Vous êtes sur la page 1sur 16

Eleio

J. C. Ryle

Eleio
Tratado escrito por J.C.Ryle
Sabendo, amados irmos, que a vossa eleio de Deus I Ts 1: 4. "Portanto, irmos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocao e eleio 2 Pe 1: 10.

Os versculos que encabeam esse tratado possuem uma palavra muito peculiar. Essa palavra permeia a mente e a lngua humana, de uma costa a outra da Gr Bretanha. Esta palavra eleio. So poucos os ingleses que desconhecem a ideia geral de eleio ao Parlamento. So muitos os infortnios que surgem em tempos como esses e paixes inquas so evocadas. Disputas antigas so desenterradas e outras mais so criadas; promessas so feitas apenas para serem quebradas; declaraes falsas, mentiras, entorpecimento, intimidao, opresso e bajulao abundam em todos os lados. Em nenhum outro momento o ser humana faz um papel to ridculo de si mesmo quanto nas eleies! No entanto, s justo olhar para todos os lados de uma eleio no tocante ao Parlamento. No h nada de novo, ou particularmente britnico, em seus danos. Em todas as eras, em todas as partes do mundo, o corao do homem praticamente o mesmo. Nunca faltaram homens prontos a convencer outros de que estes no eram bem governados e que esses eram os reguladores mais aptos a governar.1 Mil anos antes de Cristo nascer, essa situao foi descrita pelo Esprito Santo:
Preste ateno na seguinte passagem, escrita por um homem sensato e criterioso Bispo Hooker. a passagem de abertura de seu primeiro livro "Poltica Eclesistica".
1

Aquele que tenta convencer uma multido de que ela no est sendo governada do jeito que deveria ser, no deve, nunca, ansiar por ouvintes atentos e encorajadores, porque eles conhecem as vrias imperfeies existentes nos diversos tipos de regimentos e governos e, por isso, no costumam considerar os obstculos e as dificuldades, que so inumerveis e inevitveis em procedimentos pblicos. Pelo fato de muitas reprovaes claras contra o estado serem levadas a polticos simpatizantes do bem comum e a homens que carregam uma genuna liberdade de pensamento, ento, atravs desse disfarce, tudo o que divulgarem ser aceito como vlido. Aquilo que falta no peso de seus discursos suprido pela inteligncia da mente humana em aceit-los e neles acreditar. De outro lado, se mantivermos o que j est estabelecido, teremos no apenas que lutar contra uma srie de preconceitos profundamente arraigados no corao humano, que pensa que estamos aqui para servir e falar em favor do estado presente, seja por querermos ou por buscarmos primazias; mas tambm teremos que lutar para suportar acolhimentos frios, visto que mentes desviadas normalmente se afastam daquilo que so contrrios".

Levantando-se Absalo pela manh, parava entrada da porta; e a todo homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juzo, chamava Absalo a si e lhe dizia: De que cidade s tu? Ele respondia: De tal tribo de Israel teu servo. Ento, Absalo lhe dizia: Olha a tua causa boa e reta, porm no tens quem te oua da parte do rei. Dizia mais Absalo: Ah! Quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo homem que tivesse demanda ou questo, para que lhe fizesse justia! Tambm, quando algum se chegava para inclinar-se diante dele, ele estendia a mo, pegava-o e o beijava. (2 Sm 15:2-5). Quando lemos essa passagem, devemos aprender a no julgar nossos tempos com tanta dureza. As maldades que vemos no so novidade alguma. Fora isso, no devemos esquecer que uma eleio popular, mesmo com todos os seus problemas, ainda bem melhor do que um governo absoluto. Viver sob domnio de um tirano, que no permite que ningum pense, fale ou aja como melhor lhe aprouver, como ser um escravo miservel. Pelo amor liberdade, devemos aturar todas essas maldades que acompanham o retorno dos membros do Parlamento. Devemos fazer nossos deveres de forma consciente e no esperar muito de partido algum. Se os que apoiamos ganharem, no devemos pensar que tudo o que faro ser o correto. Se os que no apoiamos ganharem, no devemos pensar que tudo o que faro ser o errado. Eis um segredo para se chegar ao contentamento: no esperar muito de nenhum legislador aqui na terra. Entretanto, um dos grandes deveres do cristo orar por nossas autoridades e julgar todas as suas aes com misericrdia. Contudo, h outra eleio, muito mais importante do que qualquer eleio parlamentar. Uma eleio cujas consequncias subsistiro, mesmo depois que rainhas, reis e camponeses morrerem. Uma eleio que diz respeito a todas as classes, da mais baixa a mais alta, a mulheres e a homens. Essa eleio a que as escrituras chamam de Eleio de Deus. Peo aos leitores desse texto que me deem sua ateno por alguns minutos, enquanto colocarei diante de vocs os tpicos dessa eleio. Acredite, ela afeta profundamente sua felicidade eterna. Se voc est no Parlamento ou no, vota ou no, vence ou no, tudo isso ser insignificante daqui a cem anos. O que importar realmente se voc est na lista dos eleitos de Deus. Quanto questo da Eleio, h apenas dois pontos que gostaria de tratar. I. Primeiro, explicarei a doutrina da eleio e o que ela .

