Vous êtes sur la page 1sur 25

(IMBEL-SP/CETRO) O vermelho e o negro Colar o rtulo de bom ou mau, no fundo, o ofcio humano mais frequente, aberto diante de cada

a um de ns diariamente, ou melhor, a cada minuto de nosso cotidiano. Se usamos aquela camisa, se vamos ou no vamos a algum lugar, se falamos ou se calamos, se comemos bife com fritas ou sem elas, nos departamentos mais nobres e nos mais prosaicos, no fazemos outra coisa a no ser navegar entre aquilo que nos parece o bem ou o mal, o necessrio ou o suprfluo, o devo ou o no devo. Foi o caso do cidado que parou o carro na estrada para tomar caf e viu que, nos fundos do bar, havia uma briga de galos. Habituado a jogar, quis fazer uma aposta, mas no tinha elementos suficientes para julgar os contendores, um galo vermelho e outro preto. Tomou informaes com um espectador que lhe parecia entendido, perguntando qual era o galo bom. O preto, respondeu o sujeito, com a convico de quem era dono da verdade. O sujeito jogou uma grana forte no galo preto e ficou torcendo pelo contendor que lhe garantiram ser o bom. Contendor que no correspondeu quilo que chamam de expectativas: foi devidamente surrado pelo galo vermelho, e s no morreu porque o dono jogou a toalha no ringue, tirando-o da luta. Bem, s restava ao sujeito reclamar da informao recebida. O senhor me fez perder dinheiro, dizendo que o galo preto era o bom... Foi o que o senhor me perguntou. Agora, o malvado era o vermelho... Toda a disputa, seja religiosa, poltica, econmica, esportiva, cultural ou cientfica, resumida nessa anedota, que me parece mais do que uma fbula, mas um destino, uma decorrncia da condio humana. Por coincidncia, os galos da anedota compunham o mesmo confronto que Stendhal colocou no seu romance mais famoso: O Vermelho e o Negro. A lio a mesma. CONY, Carlos Heitor. Folha de S.Paulo, 23 jun. 2004 O ditado popular que mais se aproxima do enredo do texto : a) De gro em gro, a galinha enche o papo. b) Nem tudo que parece . c) Em casa de ferreiro, o espeto de pau. d) Azar no jogo, felicidade no amor. e) Em terra de cego, quem tem olho rei.

Resposta
Alternativa: B.

Sampa Caetano Veloso quando eu te encarei frente a frente no vi o meu rosto chamei de mau gosto o que vi de mau gosto o mau gosto que narciso acha feio o que no espelho e mente apavora o que ainda no mesmo velho nada do que no era antes quando no somos mutantes e foste um difcil comeo afasto o que no conheo e quem vem de outro sonho feliz de cidade aprende depressa a chamar-te de realidade porque s o avesso do avesso do avesso do avesso do povo oprimido nas filas nas vilas favelas da fora da grana que ergue e destri coisas belas da feia fumaa que sobe apagando as estrelas eu vejo surgir teus poetas de campos e espaos tuas oficinas de florestas teus deuses da chuva panamricas de fricas utpicas tmulo do samba mais possvel novo quilombo de Zumbi e os novos baianos passeiam na tua garoa e novos baianos te podem curtir numa boa Assinale a afirmao correta:

a) O 15. verso apenas um jogo sonoro sem sentido. b) A caracterizao dos aspectos negativos da cidade intensifica-se nos versos 10, 11 e 12. c) No terceiro verso h uma repetio desnecessria da palavra gosto. d) Nos dois ltimos versos h uma aluso dificuldade de adaptao, em So Paulo, sofrida pelos baianos.

Resposta
Alternativa: B.

(BADESC/FEPESE) Sampa Caetano Veloso quando eu te encarei frente a frente no vi o meu rosto chamei de mau gosto o que vi de mau gosto o mau gosto que narciso acha feio o que no espelho e mente apavora o que ainda no mesmo velho nada do que no era antes quando no somos mutantes e foste um difcil comeo afasto o que no conheo e quem vem de outro sonho feliz de cidade aprende depressa a chamar-te de realidade porque s o avesso do avesso do avesso do avesso do povo oprimido nas filas nas vilas favelas da fora da grana que ergue e destri coisas belas da feia fumaa que sobe apagando as estrelas eu vejo surgir teus poetas de campos e espaos tuas oficinas de florestas teus deuses da chuva panamricas de fricas utpicas tmulo do samba mais possvel novo quilombo de Zumbi e os novos baianos passeiam na tua garoa e novos baianos te podem curtir numa boa O texto acima constri uma anlise da cidade. Para isso, o autor usa inicialmente: a) suas impresses pessoais b) informaes que obteve de outros c) a enumerao de dados importantes d) a descrio objetiva da cidade e) n.d.a.

Resposta
Alternativa: A.

(BADESC/FEPESE) Sampa Caetano Veloso quando eu te encarei frente a frente no vi o meu rosto chamei de mau gosto o que vi de mau gosto o mau gosto que narciso acha feio o que no espelho e mente apavora o que ainda no mesmo velho nada do que no era antes quando no somos mutantes e foste um difcil comeo afasto o que no conheo e quem vem de outro sonho feliz de cidade aprende depressa a chamar-te de realidade porque s o avesso do avesso do avesso do avesso

do povo oprimido nas filas nas vilas favelas da fora da grana que ergue e destri coisas belas da feia fumaa que sobe apagando as estrelas eu vejo surgir teus poetas de campos e espaos tuas oficinas de florestas teus deuses da chuva panamricas de fricas utpicas tmulo do samba mais possvel novo quilombo de Zumbi e os novos baianos passeiam na tua garoa e novos baianos te podem curtir numa boa O verso mente apavora o que ainda no mesmo velho revela: a) a nsia do ser humano pela renovao b) a averso a tudo o que j velho e desgastado c) o medo que todos os homens sentem da velhice d) a resistncia do homem quilo que rompe com os padres j incorporados. e) n.d.a.

Resposta
Alternativa: C.

(BADESC/FEPESE) Quando os jornais anunciaram para o dia 1 deste ms uma parede de aougueiros, a sensao que tive foi mui diversa da de todos os meus concidados. Vs ficastes aterrados; eu agradeci o acontecimento ao cu. Boa ocasio para converter esta cidade ao vegetarismo. No sei se sabem que eu era carnvoro por educao e vegetariano por princpio. Criaram-me a carne, mais carne, ainda carne, sempre carne. Quando cheguei ao uso da razo e organizei o meu cdigo de princpios, inclu nele o vegetarismo; mas era tarde para a execuo. Fiquei carnvoro. Era a sorte humana; foi a minha. Certo, a arte disfara a hediondez da matria. O cozinheiro corrige o talho. Pelo que respeita ao boi, a ausncia do vulto inteiro faz a gente esquecer que come um pedao do animal. No importa, o homem carnvoro. Deus, ao contrrio, vegetariano. Para mim, a questo do paraso terrestre explica-se clara e singelamente pelo vegetarismo. Deus criou o homem para os vegetais, e os vegetais para o homem; fez o paraso cheio de amores e frutos, e ps o homem nele.
Machado de Assis

Do texto ainda se pode deduzir que: a) o autor considera-se um homem de sorte por ser carnvoro. b) o uso da razo no aconselhava ao autor alimentar-se de vegetais. c) o autor preferia o vegetarismo por uma questo de esttica. d) a arte dos cozinheiros facilita ao homem ser carnvoro. e) n.d.a.

Resposta
Alternativa: D.

(TJ-SP/VUNESP) Ronald Golias Paulista de So Carlos, filho de marceneiro, Ronald Golias fez de tudo para sobreviver: foi ajudante de alfaiate, funileiro e aqualouco, entre outros bicos. Mas nunca perdeu de vista a ideia de cumprir aquela

que dizia ser sua misso: fazer humor. Sucesso primeiro no rdio e depois na televiso em que imortalizou o espertalho Bronco, de A Famlia Trapo , Golias foi um dos mestres de uma comdia muito brasileira, mas que, com sua morte, fica ainda mais perto da extino: um casamento de humor circense com nonsense, capaz de se adaptar igualmente bem rapidez dos esquetes televisivos ou ao ritmo do cinema. VEJA, 28 dez. 2005. Assinale a alternativa em que o perodo reproduz adequadamente as informaes do texto, conforme o sentido que nele tm. a) Ronald Golias vivia de bicos, pois nunca perdeu de vista a ideia de fazer humor. b) Embora vivesse de bicos, Ronald Golias nunca perdeu de vista a ideia de fazer humor. c) Como Ronald Golias vivia de bicos, nunca perdeu de vista a ideia de fazer humor. d) Quando vivia de bicos, Ronald Golias nunca perdia de vista a ideia de fazer humor. e) Se vivesse de bicos, Ronald Golias nunca perderia de vista a ideia de fazer humor.

Resposta
Alternativa: B.

(TJ-SP/VUNESP) Como a to malbaratada palavra tica, muito vocbulo perde seu sentido quando envereda por trilhas falsas. tica designava comportamento, ou conjunto de regras, em geral no escritas, que ditavam esse comportamento. Vivia-se a tica nos tribunais, entre parlamentares, entre pases amigos ou adversrios, e tambm nas relaes cotidianas entre pessoas. O termo devia ser comum entre ns, como gua e po. Comportamentos ticos ou no ticos configuram nosso dia a dia na rua, na praia, no trabalho, a comear pela famlia onde aprendemos alguns conceitos talvez nunca verbalizados, mas introjetados, que passam a fazer parte de ns.
LUFT, Lya. Veja, 30 nov. 2005

Assinale a frase correta quanto regncia e crase. a) A palavra tica referia-se um conjunto de regras, em geral no escritas. b) A palavra tica aludia regras, em geral no escritas. c) A palavra tica compreendia s regras, em geral no escritas. d) A palavra tica abrangia muitas regras, em geral no escritas. e) A palavra tica dizia respeito s regras de comportamento.

