Vous êtes sur la page 1sur 32

A Caminho da Luz

CHICO X AVIER
Pelo Esprito EMMANUEL

A Caminho da Luz
O BRA
PSICOGRAFADA POR

F RANCISCO C NDIDO X AVIER

FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA

Sumrio
Antelquio ...................................................... 11 Introduo ..................................................... 13 I A gnese planetria ............................. 19
A comunidade dos Espritos puros. A Cincia de todos os tempos. Os primeiros tempos do orbe terrestre. A criao da Lua. A solidicao da matria. O Divino Escultor. O Verbo na criao terrestre.

II A vida organizada ............................... 27


As construes celulares. Os primeiros habitantes da Terra. A elaborao paciente das formas. As formas intermedirias da Natureza. Os ensaios assombrosos. Os antepassados do homem. A grande transio.

III As raas admicas ............................ 37


O sistema de Capela. Um mundo em transies. Espritos exilados na Terra. Fixao dos caracteres raciais. Origem das raas brancas. Quatro grandes povos. As promessas do Cristo.

IV A civilizao egpcia .......................... 47


Os egpcios. A cincia secreta. O politesmo simblico. O culto da morte e a metempsicose. Os egpcios e as cincias psquicas. As pirmides. Redeno.

V A ndia .................................................. 57
A organizao hindu. Os arianos puros. O expansionismo dos rias. Os mahatmas. As castas. Os rajs e os prias. Em face de Jesus.

VI A famlia indo-europia ..................... 65


As migraes sucessivas. A ausncia de notcias histricas. A grande virtude dos rias europeus. O Mediterrneo e o Mar do Norte. Os nrdicos e os mediterrnicos. Origem do racionalismo. As advertncias do Cristo.

VII O povo de Israel ............................... 75


Israel. Moiss. O Judasmo e o Cristianismo. O monotesmo. A escolha de Israel. A incompreenso do Judasmo. No porvir.

VIII A China milenria ........................... 85


A China. A cristalizao das idias chinesas. Fo-Hi. Confcio e Lao-Ts. O nirvana. A China atual. A edicao do Evangelho.

IX As grandes religies do passado ...... 95


As primeiras organizaes religiosas. Ainda as raas admicas. A gnese das crenas religiosas. A unidade substancial das religies. As revelaes gradativas. Preparao do Cristianismo. O Cristo inconfundvel.

X A Grcia e a misso de Scrates ...... 105


Nas vsperas da maioridade terrestre. Atenas e Esparta. Experincias necessrias. A Grcia. Scrates. Os discpulos. Provao coletiva da Grcia.

XI Roma .................................................. 115


O povo etrusco. Primrdios de Roma. Inuncias decisivas. Os patrcios e os plebeus. A famlia romana. As guerras e a maioridade terrestre. Nas vsperas do senhor.

XII A vinda de Jesus ............................. 125


A manjedoura. O Cristo e os essnios. Cumprimento das profecias de Israel. A grande lio. A palavra divina. Crepsculo de uma civilizao. O exemplo do Cristo.

XIII O Imprio Romano e seus desvios .. 133


Os desvios romanos. Os abusos da autoridade e do poder. Os chefes de Roma. O sculo de Augusto. Transio de uma poca. Provaes coletivas dos judeus e dos romanos. Fim da vaidade humana.

XIV A edicao crist ......................... 143


Os primeiros cristos. A propagao do Cristianismo. A redao dos textos denitivos. A misso de Paulo. O apocalipse de Joo. Identicao da besta apocalptica. O roteiro de luz e de amor.

XV A evoluo do Cristianismo ............ 155


Penosos compromissos romanos. Culpas e resgates dolorosos do homem espiritual. Os mrtires. Os apologistas. O jejum e a orao. Constantino. O papado.

XVI A Igreja e a invaso dos brbaros ...... 165


Vitrias do Cristianismo. Primrdios do Catolicismo. A Igreja de Roma. A destruio do imprio. A invaso dos brbaros. Razes da Idade Mdia. Mestres do amor e da virtude.

XVII A Idade Medieval .......................... 175


Os mensageiros de Jesus. O imprio bizantino. O Islamismo. As guerras do Isl. Carlos Magno. O feudalismo. Razes do feudalismo.

XVIII Os abusos do poder religioso .... 185


Fases da Igreja Catlica. Gregrio VII. As advertncias de Jesus. Francisco de Assis. Os franciscanos. A Inquisio. A obra do papado.

