Vous êtes sur la page 1sur 4

OFICINA:

Uma Proposta Metodolgica para a formao do conceito de Poliedros.


Grace Baqueiro e Maridete Ferreira (Universidade do Estado da Bahia UNEB)

A Geometria tem sua reconhecida importncia quando se trata de desenvolver diversas habilidades no indivduo, conforme consta nos

Parmetros Curriculares Nacionais (BRASIL,1997, P. 55):


Os conceitos geomtricos constituem parte importante dos currculos de Matemtica no ensino fundamental, porque, por meio deles, o aluno desenvolve um tipo especial de pensamento que lhe permite compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo em que vive.

Porm, a dificuldade de ministrar os contedos geomtricos faz com que o professor exclua estes de sua lista e privados destes contedos, entre outros prejuzos, os alunos passam a rejeitar esta disciplina dificultando seu aprendizado nas sries posteriores. Assim sendo, ns professores de Matemtica devemos discutir uma metodologia que atenda a essa clientela e que minimize as dificuldades na compreenso dos contedos geomtricos. Uma metodologia que privilegie a construo do conceito em vez de simplesmente memorizar definies e utilizar, de forma mecnica, frmulas prontas. Inspirados nos estudos desenvolvidos pelo Projeto Fundo por Nasser e colaboradores (2000), propomos uma sequncia de atividades com o objetivo de estimular o ensino dos contedos geomtricos a partir da formao do conceito onde este construdo atravs das diferenas e semelhanas existentes nos objetos a serem definidos. A escolha do contedo, poliedro, se deve ao fato de que pesquisas apontam que por vivermos em um mundo tridimensional aconselhvel iniciarmos o estudo da Geometria conhecendo os slidos geomtricos. E a Geometria Plana pode ser desenvolvida a partir das planificaes e/ou decomposio de figuras espaciais.

Objetivos:

Utilizando material concreto, apresentar propostas metodolgicas para: 1. Introduzir a idia intuitiva de figuras planas, figuras no-planas,. 2. Introduzir o conceito de poliedros. 3. Introduzir o conceito de Prisma. 4. Introduzir o conceito de Pirmide.

Material necessrio:

Objetos do dia-a-dia que possuam formas geomtricas. Por exemplo: caixas das mais variadas formas, bolas, latas, cd, cdulas, linha, etc...

Observaes: a. Esta oficina no tem por objetivo construir um modelo concreto e, sim, utilizar os modelos concretos j prontos para construir um saber fazer. b. Inicialmente, as atividades sero realizadas no sentido dos professores conhecerem a proposta metodolgica, atravs da manipulao dos objetos. Em seguida, baseados nesta proposta, eles tero que criar atividades, visando a formao do conceito de prisma e pirmide.

ATIVIDADE 1:

Separar os objetos em dois grupos, estabelecendo critrios (de sua livre escolha), de modo que um mesmo objeto no tenha caractersticas que satisfaam aos dois grupos simultaneamente. Objetivo: Chamar a ateno para a importncia da observao minuciosa dos objetos. preciso ficar atento s semelhanas e diferenas entre eles. a partir da que se dar a formao do conceito.

ATIVIDADE 2: Separar os objetos em dois grupos: 1. Os que podem ser colados em uma folha de caderno e, ao fecharmos o caderno, o objeto no possa ser amassado e nem visualizado. 2. Os que no satisfazem o 1 critrio. Objetivo: classificar as formas geomtricas em planas e no planas.

ATIVIDADE 3: [Parte 1] Separar entre os objetos, uma bola e um dado. Em seguida, analisar estes objetos e escrever pelo menos 3(trs) caractersticas para cada um deles.

[Parte 2] Separe entre os objetos os slidos geomtricos. Divida estes slidos em dois grupos:

A. Os que tenham caractersticas semelhantes ao da bola. B. Os que tenham caractersticas semelhantes ao do dado. Objetivo: Estabelecer o conceito de poliedros, usando os critrios: objetos que rolam e os que no rolam. Tambm falar em faces do poliedro.

ATIVIDADE 4:

Escolha um objeto qualquer do grupo B, formado na atividade 3. [Parte 1] Identifique e marque: a) Duas faces que no se encontram. b) Duas faces que se encontram. Passe o dedo indicador no encontro destas duas faces. Objetivo: estabelecer o conceito de arestas.

[Parte 2] Identifique e marque: a) Duas arestas que no se encontram. b) Duas arestas que se encontram. Passe o dedo indicador no encontro destas duas arestas. Objetivo: estabelecer o conceito de vrtice.

ATIVIDADE 5:

Professor, agora a sua vez: baseado nas atividades anteriores, crie uma atividade que leve formao do conceito de Prisma e de Pirmide.

Referncias Bibliogrficas: BRASIL, Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: Matemtica. Brasilia:MEC/SEF, 1998. NASSER e COLABORADORES. Curso Bsico de Geometria Mdulo I. Rio de Janeiro: IM/UFRJ/ PROJETO FUNDO, 2000.

Vous aimerez peut-être aussi