Vous êtes sur la page 1sur 84

Aula 00

Curso: Direito Eleitoral p/ TRE-SC - Tcnico Judicirio (rea Administrativa)

Professor: Daniel Mesquita

00000000000 - DEMO

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00

AULA 00: rgos da Justia Eleitoral.

SUMRIO
1. APRESENTAO 2. CRONOGRAMA 3. CONSIDERAES SOBRE O CDIGO ELEITORAL 4. INTRODUO 5. INTRODUO AO DIREITO ELEITORAL 5.1 CONCEITO DE DIREITO ELEITORAL 5.2 FONTES DO DIREITO ELEITORAL 5.3 PRINCPIO DA ANUALIDADE 6. RGOS DA JUSTIA ELEITORAL 7. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL 8. DOS TRIBUNAIS REGIONAIS ELEITORAIS 9. DOS JUZES ELEITORAIS 10. DAS JUNTAS ELEITORAIS:
00000000000

PGINA
2 4 5 6 7 12 13 14 17 18 40 52 55 59 65 72 82

11. DISPOSIES PRELIMINARES DOS RECURSOS 12. RESUMO DA AULA 13. QUESTES COMENTADAS 14. REFERNCIAS

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

1 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00

1. Apresentao

Bem vindos ao curso de Direito Eleitoral, preparatrio para o concurso de Tcnico Judicirio rea Administrativa do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. O edital foi lanado! E a prova ser produzida e aplicada pela CONSULTEC. Sempre que necessrio utilizareis questes de outras bancas. A remunerao para o cargo Tcnico de R$ 4.575,16!!!!!! ESTUDE DIREITO ELEITORAL, pois a matria mais importante do concurso, afinal voc est tentando entrar num tribunal que respira essa matria. Para chegar at a sua aprovao, voc vai contar com a minha ajuda, todos os dias na semana, dia e noite, se preciso for. Hoje eu estou aqui desse lado, tentando passar o caminho das pedras pra voc, mas lembre-se de que eu j estive a, onde voc est agora. Pra voc me conhecer melhor, vou falar um pouco de mim. Meu nome Daniel Mesquita, sou formado em Direito pela Universidade de Braslia (UnB) e ps-graduado em direito pblico. A
00000000000

minha vida no mundo dos concursos teve incio em 2005, quando me preparei para o concurso de tcnico administrativo rea judiciria do Superior Tribunal de Justia. J nesse concurso, obtive xito e trabalhei por dois anos no Tribunal, na assessoria de Ministro da 1 Turma. Em seguida, passei para o concurso de analista do Tribunal Superior Eleitoral (CESPE/UnB), na quarta colocao. Nessa Corte, fui lotado na Corregedoria Geral e, em seguida, na assessoria de um dos Ministros que compem o TSE.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

2 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Uma das muitas vantagens de se trabalhar em um tribunal como o TSE que voc consegue organizar seu tempo para continuar estudando cerca de 6 horas por dia. A partir da, meu estudo foi focado para as provas de advogado pblico (AGU, procuradorias estaduais, defensorias pblicas etc.), pois sempre tive como objetivo a carreira de Procurador de Estado ou do Distrito Federal. Nem tudo na vida so louros. Nessa fase obtive muitas derrotas e reprovaes nos concursos. Desanimei por algumas vezes, mas continuei firme em meu objetivo, pois s no passa em concurso quem pra de estudar! E essa atitude rendeu frutos, logo fui aprovado no concurso de Procurador Federal AGU. Continuei estudando, pois ainda faltava mais um degrau:

Procuradoria de Estado ou do Distrito Federal. Foi ento que todo o suor, dedicao, disciplina, renncia e privaes deram o resultado esperado, logrei aprovao no concurso de Procurador do Distrito Federal. Tomei posse em 2009 e exero essa funo at hoje. Atualmente sou Presidente da Associao dos Procuradores do DF. No posso deixar de mencionar tambm a minha experincia como membro de bancas de concursos pblicos. A participao na elaborao de diversas provas de concursos, inclusive para tribunais, me fez perceber
00000000000

o nvel de cobrana do contedo nas provas, as matrias mais recorrentes e os erros mais comuns dos candidatos. Espero que a minha experincia possa ajud-lo no estudo do direito eleitoral. Vamos tomar cuidado com os erros mais comuns, aprofundar nos contedos mais recorrentes e dar a matria na medida certa, assim como um bom mdico prescreve um medicamento. Para que esse medicamento seja suficiente, ele deve atacar todos os sintomas e, ao mesmo tempo, deve ser eficiente contra o foco da doena.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

3 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Isso quer dizer que no podemos deixar nenhum ponto do edital para trs, mas devemos focar nas matrias mais recorrentes nos concursos para tribunais eleitorais. Reforo: o direito eleitoral a disciplina fundamental para o concurso do TRE-SC. por isso que voc est aqui agora! Num concurso como esse, voc no pode perder tempo e deve lutar com as armas certas. A principal arma para voc vencer essa batalha o planejamento.

2. Cronograma
Nesse curso, sero abordados teorias e exerccios da banca

CONSUTEC. Somente quando os exerccios dessa instituio no forem suficientes que sero abordados exerccios de outras bancas. Nesse curso sero ministradas 05 aulas de direito eleitoral, cada uma com os seguintes temas. Vamos ao cronograma:

Aula 00 (17/11/2013) Cdigo Eleitoral (Lei n. 4.737,


00000000000

de

15.7.1965,

alteraes

posteriores): Introduo. rgos da Justia Eleitoral. Aula 01 (19/11/2013) Alistamento eleitoral. Aula 02 (28/11/2013) Lei das Eleies (Lei n. 9.504, de 30.9.1997, e alteraes

posteriores). Eleies: sistema eleitoral; Aula 03 (11/12/2013) sees eleitorais, mesas receptoras, polcia dos trabalhos eleitorais, nulidades da votao. Garantias eleitorais.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

4 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Aula 04 (19/12/2013) Lei dos Partidos Polticos (Lei n. 9.096, de 19.9.1995, e alteraes posteriores). representao proporcional, diplomas,

Alm disso, buscarei usar muitos

recursos visuais

para que

a apreenso do contedo venha mais facilmente. Para reforar a aprendizagem, resumirei o contedo apresentado ao final de cada aula e apresentarei as questes mencionadas ao longo da aula em tpico separado, para que voc possa resolv-las na vspera da prova. Todos esses instrumentos voc ter a sua disposio para encarar a batalha. Vamos a luta!

3. Consideraes sobre o Cdigo Eleitoral


Quando o edital de um concurso pblico coloca o Cdigo Eleitoral como um contedo programtico isolado dentro da matria de direito eleitoral, o candidato j se assusta: Ser que eu vou ter que estudar todos os dispositivos do Cdigo Eleitoral? No caso do seu edital: NO! Graas a Deus!
00000000000

Perceba que o edital regulador do seu concurso afirmou que cobraria Cdigo Eleitoral (Lei n 4.737, de 15.7.1965, e alteraes posteriores): Introduo. rgos da Justia Eleitoral. Alistamento. Eleies: sistema eleitoral; representao proporcional, sees eleitorais, mesas receptoras, polcia dos trabalhos eleitorais, diplomas, nulidades da votao. Garantias eleitorais.etc. Assim, dentro do Cdigo Eleitoral s sero cobrados dois pontos: a sua introduo e os rgos da justia eleitoral.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

5 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Assim, sem mais delongas vamos aos principais dispositivos do Cdigo Eleitoral que voc vai ter que levar para a sua prova.

4. Introduo
Com relao Introduo, voc deve observar que esses dispositivos devem ser interpretados juntamente com os dispositivos constitucionais. O art. 1 da Constituio, como vimos, assim dispe:

Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: II - a cidadania; V - o pluralismo poltico. Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio.

No Cdigo Eleitoral, a redao correspondente a esse pargrafo nico a seguinte:

Art. 2 Todo poder emana do povo e ser exercido, em seu nome, por mandatrios escolhidos, direta e secretamente, dentre candidatos indicados por partidos polticos nacionais, ressalvada a eleio indireta nos casos previstos na Constituio e leis especficas.
00000000000

A partir da anlise do que ocorre com aquele que no vota, apresentamos os principais dispositivos da parte introdutria do Cdigo Eleitoral. Para complementar o estudo dessa parte do Cdigo, basta alert-lo para o seguinte: No considere como verdade a redao dos arts. 5, II, e 6, I, a, do Cdigo Eleitoral que dizem, respectivamente, que os aqueles que no saibam exprimir-se na lngua nacional no podem alistar-se eleitores e que o alistamento no obrigatrio para os invlidos.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

6 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Isso porque, a Constituio texto legal de maior envergadura do ordenamento jurdico brasileiro no recepcionou esses dispositivos. Assim, os que no podem se exprimir na lngua nacional so alistveis (Res. TSE n 23.274) e obrigatrio o alistamento dos portadores de necessidades especiais (Res. TSE n 21.920).

5. Introduo ao direito eleitoral


O estudo do direito eleitoral se torna interessante quando olhamos para esse ramo do direito como o principal instrumento para colocar a democracia em prtica. Se o Brasil se prope a ser uma Repblica de regime democrtico, o seu direito eleitoral deve ser estruturado de forma a propiciar a participao do povo na tomada das decises do Estado. Mas no s, essa participao deve ser promovida por meio de um sistema que proporcione captar os verdadeiros anseios da populao. De nada adiantaria um regime dito democrtico se o direito eleitoral propiciasse o voto apenas de uma minoria, ou se as regras autorizassem que o detentor do poder econmico manipulasse a manifestao popular, ou ainda que permitisse fraudes nas urnas. Pois bem, mas o que seria a democracia? A origem etimolgica da palavra j nos d uma boa noo:
00000000000

Demo cracia

demos (povo) + kratos (poder).

Democracia no outra coisa seno o regime poltico em que o poder exercido pelo povo, o povo quem governa para o prprio povo. A sociedade livre para decidir, fazendo com que o Estado seja guiado pela soberania popular.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

7 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 A Constituio de 1988 expressa ao afirmar que a Repblica Federativa do Brasil constitui-se em um Estado Democrtico de Direito e que todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio. Isso quer dizer que o Brasil tem: como forma de governo a repblica; como forma de estado o federalismo; como sistema de governo o presidencialismo; e como regime poltico a democracia.

Entremos agora na anlise de nossa Constituio, a regra mxima de nossa Repblica. Por ser a regra mxima, os dispositivos do Cdigo Eleitoral contrrios a ela devem ser desconsiderados. O nosso Cdigo Eleitoral, por ser de 1965, tem muitos dispositivos que no foram recebidos pela nossa Constituio de 1988. Por isso que nossa aula tomar por base mais os dispositivos da Constituio do que os dispositivos introdutrios do Cdigo Eleitoral. Veremos a estruturao do direito eleitoral brasileiro com base em alguns dispositivos da Constituio: os que tratam da democracia, da elegibilidade e dos partidos polticos. Destaco, inicialmente, o art. 1 da Consituio. Por ser de vital importncia para o estudo de todo o direito eleitoral, deve o concursando
00000000000

ter sempre em mente esse dispositivo constitucional:


Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: II - a cidadania; V - o pluralismo poltico. Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio.

No Cdigo Eleitoral, a redao correspondente a esse pargrafo nico a seguinte:

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

8 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00

Art. 2 Todo poder emana do povo e ser exercido, em seu nome, por mandatrios escolhidos, direta e secretamente, dentre candidatos indicados por partidos polticos nacionais, ressalvada a eleio indireta nos casos previstos na Constituio e leis especficas.

Veremos abaixo que h no Brasil a hiptese de eleio indireta (o povo no vota no candidato a Presidente, por exemplo, mas sim os deputados e senadores, no Congresso Nacional, que elegem o Presidente na hiptese que trataremos adiante). Da leitura do pargrafo nico do art. 1 da Constituio, voc percebe que a da cidadania Repblica e do o pluralismo Brasil. poltico os so princpios esto

fundamentais

Ambos

conceitos

diretamente ligados ao exerccio da democracia e ao direito eleitoral. Na definio de Jos Afonso da Silva, cidadania a denominao que se d aos que participam da vida poltica do Estado, ativa (votando) ou passivamente (sendo votado). Esses direitos, como veremos abaixo, so adquiridos mediante o alistamento eleitoral. O pluralismo poltico, por sua vez, consiste na existncia de diversos grupos em que cada um detentor de uma parcela de poder, de modo que no h grupo inteiramente soberano e no h grupo que ser anulado. E qual seria a distino entre pluralismo poltico e pluralidade partidria?
00000000000

Pluralidade partidria ou pluripartidarismo, como veremos abaixo, a possibilidade de constituio de diversos partidos polticos. A noo de pluralismo poltico mais ampla do que a de pluralidade partidria, pois h numa sociedade diversas fontes de poder que no se limitam ao mbito polticopartidrio. Entretanto, o pluripartidarismo e o respeito s minorias, ambos consagrados na Constituio, decorrem do pluralismo poltico. O ltimo e o mais importante aspecto do art. 1 da Constituio que o aluno deve levar pra prova a caracterizao do Brasil como um

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

9 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 regime democrtico semidireto. Mas o que seria uma democracia semidireta (ou plebiscitria)? A democracia pode ser classificada em direta, indireta e semidireta, vejamos as distines: Democracia Direta Indireta Semidireta ou Plebiscitria Os cidados participam Os diretamente decises No h do cidados elegem A vontade do povo

das representantes Estado. manifestarem

para (soberania popular) se os exterioriza, ora por de ora

outorga

de interesses do povo nas meio decises Outorga mandato. polticas. representantes, de um diretamente.

mandato.

Brasil

democracia semidireta ou plebiscitria

Num primeiro momento, fcil visualizar que, normalmente, exercemos a democracia indireta,
00000000000

pois

sempre

votamos

em

representantes que ocuparo os cargos polticos e manifestaro suas decises atendendo, supostamente, aos anseios de seu eleitorado. Assim, o exerccio da democracia indireta se manifesta pelo voto em uma eleio. Mas e a democracia direta, quando a exercemos? A Constituio prev 3 hipteses em que o cidado brasileiro exerce a democracia direta: o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular. Vamos aos conceitos. Plebiscito: formulao de consulta prvia ao cidado para decidir sobre determinado assunto de forma objetiva: sim ou no (art. 2, 1,
Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

10 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 da Lei n 9.709/98). Exemplos de plebiscitos ocorridos na histria mais recente do Brasil so: deliberao prvia sobre adoo do regime de governo (monarquia, parlamentarismo ou repblica) e do sistema de governo (parlamentarismo ou presidencialismo) e deliberao prvia sobre a criao de novos municpios (determinao do art. 18, 4, da Constituio). Referendo: formulao de consulta com posterioridade a ato legislativo ou administrativo, cumprindo ao povo a respectiva ratificao ou rejeio (art. 2, 2, da Lei n 9.709/98). Exemplo de referendo ocorrido na histria recente do Brasil foi o da aprovao da proibio do comrcio de armas de fogo inserida no Estatuto do Desarmamento (art. 35 da Lei n 10.826/03). Naquela oportunidade, a proibio j havia sido inserida na lei, mas esta condicionou a eficcia do dispositivo aprovao popular. Iniciativa popular: possibilidade de um grupo de cidados apresentar projetos de lei diretamente ao Poder Legislativo. Em regra, a iniciativa de proposio de leis federais conferida aos deputados e senadores, comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da Repblica, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores e ao Procurador-Geral da Repblica (art. 61, caput, da Constituio). Aos cidados possvel a iniciativa de lei, desde que o projeto de lei
00000000000

seja subscrito por, no mnimo, um por cento do eleitorado nacional, distribudo pelo menos por cinco Estados, com no menos de trs dcimos por cento dos eleitores de cada um deles (art. 61, 2, da Constituio). Com essas assinaturas, o projeto deve ser apresentado Cmara dos Deputados. As trs hipteses esto reguladas pela Lei n 9.709/98. Com isso, temos:

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

11 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Participao indireta do Cidado nas decises Do Estado Plebiscito: sistema de Voto nas eleies

consulta governo

prvia e

(Ex.:

regime de

criao

novos

municpios) Referendo: consulta posterior edio de um Participao do Cidado direta nas ato ou uma lei (Ex.: estatuto do desarmamento) Iniciativa popular: projeto de lei Cmara subscrito por 1% do eleitorado, distribudo em ao menos 5 Estados, com no menos de 0,3% dos eleitores de cada um deles. No podemos deixar de falar, por fim, que a ao popular considerada pela doutrina como uma forma de exerccio do poder poltico de forma direta, pois qualquer cidado pode questionar na justia a legalidade de um ato administrativo.

decises Do Estado

5.1 Conceito de direito eleitoral


Mas, afinal, o que direito eleitoral? Direito eleitoral o ramo do direito pblico que trata das eleies em todas as suas fases, at a diplomao dos eleitos, e dos institutos
00000000000

relacionados aos direitos polticos (Joel Jos Cndido). O direito eleitoral instrumentaliza a participao popular na vida do Estado, ou seja, disciplina dos meios necessrios ao exerccio da soberania popular (Pimenta Bueno). um ramo do direito autnomo, pois possui princpio e regras prprias. Competncia privativa para legislar sobre o direito eleitoral da Unio (art. 22, I, da CF).