XIX As Cruzadas e o m da Idade Mdia 195


As primeiras Cruzadas. Fim das Cruzadas. O esforo dos emissrios do Cristo. Pobreza intelectual. Renascimento. Transmigrao de povos. Fim da Idade Mdia.

XX Renascena do mundo .................... 205


Movimentos regeneradores. Misso da Amrica. O plano invisvel e a colonizao do Novo Mundo. Apogeu da renascena. Renascena religiosa. A Companhia de Jesus. Ao do Jesuitismo.

XXI poca de transio ........................ 215


As lutas da Reforma. A invencvel armada. Guerras religiosas. A Frana e a Inglaterra. Refgio da Amrica. Os enciclopedistas. A independncia americana.

XXII A Revoluo Francesa .................. 225


A Frana no sculo XVIII. poca de sombras. Contra os excessos da Revoluo. O perodo do terror. A constituio. Napoleo Bonaparte. Allan Kardec.

XXIII O sculo XIX ............................... 235


Depois da Revoluo. Independncia poltica da Amrica. Allan Kardec e os seus colaboradores. As cincias sociais. A tarefa do missionrio. Provaes coletivas na Frana. Provaes da Igreja.

XXIV O Espiritismo e as grandes transies . 245


A extino do cativeiro. O Socialismo. Restabelecendo a verdade. Defeco da Igreja Catlica. Lutas renovadoras. A Amrica e o futuro. Jesus.

XV O Evangelho e o futuro ................... 255 Concluso .................................................... 262

Antelquio

Meus amigos, que Deus vos conceda paz. -me grata a vossa palestra a respeito dos nossos trabalhos. Esperemos e supliquemos a bno do Alto para o nosso esforo. Dando seguimento aos nossos estudos, procuremos esforar-nos por mostrar a verdadeira posio do Evangelho do Cristo, tanta vez incompreendido a no mundo, em face das religies e das losoas terrenas. No dever ser este um trabalho histrico. A histria do mundo est compilada e feita. Nossa contribuio ser tese religiosa, elucidando a inuncia sagrada da f e o ascendente espiritual, no curso de todas as civilizaes terrestres. O livro do irmo Humberto1 foi a revelao da misso coletiva de um pas; nosso esforo consistir, to-somente, em apontamentos margem da tarefa de grandes missionrios do mundo e de povos que j desapareceram, esclarecendo a grandeza e a misericrdia do Divino Mestre. Vamos esperar os dias prximos,
1

Brasil, corao do mundo, ptria do Evangelho.

A caminho da Luz
quando tentaremos realizar nossos planos humildes de trabalho. Que Deus vos conceda a todos tranqilidade e sade, e a ns as possibilidades necessrias. Muito vos agradeo o concurso de cada um no esforo geral. Trabalhemos na grande colmeia da evoluo, sem outra preocupao que no seja a de bem servir quele que, das Alturas, sabe de todas as nossas lutas e lgrimas. Conemos nele. Do seu corao augusto e misericordioso parte a fonte da luz e da vida, da harmonia e da paz para todos os coraes. Que Ele vos abenoe.

EMMANUEL
(Mensagem recebida em 17/8/1938.)

12

Introduo
Enquanto as penosas transies do sculo XX se anunciam ao tinido sinistro das armas, as foras espirituais se renem para as grandes reconstrues do porvir. Aproxima-se o momento em que se efetuar a aferio de todos os valores terrestres para o ressurgimento das energias criadoras de um mundo novo, e natural que recordemos o ascendente mstico de todas as civilizaes que surgiram e desapareceram, evocando os grandes perodos evolutivos da Humanidade, com as suas misrias e com os seus esplendores, para armar as realidades espirituais acima de todos os fenmenos transitrios da matria. Esse esforo de sntese ser o da f reclamando a sua posio em face da cincia dos homens, e ante as religies da separatividade, como a bssola da verdadeira sabedoria. Diante dos nossos olhos de esprito passam os fantasmas das civilizaes mortas, como se permanecssemos diante de um cran maravilhoso.

