Vous êtes sur la page 1sur 27

A radioatividade definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instveis possuem de emitir energia sob forma de partculas

s ou radiao eletromagntica. A radioatividade foi descoberta no sculo XIX. At esse momento predominava a ideia de que os tomos eram as menores partculas da matria. Com a descoberta da radiao, os cientistas constataram a existncia de partculas ainda menores que o tomo, tais como: prton, nutron, eltron. Vamos rever um pouco dessa histria? - No ano de 1896, o fsico francs Antoine-Henri Becquerel (1852-1908) observou que um sal de urnio possua a capacidade de sensibilizar um filme fotogrfico, recoberto por uma fina lmina de metal. - Em 1897, a cientista polonesa Marie Sklodowska Curie (1867-1934) provou que a intensidade da radiao sempre proporcional quantidade do urnio empregado na amostra, concluindo que a radioatividade era um fenmeno atmico. Anos se passaram e a cincia foi evoluindo at ser possvel produzir a radioatividade em laboratrio. Veja a diferena entre radiao natural e artificial: Radioatividade natural ou espontnea: a que se manifesta nos elementos radioativos e nos istopos que se encontram na natureza. Radioatividade artificial ou induzida: aquela produzida por transformaes nucleares artificiais. A radioatividade geralmente provm de istopos como urnio-235, csio-137, cobalto-60, trio-232, que so fisicamente instveis e radioativos, possuindo uma constante e lenta desintegrao. Tais istopos liberam energia atravs de ondas eletromagnticas (raio gama) ou partculas subatmicas em alta velocidade: o que chamamos de radiao. O contato da radiao com seres vivos no o que podemos chamar de uma boa relao. Os efeitos da radiao podem ser em longo prazo, curto prazo ou apresentar problemas aos descendentes da pessoa infectada (filhos, netos). O indivduo que recebe a radiao sofre alterao gentica, que pode ser transmitida na gestao. Os raios afetam os tomos que esto presentes nas clulas, provocando alteraes em sua estrutura. O resultado? Graves problemas de sade como a perda das propriedades caractersticas dos msculos e da capacidade de efetuar as snteses necessrias sobrevivncia. A radioatividade pode apresentar benefcios ao homem e por isso utilizada em diferentes reas. Na medicina, ela empregada no tratamento de tumores cancergenos; na indstria utilizada para obter energia nuclear; e na cincia tem a finalidade de promover o estudo da organizao atmica e molecular de outros elementos.

Bomba de Hidrognio
A Bomba de Hidrognio ou Bomba H uma aplicao blica da fuso nuclear dos istopos de hidrognio.
A bomba de hidrognio ou bomba H se baseia na reao nuclear de fuso no controlada. Uma fuso nuclear ocorre quando dois ncleos menores se unem e originam um ncleo maior e mais pesado, liberando uma quantidade colossal de energia.

Por exemplo, esse tipo de reao o que ocorre no Sol, onde 4 prtons (ncleos de hidrognios) se unem para formar um ncleo de hlio, liberar um psitron e uma grande quantidade de energia:

Entretanto, para que esse tipo de reao ocorra, so necessrias temperaturas elevadssimas, como as que existem no Sol, na ordem de 10 milhes de graus Celsius, para vencer as foras de repulso entre as cargas positivas no ncleo.

Assim, para conseguir que uma reao de fuso nuclear se inicie, colocando a bomba H em funcionamento, explodem-se bombas atmicas, que fornecem a energia necessria para a ativao. A fuso que se realiza na bomba H no entre hidrognios como a do Sol, mas sim entre seus istopos, 2 2 3 3 o deutrio (1 H ou 1 D) e o trtio (1 H ou 1 T). Essa reao libera mais energia e ocorre numa velocidade ainda maior:

A seguir mostrado um esquema da bomba de hidrognio:

No reservatrio A colocado uma quantidade de hidreto de ltio, que age como fonte de deutrio e de 6 trtio, e aumenta ainda mais a velocidade da energia liberada, porque quando o ltio ( 3 Li) atingido pelos nutrons liberados na fuso, ele sofre uma transmutao nuclear e origina mais trtio para a reao. Esse reservatrio tambm fica cercado por vrias bombas atmicas pequenas (em roxo e laranja) que, conforme j explicado, iro detonar e fornecer a energia necessria para iniciar a fuso. No invlucro C, h urnio 238 que ajuda a aumentar a fora explosiva da bomba de hidrognio. A fuso nuclear libera muito mais energia que a fisso nuclear (reao base da bomba atmica). Assim, estima-se que tenha poder de destruio cerca de 700 vezes maior que a bomba que foi lanada em Hiroshima. No ano de 1953, foi lanada a primeira bomba de hidrognio pelos norte-americanos, como um teste apenas. No mesmo ano, os russos tambm realizaram exploses desse tipo de bomba. Entre 1956 e 1957, foram registradas 18 exploses em nvel experimental dos norte-americanos, ingleses e russos. Esses testes pararam quando o cientista Linus Pauling conseguiu fazer com que os pases citados assinassem, em 1964, um acordo se comprometendo a no realizar mais testes com bombas nucleares a cu aberto.

