Vous êtes sur la page 1sur 20

Aberta ou fechada De acordo com a possibilidade ou no de negociao no mercado dos seus valores mobilirios.

Acionistas - Direitos essenciais Os seguintes direitos so bsicos, no podendo ser prejudicados, nem pelo estatuto nem pela Assemblia Geral: iscali!ar a gesto dos neg"cios na #orma da lei. $articipar do acervo em caso de li%&idao. $articipar dos lucros sociais. $re#er'ncia para subscrio de a(es, partes bene#icirias convers)veis em a(es, deb'ntures convers)veis em a(es e b*nus de subscrio. +etirar,se da sociedade nos casos previstos em lei. Acionistas - Obrigaes A principal obrigao do acionista integrali!ar o capital subscrito pelo mesmo no pra!o previsto. O no pagamento poder ser punido com cobrana judicial -inclusive juros e multa. ou venda das a(es no mercado. Aes - amortizao, reembolso, resgate Amorti!ao a distribuio aos acionistas, a t)tulo de antecipao e sem reduo de capital, de valores %ue poderiam ter em caso de li%&idao da compan/ia. +eembolso o pagamento, aos acionistas dissidentes, do valor de suas a(es. +esgate o pagamento do valor das a(es para retir,las do mercado. Aes - conceitos 0o #ra(es negociveis do capital de uma sociedade an*nima Aes em circulao no mercado 0o todas as a(es do capital menos as do acionista controlador, de diretores, de consel/eiros de administrao e as em tesouraria. Aes - espcies $odem ser ordinrias, pre#erenciais ou de #ruio. A(es pre#erenciais sem direito -ou com restri(es. a voto no podem representar mais de 123 do total. 4ada espcie de ao pode ter uma ou mais classes. Aes - nmero, valor nominal O estatuto deve de#inir o n5mero de a(es em %ue o capital social ser dividido e se /aver valor nominal, %ue dever ser o mesmo para todas e, nas compan/ias abertas, no poder ser in#erior ao m)nimo de#inido pela 467.

Aes ordin rias 4lasses podero ser de#inidas em #uno de: conversibilidade em a(es pre#erenciais. e8ig'ncia de nacionalidade brasileira do acionista. direito de voto em separado para certos cargos. 7odi#ica(es de classes dependem de aprovao de todos os titulares das a(es envolvidas. Aes preferenciais $odem ter as vantagens prioridade de dividendo -#i8o ou m)nimo.. prioridade de reembolso de capital, com ou sem pr'mio as anteriores acumuladas 9ndependente desses direitos, a(es pre#erenciais sem direito ou com restrio de voto t'm outras vantagens asseguradas. 6er Artigo :; da lei <.=2=. Assemblia !eral de Acionistas "A!# > o "rgo m8imo da compan/ia, representado pelos acionistas com direito a voto. ?ntre outros, tem poder privativo para Aceitar ou no avaliao de bens de acionistas para #ormar capital. Autori!ar concordata, dissoluo, #al'ncia, li%&idao. Autori!ar emisso de t)tulos como deb'ntures e partes bene#icirias. Deliberar ciso, #uso, incorporao ou trans#ormao da sociedade. ?leger ou destituir administradores e #iscais. 7odi#icar o estatuto social. 0uspender direitos de acionistas. A Assemblia Geral Ordinria -AGO. deve ocorrer pelo menos uma ve! por e8erc)cio social, nos primeiros %uatro meses do ano. ?8ige o %u"rum de @13 do capital votante em :A convocao e %ual%uer n5mero em @A convocao. A Assemblia Geral Extraordinria -AG?. ocorre sempre %ue necessrio. Bu"rum pode ser di#erente. ?8emplo: para modi#icar estatuto, @CD em :A convocao e %ual%uer n5mero em @A. $%nus de subscrio 0o t)tulos negociveis %ue a compan/ia pode emitir, dentro do limite de aumento de capital autori!ado pelo estatuto, %ue do direito aos seus titulares de subscrever a(es do capital social mediante apresentao e pagamento do preo de emisso. &apital social - formao $ode ser com din/eiro ou bens suscet)veis de avaliao em din/eiro. Eeste caso, a avaliao dever ser #eita por tr's peritos ou por empresa especiali!ada. &apital social - generalidades

Dever ser #i8ado no estatuto e a e8presso monetria dever ser corrigida anualmente. &apital autorizado, subscrito e integralizado 4apital autori!ado o limite, de#inido pela Assemblia Geral de Acionistas, at o %ual, sem consulta a esta, o 4onsel/o de Administrao ou a Diretoria podem elevar o capital da compan/ia. 4apital subscrito valor total correspondente Fs a(es ad%uiridas pelos acionistas. 4apital integrali!ado a parte do capital subscrito j paga pelos acionistas. &iso, fuso, incorporao, transformao A ciso ocorre %uando uma compan/ia dividida em outras -e8: de empresa A para empresa G e empresa 4.. A fuso o processo contrrio F ciso -e8: de empresas A e G para empresa 4.. A incorporao ocorre %uando uma compan/ia absorvida por outra, conservando a personalidade desta 5ltima -e8: de empresas A e G para empresa A.. Transformao a mudana do tipo de sociedade -e8: de empresa A Htda para empresa A 0CA.. &ompanhia aberta - cancelamento de registro 0" pode ser #eito mediante o#erta p5blica, pelo controlador ou sociedade %ue a controle, para compra da totalidade das a(es em circulao no mercado. &onselho de Administrao "&A# > "rgo obrigat"rio nas compan/ias de capital aberto. > composto por, no m)nimo, tr's membros eleitos pela Assemblia Geral. Iodos precisam ser acionistas e no podem ser pessoas jur)dicas.O consel/o deve ter reputao ilibada, no podendo ser eleito, salvo dispensa da assemblia geral, a%uele %ue ocupar cargos em sociedades %ue possam ser consideradas correntes no mercado, em especial consultivos, de administrao ou #iscalJ e a%uele %ue tiver interesse con#litante com a sociedade. &onselho 'iscal "&'# ormado por @ -m)nimo. a 1 -m8imo. membros -acionistas ou no. eleitos pela Assemblia Geral e igual n5mero de suplentes. A e8ist'ncia e8igida, mas o #uncionamento no precisa ser permanente, caber ao estatuto dispor sobre isso, ou seja se ser permanente ou eventual, se #uncionria apenas nos e8erc)cios sociais em %ue sua instalao #or pedida pelos acionistas. $ode ser convocado por :23 dos acionistas com direito a voto ou 13 dos sem direito a voto. Deb(ntures 0o t)tulos %ue a compan/ia pode emitir %ue do aos seus titulares direitos de crditos contra a empresa, podendo ser convers)veis em a(es.

Denominao Deve conter Kcompan/iaK -somente no in)cio. ou Ksociedade an*nimaK. $ode ter nome do #undador, acionista ou outra pessoa %ue contribuiu. Diretoria > composta por, no m)nimo, @ membros-pessoas naturais. indicados pela Assemblia Geral ou pelo 4onsel/o de Administrao. Eo precisam ser acionistas e o mandato de D anos com reeleio permitida. 7embros do 4onsel/o de Administrao podem #a!er parte da Diretoria at a proporo m8ima de :CD. A representao da compan/ia privativa dos diretores, no sil'ncio do estatuto e ine8istindo deliberao do consel/o de administrao, competiro a %ual%uer diretor a representao da compan/ia e a pratica dos atos necessrios ao seu #uncionamento regular. Dissoluo, li)*idao, e+tino A compan/ia poder ser dissolvida em casos previstos no Artigo @2< da Hei <=2= -de pleno direito como trmino do pra!o previsto ou por deciso judicial como #al'ncia.. Lma ve! dissolvida, a compan/ia passa ao processo de liqidao, para partil/a dos direitos e obriga(es envolvidas. A e8tino ocorre pelo encerramento da li%&idao. Lma compan/ia tambm pode ser e8tinta em ra!o de ciso, #uso ou incorporao. ,artes benefici rias 0o t)tulos %ue a compan/ia pode criar, sem valor nominal e independente do capital, %ue do aos seus titulares direitos de participao nos lucros anuais. Os titulares no so considerados s"cios. 4ompan/ias abertas no podem emitir. ,articipao em outras sociedades > permitida e pode ser objeto con#orme Artigo @M. -alores mobili rios - conceito 0egundo lei <.DN1, compreendem as a(es, partes bene#icirias, deb'ntures, os cup(es desses t)tulos e os b*nus de subscrio. os certi#icados de dep"sito de valores mobilirios. outros t)tulos criados ou emitidos pelas sociedades an*nimas, a critrio do 4onsel/o 7onetrio Eacional. 0egundo mesma lei, so e8clu)dos os t)tulos da d)vida p5blica #ederal, estadual ou municipal. os t)tulos cambiais de responsabilidade de instituio #inanceira, e8ceto as deb'ntures. $osteriormente outros #oram inclu)dos 4erti#icados de Dep"sitos de A(es. Direitos de 0ubscrio de 6alores 7obilirios.