A caminho da Luz
As almas mudam a indumentria carnal, no curso incessante dos sculos; constroem o edifcio milenrio da evoluo humana com as suas lgrimas e sofrimentos, e at nossos ouvidos chegam os ecos dolorosos de suas aies. Passam as primeiras organizaes do homem e passam as suas grandes cidades, transformadas em ossurios silenciosos. O tempo, como patrimnio divino do esprito, renova as inquietaes e angstias de cada sculo, no sentido de aclarar o caminho das experincias humanas. Passam as raas e as geraes, as lnguas e os povos, os pases e as fronteiras, as cincias e as religies. Um sopro divino faz movimentar todas as coisas nesse torvelinho maravilhoso. Estabelece-se, ento, a ordem equilibrando todos os fenmenos e movimentos do edifcio planetrio, vitalizando os laos eternos que renem a sua grande famlia. V-se, ento, o o inquebrantvel que sustenta os sculos das experincias terrestres, reunindo-as, harmoniosamente, umas s outras, a m de que constituam o tesouro imortal da alma humana em sua gloriosa ascenso para o Innito. As raas so substitudas pelas almas e as geraes constituem fases do seu aprendizado e aproveitamento; as lnguas so formas de expres14

Introduo
so, caminhando para a expresso nica da fraternidade e do amor, e os povos so os membros dispersos de uma grande famlia trabalhando para o estabelecimento denitivo de sua comunidade universal. Seus lhos mais eminentes, no plano dos valores espirituais, so agraciados pela Justia Suprema, que legisla no Alto para todos os mundos do Universo, e podem visitar as outras ptrias siderais, regressando ao orbe, no esforo abenoado de misses regeneradoras dentro das igrejas e das academias terrenas. Na tela mgica dos nossos estudos, destacam-se esses missionrios que o mundo muitas vezes crucicou na incompreenso das almas vulgares, mas, em tudo e sobre todos, irradia-se a luz desse o de espiritualidade que diviniza a matria, encadeando o trabalho das civilizaes, e, mais acima, ofuscando o cran das nossas observaes e dos nossos estudos, vemos a fonte de extraordinria luz, de onde parte o primeiro ponto geomtrico desse o de vida e de harmonia, que equilibra e satura toda a Terra numa apoteose de movimento e divinas claridades. Nossos pobres olhos no podem divisar particularidades nesse deslumbramento, mas sabemos
15

A caminho da Luz
que o o da luz e da vida est nas suas mos. Ele quem sustenta todos os elementos ativos e passivos da existncia planetria. No seu corao augusto e misericordioso est o Verbo do princpio. Um sopro de sua vontade pode renovar todas as coisas, e um gesto seu pode transformar a sionomia de todos os horizontes terrestres. Passaram as geraes de todos os tempos, com as suas inquietaes e angstias. As guerras ensangentaram o roteiro dos povos nas suas peregrinaes incessantes para o conhecimento superior. Caram os tronos dos reis e esfacelaram-se coroas milenrias. Os prncipes do mundo voltaram ao teatro de sua vaidade orgulhosa, no indumento humilde dos escravos, e, em vo, os ditadores conclamaram, e conclamam ainda, os povos da Terra, para o morticnio e para a destruio. O determinismo do amor e do bem a lei de todo o Universo e a alma humana emerge de todas as catstrofes em busca de uma vida melhor. S Jesus no passou, na caminhada dolorosa das raas, objetivando a dilacerao de todas as fronteiras para o amplexo universal. Ele a Luz do princpio e nas suas mos misericordiosas repousam os destinos do mundo. Seu corao mag16

Introduo
nnimo a fonte da vida para toda a humanidade terrestre. Sua mensagem de amor, no Evangelho, a eterna palavra da ressurreio e da justia, da fraternidade e da misericrdia. Todas as coisas humanas passaram, todas as coisas humanas se modicaro. Ele, porm, a Luz de todas as vidas terrestres, inacessvel ao tempo e destruio. Enquanto falamos da misso do sculo XX, contemplando os ditadores da atualidade, que se arvoram em verdugos das multides, cumpre-nos voltar os olhos splices para a innita misericrdia do Senhor, implorando-lhe paz e amor para todos os coraes.

