Vous êtes sur la page 1sur 25

Mdulo 3 Unidade 2

Aprendendo sobre as correntes eltricas


Paa incio de conversa ...
A maior parte dos aparelhos eletrodomsticos que utilizamos em nossas casas funciona a partir da circulao de correntes eltricas em seus circuitos internos. Embora sejam invisveis aos olhos, as correntes eltricas que circulam em um aparelho eltrico podem provocar efeitos diversos, dependendo da funo do aparelho. Em uma lmpada, por exemplo, ocorre o aquecimento e a emisso de luz, em um chuveiro, ou em um ferro eltrico, ocorre tambm o aquecimento. Um aparelho de ar condicionado refrigera o ambiente a partir da passagem de correntes eltricas em seus circuitos internos, enquanto o motor de um ventilador, quando percorrido por corrente, produz movimento de rotao. At mesmo o corpo humano, quando submetido passagem de corrente eltrica, percebe o efeito fisiolgico provocado pela mesma, conhecido popularmente como choque eltrico. Toda essa diversidade de situaes em que encontramos a presena de correntes eltricas faz com que este conceito seja visto como um dos mais importantes da Fsica e merece a nossa ateno.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Fsica

37

Figura 1: Voc consegue imaginar sua vida sem objetos que utilizam a luz eltrica?

Objetivos de aprendizagem
1. Conceituar corrente eltrica; 2. Estabelecer o fenmeno de formao da corrente eltrica em circuitos eltricos; 3. Identificar os diferentes tipos de corrente eltrica; 4. Calcular a corrente eltrica em circuitos simples; 5. Conceituar a Lei de Ohm e a resistividade eltrica; 6. Identificar diferentes efeitos da corrente eltrica; 7. Conceituar Efeito Joule; 8. Diferenciar potncia eltrica e energia eltrica.

38

Mdulo 3 Unidade 2

Seo 1
A ocorrncia da corrente eltrica
Para que exista uma corrente eltrica de carter estacionrio, necessrio que haja um circuito eltrico fechado, onde se d a circulao desta corrente. O tipo mais simples de circuito eltrico aquele que envolve uma fonte de energia eltrica, um consumidor desta energia, e fios condutores que possibilitem a conexo entre a fonte e o consumidor. Alm disso, quando se deseja dar seletividade ao circuito, permitindo que este seja ligado ou desligado, comum o uso de interruptores. A figura a seguir mostra o esquema eltrico de um circuito simples onde esto ilustrados por meio de smbolos especficos, os elementos bsicos aqui descritos.

Figura 2: circuito eltrico tpico

O smbolo que acompanha a letra E representa uma pilha (fonte de energia), onde o trao maior faz papel de polo positivo e o trao menor o polo negativo. O smbolo que acompanha a letra S representa o interruptor na condio fechado, e a letra i representa a corrente eltrica que circula no circuito fechado, transportando a energia da fonte at o consumidor por meio dos condutores eltricos (fios) que compem o circuito eltrico.

Efeitos da corrente eltrica


Quem j passou pela desagradvel experincia de sofrer um choque eltrico conhece os efeitos fisiolgicos e os incmodos provocados pela passagem da corrente eltrica atravs do corpo. Em muitos casos essa pode ser uma experincia extremamente perigosa, provocando danos irreversveis ou at a morte.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Fsica

39

Alm dos efeitos fisiolgicos percebidos pelas vtimas de choques eltricos, a circulao de corrente em sistemas eltricos provoca outros efeitos fsicos, como a produo de campos magnticos, como aqueles produzidos nos eletroms, e a inevitvel produo de calor em equipamentos eltricos em geral, seja ela provocada propositalmente, como no caso dos eletrodomsticos destinados produo do calor, ou em qualquer outro eletrodomstico em que a produo do calor chega a ser indesejada, como no caso dos aparelhos de TV.