Op(es de 6alores 7obilirios. +ecibos de 0ubscrio de 6alores 7obilirios. -oto 4ada ao ordinria d direito a um voto na Assemblia Geral. O direito de voto e8clusivo dos portadores de a(es nominativas, endossveis e escriturais. Iitulares de a(es pre#erenciais sem direito a voto podem ad%uirir esse direito se a compan/ia dei8ar de pagar os dividendos #i8os ou m)nimos a %ue tiverem direito, decorrido o pra!o do estatuto, %ue no poder ser superior a tr's e8erc)cios consecutivos.
http://www.mspc.eng.br/temdiv/sas_01.shtml

SOCIEDADES ANNIMAS: DAS ASSEMBLIAS GERAIS


* Joo Baptista Morello Netto Como do conhecimento geral o No!o C"digo Ci!il #Lei n$ %&'(&) de %& de *aneiro de +&&+, em !igor de-de %% de *aneiro de +&&. re!ogo/ e01re--amente o C"digo Ci!il de %2%) e a 3arte 3rimeira do C"digo Comercial' A -ociedade an4nima *5 n6o integra!a e--a legi-la76o re!ogada tendo reg8ncia 1r"1ria' Entretanto o No!o C"digo ci!il a ela- -e re9ere no- artigo- %'&:: e %'&:2 o 1rimeiro 1ara di;er </e =na -ociedade an4nima o/ com1anhia o ca1ital di!ide>-e em a7?e- o@rigando>-e cada -"cio o/ acioni-ta -omente 1elo 1re7o de emi--6o da- a7?e- </e -/@-cre!er o/ ad</irir re1etindo o </e di-1?e o art' %$ da !igente lei )'(&(AB) e ainda </e =a -ociedade an4nima rege>-e 1or lei e-1ecial a1licando>-e>lhe no- ca-o- omi--o- o- di-1o-iti!o- de-te C"digoC' N6o -endo 1arte 1ortanto do C"digo Ci!il a -ociedade 1or a7?e- anota Ricardo Di/;a #No!o C"digo Ci!il Comentado Sarai!a %a-' Ed' 1g' 2B2, </e a re9er8ncia </e -e 9a; E -ociedade an4nima e E -ociedade em comandita 1or a7?e- > =a de-1eito de *5 reg/lamentado- 1or lei e-1ecial te!e -eg/ndo o legi-lador o o@*eti!o de manter e--e- doi- ti1o- -ociet5riointegrado- ao -i-tema do C"digo Ci!ilC' Foda!ia en9ati;o regem>-e 1or lei 1r"1ria nada di-1ondo -o@re ele- em car5ter -igni9icati!o o C"digo Ci!il' O/tra re9er8ncia 9eita no 1ar5gra9o Gnico do art' 2:+ ao di-1or </e =inde1endente de -e/ o@*eto con-idera>-e em1re-5ria a -ociedade 1or a7?e-H e -im1le- a coo1erati!aC' Di-1?e ainda o 1ar5gra9o Gnico do art' %'&I. </e o =contrato -ocial 1oder5 1re!er a reg8ncia -/1leti!a da -ociedade limitada 1ela- norma- da -ociedade an4nimaC 3re-tado- e--e- e-clarecimento- 1reliminare- 1a--aremo- E matria o@*eto de-ta- notacom a- </ai- 1roc/ramo- at/ali;ar o roteiro 1ratico </e temo- reali;ado -o@re o1rocedimento- legai- </e de!er6o -er o@-er!ado- 1ela- -ociedade- an4nima- 1or oca-i6o da reali;a76o de -/a- a--em@lia- gerai- an/ai- em car5ter ordin5rio o/ e0traordin5rio con9orme o ca-o' Ne-te te0to con-tam a- modi9ica7?e- o@*eto da Lei n$ 2'(IB de &I de maio de %'22B </e altero/ !5rio- di-1o-iti!o- da Lei n$ )'(&( de %I de de;em@ro de %2B) e da Lei n$ %&'.&. de .% de o/t/@ro de +&&%'

Re--altamo- entretanto </e a Lei da- SAA originariamente de-tinada E- -ociedade- a@ertate!e o 3ro*eto inicial modi9icado 1ara -er a1licada tanto E- -ociedade- a@erta- como E9echada- ha!endo di-1o-iti!o- em -/a maior 1arte a1lic5!ei- a am@a- a- -ociedadecon9orme a 1r"1ria de9ini76o legal de -e/ art' ($ -eg/ndo o </al =1ara o- e9eito- de-ta Lei a com1anhia a@erta o/ 9echada con9orme o- !alore- mo@ili5rio- de -/a emi--6o e-te*am o/ n6o admitido- E negocia76o no mercado de !alore- mo@ili5rio-C' Como -e acha e01re--o em toda a */-ti9icati!a e de@ate- re9erente- ao 3ro*eto </e -e tran-9ormo/ na Lei %&'.&. de .% de o/t/@ro de +&&% a me-ma alm de alterar a Lei )(&(AB) e a Lei 2'(IBA2B modi9ico/ tam@m a Lei n$ ).:I de B de de;em@ro de %2B) </e di-1?e -o@re o mercado de !alore- mo@ili5rio- e cria a Comi--6o de Jalore- Mo@ili5rio-' De-te modo a me-ma Lei contin/a a reg/lar a- -ociedade- 9echada- em grande maioria e a- a@erta- em m/ito menor nGmero ma- com o@*eti!o- di9erente- 1or de-tinarem>-e e-tae-1eci9icamente ao mercado de ca1itai-' Ca@e 1oi- ao intr1rete !eri9icar a a1lica76o do- di-1o-iti!o- legai- E- hi1"te-e- ocorrente</ando n6o e01re--o- no te0to legal' De-te modo 1roc/ramo- ne-te de-1reten-io-o roteiro 1r5tico indicar 1re9erentemente o caminho a -er -eg/ido 1ela- com1anhia- 9echada- em@ora -e*a de a1lica76o com/m Ea@erta- e-ta- -im -/*eita- E- norma- emanada- da Comi--6o de Jalore- Mo@ili5rio- > CJM > </e 1a--a a ter maior 1oder de a76o */nto E- -ociedade- a@erta- mediante a no!a di-ci1lina e 9i-cali;a76o a </e e-t6o -/@metida-' De!er5 1oi- o intr1rete con-iderar a- modi9ica7?e- legi-lati!a- 1ertinente-H a- </e e0igiram modi9ica76o e-tat/t5ria nece--5ria- o/ con!eniente- e a- </e de1ender6o de reg/lamenta76o da CJM em 9ace da no!a Lei %&'.&.A+&&%'

I - DA ASSEMBLIA GERAL ORDINRIA


An/almente no- </atro me-e- -eg/inte- ao trmino do e0ercKcio -ocial a- Sociedade- 1or A7?e- de!em reali;ar a A--em@lia Geral Ordin5ria com 9inalidade de: LI > tomar a- conta- do- admini-tradore- e0aminar di-c/tir e !otar a- demon-tra7?e9inanceira-H II > deli@erar -o@re a de-tina76o do l/cro lK</ido do e0ercKcio e a di-tri@/i76o de di!idendo-H III > eleger o- admini-tradore- e o- mem@ro- do con-elho 9i-cal </ando 9or o ca-oH #art'%.+,C O inci-o IJ do artigo %.+ da Lei )'(&(AB) e-ta@elece como atri@/i76o da A--em@lia Geral Ordin5ria a a1ro!a76o da e01re--6o monet5ria do ca1ital -ocial com remi--6o ao artigo %)B' Entretanto o artigo ($ 1ar5gra9o Gnico da Lei n$ 2'+(2 +)A%+A2I e0ting/i/ a /tili;a76o de </al</er -i-tema de corre76o monet5ria da- demon-tra7?e- 9inanceira- incl/-i!e 1ara 9in-ociet5rio- a 1artir de %$ de *aneiro de %22)' At/almente 1or di-1o-i76o da legi-la76o do Im1o-to de Renda > na 1r5tica toda- a-ociedade- an4nima- -6o o@rigada- a encerrar o e0ercKcio -ocial em .% de de;em@ro de cada ano #Decreto n$ .'&&& de +2A&.A22 artigo ++% > Reg/lamento do Im1o-to de Renda,' 3or e--e moti!o o 1ra;o legal 1ara a reali;a76o de--a a--em@lia encerra>-e em .& de a@ril do e0ercKcio -eg/inte o/ -e*a no- </atro 1rimeiro- me-e- -eg/inte- ao trmino do e0ercKcio -ocial #art' %.+,

