Vous êtes sur la page 1sur 20

SERVIO PBLICO FEDERAL MINISTRIO DA EDUCAO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA


PROGRAD Pr-Reitoria de Graduao DIRPS Diretoria de Processos Seletivos

PROCESSO SELETIVO UNIFICADO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE RESIDNCIA MULTIPROFISSIONAL - UFU 2012

EDITAL n 012/2011

4 de dezembro de 2011 Incio: 13 horas e 30 minutos Durao: 4 horas

TIPO 1

NUTRIO

S ABRA QUANDO AUTORIZADO


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES 1. 2. 3. 4. 5. Este caderno de provas contm 50 questes objetivas. Alm do caderno de prova, voc receber uma folha de respostas para as questes objetivas. No ser fornecida outra folha de respostas. Ao receb-la, confira os dados nela contidos (nmero de inscrio, nome e identidade). Em caso de dados incorretos, avise o fiscal. No haver tempo adicional para o preenchimento da folha de respostas.Isso dever ser feito dentro do perodo determinado para a realizao da prova. O candidato que for flagrado com telefone celular ou outro aparelho eletrnico, mesmo desligado, ter a sua prova anulada. No leve o celular ou outro aparelho eletrnico para o banheiro, pois o porte destes, nessa situao, tambm ocasionar a anulao da prova.

OBS.: os fiscais no esto autorizados a dar informaes sobre esta prova.

TIPO 1

Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residncia Multiprofissional - UFU (2012) - EDITAL N 012/2011

O H N U C S A R

Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residncia Multiprofissional - UFU (2012) - EDITAL N 012/2011

TIPO 1

ANATOMIA HUMANA
QUESTO 01
A coluna vertebral fornece um eixo parcialmente rgido e flexvel para o corpo e a principal parte do esqueleto axial. Analise as afirmativas abaixo sobre as estruturas anatmicas da coluna vertebral e assinale a alternativa INCORRETA. A) B) C) D) Os ossos da coluna vertebral so classificados como irregulares, pois no possuem uma forma definida. As articulaes dos corpos vertebrais so do tipo snfise (cartilagneas), e servem para a sustentao de peso e da resistncia. O processo espinhoso de uma vrtebra projeta-se posteriormente e serve para insero muscular e ligamentar. As vrtebras torcicas apresentam forames transversrios nos seus processos transversos, que do passagem s artrias e veias vertebrais.

QUESTO 02
O sistema muscular formado por um conjunto de estruturas denominadas msculos, responsveis por produzir movimento de segmentos e de substncias dentro do corpo. Sobre o sistema muscular, assinale a alternativa correta. A) B) C) D) O msculo esqueltico controlado pelo sistema nervoso somtico e move ou estabiliza ossos e outras estruturas do corpo. O msculo liso controlado involuntariamente e est localizado na parede do corpo e nos membros. Os tendes e aponeuroses so as partes carnosas, avermelhadas e contrteis dos msculos esquelticos. Os revestimentos de tecido conjuntivo dos msculos esquelticos so denominados de fascculo muscular.

QUESTO 03
O corao o rgo central do sistema circulatrio sanguneo, cujas partes trabalham em conjunto para impulsionar o sangue para todo o organismo. Sobre a anatomia do corao, assinale a alternativa INCORRETA. A) B) C) D) O miocrdio do ventrculo esquerdo duas vezes mais espesso do que o do ventrculo direito, pois impulsiona o sangue para todo o organismo. O n sino-atrial do complexo estimulante do corao est localizado no trio esquerdo prximo desembocadura da veia pulmonar. A membrana que envolve intimamente o corao denominada de endocrdio, e constituda por endotlio. O vaso sanguneo que nasce da aorta, emergindo sob o tronco pulmonar a artria coronria esquerda.

QUESTO 04
O sistema respiratrio formado por estruturas que aquecem, umedecem e filtram o ar inspirado, alm de participar na fonao e no olfato. Sobre as estruturas anatmicas do sistema respiratrio, assinale a alternativa correta. A) B) C) D) As paredes laterais da cavidade nasal so irregulares devido s trs salincias sseas, denominadas seios paranasais. A cartilagem tireoide provoca na parte anterior do pescoo, principalmente masculino, uma elevao denominada recesso piriforme. A parede posterior da traqueia formada por membrana e msculo para permitir a dilatao do esfago durante a deglutio. A parte mais inferior da mucosa nasal a mais importante do nariz, porque contm clulas olfatrias.
Anatomia Humana

