Vous êtes sur la page 1sur 4

Universidade Federal do ABC Anglica Mine Tsuchida RA: 11125309

MEDIDORES DE VAZO
1. Medidores de vazo mecnicos Estes dispositivos realizam a medio do fluxo de massa atravs do acmulo do fluido em um recipiente durante um perodo de tempo.

1.1. Medio de massa 1.1.1. Tanques de pesagem Ao acionar o sistema de bombeamento, o tanque preenchido, sendo sua gua no interior pesada, sua temperatura aferida e tempo de enchimento cronometrado. Com tais valores, possvel o clculo da vazo de gua pelo circuito que, comparada aos valores medidos pela plataforma de testes, permite ajustes para a condio real de medio com grande preciso. Sua alta preciso ideal para aplicaes em centros de pesquisa e desenvolvimento.

1.1.2. Reservatrios basculantes Um sistema de gua ligado de forma que se espere que a vazo estabilize uma carga hidrulica qualquer, sendo feita a leitura no nvel do tanque, onde a vazo ser uma funo direta da rea do tanque e seu nvel preenchido num determinado perodo de tempo. Utilizado principalmente na regulagem do nvel de gua em reservatrios de usinas, rios, etc.

1.2. Medidores de volume 1.2.1. Tanques de volume aferido 1.2.2. mbolos de volume aferido 1.2.3. Anis ranhurados rotativos 1.2.4. Disco nutante Mais utilizados para a medio de volumes lquidos em vez de vazes volumtricas, muito utilizados em sistemas de abastecimentos de gua ou gasolina. A cmara de medida uma fatia de esfera e contm um disco rotativo montado a um certo ngulo em relao ao escoamento. O fluido provoca um movimento de giro excntrico e cada volta

completa corresponde a um certo volume de lquido, tal que o nmero total de voltas representa o volume total.

1.2.5. Aletas deslizantes 1.2.6. Rotores de engrenagem ou lbulos 1.2.7. Foles de Movimento alternativo 1.2.8. Compartimentos de tambor selado

Os ltimos 3 medidores so utilizados para medio de gases.

2. Medidores de vazo especficos 2.1. Tipo Coriolis O princpio de medio da vazo (mssica) por efeito Coriolis baseia-se na combinao de fenmenos de inrcia e de acelerao centrpeta, onde esta acelerao gera uma fora proporcional massa do corpo em deslocamento. O fluido passa por um tubo em forma de U dotado de uma certa flexibilidade onde um dispositivo magntico na extremidade faz o tubo vibrar com pequena amplitude na sua frequncia natural e na direo indicada. deformaes que podem ser captadas por sensores magnticos. indicado para controles precisos de processo e bateladas. Consegue medir a maioria dos fluidos, multifsicos, lquidos com alta viscosidade, lquidos com uma certa quantidade de gs, alm de gases. Os limites ficam por conta da faixa de temperatura (-50 a 200 C) e perda de carga. Este tubo, ento, sofre pequenas

2.2. Tipo Turbina A passagem do fluido causa a movimentao de uma turbina instalada dentro de um duto. Esta rotao associada ao escoamento do fluido que passa, mesmo em regimes transientes. Esses medidores so caracterizados por um coeficiente de vazo K e a frequncia dos pulsos. O coeficiente K depende da vazo e da viscosidade do fluido, e obtido por calibrao para cada equipamento. [ ]

2.3. Tipo Ultrassnico A medio baseada no princpio de tempo de trnsito: dois transdutores que podem ser acoplados na parede externa do tubo emitem e recebem pulsos de ultrassom. O tempo de trajeto destes pulsos analisado por um circuito eletrnico que efetua o clculo da vazo instantnea. Desenvolvido para medio de vazo de lquidos limpos em tubulaes fechadas sem que ocorra qualquer contato fsico entre o medidor e o meio medido. Podem ser utilizados em tubulaes de diferentes materiais como ao carbono, ferro fundido, ao inox e vidro, cobrindo dimetros de at 5000 mm. So usados em medies de gua, produtos qumicos agressivos, produtos farmacuticos, etc. Encontra-se disponvel em duas verses: porttil e fixo. Muito utilizado para medio de vazo de gs natural, contudo possui alto custo.

2.4. Elemento de escoamento laminar Esses medidores medem o fluxo por meio da queda de presso em um elemento de fluxo laminar, que neste caso linear. amplamente utilizado no projeto de colmeias.

2.5. Tipo Rotmetro Os rotmetros ou medidores de rea varivel so medidores de vazo volumtrica de baixo custo utilizados para lquidos, gases ou excepcionalmente vapor. Fornece uma relao linear com a vazo e um dos poucos medidores que no exige trecho reto. So muito aplicados para indicao local na rea industrial, e em laboratrios. Ele possui um flutuador que sob a ao do escoamento, sobe num tubo cnico vertical e assume um posio de equilbrio para cada vazo dada.

2.6. Tipo Vrtice Trata-se de uma medio para vazes vazo de lquidos de baixa viscosidade, gases e vapor (saturado e superaquecido), sendo caracterizados pela ausncia de partes mveis em contato com o fluido, baixa perda de carga e boa exatido. baseado na medio de velocidade do fluido a partir da quantidade de vrtices formados quando o lquido passa por um obstculo esttico que cruza o interior do tubo. Um sensor localizado aps este objeto monitora continuamente os vrtices gerados enviando um sinal que ser processado por um circuito eletrnico microprocessado. Uma vez que se conhece a seco transversal do tubo e tendo-se o valor da velocidade, a vazo pode ser determinada.

So amplamente utilizados em medidas de vazo de vapor, pois podem realizar essas medies a temperaturas elevadas, acima das exigidas em muitas aplicaes.

3. Medidores de perda de carga

3.1. Dispositivos por perda por atrito 3.1.1. Tubo capilar 3.1.2. Tampo poroso

3.2. Dispositivos de Bernoulli Dispositivos que operam atravs da diferena de presso provocada por uma restrio de rea, acelerando a corrente do fluido. A diferena de presso ento associada diretamente com a vazo do fluido.

3.2.1. Placa de orifcio um dos meios mais usados para medio de fluxos, principalmente por seu baixo custo. Certamente as razes para tal participao devem ser as vantagens que apresenta: simplicidade, ausncia de partes mveis, pouca manuteno, aplicao para muitos tipos de fluido, etc. Contudo, provoca considervel perda de carga no fluxo, com faixa de medio restrita e desgaste da placa.

3.2.2. Bocal Trata-se de um medidor intermedirio entre a placa de orifcio e o Venturi. Podem ser encontrados nas montagens em duto ou em cmaras pressurizadas.

3.2.3. Venturi So medidores com o melhor desempenho entre os seus similares, na categoria de medidores de obstruo. So os que provocam a menor perda de carga permanente na medida, portanto os menos intrusivos, contudo possuem alto custo de fabricao.

Vous aimerez peut-être aussi