17

I - A GNESE PLANETRIA A comunidade dos Espritos puros


Rezam as tradies do mundo espiritual que na direo de todos os fenmenos, do nosso sistema, existe uma comunidade de Espritos puros e eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, em cujas mos se conservam as rdeas diretoras da vida de todas as coletividades planetrias. Essa comunidade de seres anglicos e perfeitos, da qual Jesus um dos membros divinos, ao que nos foi dado saber, apenas j se reuniu, nas proximidades da Terra, para a soluo de problemas decisivos da organizao e da direo do nosso planeta, por duas vezes no curso dos milnios conhecidos. A primeira, vericou-se quando o orbe terrestre se desprendia da nebulosa solar, a m de que se lanassem, no tempo e no espao, as balizas do nosso sistema cosmognico e os prdromos da vida na matria em ignio, do planeta, e a segun-

A caminho da Luz
da, quando se decidia a vinda do Senhor face da Terra, trazendo famlia humana a lio imortal do seu Evangelho de amor e redeno.

A Cincia de todos os tempos


No nosso propsito trazer considerao dos estudiosos uma nova teoria da formao do mundo. A Cincia de todos os sculos est cheia de apstolos e missionrios. Todos eles foram inspirados ao seu tempo, reetindo a claridade das Alturas, que as experincias do Innito lhes imprimiram na memria espiritual, e exteriorizando os defeitos e concepes da poca em que viveram, na feio humana de sua personalidade. Na sua condio de operrios do progresso universal, foram portadores de revelaes gradativas, no domnio dos conhecimentos superiores da Humanidade. Inspirados de Deus nos penosos esforos da verdadeira civilizao, as suas idias e trabalhos merecem o respeito de todas as geraes da Terra, ainda que as novas expresses evolutivas do plano cultural das sociedades mundanas tenham sido obrigadas a proscrever as suas teorias e antigas frmulas.

20

A gnese planetria
Lembrando-nos, porm, mais detidamente, de quantos souberam receber a intuio da realidade nas perquiries do Innito, busquemos recordar o globo terrqueo nos seus primeiros dias.

Os primeiros tempos do orbe terrestre


Que fora sobre-humana pde manter o equilbrio da nebulosa terrestre, destacada do ncleo central do sistema, conferindo-lhe um conjunto de leis matemticas, dentro das quais se iam manifestar todos os fenmenos inteligentes e harmnicos de sua vida, por milnios de milnios? Distando do Sol cerca de ...149.600.000 quilmetros e deslocando-se no espao com a velocidade diria de 2.500.000 quilmetros, em torno do grande astro do dia, imaginemos a sua composio nos primeiros tempos de existncia, como planeta. Laboratrio de matrias ignescentes, o conflito das foras telricas e das energias fsico-qumicas opera as grandiosas construes do teatro da vida, no imenso cadinho onde a temperatura se eleva, por vezes, a 2.000 graus de calor, como se a matria colocada num forno, incandescente, estivesse sendo submetida
21

A caminho da Luz
aos mais diversos ensaios, para examinar-se a sua qualidade e possibilidades na edificao da nova escola dos seres. As descargas eltricas, em propores jamais vistas da Humanidade, despertam estranhas comoes no grande organismo planetrio, cuja formao se processa nas oficinas do Infinito.

A criao da Lua
Nessa computao de valores csmicos em que laboram os operrios da espiritualidade sob a orientao misericordiosa do Cristo, delibera-se a formao do satlite terrestre. O programa de trabalhos a realizar-se no mundo requeria o concurso da Lua, nos seus mais ntimos detalhes. Ela seria a ncora do equilbrio terrestre nos movimentos de translao que o globo efetuaria em torno da sede do sistema; o manancial de foras ordenadoras da estabilidade planetria e, sobretudo, o orbe nascente necessitaria da sua luz polarizada, cujo suave magnetismo atuaria decisivamente no drama infinito da criao e da reproduo de todas as espcies, nos variados reinos da Natureza.

22

A gnese planetria

A solidificao da matria
Na grande oficina surge, ento, a diferenciao da matria pondervel, dando origem ao hidrognio. As vastides atmosfricas so amplo repositrio de energias eltricas e de vapores que trabalham as substncias torturadas no orbe terrestre. O frio dos espaos atua, porm, sobre esse laboratrio de energias incandescentes, e a condensao dos metais verica-se com a leve formao da crosta solidicada. o primeiro descanso das tumultuosas comoes geolgicas do globo. Formam-se os primitivos oceanos, onde a gua tpida sofre presso difcil de descrever-se. A atmosfera est carregada de vapores aquosos e as grandes tempestades varrem, em todas as direes, a superfcie do planeta, mas sobre a Terra o caos fica dominado como por encanto. As paisagens aclaram-se, fixando a luz solar que se projeta nesse novo teatro de evoluo e vida. As mos de Jesus haviam descansado, aps o longo perodo de confuso dos elementos fsicos da organizao planetria.
23