Resposta
Alternativa: E.

(MPE-MG/FUMARC) Texto 1 Bush e seu chofer passavam por uma estrada do interior do Texas, quando, involuntariamente, atropelaram e mataram um cachorro. Imediatamente, Bush pediu que seu chofer fosse at a sede da fazenda por que passavam e pedisse desculpas ao dono do cachorro. Uma hora mais tarde, Bush v o chofer voltar cambaleando, com uma carteira de charutos cubanos, uma caixa de garrafas de usque escocs e o bolso cheio de dinheiro. O que aconteceu? perguntou o presidente. Bem, presidente, eu cheguei l e disse o seguinte: sou o chofer do presidente Bush e acabei de matar aquele cachorro. Eu ainda procurei apontar para o local em que se encontrava o cachorro atropelado, mas o fazendeiro e sua famlia no quiseram escutar mais nada, foram logo me enchendo de presentes.
(Piada que circulou na internet no 1. semestre de 2005)

Texto 2 O presidente George Bush, querendo aumentar sua popularidade, chega a uma escolinha e explica sua plataforma de governo. Depois pede s crianas que lhe faam perguntas. O pequeno Bob toma a palavra:

Senhor, tenho trs perguntas: Como foi que o senhor, mesmo perdendo nas urnas, ganhou a eleio? Por que o senhor insiste tanto em atacar o Iraque? O senhor no acha que a bomba de Hiroshima foi o maior ataque terrorista da histria? Nesse momento, soa a campainha do recreio, e todos os alunos saem da sala. Na volta, Bush mais uma vez convida as crianas a perguntarem, e o Joey lhe diz: Tenho cinco perguntas: Como foi que o senhor, mesmo perdendo nas urnas, ganhou a eleio? Por que o senhor insiste tanto em atacar o Iraque? O senhor no acha que a bomba de Hiroshima foi o maior ataque terrorista da histria? Por que o sinal do recreio soou 20 minutos mais cedo? Cad o Bob?
(Adaptado de <www.piadasonline.com.br>.)

A alternativa que traz anlise ADEQUADA sobre o texto 1 : a) Na piada, o fazendeiro e seus familiares no gostavam do cachorro. b) Bush representado, na piada, como algum que merece ser presenteado pelos seus atos. c) O humor da piada no se ampara em informaes sobre a crnica poltica contempornea. d) Os presentes citados no texto no foram entregues ao chofer de Bush em razo de amizade.

Resposta
Alternativa: D.

(PREF. DE GUARULHOS-SP/VUNESP) Estava toa na vida, o meu amor me chamou Pra ver a banda passar cantando coisas de amor. A minha gente sofrida despediu-se da dor Pra ver a banda passar cantando coisas de amor. O homem srio que contava dinheiro parou. O faroleiro que contava vantagem parou. A namorada que contava estrelas parou para ver, ouvir e dar passagem. A moa triste que vivia calada sorriu. A rosa triste que vivia fechada se abriu. A meninada toda se assanhou pra ver a banda passar cantando coisas de amor. (...)
HOLLANDA, Chico Buarque de. A banda.

A passagem da banda provocou no povo da cidade a) indignao com o tumulto. b) apatia diante do fato. c) hesitao quanto s atitudes a serem tomadas. d) intransigncia com a desordem. e) transformao do comportamento.

Resposta
Alternativa: E.

(Enem) A dana importante para o ndio preparar o corpo e a garganta e significa energia para o corpo, que fica robusto. Na aldeia, para preparo fsico, danamos desde cinco horas da manh at seis horas da tarde, passa-se o dia inteiro danando quando os padrinhos planejam a dana dos adolescentes. O padrinho como um professor, um preparador fsico dos adolescentes. Por exemplo, o padrinho sonha com um

determinado canto e planeja para todos entoarem. Todos os tipos de dana vm dos primeiros xavantes: Wamaridzadadzeiwaw?, Butswaw?, Tseretomodzatsewaw?, que foram descobrindo atravs da sabedoria como iria ser a cultura Xavante. At hoje existe essa cultura, essa celebrao. Quando o adolescente fura a orelha obrigatrio ele danar toda a noite, tem de acordar meia-noite para danar e cantar, obrigatrio, eles vo chamando um ao outro com um grito especial.
WR' TSI'RB, E. A dana e o canto-celebrao da existncia xavante. VIS-Revista do Programa de Ps-Graduao em Arte da UnB. V. 5, n. 2, dez. 2006.

A partir das informaes sobre a dana Xavante, conclui-se que o valor da diversidade artstica e da tradio cultural apresentados originam-se da A) iniciativa individual do indgena para a prtica da dana e do canto. B) excelente forma fsica apresentada pelo povo Xavante. C) multiculturalidade presente na sua manifestao cnica. D) inexistncia de um planejamento da esttica da dana, caracterizada pelo ineditismo. E) preservao de uma identidade entre a gestualidade ancestral e a novidade dos cantos a serem entoados.

Resposta
Alternativa: E.

(ENEM) Se os tubares fossem homens Se os tubares fossem homens, eles seriam mais gentis com os peixes pequenos? Certamente, se os tubares fossem homens, fariam construir resistentes gaiolas no mar para os peixes pequenos, com todo o tipo de alimento, tanto animal como vegetal. Cuidariam para que as gaiolas tivessem sempre gua fresca e adotariam todas as providncias sanitrias. Naturalmente haveria tambm escolas nas gaiolas. Nas aulas, os peixinhos aprenderiam como nadar para a goela dos tubares. Eles aprenderiam, por exemplo, a usar a geografia para localizar os grandes tubares deitados preguiosamente por a. A aula principal seria, naturalmente, a formao moral dos peixinhos. A eles seria ensinado que o ato mais grandioso e mais sublime o sacrifcio alegre de um peixinho e que todos deveriam acreditar nos tubares, sobretudo quando estes dissessem que cuidavam de sua felicidade futura. Os peixinhos saberiam que este futuro s estaria garantido se aprendessem a obedincia. Cada peixinho que na guerra matasse alguns peixinhos inimigos seria condecorado com uma pequena Ordem das Algas e receberia o ttulo de heri. BRECHT, B. Histrias do Sr. Keuner. So Paulo: Ed. 34, 2006. (Adaptado). Como produo humana, a literatura veicula valores que nem sempre esto representados diretamente no texto, mas so transfigurados pela linguagem literria e podem at entrar em contradio com as convenes sociais e revelar o quanto a sociedade perverteu os valores humanos que ela prpria criou. o que ocorre na narrativa do dramaturgo alemo Bertolt Brecht mostrada. Por meio da hiptese apresentada, o autor A) demonstra o quanto a literatura pode ser alienadora ao retratar, de modo positivo, as relaes de opresso existentes na sociedade. B) revela a ao predatria do homem no mar, questionando a utilizao dos recursos naturais pelo homem ocidental. C) defende que a fora colonizadora e civilizatria do homem ocidental valorizou a organizao das sociedades africanas e asiticas, elevando-as ao modo de organizao cultural e social da sociedade moderna. D) questiona o modo de organizao das sociedades ocidentais capitalistas, que se desenvolveram fundamentadas nas relaes de opresso em que os mais fortes exploram os mais fracos. E) evidencia a dinmica social do trabalho coletivo em que os mais fortes colaboram com os mais fracos, de modo a gui-los na realizao de tarefas.

Resposta
Alternativa: D.

(PUC-Campinas) Lembranas para o futuro 01 A ideia no original, mas gostaria de implement-la ao 02 meu modo: organizar num arquivo nico, em linguagem que 03 algum mago da informtica saberia codificar, as informaes 04 essenciais sobre a civilizao humana, espcie de mostrurio 05 e testemunho de nossas faanhas aqui na Terra. A esperana 06 que seres inteligentes de outros universos venham a conhecer 07 e avaliar a significao de aspectos marcantes da 08 nossa trajetria neste planeta, at o momento de sua extino. 09 A graa est em selecionar fatos, empreendimentos e sonhos 10 essenciais, os aspectos representativos, digamos, da histria 11 humana. Como a iniciativa minha, a imaginao tambm 12 ser; ningum est impedido de usar a sua. 13 Comearia por uma cerca de arame farpado, para indicar 14 nossa obsesso pela propriedade privada, seja a de uma 15 fogueira, de um acre de terra, de uma plantao; junto ao que 16 houver dentro do cercado estar uma placa dizendo - isto 17 s meu - e j teramos a a causa essencial das revolues e 18 guerras, o princpio de uma ganncia que levar ao 19 irracionalismo da queimada e da devastao das matas. Numa 20 miniarca de No, colocaria um casal de ces, para representar 21 as outras espcies, cujas melhores qualidades no 22 soubemos assimilar. Um caprichado barquinho de papel daria 23 a idia de que navegar foi preciso, e navegamos muito, por 24 todos os mares, movidos por todo tipo de interesse. E poderiam 25 ficar lado a lado o Gnesis, com Ado, Eva e a 26 serpente, e a teoria evolucionista de Darwin, para se saber 27 algo de nossa religiosidade, de nossa cincia e das disputas 28 que travaram. 29 Imprescindveis as expresses musicais. Do cantocho 30 medieval, ressoando nas catedrais gticas, ao hip-hop das 31 periferias metropolitanas, propagado em possantes decibis, 32 caberiam inmeras frequncias de som, destinadas ora 33 dana frentica, ora elevao mstica, ou marcha das 34 infantarias, ou ao puro prazer artstico. Imprescindveis, tambm, 35 algumas cenas de filmes: nossos colegas de outros 36 mundos saberiam que usamos pelcula ou digitalizao para 37 projetar em luz todas as nossas paixes, das mais rasteiras s 38 sublimes, e que a todas assistimos no escurinho, comendo 39 pipoca. Por falar nisso, alguns gros de milho poderiam resumir 40 as empreitadas agrcolas e sugerir algumas faanhas 41 genticas. 42 No d para desprezar o futebol. A bola (das antigas, de 43 capoto e cmara, conservadas com camada de sebo derretido) 44 talvez gerasse alguma confuso nos amigos de outras 45 galxias: trata-se de um brinquedo ou uma cultuada miniatura 46 da Terra?. A dvida deles acabaria, diante de um lance de 47 Garrincha: saberiam que os homens puderam ser alegres e 48 felizes, nos intervalos entre os conflitos. E a multido na arquibancada 49 diria que bem pode haver movimentao de massas 50 sem ideologias autoritrias. Ou seria o caso de incluir a