Um modelo microscpico para a corrente eltrica


Para que a corrente eltrica se estabelea necessrio que o circuito seja constitudo de condutores eltricos (fios). O termo condutor eltrico encontra-se relacionado diretamente natureza do material utilizado na fabricao desses fios: cobre, alumnio, etc., e condio para a ocorrncia de corrente eltrica. Vamos entender melhor este fenmeno? Estudos sobre as propriedades eltricas dos materiais revelaram que, diferentemente dos materiais isolantes, os materiais condutores de eletricidade possuem uma grande quantidade de eltrons livres disponveis no seu interior. Do ponto de vista prtico, os metais so materiais que possuem tais caractersticas fsicas, e isso explica porque os fios eltricos so construdos a partir desses materiais. A figura a seguir exibe uma representao de um trecho de um condutor eltrico cilndrico e ilustra um modelo simplificado do que ocorre no interior deste condutor de natureza metlica como o cobre, por exemplo, quando este no se encontra conectado a nenhum circuito eltrico.

Figura 3: Modelo simplificado de um trecho de fio condutor.

O detalhe na figura mostra uma estrutura geomtrica regular que representa a distribuio dos tomos de cobre ocupando os vrtices dos cubos microscpicos.

40

Mdulo 3 Unidade 2

A esta estrutura denomina-se rede cristalina, onde os tomos de cobre realizam movimentos peridicos de vibrao que so transmitidos a toda a rede. Alm disso, possvel observar no detalhe, o movimento dos eltrons que ocorre em direes aleatrias ao longo da rede. Voc deve estar se perguntando: se o movimento dos eltrons livres aleatrio no interior do condutor, o que seria a corrente eltrica? Dos estudos da eletrosttica foi possvel aprendermos que partculas carregadas eletricamente, como os eltrons, sofrem ao de foras eltricas quando submetidas a campos eltricos. Nos circuitos eltricos, a pilha, a bateria ou o gerador possuem dupla funo. Alm de fornecerem energia, submetem o circuito a uma diferena de potencial (tenso eltrica) e, consequentemente, a um campo eltrico que atua sobre os eltrons livres impondo-lhes uma fora eltrica, que faz com que o movimento dessas partculas carregadas deixe de ser aleatrio e passe a ser orientado. A esse movimento orientado de cargas eltricas d-se o nome de corrente eltrica. Em termos operacionais, isso ocorre quando o interruptor S do circuito apresentado na figura 1 fechado. Nas nossas casas, ao acionarmos o interruptor, a lmpada (consumidor) acende, enquanto em um aparelho de TV (consumidor), ao acionarmos o boto de LIGA, a imagem aparece. Em ambos os casos, os efeitos so percebidos a partir do instante em que h circulao de corrente eltrica. Assim, diz-se que existe uma corrente eltrica em um determinado circuito, quando o movimento das cargas eltricas orientado e, para tal, imprescindvel a existncia de uma fonte de energia (pilha, bateria ou gerador) e um circuito fechado.

Tipos de corrente eltrica


No que diz respeito natureza da carga eltrica, a corrente eltrica pode ser resultante de um fluxo de eltrons ou de ons. No caso dos eltrons, eles normalmente ocorrem no interior de condutores. No caso dos ons, estes so positivos ou negativos e podem ocorrer em lquidos (solues inicas) ou gases ionizados. Nos aparelhos domsticos mais comum a utilizao de dois tipos de corrente de eltrons. Quando o circuito utiliza como fonte de energia as pilhas ou baterias, a corrente resultante do tipo contnua. Ou seja, no varia ao longo do tempo. A figura a seguir ilustra o comportamento de uma corrente do tipo contnua de mdulo constante igual a I.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Fsica

41

Figura 4: Corrente contnua.

Quando a fonte de energia utilizada aquela proveniente das grandes usinas, como nos casos das residncias, indstrias e instalaes pblicas presentes no dia a dia, o processo de gerao desta energia ocorre de tal maneira que a corrente obtida do tipo alternada, representada por uma funo senoidal, conforme figura a seguir, onde o mdulo alterna de valor periodicamente ao longo do tempo.

Funo Senoidal
a funo senoidal, ou senoide, uma representao grfica em forma de onda, semelhante ao grfico da funo seno.

Figura 5: Corrente alternada.

