Vous êtes sur la page 1sur 15

CQIG - 1 Edio

33

Qualidade da Informao Geogrfica

34

3.4 EXACTIDO POSICIONAL


A exactido posicional caracteriza o rigor da geo-referenciao dos objectos.

3.4.1 CONCEITOS B BSICOS:


EXACTIDO - Quantifica o desvio, em termos absolutos, entre o valor medido de uma grandeza e o valor verdadeiro ou aceite como verdadeiro para essa grandeza. definida por um Erro Mdio Quadrtico PRECISO - Quantifica o grau de disperso de um conjunto de observaes redundantes em redor da sua mdia (avalia a consistncia interna de um conjunto de medidas). definida pelo desvio padro
CQIG - 1 Edio 35

EXACTIDO ABSOLUTA - Proximidade dos valores de coordenadas existentes no conjunto de dados geogrficos a valores reais ou aceites como tal. EXACTIDO RELATIVA - Posies relativas das entidades do conjunto de dados geogrficos em relao s respectivas posies relativas reais ou aceites como tal.

CQIG - 1 Edio

36

3.4.2 Quantifica Quantificao da Exactido Posicional


1. Exactido Posicional Pontual - PLANIMETRIA O tipo de anlise de qualidade que feito, para quantificar a exactido posicional, baseia-se na verificao da correspondncia entre a informao produzida e a realidade. Esta verificao efectuada recorrendo a um conjunto de pontos que vo ser medidos no documento digital e no terreno (ou dados retirados de cartas teste) utilizando mtodos de elevada preciso (normalmente levantamento GPS), respectivamente. A amostragem dos pontos deve ser aleatria mas ser escolhida de forma a que os pontos homlogos possam ser identificveis sem nenhuma dvida no documento digital e no terreno; garantir uma distribuio homognea, em localizao e contedo, de toda a rea a ser avaliada; ser avaliada 10% da rea total
CQIG - 1 Edio 37

Depois de obtidas as coordenadas para os pontos, tanto no documento digital que est a ser avaliado como os valores de controlo, devem ser calculados os resduos (as diferenas para cada ponto, ou seja os erros) em x e em y, e efectuadas anlises estatsticas das diferenas encontradas. Veja-se o exemplo*:

1 1Anlise Anliseestatstica estatsticaaaefectuar efectuar


* exemplo retirado do Curso de Formao em Controle de Qualidade de Cartografia Numrica, ministrado na Faculdade de Cincias Universidade do Porto de 5-7 de Maio de 2004.
38

NOTA: Rever conceitos e frmulas da 1 aula!

Tabela 1. Erro mdio quadrtico planimtrico (em metros) para cartografia proposto pela American Society for Photogrammetry & Remote Sensing (ASPRS).

CQIG - 1 Edio

39

A anlise dos resultados obtidos para os valores da mdia, desvio padro e erro mdio quadrtico deve ter em conta que os ERROS ALEATRIOS SEGUEM uma DISTRIBUIO NORMAL, a sua MDIA dever ser aproximadamente igual a ZERO e que uma MDIA muito diferente de zero revela erros sistemticos!!!!!!!

CQIG - 1 Edio

40

Para alm da 1 Anlise estatstica podem-se executar mais dois testes estatsticos, Testes de Hipteses, na avaliao da exactido posicional pontual: Anlise de Tendncia Teste da Mdia procura averiguar sobre a existncia de erros sistemticos no conjunto amostrado. Anlise da Preciso Teste da Varincia procura averiguar se o conjunto amostrado cumpre uma preciso-padro fixada previamente Qualquer um dos testes pressupe a fixao prvia de um Nvel de Confiana, que atesta que os valores calculados pelos testes so vlidos para uma percentagem significativa (90%, por exemplo) do conjunto amostrado. Isto significa que so tolerados um conjunto diminuto de erros que podem ultrapassar a preciso-padro, inclusive erros grosseiros! Para evitar este caso, normalmente fixado tambm um Erro Mximo, acima do qual as localizaes (e seus objectos) nessas condies so rejeitados. 41

Teste da M Mdia pressupe um ou mais conjuntos de dados amostra


1. Intervalo de confian confiana para a M Mdia quando desconhecido: desconhecido: Na prtica sempre desconhecido a menos que (em que caso que o valor sigma seria conhecido?) e o seu valor estimado pela (s) amostra (s).