A caminho da Luz

O Divino Escultor
Sim, Ele havia vencido todos os pavores das energias desencadeadas; com as suas legies de trabalhadores divinos, lanou o escopro da sua misericrdia sobre o bloco de matria informe, que a sabedoria do Pai deslocara do Sol para as suas mos augustas e compassivas. Operou a escultura geolgica do orbe terreno, talhando a escola abenoada e grandiosa, na qual o seu corao haveria de expandir-se em amor, claridade e justia. Com os seus exrcitos de trabalhadores devotados, estatuiu os regulamentos dos fenmenos fsicos da Terra, organizando-lhes o equilbrio futuro na base dos corpos simples de matria, cuja unidade substancial os espectroscpios terrenos puderam identicar por toda a parte no universo galxico. Organizou o cenrio da vida, criando, sob as vistas de Deus, o indispensvel existncia dos seres do porvir. Fez a presso atmosfrica adequada ao homem, antecipando-se ao seu nascimento no mundo, no curso dos milnios; estabeleceu os grandes centros de fora da ionosfera e da estratosfera, onde se harmonizam os fenmenos eltricos da existncia planetria, e edicou as usinas de ozone a 40
24

A gnese planetria
e 60 quilmetros de altitude, para que ltrassem convenientemente os raios solares, manipulando-lhes a composio precisa manuteno da vida organizada no orbe. Deniu todas as linhas de progresso da humanidade futura, engendrando a harmonia de todas as foras fsicas que presidem ao ciclo das atividades planetrias.

O Verbo na criao terrestre


A Cincia do mundo no lhe viu as mos augustas e sbias na intimidade das energias que vitalizam o organismo do globo. Substituram-lhe a providncia com a palavra natureza, em todos os seus estudos e anlises da existncia, mas o seu amor foi o Verbo da criao do princpio, como e ser a coroa gloriosa dos seres terrestres na imortalidade sem-m. E quando serenaram os elementos do mundo nascente, quando a luz do Sol beijava, em silncio, a beleza melanclica dos continentes e dos mares primitivos, Jesus reuniu nas Alturas os intrpretes divinos do seu pensamento. Viu-se, ento, descer sobre a Terra, das amplides dos espaos ilimitados, uma nuvem de foras csmicas, que envolveu o imenso laboratrio planetrio em repouso.
25

A caminho da Luz
Da a algum tempo, na crosta solidicada do planeta, como no fundo dos oceanos, podia-se observar a existncia de um elemento viscoso que cobria toda a Terra. Estavam dados os primeiros passos no caminho da vida organizada. Com essa massa gelatinosa, nascia no orbe o protoplasma e, com ele, lanara Jesus superfcie do mundo o germe sagrado dos primeiros homens.

26

II - A VIDA ORGANIZADA As construes celulares


Sob a orientao misericordiosa e sbia do Cristo, laboravam na Terra numerosas assemblias de operrios espirituais. Como a Engenharia moderna, que constri um edifcio prevendo os menores requisitos de sua nalidade, os artistas da espiritualidade edicavam o mundo das clulas iniciando, nos dias primevos, a construo das formas organizadas e inteligentes dos sculos porvindouros. O ideal da beleza foi a sua preocupao dos primeiros momentos, no que se referia s edicaes celulares das origens. por isso que, em todos os tempos, a beleza, junto ordem, constituiu um dos traos indelveis de toda a criao. As formas de todos os reinos da Natureza terrestre foram estudadas e previstas. Os uidos da

A caminho da Luz
vida foram manipulados de modo a se adaptarem s condies fsicas do planeta, encenando-se as construes celulares segundo as possibilidades do ambiente terrestre, tudo obedecendo a um plano preestabelecido pela misericordiosa sabedoria do Cristo, consideradas as leis do princpio e do desenvolvimento geral.

Os primeiros habitantes da Terra


Dizamos que uma camada de matria gelatinosa envolvera o orbe terreno em seus mais ntimos contornos. Essa matria, amorfa e viscosa, era o celeiro sagrado das sementes da vida. O protoplasma foi o embrio de todas as organizaes do globo terrestre, e, se essa matria, sem forma denida, cobria a crosta solidicada do planeta, em breve a condensao da massa dava origem ao surgimento do ncleo, iniciando-se as primeiras manifestaes dos seres vivos. Os primeiros habitantes da Terra, no plano material, so as clulas albuminides, as amebas e todas as organizaes unicelulares, isoladas e livres, que se multiplicam prodigiosamente na temperatura tpida dos oceanos.

