Vous êtes sur la page 1sur 19

BTPS

Brazilian Transportation Planning Society

Journal of Transport Literature Vol. 5, n. 3, pp. 163-181, pr. !"11 Reviews & Essays

JTL|RELIT
www.transport-literature.org
ISSN 2238-1031

Impactos'da'utiliza01o'de'centros'de'distribui01o'na''''''''''''''''''''''''''''''''''''' log2stica'de'distribui01o'de'produtos'acabados
HImpacts'of'using'distribution'centers'in'outbound'logistics'of'finished'goodsI

(8rbara'Coutinho'&ernandes,'&ernanda'*eloise')alamba,'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''' +ucas'Irineu'#osta,',enato'da'Silva'+ima
6niversidade 7ederal de 'ta)ub8 960'7&':, ,ra.il

Submitted'/F'3ul'-./.G'received'in'revised'form'/D'Sep'-./.G'accepted'/.'Dec'-./. Resumo 9a busca por competitividade, as empresas buscam estrat:gias log2sticas !ue elevem seu n2vel de servi0o sem !ue seu lucro se%a penalizado. 9este contexto, a ado01o de Centros de Distribui01o (CD) surge como uma alternativa eficaz para tratar o trade off entre custos log2sticos e n2vel de servi0o ao cliente. ; ob%etivo do trabalho : mostrar como diferentes modelos de CD podem auxiliar na busca por solu0<es log2sticas eficientes, para diferentes produtos, com caracter2sticas log2sticas diversas. =ara tanto, s1o analisadas as estrat:gias adotadas por tr>s empresas de diferentes segmentos, !ue utilizam CD, al:m de uma !uarta, !ue embora ainda n1o possua um CD, estuda a viabilidade da ado01o de um. ?s an8lises comparativas permitiram concluir !ue a escolha do tipo, da localiza01o e da infra estrutura necess8ria para um CD : uma decis1o estrat:gica da empresa e o primeiro passo'na'escolha'de'sua'log2stica'de'distribui01o. Palavras-Chave: centro de distribuio, deciso estratgica, logstica de distribuio.

Abstract Seeking competitiveness, companies search for logistics strategies that improve their level of service without penalizing profits. In this context, the adoption of Distribution Centers (DC) appears as an efficient alternative in dealing with the trade off between logistics costs and !ualit" of service to their customers. #his paper$s ob%ective is to show how different DC models can help in the search for efficient logistics solutions for different products with different logistics characteristics. &or this ob%ective, the strategies adopted b" three companies acting in different segments that use DC are anal"zed, along with a fourth that presents a compan" which doesn$t have a DC but studies the viabilit" of adopting one. #he comparative anal"ses allowed for the conclusion that choices of t"pe, location and necessar" infrastructure for a DC are strategic decisions for companies and the first step'in'the'choice'for'outbound'logistics'strategies'of'them. Key words: distribution centers, strategic decision, outbound logistics. @'AmailB'rslimaCDEgmail.com.

Recommended Citation
&ernandes, (. C., )alamba, &. *., #osta, +. I. and +ima, ,. S. (-.//) Impactos da utiliza01o de centros de distribui01o na log2stica de distribui01o'de'produtos'acabados.'3ournal'of'#ransport'+iterature,'vol.'4,'n.'5,'pp.'/65 /7/.

"T#$%&#'T is a (ully electronic, eer-reviewed, o en access, international )ournal (ocused on e*erging trans ort *ar+ets and ublished by ,PT- - ,ra.ilian Trans ort Planning -ociety. /ebsite www.trans ort-literature.org. '--0 1123-4524. This a er is downloadable at www.trans ort-literature.org!o en-access.

Revista de Literatura dos Transportes, vol. 5, n. 3 (2011)

1. Introduo
Segundo Ballou (2006), a misso da logstica dispor a mercadoria ou o servio certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condies desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuio empresa. neste cenrio que se destaca algumas atividades tidas como estratgicas para as empresas se manterem competitivas no mercado. Considera-se que em um pas de extenses continentais como o Brasil, tanto o transporte quanto a armazenagem tem participao relevante e medidas devem ser asseguradas para que eles no se tornem um entrave logstico, prejudicando a entrega do produto ao cliente final. No entanto, nota-se que na prtica empresarial nem sempre fcil obter uma viso sistmica e operar com custos otimizados tanto para as atividades de transporte quanto para a armazenagem. Nesse sentido, quanto maior a disponibilidade de material (e, portanto, maior o nvel de servio), maior o custo de manuteno de estoques; em compensao reduz-se o custo de oportunidade associado falta do material (como perda de vendas ou parada de produo) (Yoshizaki, 2002). Ainda segundo Yoshizaki (2002), quanto maior o nmero de depsitos, maior o nvel de servio ao cliente (medido com rapidez de entrega e disponibilidade de produtos) e a receita; alm disso, reduzem-se os custos de transporte para entrega; entretanto, elevam-se os custos de armazenagem (custos fixos das instalaes), estoques (aumento do estoque total do sistema, pelo incremento no estoque de segurana) e, a partir de certo ponto, os custos de transporte no se reduzem mais. Neste contexto percebe-se o complexo tradeoff existente no gerenciamento do sistema de distribuio fsica das empresas. Para tanto, um instrumento logstica comumente utilizada neste aparente impasse so os Centros de Distribuio (CDs), para empresas atuantes nos mais variados ramos de produo. Esse o ponto de partida para o presente trabalho, cujo objetivo mostrar como diferentes modelos de Centros de Distribuio podem auxiliar na busca por solues logsticas eficientes, para diferentes produtos, com caractersticas logsticas diversas. Para tanto, o mtodo de pesquisa utilizado foi o de estudos de caso mltiplos, nos quais foram analisadas as estratgias logsticas adotadas por trs empresas de ramos diferentes de atuao: Danone (setor alimentcio), Johnson & Johnson (setor de bens de consumo no durveis) e Whirlpool (setor de eletrodomsticos). Alm disso, foi tambm

