Vous êtes sur la page 1sur 7

Sumrio

Introdu ........................................................................................ 02 o ..................................... Finalida ........................................................................................ 03 de ..................................... Autonomia entre ...................................................................... 03 federados ............................. Procedime ..................................................................................... 03 nto .................................... Princpios ............................................................................... 04 sensveis Interveno ................................. ............................................................................ 04

normativa ................................ Proced ncia da ............................................................................. 04 ao ................................. !ecreto do Presidente da .............................................................. 04 "ep#$lica .......................... %ontrole poltico e durao da ...................................................... 04 interveno ....................... &feit ............................................................................................. 0' os ....................................... (urisprud ..................................................................................... 0' ncia .................................... "epresentao de inconstitucionalidade..................................... 0+ de )ei *unicipal ................ "efer n ......................................................................................... 0, cia ......................................

Introduo
A-./ !I"&0A !& I1%/1S0I02%I/1A)I!A!& I10&"3&10I3A Tambm conhecida como representao interventiva, o controle de constitucionalidade da interveno federal adentrou no regime jurdico nacional a partir da Constituio de 193 , em seu art! 1",#"$! %odrigo &oureno e'plica (ue, a partir da Constituio de 19 ), o *rocurador +eral da %ep,blica ganhou compet-ncia para impugnar a constitucionalidade de atos locais por violao aos princpios constitucionais sensveis, sendo da compet-ncia do .upremo Tribunal /ederal o respectivo julgamento! 0 autor do %io de 1aneiro observa (ue, mesmo surgindo 19 anos antes da ao direta de inconstitucionalidade, a ao interventiva perdeu import2ncia no cen3rio jurdico nacional! 4sto se deveu ao fato de (ue a ao direta de inconstitucionalidade sujeitar um n,mero maior de atos normativos e no gerar os inconvenientes da primeira!

"

Finalidade. 5 ao direta interventiva tem dupla finalidade,ou seja, objetiva a declarao de inconstitucionalidade da lei ou do ato normativo estadual e a decretao de interveno federal no 6stado7 membro ou no 8istrito /ederal! .egundo 9oraes, a primeira delas seria de nature:a jurdica e a ,ltima de nature:a poltica!; Autonomia dos entes federados. 5o tratar da organi:ao do 6stado brasileiro, a Constituio da %ep,blica determina (ue a organi:ao poltico7administrativa compreende todos os entes federativos, ou seja, <nio, 6stados7 membros, 8istrito /ederal e 9unicpios, todos aut=nomos! .endo a autonomia a regra, a constituio mesmo, nos sete incisos do art! 3 , prev- os casos nos (uais poder3 ocorrer a interveno da <nio nos 6stados e no 8istrito /ederal!>3? 0 fato lembrado por &oureno (ue a interveno representa gravssima situao de e'ceo @ autonomia de um ente da /ederao! Procedimento. 5 violao dos princpios sensveis da Constituio da %ep,blica Aart! 3 ,B44C pode causar a ao direta interventiva! 0 *rocurador7+eral da %ep,blica deve ajui:37la e o .upremo Tribunal /ederal process37la e julg37la Aart! 3),B4C! 5pDs ajui:amento da representao pelo chefe do 9inistrio *,blico da <nio, segundo o %egimento 4nterno do .T/, o seu *residente deve procurar eliminar a causa do pedido! &oureno classifica, de acordo com o citado regimento essa atuao do ministro7presidente como materialmente administrativa! 4nfrutferos os contatos entre as autoridades envolvidas e o *residente do .T/, sero re(uisitadas informaEes @s primeiras! %ecebidas as informaEes, o *rocurador7+eral da %ep,blica receber3 vistas ao processo para a emisso de parecer! 0 *residente do .T/ ser3 o relator do pedido de interveno! 0 *len3rio dever3 julg37lo! *rocedente o pedido, a interveno ser3 re(uisitada ao *residente da %ep,blica!

Princpios sensveis. 0 (ue 9oraes e'plica (ue, em uma das possibilidades de decretao da interveno federal nos 6stados e nos 9unicpios, a do art! 3 , B44, h3 fundamento na defesa e observ2ncia dos princpios constitucionais sensveis, ou sejaF aC forma republicana, sistema representativo e regime democr3ticoG bC direitos humanosG cC autonomia municipalG dC prestao de contas da administrao p,blica, direta e indiretaG eC aplicao do mnimo e'igido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transfer-ncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino e nas aEes e servios p,blicos de sa,de! Tais princpios so assim chamados em ra:o de sua inobserv2ncia poder acarretar a interveno federal sobre a autonomia poltica do 6stado ou 8istrito /ederal (ue mau e'ercer suas compet-ncias legislativas, administrativas ou tribut3rias! 8esta forma, (uais(uer leis ou atos normativos do poder p,blico, na reali:ao de sua compet-ncia constitucional, (ue viole um dos princpios sensveis constitucionais, poder3 sofrer controle concentrado de constitucionalidade, por meio da ao interventiva! Interveno normativa. *ara 9oraes, no entanto, H!!!a chamada interveno normativa depender de provimento pelo STF, da ao direta de inconstitucionalidade interventiva, proposta pelo procurador-geral da Repblica, que detm legitimao e clusiva! "!!!# o $ato de a %onstituio Federal re$erir-se & representao do procurador geral da Repblica, no altera sua nature'a (ur)dica de ao*! Proced ncia da ao. 5o julgar procedente a ao interventiva, o .T/ declara (ue e'istiu violao de princpio constitucional sensvel e, transitada em julgado,comunica a autoridade interessada e o *residente da %ep,blica para as provid-ncias constitucionais!