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

12 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00

5.2 Fontes do direito eleitoral


Tratando agora das fontes do direito eleitoral (= de onde surgem as regras eleitorais), tem-se que as fontes primrias so: Constituio, Cdigo Eleitoral (Lei n 4.737/65: Art. 1 Este Cdigo contm normas destinadas a assegurar a organizao e o exerccio de direitos polticos precipuamente os de votar e ser votado), Lei Orgnica dos Partidos Polticos (Lei n 9.096/95), Lei das Inelegibilidades (Lei Complementar n 64/90) e Lei das Eleies (Lei n 9.504/97). Art. 1 Este cdigo contm Alm da Constituio, das leis complementares e das leis ordinrias, o direito eleitoral sofre grande influncia das Resolues do TSE. O TSE no um tribunal que se preocupa apenas em julgar processos judiciais. Alm dessa funo jurisdicional em matria eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral tem a atribuio de administrar as eleies em todo o pais. Desse modo, o Tribunal tem um carter ambivalente, funciona como rgo jurisdicional e rgo de administrao. Em sua funo administrativa, o TSE tem o poder de regulamentar a lei eleitoral (art. 1, pargrafo nico, do Cdigo Eleitoral, e art. 105 da Lei n 9.504/97), de modo que ela seja aplicada uniformemente em todo o pas, seja nas eleies estaduais, seja nas municipais, para os cargos do Executivo e do Legislativo. Esse poder regulamentar exercido por meio da edio de
00000000000

Resolues, que acabam por ser importantes fontes do direito eleitoral. Por fim, assim como todo ramo do direito recheado de princpios informadores, o direito eleitoral no diferente. Apesar do edital regulador do certame no ter sido expresso nesse sentido, sempre bom observar os princpios que tm origem em disposies constitucionais e que j foram objeto de cobrana em outras provas. Por isso, falaremos agora do princpio da anualidade.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

13 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00

5.3 Princpio da anualidade


SUPER IMPORTANTE!!! O princpio que esteve na pauta do dia da ltima eleio geral e, por isso, tem enormes chances de cair no seu concurso, especialmente na questo subjetiva o princpio da

anualidade. Por isso, olho aberto! O princpio da anualidade decorre do art. 16 da Constituio:
Art. 16. A lei que alterar o processo eleitoral entrar em vigor na data de sua publicao, no se aplicando eleio que ocorra at um ano da data de sua vigncia.

Como se v, para que uma lei que altere o processo eleitoral (alistamento, votao, apurao e diplomao) se aplique prxima eleio, ela deve ser editada h mais de um ano da data da realizao da eleio. Ou seja, a lei editada, entra em vigor, mas s ser aplicada a prxima eleio se a sua edio ocorreu h mais de um ano da mesma. A partir desse princpio, vrios questionamentos j foram formulados perante o TSE e o STF e vrias concluses j foram tomadas. Dentre elas, destacamos as quatro mais importantes. A primeira delas que as resolues do TSE, por representarem normas que no inovam no ordenamento jurdico (no criam direitos), mas apenas esclarecem como se deve aplicar corretamente as leis j editadas, no se submetem ao princpio da anualidade (ADI 3345 e ADI 3365).
00000000000

A segunda concluso dos tribunais com relao ao princpio da anualidade a de que as emendas constitucionais que alterem o processo eleitoral somente podem ser aplicadas as prximas eleies se

promulgadas h mais de um ano de sua realizao, ou seja, as emendas constitucionais tambm se submetem ao princpio da anualidade. Isso foi o que decidiu o STF ao analisar a aplicabilidade da EC n 52/06, que desvinculou as coligaes para candidaturas em nvel nacional, estadual,

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

14 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 distrital ou municipal, colocando fim a verticalizao das coligaes (ADI 3685). A terceira concluso a de que a lei complementar que trata de novas hipteses de inelegibilidade deve respeitar o princpio da

anualidade, uma vez que o processo eleitoral tem uma fase pr-eleitoral, a qual se inicia com a escolha e a apresentao de candidaturas pelos partidos polticos. IMPORTANTSSIMO!!! OLHO ABERTO, MEU AMIGO! Ao analisar a aplicabilidade imediata da LC n 135/2010 (Lei da Ficha Limpa) s eleies de 2010, o STF considerou que as novas hipteses de inelegibilidade influenciam nas escolhas dos partidos polticos, provocam surpresas no ano eleitoral e limitam direitos do cidado-eleitor, do cidado-candidato e dos partidos polticos. Desse modo, concluiu a Suprema Corte que a lei no poderia ser aplicada s eleies de 2010 (ano da edio da lei), pois afeta a igualdade de chances na competio eleitoral, com conseqncias diretas sobre a participao eleitoral das minorias (RE 633703). A quarta e ltima concluso a de que a emenda constitucional que aumenta a composio de todas as Cmaras Municipais no pode ser aplicada para o processo eleitoral que j havia se encerrado quando da promulgao da emenda. Essa foi a concluso adotada pelo Supremo Tribunal Federal ao vedar
00000000000

a aplicao retroativa da EC 58/2009 para as eleies j encerradas do ano de 2008. O Tribunal verificou que a alterao da composio das cmaras de vereadores aps o resultado final da eleio e a diplomao dos eleitos significaria violao ao devido processo eleitoral e segurana jurdica (ADI 4307). Todas as informaes apresentadas acerca do princpio da anualidade podem ser resumidas no seguinte quadro: Princpio da Anualidade

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

15 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Situao As resolues do TSE, por representarem normas que no inovam no ordenamento jurdico, mas apenas informam a correta aplicao das leis j editadas, se submetem ao princpio da anualidade? A EC n 52/06 foi editada no ano da eleio para desvincular as coligaes para candidaturas em nvel nacional, estadual, distrital ou municipal, colocando fim a verticalizao das coligaes. A LC n 135/2010 (Lei da Ficha Limpa) pode ser aplicada s eleies de 2010?
00000000000

Concluso No

Deciso STF: ADI 3345 e ADI 3365

As emendas constitucionais se submetem ao princpio da anualidade.

STF: ADI 3685

No

STF: RE 633703

A EC 58/2009, que amplia o nmero de vereadores nas cmaras municipais, pode ser aplicada eleio j encerrada em 2008?

No

STF: ADI 4307

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

16 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00

Muitos outros princpios sero apontados ao longo das aulas, mas o princpio da anualidade, meu caro aluno, devido a sua enorme

importncia e GRANDE POSSIBILIDADE DE CAIR NO SEU CONCURSO, deve entrar j na sua memria e no sair pelo menos at o dia da prova!

6. rgos da Justia Eleitoral


No preciso muita imaginao para chegar concluso de que essa uma das matrias de grande importncia para concurso, basta refletir acerca da seguinte pergunta: Como que voc vai trabalhar em um tribunal sem saber o que esse tribunal faz? Impossvel, no ? Nesta aula voc vai aprender no s o que o TSE e um TRE fazem, mas o qual a competncia de cada um dos rgos da Justia eleitoral. Com certeza, pelo menos uma questo dessa matria estar na sua prova. O Cdigo Eleitoral, Lei n 4.737/65, disciplina, nos artigos 12 a 41, os rgos da justia eleitoral. A Constituio Federal, por ser analtica, incluiu em seu texto a organizao da justia eleitoral brasileira nos artigos 118 a 121.
00000000000

Uma primeira dica: se um dispositivo do Cdigo Eleitoral conflitar com um dispositivo da Constituio, voc deve considerar que o artigo do Cdigo no foi recepcionado pela nova ordem constitucional de 1988. importante lembrar, inicialmente, que os rgos que compem a justia eleitoral no possuem juzes de carreira. Todos os magistrados so emprestados das justias federal e estadual. Alm disso, advogados e cidados so chamados para compor as juntas eleitorais.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

17 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Da mesma forma, tambm no possui membros de carreira o Ministrio Pblico que atua na justia eleitoral, os promotores e procuradores de justia que atuam no eleitoral so oriundos do Ministrio Pblico estadual e federal. Mas quais so os rgos da justia eleitoral? So eles: Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) Juzes Eleitorais Juntas Eleitorais

Como se v, so quatro os rgos da justia eleitora. Para decorar: TSE, TRE, Juzel e Juntel Vamos composio de cada um deles.

7. Tribunal Superior Eleitoral


Aspectos gerais: O Cdigo Eleitoral, em seu art. 2 inciso I, estabelece que o TSE tenha sede na Capital da Repblica, ou seja, Braslia, e jurisdio para todo o pas. Em seu inciso II, estabelece que haja um Tribunal Regional, na Capital de cada Estado, no Distrito Federal e, mediante proposta do Tribunal Superior, na Capital de Territrio.
00000000000

Composio do TSE (art. 119 da CF): So, no mnimo, sete membros, escolhidos de duas formas: eleio e nomeao do Presidente da Repblica. a) Por eleio, mediante voto secreto, so escolhidos trs juzes dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal (desses trs, um ser escolhido o presidente e um ser o vice-presidente do TSE);

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

18 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 b) Tambm por eleio, mediante voto secreto, so escolhidos dois juzes dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justia (um deles ser Corregedor eleitoral); c) Por nomeao do Presidente da Repblica so escolhidos dois juzes dentre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados pelo Supremo Tribunal Federal. Veremos abaixo que os juzes dos Tribunais Eleitorais servem justia eleitoral por um perodo previamente definido de dois anos, ou seja, possuem um mandato. Eles podem ser reconduzidos apenas uma vez. Primeira dica: da regra 2 + 2 + 3 = 7, o nmero 3 vem do tribunal mais importante do pas, o Supremo Tribunal Federal. Segunda dica: so escolhidos por eleio aqueles que j foram nomeados pelo Presidente da Repblica (lembre-se das aulas de direito constitucional que os Ministros do STJ e do STF so nomeados pelo Presidente). No se esquea: alm de integrar o TSE com 3 nomes, o STF tambm indica os nomes de seis advogados para o Presidente da Repblica nomear dois para o cargo de Ministro do TSE. ATENO: A nomeao dos dois advogados no poder recair: em cidado que ocupe cargo pblico demissvel ad nutum (a qualquer tempo);
00000000000

que seja diretor, proprietrio ou scio de empresa beneficiada com subveno, privilgio, iseno ou favor em virtude de contrato com a administrao pblica;

que exera qualquer mandato de carter poltico federal, estadual ou municipal; que seja parente, ainda que por afinidade, at o 4 (quarto) grau inclui os pais, irmos, avs, tios, primos, sogros, cunhados, tios e primos do cnjuge ou companheiro de

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

19 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 outro Ministro do TSE, qualquer que seja a natureza do vnculo familiar.

Voc j viu que a nomeao dos Ministros do STF e do STJ para o TSE se d por meio de eleio. Mas voc sabe como a indicao de juzes dentre ministros do STF e STJ ocorre no mbito desses dois tribunais? Ela ocorre de acordo com o disposto no regimento interno de cada uma das respectivas Cortes. No STF, o quorum mnimo para eleio dos membros do TSE de 8 Ministros, ou seja, necessria a presena de, no mnimo, 8 Ministros do STF na sesso dessa Corte que eleger os 3 representantes do TSE (art. 143, pargrafo nico, do RISTF). J no STJ, a eleio para integrar o TSE feita na primeira sesso do plenrio aps a comunicao do fim do mandato, feita pelo presidente do TSE (art. 289 do RISTJ). Esse mesmo regimento interno veda a eleio do Ministro do STJ que esteja ocupando o cargo de Presidente, de VicePresidente ou Coordenador-Geral da Justia Federal. Como vimos acima e talvez voc no tenha percebido o Tribunal Superior Eleitoral eleger seu Presidente e o Vice-Presidente dentre os Ministros do STF (mais uma vez o STF exerce uma importante funo na composio do TSE), e o Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do STJ. A vedao nomeao de parente at o 4 grau de Ministro consta
00000000000

do art. 16, 1, do Cdigo Eleitoral, assim expresso:


1 No podem fazer parte do Tribunal Superior Eleitoral cidados que tenham entre si parentesco, ainda que por afinidade, at o 4 (quarto) grau, seja o vnculo legtimo ou ilegtimo, excluindo-se neste caso o que tiver sido escolhido por ltimo.

Observe que se a nomeao indevida ocorrer, a ltima nomeao ser considerada NULA, isto , o ltimo parente at o 4 grau nomeado ser excludo. Se voc est pensando que esse ponto inicial da aula no cai em concurso, voc est muito enganado: esse ponto despenca!
Questes concurso de

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

20 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00

1.

(CESPE/TRE-ES/Analista

Judicirio)Um

vereador

que

seja

advogado no pode ser nomeado ministro do TSE para uma das vagas destinadas a tais profissionais.

Depois de ler as observaes relativas s nomeaes dos 2 advogados para o TSE fica fcil: eles no podem ocupar qualquer mandato poltico, seja federal, estadual ou municipal. Por isso o item est correto.

2.

(FCC/TRE-AC/Analista

Judiciria/2010)

respeito

dos

Tribunais Eleitorais INCORRETO afirmar que a) o Tribunal Superior Eleitoral ter jurisdio em todo o territrio nacional e ser composto, no mnimo, por 7 membros. b) os juzes dos tribunais eleitorais, salvo motivo justificado, serviro por 2 anos, no mnimo, e nunca por mais de dois binios consecutivos. c) haver um Tribunal Regional Eleitoral na Capital de cada Estado e tambm no Distrito Federal. d) os membros dos tribunais eleitorais, no exerccio de suas funes e no que lhes for aplicvel, gozaro de plenas garantias e sero irremovveis.
00000000000

e) o Tribunal Superior Eleitoral escolher seu Presidente dentre quaisquer de seus integrantes, mediante eleio e voto secreto.

O nico item no comentado acima foi o relativo inamovibilidade. Esse instituto uma garantia de todos os juzes brasileiros, decorrente do art. 95, II, da Constituio. Alm da inamovibilidade, os juzes tambm gozam da vitaliciedade (s podem ser demitidos por sentena judicial da qual no caiba mais recurso) e da irredutibilidade de subsdio.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

21 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Voc viu acima que o Presidente do TSE no escolhido por eleio entre quaisquer de seus integrantes, mas ser, necessariamente, um dos 3 Ministros do Supremo Tribunal Federal. Por isso, o item incorreto o de letra E.

3.

(CESPE/TRE-MT/Analista

Administrativa/2010)

Assinale

opo correta com relao aos rgos da justia eleitoral. a) A justia eleitoral composta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo TRE, na capital de cada estado e no DF, pelo Ministrio Pblico Eleitoral e pelas juntas eleitorais. b) Os ministros do TSE so escolhidos entre juzes do STF e do STJ e entre representantes da advocacia. c) Por determinao legal, a sede do TSE na capital da Repblica e, por isso, a sua jurisdio encontra-se limitada ao DF. d) O corregedor do TSE deve ser escolhido entre os ministros do STF. e) O presidente do TSE deve ser escolhido entre ministros do STF e o vice-presidente, entre ministros do STJ.

