Vous êtes sur la page 1sur 3

3 Lista de Exerccios 1) Uma tpica seo de parede de edifcio mostrada na figura abaixo.

.Essa seo estende-se para dentro e para fora da parede e repetida no sentido vertical. Os membros de apoio da parede so feitos de ao (k = 50 W/m.K) e tm 8 cm (t12) x 0,5 cm (LB). O restante do espao interno da parede preenchido com isolante (k = 0,03 W/m.K) de medidas 8 cm (t23) x 60 cm (LB). A parede interna feita de placas de gesso (k = 0,5 W/m.K) de 1 cm de espessura (t 12), e a parede externa feita de tijolos (k = 1,0 W/m.K) de 10 cm de espessura (t34). Qual o fluxo de calor mdio atravs desta parede quando T1 = 20 C e T4 = 35 C?

2 Obtenha a relao para eficincia da aleta para a transversal de rea Ac constante, permetro p, comprimento L e condutividade trmica k, exposta a conveco para o meio a T com coeficiente de transferncia de calor h. Considere que a aleta seja suficientemente longa para que a temperatura na sua ponta seja quase T. Tome a temperatura da aleta na base como sendo Tb e despreze a transferncia de calor a partir da sua ponta. Simplifique a relao para a) aleta circular de dimetro D e b) aleta retangular de espessura t.

3) Uma aleta de alumnio (k = 237 W/m.K) de 4 mm de dimetro e 10 cm de comprimento est fixada superfcie. Considerando que o coeficiente de transferncia de calor 12 W/m2.K, determine o percentual de erro na taxa de transferncia de calor a partir da aleta quando a suposio de aleta infinitamente longa usada em vez da suposio de ponta da aleta adiabtica.

4) Aletas circulares de resfriamento de dimetro D = 1 mm e comprimento L = 30 mm, feitas de cobre (k = 380 W/m.K), so utilizadas para aumentar a transferncia de calor a partir de uma superfcie mantida na temperatura Ts1 = 132 C. Cada vareta tem sua extremidade fixada

nessa superfcie (x =0), enquanto a extremidade oposta (x = L) fixada na segunda superfcie, mantida a Ts2 = 0C. O ar que flui entre as superfcies e a varetas tambm est a T = 0C, e o coeficiente de conveco h = 100 W/m2.K. a) Expresse a funo (x)= T(x)- T ao longo da aleta e calcule a temperatura em x = L/2.

b) Determine a taxa de transferncia de calor a partir da superfcie quente atravs de cada aleta e a eficincia da aleta. O uso das aletas justificado? Por que? c) Qual a taxa global de transferncia de calor a partir de uma seo da parede de 10 cm por 10 cm que tem 625 aletas distribudas uniformemente? Assuma o mesmo coeficiente de conveco para a aleta e para a parte no aletada da superfcie. 5) Vapor de gua em um sistema de aquecimento flui atravs de tubos cujo dimetro externo de 5 cm e cujas paredes so mantidas a uma temperatura de 130 C. Aletas circulares de liga de alumnio 2024-T6 (k=186 W/m.K) de dimetro externo de 6 cm e de espessura de 1 mm so fixadas ao tubo. O espao entre as aletas 3 mm, portanto h 250 aletas por metro de comprimento de tubo. O calor transferido para o ar circundante a T = 25 C, com coeficiente de transferncia de calor calor de 40 W/ m2.K. Determine o aumento da transferncia de calor a partir do tubo por metro de seu comprimento, como resultado da adio das aletas.

6) Calor uniformemente gerado a uma taxa de 2 x 105 W/m3 em uma parede de condutividade trmica 25 W/m.K e espessura de 60 mm. A parede est exposta conveco nos dois lados, com diferentes coeficientes de transferncia de calor e temperaturas, como mostrado. H aletas planas retangulares no lado direito da parede, com as dimenses mostradas e condutividade trmica de 250 W/ m.K. Qual a temperatura mxima que poder ocorrer na parede?

7) Aletas de alumnio com perfil triangular so fixadas a uma parede plana cuja temperatura na superfcie de 250C. A espessura da base das aletas de 2 mm e o seu comprimento de 6 mm. O sistema encontra-se em um ambiente a uma temperatura de 20 C, com um coeficiente de transferncia de calor na superfcie de 40 W/m2. K. a) Quais so a eficincia e a efetividade das aletas? b) Qual o calor dissipado por unidade de largura em uma nica aleta. 8) Caractersticas especficas de materiais biologicamente ativos, tais como frutas, vegetais e outros produtos, fazem com que eles necessitem de cuidado especial no manuseio. Aps a colheita e a separao das plantas produtoras, a glicose catabolizada, produzindo dixido de carbono, vapor dgua e calor, com a consequente gerao interna de energia. Seja uma caixa de mas, cada uma com 80 mm de dimetro, que ventilada com ar a 5 C a uma velocidade de 0,5 m/s. O valor correspondente do coeficiente de transferncia de calor de 7,5 W/m2.K. No interior de cada ma, energia trmica gerada uniformemente a uma taxa total de 4000 J/Kg.dia. A densidade e a condutividade trmica da ma so 840 kg/m3 e 0,5 W/m.K, respectivamente.

a) Determine as temperaturas no centro e na superfcie das mas. b) Para uma pilha de maas no interior de uma caixa, o coeficiente convectivo depende da velocidade do ar na forma h = C1V0,25, onde C1 = 10,1 W/ (m2.K(m/s)0,425). Calcule e represente graficamente as temperaturas no centro e na superfcie das mas em funo da velocidade do ar para 0,1 V 1 m/s 9) Um satlite de comunicao esfrico, com 2 m de dimetro, colocado em rbita da terra. Ele gera 1000 W de potncia interna a partir de um pequeno gerador nuclear. Se a superfcie do satlite apresentar uma emitncia de 0,3 e estiver protegida da radiao solar pela sombra da terra, calcule sua temperatura superficial.

Vous aimerez peut-être aussi