Vous êtes sur la page 1sur 4

1

O RU CONFESSO DE UM CRIME INEXISTENTE


[Ao meu irmo Gabriel Camunfunana em memria ao sofrimento passado por Mpasso eu e ele num dia nico em que a amizade valeu mais que tudo.]

No corao de Chamankulo, arredores da cidade das accias morava o mano Manonga. Bem disposto, militarizado e estilado pela natureza mundana, Manonga, bom rapaz, no se alheiava aos alheios da vida. Ele estava sempre disposto a se alhear e tornar seu o alheio. Mudado h menos de trs sois com pagamentos complementares marchados, Manonga se no importa das destrezas da vida. A tristeza acumula o meio da sua solido. A vida se preocupa em organizlo sol-ps-sol. E a alegria de um novo viver toma conta o seu corao. Sado de uma amizade encurralada, Manonga j est mergulhado no mar da reconstruo. Manonga no quer da desgraa saber. Preocupado com o queimar dos telefones, mano Man manda fazer lembrana aos defuntos. Pede para dormir junto com eles no quarto-dispensa-cozinha, ou seja, no seu tudo em tudo em um. Padre Gwendjere chegou e fez rezar at voltarem os protectores do mano que bem o protegeram segundo o momento em diante. Reuniram-se os vivos. Foram chamados os mortos, todos, as Marikinhas, os Camunfunanas, os Canhangas, os Lees e muito mais. Todos, todos ficaram ali sentados ao banquete do sermo que de ningum se esqueceu e comearam a dizer sem que Manonga se apercebesse: - Filho, de hoje em diante os seus problemas esto resolvidos, pois embora na dita modernidade, voc foi capaz de nos dar um banquete de confraternizao, o que muitos no o fazem. Os teus pares e prximos se esquecem de nos como se nunca tivssemos existido l onde os nossos rebentos deixamos. Em banquetes de azimu no h citao. Respeitamos a tradio, pois a voz nunca de um. O trabalho nunca de um. tudo de todos, razo da unio e incluso. Por isso o homem mundano e terrestrado no entende facilmente, visto querer sempre tomar protagonismo das diegeses. Cerimoniado o banquete, como se Manonga previsse a chegada de difceis momentos que por si s no se aguentaria e que um nico esprito sofreria o bastante para no suster a demanda. Da o banquete ter sido mesmo profetizado.

2 Dias depois do banquete situaes foram surgindo e Manonga erguendo a manga quando, certo dia, num dia desses em que a dita Seleco Moambicana de Futebol, enquanto seleco de amizades da Baixa da cidade de Maputo, se preparava para sair da linha da victria, ou se diga, como nos est habituada a fazer, se espectou na cama para ser telespetador do Moambique (0) Marrocos (4), que nem sequer, talvez, chegou a VER, viu a derrota e decidiu vender a alma cama dando uma soneca merecida. Ao meio dos sonos e sonhos, sob o olhar vigilante dos azimus que acabavam de ter o banquete, eis o tremor: abre-se a porta, no, a porta violentamente aberta e Manonga obrigado pelos azimus a voltar para o mundo fsico: sem sonos nem sonhos. Manonga depara-se com uma imagem humana por volta das 2 horas de madrugada, sem paixo nem compaixo querendo, nas suas palavras, meter-se debaixo da cama. O que a imagem no sabia que o acesso parte inferior da cama estava bloqueado pelo banquete, j imaginam, dos azimus. Ao menos que fosse ladro de po, a pessoa provavelmente conseguiria, mas ladro de alma, de jeito maneira passaria sobre os banquetistas que de imediato acordaram o mano Manonga e, vendo que o intruso se dirigiria para a parte menos ocupada, informaram-no que pegasse a sua arma, a menos mortal possvel e fizesse uso dela o mais rpido possvel. Manonga no se tardou, mandou uma mirada dos tempos dos pssaros l em Namacata e piuuuuuuuuu, acertou em cheio num dos rgos que imobilizaram a imagem. - Desmaiou, talvez vai a caminho da morte. O certo que a imagem tornou-se pessoa e, os que se no fizeram presentes em todos os momentos diegticos anteriores tiveram espao para existir naquele momento. Srge um movimento popular que nem sequer entendeu a capacidade defensiva de Manonga, limitando-se a dizer: - Bateu? Porque bateu? O certo que Manonga saiu desferido e com muito mais vida e coragem para enfrentar os momentos que advinham. Acalmaram-se as vozes e saiu-se ao Hospital Central que de centro j nada tem seno pela negativa. Chegados ao hospital, a antiga imagem ento pessoa foi directamente encaminhada sala para os inanimados, os defuntos resistentes para ver se lhe devolviam algo de animal de modo a responder antes

3 da morte sobre a sua movimentao. Era noite e as pessoas se desfizeram delegando tudo nas mos dos enfermeiros e mdicos que bem sabem queimar processos. Enquanto os enfermeiros se preocupavam em repor os sinais de vida e a posterior responsabilizao, Manonga, tendo informado os seus companheiros Mulibwandje e Muwalavo, sau atrs da justia. Chegados sexta esquadra, o agente delega-o nona na qual tambm no foi possvel registar a queixa-denncia-confisso, porque o agente aguardava pela rendio, Manonga explicava-se, diga-se, confessava-se: - Sr. Agente, eu bati numa pessoa que invadiu o meu quarto e est hospitalizada. Felizes com a confisso, os agentes limitavam-se a dizer que ele tinha alguma razo, mas no devia deixar fora de registo o acto para eventuais problematizaes. Sados da nona esquadra, os trs foram jogar a bola para relaxar um pouco a mente de Manonga que estava completamente abalado. Manonga ligava frequentemente para os familiares da sua vtima para saber um pouco mais sobre o seu seu estado de sade. Primeiro foi informado que ainda no havia informao clinica. Horas depois, Manonga, ainda preocupado e bem transpirado pelo jogo e pela situao acindental, liga para um dos familiares da sua vtima: - Al! - Sim, Bom dia. - Aqui fala Manonga. Gostaria de saber como vai a doente. - Bom, os mdicos ainda no disseram algo, por isso no te posso dizer nada agora. Manonga ficou de olhos azuis. Como que se comporta um indivduo com essas informaes? E a voz continuou dizendo: - Porm falta-me ver ainda a senhora que voc bateu, pois est em casa e eu no a vi hoje. Chuva de lgrimas em Manonga. - O qu? Pode explicar-me melhor?

4 - Sim. A pessoa que voc bateu foi ao hospital andando e apanhou dois pontos. A outra, a quem junto levamos ao hospital, a minha esposa que j estava doente. Ns estvamos a fazer uma reza, tendo uma das senhoras passado para o estado de posse espiritual e ido directamente ao seu quarto. da que voc a bateu, mas est completamente fora de perigo, alis, nunca esteve em perigo. Manonga, Manonga. Ele explodiu de felicidade em saber que estava a martirizar-se por um crime no praticado. Se o tivera praticado, ento, a entrou a fora dos azimus que inverteram radicalmente o cenrio. Ento Gwendjere o disse: - Valeu o banquete!? E Manonga tornou-se, ento, ru confesso por um crime inexistente. Na mesma noite, ao chegar em casa, Manonga fica sabendo que a doente perdera a vida. Manonga no foi absolvido, absorveu-se em conclio dos deuses sob proteco dos anjos e seus antepassados a quem j tinha pedido ajuda.

Gui Leo
Numa manh de chuva, caminho do mano Manonga. 20/10/12 (7:59min)

Vous aimerez peut-être aussi