Vous êtes sur la page 1sur 14

Saneamento de Gois S.A.

CARGO

QUMICO
PROVA OBJETIVA
LNGUA PORTUGUESA E CONHECIMENTOS ESPECFICOS S abra este caderno quando for autorizado pelo fiscal. Leia atentamente as instrues abaixo.
1 . Este caderno de provas composto de 40 questes. Confira-o todo e solicite sua substituio, caso apresente falha de impresso ou esteja incompleto. 2 . Leia cuidadosamente cada questo da prova, antes de respond-la. 3 . No carto-resposta, preencha, com caneta esferogrfica preta, a quadrcula correspondente alternativa escolhida para cada questo. 4 . A resposta no ser considerada se: - houver marcao de duas ou mais alternativas; - a quadrcula correspondente alternativa escolhida no estiver completamente preenchida; - forem ultrapassados os limites da quadrcula a ser preenchida. 5 . Durante as provas, o(a) candidato(a) no dever levantar-se ou comunicar-se com outros(as) candidatos(as). OBSERVAES: - Os fiscais no esto autorizados a fornecer informaes acerca desta prova. - Se desejar, o(a) candidato(a) poder utilizar a folha intermediria de respostas, na 3 capa, para registrar as alternativas escolhidas.

Identificao do candidato

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA O texto abaixo refere-se s questes 1 e 2. No texto abaixo, o eu lrico assume a voz do rio Tiet (o mesmo que corta a cidade de So Paulo). Porque os homens no me escutam! Por que os governadores No me escutam? Por que no me escutam Os plutocratas e todos os que so chefes e so fezes? Todos os donos da vida? Eu lhes daria o impossvel e lhes daria o segredo, Eu lhes dava tudo aquilo que fica pra c do grito Metlico dos nmeros, e tudo O que est alm da insinuao cruenta da posse. E si acaso eles protestassem que no! [...]
ANDRADE, Mrio de. A meditao sobre o Tiet. In: Poesias completas. So Paulo: Crculo do Livro, 1976. p. 367.

Questo 1 Em relao ao valor semntico dos termos ou das expresses apresentadas no texto, marque a alternativa
INCORRETA:

a) Considerando que o radical grego pluto significa riqueza, pode-se dizer que plutocrata aquele que domina pela riqueza. b) Em Eu lhe daria e eu lhe dava, o verbo daria tem sentido mais hipottico e dava tem sentido mais categrico. c) O verbo escutar, repetido vrias vezes no texto, constitui uma redundncia desnecessria para o sentido e a estilstica do poema. d) O significado de grito metlico dos nmeros relaciona-se com grito das moedas, do vil metal. Questo 2 A partir de uma anlise das ligaes sintticas dos termos e das oraes no texto, marque a alternativa
CORRETA:

a) Os dois porqus do 1 verso tm a mesma funo. b) Em todos os que so chefes e tudo o que est alm..., os termos destacados podem ser substitudos, respectivamente, por aqueles e aquilo. c) O pronome me refere-se a Mrio de Andrade, pois a voz dele que se expressa no texto. d) Em Por que no me escutam (2 verso), o termo em destaque tem valor interrogativo. Expressa uma idia de causa.
Espao para rascunho

www.pciconcursos.com.br

O texto abaixo refere-se s questes de 3 a 5. A notcia que segue foi retirada do jornal da ABES, Associao Brasileira de Engenharia Ambiental, Seo Gois, de maro de 2001.
SANEAMENTO

Coordenador no Centro-Oeste da Frente nacional de prefeitos, Pedro Wilson est liderando um grupo de trabalho que discute e tenta modificar o projeto de lei 41/47, que estadualiza as concesses municipais de gua e esgoto. Somos contra pois percebemos que, deste modo, ela vai direto rumo privatizao. mais fcil privatizar empresas estaduais do que chamar cinco mil municpios para privatizar gua e esgoto, revelou. Na opinio de Pedro Wilson, o processo incrementaria a excluso social. Ser que uma companhia particular se interessaria em beneficiar um bairro pobre?, questiona. No caso especfico de Goinia, vale lembrar que a prefeitura fez uma concesso Saneago. Assim, todas as aes relacionadas ao segmento so antes discutidas com a prefeitura.
Jornal da ABES, Associao Brasileira de Engenharia Sanitria. mar. 2001.