164

Revista de Literatura dos Transportes, vol. 5, n. 3 (2011)

analisada uma empresa que, apesar de ainda no possuir um centro de distribuio, tem desenvolvido estudos para anlise de viabilidade de sua adoo. O trabalho est estruturado da seguinte maneira. Aps esta breve introduo so apresentadas, na seo 2, algumas consideraes tericas sobre temas relacionados logstica de distribuio de produtos acabados. Na seqncia, a seo 3 traz alguns exemplos reais de utilizao de CDs, atravs de estudos de caso mltiplos. A seo 4 traz a anlise e comparao dos casos prticos apresentados. Finalmente, so apresentadas as concluses do trabalho, na seo 5, seguidas da lista com as referncias bibliogrficas.

2. Logstica de distribuio de produtos acabados


2.1 Distribuio Fsica: conceituao A distribuio de produtos uma das principais atividades das empresas, pois define o sucesso no processo de atendimento dos seus clientes, garantindo sua satisfao e criando condies para que alcancem eficincia e a confiabilidade no servio. Alm disso, representa um considervel elemento de reduo de custo, quando bem planejada, em toda atividade comercial e industrial da organizao (Enomoto e Lima, 2007). Este planejamento bastante importante, uma vez que os custos de transporte correspondem de um a dois teros do total dos custos operacionais das empresas (Ballou, 2006). Conforme Enomoto e Lima (2007), o gerenciamento da distribuio de produtos acabados se d em trs nveis: estratgico, ttico e operacional. No nvel estratgico so considerados aspectos que levam em conta o nmero e a localizao de instalaes produtivas e de armazenamento, tais como fbricas, armazns e centrais de distribuio; os canais de distribuio; os meios de transporte e tipos de veculo a serem utilizados; o sistema de processamento de pedidos e faturamento. No nvel ttico h um planejamento de mdio e curto prazo, de forma a assegurar a maior eficincia na operao do sistema de distribuio, bem como na utilizao dos equipamentos, dos veculos e das instalaes, definidas no nvel estratgico. O nvel operacional engloba a programao, execuo e controle das atividades dirias, de forma a assegurar o deslocamento dos produtos para os canais de distribuio ou diretamente para os mercados consumidores, no tempo correto.

165

Revista de Literatura dos Transportes, vol. 5, n. 3 (2011)

Baseado nessas consideraes conclui-se que a distribuio fsica vem sofrendo grandes transformaes, medida que as empresas adotam sistemas de gesto de logstica e operaes globais integradas, demandando maior qualidade dos servios e recursos a nvel estratgico, ttico e operacional, exigindo deste segmento uma melhoria contnua para que seja atendida a crescente demanda. 2.2 Distribuio Operacional: transporte e armazenagem De uma maneira geral, os clientes tm se tornado cada vez mais exigentes no que diz respeito qualidade e prazos de entrega, gerando uma competitividade crescente e uma busca por servios cada vez mais customizados. Para as empresas de distribuio de produtos, isso tem se tornado um fator cada vez mais importante na obteno de vantagem competitiva e conquista de fatias cada vez maiores do mercado. Neste contexto, as atividades de roteirizao, transporte e armazenagem destacam-se como processos chaves dentro das empresas para o alcance dos elevados nveis de servio exigidos por seus consumidores. 2.2.1 Roteirizao Para Cunha (2000) a roteirizao o processo para a determinao de um ou mais roteiros ou seqncias de paradas a serem cumpridos por veculos de uma frota, tendo por objetivo utilizar um conjunto de pontos geograficamente dispersos, em locais predeterminados, que necessitam de atendimento. A roteirizao pode ser caracterizada por diversos clientes (representados numa rede de transportes por ns ou arcos) que devero ser servidos por uma frota de veculos, sem apresentarem restries ou a ordem em que devero ser atendidos. Recentemente pode ser observada uma tendncia de muitos destes roteirizadores se apresentarem disponveis como parte de um conjunto de sistemas integrados de gesto empresarial (ERPs e Supply Chain Software) que possibilitaria, a partir da prpria internet, disponibilizar a clientes finais informaes sobre carregamentos, localizao de veculos, previso de horrios de chegada, servios de solicitao automtica de pedidos, alm de considerveis melhorias nos sistemas de transporte e armazenagem (Melo e Filho, 2001).