TIPO 1

Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residncia Multiprofissional - UFU (2012) - EDITAL N 012/2011

QUESTO 05
A parte infradiafragmtica do sistema digestrio formada pelo estmago, intestinos, fgado e pncreas, cujas funes se relacionam com a decomposio mecnica e qumica dos alimentos. Sobre a anatomia destes rgos, assinale a alternativa INCORRETA. A) B) C) D) A ampola hepatopancretica, que desemboca no duodeno, formada pela unio do ducto heptico comum e do ducto cstico. A estrutura anatmica com musculatura circular forte situada entre o estmago e o duodeno, o esfncter pilrico. A membrana serosa de parede dupla que reveste as vsceras da parte infradiafragmtica do sistema digestrio denominada peritneo. O fgado formado por dois lobos maiores, o direito e o esquerdo, e por dois lobos menores, o caudado e o quadrado.

QUESTO 06
Os rins so rgos ovides que retiram o excesso de gua, sais e resduos do metabolismo protico do sangue, enquanto devolvem nutrientes e substncias qumicas ao sangue. Sobre a anatomia destes rgos, assinale a alternativa correta. A) B) C) D) O revestimento mais ntimo do rim denomina-se cpsula adiposa, circunda o rim e seus vasos e sustentando-o na cavidade abdominal. O hilo renal uma fenda vertical situada na margem medial cncava, e o local por onde atravessam a artria e a veia renal. Nas vias de excreo da urina dentro do rim, a pelve renal est posicionada entre um clice renal menor e um clice renal maior. Os nfrons, que so as unidades funcionais dos rins, esto situados no seio renal, juntamente com os clices e a pelve renal.

QUESTO 07
O sistema neural formado por um conjunto de estruturas responsveis por manter as condies controladas dentro do corpo, permitindo que ele reaja modificaes contnuas de seus ambientes interno e externo. Analise as afirmativas abaixo sobre o sistema neural, e assinale a alternativa INCORRETA. A) B) C) D) Os hemisfrios cerebrais direito e esquerdo so separados pela fissura longitudinal mediana e unidos pelo corpo caloso. O lquido cerebroespinhal, que circunda e protege a parte central do sistema neural, circula no espao subaracnideo. O bulbo a parte mais inferior do tronco enceflico, contnuo com a medula espinal, e responsvel pelo controle das frequncias cardaca e respiratria. A substncia cinzenta da medula espinal formada por axnios de neurnios e situa-se na periferia do rgo, envolvendo a substncia branca.

Anatomia Humana

Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residncia Multiprofissional - UFU (2012) - EDITAL N 012/2011

TIPO 1

FISIOLOGIA
QUESTO 08
So efeitos da adrenalina, EXCETO: A) promover glicogenlise muscular. B) aumentar a frequncia dos batimentos cardacos. C) aumentar a fora de contrao ventricular. D) inibir a liplise.

QUESTO 09
Sendo Marcelo um jogador de basquete de 25 anos e conhecendo as propriedades ergognicas do hormnio do crescimento (GH), resolveu fazer uso deste hormnio. No entanto, seu objetivo final (crescimento) no foi alcanado e como consequncia do uso inadequado desse hormnio, o atleta desenvolveu acromegalia. Com base na funo do GH no organismo, assinale a alternativa INCORRETA. A) B) C) D) Aumenta a sntese proteica em todas as clulas. Aumenta a gliconeognese heptica. Aumenta a captao da glicose pelas clulas perifricas. Aumenta a liplise.

QUESTO 10
De acordo com o grfico abaixo, nota-se que existe diferena regional na relao ventilao/perfuso. Diante disso, assinale a alternativa correta.
.15
1/min. % Volume Pulmonar Fluxo Sanguneo

3
VA /Q

.10

VA / Q
Ventilao

.05

Base

Nmero da Costela pice

A) B) C) D)

No pice do pulmo, a relao ventilao/perfuso est diminuda. Os alvolos do pice pulmonar so mais ventilados. Os alvolos da base pulmonar so menos perfundidos. Comparado ao pice pulmonar, na base ocorre menor e melhor relao ventilao/perfuso.

Fisiologia

TIPO 1

Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residncia Multiprofissional - UFU (2012) - EDITAL N 012/2011

QUESTO 11
Com relao curva de dissociao da oxi-hemoglobina, assinale a alternativa INCORRETA.