Intensidade de corrente eltrica


A figura a seguir mostra um trecho de um condutor cilndrico cuja rea da seo transversal A, e que se encontra percorrido por uma corrente eltrica de intensidade i.

42

Mdulo 3 Unidade 2

Figura 6: Condutor cilndrico percorrido por corrente.

A intensidade i obtida a partir do clculo da razo entre a quantidade de carga eltrica (q) que atravessa a rea A, e o intervalo de tempo (t) que esta quantidade de carga leva para atravessar esta rea, e a expresso matemtica que expressa o clculo se escreve:

i=

q t

Para o caso especfico de correntes de eltrons, a quantidade trons, que pode ser expressa por:

q ser dada por um mltiplo inteiro de el-

q = n e ; n = 1, 2, 3
e

e = 1, 6 . 10 19 C
sem esquecer que a carga eltrica do eltron tem sinal negativo.

Unidade de intensidade de corrente eltrica Baseados na definio apresentada anteriormente verifica-se que a unidade de intensidade de corrente dada pela razo entre a unidade de carga eltrica (C), e a unidade de carga tempo (s). razo

C s

d-se o nome de Ampre (A), em homenagem a Andr-Marie Ampre (1775 - 1836), por

seus trabalhos desenvolvidos em eletricidade e em eletromagnetismo.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Fsica

43

Calculando o fluxo de eltrons


Um dos condutores (fios) de um circuito eltrico percorrido por uma corrente de 4 A (4 ampres) durante o intervalo de 2 segundos. Determine a quantidade de eltrons que atravessa a rea da seo transversal desse condutor no intervalo considerado.

O sentido convencional da corrente eltrica


Quando acionamos o interruptor do circuito representado na figura 1, por exemplo, imediatamente ir se estabelecer um movimento de eltrons no sentido do polo negativo para o polo positivo da pilha. Embora isso seja o que realmente ocorre, por razes de simplificao e de facilitao de clculos, convencionou-se que a corrente eltrica sempre parte do polo positivo da pilha ou da bateria e se desloca para o polo negativo, conforme representado na figura 1. Ou seja, o sentido convencional contrrio ao verdadeiro sentido de deslocamento dos eltrons.

Seo 2
Resistncia eltrica
Em geral, a corrente eltrica que se estabelece ao longo da rede cristalina do condutor depende das propriedades eltricas do material. Materiais com maior quantidade de eltrons livres como os metais (condutores) oferecem as melhores condies para a ocorrncia de correntes eltricas. Alm disso, o estado de maior ou menor vibrao dos tomos da rede, associado temperatura em que o material se encontra, pode dificultar (mais ou menos) a passagem dos eltrons. Assim, a deficincia de eltrons livres e/ou as temperaturas elevadas so fatores determinantes para o aumento da resistncia passagem da corrente eltrica, efeito denominado resistncia eltrica (R). O parmetro fsico que traduz essa relao entre a resistncia eltrica, e a natureza do material e sua temperatura, chama-se resistividade eltrica () e influencia diretamente no valor da resistncia eltrica.

44

Mdulo 3 Unidade 2

Apesar do seu efeito aparentemente indesejado nos circuitos eltricos, j que a resistncia eltrica atrapalha a passagem da corrente, em certas situaes do cotidiano esse efeito resistivo aproveitado, dependendo da funo do circuito ou do aparelho eltrico. Em muitos casos, so introduzidos nos circuitos, os chamados resistores eltricos elementos de circuito especialmente desenvolvidos para provocar efeitos resistivos. Um resistor pode ser introduzido, por exemplo, em situaes onde se pretende provocar uma limitao ou controle do valor da corrente no circuito, como no caso dos controles de luminosidade de lmpadas (dimmers) onde a insero da resistncia no circuito pode ocorrer de forma gradual, permitindo um controle da corrente que passa pela lmpada.A esses resistores variveis denominamos reostatos ou potencimetros.

Figura 7: O dimmer um equipamento que, uma vez instalado, possibilita a insero controlada de uma resistncia no circuito e, consequentemente, o controle da corrente que passa pela lmpada.