II. Segundo, defenderei a eleio com prudncia e proteg-la-ei contra abusos. Se conseguir esclarecer esses dois pontos na mente de todos os que lerem essas pginas, ento terei feito um servio enorme s suas almas. I. Primeiro devo explicar a doutrina da eleio. O que ? O que isso significa? muito importante que, nesses pontos, as respostas sejam bem claras. Talvez nenhuma doutrina bblica tenha sofrido tanto dano devido a ideias erradas de inimigos e descries incorretas de amigos quanto essa que foi agora posta diante de ns. A verdadeira doutrina da eleio a seguinte. Deus se agradou em escolher alguns homens e mulheres para serem salvos por Jesus Cristo, atravs seu conselho, que nos secreto. Ningum salvo, a no ser aqueles que so escolhidos. Por essa razo, as escrituras chamam o povo de Deus, em vrias passagens, de "eleitos de Deus" e a escolha dessas pessoas para a vida eterna de "eleio de Deus". Esses homens e mulheres escolhidos por Deus para toda a eternidade so chamados pelo Esprito Santo, no tempo devido. Ele os convence do pecado. Ele os guia a Cristo. Ele trabalha para que se arrependam e tenham f. Ele os converte, renova e santifica. Ele os mantm, pela sua graa, de cair na perdio e, finalmente, traz a todos para a glria, salvos. Resumindo, a eleio de Deus o primeiro elo na salvao do pecador, cujo fim a glria celeste. Portanto, ningum se arrepende, cr e nasce de novo, a no ser os eleitos. A causa principal e original para que um santo seja da forma que , justamente a eleio de Deus. A doutrina aqui relatada, sem dvida alguma, particularmente intensa, misteriosa e difcil de ser compreendida. Nossos olhos no so capazes de v-la por completo. No temos uma direo pela qual possamos sond-la inteiramente. Nenhuma parte da religio crist foi to disputada, rejeitada e insultada quanto essa. Nenhuma fez surgir tanta averso a Deus, que a principal marca da mente carnal. Milhares dos chamados cristos dizem crer na redeno, na salvao pela graa, na justificao pela f, mas, mesmo assim, recusam-se a crer na doutrina da eleio.Apenas mencionar essa palavra j o suficiente para incitar nas pessoas expresses de raiva, mau humor e aflio. Mas, no final das contas, a doutrina da eleio claramente expressa nas escrituras? Essa a grande pergunta que deve ser feita por um cristo honesto. Se ela no estiver na Palavra de Deus, ento que seja descartada, recusada e rejeitada pelo homem, no importa quem a apresente. Se estiver l, ento que a recebamos com reverncia, como parte da revelao divina, e crer humildemente, mesmo que no te-