Questo 3 Marque a alternativa que contm o fato bsico divulgado pela notcia: a) Pedro Wilson lidera um grupo de trabalho que discute e tenta modificar o projeto de lei que visa estatizao das concesses municipais de gua e esgoto. b) O prefeito de Goinia coordena, no Centro-Oeste, a Frente Nacional de Prefeitos. c) A prefeitura de Goinia fez uma concesso dos servios de saneamento para a Saneago. d) O prefeito de Goinia questiona o possvel interesse das companhias particulares de saneamento em beneficiarem um bairro pobre. Questo 4 Para defender seu ponto de vista, o prefeito de Goinia alternativa que NO os expressa: a) b) c) d) apresenta alguns argumentos. Marque a

A estadualizao o primeiro passo para a privatizao. O processo de estatizao das concesses de gua e esgoto o primeiro passo para a privatizao. mais fcil privatizar empresas estaduais do que chamar cinco mil municpios para privatizar gua e esgoto. As companhias particulares de saneamento tm mostrado interesse em beneficiar bairros mais pobres.

Questo 5 Marque a alternativa CORRETA. O emprego de aspas em Ser que uma companhia particular se interessaria em beneficiar um bairro pobre? tem a funo de a) b) c) d) incorporar a opinio do grupo de trabalho do prefeito ao discurso do jornalista. colocar em destaque a opinio do jornalista. incorporar a opinio do prefeito opinio do jornalista. destacar, no discurso do jornalista, o questionamento do prefeito.
Espao para rascunho

www.pciconcursos.com.br

O trecho a seguir parte de uma entrevista feita pelo JB Ecolgico, ao escritor, fsico e terico de sistema, Fritjof Capra, diretor fundador do Centro para Ecoliteracy em Berkeley, EUA. As questes 6 e 7 referem-se a ele.

Qual o maior desafio do Sculo XXI? Mudar o sistema de valores da economia global baseada to-somente no dinheiro pelo dinheiro e no
em princpios ticos e sociais. O capitalismo, em sua viso linear, v o dinheiro primeiro. Por isso, ele exclui, v o ser humano como secundrio. A economia atual no tem a estabilidade da vida, que complexa e no linear. esta a insustentabilidade que, a um s tempo, faz alguns pases ricos, a elite global. E muitos miserveis. O senhor prega que a destruio ambiental no somente um efeito colateral, mas parte integral do modelo de capitalismo global? Sim. A nfase nas exportaes, por exemplo, tem nos levado ao esgotamento rpido dos recursos naturais. diminuio das guas potveis. Ao secamento dos leitos dos rios. converso de terras agricultveis em plantaes que esgotam a fertilidade do solo. Ao processo de migrao forada de agricultores de suas terras.
JORNAL DO BRASIL. Rio de Janeiro, 31 mar. 2002. JB Ecolgico.

Questo 6 Marque a alternativa que NO est de acordo com as caractersticas de entrevista jornalstica em geral e da entrevista acima, em particular: a) As respostas do entrevistado, no texto acima, configuram-se como predominantemente narrativas. b) Uma entrevista jornalstica caracteriza-se pelo dilogo entre o entrevistado e o entrevistador, tendo em vista um leitor/ouvinte. c) A entrevista caracteriza-se prioritariamente pelo discurso direto. d) Na entrevista acima, predomina a funo referencial da linguagem, tendo como referentes bsicos a economia globalizante e seus efeitos nefastos sobre a humanidade e o ecossistema. Questo 7 Marque a alternativa em que a oposio dos termos NO corresponde oposio construda pela crtica que o professor Capra faz ao modelo de capitalismo global vigente: a) b) c) d) estabilidade da economia / complexidade da vida dinheiro pelo dinheiro / princpios ticos e sociais prioridade do dinheiro / segundo plano do ser humano nfase na exportao / esgotamento dos recursos naturais
Espao para rascunho

www.pciconcursos.com.br

O texto abaixo refere-se s questes 8 e 9.

O Paradoxo da Misria
O Brasil o mais rico entre os pases com maior nmero de pessoas miserveis. Isso torna inexplicvel a pobreza extrema de 23 milhes de brasileiros, mas mostra que o problema pode ser atacado com sucesso.
VEJA. So Paulo, 23 jan. 2002.

