Vous êtes sur la page 1sur 8

Foras de interao molecular

Quando molculas, tomos ou ons aproximam-se uns dos outros, eles podem reagir ou eles podem interagir. Os qumicos desenvolveram formas de determinar as interaes entre as molculas, que so chamadas de interaes de Van der Waals, em homenagem ao cientista holands Johannes D. Van der Waals, autor da formulao matemtica que permitiu o desenvolvimento desse estudo. Quando h aproximao de duas ou mais molculas, os eltrons de suas camadas de valncia, incluindo os participantes de ligaes covalentes, passam a ficar tambm sob a influncia dos ncleos dos tomos das molculas vizinhas. Dessa forma, uma nova distribuio de cargas eltricas ocorre, provocando um deslocamento de cargas que poder gerar um polo induzido, inexistente na molcula apolar. a existncia desses dipolos induzidos pela aproximao das molculas que promove a atrao entre elas. A intensidade de atrao entre molculas depende da intensidade de seus dipolos. Em molculas apolares essas interaes ocorrero devido a dipolos induzidos. J em molculas polares elas devem-se a dipolos permanentes e so, portanto, muito fortes. As foras intermoleculares ou Foras de Van der Waals, so trs: dipolo-dipolo induzido, ligaes de hidrognio e dipolo permanente-dipolo permanente. Interaes Dipolo-dipolo As molculas polares, devido sua distribuio de suas cargas eltricas, possuem dipolos eltricos permanentes. Essa distribuio de cargas faz com que as molculas interajam umas com as outras por atrao eletrosttica entre os dipolos opostos. Quando a molcula polar, h de um lado um tomo mais eletropositivo e do outro, um tomo mais eletronegativo. Estabelece-se de modo que a extremidade negativa do dipolo de uma molcula se oriente na direo da extremidade positiva do dipolo de outra molcula. Essa forca de atrao que se estabelece entre a extremidade negativa do dipolo de uma molcula com a extremidade positiva do dipolo de outra molcula a forca dipolo-dipolo. E quanto maior a polaridade de uma molcula, mais intensas sero as interaes dipolo-dipolo na substncia. Essa fora intermolecular de intensidade mdia, porque mais forte que a fora de atrao dipolo induzido-dipolo induzido, porm menos intensa que a ligao de hidrognio. Como a fora dipolo permanente forte, para se romperem a interao de suas molculas, necessrio o fornecimento de mais energia. Pode haver ainda a interao entre molculas de dipolo permanente com molculas de dipolo induzido. Dependendo dessas interaes possvel que uma substncia polar possa dissolver uma apolar. Um exemplo a dissoluo do iodo em gua.

Interaes Dipolo-dipolo induzido Molculas apolares, ao se aproximarem, induzem a formao de dipolos instantneos. Como resultado, esses dipolos permitem uma maior interao entra molculas. a interao mais fraca de todas. No h atrao eltrica entre estas molculas. Deveriam permanecer sempre isolados e o que realmente acontece porque, em temperatura ambiente, esto no estado gasoso. A molcula mesmo sendo apolar, possui muitos eltrons, que se movimentam rapidamente. Pode acontecer, em um dado momento, de uma molcula estar com mais eltrons de um lado do que do outro. Esta molcula estar, portanto, momentaneamente polarizada e por induo eltrica, ira provocar a polarizao de uma molcula vizinha (dipolo induzido), resultando uma fraca atrao entre ambas. Ligaes de hidrognio Esse tipo de interao intermolecular ocorre em substancias que possuem tomos de hidrognio ligados a tomos de flor, oxignio ou nitrognio. Nesses casos, graas s grandes diferenas de eletronegatividade, as ligaes so muito polarizadas. Como consequncia, tomos de hidrognio ficam com carga parcial positiva e so atrados por tomos de flor, oxignio ou nitrognio (possuidores de pares de eltrons no ligantes) de molculas vizinhas. Essas interaes, do tipo dipolo-dipolo permanente, possuem grau de polarizao mais acentuado, mantendo as molculas mais unidas. A ligao de hidrognio a ligao mais forte de todas, devido alta eletropositividade do hidrognio e alta eletronegatividade do flor, oxignio e nitrognio. A fora das ligaes de hidrognio est relacionada com a natureza dos tomos doadores e aceptores de prtons envolvidos na interao. caracterstico em molculas polares. Podem ser encontrados no estado slido e liquido. A elevada tenso superficial uma consequncia das pontes de hidrognio que existem na gua.

Geometria molecular
Geometria molecular a maneira como os ncleos dos tomos que constituem a molcula se acham posicionados uns em relao aos outros. Assim, cada molcula apresenta uma forma geomtrica caracterstica da natureza das ligaes (inicas ou covalentes) e dos constituintes (como eltrons de valncia e eletronegatividade).