nhamos capacidade de entend-la por completo ou explic-la claramente. O que, ento, est escrito na Bblia? lei e ao testemunho! Se eles no falarem desta maneira, jamais vero a alva (Is 8: 20). A eleio est na Bblia ou no? A Bblia fala sobre certas pessoas como sendo eleitas de Deus ou no? Veja o que nosso Senhor Jesus Cristo falou: mas, por causa dos escolhidos, tais dias sero abreviados (Mt 24:22), para enganar, se possvel, os prprios eleitos (Mc 8:22), E ele enviar os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reuniro os seus escolhidos (Mt 24:31), No far Deus justia aos seus escolhidos? (Lc 18:7). Veja o que So Paulo diz, Porquanto aos que de antemo conheceu, tambm os predestinou para serem conformes imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primognito entre muitos irmos. E aos que predestinou, a esses tambm chamou; e aos que chamou, a esses tambm justificou; e aos que justificou, a esses tambm glorificou. (Rm 8:29,30), Quem intentar acusao contra os eleitos de Deus? (Rm 8:33), assim como nos escolheu, nele, antes da fundao do mundo (Ef 1:4), que nos salvou e nos chamou com santa vocao; no segundo as nossas obras, mas conforme a sua prpria determinao e graa que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos (2 Tm 1:9), porque Deus vos escolheu desde o princpio para a salvao, pela santificao do Esprito e f na verdade (2 Ts 2:13). Veja o que so Pedro diz, eleitos, segundo a prescincia de Deus Pai, em santificao do Esprito, para a obedincia e a asperso do sangue de Jesus Cristo (I Pe 1: 2), Por isso, irmos, procurai, com diligncia cada vez maior, confirmar a vossa vocao e eleio (2 Pe 1: 10). Coloco esses onze versculos diante dos meus leitores e peo que os considerem. Se palavras tem algum significado, ento fica bvio que elas ensinam claramente a doutrina da eleio. Diante desses versos, no ouso dizer que a doutrina da eleio anti-bblica. No ouso, por ser um homem honesto, fechar meus olhos para o sentido claro e bvio da linguagem das Escrituras. Se fizesse isso, no teria mais condies de permanecer aqui, pressionando o evangelho no homem descrente. No poderia esperar que ele acreditasse na veracidade de nenhum outro texto, se eu mesmo no acreditasse que esses onze textos citados acima no provassem com clareza que a eleio uma doutrina bblica. Portanto, por mais difcil que seja, devo receb-la e to somente crer nela. Dessa forma, peo aos meus leitores que leiam esses textos calmamente, pesem-nos com seriedade e recebam-nos como uma verdade de Deus. No importa o que as pessoas falem sobre esse assunto, a eleio ocorre de fato e no h como neg-la. Nenhum cristo pode negar o fato de que nem todos os cristos professos sero salvos e que os que o so, devem sua salvao inteiramente graa de Deus e ao chamado do Esprito Santo, e tampouco podem explicar o porqu de alguns

serem chamados salvao, enquanto outros, no. Portanto, o que tudo isso mostra, seno a veracidade da doutrina da eleio? Vises de natureza humanas, estando corretas, nos levaro a essa mesma concluso. Uma vez que voc admite que estamos mortos em nossos delitos e pecados e no temos poder algum de nos virarmos para Deus, que toda a vida espiritual no corao humano deve comear com Deus, que aquele que criou o mundo dizendo haja luz deve tambm brilhar no corao do homem e criar luz nele, que Deus no ilumina todos os cristo professos, mas apenas alguns, e que ele age como um soberano, sem precisar prestar contas com ningum; uma vez que voc admite tudo isso, ento voc pode ver em que p est. Caso tenha percebido, ao admitir isso, voc admite tambm toda a doutrina da eleio! Vises corretas da natureza e do carter de Deus, como revelados na Bblia, trazem-nos a essa posio. Ns acreditamos que Deus sabe todas as coisas, que ele governa tudo conforme sua providncia e que nem mesmo um esquilo cai na terra, sem que ele permita. Acreditamos que ele trabalha toda a sua obra com um plano, como um arquiteto de conhecimento perfeito, e que nada concernente a seus santos deixado ao acaso, a coincidncias e sorte. Se ns acreditamos nisso, ento acreditamos na doutrina que esse papel apoia. Essa doutrina a da eleio. Agora, o que pode ser dito em resposta a tudo isso? Quais so as principais armas de argumentao com as quais a eleio atacada? Vejamos. Alguns nos dizem que no h nada nas escrituras que podemos chamar de eleio. Eles dizem que se ela existisse, ento seria algo arbitrrio, injusto, desleal, parcial e rude. A nica eleio que eles admitem a de naes, igrejas, comunidades, como Israel nos tempos antigos e naes crists, comparadas a naes pags nos dias de hoje. Existe algo nessa objeo que a favorea? No, no h, porque a eleio pregada nas escrituras uma eleio prestada pela influncia santificadora do Esprito Santo. Certamente essa no a eleio de naes. Paulo mostra uma distino clara e spera entre o prprio Israel e a eleio. O que Israel busca, isso no conseguiu; mas a eleio o alcanou (Rm 11: 7). Por ltimo, os que advogam pela teoria da eleio de naes no ganham nada por ela. Como eles explicam o fato de Deus ter impedido que o cristianismo chegasse a 350 milhes de chineses por cerca de 1800 anos, mas espalhou-o por todo o continente europeu? Eles no conseguem explicar, a no ser que confessem a vontade soberana de Deus e sua eleio! Portanto, podemos dizer que eles so obrigados a tomar a mesma posio que nos culpam por defender e ainda julgam como arbitrria e fria.