M5 -e di-c/ti/ -o@re a hi1"te-e de reali;a76o da AGO 9ora do 1ra;o legal' A orienta76o da M/nta Comercial do E-tado de S6o 3a/lo #M/ce-1, ne--a- hi1"te-e- de 1roceder ao ar</i!amento da ata da a--em@lia -em entrar no mrito de--a deli@era76o' Foda!ia 9ica a ad!ert8ncia </anto E re-1on-a@ilidade do- admini-tradore- > Diretoria o/ Con-elho de Admini-tra76o > 1ela con!oca76o da A--em@lia Geral #art' %+.,' 3ara a- -ociedade- a@ertaa CJM e0ige a o@-er!Nncia rigoro-a do 1erKodo legal' A1e-ar da o@rigatoriedade legal da reali;a76o da a--em@lia an/al a 9alta do ar</i!amento da ata de AGO o/ AGE anteriore- n6o con-tit/ir5 moti!o de -/-ta76o do ar</i!amento de ata- a1re-entada- a ar</i!amento -e e-ta- -e encontrarem 9ormalmente correta-' Inc/m@e E M/nta Comercial !eri9icar o a-1ecto 9ormal da- c"1ia- da- ata- a -erem ar</i!ada- n6o lhe ca@endo entrar no mrito da- deli@era7?e- a--em@leare- de re-1on-a@ilidade a1ena- do- acioni-ta-' Ali5- o </e di-1?e o art' 2B ca1/t da Lei n$ )'(&(AB)' LArt' 2B > C/m1re ao Regi-tro do Comrcio e0aminar -e a- 1re-cri7?e- legai- 9oram o@-er!ada- na con-tit/i76o da com1anhia @em como -e no e-tat/to e0i-tem cl5/-/lacontr5ria- E lei E ordem 1G@lica e ao- @on- co-t/me-L' I-to 1o-to de-tacamo- a- -eg/inte- matria-:

II - COMPETNCIA PARA A CONVOCAO


Ca@e E Diretoria e ao Con-elho de Admini-tra76o -e ho/!er con!ocar a AGO #art' %+., re--al!ada- a- e0ce7?e- legai-' A Lei n$ 2'(IB de &I de maio de %'22B </e altero/ a Lei n$ )'(&(AB) acre-cento/ ao 1ar5gra9o Gnico do artigo %+. a- alKnea- =cC e =dC de modo </e a AGO 1oder5 -er con!ocada: a, 1elo Con-elho Di-cal noca-o1re!i-tono nGmero J do artigo %).H

@, 1or </al</er acioni-ta </ando o- admini-tradore- retardarem 1or mai- de )& #-e--enta, dia- a con!oca76o no- ca-o- 1re!i-to- em lei o/ no e-tat/toH c, 1or acioni-ta- </e re1re-entem cinco 1or cento no mKnimo do ca1ital -ocial </ando oadmini-tradore- n6o atenderem no 1ra;o de oito dia- a 1edido de con!oca76o </e a1re-entarem de!idamente 9/ndamentado com indica76o da- matria- a -erem tratada-H d, 1or acioni-ta- </e re1re-entem cinco 1or cento no mKnimo do ca1ital !otante o/ cinco 1or cento no mKnimo do- acioni-ta- -em direito a !oto </ando o- admini-tradore- n6o atenderem no 1ra;o de oito dia- a 1edido de con!oca76o de a--em@lia 1ara in-tala76o do con-elho 9i-cal'C

III - MODO DE CONVOCAO


A con!oca76o 9ar>-e>5 mediante anGncio 1/@licado 1or . #tr8-, !e;e- no mKnimo contendo alm do local data e hora da a--em@lia e a Ordem do Dia' 3ra;o- con9orme a Lei %&'.&. de .%A%&A+&&% #art' %+( O%$,:

3ara a com1anhia 9echada: %P con!oca76o > anteced8ncia mKnima de : #oito, dia- contando o 1ra;o da 1/@lica76o do 1rimeiro anGncio' +P con!oca76o > anteced8ncia mKnima de I #cinco, dia- ca-o n6o -e reali;e a a--em@lia em 1rimeira con!oca76o' 3ara a com1anhia a@erta: %P con!oca76o > anteced8ncia mKnima +P con!oca76o > anteced8ncia mKnima de : #oito, diaO@-er!a7?e-: a, A- con!oca7?e- de!er6o -er 9eita- em cada ca-o n6o -e admitindo anGncio- 1re!endo de-de logo a +P con!oca76o ca-o n6o -e reali;e na data da con!oca76o inicial' @, O acioni-ta </e 1o--/ir IQ do ca1ital na- com1anhia- 9echada- 1oder5 -er con!ocado 1or carta regi-trada o/ telegrama de-de </e tenha 1re!iamente -olicitado E Com1anhia #art' %+( .$,' Di-1en-a da con!oca76o: com1arecimento E AGO o/ AGE de acioni-ta- re1re-entando a totalidade do ca1ital -ocial #art' %+( ($,' A lei re9ere>-e a Ltodo- o- acioni-ta-L e n6o a1ena- ao- </e 1o--/em Ldireito de !otoL' Entretanto con9orme modi9ica76o da Lei %&'.&. 9oram incl/Kdo- no!o- OO I$ e )$ ao artigo %+( -eg/ndo o </al a CJM 1oder5 a -e/ e0cl/-i!o critrio mediante deci-6o 9/ndamentada de -e/ colegiado a 1edido de </al</er acioni-ta e o/!ida com1anhia: I > a/mentar 1ara at .& #trinta, dia- a contar da data em </e o- doc/mento- relati!o- Ematria- a -erem deli@erada- 9orem colocado- E di-1o-i76o do- acioni-ta- o 1ra;o de anteced8ncia de 1/@lica76o do 1rimeiro anGncio de con!oca76o da a--em@lia geral de com1anhia a@erta </ando e-ta ti!er 1or o@*eto o1era7?e- </e 1or -/a com1le0idade e0i*am maior 1ra;o 1ara </e 1o--am -er conhecida- e anali-ada- 1elo- acioni-ta-: de %I #</in;e, dia-

II > interrom1er 1or at %I #</in;e, dia- o c/r-o do 1ra;o de anteced8ncia da con!oca76o de a--em@lia geral e0traordin5ria de com1anhia a@erta a 9im de conhecer e anali-ar a1ro1o-ta- a -erem -/@metida- E a--em@lia e -e 9or ca-o in9ormar E com1anhia at o trmino da interr/176o a- ra;?e- 1ela- </ai- entende </e a deli@era76o 1ro1o-ta E a--em@lia !iola di-1o-iti!o- legai- o/ reg/lamentare-'

O )$ > A- com1anhia- a@erta- com a7?e- admitida- E negocia76o em @ol-a de !alorede!er6o remeter na data da 1/@lica76o do anGncio de con!oca76o da a--em@lia E @ol-a de !alore- em </e -/a- a7?e- 9orem mai- negociada- o- doc/mento- 1o-to- E di-1o-i76o doacioni-ta- 1ara deli@era76o na a--em@lia geral'

IV - LOCAL
A a--em@lia de!er5 reali;ar>-e na -ede da com1anhia' E0ce1cionalmente 1oder5 reali;ar> -e em o/tro local 1orm na localidade da -ede #art' %+( +$,' Frata>-e de e0ce76o </e de!er5 -er */-ti9icada em cada ca-o'

Nada im1ede </e 1ara maior 9acilidade da com1anhia -e*am reali;ada- em ato- -e<Renciaia--em@lia- ordin5ria- e e0traordin5ria- e-ta@elecendo a lei </e a a--em@lia geral

ordin5ria e a a--em@lia geral e0traordin5ria 1odem -er c/m/lati!amente con!ocada- e reali;ada- no me-mo local data e hora in-tr/mentada- em ata Gnica #art' %.% 1ar5gra9o Gnico,'

V - QURUM DE INSTALAO
> %P con!oca76o > %A( #/m </arto, do ca1ital -ocial > +P con!oca76o > </al</er nGmero #art' %+I,' no mKnimo com direito de !oto'

VI - QURUM DE DELIBERAES
a, maioria a@-ol/ta -al!o di-1o-i76o e-tat/t5ria am1liati!a #art' %+2,' @, ha!endo em1ate: -ol/76o 1or ar@itragem o/ norma e-tat/t5ria di!er-aH no!a a--em@lia a1"- + #doi-, me-e- o/ deci-6o */dicial #art' %+2 +$,'

