Vous êtes sur la page 1sur 14

O IDEB E A PROVA BRASIL NA GESTO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE VITRIAES Caroline Falco Reis Fernandes UFES

Introduo O presente artigo tem por objetivo apresentar alguns resultados obtidos na pesquisa de mestrado desenvolvida sobre o Ideb e os fatores institucionais e intra-institucionais da sua variao nas escolas. Os dados que sero aqui apresentados so referentes s anlises dos dados da Prova Brasil e da compreenso dos gestores escolares sobre o Ideb. A escolha da temtica deveu-se a diversos fatores, dentre eles o da atualidade do tema pois assistimos uma crescente ampliao dos mecanismos de medio e aferio de resultados educacionais. Assistimos na dcada de 90 a criao de algumas avaliaes da educao, como o Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica (SAEB), o Exame Nacional do Ensino Mdio (ENEM), o Exame Nacional de Cursos (ENC/PROVO) e em mbito internacional, o Primeiro Estudo Internacional Comparado, desenvolvido pelo Laboratrio Latino-Americano de Avaliao da Qualidade da Educao (LLCE).

Contudo, foi a partir do sculo XXI que as avaliaes foram intensificadas, ocorrendo tambm a criao de indicadores- considerados objetivos - da qualidade da educao no Brasil. As avaliaes anteriores sofreram modificaes necessrias na lgica do monitoramento educacional.

Em 2005 o SAEB foi reorganizado e passou a ser composto pela Avaliao Nacional da Educao Bsica (Aneb) e a Avaliao Nacional do Rendimento Escolar (Anresc). A Aneb tem o seu foco nas gestes dos sistemas educacionais e conhecida como SAEB. J a Anresc mais ampla e focaliza as unidades escolares brasileiras e, devido a isso, recebe o nome de Prova Brasil. Se antes a avaliao era feita por amostragem, com essa organizao e novo sistema de dados tornou-se possvel avaliar cada sistema e cada escola

brasileira. A Prova Brasil deu nitidez radiografia da qualidade da educao bsica (MEC, 2007, p. 12), segundo posicionamento governamental. O ENEM tambm sofreu modificaes e tornou-se, inclusive, a porta de entrada s diversas universidades. No foi diferente em relao ao ENC-PROVO, cujo nome foi alterado para Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), cujo objetivo o de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduao em relao aos contedos programticos, suas habilidades e competncias, em carter amostral.

Internacionalmente surge o Programa para a Avaliao Internacional de Estudantes (PISA), desenvolvido pela Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE). uma avaliao feita por faixa etria e no por seriao, como acontece nas demais avaliaes. A aplicao da prova feita por amostragem e realizada com jovens de 15 anos de idade, independentemente das sries nas quais se encontram. O seu impacto foi considervel e ainda o tendo em vista que englobou, em sua primeira edio 43 pases. Atualmente so 65 os participantes.

nesse contexto de intensificao do monitoramente nacional e internacional da educao que surge o primeiro indicador objetivo da qualidade educacional, no Brasil, o IDEB ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica, integrrante do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE), ambos criados em 2007.

Consideraes sobre o Ideb

O Ideb um indicador de monitoramento e de qualidade educacional que relaciona as informaes de dois outros indicadores: rendimento escolar1 (aprovao) e desempenho acadmico2. (FERNANDES, 2007a) Os dados sobre aprovao so retirados do Censo Escolar e sobre o desempenho, retirados das notas obtidas em exames padronizados, Prova Brasil e Saeb, no caso.

1 2

Tambm chamado de fluxo. J este termo tambm denominado como aprendizagem.

Ele , oficialmente, um indutor de polticas e/ou aes educacionais, pois passou a ser um indicador da educao brasileira, como podemos perceber no Decreto 6.094 de 24 de abril de 2007, que dispe sobre a implementao do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educao mediante programas e aes de assistncia tcnica e financeira, visando a mobilizao social pela melhoria da qualidade da educao bsica. Nele, o captulo II destinado especificamente ao Ideb, constando que:

Art. 3 - A qualidade da educao bsica ser aferida, objetivamente, com base no Ideb, calculado e divulgado periodicamente pelo INEP, a partir dos dados sobre rendimento escolar, combinados com o desempenho dos alunos, constantes do censo escolar e do Sistema de Avaliao da Educao Bsica - SAEB, composto pela Avaliao Nacional da Educao Bsica - ANEB e a Avaliao Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil). (BRASIL, 2007)

Portanto, o Ideb assume ser um indicador estratgico da atual poltica educacional desenvolvida e traz uma determinada concepo de qualidade: rendimento e desempenho. Do Censo Escolar retirada a taxa mdia de aprovao. Considera-se a taxa mdia de aprovao das sries inicias do ensino fundamental (1 a 4 srie) e das sries finais (5 a 8 srie). Dos exames padronizados retirada a pontuao mdia dos estudantes de cada etapa avaliada (4, 8 srie do ensino fundamental e 3 ano do ensino mdio). A taxa mdia de proficincia dada, considerando a mdia obtida nos exames padronizados (do ano ao qual se refere), em lngua portuguesa (LP) e matemtica (M), e o seu desvio padro (DP), sendo calculado o limite inferior e o limite superior. Ou seja, se a mdia de LP na 4 srie foi de 186 e o DV de 46, o limite inferior o de 49,0 e o superior, de 100. (FERNANDES, 2007a).

Essa combinao procura incentivar as escolas e redes de ensino a adotarem determinada taxa de troca entre a proficincia esperada dos estudantes ao final de uma etapa de ensino e o tempo mdio de durao para sua concluso. (FERNANDES, 2007, p. 10). Essa taxa de troca aponta para a relao existente entre fluxo e aprendizagem, resumindo, teoricamente, um dos propsitos do ndice. A lgica do Ideb a de que tem que haver um desempenho x num perodo anual. Portanto, a nota obtida na Prova Brasil, em conjunto com o tempo de concluso de 1 srie, indica se a escola est alcanando um bom ndice, ou seja, se est tendo um bom desempenho em um prazo de um ano letivo. Portanto, o indicador sugere que ele incentiva as unidades escolares (escolas e redes de ensino) a operarem com baixas taxas de reprovao, a no ser que repetncias tenham um forte impacto positivo no aprendizado dos alunos (repetentes ou no) (op. cit. p. 16).

O seu sistema, recheado de clculos matemticos complexos, proporciona a seguinte equao geral: Ideb = N x P. Vejamos as taxas de troca possveis. Quando se aumenta a nota de proficincia (N3) de uma determinada escola e permanece-se com a mdia de aprovao (P4), aumenta-se o ndice. Quando se diminui um e o outro fica estanque, diminui-se a nota do ndice. Quando ambos aumentam, a nota cresce. Quando ambos diminuem, a nota decresce.

Assim, o indicador procura tornar claro, em sua teorizao, [...] o quanto se est disposto a perder na pontuao mdia do teste padronizado para se obter determinado aumento da taxa mdia de aprovao (Ibid, Idem)

A nota do Ideb varia de 0 a 10. A meta colocada para as escolas que elas alcancem, no mnimo, a nota 6,0, em 20215. Essa mdia (seis) foi estipulada por ser esta a nota mdia dos pases desenvolvidos, especificamente, os pases que compe a OCDE6. A compatibilidade entre os valores foi possvel por terem compatibilizado os dados do PISA (do ano de 2003) com os do SAEB (tambm do mesmo ano, de 2003), numa escala de 0 a 10. Pelos clculos realizados, a mdia dos pases desenvolvidos avaliados corresponde a seis nessa escala. Como o PISA avalia alunos de 15 anos, independentemente da srie na qual estejam, a compatibilizao foi feita com as notas do SAEB dos alunos da 8 srie. A nota do PISA, denominada como sendo a nota de referncia, foi a base para que fosse feita uma correspondncia aproximada no SAEB. Para isso, houve todo um desenvolvimento matemtico, de compatibilizao, que no cabe, neste trabalho, avali-lo. O que tal metodologia propiciou, segundo seus formuladores, foi a possibilidade de comparao com avaliaes internacionais, como a do PISA.

N = mdia da proficincia em Lngua Portuguesa e Matemtica, padronizada para um indicador entre 0 e 10, dos alunos da unidade j, obtida em determinada edio do exame realizado ao final da etapa de ensino. (FERNANDES, 2007a, p.2)
4

P = indicador de rendimento baseado na taxa de aprovao da etapa de ensino dos alunos da unidade j.

Essa data foi estipulada pelo simbolismo, considerando que, no ano posterior, o Brasil comemorar o bicentenrio de sua independncia. So 30 os pases membros da OCDE, dentre os quais, Alemanha, Canad, Estados Unidos, Frana, Japo, Sucia e Sua, a ttulo de exemplificao.
6

H, entretanto, limites dessa compatibilizao que precisariam ser levados em conta, como o fato de as duas avaliaes no estarem na mesma escala de proficincia e no possurem itens comuns.
Outra limitao que deve ser considerada est relacionada s diferenas existentes nas matrizes de referncia, especialmente na prova de Leitura, que no SAEB avalia os conhecimentos do aluno em lngua portuguesa, com nfase em leitura enquanto o PISA avalia a capacidade de leitura de forma a contemplar todos os pases participantes. (INEP, 2009, p. 1)

Alm da nota 6,0 definida como sendo a mdia obtida pelos estudantes dos pases-membros da OCDE, foram formuladas e definidas metas intermedirias para escolas, municpios, estados, a partir da meta nacional. Isso foi feito aplicando-se s notas iniciais uma funo logstica, cujas variveis so o tempo e o Ideb. (INEP, 2009a). Assim, cada municpio, estado e escola possuem trajetrias diferentes, sendo que nem todos tm como meta, para o ano de 2021, a nota 6,0. Isso porque A lgica a de que para o Brasil chegue mdia 6,0 em 2021 [...] cada sistema deve evoluir segundo pontos de partida distintos, e com esforo maior daqueles que partem em pior situao, com um objetivo implcito de reduo da desigualdade educacional (INEP, 2009a, p. 2)

Contudo, uma das crticas ao ndice justamente no que diz respeito a essa diferenciao das notas em 2021. As escolas melhores tendem a continuar melhores e as piores permanecero aqum. Entretanto, numa leitura mais atenta, percebe-se que, mesmo o Ideb no tendo como foco a questo da equidade entre sistemas e escolas, em longo prazo, devido definio das metas intermedirias por meio da funo logstica, espera-se que todas as escolas e todos os sistemas, mesmo em tempos distintos, atinjam a nota 9,9.

Outra crtica referente equidade que ele no induz dentro de uma mesma escola e sistema. Como o Ideb avalia a mdia da escola e dos sistemas, nada garante que todos iro caminhar numa elevao constante da nota. Ou seja, muitos podem melhorar a proficincia enquanto vrios podem ficar abaixo, que a mdia ser elevada. Assim, uma escola cuja nota 5,0 pode estar com a aprendizagem num nvel polarizado (alguns sabem muito, outros quase nada) enquanto numa escola cuja nota foi 4,0 pode estar com o nvel de aprendizagem constante e crescente (todos os alunos esto aprendendo num nvel crescente, mesmo que em escalas ainda diferentes).

importante sinalizar que o Ideb, portanto, no uma criao para avaliao da educao brasileira, pois a construo desse ndice seguiu a uma lgica do monitoramento externo, inclusive com diretas vinculaes, como visto.

O Brasil adota essa tendncia de comparao e, mudando seu sistema de avaliao, cria a Prova Brasil e a partir dela, comea a utilizar comparaes para avaliar e qualificar a educao brasileira. Isso fica ainda mais consolidado a partir da divulgao das notas do Ideb, j que, por esse sistema de medida, possvel comparar escolas, municpios e estados

A comparao tornou-se exacerbada com os dados de 2005 e 2007. Fez-se uma extenuante comparao de melhorias e declnios do ponto de vista numrico. O primeiro Ideb a ser calculado foi o referente aos dados das provas do SAEB e Prova Brasil e do Censo Escolar de 2005. Os ndices foram calculados e divulgados em abril de 2007, logo aps a criao do ndice, pelo PDE. Em junho do mesmo ano j era possvel consultar por sistemas e por unidades escolares. Foram projetadas metas referentes ao ano de 2007 e os subseqentes, de modo bianual, at o ano de 2021. Posteriormente foram divulgados os dados de 2007, em junho de 2008.

A anlise do Ideb nas escolas do municpio de Vitria. A Prefeitura Municipal de Vitria (PMV) atende, de acordo com o Censo Escolar de 2008, o total de 50.534 alunos, sendo 17.210 na Educao Infantil (EI) e 33.324 no Ensino Fundamental (EF). O atendimento na EI realizado em 45 escolas denominadas Centro Municipal de Educao Infantil (CMEIS). J o atendimento ao EF realizado em 51 escolas, denominadas Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF). Considerando que o Ideb destinado ao EF e ao Ensino Mdio e que o municpio no atende a este ltimo, a ateno recai sobre as EMEFs.

Das 51 EMEFs, 01 no atende s sries iniciais7 e 11 possuem a nota do IDEB em apenas um ano avaliado (ou em 2005 ou em 2007), o que nos possibilita a anlise prvia de 39 escolas da rede municipal, cujas notas obtidas foram as seguintes: Tabela 1 Notas do Ideb nas escolas de Vitria-ES.
Escolas
2005 Anos 2007

AA 3,5 5,1

AB 4,1 4,8

ABL 3,6 3,2

ACS 4,4 4,5

AS 3,2 3,6

ASFA 4,9 5,3

ASL 3,7 3,4

CAA 3,6 3,9

CB 4,2 4,2

ELZ 5,6 6

EMSG 4 3,6

ERS 4,1 4,2

EVS 5,3 5,5

FLA 3,5 4,4

HAJM 4,9 4,6

IJSSL 3,6 3,6

IMS 4,3 3,8

JAM 4,8 4,5

JKO 3,9 4,4

JLM 3,6 3,7

Escolas
2005 Anos 2007

MB 3,9 4,3

ME 4,7 4,5

MJCM 3,3 3,9

MMM 4,6 4,8

NNG 3,7 3,6

OAL 4,4 4,4

OEJ 3,9 3,2

PA 3,7 3,9

PRA 3,8 3,5

PJB 3,9 4,2

PMEN 3,8 3,9

PRMS 3,3 4,1

PRVG 2,2 2,5

PVSP 4 3,9

RCO 3,9 3,6

SC 3,9 3,6

TAN 4 4

UFES 5,6 6,3

ZA 4,2 4,6

A partir desse quadro foi realizado o clculo do Desvio Padro (DP), na tentativa de de verificar quanto varia um resultado de uma escola num ano em relao a mdia de todas e o quanto varia em relao ao ano subsequente. Assim foram realizados os clculos do DP em 2005 e em 2007, o que nos possibilitou a seguinte constatao.

Grfico 1 - Desvio Padro (2005)

Optou-se nessa pesquisa por investigar as situaes das sries iniciais (anos iniciais), devido ao fato das notas das sries iniciais e finais diferirem muito entre si, o que resultaria num outro enfoque, numa outra pesquisa, j que englobaria questes referntes aos currculos, estruturas e formao de professores na anlise das sries iniciais e finais comparativamente.

Grfico 2- Desvio Padro (2007)

Em 2005 haviam 08 escolas consideradas acima do DP; 02 abaixo e as demais dentro do DP. Em 2007 esse quadro modificado, estando 05 escolas acima do DP, sendo que dessas, uma subiu um DP e 04 permaneceram na situao de 2005. Em relao ao DP inferior, 03 escolas passaram a integr-lo. Assim foram selecionadas as 05 escolas do DPS (AA, ASFA, ELZ, EVS e UFES, respectivamente) e 03 escolas do DPI (ABL, OEJ e PRVG). Considerando que passamos a ter escolas que, em relao a 2005, mudaram de escala no DP, as escolas que se encontravam dentro do DP, foram tambm analisadas, tendo como critrio a mudana de escala na proficincia da Prova Brasil, tanto em portugus quanto em matemtica, positivamente ou negativamente, o que nos possibilitou a seguinte constatao: Das 31 escolas restantes, apenas duas obtiveram aumento na escala de proficincia tanto em portugus, quanto em matemtica, a escola AS e a escola FLA. Quanto diminuio na escala, encontramos apenas uma escola, a PVSP. As demais tiveram notas aumentadas ou diminudas, mas sem mudana na escala de proficincia o que mostra, na anlise do SAEB, que no houve alterao significativa.

Em nvel de esclarecimento, o Saeb foi dividido em escalas, que, de acordo com a pontuao obtida pelo desempenho das escolas, mostra como est a situao destas numa escala que varia de 125 pontos a 350, subdividida em oito nveis.8 Tabelas 2. Notas das escolas na Prova Brasil 2005-2007 (Portugus)

Fonte: INEP organizado pela autora

Tabelas 3. Notas das escolas na Prova Brasil 2005-2007 (Matemtica)

Fonte: INEP organizado pela autora

Essa anlise tambm mostrou que h uma varivel importante na composio da nota do Ideb, que o nvel da prova elaborada. Os dados nos mostram que das 39 escolas, 24 delas, ou seja 61% do total, tiveram uma diminuio da nota em relao prova de portugus. Em compensao, na prova de matemtica, o resultado foi o oposto. Das 39 escolas, apenas 12 apresentaram queda na nota, o que corresponde a 30, 5 %. Isso mostra que, mesmo o SAEB tendo matrizes de referncia que [...] renem o contedo a ser avaliado em cada disciplina e srie, informando as competncias e habilidades esperadas dos alunos (INEP, 2010), isso no suficiente para garantir que o nvel da prova seja o mesmo, considerando que a formulaao das questes podem facilitar ou dificultar a compreenso, como bem sabem os professores.

As esclas so as seguintes: 1) 125 a 150 pontos; 2) 150 a 175; 3) 175 a 200; 4) 200 a225; 5) 225 a 275; 6) 275 a 300; 7) 300 a 325; 8) 325 a 350

Essas anlises preliminares foram seguidas de anlises mais aprofundadas da amostra de 11 escolas selecionadas (28,2 % do total de 39 escolas). Aps a seleco, um dos objetivos era o de identificar questes subjacentes aplicao da Prova Brasil, tanto no que diz respeito Secretaria Municipal quanto gesto das escolas. O outro era o de identificar a viso dos especialistas da secretaria de Educao sobre os gestores da escola, na poca de 2005-2007, na conduo da dinmica escolar e em relao nota do Ideb dessas unidades de ensino. Foram entrevistados a secretria escolar da poca, a gestora do programa PDE escola, o chefe do setor de planejamento e estatstica e o responsvel pela gerncia do ensino fundamental da poca, atrelando a estas entrevistas, os dados obtidos por meio da pesquisa documental. Entrevistas tambm foram realizadas com o gestor de cada unidade escolar que estava na direo nos anos de 2005 e 2007, o que nos possibilitou as reflexes abaixo. A aplicao da Prova Brasil, a gesto educacional e a escolar. Uma das questes pergutadas aos diretores era a respeito da Prova Brasil desde seu agendamento. A realizao da prova fica a cargo da Secretaria do Estado de Educao do Esprito Santo e seus aplicadores. Cada aplicador liga para a unidade de ensino e agenda uma data de aplicao dentro do perodo colocado pelo Ministrio da Educao. Em 2005 foi aplicada entre os dias 16 a 30 de novembro e em 2007, de 05 a 20 de novembro. A partir desse momento a escola se organiza da forma como considera melhor. Das 11 escolas pesquisadas, obtivemos trs diferentes casos de organizao. O primeiro se refere ao diretor que no sabia da realizao da Prova Brasil e que ao chegar escola, ficou surpreso.
[...] No dia que a professora veio aplicar a Prova Brasil eu no fui avisada porque avisaram pra algum da escola o pedagogo, sei la quem foi. E eu estava de licena (de prmio incentivo, licena eu nunca tirei). Quando eu cheguei vi a pessoa l na sala de aula com as crianas. Achei que era alguma substituta. Cheguei e falei assim: Ei, tudo bem? Voc est substituindo algum? Ela falou assim: No, estou aplicando a Prova Brasil. (Entrevista PRVG)

Dentre esses casos, h relatos informais9 de algumas situaes especficas que mascaram os resultados obtidos na Prova. Uma delas o fato da Prova ter sido aplicada quando o diretor j havia liberado mais de 70% dos alunos da escola, prtica comum referente aos bons alunos

Esses relatos informais foram obtidos por meio de conversas com professsores e pedagogos das intituies em diversos momentos enquanto conhecia as escolas pesquisadas.

que passaram de ano. Esse mesmo diretor convocou rapidamente os alunos considerados com mais conhecimento para retornarem escola e realizarem as provas. O segundo caso daqueles diretores que, ao saber da aplicao, divulgou entre os alunos, o que, nos casos analisados, resultou em faltas significativas de discentes, tendo em vista que os que no se sentiram aptos, no foram escola naquele dia, como podemos ver pela fala abaixo
Alguns deixaram de ir por causa da prova. Em 2005 vrios faltaram. Em 2007 no. 2007 j diminuiu, at porque em 2007 j tinha sido feita essa preparao, essa conscientizao de que era importante fazer , entendeu? Ento alguns faltaram, fizeram de tudo que foi jeito pra no fazer (risos). Quando fala em prova, todo mundo assusta n? (Entrevista AA)

O terceiro caso das escolas que no avisam a data da prova aos alunos e que, assim, correm menos risco de ter alunos propositalmente faltosos. Em relao ainda aplicao da Prova, foi colocado por alguns diretores que o nvel de conhecimento do aluno em situao de vulnerabilidade social no possibilitou sequer que este conseguisse realizar corretamente a marcao no carto. Alm disso, ressaltaram que a prova era extensa demais para a realidade de determinados pblicos, como o pblico do PRVG, que na metade da prova no aguentou mais cotinuar.

As crianas em 2007 nem gabarito sabiam preencher [...] As crianas no tinham noo do que era um gabarito. (Entrevista PRVG)

Das 11 escolas pesquisadas nenhuma soube informar o dia em que a Prova Brasil foi aplicada, tanto no ano de 2005 quanto no ano de 2007, o que no possibilitou uma anlise da pauta do dia para adentrar nas possveis distores apresentadas. No havia um registro oficial dentro da escola. Nem mesmo a Secretaria do Estado de Educao soube informar as datas, alegando que cada aplicador agendava e aplicava no havendo, portanto, esse registro. A Secretaria Municipal de Educao, por sua vez, tambm no acompanhou essa aplicao, sob alegao de que era responsabilidade do estado tal organizao, o que nos mostra que o foco ainda no est nas escolas e sim nos sistemas, pois era responsabilidade do Estado aplicar as provas, mas em nenhum momento o municpio esteve proibido de acompanhar esse processo junto s suas unidades de ensino para garantir que os dados fossem os mais fidedignos possveis.

Consideraes finais Os dados apresentados nos levam a refletir sobre alguns aspectos. O primeiro deles quanto construo da Prova Brasil, que pode facilitar ou dificultar o alcance na nota, mesmo a estrutura sendo a mesma nos dois anos analisados (Teoria da Resposta ao Item). Essa , portanto, a primeira varivel encontrada no estudo que diferencia as notas do ndice em sua composio. Em relao aplicao da Prova Brasil, nos casos analisados, provveis distores foram encontradas. A primeira o fato de somente os alunos com as maiores notas realizarem a prova, o que aconteceu em duas, das onze escolas analisadas, sendo uma localizada estatsticamente no Desvio Padro Superior no ano de 2005 e 2007 e a outra localizada no Desvio Padro Superior apenas em 2007, apontando um crescimento significativo em termos de ndice. Outra distoro em relao inabilidade no preenchimento do carto de marcao, o que causa diversos erros.. Essa dificuldade foi apresentada pelas unidades escolares que se encontram em reas ainda com srios problemas sociais, como o caso de uma unidade que fica num lugar em que [...] nenhum professor queria ir trabalhar, como nos mostra essa fala da diretora do PRVG. Essa situao nos indica que o Ideb foi pensado destinando-se a um pblico que existe, mas que no Brasil a minoria. Ou seja, o Ideb no foi pensado de modo algum na situao das escolas brasileiras como um todo. Isso corroborado pela dificuldade que os alunos dessas mesmas escolas encontraram na realizao da Prova, devido sua extenso. Interessantemente constatou-se a inexistencia desse tipo de avaliao em nove das onze escolas. As duas nicas escolas a possurem essa cultura avaliativa foram aquelas que esto com as notas mais elevadas, o que mostrado pelo grfico do Desvio Padro. Inclusive, em relao a uma delas um dos gestores da secretaria coloca que ela
[..] uma escola privada mal feita. o projeto de escola privada mal feita, inexistncia de qualquer perspectiva de projeto pedaggico mais amplo que tenta

formar algo para alem da mesmice da escola comeniana e da formao para os bolses do Darwim10 ou pro pr-cefetes. (Entrevista Gerente do Ensino Fundamental)

Foi identificado tambm que duas outras escolas j se mostram atentas s prticas de avaliao nos moldes da Prova Brasil devido, justamente, baixa nota obtida no Ideb, o que nos indica que, aos poucos, o Ideb vem se consolidando como uma preocupao de algumas unidades de ensino. interessante perceber que as inferncias, as ligaes que vo sendo tecidas ao longo dos resultados procuram apenas apontar algumas situaes significativas obtidas nos resultados, o que no significa apontar definitivamente essas relaes j que h escolas, por exemplo, como o AA que, apesar de ter uma situao onde um quantitativo de alunos se ausentou, possui uma avaliao em relao gesto dessa poca extremamente positiva feita pelos gestores da secretaria de educao. O que se conclui nessa dimenso analisada que as possibilidades de distoro so variadas, o que torna o Ideb um indicador, ao contrrio do que se propaga, no objetivo e no confivel. Isso nos leva a outra questo: caso no haja distores, o Ideb abrange as dinmicas escolares, traduzidos em aprovao e rendimento? Essa outra discusso tambm realizada na pesqusa, mas que ficar, nesse momento, como referncia para um prximo debate.

Darwin uma escola voltada ao preparatrio para o vstibular e que possui um sistema de concesso de bolsas destinadas aos alunosque obtiverem rendimento superior nas provas.

10

Referncias Bibliogrficas

BRASIL. DECRETO N 6.094, DE 24 DE ABRIL DE 2007. Dispe sobre a implementao do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educao, pela Unio Federal, em regime de colaborao com Municpios, Distrito Federal e Estados, e a participao das famlias e da comunidade, mediante programas e aes de assistncia tcnica e financeira, visando a mobilizao social pela melhoria da qualidade da educao bsica. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-010/2007/Decreto/D6094.htm. Braslia, 2007. FERNANDES, Reynaldo. ndice de desenvolvimento da educao bsica. Srie Documental. Braslia: INEP, 2007. FERNANDES, Reynaldo. IDEB: monitoramento objetivo da qualidade dos sistemas a partir da combinao entre fluxo e aprendizagem escolar. In: Em Questo4. O Plano de desenvolvimento da educao. So Paulo: Ao Educativa, 2007a. INEP. Nota metodolgica sobre a compatibilizao de desempenhos do PISA com a escala do SAEB (Nota tcnica) Disponvel em: http://www.inep.gov.br/download/Ideb/Nota_Tecnica_n1_concepcaoIDEB.pdf. Acesso em 18 mai. 2009. INEP. Metodologia utilizada para o estabelecimento das metas intermedirias para a trajetria do Ideb no Brasil, Estados, Municpios e Escolas. (Nota tcnica) Disponvel em: http://www.inep.gov.br/download/Ideb/Nota_Tecnica_n1_concepcaoIDEB.pdf. Acesso em 18 mai. 2009a. INEP. SAEB perguntas frequentes. Disponvel em: http://www.inep.gov.br/basica/saeb/perguntas_frequentes.htm. Acesso em 10 mar. 2010. MEC. O Plano de Desenvolvimento da Educao: Razes, Princpios e Programas. Braslia, 2007.

Vous aimerez peut-être aussi