PORCENTAGEM DE SATURAO DA HEMOGLOBINA

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 0 20 40 60 80 100

NORMAL

PO (mmHg)

A) B) C) D)

Acidose, aumento da temperatura, nveis elevados de 2-3-DPG aumentam a afinidade da hemoglobina pelo oxignio. A poro achatada da curva de dissociao significa que se ocorrer pequena reduo na PO2 alveolar, o carregamento de O2 ser pouco afetado. Diminuio da PCO2 e aumento do pH arrastam a curva de dissociao da oxi-hemoglobina para a esquerda. O desvio da curva de dissociao da oxi-hemoglobina para a direita est relacionado reduo da afinidade da hemoglobina pelo oxignio.

QUESTO 12
Sobre o sistema cardiovascular, assinale a alternativa correta. A) B) C) D) O perodo refratrio do miocrdio o intervalo de tempo durante o qual o impulso cardaco normal no capaz de reexcitar uma rea j excitada. O volume sistlico final corresponde quantidade de sangue ejetado a cada sstole ventricular. A abertura dos canais rpidos de clcio est relacionada ao plat do potencial de ao no msculo cardaco. A onda P causada pela disseminao da despolarizao pelos ventrculos.

QUESTO 13
Sobre a fisiologia gastrintestinal, assinale a alternativa INCORRETA. A) B) C) D) O fator intrnseco liberado pelas clulas parietais e tem funo de promover a absoro de vitamina B12 no leo, evitando, assim, o desenvolvimento da anemia perniciosa. O hormnio entrico denominado gastrina tem funo de produzir cido clordrico, via estimulao de clulas semelhantes s enterocromafins, que liberam histamina. As glndulas pilricas localizadas no estmago secretam pepsinognio, fator intrnseco, muco e cido clordrico. A secreo do pepsinognio ocorre por estimulao das clulas ppticas, por meio da acetilcolina liberada pelo plexo mientrico e pela quantidade de cido no estmago.

Fisiologia

Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residncia Multiprofissional - UFU (2012) - EDITAL N 012/2011

TIPO 1

QUESTO 14
Sabe-se que os rins tm importante funo no controle da presso arterial. Diante disso, assinale a alternativa correta. I. II. III. Libera renina, quando a presso arterial cai para nveis muito baixos. A renina sintetizada e armazenada como pr-renina nas clulas justaglomerulares localizadas nas paredes das arterolas eferentes. A angiotensina 2 faz com que os rins retenham sal e gua, atuando diretamente sobre os rins e estimulando a secreo de aldosterona pelo crtex das glndulas suprarrenais.

IV. A angiotensina 2 promove intensa vasoconstrio nas arterolas e age com menor intensidade nas veias. A) B) C) D) I e IV esto corretas. I, II e IV esto corretas. I, III e IV so corretas. I, II e III esto corretas.

Fisiologia

TIPO 1

Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residncia Multiprofissional - UFU (2012) - EDITAL N 012/2011

SADE COLETIVA EPIDEMIOLOGIA e POLTICA DE SADE


QUESTO 15
Conforme estabelecido pela Lei Orgnica da Sade 8080/90, a sade dos cidados A) B) C) D) obrigao, em primeiro lugar, das entidades representativas da sociedade civil organizada, devendo o Estado agir de forma complementar. obrigao exclusiva do Estado e privativa. obrigao das empresas, em relao populao inserida formalmente no mercado de trabalho e, do Estado, em relao populao no-economicamente ocupada. dever do Estado, mas no exclui o dever das pessoas, da famlia, das empresas e da sociedade.

QUESTO 16
Referem-se s fortalezas da descentralizao dos sistemas de servios de sade, EXCETO A) B) C) D) o incremento dos custos de transao e o clientelismo local. a maior transparncia e legitimidade derivadas da participao da populao no processo de tomada de deciso. a melhoria das atividades intersetoriais. a inovao e a adaptao s condies locais.

QUESTO 17
A descentralizao poltica brasileira ps regime militar, consolidada pelo (a) _____________________________, gerou o fenmeno do federalismo municipal, caracterizado pelo status de membros da federao, concedido aos municpios, e pela repartio de recursos da Unio e dos estados para os municpios, impactando a descentralizao destes recursos para o Sistema nico de Sade. Com base no texto, assinale a alternativa que completa corretamente o enunciado. A) B) C) D) Pacto pela Sade Constituio de 1988 Norma Operacional Bsica NOB 01/91 Programao Pactuada Integrada - PPI

QUESTO 18
So objetivos da epidemiologia, EXCETO A) B) C) D) identificar fatores etiolgicos na gnese das enfermidades. descrever a distribuio e a magnitude dos problemas de sade nas populaes humanas. proporcionar dados essenciais para o planejamento, execuo e avaliao das aes de preveno, controle e tratamento das doenas. explicar os fatores fsicos e qumicos responsveis pela origem, desenvolvimento e continuao da vida.