VII - QURUM QUALIFICADO E DIREITO DE RETIRADA


A Lei n$ 2'(IBA2B e agora a Lei %&'.&.A+&&% modi9icaram a reda76o do- artigo- %.) e %.B da lei n$ )'(&(AB) </e tran-cre!emo- em -/a Kntegra o- </ai- incl/-i!e </anto ao direito de rece--o e ao critrio 1ara o reem@ol-o da- a7?e- di-1?em o -eg/inte: =Artigo %.) > nece--5ria a a1ro!a76o de acioni-ta- </e re1re-entem metade no mKnimo da- a7?e- com direito a !oto -e maior </or/m n6o 9or e0igido 1elo e-tat/to da com1anhia c/*a- a7?e- n6o e-te*am admitida- E negocia76o em @ol-a o/ no mercado de @alc6o 1ara deli@era76o -o@re: I > cria76o de a7?e- 1re9erenciai- o/ a/mento de cla--e de a7?e- 1re9erenciai- e0i-tente-em g/ardar 1ro1or76o com a- demai- cla--e- de a7?e- 1re9erenciai- -al!o -e *5 1re!i-too/ a/tori;ado- 1elo e-tat/toH #Lei %&'.&.A+&&%, II > altera76o na- 1re9er8ncia- !antagen- e condi7?e- de re-gate o/ amorti;a76o de /ma o/ mai- cla--e- de a7?e- 1re9erenciai- o/ cria76o de no!a cla--e mai- 9a!orecidaH III > red/76o do di!idendo o@rigat"rioH IJ > 9/-6o da com1anhia o/ -/a incor1ora76o em o/traH J > 1artici1a76o em gr/1o de -ociedade- #art' +)I,H JI > m/dan7a do o@*eto da com1anhiaH JII > ce--a76o do e-tado de li</ida76o da com1anhiaH JIII > cria76o de 1arte- @ene9ici5ria-H

IS > ci-6o da com1anhiaH e S > di--ol/76o da com1anhiaH O %$ > No- ca-o- do- inci-o- I e II a e9ic5cia da deli@era76o de1ende de 1r!ia a1ro!a76o o/ da rati9ica76o em 1ra;o im1rorrog5!el de % #/m, ano 1or tit/lare- de mai- da metade de cada cla--e de a7?e- 1re9erenciai- 1re*/dicada- re/nido- em a--em@lia e-1ecial con!ocada 1elo- admini-tradore- e in-talada com a- 9ormalidade- de-ta Lei' O +$ > A Comi--6o de Jalore- Mo@ili5rio- 1ode a/tori;ar a red/76o do =</or/mC 1re!i-to ne-te artigo no ca-o de com1anhia a@erta com a 1ro1riedade da- a7?e- di-1er-a- no mercado e c/*a- . #tr8-, Gltima- a--em@lia- tenham -ido reali;ada- com a 1re-en7a de acioni-ta- re1re-entando meno- da metade da- a7?e- com direito a !oto' Ne-te ca-o a a/tori;a76o da Comi--6o de Jalore- Mo@ili5rio- -er5 mencionada no- a!i-o- de con!oca76o e a deli@era76o com =</or/mC red/;ido -omente 1oder5 -er adotada em terceira con!oca76o' O .$ > O di-1o-to no O +$ a1lica>-e tam@m E- a--em@lia- e-1eciai- de acioni-ta1re9erenciai- de </e trata o O %$' #Lei %&'.&.A+&&%, O ($ > De!er5 con-tar da ata da a--em@lia>geral </e deli@erar -o@re a- matria- do- inci-oI e II </e -e n6o ho/!er 1r!ia a1ro!a76o </e a deli@era76o -" ter5 e9ic5cia a1"- a -/a rati9ica76o 1ela a--em@lia e-1ecial 1re!i-ta no O %$'C =Artigo %.B > A a1ro!a76o da- matria- 1re!i-ta- no- inci-o- I a JI e IS do artigo %.) d5 ao acioni-ta di--idente direito de retirar>-e da com1anhia mediante reem@ol-o do !alor da-/a- a7?e- #artigo (I, o@-er!ada- a- -eg/inte- norma-: #Lei %&'.&.A+&&%, I > no- ca-o- do- inci-o- I e II do artigo %.) -omente ter5 direito de retirada o tit/lar de a7?e- de e-1cie o/ cla--e 1re*/dicada-H II > no- ca-o- do- inci-o- IJ e J do art' %.) n6o ter5 direito de retirada o tit/lar de a76o o/ cla--e </e tenha li</ide; e di-1er-6o no mercado con-iderando>-e ha!er: a, li</ide; </ando a e-1cie o/ cla--e de a76o o/ certi9icado </e a re1re-ente integre Kndice geral re1re-entati!o de carteira de !alore- mo@ili5rio- admitido E negocia76o no mercado de !alore- mo@ili5rio- no Bra-il o/ no e0terior de9inido 1ela Comi--6o de JaloreMo@ili5rio-H e @, di-1er-6o </ando o acioni-ta controlador a -ociedade controladora o/ o/tra- -ociedade-o@ -e/ controle deti!erem meno- da metade da e-1cie o/ cla--e de a76oH III > no ca-o do inci-o IS do art' %.) -omente ha!er5 direito de retirada -e a ci-6o im1licar: a, m/dan7a do o@*eto -ocial -al!o </ando o 1atrim4nio cindido 9or !ertido 1ara -ociedade c/*a ati!idade 1re1onderante coincida com a decorrente do o@*eto -ocial da -ociedade cindidaH @, red/76o do di!idendo o@rigat"rioH o/ c, 1artici1a76o em gr/1o de -ociedade-H IJ > o reem@ol-o da a76o de!e -er reclamado E com1anhia no 1ra;o de .& #trinta, diacontado- da 1/@lica76o da ata da a--em@lia>geralH J > o 1ra;o 1ara o di--idente de deli@era76o de a--em@lia e-1ecial #art' %.) O %$, -er5 contado da 1/@lica76o da re-1ecti!a ataH JI > o 1agamento do reem@ol-o -omente 1oder5 -er e0igido a1"- a o@-er!Nncia do di-1o-to no O .$ e -e 9or o ca-o da rati9ica76o da deli@era76o 1ela a--em@lia geral'

O %$ > O acioni-ta di--idente de deli@era76o da a--em@lia incl/-i!e o tit/lar de a7?e1re9erenciai- -em direito de !oto 1oder5 e0ercer o direito de reem@ol-o da- a7?e- de </e com1ro!adamente era tit/lar na data da 1rimeira 1/@lica76o do edital de con!oca76o da a--em@lia o/ na data da com/nica76o do 9ato rele!ante o@*eto da deli@era76o -e anterior' O +$ > O direito de reem@ol-o 1oder5 -er e0ercido no 1ra;o 1re!i-to- inci-o- IJ e J do ca1/t de-te artigo con9orme o ca-o ainda </e o tit/lar da- a7?e- tenha>-e a@-tido de !otar contra a deli@era76o o/ n6o tenha com1arecido E a--em@lia' O .$ > No- %& #de;, dia- -/@-e</ente- ao trmino do 1ra;o de </e tratam o- inci-o- IJ e J do ca1/t de-te artigo con9orme o ca-o contado da 1/@lica76o da ata da a--em@lia>geral o/ da a--em@lia e-1ecial </e rati9icar a deli@era76o 9ac/ltado ao- "rg6o- da admini-tra76o con!ocar a a--em@lia>geral 1ara recon-iderar o/ rati9icar a deli@era76o -e entenderem </e o 1agamento do 1re7o do reem@ol-o da- a7?e- ao- acioni-ta- di--idente- </e e0erceram o direito de retirada 1or5 em ri-co a e-ta@ilidade 9inanceira da em1re-a' O ($ > Decair5 do direito de retirada o acioni-ta </e n6o o e0ercer no 1ra;o 9i0ado'C #Nota: o artigo %.B 9oi 1arcialmente modi9icado 1ela Lei %&'.&.A+&&%,

VIII - REPRESENTAO
a, 1ro!a da tit/laridade da- a7?e- e identidadeH @, o acioni-ta 1ode -er re1re-entado na A--em@lia Geral 1or 1roc/rador con-tit/Kdo h5 meno- de % #/m, ano </e -e*a acioni-ta admini-trador da com1anhia o/ ad!ogadoH na com1anhia a@erta o 1roc/rador 1ode ainda -er in-tit/i76o 9inanceira ca@endo ao admini-trador de 9/ndo- de in!e-timento- re1re-entar o- cond4mino- #art' %+) %$,' c, -er re1re-entante legal de acioni-ta #art' %+) O ($,'

IX - FORMALIDADES
a, % #/m, m8- ante- da data da reali;a76o da AGO o- admini-tradore- de!er6o 1/@licar anGncio colocando E di-1o-i76o do- acioni-ta- o- -eg/inte- doc/mento-: I > o relat"rio da admini-tra76o -o@re o- neg"cio- -ociai- e o- 1rinci1ai- 9ato- admini-trati!odo e0ercKcio 9indoH II > a c"1ia da- demon-tra7?e- 9inanceira-H III > o 1arecer do- a/ditore- inde1endente- -e ho/!er #art' %..,H IJ > o 1arecer do con-elho 9i-cal incl/-i!e !oto- di--idente- -e ho/!er #Lei %&'.&.A+&&%,H e J > demai- doc/mento- 1ertinente- a a--/nto- incl/Kdo- na ordem do dia #Lei %&'.&.A+&&%,' @, > o- doc/mento- acima mencionado- de!er6o -er 1/@licado- at I #cinco, dia- 1elo meno- ante- da data marcada 1ara reali;a76o da A--em@lia Geral tendo a Lei