Essa questo resume a parte introdutria dos rgos da justia eleitoral. Lembre-se do recurso mnemnico: TSE, TRE, Juzel e Juntel. Lembre-se, tambm, que o corregedor ser um dos Ministros que vieram do STJ e que o vice-presidente, assim como o presidente do TSE, tambm
00000000000

ser um dos Ministros do STF. Evidente que a alternativa correta a letra B (Regra do 3 + 2 + 2 => 3 do STF, 2 do STJ e 2 da advocacia).

4.

(CONSULPLAN - 2008 - TRE-RS - Tcnico Administrativo)

Sobre a Justia Eleitoral, marque a alternativa INCORRETA: a) So rgos da Justia Eleitoral: o Tribunal Superior Eleitoral, os Tribunais Regionais Eleitorais, os Juzes Eleitorais e as Juntas Eleitorais. b) O Tribunal Superior Eleitoral compor-se-, no mnimo, de sete membros.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

22 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 c) Haver um Tribunal Regional Eleitoral na Capital de cada Estado e no Distrito Federal. d) O Tribunal Regional Eleitoral eleger seu Presidente e o VicePresidente dentre os desembargadores. e) O Tribunal Superior Eleitoral eleger seu Presidente, VicePresidente e Corregedor Eleitoral, dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal.

Fcil, no ? Por bvio, a nica incorreta a letra E, pois o Corregedor Eleitora do TSE um dos Ministros do STJ.

Competncia: Muita ateno neste ponto! Para concurso de tcnico, ele de fundamental importncia. Se eu tivesse que chutar no tema de

composio da justia eleitoral que cair em sua prova, eu apostaria neste. O rol de competncias do TSE est previsto nos artigos 22 e 23 do Cdigo Eleitoral. Ele dividido em competncia originria, privativa e recursal. Na competncia originria, nenhum tribunal analisou a questo apresentada anteriormente, o processo iniciado no prprio TSE. Na privativa, a atribuio relaciona-se mais funo administrativa do TSE do que propriamente jurdica. A competncia recursal, por fim, decorre da
00000000000

atribuio do tribunal superior de revisar o julgamento dos tribunais inferiores, especialmente dos TREs. Vamos s hipteses.

Competncia originria: procedimentos eleitorais de: registro e a cassao de registro de partidos polticos, dos seus diretrios nacionais e de candidatos Presidncia e vice-presidncia da Repblica.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

23 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 D pra voc imaginar porque o TSE decide essas questes: todos esses atos se destinam ao mbito nacional, ou seja, partidos polticos, diretrios nacionais e presidente e vice-presidente da Repblica. Julgar argies de inelegibilidade dos candidatos a

Presidente e Vice-Presidente da Repblica (art. 2 da Lei Complementar n 64/90); Os conflitos de jurisdio entre Tribunais Regionais e juzes eleitorais de Estados diferentes. Nessa ltima hiptese, o TSE intervm quando h conflito de jurisdio entre dois juzes eleitorais de regies diferentes ou entre um juiz de uma regio e Tribunal de outra regio ou entre dois Tribunais Regionais Eleitorais. Isso quer dizer que, quando esses julgadores discordam sobre quem competente para julgar determinada causa, seja quando ambos afirmam que so competentes (conflito positivo) seja quando ambos afirmam ser incompetente (conflito negativo), o TSE decide quem deve julgar o caso.
Questo concurso de

5.

(CESPE/TRE - BA - Analista Judicirio/2010)

Compete privativamente ao TSE julgar os conflitos de competncia de juzes de determinado estado.


00000000000

A questo est incompleta, pois ao TSE cabe resolver os conflitos de competncia apenas dos juzes e tribunais eleitorais, e no dos juzes estaduais. Item errado.

suspeio

ou

impedimento

de

seus

membros,

do

Procurador-Geral Eleitoral (que membro da Procuradoria-Geral da Repblica) e dos funcionrios da sua Secretaria.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

24 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Ser que os crimes eleitorais e os comuns que lhes forem conexos cometidos pelos Ministros do TSE e pelos juzes dos Tribunais Regionais so julgados originariamente pelo TSE? Para responder a essa pergunta, vamos ao seguinte dispositivo legal:
Cdigo Eleitoral: Art. 22. Compete ao Tribunal Superior: I - Processar e julgar originariamente: d) os crimes eleitorais e os comuns que lhes forem conexos cometidos pelos seus prprios juizes e pelos juizes dos Tribunais Regionais;

Pela leitura desse dispositivo parece que a resposta pergunta acima positiva, no ? Pois , lembre-se do que eu falei no comeo dessa aula: se um dispositivo constitucional contrariar o Cdigo Eleitoral, este ltimo deve ser considerado no recepcionado pela Constituio de 1988, sendo vlida a redao desta. Vejamos, ento, o que diz a Constituio:
Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe: I - processar e julgar, originariamente: c) nas infraes penais comuns e nos crimes de responsabilidade, os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica, ressalvado o disposto no art. 52, I, os membros dos Tribunais Superiores, os do Tribunal de Contas da Unio e os chefes de misso diplomtica de carter permanente;

Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justia: I - processar e julgar, originariamente: a) nos crimes comuns, os Governadores dos Estados e do Distrito Federal, e, nestes e nos de responsabilidade, os desembargadores dos Tribunais de Justia dos Estados e do Distrito Federal, os membros dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, os dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Trabalho, os membros dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municpios e os do Ministrio Pblico da Unio que oficiem perante tribunais;
00000000000

Como se v, os crimes comuns dos membros dos TREs so julgados, originariamente, pelo STJ e os crimes comuns dos Ministros do TSE so julgados pelo STF.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

25 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Nesse caso, aplica-se o entendimento de que o foro por prerrogativa de funo dos membros dos tribunais superiores e dos TREs prevalece sobre a competncia funcional decorrente da especialidade da matria prevista no Cdigo Eleitoral. Nesse sentido, voto do Ministro Falco em julgamento do STF, constante da RTJ 109/923, mencionado no

julgamento do MS 1501 pelo TSE. Desse modo, SINAL DE ALERTA: aps o advento da Constituio de 1988, a competncia de julgar os crimes eleitorais e os comuns que lhes forem conexos cometidos pelos Ministros do TSE e pelos juzes dos Tribunais Regionais Eleitorais no mais do TSE, mas do STF e do STJ, respectivamente. Passemos agora anlise da competncia do TSE para julgar, originariamente o habeas corpus e o mandado de segurana. Lembrando que o primeiro para questionar ato ilegal que ameace a liberdade de locomoo (priso, por exemplo) e o segundo serve para questionar ato ilegal de autoridade que no importe em risco liberdade de locomoo, mas riscos de outras esferas (patrimonial, por exemplo). O Cdigo Eleitoral prev, em seu art. 22, I, e, que compete ao TSE julgar, originariamente:
e) o habeas corpus ou mandado de segurana, em matria eleitoral, relativos a atos do Presidente da Repblica, dos Ministros de Estado e dos Tribunais Regionais; ou, ainda, o habeas corpus, quando houver perigo de se consumar a violncia antes que o juiz competente possa prover sobre a impetrao
00000000000

Muito vejamos:

cuidado!

Esse

dispositivo

conflita

com

Constituio,

Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe: I - processar e julgar, originariamente: d) o "habeas-corpus", sendo paciente qualquer das pessoas referidas nas alneas anteriores; o mandado de segurana e o "habeas-data" contra atos do Presidente da Repblica, das Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, do Tribunal de Contas da Unio, do Procurador-Geral da Repblica e do prprio Supremo Tribunal Federal;

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

26 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Lembro que paciente aquele que est tendo a sua liberdade de locomoo ameaada. Alm disso, tambm em razo da Constituio, compete ao STJ julgar, originariamente:
Art. 105, I, b) os mandados de segurana e os habeas data contra ato de Ministro de Estado, dos Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica ou do prprio Tribunal;

Ao analisar esses dispositivos, o Supremo Tribunal Federal, no julgamento do Recurso Extraordinrio 163.727-7/RJ, restringiu a

aplicao do disposto no art. 22, I, do Cdigo Eleitoral para adequ-lo ao previsto nos arts. 102, I, d, e art. 105, I, b, da Constituio. Assim, concluiu a Suprema Corte que compete a ela julgar mandado de segurana contra ato do Presidente da Repblica e compete ao STJ julgar mandado de segurana contra ato de Ministros de Estado. E o que sobrou para o TSE, em se tratando de mandado de segurana? bvio que o TSE tem competncia para julgar mandado de segurana contra ato dos Tribunais Regionais Eleitorais. Entretanto, caro concursando sagaz, no v to depressa, com tanta sede ao pote! Aqui temos uma distino fundamental: a atividademeio de um tribunal eleitoral e a atividade-fim desse tribunal. O TSE sedimentou o entendimento de que ele ser competente para
00000000000

julgar um mandado de segurana contra ato de um TRE quando o ato ilegal impugnado decorrer da atividade-fim (= julgamento de um

processo eleitoral) desse tribunal regional. Entretanto, levando em considerao a regra geral contida no art. 21, VI, da LC n 35/79 (LOMAN), de que os tribunais tm competncia originria para julgar os mandados de segurana contra seus prprios atos, o TSE concluiu que, se o ato supostamente ilegal do tribunal regional foi exercido em sua atividade-meio (= atividade de

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

27 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 administrao interna), o mandado de segurana dever ser julgado pelo prprio TRE (Ac.-TSE ns 2.483/99 e 3.175/2004). Assim, temos: Compete segurana originariamente apenas contra ao os TSE julgar mandado dos de

Membros

Tribunais

Regionais Eleitorais (TREs), nos atos decorrentes da atividade-fim desses tribunais, no cabendo mais MS no TSE contra Presidente da Repblica e Ministros de Estado, tampouco para impugnar ato de atividade-meio de TRE. E com relao ao habeas corpus, o que temos? Prevalece o entendimento de que o juiz dos atos do Presidente da Repblica o Supremo Tribunal Federal, mesmo que esse ato seja de matria eleitoral (RTJ 109/919). Observem que no art. 102, I, d, da CF, acima transcrito, no h qualquer ressalva quanto matria eleitoral. No art. 105, I, c, da CF, por sua vez, a Constituio ressalvou, expressamente, da competncia do STJ competncia da justia eleitoral. Vejamos:
Art. 105, I, c) os habeas corpus, quando o coator ou paciente for qualquer das pessoas mencionadas na alnea "a", ou quando o coator for tribunal sujeito sua jurisdio, Ministro de Estado ou Comandante da Marinha, do Exrcito ou da Aeronutica, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral;

Desse modo, a concluso mais plausvel que o habeas corpus contra ato de Ministro de Estado em matria eleitoral deve ser julgado
00000000000

pelo TSE. Por fim, o STF, em algumas oportunidades, j assentou a orientao acerca da competncia do TSE para processar e julgar habeas

corpus quando a autoridade apontada como coatora (= aquela que praticou o ato ilegal) for o Presidente do TSE ou quando o ato ilegal consistir em deciso condenatria do TRE, nos termos do art. 121, 4, da CF, e art. 22, I, e, do Cdigo Eleitoral (HC 88.769, Rel. Min. Ellen Gracie).

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

28 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Resumindo, quanto ao habeas corpus: Tem o TSE competncia para julgar aqueles relacionados matria eleitoral quando o ato ilegal for praticado pelos

Ministros de Estado. Alm disso, a competncia tambm ser do TSE para julgar habeas corpus quando a autoridade que praticou o ato ilegal for o Presidente do TSE ou quando o ato ilegal consistir em deciso condenatria do TRE, bem como para os casos em que o Juiz competente no tenha tempo hbil de evitar a violncia antes do prprio TSE; , meu amigo, essa parte da aula vai derrubar toda a sua concorrncia! S voc sabe essa matria com tantos detalhes! Vamos aos ltimos casos de competncia originria do TSE, ento. Compete ao TSE julgar originariamente, tambm: As reclamaes relativas a obrigaes impostas por lei aos partidos polticos, quanto sua contabilidade e apurao da origem dos seus recursos => repare bem: contabilidade e origem dos recursos; As impugnaes apurao do resultado geral, proclamao dos eleitos e expedio de diploma na eleio de Presidente e VicePresidente da Repblica => repare bem: S para as eleies de Presidente e Vice-Presidente; Os pedidos de desaforamento dos feitos no decididos nos
00000000000

Tribunais Regionais dentro de trinta dias da concluso ao relator, formulados por partido, candidato, Ministrio Pblico ou parte legitimamente interessada => repare bem: se o TRE no agir, o interessado pode pedir o desaforamento da ao para que o TSE julgue o processo; As reclamaes contra os seus prprios juzes que, no prazo de trinta dias a contar da concluso, no houverem julgado os feitos a eles distribudos De acordo com o Cdigo Eleitoral, caso um

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

29 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Ministro do TSE no julgue os processos a ele atribudos em at 30 dias, caber reclamao para o Pleno do prprio TSE (art. 22, I, i, do Cdigo Eleitoral). Esse caso mais uma hiptese em que o Cdigo Eleitoral no foi recepcionado pela Constituio. Com o julgamento da Reclamao n 475, de 10.10.2007, no TSE, considera-se que esse dispositivo foi revogado, pois a competncia para o julgamento das reclamaes desta espcie passou a ser do Conselho Nacional de Justia (CNJ), nos termos do art. 103-B, 4o, III, da CF, a partir da EC 45/2004. Continuemos nas hipteses de competncia originria do TSE: Julgar a ao rescisria, nos casos de inelegibilidade, desde que intentada dentro de cento e vinte dias de deciso irrecorrvel => repare bem: ao rescisria de deciso do TSE para o prprio TSE, em caso de inelegibilidade. OBS: apesar da redao do art. 22, I, j, do Cdigo Eleitoral, o poltico no fica no exerccio do mandato eletivo at o trnsito em julgado da ao rescisria, esse direito foi declarado inconstitucional pelo STF na ADI 1459. Agora, um exerccio, leia o art. 22, I, do Cdigo Eleitoral, recordando das observaes acima:
Art. 22. Compete ao Tribunal Superior: I - Processar e julgar originariamente: a) o registro e a cassao de registro de partidos polticos, dos seus diretrios nacionais e de candidatos Presidncia e vice-presidncia da Repblica; b) os conflitos de jurisdio entre Tribunais Regionais e juzes eleitorais de Estados diferentes; c) a suspeio ou impedimento aos seus membros, ao Procurador Geral e aos funcionrios da sua Secretaria; d) os crimes eleitorais e os comuns que lhes forem conexos cometidos pelos seus prprios juzes e pelos juzes dos Tribunais Regionais; *No se aplica aps a Constituio de 1988* e) o habeas corpus ou mandado de segurana, em matria eleitoral, relativos a atos do Presidente da Repblica, dos Ministros de Estado e dos Tribunais Regionais; ou, ainda, o habeas corpus, quando houver perigo de se consumar a violncia antes que o juiz competente possa prover sobre a impetrao; *Observar as alteraes decorrentes da Constituio* f) as reclamaes relativas a obrigaes impostas por lei aos partidos polticos,
00000000000

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

30 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00
quanto sua contabilidade e apurao da origem dos seus recursos; g) as impugnaes apurao do resultado geral, proclamao dos eleitos e expedio de diploma na eleio de Presidente e Vice-Presidente da Repblica; h) os pedidos de desaforamento dos feitos no decididos nos Tribunais Regionais dentro de trinta dias da concluso ao relator, formulados por partido, candidato, Ministrio Pblico ou parte legitimamente interessada. i) as reclamaes contra os seus prprios juizes que, no prazo de trinta dias a contar da concluso, no houverem julgado os feitos a eles distribudos. *No se aplica aps a EC 45/2004* j) a ao rescisria, nos casos de inelegibilidade, desde que intentada dentro de cento e vinte dias de deciso irrecorrvel, possibilitando-se o exerccio do mandato eletivo at o seu trnsito em julgado. OBS: parte final declarada inconstitucional pelo STF na ADI n 1.459.