Alguns dizem que a eleio no , por hiptese alguma, uma doutrina na Igreja da Inglaterra. Essa doutrina pode combinar muito bem com hereges e presbiterianos, mas no com seus membros. Isso mero calvinismo, alguns dizem, uma noo extravagante que veio de Genebra e no merece crdito algum entre os que amam o Livro de Orao Comum. Essas pessoas fariam um bem enorme a elas mesmas se pegassem seus livros de Orao Comum e lessem os 39 Artigos da Religio. Depois disso, poderiam voltar para o 17 Artigo e ler o seguinte: A predestinao para a vida o eterno propsito de Deus, pelo qual antes de lanados os fundamentos do mundo tem constantemente decretado por Seu conselho, a ns oculto, livrar da maldio e condenao os que elegeu em Cristo dentre o gnero humano, e conduzi-los por Cristo salvao eterna, como vasos feitos para a honra. Por isso os que se acham dotados de um to excelente benefcio de Deus, so chamados segundo o propsito de Deus, por seu Esprito operando em tempo devido; pela graa obedecem vocao; so justificados gratuitamente; so feitos filhos de Deus por adoo; so criados conforme a imagem de Seu Unignito Filho Jesus Cristo; vivem religiosamente em boas obras e, enfim, chegam, pela misericrdia de Deus, felicidade eterna". Recomendo que os cristos deem a devida ateno a esse artigo. Ele um dos essenciais s doutrina nos dias de hoje e jamais poder ser conciliado com a regenerao batismal. Comentrios sobre a doutrina da eleio no foram escritos por um homem no inspirado. Eles so bem equilibrados e judicialmente proporcionados. Ao ler esse artigo, simplesmente ridculo dizer que a Igreja da Inglaterra no apia a doutrina aqui defendida. Em assuntos controversos, tento falar de forma corts e cuidadosa. Gostaria de levar em considerao tanto as opinies variadas de cristos, que afetam insensivelmente nossas opinies religiosas, quanto os efeitos permanentes causados por certos preconceitos. Sei que Wesley, Fletcher e muitos Metodistas e Arminianos sempre negaram a eleio e muitos a negam at os dias de hoje. No afirmo que defender a doutrina da eleio seja algo absolutamente necessrio para a salvao, entretanto, ser um dos eleitos de Deus , sim, necessrio. No posso chamar homem algum de mestre no tocante a questes teolgicas, mas meus prprios olhos veem a doutrina da eleio claramente expostas tanto nas escrituras quando no 17 Artigo da Igreja da Inglaterra. No posso desistir. Acredito firmemente que essa doutrina seja uma parte importante da verdade de Deus e, para os eleitos, um doce, suave e inexplicvel conforto. II. Nesse segundo ponto, defenderei a eleio com prudncia e proteg-la-ei contra abusos.