Questo 8 Em relao ao texto acima, marque a alternativa que contm o fato considerado um paradoxo: a) b) c) d) O Brasil tem 23 milhes de brasileiros na mais completa misria, o que inexplicvel. O Brasil apresenta o maior nmero de pessoas miserveis, mas o problema pode ser atacado com sucesso. O Brasil o mais rico entre os pases com maior nmero de pessoas miserveis. O Brasil um pas sofrido, apesar de ser o mais rico do continente.

Questo 9 A conjuno mas, destacada no texto, pode ser substituda, sem prejuzo dos aspectos sintticos e semnticos, por a) b) c) d) logo. apesar de. embora. entretanto.

Questo 10 A lngua um conglomerado de variedades regionais, sociais, situacionais e temporais. H formas mais ou menos coloquiais, h expresses que se usam em uma regio e no em outra, h modalidades de linguagem mais ou menos informais e outras com um grau maior de formalidade. Basicamente, os estudiosos dividem a linguagem em duas modalidades: a padro ou culta e a no padro ou coloquial. Nenhuma superior outra, mas ambas precisam adequar-se situao comunicativa em que ocorrem.

FOLHA DE S. PAULO. So Paulo, 22 set. 2000.

Tendo em vista as consideraes acima, marque a alternativa CORRETA em relao linguagem da charge: a) A charge revela uma linguagem preconceituosa em relao ao falar caipira de Itamar. b) O autor da charge utiliza-se do falar prprio da regio de Itamar Franco para ilustrar, com humor, o antagonismo entre o ex-presidente e o atual. c) Fernando Henrique, ao usar o termo bo, est agredindo o provincianismo de Itamar. d) Itamar revela um nvel de linguagem no condizente com sua posio social.

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questo 11 O cido clordrico, HCl, na concentrao de 0,1081 mol/L, foi escolhido para determinar quantitativamente a concentrao de um sal impuro de tetraborato de sdio, Na2B4O7 (201,372 g/mol). Durante a padronizao, gastou-se 31,64 mL do cido para neutralizar 0,7439 g do padro primrio, sendo a equao da reao B4O72- + 2H3O+ + 3H2O 4H3BO3 A concentrao do Na2B4O7, expressa em porcentagem, foi de a) b) c) d) 46,29% 45,00% 48,50% 50,00%

Questo 12 Uma fbrica de cosmticos produz p para os ps. Para o controle da qualidade do p, determina-se a quantidade de zinco contida nesse produto. Ao se analisar o zinco, Zn (65,39 g/mol), em uma amostra de 0,7556 g do produto, por volumetria de complexao com EDTA (H4Y), gastou-se 21,27 ml de EDTA 0,01645 mol/L, sendo a equao da reao Zn2+ + Y4- ZnY2A concentrao do zinco na amostra de a) b) c) d) 5,008% 4,033% 4,450% 3,028%

Questo 13 Uma amostra de 0,7120 g de um minrio contendo ferro (55.847 g/mol) foi dissolvida em cido, transferida para um redutor de Jones e produziu-se ferro(II). Na volumetria de oxirreduo, para a determinao do on Fe2+, gastou-se 39,21 mL de permanganato de potssio, KMnO4 0,02086 mol/L, e o Fe2+ reagiu com permanganato, sendo a equao da reao MnO4 + 5Fe 2+ + 8H+ Mn2+ + 5Fe 3+ + 4H2O A concentrao do ferro de a) b) c) d) 28,00% 32,08% 35,02% 38,09%
Espao para rascunho

www.pciconcursos.com.br

Questo 14 Um qumico realizou uma volumetria de precipitao pelo mtodo de Mohr, usando uma soluo de nitrato de prata, AgNO3 (169,87 g/mol), que foi preparada dissolvendo-se 14,77 g de AgNO3 em 1,0 litro de gua. Marque a alternativa que indica o volume em mililitros (mL) desta soluo necessrio para reagir com 0,2631g de NaCl (58,5 g/mol), considerando a equao da reao: Ag+(aq) + Cl(aq) AgCl(s) a) b) c) d) 60,00 mL 54,05 mL 40,65 mL 51,72 mL