166

Revista de Literatura dos Transportes, vol. 5, n. 3 (2011)

2.2.2 Transporte Novaes (2007) salienta que o objetivo principal do transporte o deslocamento de bens de um ponto a outro pela rede logstica, respeitando as restries de integridade da carga e de confiabilidade. Essas questes, representadas em parte pelo nvel de servio (conjunto de fatores, como prazo de entrega, grau de avarias, defeitos, reclamaes, que so oferecidos por quem vende, ou desejados por quem compra, so to importantes quanto o preo do produto e afetam decisivamente numa negociao), tornam-se fundamentais para empresas que desejam atuar em mercados globalizados, cada vez mais exigentes. Essas empresas foram redues no preo dos fretes e exigem menores tempos de entrega pelos operadores logsticos, fatores fundamentais na criao/melhoria de alternativas de transporte (Ballou, 2006). 2.2.3 Armazenagem Segundo Amaral (2002), h algum tempo, o conceito de ocupao fsica se concentrava mais na rea do que na altura. Em geral, o espao destinado armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado. Com o passar do tempo, o mau aproveitamento do espao tornou-se um comportamento antieconmico. No era mais suficiente apenas guardar a mercadoria com o maior cuidado possvel. Racionalizar a altura ocupada foi a soluo encontrada para reduzir o espao e guardar maior quantidade de material. A armazenagem dos materiais assumiu, ento, uma grande importncia na obteno de maiores lucros. Independente de como foi embalado o material, ou de como foi movimentado, a etapa posterior a armazenagem. Conforme Bowersox e Closs (2001), um aspecto importante a ser considerado, que envolve uma anlise quantitativa, o estudo dos produtos que sero distribudos pelo depsito. O projeto e a operao dos depsitos esto diretamente relacionados com as caractersticas dos produtos. Cada produto deve ser analisado quanto s vendas anuais, estabilidade da demanda, peso, volume e embalagem. Nesta anlise, tambm importante determinar o tamanho, o volume e o peso do pedido mdio a ser processado no depsito. As empresas podem adotar os sistemas de distribuio escalonada ou direta. Vale ressaltar que esta escolha afeta diretamente a forma de armazenagem de seus produtos acabados. Segundo Lacerda (2000), na estrutura escalonada ou indireta a empresa possui um ou mais armazns centrais e um conjunto de centros de distribuio avanados, prximos aos clientes.

167

Revista de Literatura dos Transportes, vol. 5, n. 3 (2011)

J nas estruturas diretas, a empresa possui um ou mais armazns centrais, nos quais os produtos so expedidos diretamente para os clientes. Os sistemas de distribuio diretos podem tambm utilizar instalaes intermedirias, no para manter estoque, mas para permitir um rpido fluxo de produtos aliado a baixos custos de transporte.
Tabela 1 - Caractersticas de Centros de Distribuio avanado

Porte da empresa
Caractersticas do produto Giro de estoque Valor agregado Custo por indisponibilidade Grau de obsolescncia Amplitude de Vendas Fluxo de produtos Alocao de estoques Caractersticas de distribuio Previso de demanda

Mdio e grande
Padronizados, alto grau de perecibilidade, demanda estvel e constante Alto Baixo Alto Baixo Baixa Empurrada pelo produtor, atravs de previso de demanda Descentralizada Produtos so enviados para os CDs e estocados para posterior entrega Baixa

Fonte: Adaptado de Ribeiro et al., 2006

A Tabela 1 apresenta as principais caractersticas dos centros de distribuio avanados, que acabam por demandar a localizao de estoques prximos aos clientes, ou seja, uma estrutura descentralizada de distribuio. As instalaes intermedirias, tpicas de um sistema de distribuio direta ou centralizado, destinam-se a produtos com um menor giro de estoque, maior sazonalidade, elevada amplitude de vendas, maior risco de obsolescncia, ou seja, que envolvem um maior risco quanto a previso de sua demanda, justificando-se, portanto, a prtica de postergar ao mximo o envio dos produtos, ou mesmo de etapas do processo produtivo aos centros de distribuio, at a confirmao de uma demanda real pelo produto. Neste caso, ocorre a denominada armazenagem de valor agregado. Os servios de valor

168

Revista de Literatura dos Transportes, vol. 5, n. 3 (2011)

agregado mais comuns esto relacionados embalagem, mas tambm se estende s etapas de produo, climatizao de produtos etc. Com esta prtica, obtm-se uma reduo da complexidade de previso e de planejamento da produo (Ribeiro et al., 2006). 2.3 Centros de Distribuio (CDs): desenvolvimento e caractersticas Os Centros de Distribuio (CDs) so unidades construdas para armazenar produtos acabados ou comprados para revenda, com a finalidade de despach-los para outras unidades, filiais ou clientes. A escolha da localizao e estrutura de um CD uma deciso estratgica da empresa, que visa minimizar custos e otimizar prazos de entrega, e pode ser o diferencial entre tonar-se competitivo ou no. Conforme Moura (2002), a principal finalidade dos CDs consiste em oferecer melhores nveis de servio ao cliente, atravs da reduo do lead time (tempo de ressuprimento) pela disponibilidade dos produtos o mais prximo do ponto de venda, na localizao geogrfica junto ao principal mercado consumidor, oferecendo condies para agilizar o atendimento dos pedidos. Dessa maneira, aumenta-se a freqncia de pedidos, reduzindo os volumes e minimizando os custos de inventrio, o que acaba contribuindo para a reduo dos custos totais de logstica. Atravs desse nvel de servio a empresa pode aumentar sua participao no mercado e tambm consolidar sua imagem. Segundo Farah (2002), a escolha de um CD deve levar em considerao alguns fatores, e a variao destes fatores que faz com que exista inmeros tipos de CD (refrigerados, verticalizados, pequeno, mdio e grande porte). A quantidade de intermedirios existentes e/ou necessrios; A diversificao dos canais de distribuio; A dimenso da rea a ser atendida e os requisitos mnimos necessrios para efetuar um servio com qualidade e eficincia; As caractersticas do produto a ser entregue; A estrutura operacional mnima necessria.