tS tS P X <<X+ = grau de confiana n n

t - valor tabelado (na tabela da distribuio t de student) em funo dos graus de liberdade (n-1) e do grau de confiana

Intervalo de confiana quando X e S so substitudos por x e s - valores amostrais

NOTA: Para n 30 a distribuio t de Student N(0, 1)


42

2. Teste de Hip Hipteses (H0 e H1): Em primeiro lugar convm lembrar que um teste de hipteses um teste estatstico baseado numa amostra de valores (e no o conjunto total de dados) e como tal falvel. Existem quatro resultados possveis para estes testes: 1. H0 aceite e H0 verdadeira 2. H0 rejeitada e H0 verdadeira 3.H0 aceite e H0 falsa 4. H0 rejeitada e H0 falsa Nos casos 1 e 4 no cometido qualquer erro. O caso 2 designado por erro do tipo I e o caso 3 designado por erro do tipo II. O valor (1 - gc) definido pela probabilidade de rejeitar H0 sendo H0 verdadeira ou aceitar H0 sendo falsa, e designa-se por grau de significncia.
CQIG - 1 Edio 43

Sejam as hipteses: H0: = 0 H1: 0 O Teste consiste em considerar um grau de confiana (ou um grau de significncia = 1 grau de confiana) e verificar se a hiptese H0 verdadeira substituindo X pela mdia amostral*, t pelo valor tabelado (tendo em conta o grau de confiana e os graus de liberdade da distribuio), S pelo desvio padro amostral e n pelo nmero de pontos da amostra, em:

tS n

<<X +

tS n

* O Teste aplicado para M e para P separadamente afim de serem avaliadas poss possveis tendncias nas duas direc direces.
CQIG - 1 Edio

44

Exemplo:
(Pretendesse que os alunos realizem o exerccio de exemplo em simultneo com a explicao da Docente) Para o exemplo da pgina 38 pretende-se efectuar o teste da mdia para um intervalo de confiana de 90%. Hipteses: H0: M = 0 H1: M 0 Dados para a coordenada M: n = 12 X = -0.021 e s = 0.104 GC = 90% e os graus de liberdade = (12-1)=11 implica que t = 1.36

TESTE:

0.021

1.36 * 0.104

12 12 - 0.06183021 < < 0.01983021


CQIG - 1 Edio 45

< < 0.021 +

1.36 * 0.104

RESULTADO: Aceita-se a hiptese H0 com um nvel de confiana de 90%, o que quer dizer que no existem discrepncias entre as coordenadas de controlo e as medidas directamente na cartografia no existindo qualquer tendncia na coordenada M (ausncia de erros sistemticos). Hipteses: H0: P = 0 H1: P 0 Dados para a coordenada P:
X

n = 12 = -0.070 e s = 0.103 IC = 90% e os graus de liberdade = (12-1)=11 implica que t = 1.36

TESTE:

0.070

1.36 * 0.103

12 12 - 0.110402427 < < - 0.029597573


CQIG - 1 Edio 46

< < 0.070 +

1.36 * 0.103

RESULTADO: Rejeita-se a hiptese H0 com um nvel de significncia de 10%. Embora o resultado no tenha sido muito significativo a rejeio de H0 evidncia a existncia de uma tendncia nos dados, neste caso, na coordenada P. Se for analisada com cuidado a coluna referente s diferenas em P, observasse j uma quantidade de valores negativos bastante superior aos positivos, o que j evidencia a existncia de um erro sistemtico. Para alm disso, e embora a mdia dos valores das diferenas em P seja muito prxima de zero, quando comparada com a mdia das diferenas em M cerca de 3 vezes superior. Ver o que fazer neste caso no slide nmero 59!

CQIG - 1 Edio

47

2. Exactido Posicional Pontual - ALTIMETRIA A anlise de qualidade realizada para avaliar a altimetria deve contemplar uma avaliao visual a fim de: detectar curvas de nvel interrompidas, sem cota, existncia de interseces, etc. se os pontos cotados apresentam valores concordantes com as curvas de nvel em que se enquadram; se a diferena de cota entre curvas de nvel consecutivas igual equidistncia;

CQIG - 1 Edio

48

O tipo de anlise de qualidade que feito, para quantificar a exactido posicional altimtrica consiste em: Verificar a quantidade e qualidade dos pontos cotados A nmero de pontos cotados a utilizar depende da escala do levantamento mas tambm do relevo da regio em causa. Assim esse nmero deve ser fixado segundo um critrio, que pode ser o seguinte:
Tabela* 2. Nmero de pontos cotados por rea e escala de representao.