Questo 15 Na anlise de uma amostra de 200 mL de gua, o clcio foi precipitado como oxalato de clcio. O precipitado formado foi filtrado, lavado, incinerado e convertido em xido de clcio (56,08 g/mol). Durante a anlise gravimtrica do clcio (40,08 g/mol), o peso do cadinho (limpo e seco) vazio foi de 26,6002 g, e o peso do cadinho com o precipitado foi de 26,7134 g, sendo a equao da reao igual a Ca2+ CaC2O4 (s) CaO(s) + CO2(g) + CO(g) O resultado da massa de clcio, em gramas por 100 mL, a) b) c) d) 0,0404 g 0,0240 g 0,0340 g 0,0500 g

Questo 16 O grau de consumo de oxignio por bactrias para a oxidao de contaminantes em gua denominado a) b) c) d) demanda qumica de oxignio. oxignio dissolvido. demanda biolgica de oxignio. demanda de oxignio.

Questo 17 Ao se avaliar a demanda qumica de oxignio, em uma amostra de gua, faz-se a oxidao qumica do material na presena de um forte oxidante em meio cido. Marque a alternativa que apresenta a equao que expressa essa reao:
Microrganismos

a) b) c) d)

{CH2O} + O2 5{CH2O} + 4H+ + 4NO33{CH2O} + 16H+ + 2Cr2O722{CH2O} + SO42- + H+

CO2(g) + H2O 2N2(g) + 5CO2(g) + 7H2O 4Cr3+ + 3CO2(g) + 11H2O 2CO2(g) + HS- + 2H2O
Espao para rascunho

www.pciconcursos.com.br

Questo 18 O ar seco tem 20,95% de oxignio por volume. Considere 1.000 atm de ar sendo bombeados na gua a 25 C, e a presso parcial de vapor da gua a essa temperatura, igual a 0,03126 atm. Marque a alternativa que indica a presso parcial do oxignio na gua: a) b) c) d) 0,2500 atm 0,2029 atm 0,3045 atm 0,3100 atm

Questo 19 A cromatografia gasosa uma das tcnicas instrumentais de anlise mais utilizadas no mundo. A respeito dessa tcnica, correto afirmar que: a) b) c) d) as substncias analisadas precisam ser volteis na temperatura de anlise. as substncias analisadas no precisam apresentar estabilidade trmica. a fase mvel um lquido a temperatura ambiente. o detector de UV-visvel o mais utilizado nessa tcnica.

Questo 20 Entre as provas microbiolgicas para gua, descritas abaixo, marque a alternativa que apresenta aquela que especfica para coliforme fecal, quando h formao de gs. a) b) c) d) Prova baseada na produo de gs a partir do caldo da lactose. Prova baseada na semeadura de uma cultura positiva sobre uma superfcie de gar Endo ou EMB. Prova baseada na anlise estatstica de grupos de tubos, formando uma srie de diluies. Prova que se inicia com a transferncia de um volume de amostra para tubos de fermentao com caldo lactosado.

Questo 21 Um analista necessitava calibrar uma pipeta de vidro de 25 mL. Pesou um pesa-filtro vazio e obteve um peso de 11,313 g. Aps ench-lo com 25 mL de gua, a massa de gua obtida foi de 36,225 g. Porm, a temperatura do laboratrio era de 27 oC e a pipeta fora calibrada a 20 oC. Sabendo que a 20 oC, 1 g de gua corresponde a um volume de 1,0045 ml, calcule qual deveria ser o volume real da pipeta de 25 mL: a) 25,001 mL b) 25,024 mL c) 24, 995 mL d) 24,000 mL
Espao para rascunho

www.pciconcursos.com.br

Questo 22 Um pesquisador deu como incumbncia a um aluno selecionar quatro mtodos com o objetivo de analisar as seguintes substncias: metais pesados, compostos orgnicos volteis, radioistopos ativos e amnia. Marque a alternativa que apresenta a melhor escolha da metodologia para anlise das substncias acima, obedecendo seqncia: a) Cromatografia gasosa titulao espectrofotometria de infravermelho anlise de ativao de neutrons. b) Espectrofotometria na regio do visvel anlise de injeo de fluxo fotometria de emisso espectrofotometria de absoro atmica. c) Espectrofotometria de absoro atmica cromatografia gasosa anlise de ativao de nutrons espectrofotometria na regio do visvel. d) Espectrofotometria de infravermelho espectrofotometria de absoro atmica cromatografia gasosa anlise de injeo de fluxo. Questo 23 Um qumico estava trabalhando em um laboratrio de pesquisa e produziu resduos muito cidos, os quais ele precisava descartar. Marque a alternativa que aponte a ele o procedimento de segurana CORRETO: a) b) c) d) Despejar a soluo na pia. Guardar o resduo para jogar no aterro sanitrio. Incinerar o resduo de qualquer forma. Tratar o resduo com uma base at neutraliz-lo e depois dilu-lo antes de jog-lo na pia.