Outro fator so os custos fiscais, relativos incidncia de impostos como: ICMS, ISS, Pis/Cofins, entre outros. O Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS) um

169

Revista de Literatura dos Transportes, vol. 5, n. 3 (2011)

dos impostos que se mostra bastante significativo no processo de escolha da localizao do CD, pois alguns estados fazem uso de alquotas reduzidas para atrair investimentos, emprego e desenvolvimento. No entanto, essa taxa causa distores e grandes diferenas na arrecadao nacional, a denominada guerra fiscal. O governo props a substituio de todos os tributos por uma taxa nica: o IVA (imposto sobre valor agregado) que padronizaria e passaria a ser cobrado pelo Estado consumidor. Contudo, a arrecadao de estados que vendem mais do que compram para outros, os chamados exportadores lquidos, seria prejudicada (Yoshizaki, 2008). Como em todos os processos, a utilizao de CDs apresenta suas vantagens e desvantagens que de acordo com Moura (2002) so: Vantagens: melhoria nos nveis de servio em funo de Centros de distribuio como vantagem competitiva nas redues no tempo e no desempenho das entregas ao cliente/usurio; reduo nos gastos com transporte de distribuio; facilita a gesto de materiais; tende a melhorar o nvel de servio e o atendimento de pedidos completos isentos de danos, avarias e no conformidades; reduz a burocracia; reduz custos de armazenagem; reduz custos de inventrios; reduz custos de controle; reduz custos de comunicao; aumenta a produtividade. Desvantagens: aumento nos custos de manuteno de estoques em funo de aumentos nos nveis de estoque de segurana necessrios para proteger cada armazm contra incertezas da demanda; aumento nos gastos com transporte de suprimento; menor segurana fsica dos materiais; menor flexibilidade de rotas; diminui a proximidade com o cliente; aumenta custos de inventrio.

3. Casos prticos e aplicaes


Com o objetivo de ilustrar como diferentes modelos de Centros de Distribuio podem auxiliar na busca por solues logsticas eficientes, foi utilizado o mtodo de pesquisa de estudos de caso mltiplos, analisando as caractersticas dos CDs e dos produtos de 3 empresas que j trabalham com CDs e uma que esta em fase de estudo para a implantao. Os casos so apresentados a seguir.

170

Revista de Literatura dos Transportes, vol. 5, n. 3 (2011)

3.1 Empresa em fase de anlise de implementao de CD Uma empresa multinacional do setor de base, que temcomo principal produto o papel, atualmente no possui um CD, porm vem desenvolvendo um estudo de viabilidade para sua adoo em seu sistema de distribuio fsica. Em um estudo desse tipo, vrios fatores so considerados. O produto comercializado pela empresa analisada sofre fortes presses de preo do mercado, sendo at considerado uma commodity por alguns. Assim, h uma busca contnua por reduo de preo e a deciso de implantar um CD tem que ir ao encontro desta premissa para ser vivel. Dentro das anlises as mais significativas so a de viabilidade econmica, financeira e logstica, onde inmeros cenrios so estudados contemplando geralmente: valor de impostos e incentivos fiscais das regies (qual regio apresenta menor alquota de ICMS para as demais regies, como ocorre o crdito de IPI em cada regio); o uso ou no de parcerias com transportadoras e empresas especializadas em logstica; qual modalidade de transporte mais vivel; a combinao intermodal que resulta em um frete mais competitivo; a venda de quais produtos do portflio vivel atravs do CD; qual o volume mnimo a ser distribudo por cada CD.

No caso analisado, as parcerias com empresas especializadas no setor logstico apresentaramse viveis, principalmente por no ser objetivo da empresa imobilizar seu capital com a estrutura fsica (terreno e construo do armazm), e devida a oportunidade de aumentar o poder de negociao junto a empresa logstica ao contratar alm do transporte, a armazenagem e a movimentao interna. Observou-se tambm que alguns dos produtos do portflio no apresentavam viabilidade para serem comercializados via CD devido poltica de crdito de impostos diferenciada para produto faturado da fbrica ou do CD. O uso de transporte multimodal (rodovirio, ferrovirio, aquavirio) apresentou redues no frete. A unio destas iniciativas resulta na reduo do custo final dos produtos para o cliente e isto corrobora a viabilidade do CD. Na empresa analisada as vantagens vislumbradas com a implantao dos centros de distribuio foram:

171

Revista de Literatura dos Transportes, vol. 5, n. 3 (2011)

Reduo do custo final do produto; Incentivos fiscais; Potencial aumento nas vendas e conseqente oportunidade de aumento de market share. Aumento da competitividade; Aumento do nvel de servio para o cliente; Reduo de estoque; Reduo de gastos com armazenagem externa; Otimizao do capital empregado; Diminuio do tempo de entrega Aumento da disponibilidade e da exposio de seus produtos em uma regio com potencial aumento de vendas; Inibir o crescimento de importao (concorrncia);