Competncia Privativa: Como vimos acima, as competncias privativas do TSE relacionamse sua estruturao interna e sua administrao. Vamos elas: Elaborar seu regimento interno (todos os tribunais possuem essa competncia); Organizar a sua Secretaria e a Corregedoria Geral, propondo ao Congresso Nacional e a a criao dos ou extino dos cargos

administrativos

fixao

respectivos

vencimentos,

provendo-os na forma da lei (a justia eleitoral custeada com receitas da Unio, por isso, as leis que criam cargos e fixam vencimentos dos servidores dessa justia so editadas pelo Congresso Nacional); Conceder aos seus membros licena e frias assim como
00000000000

afastamento do exerccio dos cargos efetivos (administrao interna); Aprovar o afastamento do exerccio dos cargos efetivos dos juizes dos Tribunais Regionais Eleitorais (a concesso de

afastamento a Juiz da competncia privativa do respectivo do TRE, cabendo ao TSE apenas sua aprovao);
Questo concurso de

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

31 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 6. (CESPE/TRE BA/Analista Judicirio-2009)A aprovao do

afastamento de juzes dos tribunais regionais eleitorais de competncia do TSE. Pela leitura do ponto acima, a resposta questo fica evidente, ela correta. Propor a criao de Tribunal Regional na sede de qualquer dos Territrios; Propor ao Poder Legislativo o aumento do nmero dos juzes de qualquer Tribunal Eleitoral, indicando a forma desse aumento; Esse dispositivo do Cdigo Eleitoral no mais vlido, tendo em vista que a CF, no art. 120, 1, previu que os TREs seriam compostos apenas de 7 membros, no abrindo margem ao aumento pelo TSE. Fixar as datas para as eleies de Presidente e Vice-Presidente da Repblica, senadores e deputados federais, quando no o tiverem sido por lei: Esse dispositivo tambm no tem mais validade = no foi recepcionado pela Constituio de 1988, tendo em vista que, com o advento da CF/88, passou-se a ter data especfica para eleies de Presidente e Vice da Repblica. Aprovar a diviso dos Estados em zonas eleitorais ou a criao
00000000000

de novas zonas; CUIDADO: Quem cria as zonas eleitorais so os TREs, mas quem as aprova o TSE. Expedir as instrues que julgar convenientes execuo deste Cdigo; Tomar quaisquer outras providncias que julgar convenientes execuo da legislao eleitoral.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

32 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Esses dois dispositivos abrem caminho para um importante aspecto das atribuies do TSE, qual seja, o seu poder regulamentar.

Ao contrrio dos demais tribunais do Poder Judicirio brasileiro, o TSE tem a atribuio de julgar processos e tambm de regulamentar as eleies, ou seja, expedir resolues que facilitem ou viabilizem a aplicao da lei eleitoral. Decorre dessa atribuio, a competncia do TSE de responder a consultas, mas no a de qualquer cidado, afinal de contas, o TSE um tribunal superior, mas de autoridade com jurisdio federal (Presidente da Repblica, deputado federal, senador etc.) ou rgo nacional de partido poltico (p. ex: secretrio-geral de comisso executiva nacional de partido poltico, como representante de rgo de direo nacional o consulente, nesse caso, deve apresentar documento autorizando-o a formular consultas em nome do partido poltico). O TSE admite, tambm, formulao de consulta pela Defensoria Pblica da Unio (Res.-TSE n 22.342/2006). Assim, temos: Responder, sobre matria eleitoral, s consultas que lhe forem feitas em tese por autoridade com jurisdio, federal ou rgo nacional de partido poltico; ATENO esse o principal ponto relativo competncia privativa do TSE: As consultas devem ser feitas sempre em abstrato, nunca ligadas
00000000000

a um caso concreto. No so admitidas consultas (a) em termos genricos, de forma a impossibilitar o enfrentamento preciso da questo e dando margem a interpretaes casusticas; (b) relativa redao de ato normativo no mais vigente; (c) cujo objeto projeto de lei em tramitao; (d) relativa norma interna de partido poltico; (e) aps iniciado o processo eleitoral, assim entendido como as convenes partidrias para escolha de candidatos, quando a resposta ao

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

33 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 questionamento incidir sobre fato abarcado nesse perodo; (f) de matria processual. Alm disso, o que o TSE falar numa consulta no vincula os demais rgos da justia eleitoral, mas pode servir de fundamento para qualquer juiz decidir uma demanda. O TSE j analisou consulta proveniente de pessoa que no autoridade com jurisdio federal ou rgo nacional de partido poltico, diante da natureza administrativa (= no eleitoral) dessa consulta e da relevncia do tema (Resoluo TSE n 23.126/09). Por fim, destacamos as seguintes atribuies privativas: Fixar a diria do Corregedor Geral, dos Corregedores Regionais e auxiliares em diligncia fora da sede; Enviar ao Presidente da Repblica a lista trplice organizada pelos Tribunais de Justia, para a composio dos Tribunais Regionais Eleitorais; Autorizar a contagem dos votos pelas mesas receptoras nos Estados em que essa providncia for solicitada pelo Tribunal Regional respectivo; Requisitar a fora federal necessria ao cumprimento da lei, de suas prprias decises ou das decises dos Tribunais Regionais que o solicitarem, e para garantir a votao e a apurao; Organizar e divulgar a Smula de sua jurisprudncia;
00000000000

Requisitar funcionrios da Unio e do Distrito Federal quando o exigir o acmulo ocasional do servio de sua Secretaria; Publicar um boletim eleitoral;

O boletim eleitoral no existe mais, pois foi criada a Revista de Jurisprudncia do Tribunal Superior Eleitoral, por meio da Resoluo do TSE n 16.584/90.
Questo concurso de

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

34 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 7. (FCC/TRE TO/Analista Judicirio Administrativo/2011) A

requisio de fora federal necessria ao cumprimento de deciso do Tribunal Regional Eleitoral compete ao a) prprio Tribunal Regional Eleitoral. b) Tribunal Superior Eleitoral. c) Presidente do respectivo Tribunal Regional Eleitoral. d) Governador do respectivo Estado. e) Procurador Regional Eleitoral.

Como vimos acima, o TSE quem requisita fora federal para o cumprimento de deciso do TRE. Este tribunal apenas solicita ao TSE que faz a requisio. Por isso, a resposta certa a letra B. Recursal (art. 22, II do cdigo eleitoral) Chegamos, por fim, competncia recursal do TSE. Esse tribunal, como rgo Superior, tem a competncia de julgar os recursos interpostos das decises dos Tribunais Regionais, nos termos do Art. 276, do Cdigo Eleitoral. De acordo com a jurisprudncia do prprio TSE (Ac.-TSE, de 22.2.2007, nos Respe nos 25.416 e 25.434), a sua competncia recursal no inclui julgar recursos de decises que versem sobre matria administrativa. O TSE aprecia Cdigo Eleitoral). Recursos especiais e ordinrios.
00000000000

(art.

276

do

Recursos especiais (RESPE): O recurso especial eleitoral (RESPE) interposto contra deciso colegiada final dos TREs, em demanda que se originou perante um juiz eleitoral. Assim, o juiz eleitoral foi a primeira autoridade judiciria que proferiu deciso naquele processo, o TRE a segunda e o TSE ser a terceira.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

35 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Os hipteses: a) quando a deciso do TRE for proferida contra expressa disposio da Constituio ou de lei; Essa a previso do art. 121, 4, I, da Constituio. No recurso especial eleitoral, o recorrente deve alegar tanto a matria relativa legislao federal como a matria constitucional. No cabe recurso extraordinrio (=aquele dirigido ao STF quando o tribunal contraria a Constituio) contra acrdo de TRE. Se o TRE decidiu de modo a violar a Constituio, o recurso o RESPE (=recurso especial eleitoral). No se esquea, tambm, caro aluno, que no cabe RESPE contra deciso de natureza estritamente administrativa proferida pelos tribunais regionais. b) quando ocorrer divergncia na interpretao de lei entre dois ou mais tribunais eleitorais. Isso quer dizer que caber recurso especial eleitoral quando houver dissdio (=divergncia) jurisprudencial, ou seja, quando o TRE do Estado A julgar uma demanda cuja situao ftica anloga a outra julgada pelo TRE do Estado B, mas um tribunal aplicou o direito de modo diverso do outro, concluindo em sentido contrrio. A parte que teve seu direito negado pode recorrer ao TSE, alegando divergncia jurisprudencial,
00000000000

recursos

especiais

eleitorais

so

cabveis

nas

seguintes

solicitando ao tribunal superior que aplique o entendimento adotado pelo regional do outro Estado. CUIDADO: Julgados do mesmo Tribunal Regional Eleitoral no so aptos a comprovar dissdio. Tampouco pode ser alegado o dissdio tendo como parmetro um julgado de Tribunal de Justia, do STJ ou do STF. Neste ltimo caso h uma exceo: o TSE admite que a parte aponte como dissdio julgado do STF em matria eleitoral. Julgado do TSE pode ser indicado como dissdio.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

36 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Importante lembrar que a divergncia jurisprudencial deve ser alegada tendo como parmetro um julgamento colegiado de um tribunal regional ou do TSE, deciso monocrtica no se presta para a

configurao de dissenso jurisprudencial. E uma deciso do TSE que analisa uma consulta? Pode ser apontada como dissdio? Resoluo oriunda de consulta administrativa no apta

comprovao de dissdio (Ac.-TSE, de 9.11.2006, no REspe n 26.171). E uma smula (=resumo de um entendimento jurisprudencial) do TSE, pode ser apontada como dissdio? Smula do TSE no apta a comprovar dissdio jurisprudencial (Ac.-TSE, de 3.11.2008, no REspe n 31.512). Por fim, observe que um parecer do Ministrio Pblico Eleitoral tambm no apto a caracterizar dissenso jurisprudencial (Ac.-TSE, de 15.9.2009, no REspe n 27.947).

Recurso ordinrio: O recurso ordinrio aquele interposto da deciso de TRE em processo que se iniciou no prprio TRE, e no perante o juiz eleitoral. Nesse caso, o TSE funciona, a grosso modo, como um tribunal revisor comum, de segunda instncia. Por isso entende-se que o TSE pode avanar no mrito da questo quando, por exemplo, o tribunal regional
00000000000

entendeu extinguir prematuramente o processo sem julgamento de seu mrito (Ac.-TSE, de 5.2.2009, no RO n 2.339). A Constituio informa que cabe recurso ao TSE contra as decises dos tribunais regionais que: III versarem sobre inelegibilidade ou expedio de diplomas nas eleies federais ou estaduais; IV anularem diplomas ou decretarem a perda de mandatos eletivos federais ou estaduais; V denegarem habeas corpus, mandado de segurana, habeas data ou mandado de injuno.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

37 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Assim, temos o recurso ordinrio das decises dos tribunais regionais eleitorais: a) quando versarem sobre inelegibilidade ou expedio de diplomas nas eleies federais e estaduais; No preciso que a deciso do TRE tenha condenado ou imposto sano ao poltico, o recurso pode ser do Ministrio Pblico Eleitoral. Prestem bem ateno: s nas hipteses de eleies federais e estaduais, pois as aes sobre expedio de diplomas das eleies municipais se iniciam perante o juiz eleitoral (depois vo ao TRE e, se preenchidos os pressupostos para o recurso especial eleitoral, podero chegar ao TSE). b) quando anularem diplomas ou decretarem a perda de mandatos eletivos federais ou estaduais; Mais uma vez: mandatos eletivos federais ou estaduais. c) quando denegarem habeas corpus, mandado de segurana, habeas data ou mandado de injuno. Nesses casos, essas aes iniciaram-se no prprio tribunal regional. Observe que cabe recurso ordinrio somente quando denegado o mandado de segurana ou as demais aes, no cabe quando h a concesso da ordem. O prazo para a interposio de RESPE e da interposio do recurso ordinrio de 3 (trs) dias.
00000000000

No caso de interposio de recurso especial contra deciso de juiz auxiliar em pedido de direito de resposta, o prazo de 24 horas (Ac.-TSE, de 6.3.2007, no REspe n 27.839). E da deciso do TSE, cabe algum recurso? Confira a redao do art. 281 do Cdigo Eleitoral:
Art. 281. So irrecorrveis as decises do Tribunal Superior, salvo as que declararem a invalidade de lei ou ato contrrio Constituio Federal e as denegatrias de habeas corpus ou mandado de segurana, das quais caber recurso ordinrio para o Supremo Tribunal Federal, interposto no prazo de 3 (trs) dias.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

38 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Como se v, cabe recurso contra deciso do TSE que contrarie a Constituio (= recurso extraordinrio ao STF) e das decises que denegam habeas corpus e mandado de segurana originrio do TSE (= recurso ordinrio). Chegamos ao fim da anlise da competncia do TSE. Vamos aos ltimos aspectos desse tribunal? Fora, amigos!

Deliberaes do TSE. As deliberaes do TSE sero realizadas por maioria de votos em sesso pblica, com presena da maioria de seus membros. Constitui a maioria de seus membros o 1 nmero inteiro acima da metade dos membros. No caso da Corte, que tem 7 Membros, o 1 nmero inteiro acima da metade 4 Membros. Em alguns casos h necessidade de um quorum especialssimo, ou seja, com a totalidade dos membros, que so: interpretao do Cdigo Eleitoral em face da Constituio; cassao de registro de partidos polticos; anlise de recursos que importem anulao geral de eleies; anlise de recursos que importem perda de diplomas.

Suspeio e impedimento (art. 134 e 135 CPC) Impedimento presuno absoluta de parcialidade do juiz. So
00000000000

decorrentes de fatos objetivos. Por exemplo, quando o cnjuge do juiz parte do processo que julgar. Suspeio presuno relativa de parcialidade do juiz. So situaes em que pode ser que o juiz seja parcial, mas no h certeza. Elas esto previstas nos arts. 134 (impedimento) e 135 (suspeio) do Cdigo de Processo Civil. Vejamos: impedimento I - de que for parte; suspeio I - amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer das partes;

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

39 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 II - em que interveio como mandatrio da parte, oficiou como perito, funcionou como rgo do Ministrio Pblico, ou prestou depoimento como testemunha; III - que conheceu em primeiro grau de jurisdio, tendo-lhe proferido sentena ou deciso; IV quando nele estiver postulando, como advogado da parte, o seu cnjuge ou qualquer parente seu, consangneo ou afim, em linha reta; ou na linha colateral at o segundo grau; Pargrafo nico. No caso do no IV, o impedimento s se verifica quando o advogado j estava exercendo o patrocnio da causa; ,porm, vedado ao advogado pleitear no processo, a fim de criar o impedimento do juiz. V - quando cnjuge, parente, consangneo ou afim, de alguma das partes, em linha reta ou, na colateral, at o terceiro grau; VI - quando for rgo de direo ou de administrao de pessoa jurdica, parte na causa. II - alguma das partes for credora ou devedora do juiz, de seu cnjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral at o terceiro grau; III herdeiro presuntivo, donatrio ou empregador de alguma das partes; IV - receber ddivas antes ou depois de iniciado o processo; aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa, ou subministrar meios para atender s despesas do litgio;

V - interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes. Pargrafo nico. Poder ainda o juiz declarar-se suspeito por motivo ntimo.

Alm desses, o art. 20 do Cdigo Eleitoral traz, tambm, a possibilidade de se argir, perante o TSE, a suspeio dos ministros,
00000000000

funcionrios ou Procurador-Geral em razo de parcialidade partidria. Esta seria uma forma de favorecimento ou beneficiamento de algum candidato ou partido poltico em razo da preferncia partidria do juiz ou do servidor.