Sade Coletiva Epidemiologia e Poltica de Sade

Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residncia Multiprofissional - UFU (2012) - EDITAL N 012/2011

TIPO 1

QUESTO 19
No Brasil, a utilizao da epidemiologia no desenvolvimento de aes e servios de sade prevista pela Lei 8080 de 1990, e tem por finalidade A) B) C) D) promover maior integrao entre agncias governamentais e no governamentais e dar nfase no clientelismo. estabelecer maior eficincia alocativa dos recursos pela influncia dos usurios locais. promover maior qualidade, transparncia, responsabilidade e legitimidade, por meio da participao da populao no processo de tomada de deciso. estabelecer prioridades, alocar recursos e orientar programaticamente.

QUESTO 20
Assinale a alternativa que contm o evento que NO influencia a prevalncia de doenas em comunidades. A) B) C) D) Diminuio do perodo de incubao da doena. bitos. Doentes que imigram. Doentes que emigram.

Sade Coletiva Epidemiologia e Poltica de Sade

TIPO 1

Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residncia Multiprofissional - UFU (2012) - EDITAL N 012/2011

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 21

Suponha que voc trabalha em uma unidade de alimentao e nutrio (UAN) que serve almoo e jantar, cinco dias por semana, para 2.500 usurios. Todos os dias, no almoo, servida uma salada de alface com tomate, e, duas vezes por semana, so servidos bifes de carne bovina. No jantar, todos os dias, servida salada de couve. Considere os seguintes ndices per capita: Alface: 20g; tomate: 60g; couve: 30g; carne: 100g; e os seguintes fatores de correo: FC alface = 1,2; FC tomate = 1,45; FC couve = 1,6; e fator trmico da carne = 0,92. Que quantidade de hortalias deve ser adquirida e qual ser o rendimento da carne, considerando o consumo de uma semana? A) B) C) D) 300kg de alface; 435kg de tomate; 600kg de couve; 1.358,7kg de carne. 300kg de alface; 1.087,5kg de tomate; 600kg de couve; 460kg de carne. 120kg de alface; 1.087,5kg de tomate; 240kg de couve; 460kg de carne. 300kg de alface; 435kg de tomate; 240kg de couve; 1.358,7kg de carne.

QUESTO 22

Algumas deficincias de micronutrientes so relativamente comuns em pases em desenvolvimento e se destacam na agenda de vigilncia alimentar e nutricional do Brasil. Esto includas nessa agenda, em ordem decrescente de prevalncia, as deficincias de A) B) C) D) iodo, vitamina D, e ferro. vitamina A, iodo e clcio. ferro, vitamina A e clcio. ferro, vitamina A e iodo.

QUESTO 23

As caractersticas da transio nutricional identificadas pelas anlises dos estudos de avaliao nutricional realizados no Brasil revelam que A) B) C) D) as prevalncias de desnutrio energtico-proteica em crianas menores de 5 anos de idade so indicativas de um comportamento claramente epidmico da doena. as anemias diminuem suas prevalncias ao mesmo tempo e em ritmo oposto ao do aumento na prevalncia da desnutrio, estabelecendo-se um antagonismo de tendncias temporais entre desnutrio e anemias. houve modificaes no perfil nutricional da populao, caracterizadas pela reduo da prevalncia de baixo peso e aumento da prevalncia de sobrepeso e de obesidade. o declnio do excesso de peso em crianas e adultos foi acompanhado por uma evoluo favorvel no quadro de carncias nutricionais especficas.
Conhecimentos Especficos

Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residncia Multiprofissional - UFU (2012) - EDITAL N 012/2011

TIPO 1

QUESTO 24

necessrio que o Sistema de Vigilncia Alimentar e Nutricional (SISVAN) obtenha informaes no s do setor de sade, onde so produzidos dados sobre os efeitos dos problemas nutricionais, mas tambm de outros setores que permitam o conhecimento atualizado do estado nutricional da populao, assim como de seus determinantes. Assinale a alternativa que representa os principais setores envolvidos. A) B) C) D) Agricultura, educao e economia. Agricultura, planejamento e cultura. Economia, planejamento e cultura. Agricultura, economia e meio ambiente.