A empresa analisada enfatizou que qualquer mnimo aumento de preo com a implantao do CD inviabilizaria o projeto. Em funo disto, a parte da anlise de custos prioritria e neste contexto uma correta anlise fiscal fundamental para o sucesso do projeto. O valor da alquota de ICMS nas unidades federativas e quanto cada estado posteriormente credita desta alquota so assuntos amplamente analisados nos diversos cenrios possveis. A anlise do custo do frete contempla a parte tributria entre os estados envolvidos e geralmente chega ao nvel de detalhe de valor pago por unidade produzida em cada um dos cenrios. A comparao entre esses valores permite chegar ao melhor cenrio para os clientes e, conseqentemente, para a empresa. Na empresa analisada, o centro de distribuio, mais especificamente a sua estrutura fsica, exige um menor valor de Capex empregado (capital utilizado para adquirir ou melhorar os bens fsicos de uma empresa, tais como equipamentos, propriedades e imveis), pois o produto pode ser armazenado sem a utilizao de estantes. Este um dos fatores que contribui tambm para outro ponto de destaque, que o rpido payback do projeto de armazenagem (tempo decorrido entre o investimento inicial e o momento no qual o lucro lquido acumulado se iguala ao valor desse investimento). Alm da anlise de payback foram feitas as anlises financeiras de VPL (Valor Presente Lquido) e ROI (Retorno Sobre Investimento) e foram analisadas em trs cenrios (conservador, intermedirio e otimista). Um ponto que se destacou foi que mesmo no cenrio conservador os indicadores financeiros apresentaram-se bastante

172

Revista de Literatura dos Transportes, vol. 5, n. 3 (2011)

positivos (favorveis a implantao) e como exemplo disto tem-se o retorno sobre investimento no mesmo ano da aplicao. 3.2 Danone LTDA A empresa Danone LTDA, fabricante de produtos lcteos frescos conta com apenas uma unidade fabril em todo Brasil situada na cidade de Poos de Caldas, MG, e responsvel por todo atendimento da demanda nacional de iogurtes da marca. Seu produto final tem caractersticas especficas tais como um ciclo de vida curto (mximo de 4 dias) e necessidades especiais de conservao (temperaturas de 2C a 4C) que, de acordo com Farah (2002), so fatores relevantes para definio da estratgia de distribuio destes produtos. A distribuio fsica de produtos acabados da Danone conta atualmente com oito centros de distribuio espalhados estrategicamente pelo pas a fim de garantir o funcionamento adequado da cadeia cliente/fornecedor e a qualidade final do iogurte. Segundo Moura (2002), a principal finalidade dos CDs consiste na reduo do lead time de disponibilidade dos produtos aos clientes, tornando-se um mtodo de distribuio indispensvel principalmente para produtos com o ciclo de vida curto, aumentando conseqentemente o poder competitivo da empresa. O principal CD da empresa tambm se situa na cidade de Poos de Caldas, juntamente a fabrica, e responsvel pelo atendimento dos demais centros distribuidores e das regies norte, centro oeste, o sul de Minas Gerais e o oeste do estado de So Paulo, totalizando uma taxa de transferncia mensal de 14.000 toneladas ao ms. Os demais pontos de distribuio e suas respectivas reas de abrangncia: Goinia, atendendo o norte e o centro oeste brasileiro; Salvador, todo o nordeste brasileiro; Contagem, centro e norte de MG; Rio de Janeiro, atendendo os estados do RJ e Esprito Santo; Jandira, que atende toda SP capital; Curitiba: responsvel pelo consumo nos estados do Paran e Santa Catarina e; Esteio, que atende somente o estado do Rio Grande do Sul. A quantidade de CDs e as localizaes destas unidades tomam como base o consumo de cada regio e as estratgias logsticas adotadas pela empresa a fim de se reduzir ao mximo os custos intrnsecos ao processo. Estas unidades, alm de toda atividade de distribuio da organizao, tem uma grande representatividade nos custos de produo dos bens de

173

Revista de Literatura dos Transportes, vol. 5, n. 3 (2011)