CQIG - 1 Volume Edio * Tabela retirada do Manual do Eng. Topgrafo, I, de 2003

49

Utilizando o sistema de posicionamento GPS determina-se a altitude acima do elipside (h) dos vrios pontos levantados. Se esses pontos forem marcos geodsicos a sua altitude ortomtrica (H) conhecida. Por subtraco das duas altitudes, h H, obtemos a ondulao do Geide (N). A ondulao do geide poder ser considerada constante em regies de pequena dimenso (alguns hectares) ou expressa em funo das coordenadas planimtricas, atravs de uma aproximao polinomial, para regies extensas. Conhecendo as coordenadas planimtricas dos pontos levantados, e desde que o seu nmero e distribuio sejam adequados, pode ser obtida por regresso uma funo que represente a ondulao de geide localmente. A nvel da dimenso de um Concelho pode utiliza-se um polinmio de 1 grau.

CQIG - 1 Edio

50

Depois de conhecida a ondulao do geide efectua-se o levantamento GPS de controlo seguindo o procedimento do levantamento para a exactido posicional planimtrica (se o trabalho consiste na avaliao dos dois parmetros o levantamento poder ser o mesmo ou no dependendo do relevo e da necessidade de efectuar o controlo altimtrico em pontos especficos) tendo no clculo das cotas que entrar com os valores encontrados para a ondulao do geide. A avaliao do rigor altimtrico feito pela anlise estatstica e a tolerncia admitida para o EMQ definida no Caderno de Encargos, mas um critrio habitualmente utilizado considerar 1,5*EMQ planimetrico.

CQIG - 1 Edio

51

Exemplo* Quantificao da exactido posicional altimtrica

* exemplo retirado do Curso de Formao em Controle de Qualidade de Cartografia Numrica, ministrado na Faculdade de Cincias Universidade do Porto de 5-7 de Maio de 2004.
CQIG - 1 Edio 52

Avaliao das curvas de nvel Para avaliar a representao das curvas de nvel o mais habitual traar um perfil ao longo de uma linha com algum declive por levantamento topogrfico e compar-lo com o perfil obtido das curvas de nvel. Tambm neste caso a mdia e o desvio padro permitem avaliar o rigor altimtrico

CQIG - 1 Edio

53

3.4.3 Depois de quantificados os erros de exactido posicional o que fazer? fazer?

(Matos, 2001)

CQIG - 1 Edio

54

Depois de quantificados os erros correspondentes exactido posicional as medidas a adoptar dependem dos objectivos a atingir e como tal tero que ser confrontados com os critrios de aceitao/ rejeio constantes no Caderno de Encargos: Em relao 1 anlise estatstica deve-se rejeitar, MAS S DEPOIS DE SE VERIFICAR A ORIGEM DO ERRO E SE CONCLUIR QUE ESTA EST NO LEVANTAMENTO DE CONTROLO, pontos com resduos superiores ao nvel de tolerncia estabelecido no CE, ou mesmo, rejeitar o documento se mais de 10% dos pontos amostra tiver erros superiores ao estabelecido no CE. E SE A ORIGEM DO ERRO NO EST NO LEVANTAMENTO DE CONTROLO? Em relao aos testes de Hipteses se se verificar a existncia de tendncias depois de detectada uma tendncia no resultado do teste da mdia, esta dever ser eliminada (ou atenuada) subtraindo-se o valor da mdia das diferenas A TODAS as coordenadas do ficheiro que est a ser avaliado!
CQIG - 1 Edio

55

3.5 EXACTIDO TEM TEMTICA


Neste contexto a avaliao temtica diz respeito classificao dos objectos representados num CDG. aos erros de

Exemplos de Fontes de Erro na classificao do objecto: Diferentes interpretaes dos dados originais; Limites de resoluo / sensibilidade do equipamento de medio;