Outra caracterstica importante dos resistores (a principal), que nesses elementos ocorre a transformao de energia eltrica em calor. Assim, comum a utilizao de resistores especialmente desenvolvidos para provocar essa produo de calor em determinados eletrodomsticos. So exemplos: o ferro eltrico, o ferro de solda, o chuveiro eltrico, a torradeira, o grill e a prpria lmpada incandescente, cujo filamento um resistor.

Unidade de resistncia eltrica


A unidade de resistncia eltrica recebe o nome de Ohm e foi assim denominada em homenagem a George Simon Ohm (1787 1854), cientista alemo cujos estudos contriburam para a construo do conhecimento na rea de eletricidade. Seu smbolo a letra grega (mega).

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Fsica

45

Resistividade eltrica
Embora os materiais condutores sejam utilizados na fabricao de fios eltricos, mesmo nesses fios condutores o efeito resistivo verificado. Como j foi dito anteriormente, esse efeito est relacionado diretamente natureza do material e sua capacidade de fornecer eltrons livres, e a temperatura em que se encontra o material. Essas propriedades especficas influenciam um importante parmetro fsico que recebe o nome de resistividade eltrica do material ().

Clculo da resistncia eltrica de um fio condutor


A figura a seguir mostra um pedao de um fio condutor cilndrico de comprimento l e rea de seo transversal igual a A.

Figura 8: Fio condutor cilndrico.

Considerando que o fio constitudo por um material cuja resistividade eltrica dada por , o valor da resistncia eltrica desse trecho do fio calculado a partir das caractersticas eltricas do material constituinte e de alguns parmetros geomtricos, como a rea da seo (A) e o comprimento (l). Assim, vejamos, a partir de uma anlise qualitativa, de que forma a resistncia eltrica depende de cada um desses parmetros. Em relao resistividade do material (), esperado que a dependncia seja direta, ou seja, fios fabricados com material de alta resistividade devem exibir maiores efeitos resistivos. Em relao ao comprimento, tambm se espera uma dependncia direta, j que, fios mais extensos (l grande) representam caminhos mais longos para os eltrons que se movem ao longo da rede cristalina. J em relao rea da seo reta (A), esperada uma relao de dependncia inversa. Ou seja, fios mais largos (A maior) apresentam menor dificuldade passagem dos eltrons e, consequentemente, menor resistncia. Esse efeito pode ser melhor compreendido a partir de uma analogia entre o fluxo de eltrons e um fluxo de pessoas que se deve escoar atravs de uma porta. Se a abertura do local grande o fluxo se d mais facilmente do que no caso da abertura ser estreita. Do ponto de vista matemtico, a expresso que traduz a dependncia da resistncia eltrica (R) em relao aos parmetros anteriormente citados :

R =`

l A

46

Mdulo 3 Unidade 2

Unidade de resistividade eltrica


Uma simples manipulao algbrica da expresso apresentada anteriormente, acompanhada da anlise dimensional adequada, permite a definio da unidade de resistividade eltrica. Vejamos:

RA l
U [ R ] .U[ A] U[ l ]

Logo:

U[ ] =

Na pratica, comum que a resistividade aparea expressa de duas maneiras: Quando se deseja indicar a rea em mm2 temos: U[] = .mm2/m A outra forma realizando a transformao de rea para m2 e fazendo as simplificaes pertinentes. Nesse caso, a unidade utilizada ser: U[] = .m A tabela a seguir exibe valores das resistividades eltricas de alguns materiais temperatura ambiente de 20o C.

Resistividade eltrica dos principais condutores temperatura ambiente de 20 oC


Material Alumnio Cobre Platina Ferro Tungstnio Prata Resistividade () em .m 2,75 . 10-8 1,69 . 10-8 10,6 . 10-8 9,68 . 10-8 5,25 . 10-8 1,62 . 10-8

Fonte: Fundamentos de Fsica (Halliday, Resnick e Walker, 1996), v.3, Rio de Janeiro: Ed. LTC.