consumo, pois todos os ambientes necessitam de refrigerao e condies especiais de armazenagem, uma vez que se trata do setor alimentcio. 3.3 Johnson & Johnson A empresa Johnson & Johnson, sediada na cidade de So Jos dos Campos, trabalha com uma ampla variedade de produtos, que vai desde escovas dentais e hastes flexveis (produtos de baixa perecibilidade) at medicamentos (produtos de alta perecibilidade); por esse motivo, a empresa deve contar com uma eficiente cadeia de distribuio a fim de que seus consumidores tenham, alm do fcil acesso aos seus produtos, qualidade sem tempo de espera. Para isso, a empresa conta um Depsito de Produtos Acabados (DPA) dentro de sua prpria planta que visa armazenar todos os produtos que saem de suas fbricas at o momento de expedio para seus Centros de Distribuio. Tanto os CD`s quanto o DPA contam com servios terceirizados de transporte, recursos humanos e equipamentos. Ao serem expedidos do DPA, todos os produtos que visam atender a demanda nacional seguem para um dos seguintes CDs: Extrema (MG), Ribeiro Preto (SP) ou Joo Pessoa (PB). Cada um destes CDs foi criado para atender a demanda de diferentes regies em diferentes propores: Extrema atende as demandas de todo o Brasil (66% do total nacional); Ribeiro Preto atende o tringulo mineiro e o estado de So Paulo (19% do total nacional); Joo Pessoa distribui produtos para o Norte e o Nordeste brasileiros (15% do total nacional). A localizao destes CDs leva em considerao uma srie de fatores: a tributao adotada por cada estado brasileiro; os incentivos fiscais oferecidos pelos estados municpios; a infraestrutura oferecida; proximidade com a regio cuja demanda visa-se atender. Conforme j citado, de acordo com a legislao vigente, cada unidade da federao tem uma lei sobre estes imposto. Segundo Yoshizaki (2008) no Estado de So Paulo, a alquota geral de 18%; em outros estados chega a 17%, mas a alquota reduzida a 12% na comercializao entre outros estados e a 7% para vendas de empresas dos estados do Sul e do Sudeste para as outras regies do pas. Para ele o turismo fiscal ocorre no Brasil por causa da variao de ICMS entre os estados. Se uma empresa localizada no estado de So Paulo vender produtos para clientes paulistas, a alquota aplicada ser de 18%. No entanto, se esses mesmos clientes forem atendidos a partir de Minas Gerais, a taxa ser de 12%, concedendo uma margem de 6% ao fabricante, e exatamente o que acontece com a Johnson & Johnson no CD de

174

Revista de Literatura dos Transportes, vol. 5, n. 3 (2011)

Extrema (MG), pois sua transferncia ultrapassa o limite de R$ 600 a tonelada, ponto em que segundo o autor passa ser interessante esta transao. Conforme j foi discutido anteriormente, o tempo de espera um fator determinante para a competitividade das empresas. A Tabela 2 apresenta o lead time da J&J para o abastecimento de seu CDs e a Tabela 3 o lead time dos CDs para os varejistas dos diferentes estados do Brasil.
Tabela 2 - Lead time de abastecimento do CD

Origem

Destino

Lead Time

So Jos dos Campos


So Jos dos Campos So Jos dos Campos

Extrema
Ribeiro Preto Joo Pessoa

1 dia
2 dias 5 dias

Tabela 3 - Lead time de abastecimento do CD para os varejistas dos estados brasileiros

Origem

LT Mnimo (dias)

LT Mximo (dias)

Extrema
Ribeiro Preto Joo Pessoa

3 SP, RJ, MG
3 SP, MG 2 PE, PB

13 AM, AP
16 AM

3.4 Whirlpool A partir de suas trs unidades de eletrodomsticos no Brasil, a Whirlpool fabrica, com as marcas Brastemp e Consul, todos os produtos de linha branca, entre eles refrigeradores, freezeres, foges, lavadoras de roupa, secadoras, lava-louas, microondas, ente outros. Seus produtos so classificados como produtos de consumo, pois tm o foco no consumidor final,

175

Revista de Literatura dos Transportes, vol. 5, n. 3 (2011)

direcionando as estratgias logsticas da empresa. Pelas necessidades dos clientes, a rea de marketing trabalha disponibilizando a venda de produtos tambm pela Internet (atravs do site Compra Certa) e a logstica entrega os pedidos realizados. Alm disso, a empresa conta com dois centros de distribuio prprios, sendo que o principal deles est localizado na cidade de So Paulo e concentra todas as atividades de logstica, armazenamento e controle de distribuio de produtos acabados e peas. O segundo CD est localizado em Jaboato dos Guararapes - PE, a 25 km do Porto de Suape, possui 6 mil m construdos, podendo triplicar essa rea, de acordo com a necessidade. Hoje ele permite a armazenagem de 30 mil produtos e visa atender as regies NO e NE. A empresa desembarca no porto geladeiras vindas por cabotagem da fbrica de Joinville, SC. Com este CD, a Whirlpool aumentou de 10% para 25% a participao da cabotagem na sua matriz de transporte. O transporte por caminho de foges, mquinas de lavar e lava-louas continuam com 74%, enquanto a ferrovia fica com o 1% que sobra da malha. A escolha de um CD em PE em 2005 foi estratgica, pois enquanto as vendas para todo o Brasil cresceram 14% neste ano, no Nordeste este percentual foi de 27%. A reduo no prazo de entrega para os clientes da regio ficou em, aproximadamente, sete dias. Um depsito externo mantido pela empresa na cidade de Sumar - SP para casos de super lotao dos depsitos internos das unidades em SP. Em contrapartida aos CDs prprios, a empresa trabalha em parceria com diversos outros CDs terceirizados e distribudos pelo Brasil a fim de disponibilizar seus produtos em cargas fracionadas de um para muitos.

4. Casos prticos e aplicaes


A escolha do tipo, da localizao e da infra-estrutura necessria para um CD uma deciso estratgica da empresa que visa minimizar custos e otimizar prazos de entrega. Segundo (Farah, 2002), a definio de um centro de distribuio deve levar em considerao os tipos de produtos envolvidos e suas particularidades, afim de garantir sua qualidade final para o cliente. Logo, a variao das caractersticas destes produtos, alm de outros fatores, que faz com que exista diferentes tipos de CDs, como por exemplo os CDs refrigerados, CDs verticalizados, CDs de pequeno, mdio e de grande porte, etc.