Considero essa parte do texto de grande importncia. Toda a verdade revelada est sujeita a ser deixada de lado e pervertida. Um dos principais objetivos do diabo fazer com que os homens distoram o evangelho, a fim de transform-lo em algo odioso. provvel que nenhuma rea teolgica tenha sofrido tantos danos nesse sentido quanto a doutrina da eleio. Deixe-me explicar. No sou um dos eleitos de Deus, diz um homem. No til que eu faa algo na religio. perca de tempo manter o dia do Domingo, participar dos cultos em adorao a Deus, ler a Bblia e orar. Se eu for eleito, ento serei salvo. Se devo ir ao inferno, ento irei. Enquanto isso, ficarei parado e esperarei. Essa uma sria doena da alma, mas temo que seja bem comum. Sou um dos eleitos de Deus, diz outro homem. Tenho certeza de que sou salvo e irei para o cu, no importa a forma com que levar minha vida. Exortaes santidade so lcitas. Recomendaes para vigiar a si mesmo e crucificar-se a si mesmo esto entrelaadas. Mesmo que eu caia, Deus no ver em mim pecado algum e me amar do mesmo jeito. Apesar de ceder com frequncia tentao, Deus no permitir que eu me perca. Onde est a serventia das dvidas, dos temores e da ansiedade? Estou confiante de que sou um eleito e, como tal, serei encontrado em glria. Isso, digo novamente, uma doena sria, mas minha preocupao por no ach-la incomum. O que deve ser dito a homens que falam dessa forma? Eles precisam ser exortados claramente de que esto desvirtuando a verdade bblica e transformando o que carne em veneno. Eles precisam ser relembrados de que suas noes sobre eleio no so escriturais. A eleio, conforme a Bblia, bem diferente do que eles supem. Ela est conectada a outras verdades de igual importncia e elas nunca devem ser separadas. O homem no deve sequer pensar em separar as verdades que Deus uniu. (a) Primeiro, a doutrina da eleio nunca teve o intuito de destruir a responsabilidade do homem quanto ao estado de sua alma. A Bblia sempre se refere ao homem como um agente livre, como algum que deve prestar contas com Deus, e no como meros seres inanimados. No uma atividade intil pedir aos homens que parem de fazer maldades, que aprendam a praticar boas obras, que se arrependam, que se voltem a Deus e que orem. Em todos os lugares das Escrituras vemos que o homem pode perder sua alma, que a culpa unicamente dele, caso seu destino seja o inferno e que seu sangue estar em suas prprias mos. A mesma Bblia que revela a doutrina da eleio, contem as palavras Por que razo morrereis, casa de Israel?, E no quereis vir a mim para terdes vida", E a condenao esta: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram ms (Ez 18:31, Jo 5:40, Jo 3:19). A Bblia

nunca disse que pecadores no vo para o cu por no serem eleitos, mas porque no atentaram a uma to grande salvao e porque no se arrependeram e creram. O julgamento final provar que no a eleio que arruna as almas perdidas, mas a preguia, o amor ao pecado, a descrena e a relutncia em seguir a Cristo. (b) Segundo, a doutrina da eleio nunca teve a inteno de prevenir a salvao de pecador algum. Ao pregar e realizar boas obras, estamos cumprindo a ordenana de abrir a porta do evangelho a todos os homens, mulheres e crianas e convidando-os a entrar por ela. No sabemos quem so os eleitos de Deus e quem ele quer converter. Nosso dever convidar a todos, sem nenhuma exceo. Devemos dizer Acorde, arrependa-se, acredite, venha a Cristo, converta-se, clame a Deus, lute para entrar pela porta estreita, venha, porque tudo j foi consumado e Deus o ama, Cristo morreu por voc. Dizer que ningum escutar ou ser salvo, a no ser os eleitos de Deus, um tanto quanto desnecessrio. Sabemos que isso bvio, mas um absurdo usarmos isso como desculpa para no pregar o evangelho. Quem somos ns, para agirmos como se soubssemos quem so os eleitos de Deus? No somos ningum! Esses que parecem ser os primeiros, podem ser os ltimos, assim como os ltimos podem ser os primeiros no dia do julgamento. Ns convidaremos a todos, acreditando que esse convite ser aceito por alguns. Profetizaremos at aos mortos, se Deus assim nos ordenar. Ofereceremos vida a todos, mesmo que muitos rejeitem essa oferta. Fazendo isso, estaremos seguindo os mesmos passos de nosso Mestre e seus apstolos. (c) Terceiro, a eleio conhecida pelos seus frutos. O eleito de Deus s pode ser distinguido dos que no so eleitos, atravs de sua f e vida. No temos como descobrir os planos eternos de Deus. No podemos ler o livro da vida. Os frutos do Esprito, vistos e manifestados na converso do homem, so o nico meio pelo qual podemos assegurar quem so os eleitos de Deus. Onde pudermos ver as marcas dos eleitos, podemos dizer com segurana "esse um eleito". Como podemos saber se h um capito ou timoneiro num navio muito distante de ns? Mesmo com um telescpio, tudo o que posso discernir so seus mastros e suas velas. Ainda assim, vejo que o navio se movendo numa direo reta. Isso suficiente para mim. Atravs disso, sei que h algum a bordo, guiando, mesmo que no o veja. A eleio de Deus da mesma forma. No podemos ver a ordenao, mas os resultados que vem por meio dela no ficam escondidos. Foi quando so Paulo lembrou do amor, da f e da esperana dos tessalonicenses que ele falou: sei que a vossa eleio de Deus;" (I Ts 1). Agarremos firmemente esse princpio e consideremos o que foi posto diante de ns. Chamar algum que vive em pecado de eleito no passa de asneira e blasfmia. A Bblia no conhece eleio alguma, seno aquela atravs da "santificao"; nenhuma escolha eterna, seno que devemos ser "santos"; nenhuma predestinao, exceto sermos conformes a ima-