QUESTO 25

As aes previstas pela Vigilncia Epidemiolgica nas reas de Alimentao e Nutrio visam A) B) C) D) recomendar e adotar medidas de preveno e controle de doenas e agravos sade. obter a participao da comunidade na deteco dos problemas regionais de sade. avaliar o impacto que as tecnologias provocam na sade da populao mais carente. divulgar o potencial dos servios de sade existentes nas comunidades urbanas.

QUESTO 26

Em relao energia corporal, correto afirmar que A) B) C) O gasto de energia basal definido como a quantidade de energia utilizada em 24 horas por uma pessoa em atividade fsica bsica, 8 horas aps a ltima refeio, em condies adaptadas de temperatura e de meio ambiente. O efeito trmico do alimento definido como um componente do gasto energtico basal que representa o aumento no metabolismo estimulado pela alimentao. O gasto energtico total definido como a soma da quantidade de energia necessria para atender o gasto energtico em repouso, o gasto energtico com atividade fsica, e o efeito trmico do alimento, no perodo de 24 horas. O gasto de energia em repouso definido como a quantidade de energia utilizada em 24 horas para manter as funes celulares e orgnicas normais, sob condies de repouso fsico, 12 horas aps a ltima refeio.

D)

Conhecimentos Especficos

TIPO 1

Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residncia Multiprofissional - UFU (2012) - EDITAL N 012/2011

QUESTO 27

A insulina e o glucagon so hormnios de grande importncia no metabolismo de carboidratos, estimulando, respectivamente, A) B) C) D) glicognese e glicogenlise; lipognese e gliconeognese. glicogenlise e gliconeognese; glicognese e lipognese. lipognese e gliconeognese; glicogenlise e liplise. glicognese e lipognese; glicogenlise e gliconeognese.

QUESTO 28

No jejum prolongado (algumas semanas), no associado ao politrauma, ocorre A) B) C) D) exacerbao do aumento da degradao de protenas musculares e da gordura corporal. perda de massa muscular perifrica maior do que a observada no politrauma. aumento da gliconeognese e armazenamento heptico dos corpos cetnicos. aumento da produo e utilizao de corpos cetnicos e reduo da protelise.

QUESTO 29
Preencha os espaos em branco de acordo com o conhecimento atual a respeito do metabolismo dos aminocidos cistena e taurina. A cistena e a taurina podem ser sintetizadas a partir de ________________. Para que essa converso ocorra, necessria a participao de _________________. Em pacientes urmicos frequentemente h deficincia desse cofator, aumentando, assim, a concentrao plasmtica de _________________. Aps o preenchimento dos espaos em branco, assinale a alternativa correta. A) B) C) D) Lisina, vitamina B5 e piruvato. Metionina, vitamina B6 e homocistena. Triptofano, vitamina C e protena C-reativa. Fenilalanina, cido flico e ureia.

QUESTO 30

100 gramas de p de um suplemento diettico apresentam em sua composio 30% de protenas, 25% de lipdeos e 45% de carboidratos. Qual o volume necessrio para suplementar uma dieta com 400kcal, considerando-se que o suplemento foi diludo a 20%? A) B) C) D) 525ml. 324ml. 462ml. 381ml.
Conhecimentos Especficos

Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residncia Multiprofissional - UFU (2012) - EDITAL N 012/2011

TIPO 1

QUESTO 31

As doenas resultantes da carncia nutricional especfica em tiamina, niacina e cobalamina so, respectivamente, A) B) C) D) pelagra, xeroftalmia e beribri. beribri, pelagra e anemia perniciosa. pelagra, raquitismo e anemia perniciosa. raquitismo, xeroftalmia e estomatite angular.

QUESTO 32

Utilizando como referncia um homem e uma mulher aos 23 anos de idade, tem-se uma necessidade energtica de 2.700 e 2.200kcal/dia, respectivamente. Assumindo que eles mantenham boa sade, pratiquem atividade fsica moderada e tenham, aproximadamente, o mesmo peso, com 65 anos de idade, eles necessitariam de 2.400 e 1.800kcal/ dia, respectivamente. Se, ao atingir essa idade, o peso deles for maior do que o peso que apresentavam aos 23 anos de idade, provavelmente houve um aumento de A) B) C) D) tecido sseo. tecido muscular. tecido adiposo. tecido conjuntivo.