Descoberta dos Psitrons

Os psitrons so partculas que possuem carga positiva e massa prximas s do eltron e que foram descobertas por Irene Curie e seu marido, Frederic Joliot.
Irene Curie (1897-1956), filha de Marie Curie, e seu marido Frederic Joliot (1900-1958) realizaram, no ano 27 de 1934, experimentos de transmutao artificial, no quais bombardearam o alumnio 13 Al com 4 30 partculas alfa (2 ) e conseguiram obter um istopo do fsforo (15 P) e um nutron.
13 27

Al + 2 15 P + 0 n

30

O mais interessante, porm, foi que eles observaram que esse istopo do fsforo era radioativo e que ele emitia uma partcula com massa igual do eltron; no entanto, a sua carga era positiva. Eles viram tambm que, quando o bombardeamento de partculas alfa era interrompido, o alumnio deixava de emitir nutrons, mas continuava a lanar psitrons, do mesmo modo que as partculas alfa e beta so emitidas na radioatividade natural indicando que realmente os psitrons eram emitidos pelo fsforo e no pelo alumnio. A essa nova partcula radioativa foi dado o nome de psitron, ou partcula beta positiva, sendo 0 + 0 representada por +1 e ou , ou, ainda, +1 . Hoje se sabe que o psitron , na verdade, uma antipartcula beta negativa. A reao nuclear desse processo estudado por Irene e Frederic representada por:
15 30

P +1 e + 14 Si

30

Observe que quando o radioistopo, que no caso o fsforo, emite um psitron, seu nmero atmico (Z = prtons) diminui uma unidade e seu nmero de massa (A = prtons + nutrons) permanece inalterado. Veja mais dois exemplos:
8 15

O +1 e + 7 O (Note que 15 = 0 + 15 e 8 = 1 + 7)
0 11

15

11

C +1 e + 5 B (Note que 11 = 0 + 11 e 6 = 1 + 5)

Os psitrons so emitidos por radioistopos que possuem elevado nmero de prtons. A emisso de psitrons usada na medicina em diagnsticos por imagem cintilogrfica, conhecida como psitron emission tomografia (PET). Esse mtodo diagnstico estuda a medula ssea por meio da injeo do marcador radioativo e til principalmente na avaliao de processos inflamatrio/infecciosos (osteomielite aguda). Esse marcador radioativo tem a capacidade de se agregar matriz ssea

proporcionalmente ao fluxo sanguneo na regio e atividade metablica. Com isso, realiza-se uma fotografia do corpo ou algumas imagens localizadas, quando h indicao.

Emisso alfa ()
A radiao alfa positiva, sendo constituda de dois prtons e dois nutrons. Seu poder de penetrao baixo, causando pequenos danos ao ser humano.

A radiao alfa composta de dois nutrons e dois prtons

As principais emisses radioativas so a alfa (), a beta () e a gama (). Nesse artigo, falaremos sobre a primeira dessas trs radiaes, como se deu sua descoberta, do que ela constituda, como a sua radiao afeta a estrutura da matria, qual o seu poder de penetrao e quais so os danos que causa ao ser humano.

Descoberta:
Em 1900, independentemente e quase ao mesmo tempo, o fsico neozelands Ernest Rutherford (18711937) e o qumico francs Pierre Curie (1859-1906) conseguiram identificar experimentalmente as partculas alfa e beta. Rutherford realizou um experimento que ficou famoso, no qual ele montou uma aparelhagem semelhante mostrada na ilustrao abaixo:

Ele colocou uma amostra de um elemento radioativo em um bloco de chumbo com um orifcio. Visto que o chumbo bloqueia as emisses radioativas, elas no se espalhariam pelo ambiente, mas seriam orientadas a sair na direo da nica abertura no chumbo. Esse aparelho foi colocado dentro de um recipiente submetido ao vcuo. A esse aparelho foram adaptadas duas placas eletrizadas com cargas opostas isto , aplicou-se um potencial eltrico. Na parede oposta ao bloco de chumbo foi colocada uma chapa fotogrfica ou uma tela com sulfeto de zinco, material fluorescente, que registraria as emisses radioativas. Um dos fatores observados com esse experimento foi que o percurso da radiao alfa foi desviado para o polo negativo da placa. Conforme de conhecimento geral, cargas opostas se atraem, consequentemente, concluiu-se que as radiaes alfa so, na realidade, partculas positivas.