51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96

execuo de hinos nacionais para atestar que, mesmo brincando, os homens no deixavam de prezar as fronteiras de seus pases? Incluamos uma torre de petrleo, para indicar uma das opes estratgicas que acabaram produzindo uma catstrofe ambiental equiparvel da exploso de inmeras bombas atmicas. Como contraponto, a figura de Ghandi e seus seguidores pacifistas testemunhariam a favor de todos os esforos que se fizeram em nome do convvio harmnico com a natureza e em defesa do princpio da no violncia. preciso que os aliengenas saibam das nossas contradies. Justo tambm ser abonar a presena do sentimento amoroso, aquele que o grande poeta Dante disse ser capaz de mover o sol e outros astros. Amores entre amantes e entre amigos, entre familiares, entre desconhecidos que de sbito se solidarizam, como testemunhar esses amores todos? Acho injusto reduzi-los a algum especfico smbolo religioso; seria negar-lhes a universalidade. Talvez a sada seja simples: uma cena em que duas pessoas estejam envolvidas num abrao espontneo, silencioso e caloroso, gesto que nossos amigos do espao sabero decifrar. Quanto ao ltimo estgio de nossa cincia e nossas ambies, uma clula-tronco e o pleno reconhecimento da estrutura do DNA podero sugerir que estivemos prximos de uma interveno jamais imaginada sobre os mecanismos do nosso corpo. Anlises laboratoriais complexas e duas ovelhinhas idnticas comprovariam o estgio da faanha. Indispensvel, tambm, o reconhecimento de quanto fomos movidos pela poltica e pelos polticos: da democracia grega, dos grandes conquistadores do passado, das inquisies e das cruzadas, passando pelo tratado de Maquiavel at desembocar nos ltimos genocdios, seria preciso escolher uma imagem suficientemente enftica para falar das batalhas entre a tirania e o Direito, entre os imprios coloniais mais odiosos e as lutas pelos direitos civis, entre a escravido e os movimentos libertrios, entre os preconceitos e os princpios ticos. Algum imagine qual imagem serviria. Todas essas mensagens sobre nossa existncia teriam, talvez, o formato de uma grande pgina da Internet, com mltiplos sites, blogs, links. Nossos irmos do futuro saberiam como fomos capazes de nos aproximarmos e de nos perdermos, ao mesmo tempo. Da cerca de arame farpado ao celular multifuncional, houve enorme dispndio de energia. Dispndio intil? Agitao feroz e sem finalidade, como sentenciou o poeta Manuel Bandeira? Impossvel saber: acredito que sobre isso no teremos a ltima palavra.
(Argemiro Torrentes)

No pargrafo 4, e sempre considerado o contexto, o autor A) usa o parnteses para isolar a descrio do modo exclusivo como so produzidas e conservadas as bolas que os humanos inventaram e apresentariam ao futuro. B) cita Garrincha para comprovar a ideia de que uma bola de capoto e cmara usada na Terra pudesse gerar alguma confuso em seres de outras galxias. C) refere-se multido na arquibancada para manifestar sua compreenso de que o povo sabe expressarse livremente, sem depender da batuta de qualquer regente. D) menciona os conflitos para criticar as pessoas que so capazes de usufruir gostosamente da alegria sem levar em conta as guerras, que dizimam vidas.

E) recorre indagao final para levantar a suspeita de que os espetculos esportivos nada tm de ldico, somente recobrem interesses econmicos dos pases participantes.

Resposta
Alternativa: C.

(Enem) Textos para a questo. Texto I praticamente impossvel imaginarmos nossas vidas sem o plstico. Ele est presente em embalagens de alimentos, bebidas e remdios, alm de eletrodomsticos, automveis etc. Esse uso ocorre devido sua atoxicidade e inrcia, isto : quando em contato com outras substncias, o plstico no as contamina; ao contrrio, protege o produto embalado. Outras duas grandes vantagens garantem o uso dos plsticos em larga escala: so leves, quase no alteram o peso do material embalado, e so 100% reciclveis, fato que, infelizmente, no aproveitado, visto que, em todo o mundo, a percentagem de plstico reciclado, quando comparado ao total produzido, ainda irrelevante. Revista Me Terra. Minuano, ano I, n. 6. (Adaptado). Texto II Sacolas plsticas so leves e voam ao vento. Por isso, elas entopem esgotos e bueiros, causando enchentes. So encontradas at no estmago de tartarugas marinhas, baleias, focas e golfinhos, mortos por sufocamento. Sacolas plsticas descartveis so gratuitas para os consumidores, mas tm um custo incalculvel para o meio ambiente. Veja, 8 jul. 2009. Fragmentos de texto publicitrio do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. Na comparao dos textos, observa-se que A) o texto I apresenta um alerta a respeito do efeito da reciclagem de materiais plsticos; o texto II justifica o uso desse material reciclado. B) o texto I tem como objetivo precpuo apresentar a versatilidade e as vantagens do uso do plstico na contemporaneidade; o texto II objetiva alertar os consumidores sobre os problemas ambientais decorrentes de embalagens plsticas no recicladas. C) o texto I expe vantagens, sem qualquer ressalva, do uso do plstico; o texto II busca convencer o leitor a evitar o uso de embalagens plsticas. D) o texto I ilustra o posicionamento de fabricantes de embalagens plsticas, mostrando por que elas devem ser usadas; o texto II ilustra o posicionamento de consumidores comuns, que buscam praticidade e conforto. E) o texto I apresenta um alerta a respeito da possibilidade de contaminao de produtos orgnicos e industrializados decorrente do uso de plstico em suas embalagens; o texto II apresenta vantagens do consumo de sacolas plsticas: leves, descartveis e gratuitas.

Resposta
Alternativa: B.

(Enem) O "Portal Domnio Pblico", lanado em novembro de 2004, prope o compartilhamento de conhecimentos de forma equnime e gratuita, colocando disposio de todos os usurios da Internet, uma biblioteca virtual que dever constituir referncia para professores, alunos, pesquisadores e para a populao em geral. Esse portal constitui um ambiente virtual que permite a coleta, a integrao, a preservao e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso s obras

literrias, artsticas e cientficas (na forma de textos, sons, imagens e vdeos), j em domnio pblico ou que tenham a sua divulgao devidamente autorizada.
BRASIL. Ministrio da Educao. Disponvel em: http://www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 29 jul. 2009. (Adaptado).

Considerando a funo social das informaes geradas nos sistemas de comunicao e informao, o ambiente virtual descrito no texto exemplifica A) a dependncia das escolas pblicas quanto ao uso de sistemas de informao. B) a ampliao do grau de interao entre as pessoas, a partir de tecnologia convencional. C) a democratizao da informao, por meio da disponibilizao de contedo cultural e cientfico sociedade. D) a comercializao do acesso a diversas produes culturais nacionais e estrangeiras via tecnologia da informao e da comunicao. E) a produo de repertrio cultural direcionado a acadmicos e educadores.

Resposta
Alternativa: C.

(ESPM-SP) Texto para a questo. A Propaganda e o Marketing sob o fogo cerrado da sociedade A propaganda brasileira reconhecida internacionalmente por sua qualidade e eficcia. Do ponto de vista tico, o Conar (Conselho de Autorregulamentao Publicitria) serve de exemplo a outros pases e atua eficientemente na proibio da propaganda enganosa, ofensiva ou irresponsvel. Mas isso no parece impressionar os legisladores que tm encaminhado ao Congresso centenas de projetos contra a publicidade. Enquanto isso, a classe poltica responsvel por boa parte do mau uso que se faz da propaganda poltico-eleitoral, transformando-a em motivo de chacota. Foram eles que fizeram da jogada de marketing um sinnimo de embuste. Baseado no Cdigo de Defesa do Consumidor, o Procon inferniza a vida de empresas que no atendem aos chamados em cinco minutos, mas fecha os olhos s filas que se formam diante dos hospitais pblicos, desde a madrugada. Na raiz do problema est o fato de que temos, no Brasil, um cdigo para defender o consumidor, mas falta um cdigo de defesa do cidado. Separando os universos pblico e privado e usando dois pesos e duas medidas, estamos construindo uma perigosa quimera. No somos, evidentemente, contra os que buscam moralizar a propaganda, promover o consumo responsvel e disciplinar as atividades comerciais em geral, colocando-as em sintonia com os princpios da responsabilidade social e da sustentabilidade. Aplaudimos a atitude das empresas brasileiras que adotam filosofias humanistas de gesto, seguindo os princpios ticos, respeitando o consumidor e colocando a funo social acima dos prprios objetivos empresariais. Mas gostaramos de ver essa mesma preocupao no setor pblico, sem os exageros dos oportunistas de planto. (...) (Francisco Gracioso, Presidente do Conselho Editorial. Revista da ESPM, jul/ago. 2009.) De acordo com o texto, correto afirmar que o autor: a) ressalta a coerncia dos polticos ao estabelecerem os mesmos critrios para a publicidade comercial e para a propaganda poltico-eleitoral. b) critica o excesso de projetos contra a publicidade, pois prejudicam a imagem da propaganda brasileira no exterior. c) aponta um descompasso entre a viso estrangeira e a viso interna no pas sobre a propaganda nacional, condenando a postura de deputados e senadores brasileiros. d) elogia o rgo regulador da propaganda brasileira, sobretudo no desempenho contra a m propaganda poltico-eleitoral. e) transforma a propaganda poltico-eleitoral em alvo de zombaria, j que a considera algo enganoso.