28

A vida organizada
Com o escoar incessante do tempo, esses seres primordiais se movem ao longo das guas, onde encontram o oxignio necessrio ao entretenimento da vida, elemento que a terra rme no possua ainda em propores de manter a existncia animal, antes das grandes vegetaes; esses seres rudimentares somente revelam um sentido o do tato, que deu origem a todos os outros, em funo de aperfeioamento dos organismos superiores.

A elaborao paciente das formas


Decorrido muito tempo, eis que as amebas primitivas se associam para a vida celular em comum, formando-se as colnias de infusrios, de polipeiros, em obedincia aos planos da construo denitiva do porvir, emanados do mundo espiritual onde todo o progresso da Terra tem a sua gnese. Os reinos vegetal e animal parecem confundidos nas profundidades ocenicas. No existem formas denidas nem expresso individual nessas sociedades de infusrios; mas, desses conjuntos singulares, formam-se ensaios de vida que j apresentam caracteres e rudimentos dos organismos superiores.
29

A caminho da Luz
Milhares de anos foram precisos aos operrios de Jesus, nos servios da elaborao paciente das formas. A princpio, coordenam os elementos da nutrio e da conservao da existncia. O corao e os brnquios so conquistados e, aps eles, formam-se os prdromos celulares do sistema nervoso e dos rgos da procriao, que se aperfeioam, denindo-se nos seres.

As formas intermedirias da Natureza


A atmosfera est ainda saturada de umidade e vapores, e a terra slida est coberta de lodo e pntanos inimaginveis. Todavia, as derradeiras convulses interiores do orbe localizam os calores centrais do planeta, restringindo a zona das inuncias telricas necessrias manuteno da vida animal. Esses fenmenos geolgicos estabelecem os contornos geogrcos do globo, delineando os continentes e xando a posio dos oceanos, surgindo, desse modo, as grandes extenses de terra rme, aptas a receber as sementes prolcas da vida.
30

A vida organizada
Os primeiros crustceos terrestres so um prolongamento dos crustceos marinhos. Seguindo-lhes as pegadas, aparecem os batrquios, que trocam as guas pelas regies lodosas e rmes. Nessa fase evolutiva do planeta, todo o globo se veste de vegetao luxuriante, prodigiosa, de cujas orestas opulentas e desmesuradas as minas carbonferas dos tempos modernos so os petricados vestgios.

Os ensaios assombrosos
Nessa altura, os artistas da criao inauguram novos perodos evolutivos, no plano das formas. A Natureza torna-se uma grande ocina de ensaios monstruosos. Aps os rpteis, surgem os animais horrendos das eras primitivas. Os trabalhadores do Cristo, como os alquimistas que estudam a combinao das substncias, na retorta de acuradas observaes, analisavam, igualmente, a combinao prodigiosa dos complexos celulares, cuja formao eles prprios haviam delineado, executando, com as suas experincias, uma justa aferio de valores, prevendo todas as possibilidades e necessidades do porvir.
31

A caminho da Luz
Todas as arestas foram eliminadas. Aplainaram-se diculdades e realizaram-se novas conquistas. A mquina celular foi aperfeioada, no limite do possvel, em face das leis fsicas do globo. Os tipos adequados Terra foram consumados em todos os reinos da Natureza, eliminando-se os frutos teratolgicos e estranhos, do laboratrio de suas perseverantes experincias. A prova da interveno das foras espirituais, nesse vasto campo de operaes, que, enquanto o escorpio, gmeo dos crustceos marinhos, conserva at hoje, de modo geral, a forma primitiva, os animais monstruosos das pocas remotas, que lhe foram posteriores, desapareceram para sempre da fauna terrestre, guardando os museus do mundo as interessantes reminiscncias de suas formas atormentadas.

Os antepassados do homem
O reino animal experimenta as mais estranhas transies no perodo tercirio, sob as inuncias do meio e em face dos imperativos da lei de seleo. Mas o nosso raciocnio ansioso procura os legtimos antepassados das criaturas humanas, nessa imensa vastido do proscnio da evoluo anmica.
32

Vous aimerez peut-être aussi