%&'.&.A+&&% e0cl/Kdo de--a 1/@lica76o o- doc/mento- con-tante do- inci-o- IJ e J acima mencionado-' Foda!ia a 1/@lica76o do- anGncio- acima re9erido- #art' %.., di-1en-5!el em d/ahi1"te-e-: % > em ha!endo o com1arecimento da totalidade do- acioni-ta- E a--em@lia #art' %+( ($,H e + > na hi1"te-e em </e a 1/@lica76o do- doc/mento- -e 9a7a at /m m8- ante- da data marcada 1ara a reali;a76o da A--em@lia #art' %.. I$,'

X - PROCEDIMENTO
Con-tit/Kda a me-a diretora da a--em@lia 1ela de-igna76o do 3re-idente e Secret5rio con9orme o e-tat/to -er6o lido- e -/@metido- E di-c/--6o e !ota76o o- doc/mento- a </e -e re9ere o art' %.. e o 3arecer do Con-elho Di-cal -e ho/!er #art' %.(,' O- admini-tradore- o/ ao meno- /m dele- e o a/ditor inde1endente -e ho/!er de!er6o e-tar 1re-ente- E AGO 1ara 1re-tar e-clarecimento- ao- acioni-ta-' O- admini-tradore- n6o 1oder6o !otar como acioni-ta- o/ 1roc/radore- a- contare--al!ado na- com1anhia- 9echada- </ando 9orem o- Gnico- acioni-ta- #art' %.( O %$ e )$,' A lei 1ermite o adiamento da a--em@lia na hi1"te-e da nece--idade de -erem 1re-tadoo/tro- e-clarecimento-' Admite>-e 1or e0em1lo a 9alta da 1/@lica76o da- demon-tra7?e9inanceira-' Se -/-1en-o- o- tra@alho- 1ara e--e 9im a me-ma a--em@lia 1oder5 ter contin/idade mediante a 1re-en7a do- me-mo- acioni-ta- 1re-ente-H ca-o contr5rio con!ocar>-e>5 no!a a--em@lia #art' %.( +$,'

XI - DA ATA DA AGO
Do- tra@alho- e deli@era7?e- da a--em@lia di; a lei -er5 la!rada em li!ro 1r"1rio ata a--inada 1elo- mem@ro- da me-a e 1elo- acioni-ta- 1re-ente- -endo -/9iciente- 1ara a -/a !alidade a a--inat/ra de </anto- @a-tem 1ara con-tit/ir a maioria nece--5ria 1ara adeli@era7?e- tomada- na a--em@lia #art' %.&,' 3ermite a lei a la!rat/ra da ata na 9orma de -/m5rio do- 9ato- ocorrido- incl/-i!e di--id8ncia- e 1rote-to- contendo a1ena- a- deli@era7?e- tomada-' Ne-ta hi1"te-e odoc/mento- o/ 1ro1o-ta- declara7?e- de !oto im1/gna7?e- 1oder6o -er a1ena- re9eridana ata identi9icado- e ar</i!ado- na com1anhia #art' %.& %$ LaL e L@L,' Na com1anhia a@erta a a--em@lia geral 1ode a/tori;ar a 1/@lica76o da ata com omi--6o da a--inat/ra do- acioni-ta- #art' .& O +$,' Con!m o@-er!ar </e a c"1ia da ata de!er5 -er le!ada a ar</i!amento na M/nta Comercial e a1re-entada em . #tr8-, !ia- de!idamente certi9icada- 1or /m do- integrante- da me-a diretora da a--em@lia o/ 1or /m do- admini-tradore- da com1anhia di-1en-ado o

reconhecimento de 9irma' 3orm a tran-cri76o do te0to con-tando o nome do- acioni-ta- </e o a--inaram'

1or c"1ia

de!e -er integral

A Ata da AGO de!er5 -er ar</i!ada na MTCES3 e 1/@licada #art' %.( O I$,'

XII - DAS ELEIES DO CONSELHO DE ADMINISTRAO E DA DIRETORIA


Geralmente coincide com a reali;a76o da AGO a elei76o do- admini-tradore- da -ociedade de!endo -er o@-er!ado o -eg/inte' Ua!endo Con-elho de Admini-tra76o c/*o- mem@ro- -6o o@rigatoriamente 1e--oa- nat/raie acioni-ta- #art' %(), e-te eleito #o/ reeleito, nece--ariamente 1ela a--em@lia #art' %(&,' A Lei n'$ %&'%2( de %(A&+A+&&% em -e/ artigo +$ modi9ico/ o art' %() da Lei )'(&( de %IA%+AB) com a altera76o introd/;ida 1ela Lei n'$ 2(IB de &IA&IA2B e agora 1ela altera76o da Lei %&'.&.A+&&% </e 1a--o/ a !igorar com a -eg/inte reda76o: =Art' %() > 3oder6o -er eleito- 1ara mem@ro- do- "rg6o- de admini-tra76o 1e--oa- nat/raide!endo o- mem@ro- do con-elho de admini-tra76o -er acioni-ta- e o- diretore- re-identeno 3aK- acioni-ta- o/ n6o' O %$ A ata da a--em@lia geral o/ da re/ni6o do con-elho de admini-tra76o </e eleger admini-tradore- de!er5 conter a </ali9ica76o e o 1ra;o de ge-t6o de cada /m do- eleitode!endo -er ar</i!ada no regi-tro do comrcio e 1/@licada' O +$ A 1o--e do con-elheiro re-idente o/ domiciliado no e0terior 9ica condicionada E con-tit/i76o de re1re-entante re-idente no 3aK- com 1odere- 1ara rece@er cita76o em a7?econtra ele 1ro1o-ta- com @a-e na legi-la76o -ociet5ria mediante 1roc/ra76o com 1ra;o de !alidade </e de!er5 e-tender>-e 1or no mKnimo . #tr8-, ano- a1"- o trmino do 1ra;o de ge-t6o do con-elheiro'

A Lei %&'.&.A+&&% adiciono/ ao art' %(B o- OO .$ e ($ </e tran-crito- a -eg/ir dar6o o e0ato alcance de -e/ conteGdo com1letando a- demai- e0ig8ncia- do =ca1/tC do artigo no tocante E- condi7?e- 1ara o e0ercKcio do cargo de mem@ro do Con-elho de Admini-tra76o da- Com1anhia- ante- limitada ao im1edimento 1or condena76o 1or certo- crime- e 1e--oadeclarada- ina@ilitada- 1ela CJM con9orme o- OO %$ e +$ de--e artigo tam@m tran-crito-' Art' %(B > V/ando a lei e0igir certo- re</i-ito- 1ara a in!e-tid/ra em cargo de admini-tra76o da com1anhia a a--em@lia geral -omente 1oder5 eleger </em tenha e0i@ido o- nece--5riocom1ro!ante- do- </ai- -e ar</i!ar5 c"1ia a/t8ntica na -ede -ocial' O %$ > S6o inelegK!ei- 1ara o- cargo- de admini-tra76o da com1anhia a- 1e--oa- im1edida1or lei e-1ecial o/ condenada- 1or crime 9alimentar de 1re!arica76o 1eita o/ -/@orno conc/--6o 1ec/lato contra a economia 1o1/lar a 9 1G@lica o/ a 1ro1riedade o/ a 1ena criminal </e !ede ainda </e tem1orariamente o ace--o a cargo- 1G@lico-' O +$ > S6o ainda inelegK!ei- 1ara o- cargo- de admini-tra76o de com1anhia a@erta a1e--oa- declarada- ina@ilitada- 1or ato da Comi--6o de Jalore- Mo@ili5rio-' O .$ > O con-elheiro de!e ter re1/ta76o ili@ada n6o 1odendo -er eleito -al!o di-1en-a da a--em@lia geral a</ele </e:

I > oc/1ar cargo- em -ociedade- </e 1o--am -er con-iderada- concorrente- no mercado em e-1ecial em con-elho- con-/lti!o- de admini-tra76o o/ 9i-calH e II > ti!er intere--e con9litante com a -ociedade' O ($ > A com1ro!a76o do c/m1rimento da- condi7?e- 1re!i-ta- no O .$ -er5 e9et/ada 1or meio de declara76o 9irmada 1elo con-elheiro eleito no- termo- de9inido- 1ela Comi--6o de Jalor Mo@ili5rio- com !i-ta- ao di-1o-to no- art-' %(I e %I2 -o@ a- 1ena- da lei' Alm di--o a Lei %&'.&.A+&&% acre-cento/ o O +$ ao art' %(2 e-ta@elecendo e--e artigo </e: Art' %(2 > O- con-elheiro- e diretore- -er6o in!e-tido- no- -e/- cargo- mediante a--inat/ra de termo de 1o--e no li!ro de ata- do con-elho de admini-tra76o o/ da diretoria con9orme o ca-o' O %$ > Se o termo n6o 9or a--inado no- .& #trinta, dia- -eg/inte- E nomea76o e-ta tornar> -e>5 -em e9eito -al!o */-ti9ica76o aceita 1elo "rg6o da admini-tra76o 1ara o </al ti!er -ido eleito' O +$ > O termo de 1o--e de!er5 conter -o@ 1ena de n/lidade a indica76o de 1elo meno- /m domicKlio no </al o admini-trador rece@er5 a- cita7?e- e intima7?e- em 1roce--o admini-trati!o- e */diciai- relati!o- a ato- de -/a ge-t6o a- </ai- re1/tar>-e>6o c/m1ridamediante entrega no domicKlio indicado o </al -omente 1oder5 -er alterado mediante com/nica76o 1or e-crito E com1anhia' V/anto E Diretoria ha!endo Con-elho de Admini-tra76o ca@er5 a e-te 1roceder E -/a elei76oH -endo ine0i-tente o- Diretore- -er6o eleito- 1ela A--em@lia #art-' %(. e %(+ II,' O- mem@ro- do Con-elho de Admini-tra76o at o m50imo de %A. #/m ter7o, 1oder6o -er eleito- 1ara cargo- de diretore- #art' %(. %$,' Na hi1"te-e 1oi- de ha!er Con-elho de Admini-tra76o o- Diretore- -er6o eleito- em re/ni6o c/*a ata re-1ecti!a -er5 le!ada a ar</i!amento na M/nta Comercial em a1artado' A Lei %&'.&.A+&&% acre-cento/ alg/ma- di-1o-i7?e- e-1ecK9ica- em rela76o ao Con-elho de Admini-tra76o com modi9ica76o do art' %(&' De-tacamo- e--a- modi9ica7?e- mediante a- tran-cri7?e- -eg/inte-: Art' %(& > O con-elho de admini-tra76o -er5 com1o-to 1or no mKnimo tr8- mem@ro- eleito1ela a--em@lia geral e 1or ela de-tit/K!ei- a </al</er tem1o de!endo o e-tat/to e-ta@elecer: I > o nGmero de con-elheiro- o/ o m50imo e mKnimo 1ermitido- e o 1roce--o de e-colha e -/@-tit/i76o do 1re-idente do con-elho 1ela a--em@lia o/ 1elo 1r"1rio con-elhoH II > o modo de -/@-tit/i76o do- con-elheiro-H III > o 1ra;o de ge-t6o </e n6o 1oder5 -er -/1erior a . #tr8-, ano- 1ermitida a reelei76oH IJ > a- norma- -o@re con!oca76o in-tala76o e 9/ncionamento do con-elho </e deli@erar5 1or maioria de !oto- 1odendo o e-tat/to e-ta@elecer </or/m </ali9icado 1ara certadeli@era7?e- de-de </e e-1eci9i</e a- matria-' 3ar5gra9o Gnico > O e-tat/to 1oder5 1re!er a 1artici1a76o no con-elho de re1re-entante- doem1regado- e-colhido- 1elo !oto de-te- em elei76o direta organi;ada 1ela em1re-a em con*/nto com a- entidade- -indicai- </e o- re1re-entem'

VOTO MULTIPLO

A Lei n'$ %&'.&.A+'&&% modi9ico/ 1ro9/ndamente o W ($ do art' %(% con9erindo aominorit5rio- tit/lare- de a7?e- ordin5ria- e ao- tit/lare- de a7?e- 1re9erenciai- indicarem cada /m dele- /m mem@ro do con-elho de admini-tra76o' Frata>-e de matria com1le0a </e e0ige /m e0ame em maior 1ro9/ndidade </e e-ca1a do e-co1o de-te roteiro' De </al</er 9orma regi-tramo- a matria /ma !e; </e o Dec'>lei +)+BA(& n6o 1re!ia o !oto mGlti1lo </e criado 1ela Lei n$ )'(&(AB) 9oi radicalmente alterado 1ela Lei n$ %&'.&.A+&&%'

XIII - DA REMUNERAO DOS ADMINISTRADORES


Salientamo- </e a rem/nera76o do- admini-tradore- de!er5 -er 9i0ada -omente 1ela A--em@lia Geral #art' %I+,' De!em 1oi- a- com1anhia- atentarem 1ara e--e 9ato' com/m ha!er a elei76o do diretor #1ela a--em@lia o/ 1elo Con-elho de Admini-tra76o con9orme o ca-o, omitindo>-e a 9i0a76o de -/a rem/nera76o' De </al</er 9orma ca@e -alientar </e o Diretor eleito 1elo Con-elho de Admini-tra76o ter5 -/a rem/nera76o 9i0ada nece--ariamente 1ela a--em@lia geral' A Lei n$ 2'(IBA2B acre-cento/ a 9i0a76o do montante glo@al o/ indi!id/al da rem/nera76o do- admini-tradore- e tam@m o- @ene9Kcio- de </al</er nat/re;a e a- !er@a- de re1re-enta76o'

XIV - DECLARAES DE DESIMPEDIMENTOS PERANTE O REGISTRO DO COMRCIO


E-ta@elece a Lei da- SAA </e L</ando a lei e0igir certo- re</i-ito- 1ara a in!e-tid/ra em cargo de admini-tra76o da com1anhia a a--em@lia geral -omente 1oder5 eleger </em tenha e0i@ido o- nece--5rio- com1ro!ante- do- </ai- -e ar</i!ar5 c"1ia a/t8ntica na -ede -ocialL #!ide tran-cri76o retro do art' %(B e -e/- re-1ecti!o- 1ar5gra9o-,' A !eri9ica76o da e!ent/al ine0igi@ilidade matria de com1et8ncia da a--em@lia geral moti!o 1elo </al 1ara ar</i!amento da ata re-1ecti!a na M/nta Comercial di-1en-5!el a a1re-enta76o da declara76o de de-im1edimento 1or crime- </e !edam o e0ercKcio da ati!idade mercantil' So@ e-te a-1ecto ca@e di;er </e o Decreto Dederal n$ %':&& de .&A&%A2) </e reg/lamento/ a Lei Dederal n$ :'2.( de %:A%%A2( ao di-1or -o@re a o@rigatoriedade da a1re-enta76o da certid6o negati!a criminal @em como da declara76o em am@o- o- ca-ode de-im1edimento </anto ao- crime- </e !edam o ace--o E ati!idade mercantil e0cet/o/ e01re--amente a- -ociedade- an4nima- #art' .( II,' A Lei n'$ %&'%2( de %(A&+A+&&% em -e/ artigo ($ modi9ico/ o artigo .B II da Lei n'$ :2.( 1ara re9erir>-e a =declara76oC no l/gar da certid6o negati!a criminal'

Ca@e ainda re--altar </e 1elo art' %(B O ($ da Lei %&'.&.A+&&% ao re9erir>-e E com1ro!a76o da- condi7?e- 1ara a in!e-tid/ra de cargo no Con-elho de Admini-tra76o #art' %(B O .$, </e a me-ma 9ar>-e>5 1or meio de declara76o 9irmada 1elo con-elheiro eleito con9orme 9or de9inido 1ela CJM com remi--6o ao- artigo- %(I e %I2'

XV - DO CONSELHO FISCAL
3re!8 a lei o Con-elho Di-cal #art' %)%, de!endo o E-tat/to da Com1anhia di-1or -o@re o -e/ 9/ncionamento de modo 1ermanente o/ no- e0ercKcio- -ociai- em </e 9or in-talado a 1edido de acioni-ta- hi1"te-e e-ta mai- /-/al at/almente' No- ca-o- em </e o 9/ncionamento do Con-elho Di-cal n6o -e*a 1ermanente -er5 in-talado 1ela a--em@lia geral a 1edido de acioni-ta- </e re1re-entem no mKnimo %A%& #/m dcimo, da- a7?e- com direito a !oto o/ IQ #cinco 1or cento, da- a7?e- -em direito a !oto e cada 1erKodo de -e/ 9/ncionamento terminar5 na 1rimeira a--em@lia geral ordin5ria a1"a -/a in-tala76o #art' %)% +$,' A Lei n$ 2'(IBA2B reda76o: modi9ico/ o artigo %)+ O .$ da Lei n$ )'(&(AB) com a -eg/inte

=Artigo %)+> '''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''' O .X > A rem/nera76o do- mem@ro- do con-elho 9i-cal alm do reem@ol-o o@rigat"rio dade-1e-a- de locomo76o e e-tada nece--5ria- ao de-em1enho da 9/n76o -er5 9i0ada 1ela a--em@lia>geral </e o- eleger e n6o 1oder5 -er in9erior 1ara cada mem@ro em e0ercKcio a %&Q #de; 1or cento, de; 1or cento da </e em mdia 9or atri@/Kda a cada diretor n6o com1/tado- @ene9Kcio- !er@a- de re1re-enta76o e 1artici1a76o no- l/cro-'C

A Lei %&'.&.A+&&% acre-cento/ alg/ma- altera7?e- do ca1Kt/lo re9erente ao Con-elho Di-cal em -e/ art' %).'