!ecreto do Presidente da "ep#$lica. 5 interveno federal dever3 ser decretada pelo *residente da %ep,blica, devendo se limitar a suspender a e'ecuo do ato impugnado, se esta medida for suficiente para se restabelecer a normalidade! 6m no sendo suficiente a medida, efetivar7se73 a interveno e romper7se73 autonomia do 6stado7membro! %ontrole poltico e durao da interveno. 6m ra:o da Constituio no e'igir a apreciao pelo Congresso Iacional da interveno, no haver3 controle poltico da mesma! 5 sua durao deve ser suficiente para a volta da normalidade do pacto federativo! &feitos. 9oraes e'plica os efeitos jurdicos da ao direta interventiva como decorrentes de sua dupla finalidade! Io sentido jurdico, a lei ou o ato normativo inconstitucional ser3 nulo e e'cludo da ordem jurdica com os efeitos retroativos e de observ2ncia obrigatDria por todos! *oliticamente, a declarao de inconstitucionalidade gera efeitos polticos consistentes na possibilidade de interveno federal em um 6stado7membro ou no 8istrito /ederal! *ara 6lival da .ilva %amos, os efeitos da deciso na ao interventiva consistem em autori:ar o ato de interveno! %essalta 9oraes, com base no %egimento 4nterno do .T/, (ue julgada procedente e transitada em julgado, a ao interventiva deve ser comunicada pelo .T/ @ autoridade interessada e re(uerido ao *residente da %ep,blica a decretao da interveno!>1J? 6nri(ue %icardo &eKandoKsLi ressalta (ue apDs o provimento da representao ministerial e re(uisitada a interveno, incumb-ncia do *residente da %ep,blica decret37la sem demora em ra:o de ser a mesma um ato vinculado! (urisprud ncia. Interveno no *unicpio. 1ulgado pela .egunda Turma do .T/ em 1 MJ3M19N9 o %ecurso 6'traordin3rio n$ 11O)N de .o *aulo foi relatado pelo 9inistro Carlos 9adeira gerou o seguinte e'trato de ementaF 5o direta interventiva! 4nterveno no 9unicpio! 8eciso judicial descumprida por prefeito! 4legitimidade Pad causamP de particular! &egitimidade ativa do procurador7geral de 1ustia! 13 a sua ementa foi ditada nos seguintes termosF H4nterveno no 9unicpio! %epresentao interventiva com fulcro em descumprimento, pelo prefeito, de ordem judicial, dirigida diretamente ao Tribunal de 1ustia, em face do ar(uivamento de
O

id-ntico pedido ao *rocurador7+eral de 1ustia! 4mpossibilidade na ao direta interventiva, o 9inistrio *,blico no substituto processual, mas parte,dedu:indo em ju:o pretenso prDpria A5rt! 1O, # 3$, Q8Q da Constituio de 19)RM19)9G 5rt! 1J), B4 da Constituio do 6stado de .o *auloC! 0 interessado no cumprimento da deciso no tem legitimidade para propor ao *oder 1udici3rio a interveno no 9unicpio! 5r(uivamento do pedido feito ao *rocurador7+eral de 1ustia em virtude de no se configurar, no 9unicpio, situao (ue e'ija o restabelecimento da normalidade pela interveno! %ecurso e'traordin3rio conhecido e providoS! 0 (ue houve no caso foi o descumprimento de deciso judicial por um prefeito municipal pela aus-ncia de pagamento de precatDrio! %estou declarada a ilegitimidade do particular para a ao direta interventiva!

"epresentao de inconstitucionalidade de )ei *unicipal 0 %ecurso 6'traordin3rio 1JJJ9R, relatado pelo 9inistro .oares 9uTo:, trata da representao de inconstitucionalidade de &ei municipal! <tili:ou7se como fundamento constitucional a previso da Constituio de 19)RM)9, art! 1O, #3$, HdS! Consultados mais outros (uatro resultados obtidos na pes(uisa na p3gina eletr=nica do .upremo Tribunal /ederal, o (ue se verificou foi a reafirmao por parte dos 9inistros Thompson /lores, Cordeiro +uerra, etc, (ue somente o *rocurador +eral de 1ustia (uem tem legitimidade para propor a ao direta interventiva nos Tribunais de 1ustia de cada 6stado onde se situar o 9unicpio (ue produ:ira normas inconstitucionais!

"efer ncia
*/"A&S4 Ale5andre de4 %onstituio do +rasil ,nterpretada e -egislao %onstitucional, U edio, .o *auloF 5tlas, "JJ , *p! RR37 RR)! &0<%6IV0, %odrigo &opes! %ontrole da %onstitucionalidade & -u' da .urisprud/ncia do STF! "U edio revista e atuali:ada, n$ 1J3", %io de 1aneiroF /orense, 1999, 0pud 90%56. A"JJ FRROC! 90%56. A"JJ FRROC 0pud 90%56. A"JJ FRRO7RR)C! Pu$licao6 !( !A0A72870479: P;70'9', &*&10 3/)708'397 02 P;7002,9. %T1 13J %T1 1J9

Vous aimerez peut-être aussi