8. Dos Tribunais Regionais Eleitorais


Composio dos TREs

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

40 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Os TREs so compostos por 7 magistrados que exercero a funo eleitoral por um perodo de 2 anos, podendo haver uma reconduo por igual perodo. O prazo de 2 anos decorrente do Princpio da Periodicidade ou Temporalidade das Funes Eleitorais. A contagem de cada binio dever ser ininterrupta, isto , no ser suspensa por qualquer motivo, nem mesmo por afastamentos decorrentes de LICENA ou FRIAS. Salvo em decorrncia do impedimento previsto no 3 do art. 14 do Cdigo Eleitoral (parentesco at o segundo grau do juiz com candidato a cargo eletivo da circunscrio). Os Juzes de Direito que exercem a funo eleitoral afastados por motivos de frias e licena das funes principais que exercem na Justia Comum, sero afastados automaticamente de suas funes perante a Justia Eleitoral, exceto em caso de frias coletivas que coincidirem com perodo eleitoral. Obs: no existem mais frias coletivas para tribunais de 2 grau, apenas para tribunais superiores. Por ser frequentemente cobrado em prova, vale a transcrio do art. 14 do Cdigo Eleitoral:

Art. 14. Os juizes dos Tribunais Eleitorais, salvo motivo justificado, serviro obrigatoriamente por dois anos, e nunca por mais de dois binios consecutivos. 1 Os binios sero contados, ininterruptamente, sem o desconto de qualquer afastamento nem mesmo o decorrente de licena, frias, ou licena especial, salvo no caso do 3. 2 Os juizes afastados por motivo de licena frias e licena especial, de suas funes na Justia comum, ficaro automaticamente afastados da Justia Eleitoral pelo tempo correspondente exceto quando com perodos de frias coletivas, coincidir a realizao de eleio, apurao ou encerramento de alistamento. 3 Da homologao da respectiva conveno partidria at a apurao final da eleio, no podero servir como juizes nos Tribunais Eleitorais, ou como juiz eleitoral, o cnjuge, perante consangneo legtimo ou ilegtimo, ou afim, at o segundo grau, de candidato a cargo eletivo registrado na circunscrio. (Includo pela Lei n 4.961, de 4.5.1966). 4 No caso de reconduo para o segundo binio observar-se-o as mesmas formalidades indispensveis primeira investidura.
00000000000

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

41 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00

A previso do 3 desse dispositivo determina o que se denomina de afastamento provisrio das funes eleitorais. O juiz dever afastar-se das suas funes eleitorais desde a homologao da conveno partidria at a apurao final da eleio caso o cnjuge ou parente consangneo ou afim at 2 GRAU de Juiz Eleitoral, Membro de TRE ou de Ministro do TSE venha a ser candidato registrado na circunscrio em que o Magistrado Eleitoral exerce suas atribuies eleitorais. Ou seja, candidato parente na circunscrio municipal (ex: vereador e prefeito), o Juiz Eleitoral de 1 Grau deve se afastar. Na circunscrio estadual (ex: governador e deputado estadual), o membro do TRE deve se afastar. Por fim, candidato parente na circunscrio federal (Presidente da Repblica e Vice), o Ministro do TSE deve se afastar. E qual a diferena entre o afastamento provisrio e a vedao de parentesco entre desembargadores do TRE? O afastamento provisrio no se confunde com a j mencionada vedao de parentesco entre desembargadores dos TREs. Como previsto para o TSE, tambm vedada a existncia de parentesco de at 4 GRAU entre os Desembargadores dos TREs. Caso venha a ocorrer, o ltimo ser excludo. No afastamento provisrio, verifica-se o parentesco do juiz com o candidato e no entre desembargadores (=juzes de segundo grau).
00000000000

Como vimos ao tratarmos do TSE, o Cdigo Eleitoral traz a possibilidade de elevar o nmero de juzes a 9. No entanto, a Constituio fixou o nmero de 7 juzes, no podendo ser aumentado. Desse modo, o disposto no Cdigo Eleitoral no foi recepcionado. IMPORTANTE: Os TREs tm sede na capital de cada um dos Estados e no Distrito Federal, com jurisdio no respectivo territrio. Seus juzes sero escolhidos da seguinte forma: Mediante eleio pelo voto secreto: Dois juzes, dentre os desembargadores do Tribunal de Justia;

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

42 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Dois juzes, dentre juzes de direito, escolhidos pelo tribunal de justia. Um desembargador federal ou juiz federal escolhido pelo TRF no caso do TRE no ser local de sede de TRF. Por nomeao do Presidente da Repblica: Dois juzes dentre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral indicados pelo Tribunal de Justia. Voc se lembra que, para o TSE, o advogado indicado pelo STF. Para os TREs, eles so indicados pelos Tribunais de Justia. O Presidente e o Vice do TRE sero eleitos pelo prprio TRE entre os Desembargadores do TJ Estadual, ou seja, um dos dois ser o Presidente e o outro o Vice. Quanto ao corregedor, o Cdigo Eleitoral determina, em seu artigo 26, que essa funo seria exercida por um eventual 3 desembargador do TJ, mas como a CF s prev 2 desembargadores do TJ, entende-se que ou o Presidente ou o Vice-Presidente exercer a funo, tambm, de corregedor.
Questes concurso de

8.

(FCC/TRE-TO/Tcnico Judicirio/2011) Os juzes dos Tribunais

Regionais Eleitorais (A) serviro, salvo motivo justificado, por dois anos, no mnimo, e
00000000000

nunca por mais de dois binios consecutivos. (B) so vitalcios e serviro, independentemente de mandato, at completarem setenta anos, ocasio em que sero aposentados

compulsoriamente. (C) serviro sempre por quatro anos, no mnimo, no podendo, porm, os respectivos mandatos alcanarem mais de duas eleies. (D) podero ser livremente exonerados por ato do Presidente da Repblica, aps o encerramento de cada perodo eleitoral e o julgamento de todos os recursos a este relacionados.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

43 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 (E) sero, em sua totalidade, nomeados pelo Presidente da Repblica entre cidados de notvel saber jurdico, aps arguio, em audincias pblicas distintas, na Cmara dos Deputados e no Senado Federal.

Com as explicaes acima, fica fcil concluir que a resposta correta a letra A.

9.

(CONSULPLAN/TRE-SC/Analista-Engenharia/2008) as disposies constitucionais no que concerne aos

Considerando

Tribunais Regionais Eleitorais, analise: IDos desembargadores do Tribunal de Justia, elege-se um juiz

para compor o Tribunal Regional Eleitoral, atravs de voto secreto. IIDos juzes de direito escolhidos pelo Tribunal de Justia, dois

so nomeados para compor o Tribunal Regional Eleitoral. IIIOs juzes nomeados pelo Presidente da Repblica so

indicados pelo Tribunal de Justia. IVO Tribunal Regional Eleitoral eleger seu Presidente e o Vice-

Presidente dentre os desembargadores. Est(ao) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): A) IV


00000000000

B) II e III

C) I e III

D) II e IV

E) III e

Por bvio a alternativa correta a letra E.

10.

(FCC/TRE - PI - Analista Judicirio Judiciria/2009) Lauro

Ministro do Superior Tribunal de Justia; Maria Desembargadora do Tribunal de Justia do Estado; e Mrio advogado de notvel saber jurdico e idoneidade moral. Nesse caso, preenchidas os demais requisitos legais,

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

44 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 a) Lauro pode vir a integrar o Tribunal Superior Eleitoral; Maria pode vir a integrar o Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado; e Mrio pode vir a integrar tanto o Tribunal Superior Eleitoral, como o Tribunal Regional Eleitoral. b) Lauro pode vir a integrar o Tribunal Regional Eleitoral; Maria pode vir a integrar o Tribunal Superior Eleitoral; e Mrio pode vir a integrar somente o Tribunal Regional Eleitoral. c) Lauro pode vir a integrar o Tribunal Superior Eleitoral; Maria e Mrio podem vir a integrar tanto o Tribunal Superior Eleitoral, como o Tribunal Regional Eleitoral. d) Lauro, Maria e Mrio podem vir a integrar tanto o Tribunal Superior Eleitoral, como o Tribunal Regional Eleitoral. e) Lauro pode vir a integrar o Tribunal Superior Eleitoral; Maria pode vir a integrar o Tribunal Superior Eleitoral; e Mrio pode vir a integrar somente o Tribunal Regional Eleitoral.

A nica alternativa pertinente a letra A.

00000000000

11.

(CONSULPLAN - 2012 - TSE - Tcnico Judicirio) De acordo

com o Cdigo Eleitoral, os Tribunais Regionais Eleitorais so compostos por eleio e nomeao. Entre os eleitos, h a) dois advogados de notrio saber. b) trs desembargadores do Tribunal de Justia. c) um membro do Ministrio Pblico. d) dois juzes de Direito. Dentre os escolhidos por eleio: Dois juzes, dentre os desembargadores do Tribunal de Justia;

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

45 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Dois juzes, dentre juzes de direito, escolhidos pelo tribunal de justia. Um desembargador federal ou juiz federal escolhido pelo TRF no caso do TRE no ser local de sede de TRF. Gabarito: Letra d.

Impedimento e suspeio As mesmas hipteses mencionadas para o TSE so aplicveis aos juzes dos TREs.

Competncia As decises do TRE so, em regra, irrecorrveis, uma vez que o Brasil adota o princpio do duplo grau de jurisdio, ou seja, apenas duas instncias ou nveis do Poder Judicirio julgam os processos. Os recursos cabveis ao TSE e ao STF so considerados de natureza extraordinria, quando representam um terceiro julgamento. O cabimento desses recursos (que provocam um terceiro julgamento) foi abordado quando falamos dos recursos especiais eleitorais. A outra hiptese de recurso de deciso do TRE o recurso ordinrio, tambm j mencionado. Mas qual seriam as regras de competncia dos TREs? Assim como para o TSE, podemos dividir a competncia dos TREs em originria, privativa e recursal.
00000000000

Como j conceituamos cada uma delas e voc j tem a noo do que se insere em cada uma delas, no perderemos muito tempo aqui. Mas no pule essa parte, muito importante que voc leia todas as competncias dos TREs.

Originria: Cabe aos TREs processar e julgar em 1 e nica instncia (o processo j comea no TRE):

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

46 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00

o registro e o cancelamento do registro dos diretrios estaduais e municipais de partidos polticos, bem como de candidatos a Governador, Vice-Governadores, e membro do Congresso Nacional e das Assemblias Legislativas (CUIDADO: quem julga registro e cancelamento de registro de candidato a senador e a deputado federal o TRE, alm disso, o registro do diretrio municipal do partido tambm julgado pelo TRE, e no pelos juzes eleitorais);

os conflitos de jurisdio entre juizes eleitorais do respectivo Estado (e no mais entre tribunais regionais, como a do TSE);

a suspeio ou impedimentos aos seus membros ao Procurador Regional e aos funcionrios da sua Secretaria assim como aos juzes e escrives eleitorais (observe que a exceo de suspeio deve ser dirigida, inicialmente, ao juiz tido por suspeito pelo excipiente, aps, dever ser submetida ao exame e julgamento de outro magistrado);

os crimes eleitorais cometidos pelos juzes eleitorais; Os crimes comuns cometidos por juzes eleitorais sero julgados

pelo Tribunal de Justia, como determina o artigo 96, III da CF. Os crimes eleitorais cometidos por juzes eleitorais, no entanto, sero julgados pelos TREs.

o habeas corpus ou mandado de segurana, em matria eleitoral, contra ato de autoridades que respondam perante os Tribunais de
00000000000

Justia por crime de responsabilidade; ou, ainda, o habeas corpus quando houver perigo de se consumar a violncia antes que o juiz competente possa prover sobre a impetrao;

as reclamaes relativas a obrigaes impostas por lei aos partidos polticos, quanto a sua contabilidade e apurao da origem dos seus recursos;

os pedidos de desaforamento dos feitos no decididos pelos juzes eleitorais em trinta dias da sua concluso para julgamento, formulados por partido candidato Ministrio Pblico ou parte

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

47 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 legitimamente interessada sem prejuzo das sanes decorrentes do excesso de prazo (paralela competncia do TSE, s que aqui a demora do juiz eleitoral).
Questes concurso de

12.

(FCC/TRE-AM/Analista

Administrativa/2010)

Compete

aos

Tribunais Regionais Eleitorais processar e julgar originariamente: (A) os crimes eleitorais cometidos pelos seus prprios juzes. (B) o registro e a cassao de registro de candidatos Presidncia e Vice-Presidncia da Repblica. (C) a suspeio ou impedimento ao Procurador-Geral Eleitoral. (D) o registro e o cancelamento de registro dos diretrios estaduais e municipais de partidos polticos. (E) os habeas corpus, em matria eleitoral, relativos a atos de Ministros de Estado. O item A est errado, pois a competncia para julgar crime eleitoral praticado por juiz de TRE julgado pelo STJ. O item B reflete uma competncia do TSE. O C tambm competncia do TSE. O habeas corpus relativo a atos de Ministros de Estado em matria eleitoral de competncia do TSE. Assim, a resposta correta o item D.

00000000000

13.

(FCC/TRE - TO - Analista Judicirio Administrativo/2011)

Compete aos Tribunais Regionais Eleitorais, dentre outras atribuies, processar e julgar originariamente a) a suspeio e o impedimento do Procurador-Geral Eleitoral. b) os conflitos de jurisdio entre Juzes Eleitorais do respectivo Estado e de outro Estado da Federao. c) a suspeio ou impedimento aos membros do prprio Tribunal Regional Eleitoral.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

48 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 d) o registro de candidatos Presidente e Vice-Presidente da Repblica. e) os crimes eleitorais e os comuns que lhes forem conexos cometidos pelos juzes do prprio Tribunal Regional Eleitoral.

Fica fcil concluir, pelas competncias acima elencadas, que o item C o correto. Competncia Privativa: Lembremos que essa competncia afeta organizao interna do tribunal.Normalmente trata de atribuio administrativa do TRE. So elas:

elaborar o seu regimento interno; organizar a sua Secretaria e a Corregedoria Regional provendo-lhes os cargos na forma da lei, e propor ao Congresso Nacional, por intermdio do Tribunal Superior a criao ou supresso de cargos e a fixao dos respectivos vencimentos (quem realmente prope o TSE);

conceder aos seus membros e aos juzes eleitorais licena e frias, assim como afastamento do exerccio dos cargos efetivos

submetendo, quanto aqueles, a deciso aprovao do Tribunal Superior Eleitoral;

fixar a data das eleies de Governador e Vice-Governador,


00000000000

deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos , vereadores e juzes de paz, quando no determinada por disposio constitucional ou legal (os arts. 28 e 29, II, da CF, prevem a data das eleies para Governador e Prefeito);

constituir as juntas eleitorais e designar a respectiva sede e jurisdio;

indicar ao tribunal Superior as zonas eleitorais ou sees em que a contagem dos votos deva ser feita pela mesa receptora;

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

49 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00

apurar com os resultados parciais enviados pelas juntas eleitorais, os resultados finais das eleies de Governador e Vice-

Governador de membros do Congresso Nacional e expedir os respectivos diplomas, remetendo dentro do prazo de 10 (dez) dias aps a diplomao, ao Tribunal Superior, cpia das atas de seus trabalhos; ATENO! ATENO! Quem diploma governador, vice-governador, senador e deputado federal o TRE.

responder, sobre matria eleitoral, s consultas que lhe forem feitas, em tese, por autoridade pblica ou partido poltico;

dividir a respectiva circunscrio em zonas eleitorais, submetendo essa diviso, assim como a criao de novas zonas, aprovao do Tribunal Superior;

aprovar a designao do Ofcio de Justia que deva responder pela escrivania eleitoral durante o binio;

nomear preparadores, unicamente dentre nomes indicados pelos juizes eleitorais, para auxiliarem o alistamento eleitoral;

requisitar a fora necessria ao cumprimento de suas decises solicitar ao Tribunal Superior a requisio de fora federal;

autorizar, no Distrito Federal e nas capitais dos Estados, ao seu presidente e, no interior, aos juizes eleitorais, a requisio de funcionrios federais, estaduais ou municipais para auxiliarem os
00000000000

escrives eleitorais, quando o exigir o acmulo ocasional do servio;

requisitar funcionrios da Unio e, ainda, no Distrito Federal e em cada Estado ou Territrio, funcionrios dos respectivos quadros administrativos, no caso de acmulo ocasional de servio de suas Secretarias;

aplicar as penas disciplinares de advertncia e de suspenso at 30 (trinta) dias aos juzes eleitorais;

cumprir e fazer cumprir as decises e instrues do Tribunal Superior;

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

50 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00

determinar, em caso de urgncia, providncias para a execuo da lei na respectiva circunscrio;

organizar o fichrio dos eleitores do Estado. suprimir os mapas parciais de apurao mandando utilizar apenas os boletins e os mapas totalizadores, desde que o menor nmero de candidatos s eleies proporcionais justifique a supresso,

observadas as seguintes normas: a) qualquer candidato ou partido poder requerer ao Tribunal Regional que suprima a exigncia dos mapas parciais de apurao; b) da deciso do Tribunal Regional qualquer candidato ou partido poder, no prazo de trs dias, recorrer para o Tribunal Superior, que decidir em cinco dias; c) a supresso dos mapas parciais de apurao s ser admitida at seis meses antes da data da eleio; d) os boletins e mapas de apurao sero impressos pelos Tribunais Regionais, depois de aprovados pelo Tribunal Superior; e) o Tribunal Regional ouvira os partidos na elaborao dos modelos dos boletins e mapas de apurao a fim de que estes atendam s peculiaridade locais, encaminhando os modelos que aprovar, acompanhados das sugestes ou impugnaes formuladas pelos partidos, deciso do Tribunal Superior. Recursal:
00000000000

Chegamos, por fim, competncia recursal dos TREs. O art. 29, II, do Cdigo Eleitoral prev que compete aos TREs julgar os recursos interpostos:

dos atos e das decises proferidas pelos juzes e juntas eleitorais (seria um paralelo apelao do processo civil, ou seja, uma segunda anlise da questo pelo Poder Judicirio);

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

51 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00

das decises dos juzes eleitorais que concederem ou denegarem habeas corpus ou mandado de segurana (segunda anlise da questo pelo Judicirio).
Questo concurso de

14.