Questo 24 O tratamento primrio do esgoto consiste na remoo de material insolvel da gua e feito em duas fases. Marque a alternativa cuja etapa faz parte desse tratamento: a) Sistema de reatores biolgicos b) Sistema de lodo ativado c) Sedimentao primria d) Filtrao com baixo fluxo Questo 25 Em uma planta de tratamento de gua com grande quantidade de carbonato e ferro, foram realizados os seguintes processos: remoo de slidos, remoo de dureza, remoo de ferro e filtrao. Marque a alternativa que aponta o processo que estaria faltando para garantir o funcionamento CORRETO da planta: a) b) c) d) Desinfeo Nitrificao Adio de metanol Adsoro com carvo ativado
Espao para rascunho

www.pciconcursos.com.br

Questo 26 Vrias solues qumicas se apresentam coloridas na natureza. Por exemplo, uma soluo de dicromato de potssio amarela, uma soluo aquosa de azul de metileno intensamente azul. Considerando a forma de absoro de radiao por espcies moleculares, sabe-se que uma soluo azul porque absorve a) b) c) d) a cor azul e transmite a cor azul. a cor azul e transmite a cor amarela. a cor azul e transmite todas as cores. todas as cores e transmite somente a cor azul.

Questo 27 A espectrofotometria de absoro atmica foi proposta no incio de 1955 por Walsh, como tcnica de anlise qumica, principalmente para a determinao de metais. Cada elemento metlico a ser determinado por absoro atmica tem uma fonte especfica de radiao. Marque a alternativa que corresponde ao nome dessa fonte: a) b) c) d) Lmpada de filamento de tungstnio Lmpada de ctodo oco Lmpada de vapor de sdio Lmpada de deutrio

Questo 28 A espectrofotometria obedece lei de Beer dentro de uma faixa linear de concentrao, mas sabe-se que essa lei sofre de desvios da linearidade. Marque a alternativa que corresponde aos desvios da lei de Beer: a) b) c) d) Desvio relativo e desvio qumico. Desvio padro e desvio qumico. Desvio real e desvio padro. Desvio real e desvio qumico.

Questo 29 A lei de Beer governa a espectrofotometria. Para chegar a essa lei, Beer fez vrios experimentos medindo a luz transmitida por vrias solues, variando a concentrao dessas solues. Marque a alternativa que apresenta a forma CORRETA da lei de Beer: a) b) c) d) Quando a energia absorvida, a energia transmitida decresce exponencialmente com o caminho tico. Quando a energia absorvida, a energia transmitida decresce linearmente com o caminho tico. Quando a energia absorvida, a energia transmitida decresce exponencialmente com a concentrao. Quando a energia absorvida, a energia transmitida decresce linearmente com a concentrao.

Questo 30 A condutncia de uma soluo medida pela resistncia que a soluo apresenta passagem de corrente pela soluo. A condutncia tanto maior quanto menor for a resistncia da soluo. Marque a alternativa que apresenta a soluo com a menor condutividade: a) b) c) d) gua destilada pura gua desionizada pura Uma soluo de cloreto de potssio Uma soluo de cido actico

www.pciconcursos.com.br

10

Questo 31 A turbidimetria e a nefelometria so tcnicas espectrofotomtricas pouco utilizadas entre as tcnicas instrumentais por apresentar um nmero pequeno de aplicao. Sua melhor aplicao ocorre na determinao de on sulfato. Marque a alternativa que identifica o que medido pela turbidimetria e a nefelometria: a) b) c) d) A colorao da soluo A quantidade de matria orgnica na soluo O pH da soluo O espalhamento da radiao por partculas em suspenso

Questo 32 O potencial de um eletrodo indicador sempre medido em relao ao potencial de um eletrodo de referncia adotado pela Unio Internacional de Qumica Pura e Aplicada (IUPAC). Marque a alternativa que apresenta o eletrodo universalmente utilizado como eletrodo de referncia: a) b) c) d) Eletrodo de prata-cloreto de prata. Eletrodo padro de hidrognio. Eletrodo de mercrio-cloreto de mercrio (i). Eletrodo de membrana de vidro.