Constituio:
Com o tempo, descobriu-se que essas partculas positivas so, na verdade, formadas por dois prtons 4 2+ 4 e dois nutrons ( 2 ), isto , iguais a um ncleo de hlio ( 2He). Alm disso, so partculas pesadas, de massa elevada, pois sofreram desvio pelo campo eletromagntico.

Consequncias da emisso de partculas alfa para a estrutura do tomo:


Conforme sabemos, a emisso de radiao um processo que acontece a partir do ncleo da o termo reaes nucleares. Portanto, envolve uma variao da carga nuclear (positiva), causando alteraes na substncia. No caso da emisso de uma partcula alfa ( 2 ), o nmero atmico (quantidade de prtons) do tomo diminui duas unidades (porque perdeu dois prtons) e seu nmero de massa (quantidade de prtons e nutrons no ncleo) diminui quatro unidades. Veja como isso ocorre na emisso de uma partcula alfa de um tomo de um elemento genrico ( Z X):
Z A A 4 2+

2+ 2

+ Z-2

A-4

Exemplo:
92 238

2+ 2

+ 90

234

Th

A radiao alfa tambm tem um poder de ionizao alto, podendo capturar dois eltrons e se tornar um tomo de hlio:

2+ 2

+2e

4 2He

Poder de penetrao:
A velocidade das partculas alfa baixa, sendo inicialmente de 3 000 km/s at 30 000 km/s. A sua velocidade mdia de aproximadamente 20 000 km/s, que 5% da velocidade da luz. Por ser lenta, a radiao alfa tem um poder de penetrao muito baixo, no atravessando nem mesmo uma folha de papel, roupas ou pele. Veja na figura abaixo a comparao do seu poder de penetrao com as outras emisses beta e gama:

Danos causados ao ser humano:

Em razo do seu baixo poder de penetrao, os danos que as partculas alfa causam ao ser humano so pequenos. Quando incidem sobre o nosso corpo, elas so detidas pela camada de clulas mortas da pele, podendo, no mximo, causar queimaduras.

Emisso beta ()
As emisses beta so formadas por eltrons emitidos com alta velocidade e, portanto, com alta energia, pelos ncleos

A radiao beta a emitida pelo ncleo atmico instvel

Descoberta:
Conforme dito no texto Emisso alfa (), o qumico neozelands Ernest Rutherford realizou um experimento no qual colocou uma amostra de um material radioativo em um bloco de chumbo, com um furo para direcionar as emisses radioativas; e submeteu essas radiaes a um campo eletromagntico. Dentre os resultados obtidos, Rutherford percebeu que um feixe de radiaes era atrado pela placa positiva, o que o levou a concluir que essas emisses eram de carga negativa. Essa radiao ficou sendo chamada de raios ou emisses beta (). Visto que os raios sofriam deflexo quando submetidos a um campo eletromagntico, isso o levou a concluir tambm que eles eram na verdade compostos por partculas que apresentam massa. A massa dessas partculas, porm, era menor que a das partculas que constituam as emisses alfa, porque as partculas sofriam maior desvio.

Constituio:
Em 1900, o fsico francs Antoine-Henri Bequerel (1852-1908) comparou esses desvios sofridos pelas partculas beta com os desvios que os eltrons realizavam, quando tambm eram submetidos a um campo eletromagntico. O resultado foi que eram iguais; com isso, viu-se que as partculas beta eram na realidade eltrons. Em razo disso, a representao dessa partcula dada por -1 ou . Veja que a emisso beta apresenta nmero de massa (A) igual a zero, pois os eltrons no fazem parte do ncleo do tomo.
0 -

Consequncias da emisso de partculas beta para a estrutura do tomo:


A emisso de uma partcula beta ( -1) resultado do rearranjo do ncleo instvel do tomo radioativo de modo a adquirir estabilidade. Para tanto, ocorre um fenmeno no ncleo, no qual um nutron se decompe originando trs novas partculas: um prton, um eltron (partcula ) e um neutrino. O antineutrino e o eltron so emitidos; o prton, no entanto, permanece no ncleo.
1 0n 0