176

Revista de Literatura dos Transportes, vol. 5, n. 3 (2011)

Considerando as empresas analisadas neste artigo, seus diferentes tipos de produtos e o sistema de distribuio de cada uma, podem-se observar algumas caractersticas (descritas na Tabela 4) que serviro de base para a anlise deste trabalho, buscando elucidar como as particularidades de cada produto exigem diferentes mtodos e recursos para sua armazenagem e distribuio. Estas diferenas constituem o passo inicial para a escolha da estratgica de distribuio da empresa. Segundo a classificao tradicional de Ballou (2006), os produtos podem ser divididos em de consumo ou industriais. Para os diferentes setores analisados, todos os produtos foram classificados como de consumo, uma vez que eles so destinados diretamente ao cliente final. Em relao s caractersticas dos Produtos, entende-se por Giro a freqncia mdia com que um mesmo cliente adquire um produto, ou seja, sua taxa de consumo. Por Perecibilidade considerou-se o tempo que o produto pode permanecer armazenado sem alterar suas caractersticas e afetar sua qualidade. De acordo com os dados dos Centros de Distribuio de cada grupo, os Nmeros de CDs prprios indicados na tabela so a quantidade de centros de distribuio mantidos pelas prprias empresas, no considerando os terceirizados. Por Particularidades na armazenagem, foram consideradas as necessidades de condies especficas de alocao dos produtos, como por exemplo, a necessidade de refrigerao e de controle das Boas Prticas de Fabricao (BPFs) de higiene e segurana. A empresa Danone possui um tipo de produto bastante exigente em termos de armazenagem e distribuio. Pode-se notar a partir da tabela 4, inmeras particularidades que impactam diretamente no dimensionamento e definio do seu sistema de distribuio final. O alto giro dos seus produtos nas prateleiras, somado ao seu baixo volume ocupado, permitiu empresa construir seus centros de distribuio em unidades menores, porm em maiores quantidades, espalhados estrategicamente por todo o pas. Este fator tambm est fortemente ligado ao alto grau de perecibilidade e fragilidade dos seus produtos, que elevam drasticamente o nvel de infra-estrutura e particularidades necessrias durante o seu estoque, aumentando os custos de implantao e de manuteno dos CDs. Em resumo, o alto grau de perecibilidade e a necessidade de satisfazer o cliente com uma entrega rpida de produtos de qualidade, exigem da empresa a presena de CDs em quase todas as regies do Brasil, alm de um grande investimento em refrigerao, higiene e segurana alimentar (BPFs).

177

Revista de Literatura dos Transportes, vol. 5, n. 3 (2011)

A Whirlpool, multinacional fabricante de eletrodomsticos da linha branca, tem uma gama de produtos pesados e resistentes, dispensando os excessos de particularidades durante seu armazenamento. Ao contrrio dos produtos da Danone, seu pequeno giro de produtos e o baixo grau de perecibilidade dos mesmos permite que a empresa tenha apenas dois centros de distribuio para atender todo o Brasil. Contudo, estes produtos so to exigentes com os equipamentos necessrios para um CD quanto no caso anterior. O alto valor agregado dos produtos somado relativa fragilidade de alguns, como os refrigeradores por exemplo, requer um alto investimento em infra-estrutura para os galpes. Do mesmo modo, o grande volume dos refrigeradores e dos foges, entre outros equipamentos produzidos, exige um grande espao fsico do sistema de distribuio da empresa, alm da disponibilidade e facilidade de sua extenso quando necessrio. A Johnson & Johnson conta atualmente com apenas trs centros de distribuio estrategicamente localizados no pas. Porm, o grupo trabalha com uma grande variedade de produtos, e esta diversificao que torna o caso da empresa interessante em relao aos demais analisados. Sua produo vai desde itens de baixa perecibilidade (produtos de higiene pessoal, por exemplo) at medicamentos, que so rigorosamente regidos por normas especficas de produo, armazenamento e de distribuio. De acordo com os dados analisados, fica ntida a alta necessidade de infra-estrutura empregada nos CDs J&J tem origem na grande demanda de gesto e de operacionalizao de vrios itens ao mesmo tempo, a fim de suprir as necessidades de tempo e qualidade dos clientes. Em resumo, os CDs do grupo tm caractersticas medianas de tamanho e de particularidades no armazenamento, quando comparadas aos padres Danone e Whirlpool. Outro ponto que deve ser analisado quanto definio do tipo de CD a partir dos diferentes produtos so os preos e os custos de armazenagem dos mesmos. Quando o preo de um produto sofre fortes presses do mercado, por exemplo, esforos so realizados a fim de reduzir seu preo final, podendo afetar conseqentemente seu sistema de distribuio, ou seja, os CDs (como no caso da multinacional de base citada na seo 3.1). Alguns produtos, no entanto, no chegam nem a ser comercializados via CDs, uma vez que os mesmos possuem polticas de crditos diferentes no CD e na unidade fabril, podendo inviabilizar a utilizao do sistema. Em resumo, como acontece no caso analisado, para algumas empresas um pequeno aumento no preo dos seus produtos pode determinar o insucesso do CD, justificando mais