De quanto a resistncia?
Utilizando os dados da tabela anterior, que mostra a resistividade eltrica de diversos materiais, determine a resistncia eltrica de um fio condutor de cobre, de comprimento igual a 100 m, cuja rea da seo transversal de 2 mm2.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Fsica

47

Seo 3
A Lei de Ohm
A figura a seguir exibe um diagrama de um circuito eltrico simples, onde o consumidor de energia um resistor cujo valor da resistncia eltrica R. A representao do resistor feita por meio de uma linha em ziguezague, um smbolo convencionado e utilizado em diagramas de circuitos eltricos.

Figura 9: Circuito simples com um resistor.

Na configurao apresentada na figura, com o interruptor S fechado, a fonte de energia (E) encontra-se ligada diretamente aos terminais A e B do resistor R, impondo a ele uma diferena de potencial U. Alm disso, como o circuito encontra-se fechado, haver circulao de uma corrente eltrica i atravs do resistor. A Lei de Ohm afirma que existe uma dependncia linear entre a diferena de potencial e a corrente eltrica que circula. No caso do valor da resistncia no variar significativamente quando os valores de U e i mudam, o resistor chamado de hmico, e a resistncia R faz o papel de constante de proporcionalidade entre U e i. Assim, a Lei de Ohm pode ser escrita matematicamente, por meio de uma funo linear que descreve a dependncia direta entre os dois parmetros.

U = Ri

Efeito Joule
Assim como os sistemas mecnicos, um sistema eltrico, por mais simples que seja, funciona a partir do consumo de energia. Apesar de a energia ser um conceito universal para as cincias, no contexto dos sistemas eltricos costumamos especific-la como energia eltrica.

48

Mdulo 3 Unidade 2

Esse exerccio de aproximao entre sistemas eltrico e mecnico nos permite pensar no resistor como um anlogo de um sistema mecnico onde existe atrito e, consequentemente, dissipao de energia na forma de calor. James Prescott Joule (1818 - 1889) foi um fsico ingls que contribuiu significativamente para os estudos sobre o calor e, por isso, recebe o nome de Efeito Joule, o processo de transformao de energia eltrica em calor que ocorre nos resistores quando estes so percorridos por correntes eltricas.

O quanto o ferro resiste?


Um ferro eltrico deve ser ligado a uma tenso eltrica de 127 V. Nessa condio, circula pelo seu resistor interno, uma corrente eltrica de 10 A. Determine o valor da resistncia eltrica do resistor.

Seo 4
Potncia eltrica
Assim como no caso da energia, no contexto dos sistemas eltricos o conceito de potncia, apesar do seu carter universal dentro da fsica, recebe a denominao especifica de potncia eltrica e a expresso matemtica que permite o seu clculo envolve o produto entre a diferena de potencial aplicada sobre o consumidor (U), e a corrente eltrica que percorre esse consumidor (i). Logo:

P = Ui
No caso especfico de um resistor como consumidor de energia, a expresso da potncia pode assumir outras formas substituindo-se os parmetros U e i na expresso da potncia a partir de manipulaes algbricas na expresso da Lei de Ohm. Substituindo-se a varivel U, por exemplo, teremos:

P = (Ri ) i P = Ri 2
Isolando-se a varivel i e substituindo na expresso de P, teremos:

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Fsica

49

i=

U R

U P =U R
ou

P=

U2 R

Relao entre potncia e energia


Tambm no caso dos sistemas eltricos, a expresso geral que relaciona energia e potncia continua vlida e nem poderia ser diferente j que estamos tratando de conceitos universais. A nica diferena que nos sistemas eltricos a potncia pode ser calculada a partir de parmetros eltricos. Assim:

E = P t
Onde E a energia eltrica utilizada pelo consumidor e t o tempo que a corrente levou percorrendo este consumidor.

Unidades de potncia e energia


Sendo os conceitos de potncia e energia dois conceitos centrais e universais na fsica, no haveria motivo algum para mudanas em relao s suas unidades. Logo, as unidades utilizadas pelo Sistema Internacional so o watt (w) e o joule (J), respectivamente, para essas duas grandezas. Alm disso, comum o uso da caloria (cal) como unidade em situaes onde a energia est associada a processos que envolvem trocas de calor. Entretanto, para fins prticos, comum o uso da unidade quilowatt-hora (Kwh) para quantificar a energia consumida em sistemas residenciais ou industriais. Essa unidade utilizada, principalmente, pelas concessionrias de energia eltrica visando simplificar clculos.