1p +

-1e

nutron prton eltron neutrino

Dessa forma, quando um tomo emite uma partcula beta, ele se transforma em um novo elemento com o mesmo nmero de massa (porque o nutron que havia antes foi substitudo pelo prton), mas o seu nmero atmico (Z = prtons no ncleo) aumenta uma unidade. Veja a seguir como isso ocorre de modo genrico:

Veja um exemplo de decaimento beta que ocorre com o istopo 14 do elemento carbono:

A radiao beta constituda de eltrons emitidos grande velocidade pelos ncleos dos tomos radioativos, sendo que essa velocidade inicial de 100 000 km/s at 290 000 km/s e chegam a atingir 95% da velocidade da luz. A massa da radiao a mesma de um eltron, que 1840 vezes menor que a de um prton ou de um nutron. A radiao alfa () emite dois prtons e dois nutrons, assim a massa das partculas 7360 vezes maior que a das partculas . Isso explica o fato de as partculas sofrerem um desvio menor que as partculas , conforme Rutherford havia verificado em seu experimento.

Poder de penetrao:
Seu poder de penetrao mdio, sendo de 50 a 100 vezes mais penetrante que as partculas alfa. Estas podem atravessar uma folha de papel, mas so detidas por uma chapa de chumbo de apenas 2 mm ou de alumnio de 2 cm. Quando incidem no corpo humano, podem penetrar at 2 cm.

Danos causados ao ser humano:


Visto que seu poder de penetrao sobre o corpo humano d e apenas 2 cm, as partculas podem penetrar na pele, causando queimaduras, mas so barradas antes de atingir rgos mais internos do corpo.

Emisses gama
As radiaes gama so ondas eletromagnticas com alto poder de penetrao, podendo atravessar o corpo humano e causar vrios danos.

As emisses gama so o tipo de radiao natural mais energtico

No texto Emisses alfa () foi citado um experimento realizado por Rutherford, que consistiu basicamente em colocar uma amostra de material radioativo em um bloco de chumbo. Por meio de um furo no bloco e de um campo eletromagntico, orientaram-se as emisses radioativas. O fsico francs Paul Ulrich Villard (1860-1934) repetiu esse experimento no mesmo ano em que Rutherford o realizou (1900) e verificou que uma das radiaes emitidas no sofria desvio pelo campo eletromagntico. Isso significa que essas emisses no eram constitudas de partculas, como as radiaes alfa () e beta (), mas eram, na verdade, radiaes eletromagnticas.

Essa radiao eletromagntica emitida pelos elementos radioativos foi denominada radiao gama e representada pela letra grega . Elas so semelhantes aos raios X, no possuindo carga eltrica e nem massa. Porm, so mais energticas que os raios X, porque seu comprimento de onda bem menor, ficando entre 0,1 e 0,001. Elas so capazes de atravessar milhares de metros no ar, folhas de papel, placas de madeira, 15 cm de ao e somente so detidas por placas de chumbo ou por mais de 5 cm de paredes grossas de concreto. Alm disso, seu alto poder de penetrao tambm se deve ao fato de que, como no possui carga eltrica, no sofre interferncia dos eltrons e prtons dos tomos dos materiais que atravessa. Em razo disso, as emisses gama podem atravessar um corpo humano e causar danos irreparveis. Quando passa atravs da matria, essa radiao interage com as molculas, resultando em ons e radicais livres, sendo que esses ltimos so prejudiciais s clulas vivas. Algumas clulas se mostram mais sensveis, como as do tecido linftico, as da medula, as das membranas mucosas intestinais, as das gnadas e as do cristalino dos olhos. Veja a seguir o seu poder de penetrao em comparao s radiaes alfa e beta:

Elas so emitidas pelo ncleo imediatamente aps a sada das partculas ou . Por isso, mesmo um elemento emissor de partculas alfa pode ser perigoso, pois tambm emite raios .

Meia-vida ou perodo de semidesintegrao


O conceito de meia-vida dado como o tempo necessrio para que metade do nmero de tomos de uma amostra de determinado istopo radioativo se desintegre.

A meia-vida um conceito usado para determinar a desintegrao de radioistopos

Considere a reao de decaimento do trtio, um istopo do hidrognio que possui nmero de massa trs, com dois nutrons e um prton em seu ncleo. Abaixo podemos observar que ao emitir uma partcula 0 beta (-1 ), um de seus nutrons se transforma em um prton e ele passa a ser um tomo de hlio:
1 3

T 2 He + -1

Nota-se que em um perodo de exatamente 12 anos a massa de uma amostra de trtio se reduziu pela metade. Isso significa que se tivermos uma amostra desse istopo radioativo igual a 10 mg, aps 12 anos, essa massa se reduzir para 5 mg. Passados mais 12 anos, teremos apenas 2,5 mg e assim por diante. O trtio continuar a emisso de radiao at que acabe por completo.