QUESTO 33
Relacione as alternativas abaixo apresentadas. I. Avaliao global subjetiva II. ndice de massa corporal (IMC) III. Relao da circunferncia abdominal e do quadril IV. ndice de creatinina / altura V. Dobras cutneas 1. Anamnese e exame fsico. 2. Apresenta relao com a gordura subcutnea e visceral do organismo. 3. Relao entre o peso (expressa em kg) e a altura (expressa em metros) elevada ao quadrado. 4. Apresenta relao com a quantidade de tecido adiposo corporal e as reservas de energia. 5. Fornece uma estimativa da massa proteica muscular. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. A) B) C) D) I-1; II-3; III-2; IV-5; V-4 I-1; II-4; III-5; IV-2; V-3 I-1; II-3; III-5; IV-2; V-4 I-1; II-4; III-2; IV-4; V-5
Conhecimentos Especficos

TIPO 1

Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residncia Multiprofissional - UFU (2012) - EDITAL N 012/2011

QUESTO 34

A avaliao nutricional subjetiva global (ANSG), proposta por Detsky et al (1987), uma tcnica utilizada para avaliao do estado nutricional de pacientes hospitalizados, com base em A) B) C) D) aferio de medidas antropomtricas, exames bioqumicos e avaliao da ingesto alimentar usual. perda de peso nos ltimos 6 meses, sinais e sintomas gastrointestinais e anlise de exames bioqumicos. aferio antropomtrica de dobras cutneas, ingesto alimentar alterada e sinais e sintomas gastrointestinais. histria clnica nutricional simplificada, avaliao subjetiva de depleo muscular e presena de edema ou ascite.

QUESTO 35

Na avaliao global subjetiva do estado nutricional, conforme proposta por Detsky et al (1987), deve ser adotada a seguinte orientao para interpretao da perda de peso corporal nos ltimos 6 meses: A) B) C) D) Menos que 4% de perda de peso uma perda pequena; entre 4 e 8% de perda de peso uma perda potencialmente significante; e maior que 8% de perda de peso uma perda definitivamente significante. Menos que 3% de perda de peso uma perda pequena; entre 3 e 7% de perda de peso uma perda potencialmente significante; e maior que 7% de perda de peso uma perda definitivamente significante. Menos que 5% de perda de peso uma perda pequena; entre 5 e 10% de perda de peso uma perda potencialmente significante; e maior que 10% de perda de peso uma perda definitivamente significante. Menos que 7% de perda de peso uma perda pequena; entre 7 e 10% de perda de peso uma perda potencialmente significante; e maior que 10% de perda de peso uma perda definitivamente significante.

QUESTO 36

Na histria clnica do enfermo, a alterao do peso de suma importncia para determinao do risco nutricional. Compare dois indivduos adultos enfermos do sexo masculino: I. Indivduo A: paciente com peso habitual de 70kg apresentou perda involuntria de peso progressiva nos ltimos seis meses, que se agravou nas ltimas duas semanas. Peso atual de 65kg. II. Indivduo B: paciente com peso habitual de 90kg apresentou perda de 10kg nos ltimos quatro meses. H dois meses apresentou estabilizao do quadro, sendo que no ltimo ms foi identificado aumento de peso, principalmente nas duas ltimas semanas. Peso atual de 84kg. Assinale a alternativa que apresenta o percentual de alterao de peso (%AP) e o paciente com menor risco nutricional. A) B) C) D) 7%AP, indivduo B. 10%AP, indivduo B. 7%AP, indivduo A. 10%AP, indivduo A.

Conhecimentos Especficos

Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residncia Multiprofissional - UFU (2012) - EDITAL N 012/2011

TIPO 1

QUESTO 37
Em relao ao tratamento da hipertenso arterial sistmica, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) Manter o peso corporal na faixa do ndice de massa corporal (IMC) entre 18,5 e 24,9kg/altura2 (m) e praticar regularmente atividade fsica aerbica por 30 minutos, na maioria dos dias da semana.

( ) Consumir uma dieta rica em frutas, vegetais e com baixo contedo de gordura poliinsaturada. ( ) Reduzir a ingesto diria de sdio diettico para no mais do que 50mEq (1,2g de Na ou 3g de NaCl) e limitar o consumo dirio para 30ml de etanol.

