Vous êtes sur la page 1sur 6

O Taosmo

Mestre TienCheng Yang

O taosmo a raiz da cultura chinesa, uma das culturas mais antigas do mundo cuja histria tem mais de cinco mil anos. O taosmo confia no Tao o qual considera ser a origem do Universo e o creador de todos os seres incluindo a humanidade. LAO ZI Y e o "TAO TE KING"
Seis sculos antes da era crist, LaoZi escreveu o livro "Tao Te King" que registra a instruo taosta a partir do Imperador Amarelo (-2697/-2599). O "Tao Te King" o livro sagrado supremo do Taosmo e tambm o nascimento da filosofia tradicional chinesa. O Tao Te King contm cerca de cinco mil versos sendo a origem de todos os livros escritos at agora, o segundo livro mais publicado no mundo depois da Bblia. No Tao Te King, LaoZi diz que o Tao foi que deu origem ao Universo (cap. 1). No livro afirma-se: "Eu no sei quem criou o Tao, mas eu sei que anterior a um Deus" (cap. 4). Por isso o taosmo no uma religio que toma Deus como o ser supremo. Podemos comparar o taosmo com o monotesmo, O Tao possui uma dupla natureza: por um lado a origem do raciocnio e por outro a origem da natureza divina.

O Tao Te Ching e o Taosmo


Na historia da China, durante a dinastia Xi Han, os imperadores valeram se do Tao do Imperador Amarelo e LaoZi para governar o Estado. Foi forma empregada para manter a situao estvel em todo o pas e desfrutar de um perodo de quarenta anos (-179/-141) de paz e prosperidade. Este perodo conhecido como Wen JingZhiZhi (o imprio de Hang Wen Di e HangJing Di). A historia nos refere de que naquela poca se afirmava: "O tesouro nacional as cordas para ligar as moedas chinesas de cobre esto podres" (isso faz referencia a pocas em que a abundancia permitia no recorrer ao uso do dinheiro, com o qual foi armazenado nas arcas do governo por falta de uso). Est uma prova da eficcia do taosmo aplicado a um sistema de governo. Tal foi a influencia do Tao Te King na sociedade da poca que os resultados foram to positivos, que a figura de LaoZi cresceu em sua posio de Deus indiscutivelmente. No entanto quarenta anos de um governo um longo tempo de imobilidade. Depois de to longa etapa alcanou ventos de mudana. Com a nova dinastia comeou a incubar-se uma nova corrente ideolgica que se manifesta na forma de governar. Com a chegada do imperador Han Wu Di (-140/-87), chega a mudana da poltica estatal; o imperador toma a diretriz de seu imperio baseada na nova norma norma: "eliminar todas as doutrinas, somente respeitar o Confucionismo". A causa do novo enfoque a relao entre o imperador e o povo considerado como o Cu e a Terra: um nobre e o outro inferior. Confcio afirma: "Os sditos devem acatar o mandato de seu soberano, os filhos devem o mandato de seus pais, a mulher deve o mandato de seu marido." Portando dispor da sociedade neste modo era proveitoso para o imperador.