A teoria da repulso dos pares eletrnicos de valncia (TRPEV) aponta que os pares eletrnicos (eltrons de valncia, ligantes ou no) do tomo central se comportam como nuvens eletrnicas que se repelem e, portanto, tendem a manter a maior distncia possvel entre si. Mas, como as foras de repulso eletrnica no so suficientes para que a ligao entre os tomos seja desfeita, essa distncia verificada no ngulo formado entre eles.

Geometria linear

Trigonal plana

Angular

Tetradrica

Piramidal

Bipiramidal

Octadrica

Polaridade das molculas


As molculas que possuem cargas eltricas deslocadas so denominadas polares (possuem pequenos polos eltricos positivos e negativos) e as que no possuem so apolares .Substancias polares dissolvem substancias polares e as apolares dissolvem as apolares. Solventes moleculares polares podem dissolver tambm substancias inicas. Substancias de baixa polaridade dissolvem melhor outras de baixa polaridade e as muito polares dissolvem melhor as muito polares O qumico Linus Carl Pauling observou que os tomos dos elementos qumicos apresentavam diferentes intensidades de atrao sobre os pares eletrnicos em ligaes covalentes. Essa diferena de intensidade, responsvel por diversas propriedades qumicas e fsicas das substancias, foi denominada eletronegatividade. Os tomos que possuem maior eletronegatividade so aqueles que tm maior tendncia a atrair os eltrons das ligaes covalentes das quais participam. Os valores de eletronegatividade no so absolutos, eles representam a diferena comparativa entre as intensidades dos tomos participantes de uma ligao covalente ao atrair eltrons ligantes.

Um tomo com pequeno raio atmico atrai eltrons com maior intensidade. A eletronegatividade varia ao longo da tabela peridica de maneira oposta ao raio atmico. As excees so o hidrognio e os gases nobres. Quando os eltrons so igualmente compartilhados pelos dois tomos e no h formao de polos eltricos entre eles. A ligao covalente polar. As ligaes nas quais ocorrem compartilhamentos desiguais de eltrons entre os tomos ligantes so denominadas ligaes covalentes polares. O polo obtido na ligao refere-se a uma carga parcial, uma vez que os eltrons esto sendo compartilhados e no transferidos de um tomo para o outro, como acontece na ligao inica. A polaridade da ligao, ou seja, o grau em que o par de eltrons compartilhado depende da diferena de eletronegatividade entre os tomos ligantes. Quanto maior foi ela for, maior ser a polaridade da ligao. Quando uma molcula so possui ligaes covalentes apolares, no h formao de polos eltricos permanentes, portanto, ela ser apolar. No caso de uma molcula possuir mais de uma ligao polar, as cargas parciais que surgem nas extremidades das ligaes distribuem-se nela como um todo. Essa distribuio poder resultar em um acumulo de cargas em determinada regio da molcula, gerando polos de cargas eltricas. Em outros casos a distribuio pode ser homognea, de forma que no resulte no acumulo de cargas em rgios diferentes, e ento a molcula ser apolar. Determina-se a distribuio final de cargas de uma molcula: somam-se os vetores que representam cada dipolo da molcula. Os vetores so orientados do polo negativo para o positivo. Se o vetor resultante dor nulo, significa que no existe dipolo, e logo, a molcula ser apolar. Resumindo, uma molcula apolar aquela em que posio mdia de todas as cargas positivas, chamada de centro das cargas positivas, coincide com a posio media de todas as cargas negativas. Quando os centros no coincidem, ou seja, quando h uma separao de cargas, a temos uma molcula apolar.

Referncias bibliogrficas
http://www.brasilescola.com/quimica/determinacao-geometria-das-moleculas.htm http://www.infoescola.com/quimica/geometria-molecular/ http://qnint.sbq.org.br/qni/visualizarConceito.php?idConceito=8 http://www.brasilescola.com/quimica/forca-intermolecular-dipolo-dipolo.htm http://www.soq.com.br/conteudos/em/ligacoesquimicas/p6.php http://quimicasemsegredos.com/polaridade-das-moleculas.php http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/polaridade-de-moleculas-ligacoesmoleculares-e-ligacoes-de-hidrogenio.htm

CEFET-MG Centro Federal de educao Tecnolgica de Minas Gerais

Foras de interao molecular, Geometria molecular e Polaridade das molculas.

Nome: Maria Cecilia Pontes Silva Turma: 30 MEC Data: 29/17/2013 Disciplina: qumica Prof.: Iza

Vous aimerez peut-être aussi