Vous êtes sur la page 1sur 4

Tutela Antecipada

A tutela antecipada um poder-dever do juiz, a que este no poder se furtar caso estejam presentes os requisitos da sua concesso. Ela ca !vel, desde a reforma do "#", em qualquer procedimento aplicvel, comum $ordinrio ou sumrio% ou especial. & art. '() do "#" e*i+e primeiramente, para que ocorra a antecipa,o da tutela jurisdicional, o requerimento da parte interessada. Assim, o juiz no pode conceder a tutela de of!cio. Esto le+itimados para pleitear a tutela- o autor, o viamente, na peti,o inicial. o assistente simples ou qualificado. & ru s/ poder pedir a antecipa,o nos casos de reconven,o ou pedido contraposto $porm nestes casos ele tam m%. A antecipa,o da tutela jurisdicional, de acordo com a lei, pode ser total ou parcial. 0essa forma, o juiz pode conceder tudo o que foi pedido ou apenas parte do pedido. & em que antecipado , no final das contas, apenas aquilo que poderia ser asicamente autor

concedido ao final do processo, atravs da senten,a de proced1ncia da pretenso. A senten,a produz tr1s tipos de efeitos principais- declarat/rios, constitutivos e condenat/rios. A antecipa,o do efeito declarat/rio considerada invivel $para o autor Ale*andre "2mara% uma vez que a senten,a declarat/ria a certeza jur!dica que se confere 3 e*ist1ncia ou ine*ist1ncia do direito afirmado. 4o teria como afirmar a e*ist1ncia de uma certeza provvel j que a co+ni,o na qual se aseia a anlise da tutela antecipada sumria. A mesma situa,o a da antecipa,o da tutela de efeito constitutivo $consistente na cria,o, modifica,o ou e*tin,o de uma rela,o jur!dica%, pois para tal tam m 5 de e*istir co+ni,o e*auriente. #orm, 5 uma e*ce,o para a antecipa,o de efeito constitutivo $previso de alu+uel provis/rio nas a,6es revisionais de alu+uel, art. 78, 99, da :ei 8.';<=>?%. Apenas o efeito condenat/rio, consistente na imposi,o ao demandado de uma presta,o $de dar, fazer ou no fazer% pode ser concedida antes da o ten,o da certeza quanto 3 e*ist1ncia ou no do direito afirmado pelo autor.

Assim,

conclui-se,

de

in!cio,

ser

tutela

antecipada uma

condena,o

antecipada, concedida no

ojo do processo de con5ecimento, a requerimento da

parte, com ase em ju!zo de pro a ilidade $co+ni,o sumria%. Requisitos ? @ #ro a ilidade de e*ist1ncia do direito afirmado pelo demandante. Esse o requisito sico, mas no o suficiente. A lei processual criou dois outros astando apenas mais um deles para que a tutela

$incisos 9 e 99 do art. '()%, antecipada possa ser concedida.

' @ Aisco de que tal direito sofra um dano de dif!cil ou imposs!vel repara,o $art. '(), 9, "#"%. B o con5ecimento periculum in mora. Cavendo risco de que o direito su stancial que o autor quer ver prote+ido atravs do provimento jurisdicional definitivo sofra dano de dif!cil ou imposs!vel repara,o, o juiz dever conceder a tutela. ) @ A uso do direito de defesa do demandado. 4esse caso, o demandado apresenta defesa manifestadamente protelat/ria, ca endo ento a tutela antecipada da evid1ncia. 9sso ocorre quando o ru apresenta defesa com o Dnico prop/sito de protelar a entre+a da presta,o jurisdicional $por e*emplo, apresentando a contesta,o sem uma fundamenta,o sria%. Regras para a deciso de tutela antecipatria ? @ A deciso deve ser fundamentada de modo claro e preciso. Tanto as que defiram, quanto as que indefiram. ' @ Cavendo riscos de que a antecipa,o da tutela jurisdicional acarrete efeitos irrevers!veis, ela ser proi ida. #orm, 5 casos em que o indeferimento da tutela antecipada pode causar um dano mais +rave do que se ela fosse deferida. 4essas situa,6es, o juiz deve deferir o pedido. 0eve ser aplicado sempre o princ!pio da proporcionalidade.

) @ A deciso que antecipa a tutela antecipada pode ser revo+ada ou modificada a qualquer tempo, desde que em deciso fundamentada. 9sso ocorre porque como a co+ni,o para a antecipa,o da tutela sumria, provvel que surjam novas circunst2ncias @ de fato ou de direito @ que mudem a convic,o do juiz. #orm, essa modifica,o ou revo+a,o no pode ser dada de of!cio, ou seja, precisa ser requerida pela parte interessada. ; @ "oncedida ou no a tutela, o processo dever se+uir at a prola,o da senten,a, pois esta estar em asada em ju!zo de certeza, o que permitir o encerramento do processo com a inte+ral satisfa,o da pretenso. < @ 0e acordo com o E7, toda vez que uma parcela do o jeto do processo $isto , do mrito da causa% se tornar incontroverso, dever o juiz, com rela,o a tal parcela, proferir imediata deciso, prosse+uindo o feito apenas em rela,o ao que ainda controvertido. 7 @ A re+ra do inciso sete do art. '() pro! e o juiz de indeferir uma medida cautelar so fundamento de que ela deveria ter sido requerida em processo autFnomo e no o fundamento de que esta no incidentemente ao processo em que se usca a tutela satisfativa, em como pro! e ao juiz o indeferimento de tutela sumria satisfativa so deve ser postulada em demanda autFnoma, mas incidentalmente ao processo de con5ecimento. &u seja, caso uma pessoa entre com um pedido de medida cautelar quando deveria ser tutela antecipada ou vice-versa, o juiz no pode indeferir o pleito. & juiz tam m no pode determinar qualquer tipo de emenda 3 peti,o inicial, ele simplesmente deve conceder a medida de ur+1ncia postulada $desde que presentes os requisitos%. TGTE:A A4TE"9#A0A H TGTE:A "AGTE:AA Am as comp6em o +1nero de tutela jurisdicional de ur+1ncia. A tutela cautelar tutela de ur+1ncia do processo, enquanto a tutela antecipada tutela do pr/prio direito material. Iuando se concede a tutela de ur+1ncia para prote+er uma pessoa, atravs da realiza,o prtica de seu direito, estar-se- diante de tutela antecipada de ur+1ncia. 0e outro lado, ser cautelar a tutela de ur+1ncia destinada a criar as circunst2ncias que asse+urem a futura produ,o do resultado prtico a que se diri+e o processo.

Vous aimerez peut-être aussi