O ponto de vista taosta muito diferente: LaoTzu argumenta que o imperador deve permanecer humilde, como o mar, onde cabe toda a gua, para poder governar um estado. Tambm disse que a relao do melhor governo com o povo como a do Tao, que produz dez mil seres do Universo, entretanto, estes seres vivem em suas formas livremente. Esta mudana politica teve uma grande influencia na historia da China, logrando manter o sitema de sociedade feudal durante dois mil anos, at o eminente nacionalista Sun ZhongShan (1866/1925), quem dirigiu o levantamento de Wu Chang que derrubou a monarquia da dinastia Qing (1644/1911). A partir do momento em que o imperador Han Wu Di adota a doutrina confeccionista, o governo deixa de ser o representante do taosmo e este comea a separar-se da poltica. Contudo, a influenciataosta no desapareceu de forma absoluta, porque a poltica continuou baseando-se sutilmente no taosmo. Os taostas no se resignavam a manter-se na obscuridade, mas consideravam bem uma necessidade possuir uma organizao prpria que os permitisse preservar sua existncia. Por outro lado LaoZi j era considerado um Deus. Como um exemplo disso podemos citar que Chu Wang Liu Ying (o rei de Chu), filho do imperador Guang Wu Di, era devoto do Deus LaoZi lhe adorando e rendendoculto. Outro exemplo o do imperador HanHuan Di (157/183) que desde a capital Chang An (atualmente na cidade Xi An) se dirigiu a Bo Zhou, a terra natal de LaoZi, onde ofereceu um sacrifcio ritual em sua homenagem. No livro de Li Shi que inclui o BianShaoLaoZi Ming-editado no ano 165-se l de LaoZi: " a encarnao do Tao." No livro Yu Lan, escrito durante a dinastia DongHan (25/219), em seu captulo LaoZiSheng Mu Bei diz-se: "LaoZi o Tao, nasceu antes dos dez mil seres do Universo." Estes trechos tm um significado transcendental, uma vez que o taosmo familiar comea a evolucionar em um taosmo de tendncia religiosa. A razo que dava maior peso as pretenses dos taostas era que havia eregidoLaoZi como deus do taosmo, lo que no cu se chama Tai ShangLaoJun e o Tao Te King era seu livro sagrado supremo. No taosmo familiar (Dao Jia), converteu-se no religioso que se chama "DaoJiao"; esta mudana ocorreu inevitavelmente de forma natural. A partir desta dicotomia, o religioso requeria elementos afins para sua prtica, para o qual comearam aincorporar cerimnias religiosas para venerar a LaoZi. Entretanto apesar desta evoluo, dentro e fora do taosmo religioso seguiu existindo o familiar, e o Tao Te King seguiu sendo a norma, a fonte inspiradora que est alm da religio, que vem a ser um ramo da familiar, cuja essncia no se altera.

No taosmo, no Oriente, ambos tm o mesmo valor. A diviso em Dao Jia e DaoJiao um critrio para a investigao moderna. Realmente na China, desde o passado at o presente, sempre se considerou o DaoJiao como Dao Jia. Entre os chineses se acredita que os dois so iguais e que no podiam se separar. Posteriormente a forma do taosmo em cada poca e cada lugar sofreu mudanas, mas seu contedo tradicional no foi mudando. Esta a marca distinta da religio na China, que a torna peculiar e diferente a existente no ocidente, posto que no a forma no que se acredita si no no que encerra em seu interior interior. No tem que observar o taosmo desde a perspectiva da religio ocidental. Se no se compreende isso no se compreende a China. No importa as mudanas que possa sofrer a China porque sua raiz est assim, inamovvel na raiz o Tao (no limitado a a religio). Isso a verdade do Tao Te King, isso o esprito do taosmo e o esprito da China, e este esprito no est na forma sim em seu contedo. Na China, ao longo de sua historia, em cada dinastia, sempre ocorreu mudanas que por sua vez tem influenciado a forma do taosmo. Somente o contedo taosta (plasmado no livro Tao Te King) tem se mantido inclume. Nele se fundamentam os princpios essenciais que se tem conservado intactos atravs dos sculos. Por isso insiste-se que no importam as formas nem as mudanas, nem as ramificaes ou tendncias rumo as que podem evolucionar, posto que a fonte, a raiz, - em definitiva o Tao seque no interior da China, no esprito de seus seguidores. Hoje em dia os adeptos do taosmo continuam vivendo suas vidas por sua filosofia que havia sido adotado pelos antepassados de seus antepassados. Na poca de Mao ZeDong (1893 / 1976), na China, o grande mestre Chen Ying Ning (1880 / 1969), mestre de meu mestre, foi presidente da Associao de taosmo da China. Ele fez uma clara e simples sntese do taosmo: Em sua base esto: * O Qi Gong (Chi Kung) para curar. * Os movimentos para exercitar o corpo. * A meditao para cultivar os dons naturais. * A diettica medicinal taosta para prolongar a vida.

E em sua essncia esto: * A filosofia de LaoTze e Chuang Tze.

* "Nei Dan XiuLian" (a Alquimia Interior). * "Wai Dan Fu Shi" (a Alquimia Exterior). * A medicina tradicional taosta, etc. O mestre Chen Ying Ning, afirmava que: "A forma do taosmo no fixa; a medida que as pocas mudam este tambm se transforma. o que as pessoas sempre precisam. Embora haja o Tao sempre se difundir o taosmo ,se existe o primeiro sempre existir o segundo." Por isso no importa que falemos do familiar ou do religioso; Tudo taosmo. Enquanto perdurar o Tao Te King perdurar sua escola e com ela o taosmo, igual enquanto existir a Bblia perdurar o cristianismo.

