riam de sua agonia. Outros, menos ruidosos, faziam sinais para que os mais barulhentos se calassem e ouvissem o choro da mulher em silncio. Havia algo de reverncia neste silncio. Por alguns instantes, paravam diante da cena, e tudo parecia suspenso no tempo. Derrubavam os corpos no cho e quase choravam junto com ela. Na rotina do dia a dia, aquela era uma noite especial. A vida era uma somatria de dias e noites que se repetiam. Mas aquela noite era especial. Logo, se colocariam em crculo ao redor do fogo para ouvir os sons do pai de todos. Este som desceria dos cus e encheria o espao a volta de todos, chegando mesmo a entrar em suas cabeas. Sabiam que era a noite em que o pai de todos viria Terra para jogar sobre ela a sua fora. E eles comeriam corpos e danariam. Os corpos seriam despedaados segundo a regra do pedao mais fcil de arrancar ao mais difcil. Crianas e mulheres despedaavam os mais fceis, os homens, os mais difceis. Passo a passo, aprendiam a ser inteligentes. Tal tcnica, acreditavam, vinha do mesmo lugar de onde desciam o fogo e chuva. De onde descia o pai invisvel do mundo. Duas mulheres jogavam sobre o rosto da infeliz um lquido de cor ocre. Espalhavam sobre os olhos e os lbios, enquanto um som escapava de suas bocas, j quase sem

dentes. As mulheres mais jovens no podiam se aproximar da infeliz. Depois de espalhar o lquido de cor ocre, lambiam os olhos e os lbios daquela que, de pernas abertas, prxima ao lugar onde seria aceso o fogo mais tarde, esperava pela noite mais importante da vida deles. Quando o mundo comeava a ficar escuro, e a cabea da criana comeava a surgir entre as pernas, fezes e urina, os gritos da infeliz subia aos cus. No alto da pedra, ali colocada pelo pai invisvel, o homem maior se punha de p. Os outros jogavam os corpos sobre os irmos e irms de sangue, e os pedaos eram arrancados ao som cada vez mais alto de todos que repetiam monotonamente o mesmo grito. Em meio a eles, o grito frgil da infeliz, a me mais jovem entre todas se perdia. O mesmo lquido ocre, misturado com sangue, escorria pelos lbios, enquanto o homem maior se contorcia sobre si mesmo, agora de joelhos. Por suas pernas, escorria sua bno. Embaixo, e ao redor da infeliz, todos repetiam os gestos do homem maior, que carregava em si o esprito invisvel do pai de todos. Muitos corriam querendo lamber a bno que escorria pela pedra. Depois de alguns instantes, ele repetia a dana, os gestos, se punha de joelhos, e a bno escorria de novo pela pedra. Quando o beb, j fora do corpo da me mais jovem de todas, ligado a ela apenas por um cordo de carne, era carregado por uma das mulheres, o corpo da infeliz me mais jovem de todas era carregado pelo restante das velhas. Ambos eram arremessados para dentro do grande fogo, enquanto o restante dos irmos e irms de sangue giravam sobre si mesmos. De repente, do giro, passaram perseguio das mulheres a sua volta (as irms de sangue). Estas, num misto de desejo e horror, tentavam escapar dos irmos de sangue. Jogadas contra o cho e as pedras que enchiam o lugar, eram lanadas a condio de possveis mes jovens dos prximos dias. Gritavam e gemiam, medida em que eram abenoadas por seu irmos. LULI RADFAHRER Nada por mim Usados com moderao, os apps de 'behaviorismo digital' podem ser uma bela ferramenta de autogesto O crescimento das mdias sociais ajudou a reconfigurar as paranoias de comportamento e facilitar as resolues de ano novo. Com a ajuda de aplicativos quase gratuitos e de um punhado de amigos nas redes possvel comer melhor, dormir mais e viver uma vida mais ecolgica, saudvel, produtiva e segura. Seus usurios, fceis demais, parecem incapazes de cuidar do corpo que possuem. No vai demorar para que os programinhas que hoje registram calorias e horas de sono passem a computar fatores genticos, pessoais e ambientais para recomendar a eles o que fazer, o que vestir, com quem andar e aonde ir.

Tcnicas de mudana de comportamento partem do princpio de que mais fcil realizar pequenas tarefas, administrveis, do que lutar contra a tentao munido apenas de fora de vontade. Comuns em programas de combate a situaes crnicas, como os Vigilantes do Peso e os Alcolicos Annimos, elas esto cada vez mais comuns no ambiente digital, em que usam neologismos marqueteiros como "quantified self" e "gamificao". O primeiro a sugerir esse tipo de prtica foi o controverso psiclogo americano B. F. Skinner, criador do behaviorismo radical. Ele acreditava que as pessoas poderiam ser programadas a tomar determinadas atitudes, desde que vissem bons resultados derivados delas --os chamados "reforos". Skinner viu que muitos animais reagiam positivamente, repetindo-os at que se tornassem hbitos. E props que o ser humano reagiria da mesma forma, questionando a ideia do livre-arbtrio. Depois de quase meio sculo de rejeio, as ideias de Skinner voltam a ativa nos aplicativos comportamentais. Eles estabelecem objetivos modestos para encorajar o progresso constante e reforos posteriores, medem rigorosamente os resultados para descobrir quais variveis comprometem ou estimulam as conquistas, usam as mdias sociais para buscar apoio do grupo e criam novas tarefas para que o hbito se forme. Com o apoio dessas tcnicas, o indivduo quantificado e gamificado se transforma naquele indivduo programvel. O problema das tcnicas behavioristas que a mudana de comportamento demanda o apego a determinadas rotinas, abrindo mo do livre-arbtrio. O usurio que se dedica a um desses programas reconhece no ser capaz de dar conta de si prprio, terceirizando o controle para o sistema. fcil ver aonde isso vai parar. Tecnologias de "big data", computao em nuvem e internet das coisas tendem a criar bolhas de isolamento cada vez maior, capazes de reconhecer mudanas de comportamento e se antecipar a novos desejos. Nas palavras do filsofo de tecnologia Albert Borgmann, "deixaremos de cuidar da casa para sermos cuidados por ela". Por mais que seja eficiente para resolver problemas e hbitos que comprometem a sade de seus usurios e dos que convivem com eles, a mecanizao pode ser um perigoso instrumento de manipulao. Usado com moderao, o behaviorismo digital pode ser uma bela ferramenta de autogesto. Em excesso, pode mecanizar seus usurios, comprometendo sua fora de vontade. Na dvida, o melhor buscar independncia para evitar que a mquina pense que voc dela.

Vous aimerez peut-être aussi