O grfico abaixo representa esse decaimento radioativo do trtio:

O estudo do decaimento radioativo de outros radioistopos mostrou que a intensidade de radiao de todos eles tambm se reduzia pela metade em um perodo regular. Por exemplo, o carbono-14 se reduz pela metade em 5730 anos, o ferro-59 se reduz a cada 45 dias e o tecncio-99 se reduz a cada seis horas. Isso nos mostra dois fatos importantes: (1) para cada istopo radioativo, constante o tempo que ele se reduz pela metade; (2) esse tempo varia de um istopo para o outro. Com isso, surgiu o conceito de meia-vida:

Esse conceito importante para vrias finalidades. Por exemplo, o tempo de decaimento do carbono-14 reutilizado para se determinar a idade de mmias e de alguns fsseis, como poder ver no texto Carbono 14. Alm disso, a idade da Terra pode ser estimada por meio da desintegrao radioativa do urnio-238. Saber quanto tempo um radioistopo leva para se desintegrar tambm ajuda na determinao de quanto tempo determinado lixo atmico deve permanecer isolado, alm de auxiliar os cientistas a pesquisarem os efeitos e as aplicaes de diversos radioistopos na medicina, agricultura e nos alimentos. A meia-vida no depende da quantidade de amostra inicial, da presso ou da temperatura. Esses perodos podem variar desde bilhes de anos at fraes de segundos. Veja isso na lista abaixo:

Poder de ionizao das emisses radioativas naturais


O poder de ionizao ou o nmero de ons formados por cm3 na trajetria das emisses radioativas maior para a partcula alfa.

A emisso alfa ioniza os gases do ar, capturando dois eltrons e se transformando num tomo de hlio, como o da figura

So trs as emisses radioativas naturais:

Emisso alfa (): Partculas formadas por dois prtons e dois nutrons, do mesmo modo que o Emisso beta (): Partculas formadas por um eltron. Possuem carga eltrica igual a -1 e sua Emisso gama (): uma radiao eletromagntica semelhante aos raios X. No possui carga
eltrica e nem massa. Essas emisses possuem energia e, por isso, quando so emitidas pelos ncleos de tomos radioativos (ncleos instveis), atingem as molculas de gases, como os que esto presentes no ar e conseguem ionizar esses gases, ou seja, arrancam os seus eltrons e formam ons. ons so tomos de elementos que perdem ou ganham eltrons e se tornam carregados eletricamente. Se um tomo perder um ou mais eltrons, ele fica com carga positiva e chamado de ction. Por outro lado, se ele ganhar um ou mais eltrons, ele fica com carga negativa e chamado de nion. Por exemplo, aps ser expulsa do ncleo atmico, a partcula alfa ( 2 ) colide com as molculas de gs oxignio (O2) e captura dois eltrons, transformando-se em um tomo de hlio. Visto que o O2 perdeu +2 dois, ele se ionizou, gerando o on O2 .
2 4 4

ncleo de um tomo de hlio. Possuem carga eltrica igual a +2 e massa igual a 4u; massa considerada desprezvel;

+ O2 2 He + O2

+2

Visto que a partcula alfa possui a massa maior em relao s outras emisses radioativas, o seu poder de ionizao maior, ou seja, ela arranca os eltrons dos gases com maior facilidade e consegue formar 3 um nmero maior de ons por cm na sua trajetria do que as outras emisses. O poder de ionizao das partculas beta mdio, porque a sua carga eltrica menor que a das partculas alfa. J a radiao gama a que possui o menor poder de ionizao entre as trs, porque essa capacidade depende quase que exclusivamente da carga eltrica e ela no possui carga, ento, praticamente, no forma ons.

Rdio: Um elemento radioativo


O impacto da descoberta do rdio e seu alto poder radioativo levou a um equvoco da sua aplicao nos mais variados produtos, o que trouxe mais males do que benefcios.

O rdio foi descoberto pelo casal Curie

O primeiro elemento qumico radioativo a ser descoberto foi o urnio, pelos cientistas Antoine Henri Becquerel (1852-1908), Marie Sklodowska Curie (1867-1934) e Pierre Curie (1859-1906). A descoberta da radioatividade levou-os a ganhar o prmio Nobel de Fsica, em 1903.