Resposta
Alternativa: C.

(ESPM-SP) Texto para a questo.

A Propaganda e o Marketing sob o fogo cerrado da sociedade A propaganda brasileira reconhecida internacionalmente por sua qualidade e eficcia. Do ponto de vista tico, o Conar (Conselho de Autorregulamentao Publicitria) serve de exemplo a outros pases e atua eficientemente na proibio da propaganda enganosa, ofensiva ou irresponsvel. Mas isso no parece impressionar os legisladores que tm encaminhado ao Congresso centenas de projetos contra a publicidade. Enquanto isso, a classe poltica responsvel por boa parte do mau uso que se faz da propaganda poltico-eleitoral, transformando-a em motivo de chacota. Foram eles que fizeram da jogada de marketing um sinnimo de embuste. Baseado no Cdigo de Defesa do Consumidor, o Procon inferniza a vida de empresas que no atendem aos chamados em cinco minutos, mas fecha os olhos s filas que se formam diante dos hospitais pblicos, desde a madrugada. Na raiz do problema est o fato de que temos, no Brasil, um cdigo para defender o consumidor, mas falta um cdigo de defesa do cidado. Separando os universos pblico e privado e usando dois pesos e duas medidas, estamos construindo uma perigosa quimera. No somos, evidentemente, contra os que buscam moralizar a propaganda, promover o consumo responsvel e disciplinar as atividades comerciais em geral, colocando-as em sintonia com os princpios da responsabilidade social e da sustentabilidade. Aplaudimos a atitude das empresas brasileiras que adotam filosofias humanistas de gesto, seguindo os princpios ticos, respeitando o consumidor e colocando a funo social acima dos prprios objetivos empresariais. Mas gostaramos de ver essa mesma preocupao no setor pblico, sem os exageros dos oportunistas de planto. (...) (Francisco Gracioso, Presidente do Conselho Editorial. Revista da ESPM, jul/ago. 2009.) A ideia central do texto : a) ver no Procon um rgo que desempenha um papel fiscalizador de modo parcial. b) considerar razovel o cdigo de defesa do consumidor, mas apontar a falta de um cdigo de defesa do cidado. c) defender a ideia de que haja um cdigo do cidado, j que este faz parte do conjunto de consumidores. d) queixar-se do fato de que, enquanto h uma cobrana excessiva direcionada ao setor privado, o setor pblico poupado. e) elogiar as empresas que adotam posturas ticas, humanistas e politicamente corretas.

Resposta
Alternativa: D.

(ESPM-SP) Texto para a questo. A Propaganda e o Marketing sob o fogo cerrado da sociedade A propaganda brasileira reconhecida internacionalmente por sua qualidade e eficcia. Do ponto de vista tico, o Conar (Conselho de Autorregulamentao Publicitria) serve de exemplo a outros pases e atua eficientemente na proibio da propaganda enganosa, ofensiva ou irresponsvel. Mas isso no parece impressionar os legisladores que tm encaminhado ao Congresso centenas de projetos contra a publicidade. Enquanto isso, a classe poltica responsvel por boa parte do mau uso que se faz da propaganda poltico-eleitoral, transformando-a em motivo de chacota. Foram eles que fizeram da jogada de marketing um sinnimo de embuste. Baseado no Cdigo de Defesa do Consumidor, o Procon inferniza a vida de empresas que no atendem aos chamados em cinco minutos, mas fecha os olhos s filas que se formam diante dos hospitais pblicos, desde a madrugada. Na raiz do problema est o fato de que temos, no Brasil, um cdigo para defender o consumidor, mas falta um cdigo de defesa do cidado. Separando os universos pblico e privado e usando dois pesos e duas medidas, estamos construindo uma perigosa quimera. No somos, evidentemente, contra os que buscam moralizar a propaganda, promover o consumo responsvel e disciplinar as atividades comerciais em geral, colocando-as em sintonia com os princpios da responsabilidade social e da sustentabilidade. Aplaudimos a atitude das empresas brasileiras que adotam filosofias humanistas de gesto, seguindo os princpios ticos, respeitando o consumidor e colocando a funo social acima dos prprios objetivos empresariais. Mas gostaramos de ver essa mesma preocupao no setor pblico, sem os exageros dos oportunistas de planto. (...) (Francisco Gracioso, Presidente do Conselho Editorial. Revista da ESPM, jul/ago. 2009.) Na ltima linha os oportunistas de planto seriam:

a) os legisladores b) o Procon c) as empresas brasileiras d) o Conar e) o setor pblico

Resposta
Alternativa: A.

(Etec-SP) Leia o texto para responder questo. Da utilidade dos animais

Bigu Terceiro dia de aula. Na sala, estampas coloridas mostram animais de todos os feitios. preciso querer bem a eles, diz a professora, com um sorriso que envolve toda a fauna, protegendo-a. Eles tm direito vida como ns e alm disso so muito teis. Todos ajudam. - Aquele cabeludo ali, professora, tambm ajuda? - Aquele ali o texugo, se voc quiser pintar a parede de seu quarto, escolha pincel de texugo. Parece que timo. E tambm fornece pelo para os pincis de barba. Arturzinho objetou que, no futuro, pretende usar barbeador eltrico. Alm do mais, no gostaria de pelar o texugo, uma vez que devemos gostar dele, mas a professora j explicava a utilidade da tartarugamarinha. - A tartaruga, meu Deus, de uma utilidade que vocs no calculam. Comem-se os ovos e toma-se a sopa: uma de-l-cia! O casco serve para fabricar pentes, cigarreiras, tanta coisa... O bigu engraado. - Engraado, como? - uma ave que apanha peixe pra gente. - Apanha e entrega, professora? - No bem assim. Voc bota um anel no pescoo dele, e o bigu pega o peixe, mas no pode engolir. Ento voc tira o peixe da goela do bigu. - Bobo que ele . - No. til. Ai de ns se no fossem os animais que nos ajudam de todas as maneiras. Por isso que eu digo: devemos amar os animais e no maltrat-los de jeito nenhum. Entendeu, Ricardo?

- Entendi. A gente deve amar, respeitar, pelar e comer os animais, e aproveitar bem o pelo, o couro e os ossos. (Carlos Drummond de Andrade. Para Gostar de Ler. v. 4. So Paulo: tica, 1981. Adaptado.) Pela leitura do texto, correto afirmar que o autor A) reconhece que os animais citados so imprescindveis sobrevivncia humana, embora para isso tenham de ser mortos. B) enumera animais que esto em risco de extino por causa da caa esportiva, que no tem fiscalizao no pas. C) argumenta que as pessoas deveriam optar pela alimentao vegetariana, que exclui o consumo de carne vermelha. D) constata que, dos animais mencionados, a tartaruga-marinha e o texugo so aqueles que fornecem bens essenciais nossa sobrevivncia. E) critica a utilizao injustificvel de animais para atender a prazeres desnecessrios e vaidades dos indivduos.

Resposta
Alternativa: E.

(Fatec-SP) Leia o texto para responder questo. O presidente Barack Obama e Hillary Clinton, a secretria de Estado dos Estados Unidos, tiveram de enfrentar uma desagradvel surpresa em suas viagens ao Mxico. O jornal mexicano El Universal, um dos mais importantes do pas, revelou algo at ento mantido sob sombras: h um item no oramento do Pentgono de 2009 consignando verba para ajudar a evitar que o Mxico se torne territrio ingovernvel. So 13 milhes de dlares destinados a fortalecer as foras armadas mexicanas. Outro dado importante foi a omisso de ambos diante do argumento do Mxico de que a violncia que coloca em risco as instituies nacionais, com a insero do narcotrfico no poder poltico, resulta da demanda por drogas por parte do mercado consumidor norte-americano. (...) H o lado policial, ou de guerra, com os Estados Unidos construindo muros e fortalecendo a represso em suas linhas de juno com o territrio mexicano. E h o lado poltico e econmico: o da imigrao. Um homem mexicano de 35 anos, com nove de instruo, pode ganhar 132% a mais trabalhando nos Estados Unidos. (...) Mas o Mxico ter de conformar-se com a reduo da sua estatura de aliado preferencial dos Estados Unidos nas Amricas. Bye, bye, Mxico, o Brasil emerge como lder da Amrica Latina. Essa frase foi escrita por Andrs Oppenheimer, colunista do Miami Herald, ntimo da comunidade hispnica e do setor do Departamento de Estado que cuida de questes latino-americanas. (CARLOS, Newton. Narcotrfico corri a estabilidade do estado mexicano. In: Mundo geografia e poltica internacional. ed. 100. ano 17, n. 4, ago. 2009, p. 11. Adaptado.) De acordo com o texto, elementos do oramento norte-americano revelam A) a denncia feita pelo jornal El Universal sobre o Mxico ter se tornado um territrio ingovernvel. B) a solidariedade do Pentgono no que se refere sade poltica de seu futuro aliado e vizinho na Amrica. C) o desconhecimento dos governos norte-americano e mexicano sobre os recursos destinados estruturao arquitetnica do Mxico. D) grande investimento financeiro mexicano na ampliao do contingente das foras armadas com vistas ao combate violncia social. E) a preocupao do governo norte-americano em se proteger de futuros problemas com aquele pas que poder ser um ex-aliado em breve.

Resposta
Alternativa: E.

(Fatec-SP)

O presidente Barack Obama e Hillary Clinton, a secretria de Estado dos Estados Unidos, tiveram de enfrentar uma desagradvel surpresa em suas viagens ao Mxico. O jornal mexicano El Universal, um dos mais importantes do pas, revelou algo at ento mantido sob sombras: h um item no oramento do Pentgono de 2009 consignando verba para ajudar a evitar que o Mxico se torne territrio ingovernvel. So 13 milhes de dlares destinados a fortalecer as foras armadas mexicanas. Outro dado importante foi a omisso de ambos diante do argumento do Mxico de que a violncia que coloca em risco as instituies nacionais, com a insero do narcotrfico no poder poltico, resulta da demanda por drogas por parte do mercado consumidor norte-americano. (...) H o lado policial, ou de guerra, com os Estados Unidos construindo muros e fortalecendo a represso em suas linhas de juno com o territrio mexicano. E h o lado poltico e econmico: o da imigrao. Um homem mexicano de 35 anos, com nove de instruo, pode ganhar 132% a mais trabalhando nos Estados Unidos. (...) Mas o Mxico ter de conformar-se com a reduo da sua estatura de aliado preferencial dos Estados Unidos nas Amricas. Bye, bye, Mxico, o Brasil emerge como lder da Amrica Latina. Essa frase foi escrita por Andrs Oppenheimer, colunista do Miami Herald, ntimo da comunidade hispnica e do setor do Departamento de Estado que cuida de questes latino-americanas. (CARLOS, Newton. Narcotrfico corri a estabilidade do estado mexicano. In: Mundo geografia e poltica internacional. ed. 100. ano 17, n. 4, ago. 2009, p. 11. Adaptado.) Considere o seguinte trecho para responder questo. Outro dado importante foi a omisso de ambos diante do argumento do Mxico de que a violncia que coloca em risco as instituies nacionais, com a insero do narcotrfico no poder poltico, resulta da demanda por drogas por parte do mercado consumidor norte-americano. A crtica do Mxico, relatada no trecho destacado, refere-se A) s instituies mexicanas, que tm sido alvo de violentas aes pelos traficantes norte-americanos. B) ao governo norte-americano, que tem se eximido de contabilizar os danos causados ao Mxico pela compra de drogas e consequente incentivo ao trfico. C) aos pontos do narcotrfico mexicano, que tm sido frequentemente financiados pelo Pentgono, desequilibrando a economia mexicana. D) ao governo mexicano, que tem faltado aos encontros marcados pelos Estados Unidos, causando desentendimentos. E) ao governo norte-americano, que tem demandado imigrao mexicana para atuar em suas instituies nacionais.

Resposta
Alternativa: B.

(FEI-SP) O momento do amor


Joo do Rio

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16

O conselheiro um homem encantador. Baudelaire dizia: C temos um homem que fala do seu corao deve ser um canalha. O conselheiro no fala do seu corao, mas um homem sensvel. Com 75 anos, teso, bem vestido, correto, possuidor de doze netos e cinco bisnetos, a sua conversa sempre cheia de alegria e de mocidade. Outra noite, estvamos no seu salo, e de repente rompeu na rua um z-pereira. O conselheiro exclamou: Eh! Eh! As coisas esquentam! Como o conselheiro idoso, pensei v-lo atacar os costumes e o carnaval. Para gozar da sua simpatia, refleti: Temos cada vez mais a dissoluo da moral! Quem lhe fala nisso? indagou o conselheiro. Talvez por ter sido sempre um homem moral nunca precisei de descompor os costumes para julgar-me srio. Sabe o que eu sinto quando ouo um z-pereira? Francamente, conselheiro... Sinto que chega o grande momento do amor no rio... De fato, a liberdade dos costumes.

17 Heim? 18 Sim, os prstitos, as cortess, a promiscuidade, as meninas de pijama cantando versos 19 pouco srios, os lana-perfumes, a bacanal... 20 Meu filho, quando se chega a uma certa idade, o resultado tudo. Se quisermos ver nos 21 trs dias de carnaval a folia como depravao, posso garantir que as brincadeiras de antanho 22 com o entrudo, os banhos d'gua fria, o porta-voz eram livres como as de hoje com os lana23 perfumes, os confetes e as serpentinas. Mas no se trata disso. Trata-se de coisa mais sria. 24 Eu casei aos 18 anos, isto , h quase 58 anos fiz a loucura de tomar por esposa a minha 25 querida Genoveva. Mas, passado o primeiro ano, essa alucinao causou-me tal pasmo que 26 resolvi estudar-lhe as causas. E descobri. 27 Quais foram? 28 Uma s: o momento do amor! 29 Conselheiro! 30 H uma poca no Rio absolutamente amorosa, quer no tempo da monarquia, quer na 31 Repblica. Consultei estatsticas, observei, indaguei, procedi a inquritos pessoais... Sabe qual 32 essa poca? A do carnaval! Note voc como aumentam os casamentos nos meses seguintes 33 ao carnaval. A maioria das inclinaes, dos namoros que terminam em casrio, comeam no 34 carnaval. Trs meses depois estava casado. Cinco dos meus filhos namoraram no carnaval. 35 Minha filha Berenice com 30 anos arranjou o marido que lhe faz a vida feliz, no carnaval. Nove 36 dos meus netos seguiram a regra... 37 Mas, conselheiro, se verdade o que V. Exa. diz, era o caso de fazer uns quatro 38 carnavais por ano... 39 No daria resultado, meu amigo. O carnaval uma embriaguez dalegria. Quem se 40 embriaga uma vez por ano no est acostumado. Quem se embriaga quatro, raciocina na 41 bebedeira. Veneza acabou pelo abuso da mscara. Ns acabaramos pelo abuso do z42 pereira. Mas uma vez por ano bem o vero impetuoso do desejo, o momento do amor. 43 Depois suspirando: 44 Aproveite-o voc. Eu infelizmente no posso mais. A velhice como o matre d'hotel da 45 vida. Indica ao cliente o prato timo do cardpio e no o come. O narrador do texto: A) critica os costumes carnavalescos mais para agradar ao conselheiro do que por convico pessoal. B) explicita irritao frente opinio do conselheiro. C) completamente indiferente aos costumes carnavalescos. D) um admirador dos costumes carnavalescos do sculo XIX. E) interrompe a conversa bruscamente com o conselheiro por estar em desacordo com o seu ponto de vista.

Resposta
Alternativa: A.

(FEI-SP) O momento do amor


Joo do Rio

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12

O conselheiro um homem encantador. Baudelaire dizia: C temos um homem que fala do seu corao deve ser um canalha. O conselheiro no fala do seu corao, mas um homem sensvel. Com 75 anos, teso, bem vestido, correto, possuidor de doze netos e cinco bisnetos, a sua conversa sempre cheia de alegria e de mocidade. Outra noite, estvamos no seu salo, e de repente rompeu na rua um z-pereira. O conselheiro exclamou: Eh! Eh! As coisas esquentam! Como o conselheiro idoso, pensei v-lo atacar os costumes e o carnaval. Para gozar da sua simpatia, refleti: Temos cada vez mais a dissoluo da moral! Quem lhe fala nisso? indagou o conselheiro. Talvez por ter sido sempre um homem moral nunca precisei de descompor os costumes para julgar-me srio. Sabe o que eu sinto

13 quando ouo um z-pereira? 14 Francamente, conselheiro... 15 Sinto que chega o grande momento do amor no rio... 16 De fato, a liberdade dos costumes. 17 Heim? 18 Sim, os prstitos, as cortess, a promiscuidade, as meninas de pijama cantando versos 19 pouco srios, os lana-perfumes, a bacanal... 20 Meu filho, quando se chega a uma certa idade, o resultado tudo. Se quisermos ver nos 21 trs dias de carnaval a folia como depravao, posso garantir que as brincadeiras de antanho 22 com o entrudo, os banhos d'gua fria, o porta-voz eram livres como as de hoje com os lana23 perfumes, os confetes e as serpentinas. Mas no se trata disso. Trata-se de coisa mais sria. 24 Eu casei aos 18 anos, isto , h quase 58 anos fiz a loucura de tomar por esposa a minha 25 querida Genoveva. Mas, passado o primeiro ano, essa alucinao causou-me tal pasmo que 26 resolvi estudar-lhe as causas. E descobri. 27 Quais foram? 28 Uma s: o momento do amor! 29 Conselheiro! 30 H uma poca no Rio absolutamente amorosa, quer no tempo da monarquia, quer na 31 Repblica. Consultei estatsticas, observei, indaguei, procedi a inquritos pessoais... Sabe qual 32 essa poca? A do carnaval! Note voc como aumentam os casamentos nos meses seguintes 33 ao carnaval. A maioria das inclinaes, dos namoros que terminam em casrio, comeam no 34 carnaval. Trs meses depois estava casado. Cinco dos meus filhos namoraram no carnaval. 35 Minha filha Berenice com 30 anos arranjou o marido que lhe faz a vida feliz, no carnaval. Nove 36 dos meus netos seguiram a regra... 37 Mas, conselheiro, se verdade o que V. Exa. diz, era o caso de fazer uns quatro 38 carnavais por ano... 39 No daria resultado, meu amigo. O carnaval uma embriaguez dalegria. Quem se 40 embriaga uma vez por ano no est acostumado. Quem se embriaga quatro, raciocina na 41 bebedeira. Veneza acabou pelo abuso da mscara. Ns acabaramos pelo abuso do z42 pereira. Mas uma vez por ano bem o vero impetuoso do desejo, o momento do amor. 43 Depois suspirando: 44 Aproveite-o voc. Eu infelizmente no posso mais. A velhice como o matre d'hotel da 45 vida. Indica ao cliente o prato timo do cardpio e no o come. Segundo o conselheiro: A) o carnaval o momento do amor, porque as paixes acontecem e se esgotam ao fim dos trs dias de festa. B) no carnaval, a folia desagradvel e desencaminha os casados. C) o carnaval o momento do amor, porque as paixes que surgem no perodo em que acontece a festa se transformam em casamento. D) lamentavelmente, o carnaval o perodo em que muitas adolescentes engravidam e so obrigadas a se casarem. E) os jovens devem evitar as festas de carnaval para que no se envolvam em aventuras passageiras.

Resposta
Alternativa: C.

(FEI-SP) O momento do amor


Joo do Rio

01 02 03 04 05 06

O conselheiro um homem encantador. Baudelaire dizia: C temos um homem que fala do seu corao deve ser um canalha. O conselheiro no fala do seu corao, mas um homem sensvel. Com 75 anos, teso, bem vestido, correto, possuidor de doze netos e cinco bisnetos, a sua conversa sempre cheia de alegria e de mocidade. Outra noite, estvamos no seu salo, e de repente rompeu na rua um z-pereira. O conselheiro exclamou:

07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45

Eh! Eh! As coisas esquentam! Como o conselheiro idoso, pensei v-lo atacar os costumes e o carnaval. Para gozar da sua simpatia, refleti: Temos cada vez mais a dissoluo da moral! Quem lhe fala nisso? indagou o conselheiro. Talvez por ter sido sempre um homem moral nunca precisei de descompor os costumes para julgar-me srio. Sabe o que eu sinto quando ouo um z-pereira? Francamente, conselheiro... Sinto que chega o grande momento do amor no rio... De fato, a liberdade dos costumes. Heim? Sim, os prstitos, as cortess, a promiscuidade, as meninas de pijama cantando versos pouco srios, os lana-perfumes, a bacanal... Meu filho, quando se chega a uma certa idade, o resultado tudo. Se quisermos ver nos trs dias de carnaval a folia como depravao, posso garantir que as brincadeiras de antanho com o entrudo, os banhos d'gua fria, o porta-voz eram livres como as de hoje com os lanaperfumes, os confetes e as serpentinas. Mas no se trata disso. Trata-se de coisa mais sria. Eu casei aos 18 anos, isto , h quase 58 anos fiz a loucura de tomar por esposa a minha querida Genoveva. Mas, passado o primeiro ano, essa alucinao causou-me tal pasmo que resolvi estudar-lhe as causas. E descobri. Quais foram? Uma s: o momento do amor! Conselheiro! H uma poca no Rio absolutamente amorosa, quer no tempo da monarquia, quer na Repblica. Consultei estatsticas, observei, indaguei, procedi a inquritos pessoais... Sabe qual essa poca? A do carnaval! Note voc como aumentam os casamentos nos meses seguintes ao carnaval. A maioria das inclinaes, dos namoros que terminam em casrio, comeam no carnaval. Trs meses depois estava casado. Cinco dos meus filhos namoraram no carnaval. Minha filha Berenice com 30 anos arranjou o marido que lhe faz a vida feliz, no carnaval. Nove dos meus netos seguiram a regra... Mas, conselheiro, se verdade o que V. Exa. diz, era o caso de fazer uns quatro carnavais por ano... No daria resultado, meu amigo. O carnaval uma embriaguez dalegria. Quem se embriaga uma vez por ano no est acostumado. Quem se embriaga quatro, raciocina na bebedeira. Veneza acabou pelo abuso da mscara. Ns acabaramos pelo abuso do zpereira. Mas uma vez por ano bem o vero impetuoso do desejo, o momento do amor. Depois suspirando: Aproveite-o voc. Eu infelizmente no posso mais. A velhice como o matre d'hotel da vida. Indica ao cliente o prato timo do cardpio e no o come. Considere a ltima fala do conselheiro: A velhice como o matre d'hotel da vida. Indica ao cliente o prato
timo do cardpio e no o come (linhas 44-45). Ela sugere que:

A) a velhice traz prejuzos para a sociedade. B) a velhice traz a sabedoria necessria ao bom conselheiro, que pode usufruir plenamente de todos os eventos da vida. C) as experincias no se traduzem em aprendizado para os mais idosos. D) a velhice traz a sabedoria necessria para o bom conselheiro, que no pode mais experimentar certos eventos da vida. E) a velhice possibilita que a pessoa usufrua das experincias da vida de modo mais consciente.

Resposta
Alternativa: D.

(ITA-SP) ATENO: Os textos da prova seguem a ortografia em que foram escritos. A questo segue as regras do novo Acordo Ortogrfico. A questo refere-se ao texto seguinte.

01 Foi to grande e variado o nmero de e-mails, telefonemas e abordagens pessoais que recebi depois de 02 escrever que famlia deveria ser careta, que resolvi voltar ao assunto, para alegria dos que gostaram e nusea 03 dos que no concordaram ou no entenderam (ai da unanimidade, me dos medocres). Ateno: na minha 04 coluna no usei careta como quadrado, estreito, alienado, fiscalizador e moralista, mas humano, aberto, 05 atento, cuidadoso. Obviamente empreguei esse termo de propsito, para enfatizar o que desejava. 06 Houve quem dissesse que minha posio naquele artigo politicamente conservadora demais. Pensei 07 em responder que minha opinio sobre famlia nada tem a ver com postura poltica, eu que me considero um 08 animal apoltico no sentido de partido ou de conceitos superados, como a esquerda inteligente e boa, a 09 direita grossa e arrogante. Mas, na verdade, tudo o que fazemos, at a forma como nos vestimos e 10 moramos, altamente poltico, no sentido amplo de interesse no justo e no bom, e coerncia com isso. 11 E assim, sem me pensar de direita ou de esquerda, por ser interessada na minha comunidade, no meu 12 pas, no outro em geral, em tudo o que fao e escrevo (tambm na fico), mostro que sou pelos desvalidos. 13 No apenas no sentido econmico, mas emocional e psquico: os sem auto-estima, sem amor, sem sentido de 14 vida, sem esperana e sem projetos. 15 O que tem isso a ver com minha ideia de famlia? Tem a ver, porque nela que tudo comea, embora 16 no seja restrito a ela. Pois muito se confunde famlia frouxa (o que significa sem ateno), descuidada (o que 17 significa sem amor), desorganizada (o que significa aflio estril) com o politicamente correto. Diga-se de 18 passagem que acho o politicamente correto burro e fascista. 19 Voltando famlia: acredito profundamente que ter filho ser responsvel, que educar filho observar, 20 apoiar, dar colo de me e ombro de pai, quando preciso. E tambm deixar aquele ser humano crescer e 21 desabrochar. No solto, no desorientado e desamparado, mas amado com verdade e sensatez. Respeitado e 22 cuidado, num equilbrio amoroso dessas duas coisas. Vo me perguntar o que esse equilbrio, e terei de 23 responder que cada um sabe o que , ou sabe qual seu equilbrio possvel. Quem no souber que no tenha 24 filhos. 25 Tambm me perguntaram se nunca se justifica revirar gavetas e mexer em bolsos de adolescentes. 26 Eventualmente, quando h suspeita sria de perigos como drogas, a relao familiar pode virar um campo de 27 graves conflitos, e muita coisa antes impensvel passa a se justificar. Deixar inteiramente vontade um filho 28 com problema de drogas trgica omisso. 29 Assim como no considero bons pais ou mes os cobradores ou policialescos, tambm no acho que os 30 do tipo amiguinho sejam muito bons pais. Repito: pais que no sabem onde esto seus filhos de 12 ou 14 31 anos, que nunca se interessaram pelo que acontece nas festinhas (mesmo infantis), que no conhecem nomes de 32 amigos ou da famlia com quem seus filhos passam fins de semana (no me refiro a nomes importantes, 33 mas a seres humanos confiveis), que nada sabem de sua vida escolar, esto sendo tragicamente 34 irresponsveis. Pais que no arranjam tempo paraestar com os filhos, para saber deles, para conversar com 35 eles... no tenham filhos. Pois, na hora da angstia, no so os amiguinhos que vo orient-los e ampar-los,

36 mas o pai e a me se tiverem cacife. O que inclui risco, perplexidade, medo, conscincia de no sermos 37 infalveis nem onipotentes. Perdoem-me os pais que se queixam (so tantos!) de que os filhos so um fardo, de 38 que falta tempo, falta dinheiro, falta pacincia e falta entendimento do que se passa receio que o fardo, o 39 obstculo e o estorvo a um crescimento saudvel dos filhos sejam eles. 40 Mes que se orgulham de vestir a roupeta da filha adolescente, de frequentar os mesmos lugares e at 41 de conquistar os colegas delas so patticas. Pais que se consideram parceiros apenas porque bancam os 42 garotes, idem. Nada melhor do que uma casa onde se escutam risadas e se curte estar junto, onde reina a 43 liberdade possvel. Nada pior do que a falta de uma autoridade amorosa e firme. 44 O tema controverso, mas o bom senso, meio fora de moda, mais importante do que livros e revistas 45 com receitas de como criar filho (como agarrar seu homem, como enlouquecer sua amante...). no velhssimo 46 instinto, na observao atenta e na escuta interessada que resta a esperana. Se no podemos evitar 47 desgraas porque no somos deuses , possvel preparar melhor esses que amamos para enfrentar seus 48 naturais conflitos, fazendo melhores escolhas vida afora. (Lya Luft. Veja, 06/06/2007.) A ideia central do texto A) mostrar que a famlia careta, orientadora e observadora, a famlia ideal. B) estabelecer comparao entre a famlia careta e a famlia no careta. C) destacar que na famlia no careta no se encontra educao responsvel e sria. D) mostrar que a famlia careta mantm viva suas caractersticas de autoritarismo e amor. E) destacar que a famlia no careta est fora de moda, porque no prepara os filhos para a vida futura.

Resposta
Alternativa: A.

(ITA-SP) O texto abaixo refere-se questo. Ele a resposta a uma pergunta dirigida escritora estadunidense Lenore Skenazy, quando entrevistada. As coisas mudaram muito em termos do que achamos necessrio fazer para manter nossos filhos seguros. Um exemplo: s 10% das crianas americanas vo para a escola sozinhas hoje em dia. Mesmo quando vo de nibus, so levadas pelos pais at a porta do veculo. Chegou a ponto de colocarem venda vagas que do o direito de o pai parar o carro bem em frente porta na hora de levar e buscar os filhos. Os pais se acham timos porque gastam algumas centenas de dlares na segurana das crianas. Mas o que voc realmente fez pelo seu filho? Se o seu filho est numa cadeira de rodas, voc vai querer estacionar em frente porta. Essa a vaga normalmente reservada aos portadores de deficincia. Ento, voc assegurou ao seu filho saudvel a chance de ser tratado como um invlido. Isso considerado um exemplo de paternidade hoje em dia. (Isto, 22/07/2009.) O tema do texto A) As atitudes de pais em relao ao transporte escolar dos filhos. B) A preocupao dos pais em mostrar que tm dinheiro. C) Os perigos aos quais as crianas esto sujeitas no caminho para a escola. D) A preocupao dos pais atualmente com a segurana dos filhos. E) As maneiras de as crianas se locomoverem de casa para a escola.

Resposta
Alternativa: D.

(Mackenzie-SP) Texto para a questo. 01 02 03 04 05 06 Veja a influncia do hbito. Sentimos que estamos sempre tomando decises mas, na verdade, repetimos a mesma deciso vrias vezes. Voc nem sempre pesa os prs e contras na hora de escolher. S conclui que, se j agiu assim antes, sua deciso anterior deve ter sido razovel. Se comprou um carro grande, provvel que continue comprando.
Dan Ariely

Depreende-se corretamente do texto que a) hbitos constantes reforam comportamentos negativos, por isso devem ser evitados. b) o impulso consumista do homem moderno, como a busca por carros de ltima gerao, prejudicial. c) devemos basear nossas atitudes exclusivamente em nossos comportamentos anteriores. d) necessrio de fato tomarmos decises em nossas vidas, e no apenas pensar em quais decises tomar. e) agimos muitas vezes por fora do hbito, sem refletir a respeito das consequncias de nossas atitudes.

Resposta
Alternativa: E.

(PUC-RS) Instruo: Responder questo com base no texto 1. TEXTO 1 01 Se no tivssemos medo, no teramos nenhum 02 receio de carros em alta velocidade, de animais venenosos 03 e de doenas contagiosas. Tanto nos seres 04 humanos como nos animais, o medo tem por objetivo 05 promover a sobrevivncia. Com o decorrer do tempo, 06 as pessoas que sentiram medo tiveram mais 07 presso evolutiva favorvel. 08 Hoje, no precisamos mais lutar por nossas vidas 09 na selva, mas o medo est longe de desaparecer, 10 pois continua servindo ao mesmo propsito que 11 servia na poca em que nos encontrvamos com um 12 leo enquanto trazamos gua do rio. A diferena 13 que agora carregamos carteiras e andamos pelas 14 ruas da cidade. A deciso de usar ou no aquele atalho 15 deserto meia-noite baseada em um medo 16 racional que promove a sobrevivncia. Na verdade, 17 o que mudou foram s os estmulos, j que corremos 18 o mesmo risco que corramos h centenas de 19 anos e nosso medo ainda serve para nos proteger 20 da mesma forma que nos protegia antes. 21 A maioria de ns jamais esteve perto da peste 22 bubnica (epidemia que atacou a Europa na poca 23 medieval), mas nosso corao para ao vermos um 24 rato. Para o ser humano, alm do instinto, tambm 25 h outros fatores envolvidos no medo. O ser humano 26 pode ter o dom da antecipao, o que nos faz 27 imaginar coisas terrveis que poderiam acontecer: 28 coisas que ouvimos, lemos ou vemos na TV. A maioria 29 de ns nunca vivenciou um acidente de avio, 30 mas isso no nos impede de sentar em um avio e 31 agarrar firme nos apoios dos braos. A antecipao

32 de um estmulo de medo pode provocar a mesma 33 reao que teramos se vivssemos a situao real. 34 Isso tambm um benefcio obtido com a evoluo.
http://pessoas.hsw.uol.com.br/medo1.htm

A questo para a qual o texto NO apresenta resposta A) Quais os fatores envolvidos no medo? B) Quais os males provocados pelo medo? C) Para que serve o medo? D) Quando sentimos medo? E) De que sentimos medo?

Resposta
Alternativa: B.

(PUC-RS) Instruo: Para responder questo, leia o trecho de Noite na taverna, de lvares de Azevedo. Quem eu sou? na verdade fora difcil diz-lo: corri muito mundo, a cada instante mudando de nome e de vida. Fui poeta e como poeta cantei. Fui soldado e banhei minha fronte juvenil nos ltimos raios de sol da guia de Waterloo. Apertei ao fogo da batalha a mo do homem do sculo. Bebi numa taverna com Bocage o portugus, ajoelhei-me na Itlia sobre o tmulo de Dante e fui Grcia para sonhar como Byron naquele tmulo das glrias do passado. Quem eu sou? Fui um poeta aos vinte anos, um libertino aos trinta, sou um vagabundo sem ptria e sem crenas aos quarenta. Sentei-me sombra de todos os sis, beijei lbios de mulheres de todos os pases; e de todo esse peregrinar, s trouxe duas lembranas um amor de mulher que morreu nos meus braos na primeira noite de embriaguez e de febre e uma agonia de poeta... Dela tenho uma rosa murcha e a fita que prendia seus cabelos. Dele olhai... O velho tirou de um bolso um embrulho: era um leno vermelho o invlucro; desataram-no: dentro estava uma caveira. O trecho selecionado recupera a fala de um velho que interrompe a histria, contada pelo jovem Bertram, um dos rapazes presentes na Taverna. As palavras dessa personagem expressam, nas entrelinhas, A) a confisso do arrependimento pela vida errante do passado e o desejo de um cotidiano mais regrado. B) a descrio de cada um dos lugares por onde passou e viveu. C) a indignao frente misria e s injustias presenciadas em todos os lugares visitados. D) a dificuldade de mostrar-se diante da plateia que escutava a narrativa de Bertram, o segundo, naquela noite, a relatar sua trgica histria. E) o sofrimento de um amante e poeta que, durante toda a sua peregrinao, no conseguiu realizar-se como Homem.

Resposta
Alternativa: E.

(PUC-RS) Instruo: Para responder questo, ler o texto que segue, de Ceclia Meireles. Grande a diferena entre o turista e o viajante. O primeiro uma criatura feliz, que parte por este mundo com a sua mquina fotogrfica a tiracolo, o guia no bolso, um sucinto vocabulrio entre os dentes (...) O viajante criatura menos feliz, de movimentos mais vagarosos, todo enredado em afetos, querendo morar em cada coisa, descer origem de tudo, amar loucamente cada aspecto do caminho, desde as pedras mais toscas s mais sublimadas almas do passado, do presente e at do futuro um futuro que ele nem conhecer. Sobre o turista e o viajante, correto afirmar que A) o turista pertence a classe social superior do viajante, motivo por que mais feliz. B) o movimento do viajante e do turista caracterizado pelo sentimento de intensa felicidade. C) a diferena entre o viajante e o turista est no envolvimento pessoal que cada um experimenta ao visitar os lugares desconhecidos. D) o viajante e o turista partem em busca de conhecimento acerca do passado, do presente e do futuro

das cidades includas em seu roteiro. E) o viajante e o turista preocupam-se em carregar uma mquina fotogrfica, um guia e um sucinto vocabulrio.

Resposta
Alternativa: C.

(UEL-PR) Leia os textos a seguir: [...] a nossa escrevivncia [escrita das mulheres negras] no pode ser lida como histrias para ninar os da casa-grande e sim para incomod-los em seus sonos injustos.
(EVARISTO, C. Da grafia-desenho de minha me, um dos lugares de nascimento de minha escrita. In ALEXANDRE, M. A. (Org.) Representaes performticas brasileiras: teorias, prticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Maza Edies, 2007. p. 21).

Descobria tambm que no bastava saber ler e assinar o nome. Da leitura era preciso tirar outra sabedoria. Era preciso autorizar o texto da prpria vida, assim como era preciso ajudar a construir a histria dos seus. E que era preciso continuar decifrando nos vestgios do tempo os sentidos de tudo que ficara para trs. E perceber que, por baixo da assinatura do prprio punho, outras letras e marcas havia. (EVARISTO, C. Ponci Vicncio. Belo Horizonte: Maza Edies, 2003. p. 127). A partir das consideraes dos dois textos, correto afirmar: a) Enquanto a escritora valoriza a dimenso poltica da narrativa, a personagem preocupa-se com a escrita de sua biografia. b) Ao referir-se aos da casa-grande, a autora limita a oposio negros versus brancos a uma dimenso espacial. c) A escrita uma forma de resgatar a memria e reescrever a histria dos negros, agora no mais da perspectiva dos dominantes. d) A assinatura do prprio punho no constitui a escrevivncia dos negros, mas suficiente para o registro histrico da escravido e autoriza a escrita de biografias. e) importante ao negro saber ler e assinar o nome para ter acesso histria oficial e contestar os sonos injustos dos brancos.

Resposta
Alternativa: C.

(Uepa) Leia o texto 1 para responder questo. TEXTO 1 LEO NA PLATAFORMA, GUA NO MAR Tcnicas avanadas desenvolvidas com exclusividade pelos cientistas do Centro de Pesquisas da Petrobras dificultam o escoamento da gua nos reservatrios do fundo do mar sem interferir na passagem do leo. Na superfcie a gua que chega tratada e devolvida ao oceano sem prejudicar o meio ambiente. Quando se extrai petrleo das profundezas do oceano, no apenas leo que jorra. O poo produz grande quantidade de gua misturada ao precioso lquido viscoso. Nos estgios iniciais da produo, o leo toma conta praticamente de todo o poo. S que essa produo diminui medida que o campo envelhece. Com o passar do tempo, o volume de gua pode ser superior ao leo at 90%. A associao leo e gua do mar uma das maiores dificuldades para as empresas petrolferas de todo mundo. (In: Revista Superinteressante. ano 15, n. 05/ maio-2001. p. 74.) Na passagem do texto 1, Quando se extrai petrleo das profundezas do oceano, no apenas leo que jorra. Leia-se, tambm, que jorra:

a) uma srie de problemas sociais, pois os perfuradores e operadores dos poos petrolferos no tm um salrio compatvel com os riscos da profisso, alm de conviverem com produtos txicos especficos, calor e desperdcios qumicos que podem tornar as guas dos rios e mares menos apropriadas para certos fins. b) o controle absoluto e total de derrames de petrleo no mar em zonas costeiras, alm dos rios, com a utilizao de petroleiros maiores, sem custos adicionais de produo, armazenagem e transporte, o que, em 2010, poder tornar mais baratos os preos da gasolina e do lcool. c) uma fonte de riqueza inquestionvel, em funo de o petrleo e seus derivados se apresentarem com reservas inesgotveis para os prximos 500 anos, principalmente no Kwait, na Alemanha e na Indonsia. d) a morte de seres aquticos por asfixia, pois prejudica a assimilao de oxignio pelas guas; as aves aquticas sofreriam por hipotermia ou afogamento. Alm disso, o petrleo tem natureza txica, causando danos sade do homem pelo efeito cumulativo na cadeia alimentar. e) a ausncia total de elementos poluentes em funo de o petrleo ser natural, e apenas o lcool, a gasolina e o leo diesel, seus derivados, apresentarem um altssimo grau de produo de poluentes terrestres, martimos e areos.

Resposta
Alternativa: D.

(Uepa) Leia os textos 1 e 2 para responder questo. Texto 1 OS MILIONRIOS PRMIOS DA CINCIA Quer ficar rico? s criar o elevador espacial, a carne in vitro, parar o aquecimento global. Em maro de 1900, o milionrio francs Henry Deutsch anunciou que daria 100 mil francos ao inventor de uma mquina voadora capaz de percorrer um circuito de 11 quilmetros contornando a Torre Eiffel. Alberto Santos Dumont chegou a fazer voos dirios com seu N-4, dirigvel com motor de sete cavalos-vapor. Por mais de um ano dedicou-se a reformar o projeto. Em 19 de outubro de 1901, comandando os 20 cavalos-vapor do novo N-6, o brasileiro conseguiu. Conquistou o prmio Deutsch, doou parte do dinheiro aos pobres de Paris e foi viver na histria como um dos maiores aeronautas de seu tempo. Premiaes cientficas so uma forma de reconhecimento e incentivo a trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos, afirma Belita Koiller, pesquisadora de fsica da UFRJ. Em 2005, ela levou US$ 100 mil do prmio LOral/Unesco por seus estudos sobre propriedades qunticas de eltrons em materiais semicondutores. O que fiz com o prmio? Nada fantstico. Visitei meu marido nos Estados Unidos algumas vezes, reformei a casa... No fim, o prestgio o que fica, tanto que estou conversando com vocs anos depois de o dinheiro acabar.... (ALVES, Breno Castro. In: Revista Galileu, n. 214, p. 22. maio 2009.) Texto 2 T NA CARA Desde 2007, a montadora sueca Volvo equipa alguns de seus carros com um sistema de reconhecimento facial que diagnostica e alerta motoristas sonolentos. Agora, a indstria automobilstica comea a acordar para outras possibilidades dessa tecnologia. Com um sistema de reconhecimento facial desenvolvido para seus computadores, a Toshiba lanou um modelo adaptado para carros. Como o equipamento da Volvo, o produto japons dispara alarmes com a possibilidade de cochilos e avisa quando o motorista est olhando para a direo errada ao fazer uma curva. O mais legal vem agora: num futuro prximo, quando for integrada a um sistema avanado de assistncia ao motorista (Adas, na sigla em ingls), a tecnologia permitir, por exemplo, acionar o limpador de parabrisas levantando as sobrancelhas e ligar a seta com um piscar de olhos. E poder at fazer a seleo musical no rdio com base no semblante do motorista. O projeto est em fase de ajustes, e a empresa no tem previso de quando a tecnologia poder ser explorada comercialmente. (Revista Galileu, n. 216, p. 16. maio 2009.) A partir da leitura dos textos 1 e 2 correto afirmar que: a) Santos Dumont, Belita Koiller, Volvo e Toshiba, apesar do espao de tempo decorrido entre as invenes de cada um, todos receberam a premiao do milionrio francs, que tem dedicado sua vida a premiar jovens cientistas, mesmo aqueles com projetos em fase de ajustes.

b) o sistema de reconhecimento facial que diagnostica e alerta motoristas sonolentos, bem como permite, a estes, ligar a seta com um piscar de olhos deve-se aos estudos de Belita Koiller sobre propriedades qunticas de eltrons em materiais semicondutores. c) num futuro prximo, quando for integrada a um sistema avanado de assistncia ao motorista, a tecnologia permitir, por exemplo, acionar o limpador de para-brisas, levantando as sobrancelhas, e ligar a seta com um piscar de olhos, diminuindo assim o nmero de mortes no trnsito. d) os avanos tecnolgicos, com todos os benefcios advindos, independente da poca, sempre objetivam a comercializao, em primeiro plano e, quem sabe, um dia a sociedade, e essa ideia os textos expressam muito bem. e) o Nada fantstico, expresso pela pesquisadora, refere-se, alm da visita ao marido nos Estados Unidos, algumas vezes e da reforma da casa, aos estudos por ela desenvolvidos sobre propriedades qunticas de eltrons em materiais semicondutores.

Resposta
Alternativa: D.

(UFJF-MG) Leia o texto postado por Helosa Biagi no seu blog em junho de 2009, aps a deciso do STF. Estudar pra qu? A polmica deciso do STF sobre o curso de jornalismo. Na ltima quarta-feira, dia 17, o Supremo Tribunal Federal derrubou, por 8 votos a 1, a obrigatoriedade do diploma universitrio para exercer a profisso de jornalista. Como argumento para tal deciso, entrou em cena a boa e velha falcia de que jornalismo dom, estudo no transforma ningum em gnio. No sou jornalista. Sou designer. Poderia passar o dia inteiro falando sobre o quanto a no regulamentao e a falta de um diploma para exercer determinada atividade so profissionalmente prejudiciais minha rea de atuao. Mas o problema que eu vejo nesse tipo de deciso ainda mais grave. o que costumo chamar de Sndrome de Mozart e Macunama. Infelizmente, no que diz respeito a trabalho e ocupao, vejo que os brasileiros ainda tm a mentalidade do dom divino nato. Um indivduo no precisa passar anos numa escola para aprender. Se ele tiver dom, tiver a coisa no sangue, se tiver ginga e jeitinho, no precisa de estudo. Jogador de futebol estuda? No, ele tem a bola no sangue. Washington Olivetto formado em Publicidade? No, ele aprendeu tudo na raa pois sempre foi gnio. Jimi Hendrix frequentou aulas de guitarra? Nunca passou perto delas. Quem gnio, nasce gnio. Mozart escreveu sua primeira pera com 14 anos. Um sujeito que tem boas piadinhas e sacadas certamente ser um publicitrio genial. Pra qu se matar na faculdade se ele j tem o dom pra coisa? Bora trabalhar e fazer campanhas geniais. E um sujeito que bom argumentador e no perde discusso de jeito nenhum? J um brilhante advogado! Pra qu passar por toda a burocratizao da faculdade e da OAB? Isso coisa de quem no tem Direito no sangue. Alis, por que no tirar a obrigatoriedade de diploma universitrio de todos os cursos? Profisso muito mais dom do que esforo. A obrigatoriedade faz com que s aqueles que se esforam muito e por consequncia tm pouco talento possam estar em determinada profisso. Mas e os Mozarts? Aqueles gnios natos e jovens compositores de pera que no precisam estudar? Eliminar a obrigatoriedade dos diplomas daria a oportunidade aos verdadeiros talentosos e munidos de dom divino de exercer a atividade para o qual foram destinados. Ento, nada mais justo do que seguir o exemplo dos jornalistas e dar oportunidade a quem realmente tem habilidade profissional no sangue em detrimento de quem passa anos numa cadeira de faculdade, certo? ERRADO. A Sndrome de Mozart, do talento nato, da ginga ou sei l que outro nome, to cultivada aqui no nosso pas, na realidade no passa da Sndrome do Macunama. Sim, Macunama, aquele mesmo do Ai, que preguia. Por aqui, talento e aptido so desculpas para no estudar e no elevar o prprio nvel. Por aqui acredita-se que teoria intil e a prtica, sozinha, capaz de revelar o verdadeiro gnio presente dentro de cada um. Infelizmente no Brasil, ainda impera a mentalidade de que esse negcio de estudar 12 horas por dia, de se esforar, de sair de casa pra estudar na Universidade, coisa de americanos, japoneses e alemes povos pouco talentosos. Mas brasileiro tem dom, no precisa disso. Na verdade, o talento sem estudo no passa de aptido no

desenvolvida. O estudo tem como principais funes agilizar o processo de execuo de uma tarefa e estimular o raciocnio crtico em cima de determinada ocupao(...) Tomando como exemplo um designer: aquele que nunca estudou, depois de trocentas tentativas, descobrir que ciano, magenta e amarelo so cores que ficam bem juntas. J aquele que passou por uma escola de design no s j sabe que essas 3 cores combinam porque so equidistantes no crculo de cores, mas tambm capaz de criar vrias outras composies utilizando o mesmo raciocnio. Se o diamante sem lapidao carbono, assim o profissional que se recusa a estudar. http://www.fechaaspas.net/index.php/2009/06/20/estudar-pra-que-a-polemica-decisaodo-stf-sobre-o-curso-dejornalismo A principal crtica feita por Helosa Biagi em seu texto a de que: a) h no Brasil a crena de que o talento nato incuo se comparado habilidade adquirida atravs do estudo e da prtica. b) no Brasil acredita-se que a obrigatoriedade do diploma, e, por conseqncia, do estudo apenas para aqueles que no tm talento para uma profisso. c) povos menos talentosos que os brasileiros dedicam-se mais ao estudo. d) os bons profissionais sempre perdem quando disputam com os indivduos considerados talentosos. e) os pases desenvolvidos investem mais na formao profissional do que os pases em desenvolvimento.

Resposta
Alternativa: B.

Vous aimerez peut-être aussi