De-te modo c/m1re>node-tacar o -eg/inte: a, a 9i-cali;a76o do Con-elho Di-cal 9ar>-e>5 1or </al</er de -e/- mem@ro- #inci-o I,H @, a denGncia 1or ato- irreg/lare- 9ar>-e>5 tam@m 1or </al</er de -e/- mem@ro- #inci-o IJ,H c, o Con-elho Di-cal a 1edido de </al</er de -e/- mem@ro- -olicitar6o ao- "rg6o- da admini-tra76o in9orma7?e- e e-clarecimento- de-de </e relati!a- E -/a 9/n76o 9i-cali;adora #O +$,'

O art' %)( te!e o -e/ 1ar5gra9o Gnico modi9icado 1ara e-clarecer </e o- 1arecere- e re1re-enta7?e- do Con-elho Di-cal 1oder6o -er a1re-entado- e lido- tam@m 1or </ai-</er de -e/- mem@ro-'

V/anto ao- de!ere- e re-1on-a@ilidade- do- Mem@ro- do Con-elho Di-cal a Lei %&'.&.A+&&% re9orm/lo/ o O %$ do artigo %)I acre-centando o art' %)I>A com a -eg/inte reda76o: Art' %)I > O- mem@ro- do con-elho 9i-cal t8m o- me-mo- de!ere- do- admini-tradore- de </e tratam o- art-' %I. a %I) e re-1ondem 1elo- dano- re-/ltante- de omi--6o no

c/m1rimento de -e/- de!ere- e de ato- 1raticado- com c/l1a o/ dolo o/ com !iola76o da lei o/ do e-tat/to' O %$ > O- mem@ro- do con-elho 9i-cal de!er6o e0ercer -/a- 9/n7?e- no e0cl/-i!o intere--e da com1anhiaH con-iderar>-e>5 a@/-i!o o e0ercKcio da 9/n76o com o 9im de ca/-ar dano E com1anhia o/ ao- -e/- acioni-ta- o/ admini-tradore- o/ de o@ter 1ara -i o/ 1ara o/trem !antagem a </e n6o 9a; */- e de </e re-/lte o/ 1o--a re-/ltar 1re*/K;o 1ara a com1anhia -e/acioni-tao/ admini-tradore-' ''''''''''''''''''' Art' %)I>A > O- mem@ro- do con-elho 9i-cal da com1anhia a@erta de!er6o in9ormar imediatamente a- modi9ica7?e- em -/a- 1o-i7?e- acion5ria- na com1anhia E Comi--6o de Jalore- Mo@ili5rio- e E- Bol-a- de Jalore- o/ entidade- do mercado de @alc6o organi;ado na</ai- o- !alore- mo@ili5rio- de emi--6o da com1anhia e-te*am admitido- E negocia76o nacondi7?e- e na 9orma determinada- 1ela Comi--6o de Jalore- Mo@ili5rio-'

XVI - DA RESERVA DE LUCROS A REALIZAR E DO DIVIDENDO OBRIGATRIO


V/anto E reten76o de l/cro- E re-er!a de l/cro- a reali;ar e ao c5lc/lo do di!idendo o@rigat"rio a lei %&'.&.A+&&% tro/0e alg/ma- modi9ica7?e- </e de!em -er anali-ada1artic/larmente'

No tocante E reten76o de l/cro- 9oi modi9icado o O +$ do art' %2) 1a--ando a di-1or o -eg/inte: o or7amento 1oder5 -er a1ro!ado 1ela a--em@lia geral ordin5ria </e deli@erar -o@re o @alan7o do e0ercKcio e re!i-ado an/almente </ando ti!er d/ra76o -/1erior a /m e0ercKcio -ocial' 3or -e/ t/rno 9oi modi9icado o art' %2B -o@re re-er!a de l/cro- a reali;ar 1ara di-1or </e -omente 1odem -er de-tinado- E re-er!a de l/cro- a reali;ar o- !alore- corre-1ondente- ao montante do di!idendo o@rigat"rio </e e0ceder a 1arcela do l/cro lK</ido do e0ercKcio'

3ara e--e 9im o- inci-o- I e II OO %$ e +$ de--e artigo com1lementam a- regra- a1lic5!ei- E re-er!a de l/cro- a reali;ar'

Doi ainda modi9icado o art' +&+ re9erente ao di!idendo o@rigat"rio e-ta@elecendo a lei %&'.&.A+&&% norma- detalhada- 1ara a -/a a1lica76o de-tacando entretanto </e:

O .$ > A a--em@lia geral 1ode de-de </e n6o ha*a o1o-i76o de </al</er acioni-ta 1re-ente deli@erar a di-tri@/i76o de di!idendo in9erior ao o@rigat"rio no- termo- de-te artigo o/ a reten76o de todo o l/cro lK</ido na -eg/inte- -ociedade-:

I > com1anhia- a@erta- e0cl/-i!amente 1ara a ca1ta76o de rec/r-o- 1or de@8nt/re- n6o con!er-K!ei- em a7?e-H II > com1anhia- 9echada- e0ceto na- controlada- 1or com1anhia- a@erta- </e n6o -e en</adrem na condi76o 1re!i-ta no inci-o I' O ($ > O di!idendo 1re!i-to ne-te artigo n6o -er5 o@rigat"rio no e0ercKcio -ocial em </e o"rg6o- da admini-tra76o in9ormarem E a--em@lia geral ordin5ria -er ele incom1atK!el com a -it/a76o 9inanceira da com1anhia' O con-elho 9i-cal -e em 9/ncionamento de!er5 dar 1arecer -o@re e--a in9orma76o e na com1anhia a@erta -e/- admini-tradore- encaminhar6o E

Comi--6o de Jalore- Mo@ili5rio- dentro de I #cinco, dia- da reali;a76o da a--em@lia geral e01o-i76o */-ti9icati!a da in9orma76o tran-mitida E a--em@lia' O I$ > O- l/cro- </e dei0arem de -er di-tri@/Kdo- no- termo- do O ($ -er6o regi-trado- como re-er!a e-1ecial e -e n6o a@-or!ido- 1or 1re*/K;o- em e0ercKcio- -/@-e</ente de!er6o -er 1ago- como di!idendo a--im </e o 1ermitir a -it/a76o 9inanceira da com1anhia' O )$ > O- l/cro- n6o de-tinado- no- termo- do- art-' %2. a %2B de!er6o -er di-tri@/Kdocomo di!idendo-'

XVII - DAS PUBLICAES LEGAIS


A- con!oca7?e- #art' %+(,H o- anGncio- #art' %..,H a- demon-tra7?e- 9inanceira- #art' %.. de I a III e .$, e a ata #art' %.( I$, de!er6o -er 1/@licada- em o@edi8ncia ao- 1receito- do art' +:2 e -e/- re-1ecti!o- 1ar5gra9o- da Lei da- Com1anhia-' Seg/ndo e--e- 1receito- 9ica de!idamente e-clarecido </e a- 1/@lica7?e- acima re9eridade!er6o -er 9eita- o@rigatoriamente no ca-o do E-tado de S6o 3a/lo no LDi5rio O9icialL do E-tado e n6o no LDi5rio O9icialL da Tni6o e em o/tro *ornal de grande circ/la76o editado na localidade em </e e-t5 -it/ada a -ede da com1anhia' Fendo a Lei 2(IBA2B incl/Kdo na reda76o do art' +:2 da Lei )'(&(AB) a e01re--6o =o/ do Di-trito DederalC alg/n- inter1rete- entenderam </e ha!eria o176o E- SAA em 1/@licar oato- -ociet5rio- no Di5rio O9icial da Tni6o </ando e01re--amente a Lei di-1?e </e e--a1/@lica7?e- 9a;>-e>6o no "rg6o o9icial da =Tni6o o/ do E-tado o/ do Di-trito Dederal con9orme o l/gar em </e e-te*a a -ede da Com1anhia e em o/tro *ornal de grande circ/la76o editado na localidade em </e e-t5 -it/ada a -ede da Com1anhiaC' A MTCES3 de longa data *5 9irmara entendimento no -entido do 1re!alecimento do Di5rio O9icial do E-tado de S6o 3a/lo 1ara a- -ociedade- com -ede ne-te E-tado con-ignando>-e </e alm di--o *5 e0i-te mani9e-ta76o do 3oder M/dici5rio -o@re a matria como -e !8 no Rec/r-o E-1ecial n'$ 2))%&>S3 acord6o 1/@licado em %IA%+A2B do SFM onde -e concl/i/ </e: =de!e 1re!alecer a ordem legal de 1/@lica76o no Di5rio O9icial em </e e-te*a a -ede da Com1anhia'C #Acord6o con-tante de: Sociedade- 1or A7?e- M/ri-1r/d8ncia Ca-o- e Coment5rio- 3a/lo de Loren;o Me--ina e 3a/la A' Dorgioni Editora Re!i-ta do- Fri@/naiS6o 3a/lo %222 15g-' (%I e (%), Alm di--o o art' B) e -e/ 1ar5gra9o Gnico do Decreto n$ %':&&A2) di-1?em e01re--amente </e LA- 1/@lica7?e- ordenada- na lei de -ociedade- 1or a7?e- -er6o 9eita- no "rg6o o9icial da Tni6o do E-tado o/ do Di-trito Dederal con9orme o l/gar em </e e-te*a -it/ada a -ede da com1anhia e em o/tro *ornal de grande circ/la76o editado reg/larmente na me-ma localidade'L 3ar5gra9o Gnico > LSe no l/gar em </e e-ti!er -it/ada a -ede da com1anhia n6o 9or editado *ornal a 1/@lica76o -e 9ar5 em "rg6o de grande circ/la76o local'L E--a- di-1o-i7?e- g/ardam con9ormidade com o artigo %%I+ e re-1ecti!o- 1ar5gra9o- do No!o C"digo Ci!il #Lei n$ %&'(&) de %&A&%A+&&+,' E-clarecemo- ig/almente </e nada im1ede a 1/@lica76o de--e- ato- em !5rio- *ornai1ara 9in- de di!/lga76o do- re-/ltado- da em1re-a o </e -e !eri9ica 1rinci1almente na-ociedade- a@erta- de!endo o/tro--im a m/dan7a de *ornal re9erente E- 1/@lica7?eo@rigat"ria- -er 1recedida de a!i-o ao- acioni-ta- no e0trato da ata da a--em@lia ordin5ria #art' +:2 O .X,'