O casal Curie passou ento a estudar mais a fundo a radioatividade e a realizar uma srie de experimentos com dois minerais de urnio a pechblenda (xido de urnio) e a calcolita (fosfato de cobre e uranila). No entanto, o que mais chamou a ateno deles que esses minrios eram ainda mais radioativos que o prprio urnio metlico isolado, levando-os ento concluso de que haveria outro elemento radioativo presente nos minerais. Eles iniciaram ento rduos trabalhos a fim de separar os constituintes da pechblenda, buscando o outro elemento que poderia estar contribuindo para a radiao observada. Os cientistas conseguiram, do governo austraco, uma tonelada de pechblenda, vinda das minas de Joachimstal, localizadas na Bomia (Repblica Checa). Depois de trs meses, eles conseguiram isolar um novo elemento radioativo, o polnio (nome dado em homenagem ptria de Marie). No entanto, o minrio puro ainda se mostrava mais radioativo do que seria explicado apenas pela presena do polnio; por isso, os trabalhos continuaram. Em uma das duas fraes radioativas que eles por fim conseguiram obter estava um novo elemento, que foi denominado rdio (do latim radius, raio), por parecer mais radioativo do que qualquer outro elemento. Hoje sabemos que o rdio dois milhes de vezes mais radioativo que o urnio. Algumas propriedades desse elemento esto listadas na tabela abaixo:

Foi realizada uma anlise espectroscpica na mistura de cloreto de rdio que havia sido obtida e verificou-se o aparecimento de uma nova linha na regio do ultravioleta (381,47 nm); o que representou uma importante prova da descoberta do rdio. Mas eles ainda no haviam conseguido isolar o rdio; assim, o casal Curie comeou essa tarefa a partir de uma tonelada de resduos de pechblenda. Depois de trs anos de trabalhos consecutivos, com extrema pacincia e perseverana, o casal isolou 1 decigrama de rdio puro em 1902. Ele brilhava no escuro e estava sempre em temperatura maior que a do ambiente que o circundava. No ano seguinte, Marie Curie recebeu seu segundo Prmio Nobel (de Qumica) pela descoberta do rdio e do polnio, por isolar o rdio metlico e por estudar seus compostos. Ela foi a primeira pessoa a receber dois prmios Nobel. Em 1908, Frederick Soddy (1877-1956) afirmou que a energia liberada na desintegrao do rdio era quase um milho de vezes maior do que aquela obtida por uma mesma massa de matria submetida a qualquer uma das transformaes conhecidas anteriormente descoberta da radioatividade. Isso fez com que as pessoas passassem a usar essa grande fonte de energia para mltiplas finalidades , tais como: curar problemas dermatolgicos, fortificar o organismo, limpar objetos e at mesmo para a cura do cncer. Chegou-se a considerar o rdio como uma substncia milagrosa com poderes como a capacidade de ser o responsvel pela gerao da vida, de rejuvenescer e de revitalizar a pele. Ele passou a ser usado em tratamentos faciais, para a eliminao de rugas, acnes, cravos, branqueamento da pele e foi incorporado a vrios produtos, como cremes de beleza, xampus, sabes, sais de banho, tnicos revigorantes (que se destinavam a recuperar e manter os vigores mental, fsico e sexual), em artigos mdico-farmacuticos prescritos contra nada menos do que 150 enfermidades endocrinolgicas, plulas, navalhas para barbear, dentifrcios, compressas, fontes de gua radioativa, etc.

O equvoco da aplicao do rdio levou a muitos males e at morte de muitas pessoas. Para citar um exemplo, ele era utilizado em tintas empregadas em ponteiros de relgios e mostradores. As mulheres que aplicavam essa tinta afinavam os pincis na boca; com isso, elas engoliam parcelas pequenas de rdio. Dentro de cerca de dois anos, nove mulheres morreram com uma grave anemia, acompanhada de leses na boca e na mandbula. Marie Curie morreu em 1934, vtima das radiaes a que ficou exposta no trabalho. Mas antes ela veio ao Brasil, em agosto de 1926, onde visitou Belo Horizonte e foi ao Instituto do Radium, primeiro centro destinado luta contra o cncer do nosso pas. Essa aplicao desenfreada de rdio no chegou ao Brasil, em razo do alto custo dos tratamentos com sais de rdio. A era do rdio desapareceu nos Estados Unidos no incio dos anos 1930; e na Europa durou at o incio da Segunda Guerra Mundial. Hoje o rdio usado no tratamento de alguns tipos de cncer, em instrumentos de deteco de falhas em objetos metlicos e para a prospeco geofsica de petrleo.