178

Revista de Literatura dos Transportes, vol. 5, n. 3 (2011)

uma vez como o tipo do CD, ou at mesmo a sua inexistncia, est fortemente ligada ao tipo dos produtos comercializados.
Tabela 4 - Quadro comparativo entre as empresas: caractersticas dos seus Produtos e CDs

Danone

J&J

Whirlpool

Classificao do produto

Consumo

Consumo

Consumo

Geral

Utilizao estratgica CD

Sim

Sim

Sim

Classificao do produto Giro dos produtos


Grau de Perecibilidade Fragilidade Produto

Consumo Alto
Alta Alta

Consumo Mdio
Mdia Mdia

Consumo Baixo
Baixa Mdia

Volume ocupado

Baixo

Mdio

Alto

Diversificao da gama de produtos Grau do valor agregado Nmero de CDs prprios


Tamanho relativo Grau de infra-estrutura (recursos materiais e humanos) CDs

Baixo Baixo 8
Menores Alto

Alto Baixo 3
Mdio Alto Extrema, Joo Pessoa e Ribeiro Preto Mdia Sim No

Baixo Alto 2
Grandes Alto So Paulo e Jaboato dos Guararapes Baixa Sim Sim

Localizao

Todas as regies do Brasil, exceto Norte

Particularidades da armazenagem Uso de verticalizao Facilidade de extenso dos CDs

Alta Sim No

179

Revista de Literatura dos Transportes, vol. 5, n. 3 (2011)

Concluso
O objetivo do trabalho foi mostrar como a busca por solues logsticas eficientes resulta na adoo de diferentes modelos de Centros de Distribuio para diferentes produtos, com caractersticas logsticas diversas. As anlises mostraram que a escolha do tipo, da localizao e da infra-estrutura necessria para um CD uma deciso estratgica da empresa que visa minimizar custos e otimizar prazos de entrega. Comprovou-se ainda que as particularidades de cada produto exigem diferentes mtodos e recursos para sua armazenagem e distribuio. Notou-se tambm que estas diferenas constituem o primeiro passo na escolha estratgica da logstica de distribuio da empresa, que inclui a deciso de adotar-se ou no Centros de Distribuio. Por fim, vale ressaltar que o produto apenas um entre os muitos fatores que influenciam na deciso de implantao de um Centro de Distribuio, bem como nos recursos que faro parte dele. O tipo de CD resultado do conjunto das necessidades, tanto do consumidor quanto do fabricante, das oportunidades de negcios e de um cenrio social, econmico e financeiro favorvel. No existe uma lgica pr-definida entre os tipos de produtos de uma empresa e o seu CD, a escolha do seu tipo e de suas particularidades , acima de tudo, uma deciso estratgica de acordo com a realidade de cada empresa perante o mercado, a fim de minimizar seus custos, otimizar seus prazos de entrega e garantir a qualidade dos produtos at o seu cliente final.

Agradecimentos
Os autores agradecem ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico) e a FAPEMIG (Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de Minas Gerais), pelo apoio financeiro concedido a diversos projetos que subsidiaram o desenvolvimento desse trabalho.

180

Revista de Literatura dos Transportes, vol. 5, n. 3 (2011)

Referncias
Amaral, J.L. (2002) A importncia da armazenagem na logstica. Disponvel em: <URL:

http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/B07B6A2ADA84165C03256D520059AF5B/$File/374_ 1_Arquivos_armazenagem.pdf> Acesso em: 21 de Maro de 2008. Ballou, R. H. (2006) Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logstica empresarial. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 616 p. Bowersox, D. J; Closs, D. J. (2001) Logstica empresarial: o processo de integrao da cadeia de suprimento. So Paulo: Atlas. Cunha, C. B. (2000) Aspectos Prticos da Aplicao de Modelos de Roteirizao de Veculos a Problemas Reais. Transportes, v. 8, n. 2, p. 51-74. Enomoto, L. M. e Lima, R. S. (2007) - Anlise da distribuio fsica e roteirizao em um atacadista. Produo, v. 17, n. 1, p. 094-108. Farah, M. (2002) Os desafios da logstica e os centros de distribuio fsica. FAE Business, n. 2, p. 44-46. Lacerda, L. (2000) Armazenagem Estratgica: Analisando Novos Conceitos. Disponvel em:

<http://www.cel.coppead.ufrj.br/fs-public.htm>. Acesso em: 27 de maro de 2008. Melo, A. C. S. e Filho, V. J. M. F. (2001), Sistemas de Roteirizao e Programao de Veculos. Pesquisa Operacional, v.21, n. 2, p.223-232. Moura, R. A. (2002) Administrao de Armazns. Instituto IMAM. Novaes, A. G. (2007) Logstica e gerenciamento da cadeia de distribuio: estratgia, operao e avaliao. 3 ed, Rio de Janeiro, Elsevier, 400 p. Ribeiro, P. C. C., Silva, L. A. F. e Benvenuto, S. R. S. (2006) Produo. v.16, n.3, p. 526-537. Yoshizaki, H.T.Y. (2008) ICMS interestadual causa prejuzo de at R$ 9 bilhes. Revista Fapesp. So Paulo, n. 86, p. 84-87. Yoshizaki, H.T.Y. (2002) Projeto de redes de distribuio fsica considerando a influncia do Imposto de Circulao de Mercadorias e Servios. Escola Politcnica da Universidade de So Paulo.

181

Vous aimerez peut-être aussi