10

gem de Seu Filho. Quando essas caractersticas esto em falta, ento perca de tempo discutir sobre eleio. (I Pe 1:2, Ef 1:4, Rm 8:29). (d) Por ltimo, a eleio nunca teve a inteno de impedir o homem de usar diligentemente todos os recursos da graa. Pelo contrrio, a negligncia desses recursos um sintoma suspeito e deveria nos deixar duvidosos quanto ao estado da alma do homem. Aqueles que so atrados pelo Esprito Santo, tambm se atraem pela Palavra de Deus e pela orao. Quando a graa de Deus est verdadeiramente em nossos coraes, ento sempre haver amor aos meios da graa. O que dizem as escrituras? Os cristos de Roma, para quem o apstolo Paulo escreveu sobre prescincia e predestinao, so os mesmos a quem ele diz, "perseverai na orao." (Rm 12:12). Aos efsios, que foram eleitos antes da fundao do mundo, foi dito que se revestissem de toda a armadura de Deus, que tomassem a espada do Esprito e que orassem todo o tempo com toda a orao e splica. (Ef 6:11,17,18). Os tessalonicenses, cuja eleio era de conhecimento de Paulo, so os cristos a quem ele rogou, na mesma epstola, para que orassem sem cessar (I Ts 5:17). Os cristos a quem Pedro se dirige como eleitos segundo a prescincia de Deus Pai, so os mesmos a quem ele aconselha: "desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional" e "sede sbrios e vigiai em orao." (1 Pe 2:2, 4:7). As evidncias desses textos so incontestveis e esmagadoras. No perderei tempo em coment-las. Uma eleio que encoraja os homens a rejeitar os meios da graa, pode at agradar os ignorantes, fanticos e antinomianos, mas sinto-me na liberdade de dizer que esse tipo de eleio no encontrada, muito menos mencionada, na Palavra de Deus. No tenho como concluir melhor essa parte do texto, a no ser citando a ltima parte do 17 Artigo da Igreja da Inglaterra. Recomendo aos meus leitores que deem uma ateno especial e particular ao ltimo pargrafo. Assim como a pia considerao da Predestinao, e da nossa Eleio em Cristo, cheia de um doce, suave, e inexplicvel conforto para as pessoas devotas, e os que sentem em si mesmos a operao do Esprito de Cristo, mortificando as obras da carne, e seus membros terrenos, e levantando o seu pensamento s coisas altas e celestiais, no s porque muito estabelece e confirma a sua f na salvao eterna que ho de gozar por meio de Cristo, mas porque veemente acende o seu amor para com Deus; assim para as pessoas curiosas e carnais, destitudas do Esprito de Cristo, o ter de contnuo diante dos seus olhos a sentena da Predestinao de Deus, um princpio muitssimo perigoso, por onde o Diabo as arrasta ao desespero, ou a que vivam numa segurana de vida impurssima, no menos perigosa que a desesperao. Alm disso devemos receber as promessas de Deus de modo que nos so geralmente propostas nas Escrituras Sagradas; e seguir em nossas