(FCC/TRE-TO/Tcnico Judicirio/2011) Dos atos, resolues

ou despachos dos Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (A) caber, dentro de 10 dias, recurso para o prprio Tribunal Regional Eleitoral. (B) caber, dentro de 10 dias, recurso para o Tribunal Superior Eleitoral. (C) caber, dentro de 3 dias, recurso para o prprio Tribunal Regional Eleitoral. (D) caber, dentro de 3 dias, recurso para o Tribunal Superior Eleitoral. (E) no caber recurso.

Essa questo cobra a redao do art. 264 do Cdigo Eleitoral, segundo a qual, para os Tribunais Regionais e para o Tribunal Superior caber, dentro de 3 (trs) dias, recurso dos atos, resolues ou despachos dos respectivos Presidentes. Por isso, o item correto o C.
00000000000

9. Dos Juzes Eleitorais


Os juzes eleitorais so juzes de direito nomeados pelo TRE para exercer a jurisdio eleitoral na respectiva rea. Os juzes eleitorais gozam das mesmas prerrogativas asseguradas aos juzes estaduais: vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de vencimentos, todas asseguradas constitucionalmente.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

52 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Alm disso, a obrigatoriedade de servir por 2 anos e no mais do que 4 anos permanece, porque quando a Constituio se refere a juiz est se direcionando para todos os juzes que compem a organizao da justia eleitoral. Observe o comando do art. 121, 1, da Constituio:
Art. 121 1 - Os membros dos tribunais, os juzes de direito e os integrantes das juntas eleitorais, no exerccio de suas funes, e no que lhes for aplicvel, gozaro de plenas garantias e sero inamovveis. 2 - Os juzes dos tribunais eleitorais, salvo motivo justificado, serviro por dois anos, no mnimo, e nunca por mais de dois binios consecutivos, sendo os substitutos escolhidos na mesma ocasio e pelo mesmo processo, em nmero igual para cada categoria.

Em regra, para cada zona eleitoral ter um Juiz Eleitoral titular Presidente. Para os casos de comarcas com mais de uma vara, o TRE designar uma delas para os trabalhos eleitorais (art. 32 do Cdigo Eleitoral).

Competncia Os juzes eleitorais tm competncia jurisdicional, de julgar casos, e tambm de administrar as eleies, cuidando do cadastramento de eleitores e organizando as mesas receptoras e as sees de votao. Nos termos do art. 35 do Cdigo Eleitoral, compete aos juzes:

cumprir e fazer cumprir as decises e determinaes do Tribunal


00000000000

Superior e do Regional (se o TSE ou o TRE reformou a deciso de um juiz eleitoral, ele deve cumpri-la);

processar e julgar os crimes eleitorais e os comuns que lhe forem conexos, ressalvada a competncia originria do Tribunal Superior e dos Tribunais Regionais; O Juiz Eleitoral no julga os crimes comuns autnomos (aqueles

independentes dos crimes eleitorais). Apenas julgar crimes comuns conexos com os crimes eleitorais, cujos envolvidos no sejam autoridades

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

53 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 com foro por prerrogativa de funo, conforme vimos quando falamos do TSE.

decidir habeas corpus e mandado de segurana, em matria eleitoral, desde que essa competncia no esteja atribuda

privativamente a instncia superior. Como se v, essa competncia residual. O juiz eleitoral julgar somente os HC e os MS em matria eleitoral que no sejam de competncia expressa do TSE e dos TREs. A partir daqui, temos as atribuies administrativas do juiz eleitoral, so elas:

fazer as diligncias que julgar necessrias a ordem e presteza do servio eleitoral;

tomar

conhecimento

das

reclamaes

que

lhe

forem

feitas

verbalmente ou por escrito, reduzindo-as a termo, e determinando as providncias que cada caso exigir;

indicar, para aprovao do Tribunal Regional, a serventia de justia que deve ter o anexo da escrivania eleitoral;

dirigir os processos eleitorais e determinar a inscrio e a excluso de eleitores;

expedir ttulos eleitorais e conceder transferncia de eleitor; dividir a zona em sees eleitorais; mandar organizar, em ordem alfabtica, relao dos eleitores de
00000000000

cada seo, para remessa a mesa receptora, juntamente com a pasta das folhas individuais de votao;

ordenar o registro e cassao do registro dos candidatos aos cargos eletivos municipais e comunic-los ao Tribunal Regional;

designar, at 60 (sessenta) dias antes das eleies os locais das sees;

nomear, 60 (sessenta) dias antes da eleio, em audincia pblica anunciada com pelo menos 5 (cinco) dias de antecedncia, os membros das mesas receptoras;

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

54 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00

instruir os membros das mesas receptoras sobre as suas funes; providenciar para a soluo das ocorrncias que se verificarem nas mesas receptoras;

tomar todas as providncias ao seu alcance para evitar os atos viciosos das eleies;

fornecer aos que no votaram por motivo justificado e aos no alistados, por dispensados do alistamento, um certificado que os isente das sanes legais;

comunicar, at s 12 horas do dia seguinte a realizao da eleio, ao Tribunal Regional e aos delegados de partidos credenciados, o nmero de eleitores que votarem em cada uma das sees da zona sob sua jurisdio, bem como o total de votantes da zona.

10.

Das Juntas Eleitorais:

As juntas eleitorais so compostas por 3 ou 5 integrantes, um juiz de direito que ser o presidente e 2 ou 4 cidados de notria idoneidade. Segundo o art. 36 do Cdigo Eleitoral, os membros das juntas eleitorais sero nomeados 60 (sessenta) dia antes da eleio, depois de aprovao do Tribunal Regional, pelo presidente deste, a quem cumpre tambm designar-lhes a sede. At 10 (dez) dias antes da nomeao os nomes das pessoas indicadas para compor as juntas sero publicados no
00000000000

rgo oficial do Estado, podendo qualquer partido, no prazo de 3 (trs) dias, em petio fundamentada, impugnar as indicaes. A atribuio precpua da junta eleitoral realizar a apurao e contagem dos votos. Dentre as suas atribuies, constam tambm a de resolver impugnaes de candidatos e partidos sobre os trabalhos da contagem e apurao, bem como expedir diplomas para os eleitos para cargos Municipais.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

55 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Com as urnas eletrnicas as juntas vm perdendo a sua razo de ser nas atividades eleitorais. Mas ainda existem e, juntamente com os juzes, so rgos de primeiro grau de jurisdio da justia eleitoral. No podem ser membros das juntas eleitorais: Os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, at o segundo grau, inclusive, e bem assim o cnjuge; vedada a participao de parentes em qualquer grau ou de servidores da mesma repartio pblica ou empresa privada na mesma Mesa, Turma ou Junta Eleitoral (Lei 9.504/97, art. 64); Os membros de diretorias de partidos polticos devidamente registrados e cujos nomes tenham sido oficialmente publicados; As autoridades e agentes policiais, bem como os funcionrios no desempenho de cargos de confiana do Executivo; Os que pertencerem ao servio eleitoral; Os menores de 18 anos; Membros do MP; Fiscais e delegados de partidos polticos ou coligaes. Competncia Compete Junta Eleitoral, nos termos do art. 40 do Cdigo Eleitoral:

apurar, no prazo de 10 (dez) dias, as eleies realizadas nas zonas eleitorais sob a sua jurisdio.

resolver as impugnaes e demais incidentes verificados durante os trabalhos da contagem e da apurao;


00000000000

expedir os boletins de apurao; expedir diploma aos eleitos para cargos municipais. Quando a Junta Eleitoral tiver mais de 10 urnas a serem apuradas

ser obrigatrio que o juiz nomeie escrutinadores e auxiliares da Junta para que possam auxili-lo nos trabalhos.
Questes concurso de

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

56 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 15. FCC/TRE-AC - Tcnico Judicirio Administrativa/2010: A

respeito da composio dos rgos da Justia Eleitoral, considere as afirmaes abaixo. I. A composio dos Tribunais Eleitorais hbrida, integrando-os juzes de outros tribunais e juristas da classe dos advogados. II. Os substitutos dos juzes dos tribunais eleitorais sero escolhidos juntamente com os titulares, pelo mesmo processo e em nmero igual para cada categoria. III. As Juntas Eleitorais sero compostas por 3 ou 5 membros, os quais, por eleio e pelo voto secreto, escolhero seu presidente. Est correto o que se afirma APENAS em a) I e II b) I e III c) II e III d) I e) III

16.

FCC/TRE-AC

Tcnico

Judicirio

Administrativa/2010:

Podem ser nomeados membros das Juntas Eleitorais, dentre outros, a) os irmos e o cnjuge dos candidatos. b) os membros do Ministrio Pblico. c) as autoridades e agentes policiais.
00000000000

d) os primos dos candidatos. e) os que pertencerem ao servio eleitoral. FCC/TRE-AC - Tcnico Judicirio Administrativa/2010:

17.

A competncia para diplomar os Prefeitos Municipais e os Deputados Federais eleitos, , respectivamente, a) das Cmaras Municipais e das Assemblias Legislativas. b) dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Tribunal Superior Eleitoral. c) dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Congresso Nacional.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

57 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 d) das Juntas Eleitorais e do Tribunal Superior Eleitoral. e) das Juntas Eleitorais e dos Tribunais Regionais Eleitorais. FCC/TRE - TO - Analista Judicirio Administrativo/2011:

18.

Os membros das Juntas Eleitorais sero nomeados sessenta dias antes das eleies a) depois da aprovao do Tribunal Regional Eleitoral, pelo

Presidente deste. b) pelo Juiz de Direito da respectiva Zona Eleitoral,

independentemente de qualquer aprovao. c) pelo Juiz de Direito da respectiva Zona Eleitoral, aps aprovao do partidos polticos. d) pelo Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, aps indicao do Tribunal Regional Eleitoral a que pertencer. e) pelo escrivo eleitoral indicado pelo Tribunal Regional Eleitoral a que pertencer.

O presidente da junta no eleito, ele ser o juiz eleitoral sempre. Os demais membros so cidados. Os demais itens esto corretos, por isso a resposta certa da primeira questo desse grupo a letra A. Com relao segunda questo, o primo de candidato eleio pode ser nomeado para compor a junta eleitoral, pois a vedao legal alcana
00000000000

s o segundo grau de parentesco, e o primo parente em quarto grau. Por isso, a resposta correta a letra D. Com relao terceira questo desse grupo, a resposta correta a letra E, conforme observamos linhas acima. Por fim, quanto ltima questo, a letra A corresponde ao art. 36 do Cdigo Eleitoral, por isso a resposta correta.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

58 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00

11.

Disposies preliminares dos recursos

A primeira grande informao que tem grandes chances de ser cobrada em seu concurso que os recursos eleitorais no tero efeito suspensivo. Isso quer dizer que a execuo de qualquer acrdo ser feita imediatamente, atravs de comunicao por ofcio, telegrama, ou, em casos especiais, a critrio do Presidente do Tribunal, atravs de cpia do acrdo. Prazo regra: sempre que a lei no fixar prazo especial, o recurso dever ser interposto em 3 dias da publicao do ato, resoluo ou despacho. CUIDADO!!! nos processos de registro de candidatos, o referido prazo contado da publicao em cartrio para recurso ao TRE e da sesso de julgamento no TRE para recurso ao TSE. Exceo ao prazo regra: nas representaes ou reclamaes por descumprimento da Lei n 9.504/97, o prazo para interposio de recurso de 24 horas, contadas da publicao da deciso em cartrio ou sesso. Aos feitos eleitorais no se aplica a contagem de prazo em dobro, prevista no CPC, art. 191, para os casos de litisconsortes com diferentes procuradores. So PRECLUSIVOS os prazos para interposio de recurso, salvo
00000000000

quando neste se discutir matria constitucional. Entretanto, o recurso em que se discutir matria

constitucional no poder ser interposto fora do prazo. Perdido o prazo numa fase prpria, s em outra que se apresentar poder ser interposto. Veja que isso cai muito em concursos para tribunais eleitorais!
Questes concurso de

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

59 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 19. (FGV/TJPA/Juiz/2008) O Cdigo Eleitoral, em matria de ato

judicial recorrvel, adotou especificamente o princpio: a) do duplo grau obrigatrio. b) do devido processo legal. c) da consumao. d) da precluso, salvo quando no recurso se discute matria constitucional. e) da celeridade.

Como acabamos de estudar, fica bvio que a resposta da questo a letra D. A distribuio do primeiro recurso que chegar ao Tribunal Regional ou Tribunal Superior prevenir a competncia do Relator para todos os demais casos do mesmo Municpio ou Estado.

20.

(FCC/TRE-AL/Analista/2010) Em tema de recursos eleitorais,

correto que: (A) A distribuio do primeiro recurso que chegar ao Tribunal previnir a competncia do relator para todos os demais casos do mesmo Municpio. (B) Sempre que a lei no fixar prazo, o recurso dever ser interposto em cinco dias contados do julgamento.
00000000000

(C) Os recursos eleitorais tero efeito suspensivo, exceto quando referentes a recurso contra diplomao ou matria relativa a

inelegibilidade. (D) Ser admitido recurso contra apurao e eventuais nulidades arguidas, ainda que no tenha havido impugnao perante a Junta, no ato da apurao. (E) Se a Procuradoria Eleitoral emitir seu parecer no prazo legal, caber a parte interessada requerer a incluso do processo na pauta, devendo o recorrente se pronunciar por escrito.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

60 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00

O item B est errado, pois o prazo regra dos recursos eleitorais de 3 dias e no de 5 dias. A alternativa C est incorreta porque o Cdigo Eleitoral determina que os recursos eleitorais no tero efeito suspensivo, no prevendo nenhuma exceo (art. 257). As letras D e E trazem exposies no relativas matria em questo. O item A est correto, com base no art. 260 do Cdigo Eleitoral. Portanto, a resposta a letra A. Com relao ao recurso contra expedio de diploma, o Cdigo Eleitoral informa que caber somente nos seguintes casos: 1. inelegibilidade ou incompatibilidade de candidato; ATENO!!! elegibilidade. ATENO!!! A inelegibilidade infraconstitucional e No cabvel no caso de condies de

preexistente ao registro no pode ser arguida no recurso contra expedio de diploma. OBS: caracteriza a incompatibilidade do candidato a superveniente suspenso dos direitos polticos, em virtude do trnsito em julgado de sentena condenatria em ao civil pblica. 2. errnea interpretao da lei quanto aplicao do sistema de representao proporcional; OBS: quando houver erro no resultado final da aplicao dos clculos matemticos e das frmulas prescritos em lei e na interpretao
00000000000

dos dispositivos legais que os disciplinam, caber recurso com base nessa hiptese. 3. erro de direito ou de fato na apurao final, quanto determinao do quociente eleitoral ou partidrio,

contagem de votos e classificao de candidato, ou a sua contemplao sob determinada legenda; OBS: essa hiptese refere-se a erro na prpria apurao. 4. concesso ou denegao do diploma em manifesta

contradio com a prova dos autos, nas hipteses de


Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

61 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 anulao da votao, quando viciada de falsidade, fraude, coao, uso de meios de abuso de poder de autoridade ou econmico, ou emprego de processo de propaganda ou captao de sufrgios vedado por lei, e de captao vedada de sufrgio. ATENO!!! A fraude a ser alegada em recurso de diplomao fundado nessa hiptese aquela que se refere votao, tendente a comprometer a lisura e a legitimidade do processo eleitoral. OBS: litisconsrcio passivo necessrio na hiptese de o vcio alegado no recurso contra expedio de diploma albergar no apenas o chefe do Poder Executivo, mas tambm seu respectivo vice. Extenso desse entendimento aos titulares de cargos eletivos diversos e seus suplentes. OBS: o recurso contra expedio de diploma deve admitir todos os meios de prova, desde que particularizadamente especificados na petio inicial ou nas contrarrazes. Admissibilidade de produo de prova no recurso de diplomao, desde que a parte tenha requerido e a indique na petio inicial, assegurando-se ao recorrido a contraprova pertinente. A prova pr-constituda no exige tenha havido pronunciamento judicial sobre ela ou trnsito em julgado da deciso. OBS: ao vice, citado por fora de litisconsrcio passivo necessrio,
00000000000

facultado pleitear a produo de prova testemunhal, independentemente de requerimento do titular em sentido idntico, sendo o nmero de testemunhas limitado a seis por litisconsorte. OBS: A coligao partidria tem legitimidade concorrente com os partidos polticos e candidatos para a interposio de recurso de diplomao. OBS: quem perdeu os direitos polticos no tem legitimidade para interpor recurso contra a expedio de diploma.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

62 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 OBS: no h litisconsrcio passivo necessrio do partido poltico ou coligao no recurso contra expedio de diploma de candidatos da eleio proporcional. Vamos s questes!
Questes concurso de

21.