CQIG - 1 Edio

56

Quantificao de Erros de Classificao Os erros de classificao dizem respeito aos dados qualitativos, que identificam uma propriedade no mensurvel de um objecto, representados digitalmente por campos de texto. O erro traduz-se na incorporao de um objecto geogrfico numa classe errada, por exemplo, um objecto do tipo polgono que foi classificado como agrcola e na realidade florestal. Um mtodo frequentemente utilizado para quantificar este tipo de erro a matriz de erro ou matriz de confuso, onde so cruzadas as classificaes correctas e as incorrectas. A matriz de confuso uma matriz quadrada de nmeros que expressam a quantidade de unidades amostrais, associada a uma dada categoria durante o processo de classificao efectuado, e a categoria real a que pertencem essas unidades. O elemento aij (com ij) da matriz de confuso corresponde quantidade da classe j incorrectamente classificada na classe i.
CQIG - 1 Edio 57

Na construo da Matriz, os valores classificados pela amostragem (trabalho de campo ou carta teste), considerados os mais exactos, devem-se dispor por colunas e os valores classificados no documento produzido dispem-se ao longo das linhas:
PARMETROS DE EXACTIDO: Exactido Por Classes (tambm designada por exactido do produtor): definida pela razo entre o nmero de objectos correctamente classificados numa classe e o nmero total de objectos dessa classe. a

ECi =

ii

ni

Exactido do Utilizador: definida pela razo entre o nmero de objectos correctamente classificados numa classe e o nmero total de objectos classificados nessa classe.

Eutilizador =
Exactido Global (overall accuracy) tambm deve ser analisada e definida pela razo entre o nmero de objectos correctamente classificados e o nmero total de objectos.

aii mi

EGlobal =

a
N

ii
58

O parmetro k (ou estatstica de kappa) uma medida de concordncia geral, calculado para cada matriz e baseado na diferena entre a concordncia real da classificao e a concordncia por puro acaso. A concordncia real corresponde concordncia entre os dados da classificao efectuada e os dados de referncia ou de verdade terrestre, sendo indicada pelos elementos da diagonal. A concordncia por puro acaso dada pelo produto dos valores marginais das linhas e colunas (Congalton et al., 1983). O parmetro k um coeficiente de concordncia que considera toda a matriz de erro. O parmetro k dado por:

CQIG - 1 Edio

59

DEPOIS DE AVALIADOS TODOS OS PARMETROS DE QUAILIDADE O QUE FAZER COM OS ERROS DETECTADOS? No esquecer que: A primeira caracterstica de qualidade de um modelo o facto deste estar concordante, ou no, com os objectivos que se pretendiam atingir!!!!!!!!!!! Como Produtores: O trabalho a entregar dever estar de acordo com o especificado no caderno de encargos. Estando este ponto garantido o produtor no obrigado a fazer melhor, no entanto, poder faz-lo se quiser! Preencher os respectivos metadados! Como Avaliadores da Qualidade: Os avaliadores de qualidade limitam-se a quantificar as incoerncias e a relat-las em relatrios, grficos, etc.

CQIG - 1 Edio

60

COMO UTILIZADORES: COMPLETUDE: Aceitar ou rejeitar em funo dos critrios preestabelecidos. Em caso de aceitao ir corrigindo os erros encontrados com a utilizao. Preencher as Bases de Dados se for caso disso. CONSISTNCIA LGICA: DEVERO SER CORRIGIDOS TODOS OS ERROS SOB PENA DE UM INCORRECTO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA! EXACTIDO POSICIONAL: Aceitar ou rejeitar em funo dos critrios preestabelecidos MAS sempre que possvel eliminar, ou atenuar, os ERROS SISTEMTICOS! Por exemplo depois de detectada uma tendncia no resultado do teste da mdia, esta dever ser eliminada (ou atenuada) subtraindo-se o valor da mdia das diferenas s coordenadas em questo. EXACTIDO TEMTICA: Aceitar ou rejeitar em funo dos critrios preestabelecidos. Em caso de aceitao ir corrigindo os erros encontrados com a utilizao.
CQIG - 1 Edio 61

de salientar que anlise de qualidade num SIG deve ser aplicada na fase inicial de construo do sistema mas tambm no decurso de processos de anlise ou de actualizao.

CQIG - 1 Edio

62

Vous aimerez peut-être aussi