11

obras a Vontade de Deus, que nos expressamente declarada na Sua Palavra. Essas palavras so sbias. Esse um discurso perfeito e que no deve ser refutado. Agarremo-nos sem demora ao princpio contido nesse trecho. A Igreja de Cristo teria feito um bem enorme a si mesma, caso sempre tivesse defendido a doutrina da eleio. Os cristos que se sentem confusos pela perfeio e pela profundeza dessa doutrina to poderosa, deveriam se lembrar das palavras nas Escrituras que dizem, "as coisas encobertas pertencem ao senhor nosso Deus, porm as reveladas nos pertencem a ns e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. (Dt 29:29). Concluirei todo esse assunto com algumas palavras para aplicao pessoal. (1) Primeiro de tudo, peo que nenhum leitor recuse a doutrina da eleio simplesmente por ser intensa, misteriosa e difcil de ser compreendida. Seria respeitoso fazer isso? Ser que ao recus-la, estamos tratando a Palavra de Deus com o devido respeito? correto rejeitarmos tudo o que foi escrito para o nosso entendimento, unicamente porque alguns homens fizeram mal uso da palavra e a transformaram num propsito ruim? Essas perguntas so srias e merecem consideraes igualmente srias. Se comearmos a rejeitar a verdade evanglica meramente porque no gostamos dela, ento estamos pisando em cho escorregadio e ser impossvel prever o tamanho de nossa queda. No final das contas, o que o homem ganha ao recusar a doutrina da eleio? O sistema dos que negam a eleio salva mais almas do que o dos que a defendem? Claro que no. Os que defendem a eleio dificultam o caminho para o cu e tornam a salvao mais rdua do que os que negam essa doutrina? Novamente, no. Os que se opem eleio afirmam que ningum ser salvo, a no ser aqueles que se arrependem e creem, mas os que advogam pela eleio dizem justamente a mesma coisa! Os que so contrrios eleio dizem que ningum ir para o cu, a no ser os santos, mas, novamente, os que advogam pela eleio defendem essa mesma doutrina! O que, ento, pergunto mais uma vez, ganhamos ao negarmos a verdade da eleio? Nada. Ainda assim, enquanto nada se ganha, um grande conforto parece se perder. um conforto muito frio ouvir que Deus nunca pensou em mim, antes que eu me arrependesse e cresse, por outro lado, saber que Deus tinha propsitos de misericrdia para comigo antes mesmo da fundao do mundo e que todo o trabalho da graa no meu corao resultado de uma aliana e uma eleio eterna, um pensamento cheio de doura e de consolao inexplicvel. Uma obra planejada antes da fundao do mundo, por um arquiteto Todo-Poderoso e

12

com uma sabedoria perfeita, uma obra que nunca falhar nem nunca ser destruda. (2) Em segundo lugar, peo que os leitores se aproximem da doutrina da eleio pelo lado correto, a fim de no confundirem suas mentes ao inverter a ordem da verdade. Comece com os primeiros elementos do cristianismo, que so arrependimento e f no Senhor Jesus Cristo, para, assim, trabalhar no seu caminho rumo eleio. No perca seu tempo ao fazer questionamentos sobre sua prpria eleio, preocupese primeiro em atender s marcas de um homem eleito e no descanse at possuir essas caractersticas. Liberte-se de todo o pecado dentro de voc e corra a Cristo pedindo por perdo, paz, misericrdia e paz. Chore e clame a Deus em orao, no d descanso ao Senhor at que voc sinta dentro de si mesmo algum indcio do Esprito Santo. Aquele que fizer isso, um dia agradecer a Deus pela graa da eleio, seja na eternidade, seja agora. Esta frase antiga e bem incomum, mas bem verdadeira: Um homem precisa, primeiro, ir para o maternal do arrependimento e da f, antes de entrar na Universidade da Eleio e Predestinao. A verdade esta: o plano salvfico de Deus como uma escada que desce do cu terra, a fim de unir Deus Pai criatura pecaminosa, o homem. Deus est no topo da escada e o homem, na base. Esse topo bem distante e est fora do campo de viso do pecador, por isso no conseguimos v-lo. Os propsitos eternos de Deus esto no topo da escada: a aliana eterna, a eleio e a predestinao das pessoas que sero salvas por Cristo. Do topo da escada descem provises plenas e ricas de misericrdia para pecadores, que a ns nos so reveladas pelo Evangelho. A base dessa escada est prxima do homem pecador e consiste de degraus de arrependimento e f. Atravs deles, o homem deve subir ao topo. Por meio de sua humildade ao us-los, ele deve subir cada vez mais alto a cada ano que passa e vislumbrar as bnos que esto por vir. O que pode ser mais claro do que o dever de usar os degraus to prximos de nossas mos? O que pode ser mais tolo do que dizer no porei meus ps nos degraus da base, at que eu entenda claramente os degraus do topo? Que esses pensamentos infantis e perversos partam de nossa mente! O senso comum pode nos mostrar o caminho para o dever, mas nem sequer fazemos uso dele. Esse dever o de usarmos as verdades de forma honesta, para, ento, acreditar que verdades maiores ficaro mais claras com o tempo. Talvez sejam muito difcil para ns, reles mortais, compreendermos como e de qual maneira o amor do Deus eterno chega at ns, mas to claro quanto o sol do meio-dia, ns, pecadores, devemos nos aproximar de Deus. Jesus Cristo est parado bem na nossa frente e dizendo vinde a mim!. No percamos tempo com dvidas, ninharias e contendas. Assim como estamos, corramos a Cristo, abracemos e acreditemos nessa doutrina!