(CONSULPLAN/TRE-RS/Tcnico/2008)

Sobre

os

Recursos

Eleitorais, marque a alternativa INCORRETA: a) No cabvel recurso contra expedio de diploma, no caso de inelegibilidade. b) Os recursos eleitorais no tero efeito suspensivo. c) Sempre que a lei no fixar prazo especial, o recurso dever ser interposto em trs dias da publicao do ato, resoluo ou despacho. d) Dos atos, resolues ou despachos dos juzes ou juntas eleitorais caber recurso para o Tribunal Regional. e) So admissveis embargos de declarao, quando h no acrdo obscuridade, dvida ou contradio. A nica alternativa incorreta a letra A, j que sim cabvel recurso contra expedio de diploma no caso de inelegibilidade, conforme art. 262, I, do Cdigo Eleitoral.
00000000000

22.

(CESPE/MPE-RN/Promotor de Justia/2009) Com relao aos

recursos apresentados em processos eleitorais contra decises da justia eleitoral, assinale a opo correta. a) Os recursos so, em regra, preclusivos. b) O conhecimento do recurso pelo tribunal tem efeito suspensivo. c) Em caso de inelegibilidade, no deve ser conhecido recurso contra expedio de diploma. d) Recurso somente submetido ao plenrio do tribunal aps manifestao escrita do MP, sob pena de nulidade da deciso.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

63 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 e) Recurso contra deciso que denega habeas corpus de

competncia exclusiva do STF. O item B est incorreto, pois recurso eleitoral no possui efeito suspensivo. A alternativa C est errada porque, no caso de

inelegibilidade, deve sim ser conhecido recurso contra a expedio de diploma, com base no art. 262, I, do Cdigo Eleitoral. As letras D e E trazem exposies no relativas matria em questo. O item A est correto, com base no art. 259 do Cdigo Eleitoral. Logo, a resposta a letra A.

No julgamento de um mesmo pleito eleitoral, as decises anteriores sobre questes de direito constituem prejulgados para os demais casos, salvo se contra a tese votarem dois teros dos membros do Tribunal. Isso est expresso no art. 263 do Cdigo Eleitoral. Entretanto, dispositivo inconstitucional, desde a CF de 1946. Para os Tribunais Regionais e para o Tribunal Superior caber, dentro de 3 dias, recurso dos atos, resolues ou despachos dos respectivos Presidentes.
Questo concurso de

esse

23.

(FCC/TRE-RS/Tcnico/2010)
00000000000

respeito

dos

recursos

eleitorais, correto afirmar que a) tero sempre efeito devolutivo e suspensivo, motivo porque a execuo de qualquer acrdo s poder ser feita aps o respectivo trnsito em julgado. b) sempre que a lei no fixar prazo especial, devero ser interpostos em 5 dias da publicao do ato, resoluo ou despacho. c) a distribuio do primeiro recurso que chegar ao Tribunal Regional Eleitoral ou Tribunal Superior Eleitoral prevenir a competncia do relator para todos os demais casos do mesmo Municpio ou Estado.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

64 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 d) em nenhuma hiptese caber recurso contra expedio de diploma pelos Tribunais Regionais Eleitorais. e) no caber recurso para os Tribunais Regionais Eleitorais e para o Tribunal Superior Eleitoral dos atos, resolues ou despachos dos respectivos presidentes. O item A est incorreto, pois os recursos eleitorais s possuem efeito devolutivo. A letra B est errada, pois o prazo regra para interposio de recurso eleitoral de 3 dias e no de 5 dias. A alternativa D est incorreta porque existem 4 hipteses previstas no art. 262, do Cdigo Eleitoral, em que cabe recurso contra a expedio de diploma. Por fim, o item E est errado, j que caber sim recurso para os TREs e para o TSE. Portanto, a resposta correta a alternativa C.

12.

Resumo da aula

Meu amigo concursando, se voc no prestou muita ateno nesta aula, ou no sabe em que focar no estudo relativo aos pontos hoje apresentados, no se preocupe. Esse tpico foi feito pra voc! Foi feito tambm, e especialmente, para voc revisar a matria dada na vspera da prova, de modo a faz-lo lembrar de conceitos essenciais para o exame. Ento, vamos l!
00000000000

Os rgos que compem a justia eleitoral no possuem juzes de carreira. Todos os magistrados so emprestados das justias federal e estadual. Alm disso, advogados e cidados so chamados para compor as juntas eleitorais. Para decorar, os rgos da justia eleitoral so: TSE, TRE, Juzel e Juntel Composio do TSE (art. 119 da CF):

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

65 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 So, no mnimo, sete membros, escolhidos de duas formas: eleio e nomeao do Presidente da Repblica. a) Por eleio, mediante voto secreto, so escolhidos trs juzes dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal (desses trs, um ser escolhido o presidente e um ser o vice-presidente do TSE); b) Tambm por eleio, mediante voto secreto, so escolhidos dois juzes dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justia (um deles ser Corregedor eleitoral); c) Por nomeao do Presidente da Repblica so escolhidos dois juzes dentre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados pelo Supremo Tribunal Federal. A nomeao dos dois advogados no poder recair sobre pessoa que exera qualquer mandato de carter poltico federal, estadual ou municipal. O Tribunal Superior Eleitoral eleger seu Presidente e o VicePresidente dentre os Ministros do STF (mais uma vez o STF exerce uma importante funo na composio do TSE), e o Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do STJ. Competncia do TSE (principais): procedimentos eleitorais de: registro e a cassao de registro de partidos polticos, dos seus diretrios nacionais e de
00000000000

candidatos Presidncia e vice-presidncia da Repblica. Julgar argies de inelegibilidade dos candidatos a

Presidente e Vice-Presidente da Repblica (art. 2 da Lei Complementar n 64/90); SINAL DE ALERTA: aps o advento da Constituio de 1988, a competncia de julgar os crimes eleitorais e os comuns que lhes forem conexos cometidos pelos Ministros do TSE e pelos juzes dos Tribunais

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

66 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Regionais Eleitorais no mais do TSE, mas do STF e do STJ, respectivamente. Compete segurana originariamente apenas contra ao os TSE julgar mandado dos de

Membros

Tribunais

Regionais Eleitorais (TREs), nos atos decorrentes da atividade-fim desses tribunais, no cabendo mais MS no TSE contra Presidente da Repblica e Ministros de Estado, tampouco para impugnar ato de atividade-meio de TRE. Tem o TSE competncia para julgar aqueles relacionados matria eleitoral quando o ato ilegal for praticado pelos

Ministros de Estado. Alm disso, a competncia tambm ser do TSE para julgar habeas corpus quando a autoridade que praticou o ato ilegal for o Presidente do TSE ou quando o ato ilegal consistir em deciso condenatria do TRE, bem como para os casos em que o Juiz competente no tenha tempo hbil de evitar a violncia antes do prprio TSE; As impugnaes apurao do resultado geral, proclamao dos eleitos e expedio de diploma na eleio de Presidente e VicePresidente da Repblica => repare bem: S para as eleies de Presidente e Vice-Presidente; Competncia Privativa do TSE: Aprovar o afastamento do exerccio dos cargos efetivos dos
00000000000

juizes

dos

Tribunais

Regionais

Eleitorais

(a

concesso

de

afastamento a Juiz da competncia privativa do respectivo do TRE, cabendo ao TSE apenas sua aprovao); Enviar ao Presidente da Repblica a lista trplice organizada pelos Tribunais de Justia, para a composio dos Tribunais Regionais Eleitorais; Requisitar a fora federal necessria ao cumprimento da lei, de suas prprias decises ou das decises dos Tribunais Regionais que o solicitarem, e para garantir a votao e a apurao;

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

67 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Expedir as instrues que julgar convenientes execuo deste Cdigo; Tomar quaisquer outras providncias que julgar convenientes execuo da legislao eleitoral. Responder, sobre matria eleitoral, s consultas que lhe forem feitas em tese por autoridade com jurisdio, federal ou rgo nacional de partido poltico; ATENO esse o principal ponto relativo competncia privativa do TSE: As consultas devem ser feitas sempre em abstrato, nunca ligadas a um caso concreto. No so admitidas consultas (a) em termos genricos, de forma a impossibilitar o enfrentamento preciso da questo e dando margem a interpretaes casusticas; (b) relativa redao de ato normativo no mais vigente; (c) cujo objeto projeto de lei em tramitao; (d) relativa norma interna de partido poltico; (e) aps iniciado o processo eleitoral, assim entendido como as convenes partidrias para escolha de candidatos, quando a resposta ao

questionamento incidir sobre fato abarcado nesse perodo; (f) de matria processual. Os hipteses: a) quando a deciso do TRE for proferida contra expressa disposio da Constituio ou de lei;
00000000000

recursos

especiais

eleitorais

so

cabveis

nas

seguintes

b) quando ocorrer divergncia na interpretao de lei entre dois ou mais tribunais eleitorais. Assim, temos o recurso ordinrio das decises dos tribunais regionais eleitorais: a) quando versarem sobre inelegibilidade ou expedio de diplomas nas eleies federais e estaduais; b) quando anularem diplomas ou decretarem a perda de mandatos eletivos federais ou estaduais;

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

68 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 c) quando denegarem habeas corpus, mandado de segurana, habeas data ou mandado de injuno. Composio dos TREs Os TREs so compostos por 7 magistrados que exercero a funo eleitoral por um perodo de 2 anos, podendo haver uma reconduo por igual perodo. O prazo de 2 anos decorrente do Princpio da Periodicidade ou Temporalidade das Funes Eleitorais. O juiz dever afastar-se das suas funes eleitorais desde a homologao da conveno partidria at a apurao final da eleio caso o cnjuge ou parente consangneo ou afim at 2 GRAU de Juiz Eleitoral, Membro de TRE ou de Ministro do TSE venha a ser candidato registrado na circunscrio em que o Magistrado Eleitoral exerce suas atribuies eleitorais. Seus juzes sero escolhidos da seguinte forma: Mediante eleio pelo voto secreto: Dois juzes, dentre os desembargadores do Tribunal de Justia; Dois juzes, dentre juzes de direito, escolhidos pelo tribunal de justia. Um desembargador federal ou juiz federal escolhido pelo TRF no caso do TRE no ser local de sede de TRF. Por nomeao do Presidente da Repblica:
00000000000

Dois juzes dentre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral indicados pelo Tribunal de Justia. O Presidente e o Vice do TRE sero eleitos pelo prprio TRE entre os Desembargadores do TJ Estadual, ou seja, um dos dois ser o Presidente e o outro o Vice. Competncia dos TREs (principais): Cabe aos TREs processar e julgar em 1 e nica instncia (o processo j comea no TRE):

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

69 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00

o registro e o cancelamento do registro dos diretrios estaduais e municipais de partidos polticos, bem como de candidatos a Governador, Vice-Governadores, e membro do Congresso Nacional e das Assemblias Legislativas (CUIDADO: quem julga registro e cancelamento de registro de candidato a senador e a deputado federal o TRE, alm disso, o registro do diretrio municipal do partido tambm julgado pelo TRE, e no pelos juzes eleitorais);

Os crimes comuns cometidos por juzes eleitorais sero julgados pelo Tribunal de Justia, como determina o artigo 96, III da CF. Os crimes eleitorais cometidos por juzes eleitorais, no entanto, sero julgados pelos TREs. No mbito administrativo (no jurisdicional), cabe aos TREs:

apurar com os resultados parciais enviados pelas juntas eleitorais, os resultados finais das eleies de Governador e Vice-

Governador de membros do Congresso Nacional e expedir os respectivos diplomas, remetendo dentro do prazo de 10 (dez) dias aps a diplomao, ao Tribunal Superior, cpia das atas de seus trabalhos; ATENO! ATENO! Quem diploma governador, vice-governador, senador e deputado federal o TRE. O art. 29, II, do Cdigo Eleitoral prev que compete aos TREs julgar os recursos interpostos:
00000000000

dos atos e das decises proferidas pelos juzes e juntas eleitorais (seria um paralelo apelao do processo civil, ou seja, uma segunda anlise da questo pelo Poder Judicirio);

das decises dos juzes eleitorais que concederem ou denegarem habeas corpus ou mandado de segurana (segunda anlise da questo pelo Judicirio).

Os juzes eleitorais gozam das mesmas prerrogativas asseguradas aos juzes estaduais: vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de vencimentos, todas asseguradas constitucionalmente.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

70 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Os juzes eleitorais tm competncia jurisdicional, de julgar casos, e tambm de administrar as eleies, cuidando do cadastramento de eleitores e organizando as mesas receptoras e as sees de votao. As juntas eleitorais so compostas por 3 ou 5 integrantes, um juiz de direito que ser o presidente e 2 ou 4 cidados de notria idoneidade. A atribuio precpua da junta eleitoral realizar a apurao e contagem dos votos. Dentre as suas atribuies, constam tambm a de resolver impugnaes de candidatos e partidos sobre os trabalhos da contagem e apurao, bem como expedir diplomas para os eleitos para cargos Municipais. Os recursos eleitorais no tero efeito suspensivo. Prazo regra: sempre que a lei no fixar prazo especial, o recurso dever ser interposto em 3 dias da publicao do ato, resoluo ou despacho. CUIDADO!!! nos processos de registro de candidatos, o referido prazo contado da publicao em cartrio para recurso ao TRE e da sesso de julgamento no TRE para recurso ao TSE. Exceo ao prazo regra: nas representaes ou reclamaes por descumprimento da Lei n 9.504/97, o prazo para interposio de recurso de 24 horas, contadas da publicao da deciso em cartrio ou sesso. So PRECLUSIVOS os prazos para interposio de recurso, salvo
00000000000

quando neste se discutir matria constitucional. Entretanto, o recurso em que se discutir matria

constitucional no poder ser interposto fora do prazo. Perdido o prazo numa fase prpria, s em outra que se apresentar poder ser interposto. Com relao ao recurso contra expedio de diploma, o Cdigo Eleitoral informa que caber somente nos seguintes casos: 1. inelegibilidade ou incompatibilidade de candidato;

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

71 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 2. errnea interpretao da lei quanto aplicao do sistema de representao proporcional; 3. erro de direito ou de fato na apurao final, quanto determinao do quociente eleitoral ou partidrio,

contagem de votos e classificao de candidato, ou a sua contemplao sob determinada legenda; 4. concesso ou denegao do diploma em manifesta

contradio com a prova dos autos, nas hipteses de anulao da votao, quando viciada de falsidade, fraude, coao, uso de meios de abuso de poder de autoridade ou econmico, ou emprego de processo de propaganda ou captao de sufrgios vedado por lei, e de captao vedada de sufrgio.