Relaes de transformao importantes


Dos estudos da termodinmica, j sabemos que 1 J equivale a 0,24 cal. Assim sendo 1 joule equivalente ao produto de 1 watt x 1 segundo, teremos:

50

Mdulo 3 Unidade 2

J = 1w 1s 1J = 0 , 24 cal e 1

w Sendo 1

= 10 3 Kw e 1s =

1 h , teremos: 3600

1J = 10 3

1 Kwh 3600 1J = 2, 78 10 7 Kwh

Logo:

1J = 0 , 24 cal = 2, 78 10 7 Kwh

Uma luz no seu estudo


Uma lmpada encontra-se ligada a uma tenso de 60 V e o seu filamento interno apresenta uma resistncia eltrica de 120 . Determine: A intensidade da corrente que circula na lmpada; A potncia da lmpada; A quantidade de energia consumida pela lmpada em joules (J) e em quilowatt-hora (Kwh) se ela ficar ligada durante duas horas.

Resumo
Nesta unidade voc estudou o conceito de corrente eltrica, cuja intensidade (i) pode ser calculada por meio da expresso:

i=

q t

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Fsica

51

A partir de consideraes que levam em conta a natureza do material que constitui o fio condutor, alm de caractersticas geomtricas foi possvel mostrar que a resistncia eltrica (R) deste fio pode ser obtida utilizando-se a expresso:

R =`

l A

Voc viu ainda a Lei de Ohm, que relaciona a tenso e a corrente eltrica circulante em um resistor por meio da expresso:

U = Ri .

Expresses especficas para os clculos da potncia (P) e da energia (E) em contextos de sistemas eltricos foras apresentadas:

U2 P = Ui ; P = Ri ; P = ; E = P t R
2

Veja ainda
Embora esta unidade no tenha previsto uma discusso detalhada acerca da natureza dos materiais e de suas propriedades eltricas, alguns aspectos relacionados com as propriedades de materiais condutores foram discutidos. Em geral, esses materiais condutores so apresentados na literatura clssica como aqueles que facilitam a ocorrncia de correntes eltricas, em contraposio aos materiais isolantes. Em situaes normais (temperatura ambiente) a borracha, o vidro, a porcelana, a cermica, o papel, a madeira, os polmeros em geral, so materiais isolantes, assim como os metais so bons condutores. O fato dos metais j se apresentarem como bons condutores fez com que cientistas do mundo inteiro dedicassem muito tempo na busca de ligas metlicas complexas que pudessem se comportar como condutores ideais, ou seja, que tivessem resistncia eltrica nula, quando submetidas a baixas temperaturas. Algo que parecia lgico. Entretanto, a resposta acabou surgindo a partir de um complexo cermico, de onde menos se esperava, pelo fato dos cermicos serem isolantes em situaes normais (temperatura ambiente). Combinaes que envolvem os elementos trio, Brio e Cobre, quando submetidas a temperaturas muito baixas apresentam efeitos surpreendentes para determinadas temperaturas crticas, que fazem desses complexos cermicos condutores perfeitos. A esses materiais denomina-se supercondutor e as primeiras aplicaes tecnolgicas relacionadas com estas pesquisas relativamente recentes j podem ser percebidas.

Referncias
HALLIDAY D., RESNICK, R. e WALKER, J. (1996). Fundamentos de Fsica, v.3, Rio de Janeiro: Ed. LTC.