O PENSAMENTO TAOSTA
O contedo taosta inclui uma filosofia e uma prtica sobre a concepo do Universo e a vida. Com a prtica taosta a pessoa pode unir o Tao e a vida para conseguir uma vida feliz, saudvel e longa, ademais se pode chegar ao estado de imortalidade (iluminao, nirvana, despertar) e solucionar o grande evento da vida e da morte. O taosmo considera simultaneamente o cultivo do esprito e a prtica do corpo, este sistema se chama "XiuLian". O "XiuLian" o XiuLian no est contraposto vida cotidiana. O taosmo aplicado para alcanar a longevidade no probe o desejo e sim purificar o corao e moderar o desejo ao mesmo tempo. Pode se conservar a sade e prolongar a vida, chegando assim ao equilbrio e a harmonia, incrementando o desenvolvimento pessoal melhorando o trato social. Em nossa era uma caminho seguro para a paz e a felicidade da humanidade. O Tao Te King e o taosmo sempre orientam ao homem a prestar ateno a vida, como por exemplo, retornar a natureza e proteger o meio ambiente. No mundo atual, Somente recorrendo a natureza do esprito do taosmo podem-se resolver os mais importantes acontecimentos que podem ocorrer ao homem, como por exemplo, a doena e a morte, ... At a eternidade.

BIOGRAFIA DO MESTRE TIEN CHENG YANG Mestre Tien Cheng Yang ( Su Chun Tian ) nasceu na cidade de Xian Shan , na China, e hoje pesquisador do Centro de Investigao Cultural da China Taosmo Association . Aprendeu com seu av Tian Xi Ting vrias disciplinas do taosmo : chins , Tai Chi , artes marciais, Chi Kung , caligrafia antiga, clssico da literatura chinesa , etc . medicina tradicional 1972/1982 . Ele estudou na Escola de Sade Pblica Dong Shang , dando continuidade a sua aprendizagem com o av. 1982/1985 . Estudo e prtica no templo taosta Tai Qing Gong Taosta da montanha para Lao Shan , na cidade de Qing Dao . 1985/1987 . Os professores trabalham como professor em templos Tai Qing Gong Taosta e Chi Bi Xia das montanhas como Lao Shan e Tai Shan , respectivamente. 1987/1988 . Estudos Avanados do Instituto de Taosmo da China , em Pequim. 1988. Convidado especial para a China Taosmo Associao no Congresso Research Primeiro grandes tradies chins Chi Kung . 1989. Nomeado vice-diretor do Tai Qing Gong Templo e um membro da Federao de Shan Dong Young. 1989. Nomeado secretrio do Centro de taosta Assuntos China Taosmo Associao no Templo da Nuvem Branca , em Pequim, onde h dez anos escrevendo sobre a cultura chinesa e Taosmo Religies para Gabinete do Conselho de Estado e da Associao de Taosmo na China. 1990. Deu uma palestra intitulada " A orao de oraes Taosmo " a uma delegao de sessenta representantes da Associao de Reorganizao do templos de Taiwan , no Salo da Assembleia da Conferncia Consultiva do Povo de Poltica China. 1992. Designado pesquisador Centro de Pesquisa da China Associao Taosta , onde continua at hoje. Ele j publicou vrios livros e artigos sobre a China , incluindo Hong Kong e Taiwan. 1993/1998 . Estudos Avanados da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa , em Pequim. 1994/1996 . Licenciatura em Gesto Econmica do Instituto de Poltica da China Young. 1996. parte de uma delegao de onze membros representantes do Ministrio da Frente Unida , o Gabinete do Conselho de Estado Religiosos ea Associao do Taosmo , visitando Hong Kong para a troca de cultura taosta de Hong Kong, Taiwan e China continental. Nos ltimos 10 anos, ele tem escrito para o Gabinete do Taosmo Religies do Conselho do BCE e da China Associao Taosta . E ele publicou numerosos artigos em revistas e teses e livros sobre o taosmo , Filosofia, Xiu Lian , Chi Kung , Kung Fu, Tai Chi, taosta Medicina, Acupuntura , Caligrafia, etc ...

Vous aimerez peut-être aussi