E-ta@elece ainda a Lei da- Com1anhia- </e toda- a- 1/@lica7?e- 1or ela ordenadade!er6o -er ar</i!ada- no Regi-tro do Comrcio ho*e Regi-tro 3G@lico de Em1re-aMercanti- o/ -e*a na M/nta Comercial' o </e determina o 1ar5gra9o I$ do art' +:2 da Lei da- S'A'' Entretanto o Lca1/tL do art' BB do Decreto reg/lamentar n$ %':&&A2) e-ta@elece </e LA 1ro!a da 1/@licidade de ato- -ociet5rio- </ando e0igida em lei -er5 9eita mediante anota76o no- regi-tro- da M/nta Comercial E !i-ta de a1re-enta76o da 9olha do "rg6o o9icial e </ando 9or o ca-o do *ornal 1artic/lar onde 9oi 9eita a 1/@lica76o di-1en-ada a */ntada da mencionada 9olhaL' A orienta76o da M/nta Comercial ne--e- ca-o- -e re-/me em -/a Deli@era76o )A2I #D'O'E' de +)'&I'2I, 1ela </al L9icam a- -ociedade- 1or a7?e- o@rigada- a com1ro!ar a1/@lica7?e- do- @alan7o- demon-tra7?e- 9inanceira- e </ando 9or o ca-o do- a!i-o- e con!oca7?e- no Di5rio O9icial do E-tado de S6o 3a/lo e em *ornal de grande circ/la76o mediante a */ntada ao 1roce--o da- 9olha- do- -/1racitado- *ornai- 1or oca-i6o do ar</i!amento da re-1ecti!a ata </e trata da a1ro!a76o de conta-'L 3ar5gra9o Gnico > LA a1re-enta76o do- doc/mento- a </e -e re9ere o ca1/t de-te artigo 9ica di-1en-ada -e !ierem em re</erimento- a1artado- o- 1edido- de ar</i!amento da- 9olhamencionada- na 9orma da Lei'L Con!m e-clarecer </e con9orme di-1?e o O I$ do artigo +:2 da Lei da- SAA toda- a1/@lica7?e- 1or ela ordenada- de!er6o -er ar</i!ada- na M/nta Comercial' O/tro--im 1ra0e recomend5!el con-tarem da- ata- da- S'A' a data o nGmero da 9olha o/ da 15gina do Yrg6o o9icial e do *ornal 1artic/lar onde 9oram 9eita- a- 1/@lica7?e- re9erenteE- ata- a </e -e re9erem #art' BB 1ar5gra9o Gnico do Decreto %':&&A2),' Foda!ia como !imo- acima a M/nta Comercial 1ela- ra;?e- con-tante- da- M/-ti9icati!a- da Deli@era76o )A2I e0ige a e9eti!a com1ro!a76o da 1/@licidade legal o@rigat"ria 1or lei' V/anto E- -ociedade- a@erta- e--a- norma- -eg/em a orienta76o da CJM'

XVIII - A HIPTESE DO ART !"# DA LEI DAS S A


A Lei )'(&(AB) em -/a reda76o original #art' +2(, 1ermitia </e a- com1anhia- 9echadacom meno- de +& #!inte, acioni-ta- e c/*o 1atrim4nio lK</ido 9o--e in9erior a +& mil O@riga7?e- Rea*/-t5!ei- do Fe-o/ro Nacional 1oderia Con!ocar a AGO 1or anGncio entreg/e ao- acioni-ta- contra>reci@o com a me-ma anteced8ncia e-ta@elecida 1ara a- con!oca7?e1ela im1ren-a a </e -e re9ere o art' %+( e dei0ar de 1/@licar o- doc/mento- de </e trata o art' %.. de-de </e 9o--em 1or c"1ia- a/tenticada- ar</i!ada- na M/nta Comercial */ntamente com a ata da a--em@lia </e -o@re ele- deli@era--e' Entretanto a Lei 2'(IBA2B -/1rimi/ o re</i-ito relati!o ao 1atrim4nio li</ido @a-tando 1ara a di-1en-a da- 1/@lica7?e- legai- </e -e trata--e de com1anhia 9echada com meno- de +& #!inte, acioni-ta-' Jeri9icamo-eg/inte: toda!ia </e o artigo +$ da Lei n'$ %&'%2( de %(A&+A+&&% e-ta@elece/ o

Artigo +$ > O artigo %() e o ca1/t do artigo +2( da Lei n'$ )(&( de %IA%+AB) com a altera76o introd/;ida 1ela Lei n'$ 2(IB de &IA&IA2B 1a--am a !igorar com a -eg/inte reda76o #artigo %() > omitido,

Art' +2( > A com1anhia 9echada </e ti!er meno- de !inte acioni-ta- com 1atrim4nio lK</ido in9erior a RW %'&&&'&&& && #/m milh6o de reai-, 1oder5C #NR,' I > con!ocar a--em@lia geral 1or anGncio entreg/e a todo- o- acioni-ta- contra reci@o com a anteced8ncia 1re!i-ta no art' %+(H e II > dei0ar de 1/@licar o- doc/mento- de </e trata o art' %.. de-de </e -e*am 1or c"1iaa/tenticada- ar</i!ado- no regi-tro de comrcio */ntamente com a ata da a--em@lia </e -o@re ele- deli@erar' OO %$ +$ e .$ > #omi--i-,

Doram mantido- o- inci-o- I e II e o- re-1ecti!o- 1ar5gra9o-' E--a reda76o 9oi mantida 1ela Lei %&'.&.A+&&%' Ne-ta- condi7?e- a- com1anhia- 9echada- com meno- de +& #!inte, acioni-ta- com 1atrim4nio li</ido na data do @alan7o n6o -/1erior a %'&&&'&&& && #/m milh6o de reai-, 1ara o- 9in- de reali;a76o da AGO 9icam di-1en-ada- da 1/@lica76o da- demon-tra7?e9inanceira- de-de </e c/m1ram a- -eg/inte- condi7?e- 1ara ar</i!amento da ata de a--em@lia geral </e -o@re ela- deli@erar na M/nta Comercial: I, declara76o a--inada 1or diretor da com1anhia com 1odere- de re1re-enta76o -ocial i-enta de reconhecimento de 9irma </e in9orme: a, -er a com1anhia @, ter menode +& acioni-ta-H c, ter 1atrim4nio lK</ido in9erior a RW %'&&&'&&& &&#/m milh6o de reai-,H 9echadaH e

II, 1ro!a de con!oca76o 9ormal do- acioni-ta- contra reci@oH o/ da con!oca76o 9ormal 1ela Im1ren-a #Di5rio O9icial e o/tro *ornal,H o/ declara76o do com1arecimento de acioni-ta- </e re1re-entam a totalidade do Ca1ital SocialH III, c"1ia 9ormali;ada da- demon-tra7?e- 9inanceira- @alan7o- etc' de!idamente a--inado1elo conta@ili-ta ha@ilitado e 1or Diretor re-1on-5!el' E--e- re</i-ito- con-tam da Deli@era76o M/ce-1 n$ + de ++A&+A2( #D'O'E' de +(A&+A2(, </e reitera a orienta76o anterior' * Joo Baptista Morello Netto ex-presidente e ex-vogal da JUCESP MBMNA!@' ZI[S'A'>C"digo Ci!il>+&&( 9e!A+&&( Advogado da ACSP e da FACESP,

Vous aimerez peut-être aussi