( ) Consumir uma dieta rica em vegetais, frutas e produtos com baixa quantidade de gordura, tais como: peixe, frango sem pele, carnes vermelhas magras e laticnios desnatados. ( ) O plano alimentar DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) apresenta como princpio o equilbrio entre macronutrientes e micronutrientes, sendo considerado um amplo avano no controle dos nveis pressricos de hipertensos. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. A) B) C) D) V; V; F; F; F F; F; F; V; V F; V; V; V; F V; F; F; V; V

QUESTO 38

Pacientes com insuficincia cardaca congestiva grave com evoluo para caquexia cardaca apresentam A) B) C) D) aumento da atividade simptica, aumento do gasto energtico basal e aumento do trabalho respiratrio. diminuio do consumo de oxignio, diminuio do trabalho respiratrio e diminuio do gasto energtico basal. diminuio do trabalho respiratrio, diminuio do consumo de oxignio e aumento do gasto energtico basal. aumento do trabalho respiratrio, diminuio da atividade simptica e aumento do gasto energtico basal.

QUESTO 39
Em relao orientao diettica para pacientes portadores de insuficincia cardaca congestiva assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) A restrio de lquidos estabelecida de acordo com o grau de insuficincia cardaca e o quadro clnico do paciente. ( ) A quantidade de sdio oferecida independe da gravidade da insuficincia cardaca. A dieta hipossdica recomendada para pacientes sintomticos, e a restrio varia em torno de 50mEq/dia. ( ) A recomendao da gordura total da dieta deve ser de 25% a 35% do valor energtico total (VET). Deve-se restringir o colesterol diettico e dar preferncia a gorduras mono e poliinsaturadas. ( ) No h recomendao para fibras alimentares solveis e insolveis para indivduos portadores de insuficincia cardaca. ( ) Nos casos clnicos em que h indicao de diurticos espoliadores de potssio deve ser recomendado o incremento de potssio na dieta por meio de aumento no consumo de frutas, legumes, verduras e leguminosas.

Conhecimentos Especficos

TIPO 1

Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residncia Multiprofissional - UFU (2012) - EDITAL N 012/2011

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. A) B) C) D) F; F; V; F; V V; F; V; F; V V; F; V; F; F V; F; F; V; F

QUESTO 40

No tratamento diettico do paciente desnutrido portador de doena pulmonar obstrutiva crnica (DPOC), a oferta excessiva de calorias leva a uma indesejada elevao da frequncia respiratria e maior produo de CO2. Quando a dieta hipercalrica baseada em um aporte excessivo de carboidratos, esse quadro clnico resultante do aumento na A) B) C) D) gliclise. liplise. glicognese. lipognese.

QUESTO 41

A dieta recomendada para pacientes eutrficos e diabticos deve ser A) B) C) D) hipoproteica. normocalrica. hipocalrica. hiperglicdica.

QUESTO 42

A maioria dos clculos renais composta de oxalato de clcio. A hiperoxalria pode resultar de uma absoro intestinal excessiva de oxalato, comumente observada em indivduos portadores de doenas do intestino delgado, ou nos casos em que h ingesto excessiva de A) B) C) D) vitamina A. vitamina C. vitamina D. clcio e fsforo.

Conhecimentos Especficos

Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residncia Multiprofissional - UFU (2012) - EDITAL N 012/2011

TIPO 1

QUESTO 43

As alteraes fisiopatolgicas mais frequentemente encontradas em portadores de caquexia neoplsica so: A) B) C) D) hipoalbuminemia, anorexia, anemia e perda rpida do tecido adiposo corporal. anorexia, intolerncia glicose, hiperlipidemia e atrofia muscular esqueltica. anergia, hipoalbuminemia, atrofia muscular esqueltica e hipoglicemia. intolerncia glicose, hiperlipidemia, anemia e hipoalbuminemia.

QUESTO 44

Na dieta de pacientes que apresentam estresse metablico grave habitualmente recomendado uma relao de 100kcal no proticas por grama de nitrognio. Para o atendimento dessa recomendao, se forem fornecidas 2000kcal no proteicas, a quantidade de protena deve ser de A) B) C) D) 100 gramas. 80 gramas. 150 gramas. 125 gramas.

QUESTO 45

Aps a resseco cirrgica de segmentos extensos do intestino delgado distal, ocorre a perda/prejuzo da capacidade de absoro de sais biliares conjugados e vrias outras alteraes fisiopatolgicas, tais como: A) B) C) D) anemia falciforme, hipercalcemia e deficincia de vitamina B12. deficincia de dissacaridases, formao de clculos biliares e hipovitaminose E. deficincia de vitaminas hidrossolveis, hipocalciria e hiponatremia. anemia megaloblstica, hipocalcemia e formao de clculos renais.