52

Mdulo 3 Unidade 2

Imagens
http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=1381517.

http://www.sxc.hu/photo/474614

http://www.sxc.hu/photo/999218

http://www.sxc.hu/photo/1039796

http://www.sxc.hu/photo/1258232

http://www.sxc.hu/photo/838766

Fonte: http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=search&w=1&txt=wire&p=2

http://www.sxc.hu/photo/720129

http://www.sxc.hu/photo/517386 David Hartman.

http://www.sxc.hu/985516_96035528.

http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=1024076 Michal Zacharzewski.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Fsica

53

Atividade 1
A expresso que define a intensidade de corrente permite calcular a quantidade de carga que atravessa a seo transversal do condutor a partir de uma simples manipulao algbrica.

i=

q , logo: q = i t t

Substituindo os valores fornecidos pelo problema, teremos:

q = 4 2 q = 8C
Sabemos que qualquer quantidade de carga um mltiplo inteiro (n) da carga do eltron. Assim, possvel obter esse nmero de eltrons a partir da expresso:

q = n e e n =

q e

Substituindo o valor da carga do eltron, teremos:

n=

8 , n = 5 1019 eltrons. 1, 6.10 19

Atividade 2
A expresso a seguir permite o clculo da resistncia eltrica de um trecho de um fio:

R =`

l . A

Consultando a tabela contida no texto, observamos que o valor da resistividade do cobre

= 1, 69 10 8 m .

Realizando a necessria transformao de unidade da rea informada pelo problema teremos:

A = 2 mm2 = 2 10 6 m2
Substituindo os valores na expresso da resistncia, teremos:

R = 1, 69 10 8
Assim:

100 2 10 6

1, 69 2 R = o, 845 ' R=

54

Mdulo 3 Unidade 2

Atividade 3
A expresso da Lei de Ohm permite o clculo da resistncia de forma direta?

U =R i
A partir de uma manipulao algbrica teremos:

R=

U i

Substituindo os valores fornecidos pelo problema, teremos:

127 10 R = 12, 7 R=
Atividade 4
possvel o clculo direto da corrente realizando manipulaes algbricas na expresso da Lei de Ohm e substituindo os valores fornecidos pelo problema:

U = Ri , logo:
U R 60 i= 120 i = 0, 5 A i=
A potncia pode ser obtida a partir da expresso que envolve a tenso (U) e a corrente (i):

P = Ui , P = 60 0 , 5 P = 30W
A energia dada pelo produto da potncia pelo intervalo de tempo que a lmpada esteve ligada. Para obtermos o valor da energia em joules (J), basta transformarmos o tempo para segundos e depois efetuarmos a operao. Assim: t = 2 h = 2 60 60 = 7200 s Substituindo os valores:

E = P t E = 30 7200 E = 216000 J

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Fsica

55

Para obtermos o valor da energia em quilowatt-hora (Kwh), podemos transformar o valor obtido para a potncia (P) em quilowatt e, em seguida, efetuar a operao uti9lizando o tempo dado em horas. Assim:

P = 30 W = 3 10 2 KW
Substituindo os valores, teremos:

E = P t E = 30 10 2 2 E = 6 10 2 KWh
OBSERVAO: Preste ateno na diferena entre os valores obtidos para a energia em cada um dos casos.

56

Mdulo 3 Unidade 2

O que perguntam por a ?


Atividade 1 (ENEM 2010)
Observe a tabela seguinte. Ela traz especificaes tcnicas constantes no manual de instrues fornecido pelo fabricante de uma torneira eltrica.

Fonte:http://www.cardal.com.br/manualprod/Manuais/Torneira%20Suprema/Manual_Torneira_Suprema_R00.pdf

Considerando que o modelo de maior potncia da verso 220 V da torneira suprema foi inadvertidamente conectada a uma rede com tenso nominal de 127 V, e que o aparelho est configurado para trabalhar em sua mxima potncia. Qual o valor aproximado da potncia ao ligar a torneira? a. 1.830 W b. 2.800 W c. 3.200 W d. 4.030 W e. 5.500 W

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Fsica

57

Resposta: letra A Comentrio: Observando as informaes contidas na tabela, podemos verificar que, caso a torneira tivesse sido ligada corretamente, esta desenvolveria um potncia P1 = 5500 W ligada em U1 = 220 V, j que foi configurada para trabalhar com a sua potncia mxima. Entretanto, na situao em que ela verdadeiramente operou, a tenso de trabalho foi U2 = 127 V. O fato de o erro de instalao ter ocorrido inadvertidamente nos faz concluir que a configurao foi mantida e, portanto, no h nenhum motivo para se pensar que foram modificadas ligaes nos circuitos da torneira, o que garante que a resistncia interna do seu circuito a mesma das duas situaes. Assim, podemos escrever as expresses para as potncias desenvolvidas nas duas situaes da seguinte maneira:

(U1 )2 (U2 )2 = P1 = ; P2 R R
O valor que procuramos o valor de P2. Logo, dividindo P2 por P1, teremos:

(U2 )2 P2 = R2 P1 (U1 ) R
Ou

P2 (U2 )2 R = P1 R (U1 )2 P2 (U2 )2 = P1 (U1 )2

P2 U2 = P1 U1
2

U P2 = 2 P1 U
1

Substituindo os dados fornecidos, teremos:

127 5500 P2 = 220

P2 = (0 , 577) 5500
2

P2 = 1832, 8 W

58

Anexo Mdulo 3 Unidade 2

Atividade 2 (ENEM 2010)


A energia eltrica consumida nas residncias medida, em quilowatt-hora, por meio de um relgio medidor de consumo. Nesse relgio, da direita para esquerda, tem-se o ponteiro da unidade, da dezena, da centena e do milhar. Se um ponteiro estiver entre dois nmeros, considera-se o ltimo nmero ultrapassado pelo ponteiro. Suponha que as medidas indicadas nos esquemas seguintes tenham sido feitas em uma cidade em que o preo do quilowatt-hora fosse de R$ 0,20.

O valor a ser pago pelo consumo de energia eltrica registrada seria de a. R$ 41,80. b. R$ 42,00. c. R$ 43,00. d. R$ 43,80. e. R$ 44,00. Resposta: letra E

Comentrio: Seguindo as instrues fornecidas pelo texto do problema, podemos observar que as situaes mostradas indicam as seguintes leituras: Ems passado = 2563 KWh Ems atual = 2783 KWh Efetuando a subtrao entre os valores encontrados possvel determinar a quantidade de energia consumida em um ms (E): E = Ems atual Ems passado

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Fsica

59

E = 2783 2563 E = 220 KWh Multiplicando pelo valor do KWh (R$ 0,20), teremos: Valor pago = 220 . 0,20 Valor pago = R$ 44,00.

Atividade 3 (ENEM 2011)


Em um manual de um chuveiro eltrico so encontradas informaes sobre algumas caractersticas tcnicas, ilustradas no quadro, como a tenso de alimentao, a potncia dissipada, o dimensionamento do disjuntor ou fusvel, e a rea da seo transversal dos condutores utilizados.

Uma pessoa adquiriu um chuveiro do modelo A e, ao ler o manual, verificou que precisava lig-lo a um disjuntor de 50 amperes. No entanto, intrigou-se com o fato de que o disjuntor a ser utilizado para uma correta instalao de um chuveiro do modelo B devia possuir amperagem 40% menor. Considerando-se os chuveiros de modelos A e B, funcionando mesma potncia de 4400 W, a razo entre as suas respectivas resistncias eltricas, RA e RB, que justifica a diferena de dimensionamento dos disjuntores, mais prxima de: a. 0,3. b. 0,6. c. 0,8. d. 1,7.

60

Anexo Mdulo 3 Unidade 2

e. 3,0. Resposta: letra A Comentrio: Consultando o quadro fornecido pelo problema, na primeira situao, temos uma tenso UA = 127 V e na segunda situao a tenso UB = 220 V. O problema informa ainda, que nas duas situaes a potncia desenvolvida a mesma PA = PB = 4400 W. Podemos iniciar a construo da soluo do problema escrevendo as expresses das potncias para as situaes A e B:

PA =

(U A )2 (U )2 e PB = B RA RB

Efetuando a diviso de PB por PA, teremos:

(UB )2 PB R = B2 PA (U A ) RA
PB (UB )2 RA = PA RB (U A )2
Como os valores de PA e PB so iguais, teremos:

1=

(UB )2 RA RB (U A )2
2

U RA (U A )2 R = A = A 2 RB (UB ) RB UB

Substituindo os valores fornecidos pelo problema:

RA 127 R = A = 0 , 33 RB 220 RB

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Fsica

61

Vous aimerez peut-être aussi