Reator de Fuso Nuclear


Um reator de fuso nuclear trar muitos benefcios, como uma extraordinria energia

gerada, a no produo de rejeitos nucleares, alm de matrias-primas de fcil obteno

Imagem do interior de um reator nuclear a fuso do tipo Tokamak, local onde fica confinado o plasma [1]

As reaes nucleares de fuso so aquelas que ocorrem no interior das estrelas, tais como o nosso sol, em que dois ncleos atmicos menores se unem para dar origem a um ncleo atmico maior e mais estvel. Abaixo temos um mecanismo desse tipo de reao que ocorre no Sol, entre hidrognios, dando origem ao hlio:

Possvel reao de fuso de hidrognios que ocorre no Sol

Mas o aspecto mais importante desse tipo de reao nuclear a quantidade de energia liberada. Para se -9 ter uma ideia, a fuso de apenas 2 . 10 % do deutrio (hidrognio com um nutron e um prton no ncleo) forneceria uma quantidade de energia que seria suficiente para sustentar a demanda de energia do mundo inteiro durante um ano! por isso que o sonho de muitos cientistas conseguir aproveitar a energia liberada em reaes de fuso. Os reatores usados atualmente em usinas nucleares so de fisso nuclear, que o processo contrrio fuso e que produz uma quantidade menor de energia. A fuso sem controle j foi usada na bomba de hidrognio ou termonuclear, no ano de 1952, lanada pelos Estados Unidos em um atol do Pacfico. Essa bomba foi apelidada de Mike e possua uma potncia 700 vezes maior que a bomba de Hiroshima. Alm da grande quantidade de energia liberada, outras vantagens de se usar a fuso nuclear para gerar energia so que os materiais usados nessas reaes so de fcil obteno, pois o deutrio encontrado nas molculas de gua, o trtio (istopo do hidrognio que possui um prton e dois nutrons no ncleo) pode ser obtido por meio do ltio, e o ltio um metal encontrado na natureza. Outro fator que, ao contrrio da fisso nuclear, os produtos da fuso no so radioativos, sendo, portanto, considerada um tipo de energia limpa que no causa alteraes no meio ambiente. Mas para ser usada para gerar energia, deve ser uma reao controlada e para tal existem ainda alguns empecilhos:

Para que a fuso seja efetiva, so necessrias altas temperaturas, como acontece no Sol, que
possui regies com temperaturas na ordem de 100 milhes de graus Celsius! Essa grande quantidade de energia necessria para vencer a fora de repulso decorrente das cargas positivas dos ncleos que iro se unir.

Atualmente, isso conseguido por meio da energia liberada na reao de fisso controlada de uma bomba atmica, que serve de estopim para a reao de fuso nuclear.

Outro problema que surge : como trabalhar de maneira controlada com materiais a milhares de
graus Celsius? Que materiais poderiam ser usados para construir o reator que aguentariam temperaturas to elevadas? H tambm a necessidade de um rpido escoamento da energia liberada na reao de fuso. As pesquisas nessa rea tm levado a um tipo de reator denominado de Tokamak, que usado apenas para pesquisas. O mais famoso o que fica em Princeton, Estados Unidos, e que funciona uma temperatura de 100 milhes de graus Celsius. Abaixo temos o Tokamak COMPASS no apresentado em Praga, Repblica Checa, durante a Semana da Cincia e Tecnologia organizada Academia de Cincias da Repblica Checa, em 02 de novembro de 2012: hoje com IPP pela

Tokamak COMPASS no IPP apresentado em Praga[2]

Nesses reatores produzido um campo magntico extremamente forte. Gases de deutrio e trtio so injetados e aquecidos a milhares de graus Celsius para reagirem. Visto que h a passagem de corrente eltrica e a gerao de fortes campos magnticos, forma-se um plasma, que fica em um tubo no interior do reator, no entrando em contato com as suas paredes.

O selo acima, impresso na URSS, mostra um dispositivo de fuso termonuclear tokamak por volta de 1987 [3]

No entanto, at o momento, ainda no foi descoberto um meio de obteno de energia til de um reator desse tipo, pois a energia gasta para ativar o campo magntico onde o plasma fica confinado ainda maior que a energia obtida na fuso dentro do reator.

Reator Nuclear
Um reator atmico controla a energia liberada numa fisso. O calor liberado nessa reao usado para ferver gua, cujo vapor acionar uma turbina geradora de eletricidade.