QUESTO 46

As repercusses clnicas da sndrome de roubo celular (sndrome de realimentao) so A) B) C) D) hipofosfatemia, hipomagnesemia, hipocalemia e intolerncia glicose. hipercapnia, hipernatremia, hipocalcemia e acidose metablica. hipomagnesemia, intolerncia a glicose, acidose metablica e hipercalemia. hipocalemia, hiponatremia, hipofosfatemia e intolerncia a lquidos.

Conhecimentos Especficos

TIPO 1

Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residncia Multiprofissional - UFU (2012) - EDITAL N 012/2011

QUESTO 47

So contraindicaes da passagem de sonda de alimentao por via nasoentrica: A) B) C) D) Insuficincia respiratria aguda e demncia. Ascite acentuada e agitao. Cirurgia cardaca e sndrome de falncia de mltiplos rgos. Traumatismo de base de crnio e sinusite aguda.

QUESTO 48

Um paciente portador de desnutrio proteico-energtica grave foi admitido com quadro de infeco gastrointestinal e diarreia. recomendada como conduta nutricional para esse paciente A) B) C) D) Nutrio parenteral total (NPT) exclusiva, at melhorarem os sinais e os sintomas da infeco gastrointestinal e da diarreia. Dieta enteral polimrica hipolipdica, densidade calrica em torno de 1,5kcal/ml, volume inicial de 40 ml/h e aumento dirio do volume infundido. Dieta enteral semielementar hipolipdica, com aumento gradativo do volume, avaliando necessidade de prescrio de nutrio parenteral perifrica (NPP) complementar. Dieta enteral hiperproteica hipercalrica, com volume abaixo de 30ml/h, at melhorarem os sinais e os sintomas da infeco gastrointestinal e diarreia.

QUESTO 49

Na desnutrio proteico-energtica grave, demonstrado que A) B) C) D) o estado de jejum breve ou prolongado pode provocar prejuzos adicionais. A ministrao de terapia nutricional com glutamina garante a normalizao da permeabilidade intestinal e a reduo da translocao bacteriana. h diminuio do nmero de linfcitos, da capacidade bactericida de leuccitos polimorfonucleares, da eficcia da barreira imunolgica intestinal, e reduo da resposta de hipersensibilidade cutnea retardada. nas fases avanadas e graves, os pacientes desnutridos apresentam aumento do dbito cardaco e da presso arterial, hipoventilao alveolar e acmulo de secrees na rvore respiratria. no h alterao da atividade enzimtica intracelular dos pacientes portadores de desnutrio grave, porm h reduo na atividade antioxidante e alterao na regulao e expresso de gens.

Conhecimentos Especficos

Processo Seletivo Unificado para ingresso no Programa de Residncia Multiprofissional - UFU (2012) - EDITAL N 012/2011

TIPO 1

QUESTO 50

Em pacientes em situao crtica, que apresentam quadro de Sndrome de Resposta Inflamatria Sistmica (SRIS), necessrio avaliar a prescrio da Terapia Nutricional, porque A) segundo a classificao do estado nutricional para pacientes peditricos hospitalizados proposta por Hill, devido ao planejamento teraputico, os pacientes em situao crtica com SRIS habitualmente desenvolvem deficincias nutricionais especficas. pacientes em situao crtica com SRIS so hipermetablicos e devem receber grandes quantidades de lipdeos, devendo-se porm respeitar a taxa mxima de oxidao de lipdeos - 5,0 mg/kg peso corporal/minuto. h o aumento das citocinas pr-inflamatrias (IL-1, IL-6, TNF) e dos hormnios glicocorticides, glucagon e catecolaminas, e porque pacientes em situao crtica com SRIS podem apresentar aumento de at 2 vezes na taxa metablica basal. pacientes em situao crtica com SRIS e insuficincia heptica grave apresentam aumento significativo da protelise e devem receber solues proteicas enriquecidas com aminocidos aromticos e com reduo de aminocidos de cadeia ramificada.

B) C)

D)

Conhecimentos Especficos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA


PROGRAD - Pr-Reitoria de Graduao DIRPS - Diretoria de Processos Seletivos
www.ingresso.ufu.br

Vous aimerez peut-être aussi