13

(3) Em ltimo lugar, peo para que todos os cristos verdadeiros que leem esse sermo lembrem-se da exortao de Pedro, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocao e eleio;" (2 Pe 1:10). Voc no tem como tornar sua eleio ainda mais segura aos olhos de Deus do que ela j tem sido por toda a eternidade, posto que nele no h incertezas. Nada que Deus faz para o seu povo deixado sorte ou sujeito a mudanas. Entretanto, o ponto para o qual desejo que foque toda a sua ateno que sua eleio pode ficar mais evidente para voc e sua igreja. Lute por essa certeza de que, como Joo afirmou, voc conhece a Cristo (I Jo 2:3). Esforce-se para viver nesse mundo de modo que todos saibam que voc um filho de Deus e no duvidem de que voc esteja indo para o cu. No d ouvido, em momento algum, queles que afirmam no podermos ter certeza, em vida, de nosso estado espiritual e que, por isso, devemos sempre duvidar. Os catlicos romanos, os ignorantes e o diabo dizem isso, mas a Bblia afirma algo completamente diferente. A segurana de ser um eleito de Cristo existe e no devemos, como cristos, descansar at que a obtenhamos. No nego que um homem possa ser salvo, mesmo no tendo essa certeza, mas posso afirmar que ele perde um grande privilgio e um enorme conforto. Lute, portanto, com diligncia, para "fazer cada vez mais firme a vossa vocao e eleio. Deixemos todo o embarao, e o pecado que to de perto nos rodeia (Hb 12:2). Prepare-se para cortar sua mo direita ou arrancar seu olho direito, se preciso for. Inculque na sua cabea que um grande privilgio sabermos, ainda antes de morrermos, que somos um dos filhos de Deus. Aqueles que brigam por lugares e status nesse mundo, certamente se desapontaro, porque quando tiverem feito de tudo e obtido enorme sucesso, suas honrarias sero insatisfeitas e suas recompensas, curtas em vida. Um dia os assentos no Parlamento e os empregos em escritrios sero desocupados. Na melhor das hipteses, eles conseguem certa ateno por alguns anos, mas aquele que for um eleito de Deus tem um tesouro que jamais poder ser tirado dele e um lugar que nunca poder ser removido. Bem-aventurado o homem que descansa seu corao nessa eleio. No h eleio alguma como a Eleio de Deus!

14

_________________ ORE PARA QUE O ESPIRITIO SANTO USE ESSE SERMO PARA EDIFICAO DE MUITOS E SALVAO DE PECADORES.
FONTE Traduzido de http://www.tracts.ukgo.com/ryle_election.doc Todo direito de traduo em portugus protegido por lei internacional de domnio pblico Traduo: Sara de Cerqueira Reviso: Armando Marcos Pinto Capa: Victor Silva Projeto Ryle Anunciando a verdade Evanglica. http://bisporyle.blogspot.com/

Voc tem permisso de livre uso desse material, e incentivado a distribu-lo, desde que sem alterao do contedo, em parte ou em todo, em qualquer formato: em blogs e sites, ou distribuidores, pede-se somente que cite o site Projeto Ryle como fonte, bem como o link do site http://bisporyle.blogspot.com/ Caso voc tenha encontrado esse arquivo em sites de downloads de livros, no se preocupe se legal ou ilegal, nosso material para livre uso para divulgao de Cristo e do Evangelho, por qualquer meio adquirido, exceto por venda. vedada a venda desse material.

15

http://bisporyle.blogspot.com.br

Vous aimerez peut-être aussi