O reator nuclear usado na gerao de energia eltrica

Um reator nuclear um dispositivo usado em usinas para controlar a reao de fisso nuclear. Essa reao ocorre de forma descontrolada, por exemplo, na exploso de bombas atmicas; mas os reatores possuem mecanismos que impedem isso, fazendo com que a reao seja controlada e reaproveitada para gerar energia eltrica. Isso conseguido porque o reator montado de uma forma que intercala barras do combustvel fssil que normalmente o urnio enriquecido (urnio com grande quantidade de urnio 235) ou o plutnio 239 ; com barras de moderador de nutrons. Esses moderadores podem ser barras de carbono na forma de grafite, de cdmio, ou gua pesada (D2O), que usada nos reatores mais modernos. A gua pesada ou gua deuterada diferente da gua normal porque, em sua constituio, no lugar de tomos de hidrognio comuns, ela possui tomos do deutrio, que um istopo mais pesado que o hidrognio. Partes dos nutrons liberados na fisso nuclear colidem com os ncleos dos moderadores, que absorvem os nutrons sem sofrer fisso. O resultado que a reao de fisso em cadeia fica controlada, pois somente um dos nutrons liberados em cada fisso pode reagir novamente. A energia gerada em forma de calor faz com que a temperatura da gua se eleve no interior do reator, a ponto de ela ser transformada em vapor. Esse vapor aciona uma turbina, que gera a energia eltrica. Depois de deixar a turbina, o vapor passa por um trocador de calor, que funciona como um condensador, onde o vapor resfriado por uma fonte externa natural localizada prxima usina (normalmente trata-se da gua de um rio, lago ou mar) e volta na forma lquida ao circuito principal, iniciando novamente todo o processo. por isso que as usinas nucleares costumam se encontrar em regies prximas ao mar.

O Brasil possui trs reatores nucleares na Usina de Angra dos Reis, localizada no litoral do estado do Rio de Janeiro. Atualmente existem em todo o mundo 438 reatores nucleares em operao, que correspondem a 14% da produo de energia eltrica mundial. Os Estados Unidos possuem 104 reatores, a Frana 59 e o Japo 55.

Sries Radioativas
As sries ou famlias radioativas correspondem ao conjunto de tomos que esto relacionados por sucessivas desintegraes.

O urnio no o nico emissor de radiao em seu minrio, pois ele d origem a outros elementos que fazem parte de sua srie ou famlia radioativa

Isso significa que todos os istopos radioativos naturais que se desintegram espontaneamente na 232 natureza so provenientes de trs elementos radioativos, que so: trio 232 (90 Th), urnio 238 238 235 (92 U), urnio 235 (92 U). A srie do urnio 235 denominada srie do actnio, porque antigamente acreditava-se que o primeiro elemento dessa famlia fosse o actnio. Cada elemento desses emite uma partcula alfa (2 ), transformando-se em outro elemento radioativo, 4 0 que, em seguida, emite tambm uma partcula alfa (2 ) ou beta (-1 ), originando outro elemento radioativo; e assim sucessivamente, at que a srie termine em um istopo estvel do elemento chumbo (Pb). O primeiro elemento de cada srie radioativa denominado ncleo-pai ou elemento-pai; sendo que os ncleos-filhos ou elementos-filhos so todos os elementos que foram originados pelo ncleo-pai. Veja a seguir a srie completa do trio:
4

As sries do urnio e do actcnio so ainda mais longas que essa do trio. A mais importante delas a do urnio 235, ou do actnio, pois o urnio 235 um dos principais istopos utilizados como combustvel em usinas nucleares e na fabricao de armas atmicas.

possvel determinar qual srie ou famlia radioativa certo istopo radioativo pertence quando seguimos uma regra simples: dividimos o nmero de massa (A) do elemento por quatro; e, de acordo com o resultado, determinamos a srie do elemento. Observe como isso ocorre, abaixo:

A seguir temos a porcentagem de abundncia na natureza dos trs elementos citados que do origem a cada srie:

Os elementos de cada srie esto em equilbrio radioativo, que denominado equilbrio secular. Isso quer dizer que medida que um elemento se desintegra, formando outro, esse segundo elemento tambm tem sua quantidade diminuda pela sua prpria desintegrao, resultando em uma que seja igual quantidade de istopos naturais por um longo tempo. Porm, visto que os elementos-pai no esto sendo repostos, de se esperar que um dia eles acabem, assim como todos os outros elementos radioativos das sries, restando somente o chumbo estvel.

Vous aimerez peut-être aussi