Questo 33 A parte ptica de um espectrofotmetro (monocromador) constituda de vrios componentes. Marque a alternativa que apresenta a seqncia CORRETA desses componentes em um monocromador de um espectrofotmetro: a) b) c) d) Elemento de resoluo, fenda de entrada, lente colimadora, lente de focagem e fenda de sada. Fenda de entrada, lente colimadora, elemento de resoluo, lente de focagem e fenda de sada. Lente colimadora, elemento de resoluo, fenda de entrada, lente de focagem e fenda de sada. Fenda de entrada, fenda de sada, lente colimadora, elemento de resoluo e lente de focagem.

Questo 34 A resoluo da luz branca (policromtica) em uma luz monocromtica feita por um elemento de resoluo alocado dentro dos instrumentos de medida de absorbncia. Marque a alternativa que apresenta o elemento de resoluo utilizado na fotometria de emisso: a) b) c) d) Prisma Filtros ticos Rede de difrao Lente de focagem

Questo 35 Em uma soluo de azul de metileno, foi observada a transmisso de 65% da luz incidente. Marque a alternativa que apresenta a absorbncia dessa soluo e a transmitncia de uma soluo cinco vezes mais diluda: a) b) c) d) 0,037 e 88,9% 0,889 e 37,4% 0,917 e 18,7% 0,187 e 91,7%

www.pciconcursos.com.br

11

Questo 36 O potencial do eletrodo de hidrognio ( E ) depende da atividade do on hidrognio na soluo, de acordo com a equao de Nernst: 1 E = 0,0592 log aH + Marque a alternativa que apresenta o valor do potencial para uma soluo de pH igual a 6. Dados: pH = log a H + a) 325,5 mV b) 355,2 mV c) 355,2 mV d) 325,5 mV Questo 37 Na determinao da concentrao de magnsio em gua de torneira, por absoro atmica, a absorbncia varia em funo das concentraes das solues padro de acordo com a equao A = 0,01 + 0,83 [Mg], em que A a absorbncia e [Mg] a concentrao de magnsio nas solues. Se uma amostra apresentar uma transmitncia de 85%, sua concentrao ser de a) b) c) d) 0,085 mg/L 0,083 mg/L 0,073 mg/L 0,075 mg/L

Questo 38 Uma espcie molecular absorve energia de uma fonte de radiao, sofrendo transio de acordo com a intensidade da radiao e da estrutura molecular. Marque a alternativa que completa de forma CORRETA a afirmao que segue: Os tipos de transio que ocorrem na absoro molecular so a) b) c) d) rotacional e vibracional. vibracional e eletrnica. somente vibracional. rotacional, vibracional e eletrnica.

Questo 39 A cromatografia , sem dvida, a tcnica de separao de constituintes em uma amostra mais eficiente que se conhece. Marque a alternativa que apresenta os detectores mais comuns utilizados na cromatografia: a) b) c) d) Condutividade trmica, ionizao de chama e deteco colorimtrica Deteco polarogrfica, deteco voltametria e ionizao de chama Condutividade trmica, ionizao de chama e captura de eltrons Deteco voltametria, condutividade trmica e captura de eltrons

www.pciconcursos.com.br

12

Questo 40 Um arco-ris no cu um exemplo de resoluo da luz branca do sol em suas seis cores bsicas: vermelha, laranja, amarela, verde, azul e violeta. Essa resoluo acontece pela presena de molculas de gua e poeira na atmosfera. Marque a alternativa CORRETA. A cor que sofre maior disperso na atmosfera a a) b) c) d) vermelha amarela violeta verde
Espao para rascunho

www.pciconcursos.com.br

13

FOLHA INTERMEDIRIA DE RESPOSTAS

Questo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a

Alternativas b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c b c

d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d

www.pciconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi