Vous êtes sur la page 1sur 7

O Secretrio de Estado da Receita, usando das atribuies que lhe so conferidas no art. 3, inciso VIII, alnea a, da Lei n 8.

186, de 16 de maro de 2007, e tendo em vista o disposto na Lei Estadual n 9.932, de 14 de dezembro de 2012 , que instituiu o Programa Paraba Legal Receita Cidad, (altera a Portaria n 150/GSER, de 20 de Agosto de 2013) Resolve: Art. 1 Implantar a ao integrante do Programa Paraba Legal Receita Cidad, denominada Torpedo Premiado Cupom Legal, que consiste em um Sistema de Sorteio Pblico de Prmios, cujo objetivo estimular a exigncia do cupom fiscal pelo consumidor para o incremento da arrecadao do Imposto sobre Operaes relativas Circulao de Mercadorias e sobre Prestaes de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao ICMS. Art. 2 Poder participar do Torpedo Premiado Cupom Legal qualquer pessoa fsica, maior de 18 (dezoito) anos, no gozo pleno de sua capacidade civil, doravante denominada consumidor, nos termos desta Portaria, e que tenha: I adquirido mercadoria no mercado varejista, como consumidor final; II enviado os dados do respectivo cupom fiscal, conforme disciplinado nesta Portaria. Pargrafo nico. Os integrantes do Comit Gestor constante na Portaria n 44, de 22 de fevereiro de 2013, e os servidores da Loteria de Estado da Paraba LOTEP que tenham participado, de qualquer forma direta na criao, planejamento, desenvolvimento ou operacionalizao do Programa Paraba Legal Receita Cidad, esto impedidos de participar dos sorteios, assim como os dirigentes e integrantes dos rgos e entidades responsveis pela disponibilizao da tecnologia. Art. 3 considerado vlido para participar dos sorteios o cupom fiscal emitido por equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF), autorizado pela Secretaria de Estado da Receita, e numerado por Contador de Ordem de Operao (COO), decorrente de operao de circulao de mercadoria, realizada por estabelecimento inscrito no Cadastro de Contribuintes do ICMS do Estado da Paraba. 1 Sero vlidos para participar do Programa Paraba Legal Receita Cidad os cupons fiscais emitidos a partir de 1 de agosto de 2013. 2 Os cupons fiscais sero vlidos para entrada no Sistema de Sorteio at o prazo mximo de 90 (noventa) dias aps a data de sua emisso. 3 No sero considerados para fins do Torpedo Premiado Cupom Legal: I os documentos fiscais decorrentes de operao de fornecimento de energia eltrica e gs canalizado ou de prestao de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao; II os demais documentos fiscais constantes do Regulamento do ICMS que no sejam identificados com o caput deste artigo.

4 Para efeito de participao no Torpedo Premiado Cupom Legal dever constar no cupom fiscal o nmero do Cadastro de Pessoa Fsica CPF do consumidor final, no devendo ser o referido nmero enviado com a mensagem curta de texto (Short Message Service SMS). Art. 4 O consumidor, no momento do envio dos dados do cupom fiscal, estar manifestando expressamente o seu conhecimento e sua concordncia com todos os termos desta Portaria, inclusive, quanto divulgao gratuita, por qualquer meio, a critrio da Secretaria de Estado da Receita, da premiao recebida e da sua imagem. 1 reservado Secretaria de Estado da Receita o direito de utilizao das informaes fiscais prestadas pelo consumidor para exercer a fiscalizao dos estabelecimentos emissores de cupom fiscal e para fins estatsticos. 2 Ao participar do Torpedo Premiado Cupom Legal, o consumidor aceitar expressamente que o Estado da Paraba, seus rgos ou entidades no podero ser responsabilizados por quaisquer danos ou prejuzos oriundos da sua participao. Art. 5 A participao no Torpedo Premiado Cupom Legal autoriza o envio de mensagens referentes confirmao de participao, por qualquer rgo ou entidades do Governo do Estado da Paraba ou empresa por eles contratada, ao telefone mvel celular do consumidor via tecnologia SMS. Art. 6 O consumidor enviar os dados abaixo, referentes aos cupons fiscais, por SMS, para o nmero 8383 ou atravs da Internet, pelo endereo eletrnico www.paraibalegal.pb.gov.br, conforme descrito nesta Portaria nos artigos 8 ao 12, deste Regulamento, sendo de sua responsabilidade o custo da mensagem de R$ 0,31 (trinta e um centavos de real) e os demais tributos incidentes: I nmero da Inscrio Estadual no Cadastro de Contribuinte do ICMS do Estado da Paraba, composto por 09 (nove) dgitos, sem ponto ou barra; II data de emisso do cupom fiscal, no formato DDMMAAAA, isto , dia (DD) informado com 02 (dois) algarismos, variando de 01 a 31, seguido do ms (MM), informado com 02 (dois) algarismos, variando de 01 a 12, seguido do ano (AAAA), informado com 04 (quatro) algarismos, a partir de 2013; III Contador de Ordem de Operaes COO, composto por 06 (seis) dgitos preenchidos com zero a esquerda, sem ponto e vrgula; IV valor integral, inclusive centavos, sem ponto e vrgula e sem zero a esquerda. 1 Os dados dos cupons fiscais devero ser digitados com caracteres exclusivamente numricos. 2 A impresso de caracteres no corpo do cupom fiscal para facilitar a digitao dos dados por parte do consumidor ser obrigatria a partir da entrada em vigor do Ato COTEPE/ICMS n 28, de 5 de julho de 2013. 3 Os dados relativos ao cupom fiscal s podero ser enviados uma nica vez. 4 O consumi dor poder enviar o s dados de quantos cupons fiscais distintos desejar.

Art. 7 O consumidor que desejar participar dos sorteios, dever enviar os dados de cada cupom fiscal por mensagem curta de texto prpria e individual, o qual receber cdigos de participao distintos, identificados por nmeros, exclusivamente para este fim. Pargrafo nico. Os cdigos de participao tero validade de 03 (trs) meses a contar do recebimento, pelo consumidor, da validao dos dados enviados. Art. 8 O envio dos dados do cupom fiscal, que seja vlido a participar do Torpedo Premiado Cupom Legal, dever ser efetuado por SMS a partir de qualquer aparelho celular utilizado pelo consumidor, que esteja vinculado operadora devidamente habilitada a participar do concurso. Pargrafo nico. Os dados citados nos incisos I a IV do art. 6 devero ser inseridos no campo de envio de mensagem curta de texto, separados por espao. Art. 9 O consumidor somente estar habilitado aos sorteios aps receber mensagem especfica de confirmao, via SMS, emitida pela Secretaria de Estado da Receita ou por empresa por ela contratada, contendo a numerao dos cdigos relativos sua participao. Pargrafo nico. Para considerar-se habilitado participao no sorteio, o consumidor dever ter recebido o retorno do cdigo de participao, via SMS, posteriormente ao envio dos dados do cupom fiscal, como previsto no art. 8. Art. 10. O consumidor poder consultar os seus cdigos de participao, com os quais est concorrendo, atravs do envio de SMS, utilizando a palavra codigo, para o nmero 8383, para receber a informao em seu aparelho celular. 1 O consumidor que desejar consultar todos os seus cdigos de participao tambm poder faz-lo pela internet, no endereo eletrnico www.paraibalegal.pb.gov.br, para tanto dever digitar um dos seus cdigos, recebido via SMS. 2 O envio da mensagem de retorno de SMS ao consumidor a que se refere este artigo no poder ser cobrado do mesmo pelas operadoras. Art. 11. O envio dos dados pela internet dever ser feito atravs do endereo eletrnico www.paraibalegal.pb.gov.br, seguindo a ordem e o formato descritos no prprio site. Art. 12. Aps o envio dos dados pela internet, e o recebimento da respectiva confirmao, o consumidor dever enviar, exclusivamente atravs de seu telefone mvel celular, para o nmero 8383 uma mensagem curta de texto, para cada cupom fiscal cadastrado, contendo o valor do cupom fiscal (com centavos e sem vrgula ou ponto), para fins de consistncia do nmero de protocolo, ao custo R$ 0,31 (trinta e um centavos de reais) mais tributos incidentes, por mensagem. 1 O nmero do protocolo a que se refere o caput ser enviado conforme o disposto no art. 9, paragrafo nico, permitindo que o emitente se habilite ao sorteio nos termos do art. 7, pargrafo nico, deste Regulamento. 2 A mensagem curta de texto somente ser tarifada quando da validao dos dados para fins de participao no sorteio.

3 A confirmao de recebimento dos dados de cada cupom fiscal e da participao efetiva no sorteio ser feita por mensagem curta de texto prpria e individual. 4 O consumidor ter o prazo de 72 (setenta e duas) horas a partir do envio dos dados pela internet para confirmar os dados do cadastro do cupom fiscal, sob pena de cancelamento do procedimento. 5 O disposto no pargrafo anterior no impede que os dados daquele cupom fiscal sejam novamente enviados. Art. 13. A autorizao do pagamento do prmio est condicionada validao do cupom fiscal, pela Secretaria de Estado da Receita, desde que no seja documento fiscal considerado inidneo, objeto de fraude ou simulao por parte do consumidor. Art. 14. Os sorteios sero realizados com periodicidade semanal, quinzenal ou em carter excepcional (temtico), este programado para as datas de forte apelo comercial. Art. 15. Sero realizados, com a respectiva entrega de prmio, 05 (cinco) sorteios semanais, 01 (um) quinzenal e 01 (um) temtico nos meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro, respectivamente. 1 Consideram-se vlidos os cupons fiscais para fins de sorteio aqueles enviados at s vinte e trs horas e cinquenta e nove minutos do dia imediatamente anterior quele em que for realizado o sorteio. 2 Coincidindo o dia previsto para o sorteio com finais de semana ou feriados e caso seja, a critrio da Secretaria de Estado da Receita, postergado para o dia posterior, o banco de dados utilizado para a realizao do sorteio observar a data de referncia do sorteio, ou seja, a data em que seria efetivamente realizado o sorteio. Art. 16. Os sorteios sero realizados semanalmente, s sextas feiras, sempre em dias teis, com inicio previsto para as catorze horas, horrio de Braslia, ficando prorrogada a sua realizao para a primeira sexta feira til seguinte, sempre que recair em dia de ponto facultativo ou feriado. Pargrafo nico. A critrio da Secretaria de Estado da Receita, os sorteios podero ser realizados no ltimo dia til anterior a sua data, conforme oportunidade e convenincia da Administrao Pblica. Art. 17. Todos os sorteios sero efetuados atravs da Loteria do Estado da Paraba LOTEP, de forma eletrnica, empregando software para a seleo aleatria dos cdigos ganhadores e com a utilizao de algoritmo de criptografia, para o manuseio dos arquivos de dados referentes aos sorteios, devidamente chancelados por auditoria externa independente. Art. 18. Os sorteios sero realizados na sede da LOTEP, situada na Rua Cardoso Vieira, s/n, Varadouro, Joo Pessoa, Paraba, com a presena de 01 (um) representante da Escola de Administrao Tributria ESAT, 01 (um) representante da Auditoria Fiscal da Secretaria de Estado da Receita, 01 (um) Fiscal da LOTEP, 01 (um) representante da Diretoria da LOTEP, 01 (um) representante da empresa contratada e 01 (um) representante do pblico presente, quando houver, em ato pblico, podendo ocorrer, excepcionalmente, em outro espao definido pela Secretaria de Estado da Receita.

Pargrafo nico. Os sorteios somente sero realizados se estiverem presentes, no mnimo, 03 (trs) dos representantes relacionados no caput deste artigo. Art. 19. A periodicidade, as datas, o local e os horrios dos sorteios podero ser revistos, a qualquer tempo, pela Secretaria de Estado da Receita em conjunto com a LOTEP, observando-se os princpios da publicidade e da universalizao do conhecimento dos sorteios. Pargrafo nico. No ms de agosto, os sorteios sero considerados a partir do dia 11 e sero realizados conjuntamente no dia 30. Art. 20. Ser considerado, para fins dos sorteios dos 05 (cinco) prmios semanais, o cdigo de participao gerado a contar do recebimento, pelo consumidor, da validao dos dados enviados, conforme disposto nesta Portaria. Pargrafo nico. O cdigo de participao premiado em sorteio semanal ser considerado, para todos os fins, nos sorteios quinzenais e temticos at o trmino de sua validade, estando excludo, entretanto, de qualquer outro sorteio semanal, porventura ainda pendente de realizao. Art. 21. Ser considerado, para fins de sorteio quinzenal, o cdigo de participao gerado a contar do recebimento, pelo consumidor, da validao dos dados enviados, conforme disposto nesta Portaria. Pargrafo nico. O cdigo de participao premiado em sorteio quinzenal ser considerado, para todos os fins, nos sorteios semanais e temticos at o trmino de sua validade, estando excludo, entretanto, de qualquer sorteio quinzenal porventura ainda pendente de realizao. Art. 22. Sero realizados sorteios, em carter excepcional, em aluso a datas temticas de forte apelo comercial, relacionadas s respectivas comemoraes: I agosto (DIA DOS PAIS); II setembro (INDEPENDNCIA); III outubro (DIA DAS CRIANAS); IV -novembro (PROCLAMAO DA REPBLICA); V dezembro (NATAL). Pargrafo nico. Nos meses em que houver sorteios temticos s haver uma premiao quinzenal, sem prejuzo dos sorteios semanais programados. Art. 23. Sero entregues os seguintes prmios, j descontados da incidncia do Imposto de Renda na Fonte: I premiao semanal: R$ 5.000,00 (cinco mil reais), compreendidos por 05 (cinco) prmios iguais no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais) cada; II premiao quinzenal: R$ 10.000,00 (dez mil reais);

III premiao temtica, obedecendo ao seguinte desembolso: a) agosto (DIA DOS PAIS) no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais); b) setembro (INDEPENDNCIA) no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais); c) outubro (DIA DAS CRIANAS) no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais); d) novembro (DIA DA PROCLAMAO DA REPBLICA) no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais); e) dezembro (NATAL) no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais). Art. 24. A Secretaria de Estado da Receita publicar os cdigos de participao dos contemplados no seu prprio site (www.receita.pb.gov.br) ou no site do Programa Paraba Legal Receita Cidad (www.paraibalegal.pb.gov.br), no prazo de 10 (dez) dias teis a contar da realizao dos sorteios e enviar, a cada participante contemplado, um SMS com a informao respectiva. Pargrafo nico. Caso haja necessidade, podero ser utilizados quaisquer meios de comunicao pblicos e privados, oficiais ou no, em atendimento ao princpio da publicidade. Art. 25. O resgate do prmio est condicionado apresentao dos seguintes documentos pelo consumidor contemplado: I original do cupom fiscal, ntegro, legvel e sem rasura, constando o nmero do CPF do consumidor; II cpias dos seguintes documentos: a) cdula de identidade expedido por rgo oficial com foto; b) cadastro de Pessoas Fsicas CPF; c) comprovante de endereo; d) comprovante de titularidade de conta corrente, mantida em instituio do Sistema Financeiro Nacional. Pargrafo nico. O original do cupom fiscal ficar disposio da Secretaria de Estado da Receita no momento do resgate do prmio, podendo ser substitudo por cpia, devidamente autenticada por autoridade competente, caso assim deseje o consumidor. Art. 26. A documentao poder ser entregue na sede da LOTEP ou em qualquer repartio fiscal da Secretaria de Estado da Receita informada no site do Programa Paraba Legal Receita Cidad www.paraibalegal.pb.gov.br. Art. 27. Os prmios sero creditados em conta corrente do consumidor, mantida em instituio do Sistema Financeiro Nacional, cujo titular seja o prprio contemplado. Art. 28. Os prmios previstos nos incisos II e III, do artigo 23, s podero ser pagos na sede da LOTEP. Art. 29. No ato do recebimento do prmio, o consumidor contemplado dever assinar Termo de Recebimento dando plena, geral e irrestrita quitao das obrigaes decorrentes do presente sistema de sorteio.

Art. 30. O prazo de entrega da quantia relativa ao prmio ser de, no mximo, 30 (trinta) dias a contar da data da reclamao pelo consumidor contemplado. Art. 31. Para esclarecimentos de dvidas e reclamaes relativas ao funcionamento do Sistema de Sorteio Pblico de Prmios Torpedo Premiado Cupom Legal, os consumidores recebero atendimento mediante cadastramento no fale conosco, constante do site do Programa (www.paraibalegal.pb.gov.br). Art. 32. As denncias relativas recusa no fornecimento de cupom fiscal e outras que importem em sonegao fiscal por parte dos estabelecimentos, podero ser feitas pelo consumidor no site do Programa (www.paraibalegal.pb.gov.br). Pargrafo nico. Tambm podero ser utilizados os meios de denncia previstos no Clique Denncia do site oficial da Secretaria de Estado da Receita: www.receita.pb.gov.br. Art. 33. A divulgao do Programa Paraba Legal Receita Cidad ser realizada pela internet, atravs das pginas eletrnicas do Programa Paraba Legal Receita Cidad, pelos sites da LOTEP e da Secretaria de Estado da Receita e pelo Dirio Oficial do Estado da Paraba, ou, quando aplicvel, por outros meios de comunicao pblicos ou privados. Art. 34. Situaes relativas ao Programa Paraba Legal Receita Cidad no previstas na presente Portaria sero resolvidas pela Secretaria de Estado da Receita, ouvido o Comit Gestor do Programa Paraba Legal Receita Cidad. Art. 35. O direito reclamao da quantia relativa ao prmio caducar em 180 (cento e oitenta) dias contados da data do respectivo sorteio, nos termos do disposto no art. 6 da Lei Federal n 5.768, de 20 de dezembro de 1971 . Art. 36. A Operadora de Telefonia Mvel apenas disponibilizar os nmeros de SMS para participao no sorteio, no havendo qualquer responsabilidade dessa sobre o objeto deste regulamento, sua realizao e nem na entrega de qualquer premiao correspondente. Art. 37. No Haver qualquer responsabilidade da Operadora de Telefonia Mvel em relao a falhas decorrentes da utilizao dos servios em reas de sombras ou fora da sua rea de sua cobertura, limitando-se a transferir para a promotora do sorteio, os dados recebidos no nmero contratado. Art. 38. Os valores lquidos dos prmios pagos aos consumidores contemplados nos sorteios sero de R$ 10.000,00 (dez mil reais); R$ 15.000,00 (quinze mil reais) e de R$ 30.000,00 (trinta mil reais). Art. 39. O lanamento do Programa Paraba Legal Receita Cidad ser no dia 21 de agosto de 2013. Art. 40. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao. MARIALVO LAUREANO DOS SANTOS FILHO Secretrio de Estado da Receita

Vous aimerez peut-être aussi