Para os Tribunais Regionais e para o Tribunal Superior caber, dentro de 3 dias, recurso dos atos, resolues ou despachos dos respectivos Presidentes. Hoje ficamos por aqui, espero que tenha gostado e aprendido o contedo apresentado. Encontro voc na prxima aula!

13.

Questes comentadas
00000000000

1. (CESPE/TRE-ES/Analista

Judicirio)Um

vereador

que

seja

advogado no pode ser nomeado ministro do TSE para uma das vagas destinadas a tais profissionais.

2.

(FCC/TRE-AC/Analista

Judiciria/2010)

respeito

dos

Tribunais Eleitorais INCORRETO afirmar que a) o Tribunal Superior Eleitoral ter jurisdio em todo o territrio nacional e ser composto, no mnimo, por 7 membros.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

72 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 b) os juzes dos tribunais eleitorais, salvo motivo justificado, serviro por 2 anos, no mnimo, e nunca por mais de dois binios consecutivos. c) haver um Tribunal Regional Eleitoral na Capital de cada Estado e tambm no Distrito Federal. d) os membros dos tribunais eleitorais, no exerccio de suas funes e no que lhes for aplicvel, gozaro de plenas garantias e sero irremovveis. e) o Tribunal Superior Eleitoral escolher seu Presidente dentre quaisquer de seus integrantes, mediante eleio e voto secreto.

3.

(CESPE/TRE-MT/Analista

Administrativa/2010)

Assinale

opo correta com relao aos rgos da justia eleitoral. a) A justia eleitoral composta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo TRE, na capital de cada estado e no DF, pelo Ministrio Pblico Eleitoral e pelas juntas eleitorais. b) Os ministros do TSE so escolhidos entre juzes do STF e do STJ e entre representantes da advocacia. c) Por determinao legal, a sede do TSE na capital da Repblica e, por isso, a sua jurisdio encontra-se limitada ao DF. d) O corregedor do TSE deve ser escolhido entre os ministros do STF. e) O presidente do TSE deve ser escolhido entre ministros do STF e o vice-presidente, entre ministros do STJ.
00000000000

4.

(CONSULPLAN - 2008 - TRE-RS - Tcnico Administrativo)

Sobre a Justia Eleitoral, marque a alternativa INCORRETA: a) So rgos da Justia Eleitoral: o Tribunal Superior Eleitoral, os Tribunais Regionais Eleitorais, os Juzes Eleitorais e as Juntas Eleitorais. b) O Tribunal Superior Eleitoral compor-se-, no mnimo, de sete membros.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

73 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 c) Haver um Tribunal Regional Eleitoral na Capital de cada Estado e no Distrito Federal. d) O Tribunal Regional Eleitoral eleger seu Presidente e o VicePresidente dentre os desembargadores. e) O Tribunal Superior Eleitoral eleger seu Presidente, VicePresidente e Corregedor Eleitoral, dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal.

5.

(CESPE/TRE - BA - Analista Judicirio/2010)

Compete privativamente ao TSE julgar os conflitos de competncia de juzes de determinado estado. (CESPE/TRE BA/Analista Judicirio-2009)A aprovao do

6.

afastamento de juzes dos tribunais regionais eleitorais de competncia do TSE. 7. (FCC/TRE TO/Analista Judicirio Administrativo/2011) A

requisio de fora federal necessria ao cumprimento de deciso do Tribunal Regional Eleitoral compete ao a) prprio Tribunal Regional Eleitoral. b) Tribunal Superior Eleitoral. c) Presidente do respectivo Tribunal Regional Eleitoral. d) Governador do respectivo Estado.
00000000000

e) Procurador Regional Eleitoral. 8. (FCC/TRE-TO/Tcnico Judicirio/2011) Os juzes dos Tribunais

Regionais Eleitorais (A) serviro, salvo motivo justificado, por dois anos, no mnimo, e nunca por mais de dois binios consecutivos. (B) so vitalcios e serviro, independentemente de mandato, at completarem setenta anos, ocasio em que sero aposentados

compulsoriamente.
Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

74 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 (C) serviro sempre por quatro anos, no mnimo, no podendo, porm, os respectivos mandatos alcanarem mais de duas eleies. (D) podero ser livremente exonerados por ato do Presidente da Repblica, aps o encerramento de cada perodo eleitoral e o julgamento de todos os recursos a este relacionados. (E) sero, em sua totalidade, nomeados pelo Presidente da Repblica entre cidados de notvel saber jurdico, aps arguio, em audincias pblicas distintas, na Cmara dos Deputados e no Senado Federal. 9. (CONSULPLAN/TRE-SC/Analista-Engenharia/2008) as disposies constitucionais no que concerne aos

Considerando

Tribunais Regionais Eleitorais, analise: VDos desembargadores do Tribunal de Justia, elege-se um juiz

para compor o Tribunal Regional Eleitoral, atravs de voto secreto. VIDos juzes de direito escolhidos pelo Tribunal de Justia, dois

so nomeados para compor o Tribunal Regional Eleitoral. VIIOs juzes nomeados pelo Presidente da Repblica so

indicados pelo Tribunal de Justia. VIIIO Tribunal Regional Eleitoral eleger seu Presidente e o Vice-

Presidente dentre os desembargadores. Est(ao) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): B) IV


00000000000

B) II e III

C) I e III

D) II e IV

E) III e

10.

(FCC/TRE - PI - Analista Judicirio Judiciria/2009) Lauro

Ministro do Superior Tribunal de Justia; Maria Desembargadora do Tribunal de Justia do Estado; e Mrio advogado de notvel saber jurdico e idoneidade moral. Nesse caso, preenchidas os demais requisitos legais, a) Lauro pode vir a integrar o Tribunal Superior Eleitoral; Maria pode vir a

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

75 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 integrar o Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado; e Mrio pode vir a integrar tanto o Tribunal Superior Eleitoral, como o Tribunal Regional Eleitoral. b) Lauro pode vir a integrar o Tribunal Regional Eleitoral; Maria pode vir a integrar o Tribunal Superior Eleitoral; e Mrio pode vir a integrar somente o Tribunal Regional Eleitoral. c) Lauro pode vir a integrar o Tribunal Superior Eleitoral; Maria e Mrio podem vir a integrar tanto o Tribunal Superior Eleitoral, como o Tribunal Regional Eleitoral. d) Lauro, Maria e Mrio podem vir a integrar tanto o Tribunal Superior Eleitoral, como o Tribunal Regional Eleitoral. e) Lauro pode vir a integrar o Tribunal Superior Eleitoral; Maria pode vir a integrar o Tribunal Superior Eleitoral; e Mrio pode vir a integrar somente o Tribunal Regional Eleitoral.

11.

(CONSULPLAN - 2012 - TSE - Tcnico Judicirio) De acordo

com o Cdigo Eleitoral, os Tribunais Regionais Eleitorais so compostos por eleio e nomeao. Entre os eleitos, h a) dois advogados de notrio saber. b) trs desembargadores do Tribunal de Justia. c) um membro do Ministrio Pblico.
00000000000

d) dois juzes de Direito.

12.

(FCC/TRE-AM/Analista

Administrativa/2010)

Compete

aos

Tribunais Regionais Eleitorais processar e julgar originariamente: (A) os crimes eleitorais cometidos pelos seus prprios juzes. (B) o registro e a cassao de registro de candidatos Presidncia e Vice-Presidncia da Repblica. (C) a suspeio ou impedimento ao Procurador-Geral Eleitoral.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

76 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 (D) o registro e o cancelamento de registro dos diretrios estaduais e municipais de partidos polticos. (E) os habeas corpus, em matria eleitoral, relativos a atos de Ministros de Estado. (FCC/TRE - TO - Analista Judicirio Administrativo/2011)

13.

Compete aos Tribunais Regionais Eleitorais, dentre outras atribuies, processar e julgar originariamente a) a suspeio e o impedimento do Procurador-Geral Eleitoral. b) os conflitos de jurisdio entre Juzes Eleitorais do respectivo Estado e de outro Estado da Federao. c) a suspeio ou impedimento aos membros do prprio Tribunal Regional Eleitoral. d) o registro de candidatos Presidente e Vice-Presidente da Repblica. e) os crimes eleitorais e os comuns que lhes forem conexos cometidos pelos juzes do prprio Tribunal Regional Eleitoral.

14.

(FCC/TRE-TO/Tcnico Judicirio/2011) Dos atos, resolues

ou despachos dos Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (A) caber, dentro de 10 dias, recurso para o prprio Tribunal Regional Eleitoral.
00000000000

(B) caber, dentro de 10 dias, recurso para o Tribunal Superior Eleitoral. (C) caber, dentro de 3 dias, recurso para o prprio Tribunal Regional Eleitoral. (D) caber, dentro de 3 dias, recurso para o Tribunal Superior Eleitoral. (E) no caber recurso

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

77 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 15. FCC/TRE-AC - Tcnico Judicirio Administrativa/2010: A

respeito da composio dos rgos da Justia Eleitoral, considere as afirmaes abaixo. I. A composio dos Tribunais Eleitorais hbrida, integrando-os juzes de outros tribunais e juristas da classe dos advogados. II. Os substitutos dos juzes dos tribunais eleitorais sero escolhidos juntamente com os titulares, pelo mesmo processo e em nmero igual para cada categoria. III. As Juntas Eleitorais sero compostas por 3 ou 5 membros, os quais, por eleio e pelo voto secreto, escolhero seu presidente. Est correto o que se afirma APENAS em a) I e II b) I e III c) II e III d) I e) III

16.

FCC/TRE-AC

Tcnico

Judicirio

Administrativa/2010:

Podem ser nomeados membros das Juntas Eleitorais, dentre outros, a) os irmos e o cnjuge dos candidatos. b) os membros do Ministrio Pblico. c) as autoridades e agentes policiais.
00000000000

d) os primos dos candidatos. e) os que pertencerem ao servio eleitoral. FCC/TRE-AC - Tcnico Judicirio Administrativa/2010:

17.

A competncia para diplomar os Prefeitos Municipais e os Deputados Federais eleitos, , respectivamente, a) das Cmaras Municipais e das Assemblias Legislativas. b) dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Tribunal Superior Eleitoral. c) dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Congresso Nacional.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

78 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 d) das Juntas Eleitorais e do Tribunal Superior Eleitoral. e) das Juntas Eleitorais e dos Tribunais Regionais Eleitorais. FCC/TRE - TO - Analista Judicirio Administrativo/2011:

18.

Os membros das Juntas Eleitorais sero nomeados sessenta dias antes das eleies a) depois da aprovao do Tribunal Regional Eleitoral, pelo

Presidente deste. b) pelo Juiz de Direito da respectiva Zona Eleitoral,

independentemente de qualquer aprovao. c) pelo Juiz de Direito da respectiva Zona Eleitoral, aps aprovao do partidos polticos. d) pelo Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, aps indicao do Tribunal Regional Eleitoral a que pertencer. e) pelo escrivo eleitoral indicado pelo Tribunal Regional Eleitoral a que pertencer. 19. (FGV/TJPA/Juiz/2008) O Cdigo Eleitoral, em matria de ato

judicial recorrvel, adotou especificamente o princpio: a) do duplo grau obrigatrio. b) do devido processo legal. c) da consumao. d) da precluso, salvo quando no recurso se discute matria
00000000000

constitucional. e) da celeridade.

20.

(FCC/TRE-AL/Analista/2010) Em tema de recursos eleitorais,

correto que: (A) A distribuio do primeiro recurso que chegar ao Tribunal previnir a competncia do relator para todos os demais casos do mesmo Municpio.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

79 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 (B) Sempre que a lei no fixar prazo, o recurso dever ser interposto em cinco dias contados do julgamento. (C) Os recursos eleitorais tero efeito suspensivo, exceto quando referentes a recurso contra diplomao ou matria relativa a

inelegibilidade. (D) Ser admitido recurso contra apurao e eventuais nulidades arguidas, ainda que no tenha havido impugnao perante a Junta, no ato da apurao. (E) Se a Procuradoria Eleitoral emitir seu parecer no prazo legal, caber a parte interessada requerer a incluso do processo na pauta, devendo o recorrente se pronunciar por escrito.

21.

(CONSULPLAN/TRE-RS/Tcnico/2008)

Sobre

os

Recursos

Eleitorais, marque a alternativa INCORRETA: a) No cabvel recurso contra expedio de diploma, no caso de inelegibilidade. b) Os recursos eleitorais no tero efeito suspensivo. c) Sempre que a lei no fixar prazo especial, o recurso dever ser interposto em trs dias da publicao do ato, resoluo ou despacho. d) Dos atos, resolues ou despachos dos juzes ou juntas eleitorais caber recurso para o Tribunal Regional. e) So admissveis embargos de declarao, quando h no acrdo
00000000000

obscuridade, dvida ou contradio.

22.

(CESPE/MPE-RN/Promotor de Justia/2009) Com relao aos

recursos apresentados em processos eleitorais contra decises da justia eleitoral, assinale a opo correta. a) Os recursos so, em regra, preclusivos. b) O conhecimento do recurso pelo tribunal tem efeito suspensivo.

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

80 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 c) Em caso de inelegibilidade, no deve ser conhecido recurso contra expedio de diploma. d) Recurso somente submetido ao plenrio do tribunal aps manifestao escrita do MP, sob pena de nulidade da deciso. e) Recurso contra deciso que denega habeas corpus de

competncia exclusiva do STF. 23. (FCC/TRE-RS/Tcnico/2010) A respeito dos recursos

eleitorais, correto afirmar que a) tero sempre efeito devolutivo e suspensivo, motivo porque a execuo de qualquer acrdo s poder ser feita aps o respectivo trnsito em julgado. b) sempre que a lei no fixar prazo especial, devero ser interpostos em 5 dias da publicao do ato, resoluo ou despacho. c) a distribuio do primeiro recurso que chegar ao Tribunal Regional Eleitoral ou Tribunal Superior Eleitoral prevenir a competncia do relator para todos os demais casos do mesmo Municpio ou Estado. d) em nenhuma hiptese caber recurso contra expedio de diploma pelos Tribunais Regionais Eleitorais. e) no caber recurso para os Tribunais Regionais Eleitorais e para o Tribunal Superior Eleitoral dos atos, resolues ou despachos dos respectivos presidentes.
00000000000

Gabarito: 1) C 2) E 3) B 4) E 5) E 6) C

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

81 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 7) B 8) A 9) E 10) 11) 12) 13) 14) 15) 16) 17) 18) 19) 20) 21) 22) 23) A D D C C A D E A D A A A C

14.

Referncias
00000000000

ALMEIDA, Roberto Moreira de. Curso de Direito Eleitoral 5 edio, Salvador: JusPodivm: 2011. CNDIDO, Joel Jos. Direito Eleitoral Brasileiro. 14 edio, Edipro, 2010. GOMES, Jos Jairo. Direito Eleitoral. 5 edio, Belo Horizonte: DelRey, 2010. JARDIM, Torquato. Direito Eleitoral Positivo. 2 edio, Braslia: Braslia Jurdica. MORAES, Alexandre de. Constituio do Brasil Interpretada. 7 edio, So Paulo: Atlas, 2007. RAMAYANA, Marcos. Direito Eleitoral 11 edio, Rio de Janeiro: Impetus: 2010. SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo 24 edio, So Paulo: Malheiros Editores, 2005. Informativos de jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, em www.stf.jus.br

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

82 de 83

Direito Eleitoral p/ TRESC Tcnico Judicirio Administrativo. Teoria e exerccios comentados. Prof Daniel Mesquita Aula 00 Legislao eleitoral anotada pelo Tribunal Superior Eleitoral, em http://www.tse.gov.br/internet/jurisprudencia/codigo_eleitoral/index.html

00000000000

Prof. Daniel Mesquita

www.estrategiaconcursos.com.br
00000000000 - DEMO

83 de 83

Vous aimerez peut-être aussi